Jesus Cristo é um plágio de Esus / Hesus?

Nenhum comentário

Jesus Cristo é um plágio de Esus / Hesus?


esus
Esus (também chamado de Hesus) foi um deus gaulês conhecido a partir de duas estátuas monumentais e de uma linha da obra Bellum civile, de Lucano.
Céticos afirmam que Jesus é uma cópia de Hesus (realmente escrito “Esus” pelos estudiosos). Kersey Graves escreveu: “Sr. Higgins nos informa que os druidas celtas [pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento e ensino, e de orientações jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta] representam seu deus Hesus como tendo sido crucificado com um cordeiro de um lado e um elefante do outro, e que isso ocorreu muito antes da era cristã. Também que uma representação do que pode ser visto agora sobre ‘a torre de fogo de Brechin’. E a referência é Anacalypsis vol. II. p. 130.” (16 crucified saviours [16 salvadores crucificados], capítulo 16, dando a data de Hesus como 834 a.C.)
Porém, a verdade é que:
1) “os druidas celtas” refere-se ao livro anterior de Higgins (publicado em 1829), não ao povo;
2) Higgins está escrevendo sobre um homem crucificado, não um deus de qualquer espécie, e nenhum título é atribuído a ele.
3) O nome “Hesus” não aparece em nenhum lugar na página dada! (E também não está listado no Índice.)
4) A data (834 a.C.) não aparece em nenhum lugar.
É importante salientar que os estudiosos preferem a ortografia “Esus”. Esse nome foi escrito primeiramente em gaélico, supondo com base na origem, mas “Jesus” foi originalmente escrito em aramaico, como Yeshua, e o grego é Iesous. Portanto, infelizmente para os céticos, o nome deles não é semelhante. Embora Esus não tenha morrido crucificado, os estudiosos destacam, ainda, que:
  • O escritor do primeiro século Lucano refere-se ao “grosseiro Esus dos altares bárbaros”. Esus era um homem que gostava de sacrifício humano.
  • Que tipo de sacrifício humano? As vítimas eram suspensas em árvores e ritualmente feridas. Os presságios foram lidos com base no padrão do sangue jorrando.
  • Esus é frequentemente ligado a Mercúrio e/ou Marte como um deus da guerra.
  • Esus é representado como um xilógrafo (isto é, um lenhador) numa primeira escultura.
  • O animal favorito de Esus não era nem cordeiro nem elefante – ele preferia pássaros com pescoços longos como guindastes e plumas.
Então, aqueles que dizem que Jesus é um plágio de Hesus estão terrivelmente enganados. Ademais, é importante destacar que Jesus é uma pessoa real, enquanto Esus é apenas uma figura mitológica.

Referências:
Dictionary of Celtic Mythology, de James MacKillop.
Pagan Celtic Britain, de Anne Ross.

Nenhum comentário

Postar um comentário