Falando sobre o dizimo, e desmascarando a mentira do demonio devorador pregado nas igrejas atuais.

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Já vi pastores chamando crentes de ladrões, usando o texto de Malaquias 3, primeiramente, dizimo foi lei para Israel e não para a igreja,
segundo lugar, Cristo nos resgatou da maldição da lei,
terceiro lugar nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus, quarto lugar quem intentará acusação contra os eleitos de Deus, é Deus quem os justifica,
quinto lugar devorador é gafanhoto e não demônio,
sexto lugar dizimo no velho testamento era alimento e não dinheiro e de três em três anos era tudo repassado aos pobres da terra de Israel,
sétimo lugar a benção vem pela graça e pela fé, e não por dinheiro dado,
oitavo lugar o novo testamento ensina a oferta voluntaria, e não por medo, tristeza, ameaça ou necessidade, pois Deus ama aquele que dá com alegria,
nono lugar no novo testamento nenhum apóstolo, nem mesmo Jesus cobrou o dizimo do povo, viveram de ofertas para suprir suas necessidades básicas, não se enriquecendo com elas, e muitas vezes Paulo trabalhou com as próprias mão para não ser pesado a igreja,
décimo lugar, o devorador no novo testamento Jesus disse que são os lobos devoradores falsos profetas, esse é o devorador dos bens das ovelhas,
11° lugar ladrão no novo testamento é ensinado e repetido claramente nos 4 evangelho e epistolas que quem faz qualquer tipo de comercio, e venda na igreja, pátio ou porta é chamado de ladrão por Jesus,
e poderia citar mais motivos ainda, mais é suficiente pra que você para de ser enganado, ameaçado e amedrontado por quem só quer teu dinheiro e não sua salvação e crescimento na graça e conhecimento de Deus.
 
Porque que os pregadores da lei do dizimo não prega toda ela, somente Malaquias 3, pela lei o dizimo deveria ser repartido entre os pobres. Porque que as megas igrejas e mega templos não fazem isso, a igreja primitiva que não pregava o dizimo, quando recebeu as ofertas em atos capitulo 2 dividiu tudo entre os irmão, os apóstolos não ficaram ricos, tanto que no capitulo 3 de atos Pedro disse não tenho ouro e nem prata.
 
Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;
Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.
Deuteronômio 14:28-29
¶ Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem;
Deuteronômio 26:12
Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva. E todo o povo dirá: Amém.
Deuteronômio 27:19
 
Igreja primitiva que não pregava que tínhamos que devolver o dizimo, como distorcem os lideres hoje o texto de Malaquias só para prender e arrancar dinheiro do povo através do medo, e da maldição.
 
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
Atos 2:44-45
 
Os apóstolos não ficaram ricos com dinheiro e doação dos fieis veja pela bíblia.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
Atos 2:44-45
Eis que pela terceira vez estou pronto a ir ter convosco, e não vos serei pesado, porque não busco o que é vosso, mas sim a vós; pois não são os filhos que devem entesourar para os pais, mas os pais para os filhos.
2 Coríntios 12:14
De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes.
Vós mesmos sabeis que estas mãos proveram as minhas necessidades e as dos que estavam comigo.
Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber.
Atos 20:33-35
Os apóstolos e Jesus não ficaram ricos, há alguma coisa errado com esses lideres de hoje não concorda?
 
Pros hipócritas que continuam querendo obrigar o povo de Deus a dar o dizimo, a guardar o sábado, assim como os judaizantes da época de Paulo que foram combatidos com veemência e firmeza pelo apóstolo. Houve mudança de lei, hoje estamos na lei de Cristo, que é superior a lei de Moisés.
Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
Hebreus 7:12
Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.
Gálatas 6:2
Paulo dizendo de que lei ele obedecia
Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 1 Coríntios 9:21
Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Romanos 10:4
Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde. Gálatas 2:21
De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:24
Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Gálatas 5:4
Essa é a lei de Deus hoje, a lei de Cristo, os mandamentos do novo testamento.
Jesus dá novos mandamentos a igreja
Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;
Atos 1:2
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34
Lei do velho testamento abolida na cruz
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, Efésios 2:15
Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
Romanos 7:6
A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. Lucas 16:16
Abolido
Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
2 Coríntios 3:14
Quem que guardar a lei do velho testamento deve lembrar
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
Gálatas 3:10-11
E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
Gálatas 5:3-4
São 613 mandamentos na lei de Moisés , olha o que Tiago diz
Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Tiago 2:10
Aos guardadores do sábado, do dizimo reflitam!           
 
 
 
Devorador de Malaquias não é um demônio, mais um gafanhoto, uma praga que assolava as colheitas em Israel
 
E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 3:11
 
Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie. Levítico 11:22
( NOTE QUE DEUS MANDA COMER ESSES GAFANHOTOS, O PROPRIO JOÃO BATISTA COMIA GAFANHOTOS, SERÁ QUE SE TRATAM DE DEMONIOS MESMO, COMO ENSINA O SISTEMA RELIGIOSO)
 
O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu. Joel 1:4
 
E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. Joel 2:25
 
SUPONHAMOS QUE O DEVORADOR SEJA MESMO UM DEMONIO, QUE NÃO É O CASO, COMO JÁ TE PROVAMOS PELA ESCRITURA, MESMO SE FOSSE UM DEMONIO AQULES QUE ESTÃO EM CRISTO NÃO HÁ CONDENAÇÃO, NEM MALDIÇÃO, POIS SEU SACRIFICO E SANGUE É SUFICIENTE PARA NOS ABENÇOAR, CONFIRA NA SUA BIBLIA ROMANOS 8 V1
 
Sem contar que Cristo nos resgatou da maldição da lei inclusive de Malaquias.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
Gálatas 3:13-14
Examine a bíblia e pare de ser enganado
TRADUÇÃO LINGUAGEM DE HOJE JOEL CAPITULO 1 V 3 Digam aos seus filhos o que aconteceu; que eles contem aos seus filhos, e que estes falem sobre isso à geração seguinte.
4 Vieram nuvens e mais nuvens de gafanhotos, e comeram todas as plantações. O que os primeiros gafanhotos deixaram foi devorado pelos que vieram depois.                                                                   JOEL CAP 2 V25 Devolverei tudo o que vocês perderam quando eu mandei as enormes nuvens de gafanhotos, que, como exércitos, destruíram as colheitas.  LEVITICO CAP 11 V 21 mas vocês poderão comer os insetos que têm pernas e que saltam.
22 Poderão comer toda espécie de gafanhotos e grilos.                                     MALAQUAIS CAP 3 V 8 Eu pergunto: “Será que alguém pode roubar a Deus?” Mas vocês têm roubado e ainda me perguntam: “Como é que estamos te roubando?” Vocês me roubam nos dízimos e nas ofertas.
9 Todos vocês estão me roubando, e por isso eu amaldiçôo a nação toda.
10 Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha casa. Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos.
11 Não deixarei que os gafanhotos destruam as suas plantações, e as suas parreiras darão muitas uvas. TRADUÇÃO LINGUAGEM DE HOJE
 
 
Dizimo na dispensação patriarcal
 
Quando a Bíblia se refere ao dízimo pela primeira vez?
A primeira vez que a Bíblia fala disto é em Génesis 14:20
Desde o verso 1 até ao 20 o texto relata acerca de 4 reis que invadiram Sodoma e Gomorra levando Lot cativo.
Então Abraão para libertar seu sobrinho Lot, perseguiu-os e venceu-os, tirando-lhes tudo que eles tinham saqueado de
Sodoma e Gomorra. No regresso, Abraão encontrou-se com Melquisedeque que era sacerdote, oferecendo-lhe o dízimo
do saque que tirou dos 4 reis.
Convém dizer que Abraão tomou esta decisão de dar o dízimo de livre e espontânea vontade. Em lado algum da Bíblia se
diz que Abraão o fez por ser uma ordenança de Deus.
Em segundo lugar, Abraão deu o dízimo do que não era seu.
Em terceiro, nunca lemos que Abraão tivesse dado o dízimo outras vezes durante a sua vida, quer do fosse seu ou não.
Quarto lugar, nunca lemos que seus descendentes como p.ex. Isaque e Jacó tenham tido esta prática de dar o dízimo
até ao Êxodo do Egipto.
Por várias vezes Deus falou com Abraão, Isaque e Jacó e nunca lhes disse uma palavra sobre dízimo.
Em Gn. 28:20-22 vemos Jacó a fazer um voto ao Senhor, à semelhança de Abraão seu avô, ele decide que se Deus for com
ele e o abençoar, lhe daria o dízimo.
Estas palavras de Jacó provam claramente que não existia nenhuma ordenança sobre o dízimo e que era um acto
voluntário. Se existisse uma ordenança Jacó nada teria a prometer, somente teria de obedecer dando o dízimo, pois era
seu dever. Ele nada teria a negociar com Deus, apenas teria de cumprir o que estava estabelecido.
 
 
 
É muito importante perceber e realçar isto, porque é nestes dois acontecimentos que muitos se agarram para dizer que o
dízimo é para hoje, e que nada tem a ver com a Lei de Moisés, pois já existia antes.
Não é correcto dizer-se que o dízimo era uma ordenança de Deus, antes mesmo da Lei dada a Moisés, porque isso não
está dito em lado nenhum das Escrituras.
 
Jacó não aprendeu com Isaque a dar o dízimo, porque Isaque não aprendeu com Abraão, porque Abraão não aprendeu com Deus. Se isso tivesse acontecido, isto é, se o dízimo fosse uma ordenança de Deus ao pai da raça judaica, então Jacó, no caminho para Harã (Gen. 28:10-22) jamais teria negociado com Deus e nem feito um voto. Ele simplesmente obedeceria a ordenança e pagaria o dízimo. O voto é condicional ao favor alcançado. Abraão circuncidou a
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Isaque, quando este tinha oito dias, porque o Senhor lhe ordenara (Ge. 21:4). Mas nunca lhe disse nada sobre o dízimo.
 
 Os dois exemplos do dízimo antes da lei (em Gênesis) foram eventos únicos, VOLUNTÁRIOS e envolvendo mais do que dinheiro. O exemplo de Abraão foi do dízimo entregue uma vez apenas, dos despojos de uma guerra (Hebreus 7:2; Gênesis 14:20). Visto como Abraão havia feito um voto de não tomar pessoalmente qualquer despojo dessa guerra, (Gênesis 14:22-24), aparentemente ele dizimou o que pertencia aos outros ou o que poderia em breve lhes pertencer. Nada existe na Escritura dizendo que Abraão tenha dado o dízimo de sua própria renda ou riqueza, em tempo algum.
         Abraaão recebeu uma bênção e em seguida deu o dízimo, e aparentemente fez isto por um costume da sociedade, sem qualquer mandamento divino para fazê-lo. (Gênesis 14 e Hebreus 7:1).
         O exemplo único de Jacó [dizimar] foi prometido SE Deus fizesse algo, e a Escritura não esclarece se Jacó de fato o cumpriu (Gênesis 28:22).
 
De qualquer maneira, estes dois exemplos esclarecem que o dízimo antes da lei não era obrigatório, mas voluntário. Visto como a Escritura, antes da lei, só registra incidentes onde o dízimo foi dado uma única vez na vida, fica claro que ele não era uma prática rotineira... Também, tendo em vista que Jacó prometeu dizimar o que ele já havia ganho e possuía (quer dizer, possuía totalmente, depois de pagar todos os custos e débitos associados, que não foi tomado emprestado ou falta pagar uma parte dele, nem que serve de penhor, nem que está hipotecado ou sob qualquer tipo de reserva de domínio), entende-se que ele pretendia dizimar sobre os seus lucros. Isso é importante, e discutiremos mais tarde sobre os lucros. Os que procuram tornar o dízimo estritamente baseado em dinheiro, obrigatório e rotineiro, afirmando ter ele existido "antes da lei", não estão ensinando como ele realmente foi dado, “antes da lei”.
 
Dizer que Abrão é Jacó foram dizimistas como prega o neopentecostalismo é uma interpretação que não tem sustentação para o tipo de dizimistas nos moldes de hoje.
 
Quem usa estes textos de gênesis para tentar validar os dízimos nos moldes de hoje deve observar que:
 
Os dízimos antes da lei era voluntário. O dízimo hoje em nossos dias é obrigatório. Em algumas denominações é prerrogativa para ser membros. Na maiorias das ditas denominações evangélicas no país, para ascender hierarquicamente dentro da instituição tem que ser dizimista. E existem outras que afirmam que para ir para ao céu, não basta apenas aceitar o sacrifício de Jesus, tem que ser dizimista.
 
Além do dízimo de Abraão ser voluntário, ele não dizimou de sua riqueza em particular, mais sim do que ainda não era seu ou do que pudesse ainda a ser. (Gênesis 14:17-24) Jacó fez um pacto com Deus, se Ele o ajudasse na viagem, dando pão e vestes e livrando-o, ele daria o dízimo de tudo que o Senhor concedesse a ele. Hoje é ensinado que você tem que dar para
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receber usando Malaquias 3:10(texto da lei. veja postagem anterior), portanto não pode-se usar estes textos anterior a lei de Moisés para defender o dízimo nos  modelos que se prega hoje.
 
Pelo mesmo raciocínio que se afirma que Abraão e Jacó foram dizimistas baseados numa atitude que estes fezeram uma única vez na vida (Gênesis 14.18-20 e Gn 28.20-22). Alguém pode afirmar pelo o mesmo raciocínio que Abraão e Jacó eram mentirosos pois ambos
mentiram(Gn 20:2 e Gn 27:19) (Abraão mentiu dizendo que Sara era sua irmã, esporadicamente e o mesmo fez Jacó quando disse ser Esaú para receber a benção de Isaac).  E esta afirmação baseado em fatos isolados não retrata a verdade sobre a vida dos patriarcas. Portanto devemos ter MUITO CUIDADO quando se usa raciocínio lógicos em cima de textos isolados para embasar uma doutrina. Cuidado com quem afirma que: quem não dá o dízimo vai para o inferno, baseado em Ml 3:10. É preciso uma exegese mais apurada de um texto para embasar uma doutrina.
 
 Pelo o mesmo raciocínio podemos então afirmar que a circuncisão, aliança que Deus fez com Abraão e sua descendência,"Que todo o homem entre vós será circuncidado", persiste após o fim da lei. Lemos que Abraão em Gn 17.23-27 circuncidando-se a si, a Ismael, e a todos os homens de sua casa. Portanto Abrão circuncidou-se antes da Lei ser instituída. Logo a circuncisão é antes da Lei. Portanto a circuncisão persiste após o fim da Lei.
 
Se o argumento que Abrão deu o dízimo uma vez antes da lei é procedente para validar o dízimo, é da mesma forma procedente para justificar a prática da circuncisão. Você, do sexo masculino que ler esta postagem é circuncidado? é dizimista?
 
O argumento da circuncisão é mais contundente do que o do dízimo, porque Deus fez um pacto com Abraão na circuncisão, como perpétua, e Deus não fez nenhum pacto com Abraão com relação ao dízimo. Alias os dois dízimos antes da lei (Abrão e Jacó) foram eventos únicos. O exemplo de Abraão foi do dízimo entregue uma vez apenas, dos despojos de uma guerra, ele não ficou com nada, deu 10% a Melquisedeque e 90% deu ao rei de Sodoma e outros que o acompanharam na guerra. Gênesis 14:23-24.
 
Os preceitos que se seguem também são anteriores à lei, e foram incorporados a ela, mas nem por isso nos sentimos obrigados a observá-los, e nem somos ensinados a fazê-lo:
 
*A distinção entre animal limpo e animal imundo, e a conseqüente proibição de comer a carne deste último [Gênesis 7, Levítico 11];
*A circuncisão [Gênesis 17, 21; Josué 5];
*O sacrifício de animais [Gênesis 15; Êxodo 20, 24; Levítico 1 e seguintes];
*A consagração dos primogênitos dos homens e dos animais a Deus [Êxodo 13, Números 3];
*O levirato [Gênesis 38, Deuteronômio 25];
*A celebração anual da páscoa [Êxodo 12, 23; Josué 5];
*A guarda do sétimo dia (sábado) [Gênesis 2; Êxodo 16, 20, 23].
 
Você certamente concorda comigo nisso, mas poderá levantar uma forte objeção: É verdade, o raciocínio acima parece lógico, mas o dízimo aparece também no Novo Testamento, logo deve ser observado, pois ficou inserido no contexto do evangelho! Então vamos continuar investigando o caso.
 
*A distinção entre animal limpo e animal impuro aparece também no Novo Testamento. O apóstolo Pedro tinha dificuldade com isso, mas parece que esse problema foi resolvido, pelo menos em relação aos gentios [Atos 10, 11, 15];
*A circuncisão também está no Novo Testamento, e está relacionada à pessoa mais importante. E foi justamente no dia da sua circuncisão, quando completou oito dias de vida, que ele recebeu o seu nome: Jesus [Lucas 2]. Aliás, a prática da circuncisão até aparece lá bem na frente. O próprio apóstolo Paulo circuncidou Timóteo, filho de uma judia crente e pai grego [Atos 16];
*De igual modo, o sacrifício de animais. Na consagração do primogênito Jesus, foram sacrificados um par de rolas e dois pombinhos [Lucas 2];
*E como estava escrito na lei, ele foi também consagrado ao Senhor na condição de primogênito [Lucas 2];
*O levirato, por sua vez, ainda era praticado nos dias do Senhor Jesus. Os saduceus nos dão notícia disso nos três Evangelhos [Mateus 22, Marcos 12, Lucas 20];
*A celebração anual da Páscoa, também. E o próprio Senhor Jesus a celebrou [João 2, 13, 18; Mateus 26];
*E até o polêmico sábado era observado [Lucas 4, 23; Mateus 24].
 
O que Jesus falou sobre o dizimo
 
Cristo NÃO ensinou a dar 10% da renda [bruta] de alguém, contudo permanece o princípio de sustentar ministros e igrejas.
 
 
         Havia um bem estabelecido sistema em vigor, no tempo de Cristo. Contudo, a ÚNICA menção direta sobre o dízimo foi feita a um JUDEU, ainda sob a lei e o dízimo era em HORTALIÇAS (agrário). NÃO em dinheiro ou lucro pela venda das hortaliças (Mateus 23:23; Lucas 11:42). Certamente havia um comércio de ervas e condimentos (João 12:5 e Marcos 14:3-5), contudo os dízimos mencionados por Jesus eram claramente dados em hortaliças e não em dinheiro destas procedentes.
 
         Nesse caso, devemos dizer aos cristãos de hoje que eles devem dizimar com hortaliças? Ou será que devemos dar um pulo totalmente antibíblico das hortaliças para os 10% da renda em dinheiro? Cristo também ordenou que alguns realizassem a purificação cerimonial, lavagem dos pés e celebração dos dias santos e das festas judaicas. Então, porque não se exigem mais essas coisas dos cristãos, hoje em dia? [Será porque não dão o mesmo lucro?]. TODA a Lei ou nada dela! [o autor deve estar querendo dizer que ou toda a lei sobre propriedade e dívidas e dízimos deve ser tomada, ou nada dela deve ser tomada.] NEM MESMO nos ensinos aos judeus Cristo ensinou a dar o dízimo como prioridade para Deus (Lucas 18:9-14), dizendo que havia coisas mais importantes com que se preocuparem (Mateus 23:23). Além disso, considerem-se as várias traduções com referência à menção de Jesus do dízimo e observem as significativas mudanças...
 
Se olharmos para o Novo Testamento (refiro-me a após a morte do Senhor Jesus, antes disso vigorava a Lei) e às
instruções dadas à Igreja, nunca lemos nada acerca de dízimo. Assim como nada que diga respeito à prática da circuncisão,
do sábado, das festas judaicas e outras, a não ser para dizer que nada disso diz respeito à Igreja. Da mesma forma nada
poderia dizer sobre o dízimo, porque todas essas coisas diziam respeito à Lei e a Israel e não à Igreja.
Alguns dizem que o Senhor Jesus também ensinou o dízimo em Mateus 23:23. Mas quando e a quem é que Jesus
disse estas coisas. Jesus falava segundo o que ordenava a Lei que vigorava, hoje não estamos mais sob a Lei.
Passagens referentes à abolição da Lei. Hb. 7:2,5/8:13/10:9 Cl. 2:14,20 IICor. 3:13,14
 
Deus destinou os dízimos aos levitas em recompensa pelos seus serviços e por não terem recebido a herança pessoal da terra. Os levitas davam aos sacerdotes o dízimo dos dízimos que recebiam. O Cristianismo não tem um sistema agrícola nem levitas, e cada cristão agora é um sacerdote, é o templo e um co-trabalhador com Cristo (2 Pedro 2:5-9; Apocalipse 1:6; 5:10. 20:6).          De cada judeu era exigido, pela Lei Levítica, que fossem pagos três dízimos [dos lucros] de sua propriedade: 1. - Um dízimo para os levitas; 2. - Um dízimo para uso do Templo e para as grandes festas; e 3. - Um dízimo para os pobres da terra.  [Números 18, Deuteronômio 14]          Em vista do acima exposto, é claro que qualquer igreja que exigisse o dízimo deveria estar gastando PELO MENOS UM TERÇO de sua entrada com os pobres, visto como essa era a exigência sob a lei do dízimo obrigatório. Será que existe alguma igreja que se aproxime disso? Não conheço uma sequer! Contudo, não é incomum o fato de alguns ministros [eu diria muitos] chamarem seus paroquianos de ladrões, quando estes não entregam o dízimo. Toda a Lei ou nada dela! [o autor deve estar querendo dizer que ou toda a lei sobre propriedade e dívidas e dízimos deve ser tomada, ou nada dela deve ser tomada.]         Os dois únicos exemplo de dízimos antes da lei, em Gênesis, foram voluntários, não rotineiros e baseados no lucro. A lei bíblica de dizimar era na base agrária (da terra). Nenhum desses dízimos era dado em dinheiro, conforme geralmente se ensina hoje. As pessoas não deveriam estar “criativamente inventando” uma doutrina ensinando que o dízimo bíblico é dar 10% da renda bruta ou líquida, apanhando e escolhendo qual a parte da lei que elas devem seguir, determinando quantias ou misturando a lei com a graça. A Bíblia é clara sobre o que era o dízimo, antes e durante a vigência da Lei e como deve ser manipulado. Um dízimo corresponde a 1/10... Mas 1/10 sobre o que e... como? Se alguém quer ensinar que o dízimo é 1/10 da renda bruta ou líquida, que NÃO  chame isso de dízimo bíblico. E caso seja esse o SEU plano, tenha muito cuidado para NÃO colocar pedras de tropeço no caminho das pessoas, pressupondo que o seu plano é a Lei de Deus, resultando em castigo, caso não seja obedecido.          O dízimo NÃO PODE ser praticado conforme o foi nos tempos bíblicos, porque a lei do sistema agrário, dos sacrifícios, do cancelamento de dívidas, do Ano do Jubileu e outros fatos inter-relacionados foram todos abolidos. Além disso, as igrejas não têm lei alguma substituindo-os, para exigir as responsabilidades comunitárias da distribuição de recursos, conforme o dizimar na  lei agrária. Nesse caso, seria melhor deixar inteiramente de lado a palavra “dizimar”, nesta Era da Graça, a fim de evitar a mistura da Lei com a Graça, como tem sido tão comum hoje em dia.          Contudo, isso deve ser difícil em razão da “dizimomania” que tem varrido a terra. Muitos vão acreditar que um “plano de dar” vai assistir, contribuir e ajudar as pessoas a decidir o que é apropriado a dar, o que será brevemente discutido.
Rabino Robert Alput - “Dizimar no sentido de colheitas, certamente já não se faz. Claro que os judeus são encorajados a fazer caridade (tzedakkab). Se eles dão 10% ou mais, isso é com eles, com Deus e com os seus contadores”.          Zola Lewitt - É o dizimo para os cristãos de hoje? Dizimar era parte da Lei de Moisés, sob a economia legal de Israel e não se aplica à igreja hodierna, visto como vivemos sob a graça e não sob a lei (Romanos 6:14 e 10:4). Portanto, temos a obrigação de “apresentar os nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional. E não sermos conformados com este mundo, mas sermos transformados pela renovação do nosso entendimento, para que experimentemos qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deu” (Romanos 12:1-2).          O Novo Testamento ensina a dar conforme o que temos e não o que não temos. (2 Coríntios 8:12). Se pudermos dar apenas 5%, conforme o Senhor nos ordenar, que assim seja. Não é quanto damos que importa a Deus, mas a atitude e a motivação com que o fazemos. Essa é a preocupação do NT com respeito a dar, em vez de medir a quantia que é dada (2 Coríntios 8-9).          A Concordância Greco-Hebraica de Estudo da Bíblia da Versão BKJ (The Hebrew-Greek Key Word Study Bible) oferece uma nota explicativa sobre Malaquias 3:7-15: “Esta passagem é muito usada pelos que advogam o ‘dizimar para manter a minha casa’, ou seja, ‘Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa’ (no caso, a igreja local), em vez de levar a outro local. Eles sugerem que os donativos aos ministérios deveriam ser além do “dízimo”. Certamente “a casa do tesouro” de Malaquias significa o Templo ou algum anexo do mesmo. Contudo, o dízimo do Velho Testamento - ou 10% - não poderia ser razoavelmente equiparado com os 10% do salário ou renda bruta que a maioria das pessoas recebe hoje em dia. Acima de tudo, o ato de dar deveria ser um assunto entre o Espírito Santo e o crente, jamais uma regra estabelecida.  Ele pode ser um guia adequado para determinar quanto as pessoas podem dar (de fato, para muitos numa sociedade próspera este nível pode até ser adequado), mas a quantia a ser dada deve ser uma decisão pessoal. O Apóstolo Paulo escreveu que Deus examina a motivação para dar e não a quantia (2 Coríntios 9:7). Ele diz ainda que as igrejas estão gastando cada vez mais do seu orçamento, com itens como cadeiras de teatro, ampliação de sistemas sonoros, ao mesmo tempo em que cortam despesas nos fundos para os programas de alcance exterior. Também convém notar que muitos dos ministérios que se recusam a mostrar a completa contabilidade financeira são aqueles cujos mestres são mais enfáticos no dízimo obrigatório.
 
Pastores que ameaçam seus membros com Malaquias 3, chamando-os de ladrões, dizendo que não irão para o céu que não der o dizimo, falando que eles estão com o demônio devorador( que na etimologia é um gafanhoto), precisam saber que Cristo já nos resgatou da maldição da lei, e a bênção de Abraão vem pela fé e obra de Cristo.( leia Romanos capitulo 4 ,5,6,7,8, Galatas 3 e 4, 2 Co 3, a carta aos Hebreus, Colossenses, está mais claro do que a luz do dia. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 3:11 Compare com Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie. Levítico 11:22 O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu. Joel 1:4 E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. Joel 2:25 então não chame o devorador de demônio,é gafanhoto rsrsrs Não diga que quem não dá o dizimo é ladrão, pois você esta chamando aqueles que creem em Cristo, e foram já justificados, comprados e redimidos por Deus, portanto salvação independe de obras da lei, ou de dinheiro, já fomos comprados por bom preço. Não diga que quem não dá o dizimo esta amaldiçoado, pois em Cristo somos abençoados com toda sorte de bênçãos, de graça e pela graça, e não por méritos, aliás, Cristo já nos resgatou da maldição da lei, inclusive de Malaquias 3 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. Gálatas 3:13-14
 
 
O dízimo no Novo Testamento Todas as pessoas agora vivem sob a autoridade de Cristo, como foi revelada no Novo Testamento (Mateus 28:18-20; João 12:48; Atos 17:30- 31). Sua vontade entrou em vigor depois de sua morte (Hebreus 9:16-28). Estes fatos nos ajudarão a entender as passagens do Novo Testamento, a respeito do dízimo. Durante sua vida, Jesus reconheceu a autoridade da lei de Moisés. Ele era um judeu, nascido sob a lei (Gálatas 4:4) e com a missão de cumprir essa lei (Mateus 5:17-18). Jesus criticou os judeus hipócritas, que negligenciavam outros mandamentos divinos, enquanto zelosamente aplicavam a lei do dízimo (Mateus 23:23; Lucas 11:42; 18:9-14). Jesus não ensinou que a lei do dízimo seria uma parte de sua nova aliança, que entraria em vigor após sua morte. O livro de Hebreus fala do dízimo, para mostrar a superioridade do sacerdócio de Jesus, quando comparado com o sacerdócio levítico da Velha Lei (Hebreus 7:1-10). Esta passagem não está ordenando o dízimo para hoje em dia. De fato, o mesmo capítulo afirma claramente que Jesus mudou ou revogou a lei de Moisés (Hebreus 7:11-19). O dízimo não é ordenado na lei de Cristo, que é o Novo Testamento. Que lei se aplica hoje? Não vivemos sob a lei de Moisés, hoje em dia. Jesus aboliu essa lei por sua morte (Efésios 2:14-15). Estamos mortos para essa lei para que possamos estar vivos para Cristo (Romanos 7:4-7). A lei gravada nas pedras, no Monte Sinai, extinguiu-se e a nova aliança permanece (2 Coríntios 3:6-11). A lei funcionou como um tutor para trazer o povo a Cristo, mas não estamos mais sob esse tutor (Gálatas 3:22-25). Aqueles que desejam estar sob a lei estão abandonando a liberdade em Cristo e retornando à escravidão (Gálatas 4:21-31). As pessoas que voltam a essa lei estão decaindo da graça e se separando de Cristo (Gálatas 5:1-6). Não temos o direito de retornar a essa lei, para obrigar que guardem o sábado, a circuncisão, os sacrifícios de animais, as regras especiais sobre roupas, a pena de morte para os filhos rebeldes, o dízimo e qualquer outro mandamento da lei de Moisés. Vivemos sob a autoridade de Cristo e temos que encontrar a autoridade religiosa na nova aliança que ele nos deu através de sua morte. Ele é o mediador desta nova aliança (Hebreus 9:15). Seremos julgados por suas palavras (João 12:48-50). Desde que Jesus tem toda a autoridade, temos a responsabilidade de obedecer tudo o que ele ordena (Mateus 28:18-20). O que o Novo Testamento diz a respeito das dádivas? Jesus, através de Paulo, ensina que as igrejas devem fazer coletas nas quais os cristãos darão de acordo com sua prosperidade (1 Coríntios 16:1- 2). Temos que dar com amor, generosidade e alegria, conforme tencionamos em nossos corações (2 Coríntios 8:1-12; 9:1-9). Portanto, podemos dar mais do que 10% ou menos do que 10%. Temos que usar nossos recursos financeiros, e todos os outros recursos, no serviço de Deus. Não somos mandados por Deus para darmos uma porcentagem especial.
 
E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Hebreus 9:15 ¶ O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. 2 Coríntios 3:6 Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. Lucas 22:20 Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Mateus 26:28 E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado. Marcos 14:24 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. 1 Coríntios 11:25
 
 
Muita gente com medo da maldição do devorador, de Malaquias, graças a Deus Cristo já nos libertou da maldição da lei, hoje contribuímos por amor e não medo. Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. Gálatas 3:10-14


Este estudo tem varias frases e textos sobre o dizimo.

5 comentários

  1. Graças ao Senhor alguém que fala segundo as Escrituras.Existe uma máfia religiosa em torno de dizimos,não é do interesse dos lideres falarem a verdade pois sugam o povo com em Ezequiel 34 ,arrancam a lã e a gordura das ovelhas.A maior corrupção não está em Brasilia ,mas sim no meio de muitas denominações através de lideres que enganam o povo,que por sua vez não discerne por que ignora muitas das vezes as Escrituras.

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  2. No ministério que eu congrego, são duas igrejas a sede, e a nossa, na sede se não der o dizimo não toma santa ceia, e é tirado o cargo, se for membro fica sem oportunidades.......

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