ADVENTISMO
TEXTO AUREO
"Portanto, ninguém vos
julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festas, ou da lua
nova, ou dos sábados." (Cl. 2:16)
Verdade Prática:
O Cristão e a Lei de
Moisés são assuntos já discutidos e bem definidos no Concílio de Jerusalém: a
graça nos isenta do julgo da Lei.
Leitura:
A Lei foi dada por Moisés (Jo. 1-17)
As Escrituras previam a Nova Aliança
(Jr. 31.31-33)
A Lei foi cumprida por Cristo. (Mt.
5:17 - Rm 5:18)
Cristo nos livrou da condenação da
Lei. (Cl. 2:14)
Somos Salvos pela Graça e não pela
Lei. (At. 15:10 - Rm. 3:20)
O Evangelho nos isenta da Lei. (Gl.
4:4-9)
Mensagem Bíblica:
2 Coríntios 3:2-16
Vós sois a nossa carta, escrita
em nossos corações, e conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de
Cristo, ministrada por nós e escrita não com tinta, mas com o Espírito de Deus
vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. E é por isso
que temos tal confiança em Deus; não
sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos, mas a
nossa capacidade vem de Deus, o que fez também capazes de ser ministros dum
NOVO TESTAMENTO, porque a letra mata e o Espírito Vivifica. E, se o ministério
da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os
filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da
Glória em seu rosto, a qual era
transitória, como não será de maior Glória o ministério do Espírito? porque, se
o ministério da condenação foi glorioso,
muito mais excederá em glória o ministério da justiça. Porque também o que foi
glorificado, nesta parte, não foi glorificado, por causa desta excelente
glória. Porque, se o que era transitório foi
para a Glória, muito mais em Glória permanece. Tento pois, tal
esperança, usamos de muita ousadia no falar.
E não somos como Moisés, que
punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem
firmemente para o fim daquilo que era transitório. Mas os seus sentidos foram
endurecidos, porque até hoje o mesmo
véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi abolido por
Cristo. E, até hoje, quando é lido
Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao
Senhor, então, o céu se tirará.
INTRODUÇÃO:
A observância da Lei, a guarda do
sábado, o bode emissário, o espírito de profecia e o sono da alma, são os
pontos principais que distinguem os adventistas do sétimo dia dos evangélicos.
ORIGEM:
A LEI DE MOISÉS:
Decálogo: O Decálogo é p esboço e
a linha mestra da Lei de Moisés. Ele está registrado em Êxodo 20.1-17, e
Deuteronômio 5>6-21), O termo DECA significa "DEZ" e LOGO
significa "PALAVRA", usado na LXX
para traduzir as expressões hebraicas "asseret hadevarim"
"As Dez Palavras". Nessa passagem, tem o sentido de
"mandamento", pronunciamento, princípio. Por essa Razão, o Decálogo,
ficou conhecido mundialmente como
"OS DEZ MANDAMENTOS", que Deus escreveu em pedras e entregou aos seus
filhos (Israel) através de Moisés.
Qual a Diferença entre a Lei
Moral e a Lei Cerimonial? Os adventistas dizem que a Lei de Deus é o Decálogo, e a de Moisés é a lei cerimonial,
ou seja: Os demais preceitos, que não são universais.
- Uma só Lei: A Bíblia afirma que existe uma só lei. O que existe, na verdade, são preceitos morais, preceitos cerimoniais e preceitos civis. É chamada Lei Deus, porque teve sua origem nEle. Lei de Moisés porque foi Moisés que o legislador que Deus escolheu para promulgar a Lei no Sinai. Os preceitos, tanto do Decálogo, quanto os fora dele, são chamados Leis de Deus, ou do Senhor e Lei de Moisés.
- Preceitos Moral fora do Decálogo: Há princípios que são imutáveis e universais. Não há para eles a questão de transculturação. Onde quer que o evangelho for pregado tais princípios fazem-se presentes. São preceitos morais e Éticos. Os dois maiores mandamentos são preceitos morais (Mt. 12.29-31). Entretanto, não constam no Decálogo; Mas ao 4º mandamento do Decálogo, não é preceito Moral: Disse Jesus ao sacerdote que podia violar o sábado e ficar sem culpa. (Mt. 12:5).
A LEI CUMPRIU SUA FUNÇÃO:
O Senhor Jesus, já cumpriu a Lei
(Mt. 5:17). O Concílio de Jerusalém determinou que os cristãos nada tem com a Lei (At. 15:10-11; 20,29). O
Apóstolo Paulo comparou a liberdade cristã à lei do casamento (Rm 7:1-3). Se
uma mulher for de outro homem, estando seu marido ainda vivo, é adultera. Isso
porque, está ligada àlei do Marido.
Por conseguinte, não podemos estar ligados à lei e a Cristo ao mesmo tempo. Por
isso, estamos mortos para a Lei (Rm
7:4). A função da Lei, foi descobrir a causa do Pecado, e não curar.
Observar a Lei é um Desvio
Doutrinário: O Apóstolo Paulo chamou a Lei de Ministério da morte gravado em Pedras (2 Co. 3:7 ),
ministério da condenação (2 Co. 3:9) e transitório (2 Co 3:13) o Antigo Testamento já foi abolido por Cristo (2
Co. 3:14).
1. ORIGEM E HISTÓRIA DO ADVENTISMO
1.1. William Miller
A história da Igreja
Adventista do Sétimo Dia (ASD) está ligada a William Miller, que
desempenhou papel proeminente no
início do Movimento do Advento na América, já que foi ele quem fixou a data de
22 de março de 1843 para a vinda de
Cristo à terra. Os adventistas se orgulham de seu nome, pois no livro Fundadores da Mensagem, p. 9,
lê-se:"O MOVIMENTO do Advento na América foi originado por homens que estavam desejosos de receber a verdade,
quando esta a eles chegasse. Aceitaram-na sinceramente e segundo a mesma viveram, esperando serem dentro em
breve transladados. Depois do grande desapontamento todos caíram em trevas". Não ocorrendo o
retorno de Cristo na data prevista, Miller apontou a data de 22 de outubro de 1844. Jesus novamente não veio.
Willian
Miller: Nasceu em, 1782 em Pittsfield, estado de Massachussetts (EUA), era de
Família Batista.
Em 1818, ele
começou a anunciar a volta de Cristo em cerca de 20 anos decorridos daquele
tempo. Em 1831, Miller proclamou que esse Evento ocorreria em 23 de março de
1843. Tentou justificar a sua "profecia" em Daniel 8:13-14, interpretando as 2.300
tardes e manhãs sendo correspondente a 2.300 anos apartir do retorno de ESDRAS à Jerusalém. (457 a.C).
Willian Miller
e seu fracasso: Todavia, nenhuma de duas previsões se cumpriram. Procurando
justificar-se, Miller explicou que se enganara nos cálculos. Em seguida, marcou
nova data: 22 de outubro de 1844. Essa
data também falhou.
Origem dos
Adventistas do Sétimo Dia: Miller, arrependeu-se e procurou a Igreja Batista.
Já conciloado, foi servir à Deus, vindo
a Falecer em 1849. O Mal, porém, já estava feito, vários grupos começaram a aparecer. Hiram Edson, Joseph Bates e James
White com sua esposa Ellen Gould White eram os mais proeminentes dos movimentos adventistas.
Joseph Bates:
de New Hampshire, Washington, instituiu a observância ao Sábado, enquanto isso,
Ellen Gould White, ia, na região de Portland, com suas "revelações e
visões". Os três grupos, juntos deram
origem, em 1860, ao movimento comnecido como Adventistmo do Sétimo Dia.
1.2. A formação da Igreja Adventista do Sétimo Dia
Após o "Grande
Desapontamento" formaram-se vários grupos: o de Hiram Edson, em Port
Gibson, o de Joseph Bates, de New
Hampshire, Washington, e o de Ellen Gould Harmon White, que começou em
Portland, no Maine. Em 1860, em
conjunto com a organização da obra de publicações, escolheu-se um nome.
Alguns optaram pelo nome
"Igreja de Deus", mas prevaleceu a opinião de que o nome deveria
refletir os distintivos ensinos da
igreja; assim adotaram o nome de "Igreja Adventista do Sétimo Dia", e
em maio de 1863, organizou-se a
Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia.
1.3. Ellen Gould White e o "espírito de profecia"
No livro
Subtilezas do Erro, p. 35, lê-se: "O espírito de profecia é o que, segundo
as Escrituras, a par com a guarda
dos mandamentos de Deus, seria o característico da igreja remanescente".
No folheto The Mark of the Beast (A
Marca da Besta), de George A. Irwin, 1911, afirma-se: "Acreditamos que o
Espírito de Profecia é o único
intérprete infalível dos princípios bíblicos". Concluímos, assim, que os
ASD possuem além da Bíblia, uma
outra fonte de direção divina (Veja Gálatas 1:18; 2ª Coríntios 11:1-4; 1ª
Tessalonicenses 5:21; Salmo
119:105,130).
1.4. Visões e revelações de Ellen Gould White
O movimento crê que
as visões e revelações de Ellen White foram inspiradas por Deus como foram
as de todos os profetas bíblicos.
Entretanto, várias foram as profecias que não aconteceram:
A porta da
graça fechada após o Grande Desapontamento de 1844 (Mensagens Escolhidas, v. 1
, p. 63). - Compare com Isaías 55:7; 2ª Coríntios 6:2; Tito 2:11-13.
"Quando a
Inglaterra declarar guerra, todas as nações terão seu próprio interesse em
acudir, e haverá guerra gera"
(grifo nosso). O livro Subtilezas do Erro, na página 48, tenta defender que ela
apenas sugeriu uma possibilidade... A
profecia mostrou-se falsa - Deuteronômio 18:20-22. Dia e a Hora da Vinda de
Jesus "(...) Logo ouvimos a voz de Deus semelhante a muitas águas, a qual
nos anunciou o dia e a hora da
vinda de Jesus" (Vida e Ensino, pp. 57-58, 94). - Compare com ateus 24:36 e Atos 1:7.
2. DOUTRINAS DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
2.1. Doutrina da natureza de Cristo
Os ASD ensinam que
Cristo, ao vir à terra, tomou sobre si a natureza pecaminosa do homem: "Em
sua humanidade, Cristo participou de
nossa natureza pecaminosa, caída. Senão, não seria então ‘em tudo semelhante aos irmãos’ , não seria como nós em
tudo.... De sua parte humana, Cristo herdou exatamente o que herda todo filho de Adão - uma natureza pecaminosa
" - Compare com Lucas 1:35; João
8:46; 14:30; 1ª Coríntios 15:45; Colossenses 2:9; Hebreus 4:15; 7:26.
2.2. Juízo investigativo
Segundo a teologia de
Ellen Gould White a expiação não foi concluída na cruz do calvário (O
Conflito dos Séculos, pp. 420-421).
Ao terminarem as 2300 tardes e manhãs, Jesus entrou no lugar santíssimo para efetuar a última parte da sua solene obra -
Purificar o santuário (Compare com Hebreus 6:19-20; 8:1; 10:19, 20; Levítico 16:2; Números 7:89; 1º Samuel
4:4; 2º Reis 19:15 e Êxodo 26:33). Veja ainda Hebreus 1:3.
2.3. O lugar de Satanás na Expiação
A doutrina da
expiação da Igreja Cristã tem defendido que Cristo é o único expiador, sendo
que Satanás não tem nenhuma parte na
expiação. Com base em Levítico 16:5-10, alegando que o bode emissário tipifica Satanás, os ASD defendem que Satanás não
somente levará o peso e castigo de seus próprios pecados, mas também os pecados da hoste dos remidos,
os quais foram colocados sobre ele . - Veja Isaías 53:4-6, 11, 12 e compare com Mateus 8:16-17; João 1:29; 1ª
Pedro 2:24; 3:18.
2.4. A mortalidade ou sono da alma
O livro Subtilezas do
Erro, p. 249, diz "O que o homem possui é o "fôlego da vida" ou
"vida" (o que dá animação
ao corpo), que lhe é retirado por Deus quando expira. E o fôlego é reintegrado
no ar, por Deus. Mas não é entidade
consciente ou o homem real como querem os imortalistas". A Bíblia desmente
tal doutrina - o dormir refere-se ao
corpo - Mateus 27:52 e Deuteronômio 34:5-6, comparados com Mateus 17:1-3.
2.5. Os adventistas do sétimo dia e os dois concertos
Insistem os ASD em
dizer que o decálogo é obrigatório, e assim, vivem no Antigo Concerto,
afirmando que todos os
não-sabatistas são transgressores da lei. O Antigo Concerto, porém, foi dado a
Israel, que não o cumpriu. Veio
Jesus, cumpriu a lei e realizou um Novo Concerto, sob o qual estamos. - Veja
Hebreus 8:6, 7, 10, 11, 13;
Colossenses 2:16, 17; Hebreus 12:18-24 e Gálatas 4:21-26.
2.6. A divisão da Lei: Lei de Deus e Lei de Moisés
O folheto Leis em
Contraste, pp. 2-3, diz : "A Lei Moral, os Dez Mandamentos, chamados Lei
de Deus"... "O mesmo não
se dá com a Lei Cerimonial, freqüentemente chamada de Lei de Moisés".
Entretanto "lei de Deus" e
"lei de Moisés" são expressões sinônimas na Bíblia - Romanos 6:11-17;
Gálatas 5:18-21; 2ª Coríntios 3:6-11.
2.7. A Guarda do Sábado
Ellen White em O
Conflito dos Séculos, p. 611, diz: "O sábado será a pedra de toque da
lealdade... traçar-se-á a linha
divisória entre os que servem a Deus e os que não O servem". Afirmam ainda
que "o selo de Deus na vida do cristão
é a guarda do sábado"- Veja Oséias 2:11; Colossenses 2:16-17; Isaías
1:13-14; Gálatas 4:9-10.
2.8. A guarda do domingo
Dizem os adventistas
que a guarda do domingo é de origem pagã. Citam, no folheto Por que se
Guarda o Domingo?, o dicionário
Webster’s, que reza: "chama-se assim [Sunday] (dia do sol), porque era
antigamente dedicado ao Sol ou ao
seu culto". Por esta lógica, a guarda do sábado também é de origem pagã,
pois Saturday (sábado, em inglês)
era o dia do deus Saturno, celebrado com orgias.
2.9. É a guarda do domingo o sinal da besta (666)?
Para os ASD o selo de
Deus na vida do cristão é a guarda do sábado; logo, afirmam que todos os
que não guardarem o sábado receberão
o sinal da besta - Veja Efésios 1:13; 2ª Timóteo 2:19; 2ª Coríntios 6:17; Romanos 4:25 e Apocalipse 1:10.
3. EXPLICAÇÃO DAS PASSAGENS USADAS NA DEFESA DAS SUAS DOUTRINAS
- Gênesis 26:5 (Abraão guardou o sábado?) - Abraão guardou diversos "preceitos", "estatutos" e "leis"; Gênesis 12:1; 17:1, 2; 17:9, 11; 21:12; 22:2 e 26:2, 3; mas a Bíblia não declara que ele tenha guardado o sábado.
- Êxodo 16:22-30 (Ordenou-se a guarda do sábado antes do decálogo no Sinai, desde o princípio do mundo ?) - Ezequiel 20:10,12 diz que Deus disse que tirou Israel do Egito e lhe deu (não restaurou) os sábados como sinal consigo. Quando? Quando os tirou do Egito. A guarda do sábado é exclusivamente israelita: Deuteronômio 5:15; Salmo 147:19-20.
- Êxodo 20:1, 17 (O decálogo é superior ao resto da lei de Moisés ? ) - Os dez mandamentos não foram escritos em pedra por serem superiores aos outros, mas por servirem de testemunha visível do concerto de Deus com Israel. Tábuas do testemunho: Êxodo. 31:18; 25:16; 32:15. Arca do testemunho: Êxodo 40:5; Tabernáculo do testemunho: Êxodo 38:21. Seria impossível escrever todo o Pentateuco em pedra e transportá-lo pelo deserto. O decálogo não é completo, pois não proíbe a bebedice, a ingratidão , a ira.
- Êxodo 31:16 (O sábado, sendo perpétuo, está em vigor ?) - Se devemos guardar o sábado por ser perpétuo, então somos também obrigados a guardas as festas judaicas, que os ASD admitem terem sido abolidas - Veja Levítico 23:31; Êxodo. 12:14.
- Deuteronômio 31:21-26 (O Pentateuco, que foi colocado na arca e escrito diretamente por Deus, é a "lei moral") A lei, porém, é uma só, incluindo a cerimonial: Êxodo. 22:21-22; Levítico 19:2, 16, 18; Deuteronômio 16:19; 18:13 ; Êxodo 23:2. Que parte da lei de Jesus considerou mais importante? Mateus 22:36-40. O primeiro mandamento está em Deuteronômio 6:5 e o segundo em Levítico 19:18. Tais mandamentos estavam originalmente do lado de fora da arca.
- Salmo 19:7 - "Lei" não se refere só ao decálogo, mas a uma inteira seção das Escrituras: Deuteronômio 17:15-19; Salmo 1:2; 119:128.
- Isaías 56:1,7 (E os filhos dos estrangeiros ?) - Se estes tiverem de guardar o sábado, terão de oferecer também holocaustos e sacrifícios no altar, no monte (Jerusalém). Atos 8:21.
- Isaías 66:22, 23 (Guardar-se-á o sábado no futuro ?) - Se esta passagem indica isso, indica também que a festa judaica da lua nova (igualmente perpétua) deve ser guardada por todos.
- .Mateus 5:17-19 ( Jesus não veio destruir a lei e os profetas) - Esta passagem não diz que cada jota ou til da lei vai permanecer até que o céu e a terra passem, mas diz que não passarão "sem que tudo seja cumprido"! E Jesus disse que veio cumpri-la; logo, já passou. Lucas 24:44; 16:16, 17; Atos 13:29; Colossenses 2:14-16 ; Romanos 10:4.
- Mateus 19:16-22 ("Guarda os mandamentos") - A lei não estava cumprida. Vide acima.
- Marcos 2:28 (O sábado é o dia do Senhor?) - O texto não diz que o sábado era o seu dia, mas que Jesus é superior ao sábado: Mateus 12:1-8.
- João 3:13 – Jesus não estava tratando da morte das pessoas ou do estado da alma após a morte, mas das maravilhas do céu, cujo conhecimento não dependia de outro, que tivesse "subido ao céu", e descido para nô-las contar. Jesus, que desceu do céu, contou-nos.
- Atos 13:14 (Paulo guardava o sábado ?) - O texto apenas diz que Paulo entrava nas sinagogas nos sábados, evidentemente se aproveitando da reunião dos Judeus para anunciar-lhes Jesus . Veja Colossenses 2:16-17.
- Romanos 3:31 (Anulamos o sábado pela fé? ) - Paulo está argumentando nestes três últimos capítulos que ninguém consegue guardar a lei. Então conclui quado "pela lei das obras", mas todos podem sê-lo pela "lei da fé" (Romanos 3:37). Daí conclui-se que "o homem é justificado pela fé sem as obras da lei"( v. 28). Para que ninguém o chame de "sem lei" (v. 31), o mesmo Paulo, ensinando que a lei foi abolida (Romanos 10:4; Colossenses 2:14-16; 2ª Coríntios 3:2-14), declara que ele, para com Deus, não estava sem lei, mas debaixo da lei de Cristo (1ª Coríntios 9:21). Em seguida vem a declaração de Romanos 6:12-14; 7:4, 6.
- Romanos 6:14 (Crêem que estar "debaixo da lei" é transgredi-la) - e estar debaixo da graça, é violar a graça ? Veja Gálatas 4:4 (Jesus nasceu "debaixo da lei", mas não em pecado).
- Romanos 7:12 - O assunto do contexto é a lei do marido e da mulher.
- Hebreus 4:3-11 - O repouso mencionado não é o do quarto mandamento, mas de uma vida de fé em Deus: Salmo 118:22-24; Mateus 11:28-30.
- Tiago 2:8-12 - "Lei" quer dizer toda a lei, e não só o decálogo. Então entre os transgressores se encontram também os adventistas, que não sacrificam animais, não guardam as festas, e nem praticam a circuncisão. Tiago também reprovou a acepção de pessoas (conforme Levítico 19:18, que não é do decálogo).
- .Iª João 2:3-6 - Não se diz que são os mandamentos do decálogo. Os vv. 1, 2 mostram que o texto se refere a lei de Cristo. - Veja João 14:15, 21; 15:10; 13:34; Atos 1:2.
4. ESPÍRITO DE PROFECIA:
Escritos de Ellen Gould White:
Para os adventistas do sétimo dia, os escritos da Sra. Ellen, tem a mesma autoridade da Bíblia. Afirmam que a
expressão "O Testemunho de Jesus é o espírito de profecia" (Ap.19:10) é uma alusão aos escritos da
Sra. Ellen. Crêem que suas obras têm "aplicação e autoridade especial para
os adventistas", e negam que "a qualidade ou grau de inspiração dos
escritos de Ellen sejam diferentes
dos encontrados nas Escrituras Sagradas."
Plágios da Sra. Ellen Gould
White: Boa parte das obras da Sra. White são plágios.
- Plágio Comprovado: Walter T. Rea, em sua obra "The White Lie" (A mentira branca), apresenta tabelas intermináveis destes plágios. Entretanto os adventistas continuam a receber as obras da Sra. White com a mesma autoridade da Bíblia.
- Defesa dos Teólogos Adventistas: Sabendo que o plagiador está desclassificado como Servo de Deus, os teólogos adventistas têm feito um esforço concentrado para salvar a imagem da profetisa. Alguns dekes apelam para a passagem de 2 Reis 18, e Isaías 39, para justificar os plágios da Sra. White. Como se sabe, ambos os textos são idênticos. Acontece que, em nenhum lugar do dos Reis, se menciona o nome de seu autor. E, que pode garantir que não é de autoria do próprio Isaías, uma vez que o profeta foi assistente do rei Ezequias?
5. CRENÇAS ERRÔNEAS:
Bode Emissário: Os adventistas
dizem que o bode emissário, do Dia da Expiação, representa Satanás. Assim colocam Satanás como
coautor da Redenção. Moisés prescreveu que no dia da expiação, o sumo sacerdote apresentasse dois bodes para
sacrifício (Lv. 16:5-10) Um deles seria enviado para ser imolado, e o outro enviado para o deserto - o
bode emissário. Convém lebrar que os dois bodes eram igualmente apresentados, e não apenas um.
Isso representava o sacvrifício de JESUS CRISTO pela expiação dos nossos pecados. A Bíblia diz que foi Jesus
que levou sobre sí os nossos pecados (Is 53:4-6, Mt. 8:16; Jo.1:29; 1 Pe. 2:24)
O Sábado: A Questão do sábado não
é o sábado em sí, mas o fato de que não estamos debaixo do julgo antigo. A Palavra do Senhor já previa
o NOVO CONCERTO e o FIM DO DOS SÁBADOS (Jr.31:31 e Os. 2:11).
4. CONCLUSÃO
Concluímos, com base nos fatos
apresentados, que apesar de a igreja ter as melhores escolas, hospitais, grupos
musicais como: Prisma, Karisma, Voz da Profecia, Arautos do Rei e outro, os
Adventistas do Sétimo Dia têm se
comportado como judaizantes, paralelos aos da época apostólica. Os que dependem
das obras da lei para a salvação não
são verdadeiros cristãos (Efésios 2:8-15).
Para nós, portanto, cada dia é
sábado, pois em Cristo repousamos todos os dias da semana (Hb.4:11). A palavra Hebraica: Yom
Rishon, significa "Dia Primeiro". Os Adventistas negam ainda a existência do Inferno e a imortalidade da
alma. Sobre a doutrina do "sono da alma".
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