Jesus Cristo é um plágio de Rômulo?
Rômulo e Remo são, segundo a mitologia romana, irmãos gêmeos, filhos de Marte e Reia Sílvia. Amúlio prende Reia em um calabouço e manda jogar seus filhos no rio Tibre [1]. Mas o cesto onde estavam as crianças acaba atolando em uma das margens do rio no sopé dos montes Palatino e Capitolino, em uma região conhecida como Cermalus, onde são encontrados por uma loba que os amamenta [2]; próximo às crianças estava um pica-pau, ave sagrada para os latinos e para o deus Marte, que os protege [3]. Tempos depois, um pastor de ovelhas chamado Fáustulo encontra os meninos próximo ao pé da Figueira Ruminal (Ficus Ruminalis), na entrada de uma caverna chamada Lupercal [4]. Ele os recolhe e os leva para sua casa, onde são criados por sua mulher, Aca Laurência [5].
Cético afirmam que a história de Jesus é um plágio da história de Rômulo, pois, de acordo com a lenda:
- Rômulo e seu gêmeo, Remo, eram os filhos de uma virgem estuprada por Marte, o deus da Guerra [6];
- Rômulo matou seu irmão e fundou a cidade de Roma, em 753 a.C. [7];
- Rômulo morreu durante uma tempestade provocada pelo deus Marte, na qual é tragado para o firmamento onde é transformado no deus romano Quirino [8] [9].
Os céticos perguntam: “Por que Jesus é mais credível do que Rômulo?” Bem, por muitas razões:
- Geralmente, a fundação de Roma é datada de 753 a.C. No entanto, Roma não conquistou completamente o Império grego até cerca de 30 a.C. e é improvável que os romanos estivessem adorando o deus grego Ares, que eles chamavam de Marte por volta de 750 a.C.;
- Outro ponto é que Plutarco escreveu um dos primeiros exemplos do mito e não pode ser datado antes do século I d.C.
- Até que ponto Jesus se parece com Rômulo? A história deles difere tanto que temos que perguntar o que os céticos têm em mente quando afirmam que Jesus é um plágio de Rômulo. Na verdade, muitas diferenças podem ser evidenciadas:
- Rômulo matou seu irmão Remo e Jesus nunca matou ninguém – isso soa mais com Caim e Abel (que é anterior a história de Rômulo e Remo, obviamente);
- Rômulo tornou-se um deus, Jesus sempre foi Deus (João 1:1);
- Rômulo foi concebido quando um deus violou sua mãe. Jesus não foi concebido sexualmente – um verdadeiro nascimento virginal (Mateus 1:18-25; Lucas 1:26-38);
- Nenhum animal protegeu Jesus. Ele simplesmente nasceu em uma estrebaria, em meio a animais (Lucas 2:8-20);
- Jesus não foi adotado por nenhum pastor, mas simplesmente visitado por pastores (Lucas 2:8-20).
Portanto, Jesus evidentemente não pode ser um plágio de Rômulo. Além disso, é importante salientar que Jesus é uma pessoa real, enquanto Rômulo é apenas uma figura mitológica.
Notas de rodapé:
[1] Floro século II, p. I, 1.2.
[2] Lívio 27-25 a.C., p. I, 4.
[3] Plutarco século I, p. 4, 2-3.
[4] Varrão século I a.C., p. V, 54; Plutarco século I, p. 4. 1.
[5] Plutarco século I, p. 3, 5-6; Lívio 27-25 a.C., p. I, 5-7; Floro século II, p. I, 1.3.
[6] Plutarco século I, p. 3. 4.
[8] Engels 2007, p. 103-130.
[9] Quirino é considerado por muitos como de origem sabina, tendo ele sido relacionado ao deus romano Marte após a incorporação deste povo. Além disso, não há evidências até o século I a.C. do sincretismo entre Rômulo e Quirino (Evans 1992, p. 103; Fishwick 1993, p. 53).
Nenhum comentário
Postar um comentário