Jesus Cristo é um plágio de Alcides (Hércules / Héracles)?
Jesus Cristo é um plágio de Alcides (Hércules / Héracles)?

Você já ouviu falar de Alcides de Tebas? Alcides é outro nome para Hércules, que, por sua vez, é o nome em latim dado pelos antigos romanos ao herói da mitologia grega Héracles. Os céticos afirmam que Alcides era um “redentor divino nascido de uma virgem por volta de 1200 a.C.” A partir de um site agora extinto, obtemos o seguinte (que eu verifiquei em outro lugar também):
A mãe de Hércules era Alcmena, a esposa do rei Anfitrião de Troezen. Seu pai era o líder dos olímpicos, Zeus. Ele se disfarçou como Anfitrião e visitou Alcmena em uma noite que durou tanto quanto três noites normais. A mulher de Zeus, Hera, ficou furiosa quando soube que Alcmena estava grávida do filho de Zeus. Ela enviou bruxas para Troezen para impedir Alcmena de entrar em trabalho de parto, mas as bruxas falharam e Alcmena deu à luz gêmeos: Hércules, filho de Zeus, e Íficles, filho de Anfitrião.
Nascido de uma virgem? Acho que não. Que tal essa parte do “redentor”? Assim como nos desenhos, Hércules lutou algumas batalhas; ele libertou os povos de Tebas de seus opressores. Que façanha redentora, nos perguntamos, os críticos têm em mente?
Mark Smith, nas Origens do Monoteísmo Bíblico, observa uma tradição mais antiga de um “Heráclio” – não o mesmo que o Hércules grego, mas, por causa da semelhança do nome, muitas vezes é confundido – sobre o qual Josefo diz, em uma passagem referindo-se a Hiram de Tiro (do tempo de Salomão), que teve um “despertar”, mas estudiosos estão divididos sobre o que isso se refere, e Josefo não dá detalhes. Thackery lê as passagens como referindo-se mais à construção de um templo a Héracles; e nada é dito a respeito da morte deste ser. Há uma tradição da antiga Espanha sugerindo uma morte de Héracles, mas sua “ressurreição” é descrita em termos de apoteose (elevar alguém ao estatuto de divindade, ou seja, endeusar ou deificar uma pessoa devido a alguma circunstância excepcional).
Uma das maiores façanhas de Hércules, somos informados, era “limpar os estábulos de Augeas, rei de Elis, em um dia. Augeas tinha 3.000 bois, e seus estábulos não tinham sido limpos em 30 anos”. Mas é importante destacar que Jesus é uma pessoa real, enquanto Hércules é apenas uma figura mitológica.
Traduzido e adaptado do artigo do historiador J. P. Holding: http://www.tektonics.org/copycat/alcy.php
Nenhum comentário
Postar um comentário