Falando sobre o dizimo, e desmascarando a mentira do demonio devorador pregado nas igrejas atuais.
Já vi pastores chamando crentes de ladrões,
usando o texto de Malaquias 3, primeiramente, dizimo foi lei para Israel e não
para a igreja,
segundo lugar, Cristo nos resgatou da maldição
da lei,
terceiro lugar nenhuma condenação há para
aqueles que estão em Cristo Jesus, quarto lugar quem intentará acusação contra
os eleitos de Deus, é Deus quem os justifica,
quinto lugar devorador é gafanhoto e não
demônio,
sexto lugar dizimo no velho testamento era
alimento e não dinheiro e de três em três anos era tudo repassado aos pobres da
terra de Israel,
sétimo lugar a benção vem pela graça e pela fé,
e não por dinheiro dado,
oitavo lugar o novo testamento ensina a oferta
voluntaria, e não por medo, tristeza, ameaça ou necessidade, pois Deus ama aquele
que dá com alegria,
nono lugar no novo testamento nenhum apóstolo,
nem mesmo Jesus cobrou o dizimo do povo, viveram de ofertas para suprir suas
necessidades básicas, não se enriquecendo com elas, e muitas vezes Paulo
trabalhou com as próprias mão para não ser pesado a igreja,
décimo lugar, o devorador no novo testamento
Jesus disse que são os lobos devoradores falsos profetas, esse é o devorador
dos bens das ovelhas,
11° lugar ladrão no novo testamento é ensinado
e repetido claramente nos 4 evangelho e epistolas que quem faz qualquer tipo de
comercio, e venda na igreja, pátio ou porta é chamado de ladrão por Jesus,
e poderia citar mais motivos ainda, mais é
suficiente pra que você para de ser enganado, ameaçado e amedrontado por quem
só quer teu dinheiro e não sua salvação e crescimento na graça e conhecimento
de Deus.
Porque que os pregadores da lei do dizimo não
prega toda ela, somente Malaquias 3, pela lei o dizimo deveria ser repartido
entre os pobres. Porque que as megas igrejas e mega templos não fazem isso, a
igreja primitiva que não pregava o dizimo, quando recebeu as ofertas em atos
capitulo 2 dividiu tudo entre os irmão, os apóstolos não ficaram ricos, tanto
que no capitulo 3 de atos Pedro disse não tenho ouro e nem prata.
Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da
tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;
Então virá o levita (pois nem parte nem herança
tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas
portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em
toda a obra que as tuas mãos fizerem.
Deuteronômio 14:28-29
¶ Quando acabares de separar todos os dízimos
da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao
levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas
portas, e se fartem;
Deuteronômio 26:12
Maldito aquele que perverter o direito do
estrangeiro, do órfão e da viúva. E todo o povo dirá: Amém.
Deuteronômio 27:19
Igreja primitiva que não pregava que tínhamos
que devolver o dizimo, como distorcem os lideres hoje o texto de Malaquias só
para prender e arrancar dinheiro do povo através do medo, e da maldição.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham
tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam
com todos, segundo cada um havia de mister.
Atos 2:44-45
Os apóstolos não ficaram ricos com dinheiro e
doação dos fieis veja pela bíblia.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham
tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam
com todos, segundo cada um havia de mister.
Atos 2:44-45
Eis que pela terceira vez estou pronto a ir ter
convosco, e não vos serei pesado, porque não busco o que é vosso, mas sim a
vós; pois não são os filhos que devem entesourar para os pais, mas os pais para
os filhos.
2 Coríntios 12:14
De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes.
Vós mesmos sabeis que estas mãos proveram as
minhas necessidades e as dos que estavam comigo.
Em tudo vos dei o exemplo de que assim
trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do
Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que
receber.
Atos 20:33-35
Os apóstolos e Jesus não ficaram ricos, há
alguma coisa errado com esses lideres de hoje não concorda?
Pros hipócritas que continuam querendo obrigar
o povo de Deus a dar o dizimo, a guardar o sábado, assim como os judaizantes da
época de Paulo que foram combatidos com veemência e firmeza pelo apóstolo.
Houve mudança de lei, hoje estamos na lei de Cristo, que é superior a lei de Moisés.
Porque, mudando-se o sacerdócio,
necessariamente se faz também mudança da lei.
Hebreus 7:12
Levai as cargas uns dos outros, e assim
cumprireis a lei de Cristo.
Gálatas 6:2
Paulo dizendo de que lei ele obedecia
Para os que estão sem lei, como se estivesse
sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para
ganhar os que estão sem lei. 1 Coríntios 9:21
Porque o fim da lei é Cristo para justiça de
todo aquele que crê. Romanos 10:4
Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça
provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde. Gálatas 2:21
De maneira que a lei nos serviu de aio, para
nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:24
Separados estais de Cristo, vós os que vos
justificais pela lei; da graça tendes caído. Gálatas 5:4
Essa é a lei de Deus hoje, a lei de Cristo, os
mandamentos do novo testamento.
Jesus dá novos mandamentos a igreja
Até ao dia em que foi recebido em cima, depois
de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;
Atos 1:2
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns
aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
João 13:34
Lei do velho testamento abolida na cruz
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei
dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois
um novo homem, fazendo a paz, Efésios 2:15
Mas agora temos sido libertados da lei, tendo
morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de
espírito, e não na velhice da letra.
Romanos 7:6
A lei e os profetas duraram até João; desde
então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar
nele. Lucas 16:16
Abolido
Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque
até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi
por Cristo abolido;
2 Coríntios 3:14
Quem que guardar a lei do velho testamento deve
lembrar
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei
estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não
permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para
fazê-las.
E é evidente que pela lei ninguém será
justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
Gálatas 3:10-11
E de novo protesto a todo o homem, que se deixa
circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
Separados estais de Cristo, vós os que vos
justificais pela lei; da graça tendes caído.
Gálatas 5:3-4
São 613 mandamentos na lei de Moisés , olha o
que Tiago diz
Porque qualquer que guardar toda a lei, e
tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Tiago 2:10
Aos guardadores do sábado, do dizimo reflitam!
Devorador de Malaquias não é um demônio, mais
um gafanhoto, uma praga que assolava as colheitas em Israel
E por causa de vós repreenderei o devorador, e
ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será
estéril, diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 3:11
Deles comereis estes: a locusta segundo a sua
espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua
espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie. Levítico 11:22
( NOTE QUE DEUS MANDA COMER ESSES GAFANHOTOS, O
PROPRIO JOÃO BATISTA COMIA GAFANHOTOS, SERÁ QUE SE TRATAM DE DEMONIOS MESMO,
COMO ENSINA O SISTEMA RELIGIOSO)
O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e
o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão
o comeu. Joel 1:4
E restituir-vos-ei os anos que comeu o
gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei
contra vós. Joel 2:25
SUPONHAMOS QUE O DEVORADOR SEJA MESMO UM
DEMONIO, QUE NÃO É O CASO, COMO JÁ TE PROVAMOS PELA ESCRITURA, MESMO SE FOSSE
UM DEMONIO AQULES QUE ESTÃO EM CRISTO NÃO HÁ CONDENAÇÃO, NEM MALDIÇÃO, POIS SEU
SACRIFICO E SANGUE É SUFICIENTE PARA NOS ABENÇOAR, CONFIRA NA SUA BIBLIA
ROMANOS 8 V1
Sem contar que Cristo nos resgatou da maldição
da lei inclusive de Malaquias.
Cristo nos resgatou da maldição da lei,
fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for
pendurado no madeiro;
Para que a bênção de Abraão chegasse aos
gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do
Espírito.
Gálatas 3:13-14
Examine a bíblia e pare de ser enganado
TRADUÇÃO LINGUAGEM DE HOJE JOEL CAPITULO 1 V 3
Digam aos seus filhos o que aconteceu; que eles contem aos seus filhos, e que
estes falem sobre isso à geração seguinte.
4 Vieram nuvens e mais nuvens de gafanhotos, e
comeram todas as plantações. O que os primeiros gafanhotos deixaram foi
devorado pelos que vieram depois. JOEL
CAP 2 V25 Devolverei tudo o que vocês perderam quando eu mandei as enormes
nuvens de gafanhotos, que, como exércitos, destruíram as colheitas. LEVITICO CAP 11 V 21 mas vocês poderão comer
os insetos que têm pernas e que saltam.
22 Poderão comer toda espécie de gafanhotos e
grilos.
MALAQUAIS CAP 3 V 8 Eu pergunto: “Será que alguém pode roubar a Deus?”
Mas vocês têm roubado e ainda me perguntam: “Como é que estamos te roubando?”
Vocês me roubam nos dízimos e nas ofertas.
9 Todos vocês estão me roubando, e por isso eu
amaldiçôo a nação toda.
10 Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, ordeno que
tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante
comida na minha casa. Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do
céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos.
11 Não deixarei que os gafanhotos destruam as
suas plantações, e as suas parreiras darão muitas uvas. TRADUÇÃO LINGUAGEM DE
HOJE
Dizimo na dispensação patriarcal
Quando a Bíblia se refere ao dízimo pela
primeira vez?
A primeira vez que a Bíblia fala disto é em
Génesis 14:20
Desde o verso 1 até ao 20 o texto relata acerca
de 4 reis que invadiram Sodoma e Gomorra levando Lot cativo.
Então Abraão para libertar seu sobrinho Lot,
perseguiu-os e venceu-os, tirando-lhes tudo que eles tinham saqueado de
Sodoma e Gomorra. No regresso, Abraão
encontrou-se com Melquisedeque que era sacerdote, oferecendo-lhe o dízimo
do saque que tirou dos 4 reis.
Convém dizer que Abraão tomou esta decisão de
dar o dízimo de livre e espontânea vontade. Em lado algum da Bíblia se
diz que Abraão o fez por ser uma ordenança de
Deus.
Em segundo lugar, Abraão deu o dízimo do que
não era seu.
Em terceiro, nunca lemos que Abraão tivesse
dado o dízimo outras vezes durante a sua vida, quer do fosse seu ou não.
Quarto lugar, nunca lemos que seus descendentes
como p.ex. Isaque e Jacó tenham tido esta prática de dar o dízimo
até ao Êxodo do Egipto.
Por várias vezes Deus falou com Abraão, Isaque
e Jacó e nunca lhes disse uma palavra sobre dízimo.
Em Gn. 28:20-22 vemos Jacó a fazer um voto ao
Senhor, à semelhança de Abraão seu avô, ele decide que se Deus for com
ele e o abençoar, lhe daria o dízimo.
Estas palavras de Jacó provam claramente que
não existia nenhuma ordenança sobre o dízimo e que era um acto
voluntário. Se existisse uma ordenança Jacó
nada teria a prometer, somente teria de obedecer dando o dízimo, pois era
seu dever. Ele nada teria a negociar com Deus,
apenas teria de cumprir o que estava estabelecido.
É muito importante perceber e realçar isto,
porque é nestes dois acontecimentos que muitos se agarram para dizer que o
dízimo é para hoje, e que nada tem a ver com a
Lei de Moisés, pois já existia antes.
Não é correcto dizer-se que o dízimo era uma
ordenança de Deus, antes mesmo da Lei dada a Moisés, porque isso não
está dito em lado nenhum das Escrituras.
Jacó não aprendeu com Isaque a dar o dízimo,
porque Isaque não aprendeu com Abraão, porque Abraão não aprendeu com Deus. Se
isso tivesse acontecido, isto é, se o dízimo fosse uma ordenança de Deus ao pai
da raça judaica, então Jacó, no caminho para Harã (Gen. 28:10-22) jamais teria
negociado com Deus e nem feito um voto. Ele simplesmente obedeceria a ordenança
e pagaria o dízimo. O voto é condicional ao favor alcançado. Abraão circuncidou
a
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Isaque, quando este tinha oito dias, porque o
Senhor lhe ordenara (Ge. 21:4). Mas nunca lhe disse nada sobre o dízimo.
Os dois
exemplos do dízimo antes da lei (em Gênesis) foram eventos únicos, VOLUNTÁRIOS
e envolvendo mais do que dinheiro. O exemplo de Abraão foi do dízimo entregue
uma vez apenas, dos despojos de uma guerra (Hebreus 7:2; Gênesis 14:20). Visto
como Abraão havia feito um voto de não tomar pessoalmente qualquer despojo
dessa guerra, (Gênesis 14:22-24), aparentemente ele dizimou o que pertencia aos
outros ou o que poderia em breve lhes pertencer. Nada existe na Escritura
dizendo que Abraão tenha dado o dízimo de sua própria renda ou riqueza, em
tempo algum.
Abraaão recebeu uma bênção e em seguida deu o dízimo, e aparentemente
fez isto por um costume da sociedade, sem qualquer mandamento divino para
fazê-lo. (Gênesis 14 e Hebreus 7:1).
O exemplo único de Jacó [dizimar] foi prometido SE Deus fizesse algo, e
a Escritura não esclarece se Jacó de fato o cumpriu (Gênesis 28:22).
De qualquer maneira, estes dois exemplos esclarecem que o dízimo antes
da lei não era obrigatório, mas voluntário. Visto como a Escritura, antes da
lei, só registra incidentes onde o dízimo foi dado uma única vez na vida, fica
claro que ele não era uma prática rotineira... Também, tendo em vista que Jacó
prometeu dizimar o que ele já havia ganho e possuía (quer dizer, possuía
totalmente, depois de pagar todos os custos e débitos associados, que não foi
tomado emprestado ou falta pagar uma parte dele, nem que serve de penhor, nem
que está hipotecado ou sob qualquer tipo de reserva de domínio), entende-se que
ele pretendia dizimar sobre os seus lucros. Isso é importante, e discutiremos
mais tarde sobre os lucros. Os que procuram tornar o dízimo estritamente
baseado em dinheiro, obrigatório e rotineiro, afirmando ter ele existido
"antes da lei", não estão ensinando como ele realmente foi dado,
“antes da lei”.
Dizer que Abrão é Jacó foram dizimistas como
prega o neopentecostalismo é uma interpretação que não tem sustentação para o
tipo de dizimistas nos moldes de hoje.
Quem usa estes textos de gênesis para tentar
validar os dízimos nos moldes de hoje deve observar que:
Os dízimos antes da lei era voluntário. O
dízimo hoje em nossos dias é obrigatório. Em algumas denominações é
prerrogativa para ser membros. Na maiorias das ditas denominações evangélicas
no país, para ascender hierarquicamente dentro da instituição tem que ser dizimista.
E existem outras que afirmam que para ir para ao céu, não basta apenas aceitar
o sacrifício de Jesus, tem que ser dizimista.
Além do dízimo de Abraão ser voluntário, ele
não dizimou de sua riqueza em particular, mais sim do que ainda não era seu ou
do que pudesse ainda a ser. (Gênesis 14:17-24) Jacó fez um pacto com Deus, se
Ele o ajudasse na viagem, dando pão e vestes e livrando-o, ele daria o dízimo
de tudo que o Senhor concedesse a ele. Hoje é ensinado que você tem que dar
para
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receber usando Malaquias 3:10(texto da lei.
veja postagem anterior), portanto não pode-se usar estes textos anterior a lei
de Moisés para defender o dízimo nos
modelos que se prega hoje.
Pelo mesmo raciocínio que se afirma que Abraão
e Jacó foram dizimistas baseados numa atitude que estes fezeram uma única vez
na vida (Gênesis 14.18-20 e Gn 28.20-22). Alguém pode afirmar pelo o mesmo
raciocínio que Abraão e Jacó eram mentirosos pois ambos
mentiram(Gn 20:2 e Gn 27:19) (Abraão mentiu
dizendo que Sara era sua irmã, esporadicamente e o mesmo fez Jacó quando disse
ser Esaú para receber a benção de Isaac).
E esta afirmação baseado em fatos isolados não retrata a verdade sobre a
vida dos patriarcas. Portanto devemos ter MUITO CUIDADO quando se usa
raciocínio lógicos em cima de textos isolados para embasar uma doutrina.
Cuidado com quem afirma que: quem não dá o dízimo vai para o inferno, baseado
em Ml 3:10. É preciso uma exegese mais apurada de um texto para embasar uma
doutrina.
Pelo o
mesmo raciocínio podemos então afirmar que a circuncisão, aliança que Deus fez
com Abraão e sua descendência,"Que todo o homem entre vós será
circuncidado", persiste após o fim da lei. Lemos que Abraão em Gn 17.23-27
circuncidando-se a si, a Ismael, e a todos os homens de sua casa. Portanto Abrão
circuncidou-se antes da Lei ser instituída. Logo a circuncisão é antes da Lei.
Portanto a circuncisão persiste após o fim da Lei.
Se o argumento que Abrão deu o dízimo uma vez
antes da lei é procedente para validar o dízimo, é da mesma forma procedente
para justificar a prática da circuncisão. Você, do sexo masculino que ler esta
postagem é circuncidado? é dizimista?
O argumento da circuncisão é mais contundente
do que o do dízimo, porque Deus fez um pacto com Abraão na circuncisão, como
perpétua, e Deus não fez nenhum pacto com Abraão com relação ao dízimo. Alias
os dois dízimos antes da lei (Abrão e Jacó) foram eventos únicos. O exemplo de
Abraão foi do dízimo entregue uma vez apenas, dos despojos de uma guerra, ele
não ficou com nada, deu 10% a Melquisedeque e 90% deu ao rei de Sodoma e outros
que o acompanharam na guerra. Gênesis 14:23-24.
Os preceitos que se seguem também são
anteriores à lei, e foram incorporados a ela, mas nem por isso nos sentimos
obrigados a observá-los, e nem somos ensinados a fazê-lo:
*A distinção entre animal limpo e animal
imundo, e a conseqüente proibição de comer a carne deste último [Gênesis 7,
Levítico 11];
*A circuncisão [Gênesis 17, 21; Josué 5];
*O sacrifício de animais [Gênesis 15; Êxodo 20,
24; Levítico 1 e seguintes];
*A consagração dos primogênitos dos homens e
dos animais a Deus [Êxodo 13, Números 3];
*O levirato [Gênesis 38, Deuteronômio 25];
*A celebração anual da páscoa [Êxodo 12, 23;
Josué 5];
*A guarda do sétimo dia (sábado) [Gênesis 2;
Êxodo 16, 20, 23].
Você certamente concorda comigo nisso, mas
poderá levantar uma forte objeção: É verdade, o raciocínio acima parece lógico,
mas o dízimo aparece também no Novo Testamento, logo deve ser observado, pois
ficou inserido no contexto do evangelho! Então vamos continuar investigando o
caso.
*A distinção entre animal limpo e animal impuro
aparece também no Novo Testamento. O apóstolo Pedro tinha dificuldade com isso,
mas parece que esse problema foi resolvido, pelo menos em relação aos gentios
[Atos 10, 11, 15];
*A circuncisão também está no Novo Testamento,
e está relacionada à pessoa mais importante. E foi justamente no dia da sua
circuncisão, quando completou oito dias de vida, que ele recebeu o seu nome:
Jesus [Lucas 2]. Aliás, a prática da circuncisão até aparece lá bem na frente.
O próprio apóstolo Paulo circuncidou Timóteo, filho de uma judia crente e pai
grego [Atos 16];
*De igual modo, o sacrifício de animais. Na
consagração do primogênito Jesus, foram sacrificados um par de rolas e dois
pombinhos [Lucas 2];
*E como estava escrito na lei, ele foi também
consagrado ao Senhor na condição de primogênito [Lucas 2];
*O levirato, por sua vez, ainda era praticado
nos dias do Senhor Jesus. Os saduceus nos dão notícia disso nos três Evangelhos
[Mateus 22, Marcos 12, Lucas 20];
*A celebração anual da Páscoa, também. E o
próprio Senhor Jesus a celebrou [João 2, 13, 18; Mateus 26];
*E até o polêmico sábado era observado [Lucas
4, 23; Mateus 24].
O que Jesus falou sobre o dizimo
Cristo NÃO ensinou a dar 10% da renda [bruta]
de alguém, contudo permanece o princípio de sustentar ministros e igrejas.
Havia um bem estabelecido sistema em vigor, no tempo de Cristo. Contudo,
a ÚNICA menção direta sobre o dízimo foi feita a um JUDEU, ainda sob a lei e o
dízimo era em HORTALIÇAS (agrário). NÃO em dinheiro ou lucro pela venda das
hortaliças (Mateus 23:23; Lucas 11:42). Certamente havia um comércio de ervas e
condimentos (João 12:5 e Marcos 14:3-5), contudo os dízimos mencionados por
Jesus eram claramente dados em hortaliças e não em dinheiro destas procedentes.
Nesse caso, devemos dizer aos cristãos de hoje que eles devem dizimar
com hortaliças? Ou será que devemos dar um pulo totalmente antibíblico das
hortaliças para os 10% da renda em dinheiro? Cristo também ordenou que alguns
realizassem a purificação cerimonial, lavagem dos pés e celebração dos dias
santos e das festas judaicas. Então, porque não se exigem mais essas coisas dos
cristãos, hoje em dia? [Será porque não dão o mesmo lucro?]. TODA a Lei ou nada
dela! [o autor deve estar querendo dizer que ou toda a lei sobre propriedade e
dívidas e dízimos deve ser tomada, ou nada dela deve ser tomada.] NEM MESMO nos
ensinos aos judeus Cristo ensinou a dar o dízimo como prioridade para Deus
(Lucas 18:9-14), dizendo que havia coisas mais importantes com que se
preocuparem (Mateus 23:23). Além disso, considerem-se as várias traduções com
referência à menção de Jesus do dízimo e observem as significativas mudanças...
Se olharmos para o Novo Testamento (refiro-me a
após a morte do Senhor Jesus, antes disso vigorava a Lei) e às
instruções dadas à Igreja, nunca lemos nada
acerca de dízimo. Assim como nada que diga respeito à prática da circuncisão,
do sábado, das festas judaicas e outras, a não
ser para dizer que nada disso diz respeito à Igreja. Da mesma forma nada
poderia dizer sobre o dízimo, porque todas
essas coisas diziam respeito à Lei e a Israel e não à Igreja.
Alguns dizem que o Senhor Jesus também ensinou
o dízimo em Mateus 23:23. Mas quando e a quem é que Jesus
disse estas coisas. Jesus falava segundo o que
ordenava a Lei que vigorava, hoje não estamos mais sob a Lei.
Passagens referentes à abolição da Lei. Hb.
7:2,5/8:13/10:9 Cl. 2:14,20 IICor. 3:13,14
Deus destinou os dízimos aos levitas em
recompensa pelos seus serviços e por não terem recebido a herança pessoal da
terra. Os levitas davam aos sacerdotes o dízimo dos dízimos que recebiam. O
Cristianismo não tem um sistema agrícola nem levitas, e cada cristão agora é um
sacerdote, é o templo e um co-trabalhador com Cristo (2 Pedro 2:5-9; Apocalipse
1:6; 5:10. 20:6). De cada judeu
era exigido, pela Lei Levítica, que fossem pagos três dízimos [dos lucros] de
sua propriedade: 1. - Um dízimo para os levitas; 2. - Um dízimo para uso do
Templo e para as grandes festas; e 3. - Um dízimo para os pobres da terra. [Números 18, Deuteronômio 14] Em vista do acima exposto, é claro
que qualquer igreja que exigisse o dízimo deveria estar gastando PELO MENOS UM
TERÇO de sua entrada com os pobres, visto como essa era a exigência sob a lei
do dízimo obrigatório. Será que existe alguma igreja que se aproxime disso? Não
conheço uma sequer! Contudo, não é incomum o fato de alguns ministros [eu diria
muitos] chamarem seus paroquianos de ladrões, quando estes não entregam o
dízimo. Toda a Lei ou nada dela! [o autor deve estar querendo dizer que ou toda
a lei sobre propriedade e dívidas e dízimos deve ser tomada, ou nada dela deve
ser tomada.] Os dois únicos
exemplo de dízimos antes da lei, em Gênesis, foram voluntários, não rotineiros
e baseados no lucro. A lei bíblica de dizimar era na base agrária (da terra).
Nenhum desses dízimos era dado em dinheiro, conforme geralmente se ensina hoje.
As pessoas não deveriam estar “criativamente inventando” uma doutrina ensinando
que o dízimo bíblico é dar 10% da renda bruta ou líquida, apanhando e
escolhendo qual a parte da lei que elas devem seguir, determinando quantias ou
misturando a lei com a graça. A Bíblia é clara sobre o que era o dízimo, antes
e durante a vigência da Lei e como deve ser manipulado. Um dízimo corresponde a
1/10... Mas 1/10 sobre o que e... como? Se alguém quer ensinar que o dízimo é
1/10 da renda bruta ou líquida, que NÃO
chame isso de dízimo bíblico. E caso seja esse o SEU plano, tenha muito
cuidado para NÃO colocar pedras de tropeço no caminho das pessoas, pressupondo
que o seu plano é a Lei de Deus, resultando em castigo, caso não seja
obedecido. O dízimo NÃO PODE ser
praticado conforme o foi nos tempos bíblicos, porque a lei do sistema agrário,
dos sacrifícios, do cancelamento de dívidas, do Ano do Jubileu e outros fatos
inter-relacionados foram todos abolidos. Além disso, as igrejas não têm lei
alguma substituindo-os, para exigir as responsabilidades comunitárias da
distribuição de recursos, conforme o dizimar na
lei agrária. Nesse caso, seria melhor deixar inteiramente de lado a
palavra “dizimar”, nesta Era da Graça, a fim de evitar a mistura da Lei com a
Graça, como tem sido tão comum hoje em dia. Contudo, isso deve ser difícil em
razão da “dizimomania” que tem varrido a terra. Muitos vão acreditar que um
“plano de dar” vai assistir, contribuir e ajudar as pessoas a decidir o que é
apropriado a dar, o que será brevemente discutido.
Rabino Robert Alput - “Dizimar no sentido de
colheitas, certamente já não se faz. Claro que os judeus são encorajados a
fazer caridade (tzedakkab). Se eles dão 10% ou mais, isso é com eles, com Deus
e com os seus contadores”. Zola
Lewitt - É o dizimo para os cristãos de hoje? Dizimar era parte da Lei de
Moisés, sob a economia legal de Israel e não se aplica à igreja hodierna, visto
como vivemos sob a graça e não sob a lei (Romanos 6:14 e 10:4). Portanto, temos
a obrigação de “apresentar os nossos corpos em sacrifício vivo, santo e
agradável a Deus, que é o nosso culto racional. E não sermos conformados com
este mundo, mas sermos transformados pela renovação do nosso entendimento, para
que experimentemos qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deu”
(Romanos 12:1-2). O Novo
Testamento ensina a dar conforme o que temos e não o que não temos. (2
Coríntios 8:12). Se pudermos dar apenas 5%, conforme o Senhor nos ordenar, que
assim seja. Não é quanto damos que importa a Deus, mas a atitude e a motivação
com que o fazemos. Essa é a preocupação do NT com respeito a dar, em vez de
medir a quantia que é dada (2 Coríntios 8-9). A Concordância Greco-Hebraica de
Estudo da Bíblia da Versão BKJ (The Hebrew-Greek Key Word Study Bible) oferece
uma nota explicativa sobre Malaquias 3:7-15: “Esta passagem é muito usada pelos
que advogam o ‘dizimar para manter a minha casa’, ou seja, ‘Trazei todos os
dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa’ (no caso, a
igreja local), em vez de levar a outro local. Eles sugerem que os donativos aos
ministérios deveriam ser além do “dízimo”. Certamente “a casa do tesouro” de
Malaquias significa o Templo ou algum anexo do mesmo. Contudo, o dízimo do
Velho Testamento - ou 10% - não poderia ser razoavelmente equiparado com os 10%
do salário ou renda bruta que a maioria das pessoas recebe hoje em dia. Acima
de tudo, o ato de dar deveria ser um assunto entre o Espírito Santo e o crente,
jamais uma regra estabelecida. Ele pode
ser um guia adequado para determinar quanto as pessoas podem dar (de fato, para
muitos numa sociedade próspera este nível pode até ser adequado), mas a quantia
a ser dada deve ser uma decisão pessoal. O Apóstolo Paulo escreveu que Deus
examina a motivação para dar e não a quantia (2 Coríntios 9:7). Ele diz ainda
que as igrejas estão gastando cada vez mais do seu orçamento, com itens como
cadeiras de teatro, ampliação de sistemas sonoros, ao mesmo tempo em que cortam
despesas nos fundos para os programas de alcance exterior. Também convém notar
que muitos dos ministérios que se recusam a mostrar a completa contabilidade
financeira são aqueles cujos mestres são mais enfáticos no dízimo obrigatório.
Pastores que ameaçam seus membros com Malaquias
3, chamando-os de ladrões, dizendo que não irão para o céu que não der o
dizimo, falando que eles estão com o demônio devorador( que na etimologia é um
gafanhoto), precisam saber que Cristo já nos resgatou da maldição da lei, e a
bênção de Abraão vem pela fé e obra de Cristo.( leia Romanos capitulo 4
,5,6,7,8, Galatas 3 e 4, 2 Co 3, a carta aos Hebreus, Colossenses, está mais
claro do que a luz do dia. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele
não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será
estéril, diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 3:11 Compare com Deles comereis
estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua
espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie.
Levítico 11:22 O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do
gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu. Joel
1:4 E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a
lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. Joel 2:25 então não chame
o devorador de demônio,é gafanhoto rsrsrs Não diga que quem não dá o dizimo é
ladrão, pois você esta chamando aqueles que creem em Cristo, e foram já justificados,
comprados e redimidos por Deus, portanto salvação independe de obras da lei, ou
de dinheiro, já fomos comprados por bom preço. Não diga que quem não dá o
dizimo esta amaldiçoado, pois em Cristo somos abençoados com toda sorte de
bênçãos, de graça e pela graça, e não por méritos, aliás, Cristo já nos
resgatou da maldição da lei, inclusive de Malaquias 3 Cristo nos resgatou da
maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo
aquele que for pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos
gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do
Espírito. Gálatas 3:13-14
O dízimo no Novo Testamento Todas as pessoas
agora vivem sob a autoridade de Cristo, como foi revelada no Novo Testamento
(Mateus 28:18-20; João 12:48; Atos 17:30- 31). Sua vontade entrou em vigor
depois de sua morte (Hebreus 9:16-28). Estes fatos nos ajudarão a entender as
passagens do Novo Testamento, a respeito do dízimo. Durante sua vida, Jesus
reconheceu a autoridade da lei de Moisés. Ele era um judeu, nascido sob a lei
(Gálatas 4:4) e com a missão de cumprir essa lei (Mateus 5:17-18). Jesus
criticou os judeus hipócritas, que negligenciavam outros mandamentos divinos,
enquanto zelosamente aplicavam a lei do dízimo (Mateus 23:23; Lucas 11:42;
18:9-14). Jesus não ensinou que a lei do dízimo seria uma parte de sua nova
aliança, que entraria em vigor após sua morte. O livro de Hebreus fala do
dízimo, para mostrar a superioridade do sacerdócio de Jesus, quando comparado com
o sacerdócio levítico da Velha Lei (Hebreus 7:1-10). Esta passagem não está
ordenando o dízimo para hoje em dia. De fato, o mesmo capítulo afirma
claramente que Jesus mudou ou revogou a lei de Moisés (Hebreus 7:11-19). O
dízimo não é ordenado na lei de Cristo, que é o Novo Testamento. Que lei se
aplica hoje? Não vivemos sob a lei de Moisés, hoje em dia. Jesus aboliu essa
lei por sua morte (Efésios 2:14-15). Estamos mortos para essa lei para que
possamos estar vivos para Cristo (Romanos 7:4-7). A lei gravada nas pedras, no
Monte Sinai, extinguiu-se e a nova aliança permanece (2 Coríntios 3:6-11). A
lei funcionou como um tutor para trazer o povo a Cristo, mas não estamos mais
sob esse tutor (Gálatas 3:22-25). Aqueles que desejam estar sob a lei estão
abandonando a liberdade em Cristo e retornando à escravidão (Gálatas 4:21-31).
As pessoas que voltam a essa lei estão decaindo da graça e se separando de
Cristo (Gálatas 5:1-6). Não temos o direito de retornar a essa lei, para
obrigar que guardem o sábado, a circuncisão, os sacrifícios de animais, as
regras especiais sobre roupas, a pena de morte para os filhos rebeldes, o
dízimo e qualquer outro mandamento da lei de Moisés. Vivemos sob a autoridade
de Cristo e temos que encontrar a autoridade religiosa na nova aliança que ele
nos deu através de sua morte. Ele é o mediador desta nova aliança (Hebreus
9:15). Seremos julgados por suas palavras (João 12:48-50). Desde que Jesus tem
toda a autoridade, temos a responsabilidade de obedecer tudo o que ele ordena
(Mateus 28:18-20). O que o Novo Testamento diz a respeito das dádivas? Jesus,
através de Paulo, ensina que as igrejas devem fazer coletas nas quais os
cristãos darão de acordo com sua prosperidade (1 Coríntios 16:1- 2). Temos que
dar com amor, generosidade e alegria, conforme tencionamos em nossos corações
(2 Coríntios 8:1-12; 9:1-9). Portanto, podemos dar mais do que 10% ou menos do
que 10%. Temos que usar nossos recursos financeiros, e todos os outros
recursos, no serviço de Deus. Não somos mandados por Deus para darmos uma
porcentagem especial.
E por isso é Mediador de um novo testamento,
para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo
do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
Hebreus 9:15 ¶ O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo
testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito
vivifica. 2 Coríntios 3:6 Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia,
dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por
vós. Lucas 22:20 Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é
derramado por muitos, para remissão dos pecados. Mateus 26:28 E disse-lhes:
Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado. Marcos
14:24 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este
cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que
beberdes, em memória de mim. 1 Coríntios 11:25
Muita gente com medo da maldição do devorador,
de Malaquias, graças a Deus Cristo já nos libertou da maldição da lei, hoje
contribuímos por amor e não medo. Todos aqueles, pois, que são das obras da lei
estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não
permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para
fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus,
porque o justo viverá pela fé. Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer
estas coisas, por elas viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei,
fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for
pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por
Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. Gálatas
3:10-14
Este estudo tem varias frases e textos sobre o dizimo.
5 comentários
E eu digo amém...
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAmém!
ExcluirGraças ao Senhor alguém que fala segundo as Escrituras.Existe uma máfia religiosa em torno de dizimos,não é do interesse dos lideres falarem a verdade pois sugam o povo com em Ezequiel 34 ,arrancam a lã e a gordura das ovelhas.A maior corrupção não está em Brasilia ,mas sim no meio de muitas denominações através de lideres que enganam o povo,que por sua vez não discerne por que ignora muitas das vezes as Escrituras.
ResponderExcluirNo ministério que eu congrego, são duas igrejas a sede, e a nossa, na sede se não der o dizimo não toma santa ceia, e é tirado o cargo, se for membro fica sem oportunidades.......
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