TEOLOGIA
SISTEMÁTICA DO NOVO TESTAMENTO
Ev.
José Ferraz
DEFINIÇÃO
Teologia
é a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus, e das coisas divinas. A
teologia abrange vários ramos, vejamos:
Teologia
exegética Exegética vem da palavra grega que significa extrair.
Esta teologia procura descobrir o verdadeiro significado das Escrituras.
Teologia
Histórica Envolve o Estudo da História da Igreja e o
desenvolvimento da interpretação doutrinária.
Teologia
Dogmática É o estudo das verdades fundamentais da fé
como se nos apresentam nos credos da igreja.
Teologia
Bíblica
Traça o progresso da verdade através dos diversos livros da Bíblia e descreve a
maneira de cada escritor em apresentar as doutrinas mais importantes.
Teologia
Sistemática Neste ramo de estudo os ensinamentos
concernentes a Deus e aos homens são agrupados em tópicos.
INTRODUÇÃO
O Novo
Testamento forma a Parte II da Bíblia. E ele uma coleção de vinte e sete
livros, mas tem somente um terço do volume da Parte 1, o Antigo Testamento.
Antigo Testamento cobre um período de milhares de anos de história, mas o Novo
Testamento menos de um século.
"Novo
Testamento" quer dizer, de fato, "Novo Pacto" em contraste com a
antiga aliança. O vocábulo "testamento" transmite-nos a idéia de uma
última vontade, e só passa a ter efeito na eventualidade da morte do testador.
Assim é que o novo pacto entrou em vigor em face da morte de Jesus (Hebreus
9:15-17).
Escrita
originalmente em grego, entre 45-95 D.C.. Os livros do Novo Testamento não
estão arranjados na ordem cronológica em que foram escritos. As primeiras
epístolas de Paulo foram os primeiros livros do Novo Testamento a ser escritos,
e não os evangelhos.
E mesmo o
arranjo das epístolas paulinas não segue a sua ordem cronológica, porquanto
Gálatas (ou talvez 1 Tessalonicenses) foi a epístola escrita bem antes daquela
dirigida aos Romanos, a qual figura em primeiro lugar em nossas Bíblias pelo
fato de ser a mais longa das epístolas de Paulo; e entre os evangelhos, o de
Marcos, não o de Mateus, parece ter sido aquele que primeiro foi escrito.
A ordem em
que esses livros aparecem, por conseqüência, é uma ordem lógica. Os evangelhos
estão postos em primeiro lugar porque descrevem os eventos cruciais de Jesus.
Entre os evangelhos, o de Mateus vem apropriadamente antes de todos devido à
sua extensão e ao seu intimo relacionamento com o Antigo Testamento, que o
precede imediatamente. No livro de Atos dos Apóstolos, uma envolvente narrativa
do bem sucedido surgimento e expansão da Igreja na Palestina e daí por toda a
Síria, Ásia Menor, Macedônia, Grécia e até lugares distantes como Roma, na
Itália.
O livro de
Atos é a segunda divisão de uma obra em dois volumes, Lucas-Atos.) Bastam-nos
essas idéias quanto aos livros históricos do Novo Testamento.
As
epístolas e, finalmente, o livro de Apocalipse, explanam a significação
teológica da história da redenção, além de extraírem dai certas implicações
éticas. Entre as epístolas, as de Paulo ocupam o primeiro lugar e entre elas, a
ordem em que foram arranjadas segue primariamente a idéia da extensão
decrescente, levando-se em conta a grande exceção formada pelas Epístolas
Pastorais (I e II Timóteo e Tito), as quais antecedem a Filemom, a mais breve
das epístolas paulinas que chegaram até nós.
A mais
longa das epístolas não-paulinas, aos Hebreus (cujo autor nos é desconhecido),
aparece em seguida, depois da qual vêm as epístolas Católicas ou Gerais,
escritas por Tiago, Pedro, Judas e João.
E por fim,
temos o livro que lança os olhos para o futuro retorno de Cristo, o Apocalipse,
livro esse que leva o Novo Testamento a um mui apropriado climax.
O Novo
testamento é o livro mais vital o mundo. Seu tema supremo é o Senhor Jesus
Cristo. Seu objetivo supremo é a Salvação dos seres humanos. Seu projeto
supremo é o reinado final do Senhor Jesus num império sem limites e eterno.
Dentro do
estudo do Novo testamento estaremos observando as principais Doutrinas e
Teologia.
OS QUATRO
EVANGELHOS
Vamos
dirigir agora a nossa atenção aos quatro evangelhos. Uma coleção de registros
muito especial quando os examinamos coletivamente. Para começar, nos
encontramos perguntando: Por que há quatro evangelhos, especialmente
quando os três primeiro parecem abranger quase o mesmo assunto? Um só não seria
melhor?
Como
estamos tratando de escritos divinamente inspirados, a resposta final,
naturalmente, é que há quatro porque Deus assim quis: mas podemos acrescentar
que existem razões claras para Deus Ter feito isso.
Existem
quatro evangelhos em lugar de um, de modo a apresentar-nos um retrato de
Cristo. Os quatro Evangelhos têm cada um uma individualidade que não pode ser
anulada.
A unidade
do tema, somada à sua diversidade é que os torna tão interessantes à mente e
tão satisfatório ao coração.
Também
podemos explicar a necessidade dos quatro evangelhos facilmente pelo fato de
ter havido, nos tempos apostólicos, quatro classes representativas do povo:
Judeus, Romanos, Gregos e a Igreja.
Cada um
dos evangelistas escreveu para uma dessa classes, adaptando-se ao seu caráter,
às suas necessidades e ideais.
Livro
|
Povo
|
Revelação
|
Figura
|
|
|
|
|
Mateus
|
Judeus
|
O Filho
de Deus
|
Leão
|
Marcos
|
Romanos
|
O Servo
|
Boi
|
Lucas
|
Gregos
|
Filho do
homem
|
Rosto de
homem
|
João
|
Igreja
|
O
Salvador
|
Águia
|
Mateus Sabendo
que os Judeus esperavam pela vinda do Messias, prometido no Velho Testamento,
apresenta Jesus como o Messias o filho de Deus.
O leão era
o símbolo da tribo de Judá, a tribo real. Em Mateus nosso Senhor é
singularmente " o Leão da Tribo de Judá "
São João 3: 17 e eis que uma voz dos
céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Em Mateus,
o evangelho do Rei, vê-se nos primeiros capítulos o Rei dos Judeus e por Fim o
Rei soberano nos céus e na terra, enviando para exigir sua sujeição e
homenagem.
Marcos
Escreveu aos Romanos, um povo cujo ideal era o poder e o serviço, assim
Marcos descreveu Cristo o Servo fiel.
O boi é o
emblema do trabalho servil. Ele representava entre os antigos do oriente, o
trabalho paciente e produtivo. A ênfase do livro se encontra num Cristo ativo,
um Servo forte mas humilde.
Em Marco,
o evangelho do grande Servo de Deus, enfatizam-se os atos de Cristo, não as
Suas palavras, Marcos conta a lida incansável do Servo de Jeová.
Lucas Escreveu
a um povo culto, os Gregos, cujo objetivo era atingir a perfeição e assim
chegar a ser deus, assim Lucas apresenta Cristo como o Filho do homem, perfeito
em tudo e que chegou a ser Deus.
O homem é
símbolo de inteligência, razão, emoção, vontade, conhecimento, amor.
Lucas 5: 24 Ora, para que saibais que o
Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados (disse ao
paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.
Em Lucas,
o evangelho do Filho do homem, mostra-se o coração de Jesus em uma série de
manifestações de Sua compaixão, ternura e amor.
João João ao
escrever tinha em mente a Igreja, pois já fazia muitos anos que Cristo tinha
sido crucificado e as verdades do Evangelho estavam sendo esquecida, por isso
João, vendo as necessidades dos cristão de todas as nações apresenta as
verdades mais profundas do Evangelho.
João 4: 42 e diziam à mulher: Já não é
pela tua palavra que nós cremos; pois agora nós mesmos temos ouvido e sabemos
que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.
Em João, o
evangelho do Filho de Deus, vê-se como Jesus assemelha-se à natureza da águia
que voa e nos leva às alturas da Sua divindade eterna. É o livro que nos revela
o mistério de Ele ser com o Pai.
PARALELO
SIGNIFICATIVO
Ezequiel
1: 10 E a forma dos seus rostos era como o rosto de homem; e à mão direita
todos os quatro tinham o rosto de leão, e à mão esquerda todos os quatro tinham
o rosto de boi; e também tinham todos os quatro o rosto de águia;
O Leão
simboliza a soberania a força suprema, o homem a mais alta inteligência, o boi
o serviço, a águia o celestial o divino.
Os quatro
aspecto são necessários para transmitir toda a verdade. Como soberano Ele vem
para reinar e governar. Como servo vem para servir e sofrer. Como Filho do
Homem vem para participar e consolar. Como Filho de Deus vem para revelar e
remir.
Maravilhosa
fusão - soberania e humanidade; humildade e divindade.
OS
SINÓTICOS E JOÃO
Sinótico: Que tem
forma de sinopse; resumido. Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas cobrem
quase o mesmo terreno, apresentando apenas narrações dos fatos enquanto o
registro de João, além de Ter sido escrito mais tarde do que os demais, trata
em sua maior parte da matéria não mencionada por eles.
O
evangelho de João é obra de um teólogo, que apresenta Jesus como o Cristo, o
Filho de Deus.
AS
PRINCIPAIS DOUTRINAS
Estamos
apresentando as Doutrinas fundamentais contidas no Novo Testamento, através de
um simples esboço, o estudo mais profundo será apresentado quando da matéria
específica.
Doutrina
de Deus
João 7 16 - 17 Respondeu-lhes Jesus: A
minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a
vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo
A
Existência de Deus
A Natureza
de Deus
Os
Atributos de Deus
Doutrina
de Cristo
Mateus 1: 18 Ora, o nascimento de Jesus
Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se
ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo.
Natureza
de Cristo
Os Ofícios
de Cristo
A Obra de
Cristo
Doutrina
do Espírito Santo
Romanos 8: 11 E, se o Espírito daquele
que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos
ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais,
pelo seu Espírito que em vós habita.
A Natureza
do Espírito Santo
O Espírito
Santo no Antigo Testamento
O Espírito
Santo em Cristo
O Espírito
Santo no Cristão
Os Dons do
Espírito
Doutrina
dos Anjos
Hebreus 1: 13 - 14 Mas a qual dos anjos
disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por
escabelo de teus pés? Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para
servir a favor dos que hão de herdar a salvação?
Sua
Natureza
Sua
Classificação
Seu
caráter
Sua Obra
Reino das
trevas
Doutrina
do Homem
Mateus 19: 4 Respondeu-lhe Jesus: Não
tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher,
A Origem
do Homem
A Natureza
do Homem
A Imagem
de Deus no Homem
Doutrina
da Salvação
Romanos 3: 24 sendo justificados
gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
A Natureza
da Salvação
Justificação
Regeneração
Santificação
Doutrina
da Igreja
Atos 11: 22 Chegou a notícia destas
coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia;
A Natureza
da Igreja
A Fundação
da Igreja
As
Ordenanças da Igreja
A
Organização da Igreja
Doutrina
das Últimas Coisas
Mateus 24: 3 E estando ele sentado no
Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular,
dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda
e do fim do mundo.
Sinais da
Vinda de Jesus
Arrebatamento
da Igreja
Tribunal
de Cristo
Bodas do Cordeiro
Grande
tribulação
Milênio
Juízo do
Trono Branco
OS ENSINOS
DE JESUS
Os
ensinamentos de Jesus fora fundamentado nas Escrituras do Velho Testamento.
Mateus 4: 10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito:
Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Os ensinos
de Jesus Cristo revelam claramente que Ele era o Messias prometido. Seus
ensinamentos eram inspirados por Deus por isso estão ainda hoje vivos em nossa
memória.
Ele
apresentava-se diante do povo, usava linguagem do povo. Ele usava as figuras
conhecidas para ensinar as idéias corretas e desfazer as errôneas. O Centro dos
ensinamentos de Jesus Cristo era a fé. A fé ensinada por Jesus, opera gloriosos
resultados, vemos:
A Fé Opera Milagres Mateus 9:
2 E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Jesus, pois,
vendo-lhes a [fé], disse ao paralítico: Tem ânimo, filho; perdoados são os teus
pecados.
A Fé Promove Santificação Atos 26:
18 para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do
poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre
aqueles que são santificados pela fé em mim.
A Fé Revela as Qualidades Romanos 1:
8 Primeiramente dou graças ao meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos
vós, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.
A Fé Garante Salvação Romanos
3: 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele
seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus
A fé é
crer que Deus é fiel. Ela é a força que move a mão de Deus. A fé conduz o
indivíduo em perfeita relação com Deus.
Jesus
Cristo pregava o Evangelho do Reino, não um reino político ou material mas um
reino espiritual e futuro. Jesus enfatizava o aspecto escatológico. Nos Seus
ensinamento Jesus Cristo enfatizava que Sua morte e ressurreição era uma
necessidade para salvação do ser humano. Por várias ocasiões Jesus Cristo
ensinou esta Doutrina.
Lucas 19: 10 Porque o Filho do homem
veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Marcos 10: 33 dizendo: Eis que subimos a
Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos
escribas; e eles o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios;
João 11: 25 Declarou-lhe Jesus: Eu sou a
[ressurreição] e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
João 12: 47 E, se alguém ouvir as minhas
palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o
mundo, mas para salvar o mundo.
Jesus
ensinou que o homem na condição o seu destino é a perdição eterna. Mateus 16:
26.
TEOLOGIA
DO APÓSTOLO JOÃO
João filho
de Zebedeu e de Salomé, irmão menor de Tiago, foi um dos primeiros discípulos e
ser escolhido pelo Senhor e o último a morrer, humilde e simples, conhecido com
Apóstolo do Amor.
O centro,
a base, o alicerce da teologia de João é a pessoa de Cristo. Ele introduz sua
teologia apresentando três declarações que excedem o entendimento do ser
humano.
João
1: 1 - 2 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era
Deus. Ele estava no princípio com Deus.
Este
princípio é diferente de iniciar, começar, partida. Gênesis 1: 1 "No
princípio criou Deus os céus e a terra" .
Este
princípio é indefinido. É um tempo quando por um ato soberano Deus criou o
universo.
João
guiado pelo Espírito Santo nos conduz para além das eternidades passadas. Esta
teologia é chamada de Cristocêntrica, porque para o apóstolo, Cristo é tudo.
Não é uma teologia apenas da razão, é uma teologia do Espírito. A mensagem de
João mostra que Deus pode ser conhecido em Jesus Cristo.
João
16: 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a
toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que
tiver ouvido, e vos anunciará as
coisas vindouras.
TEOLOGIA
DO APÓSTOLO PEDRO
Pedro era
um homem modesto, simples, pescador e observador, sincero e por natureza
impulsivo, sempre falando, sempre ativo tomava a frente com
facilidade,violento, instável etç...
Pedro
dirigia-se aos cristãos dispersos pelas províncias da Ásia Menor, para
confortar os que fieis que sofrem as perseguições em muitos lugares.
Lucas 22:
31 - 33 Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como
trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando
te converteres, fortalece teus irmãos. Respondeu-lhe Pedro: Senhor, estou
pronto a ir contigo tanto para a prisão como para a morte.
Para
edificação dos novos convertidos não somente dos judeus mas, também, entre os
gentios. Para alertar aos cristãos sobre a falsas doutrinas que iam entrado nas
igrejas.
O Conceito
de Pedro sobre a Pessoa de Cristo
I Pedro 1:
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua
grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição
de Jesus Cristo dentre os mortos,
Jesus é
apresentado por Pedro como o Salvador cuja obra redentora foi consumada no
gólgota.
Jesus é considerado a Pedra Viva e Preciosa para os crentes, e pedra de
tropeço
para os incrédulos, conforme descrito no capítulo 2: 4 - 10 da primeira
epístola de Pedro. Jesus é o exemplo que devemos seguí-lo.
Jesus é
fiel para com os seus; Ele voltará para recompensar a seus servos, I Pedro 5: 1
- 11.
Muitos dos seus ensinos ele aprendeu diretamente de Jesus Cristo:
ENSINOS
DE JESUS
|
ENSINOS
DE PEDRO
|
Mateus
13: 17 Pois, em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram
ver o que vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram.
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I Pedro
1: 10 Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas
que profetizaram da graça que para vós era destinada
|
João21:
15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão,
filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu
sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos.
|
I Pedro
5: 2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente
segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade;
|
Lucas
22: 31 Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;
|
I Pedro
5: 8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo
como leão, e procurando a quem possa tragar;
|
TEOLOGIA
DO APÓSTOLO PAULO
Era da
tribo de Benjamim, nativo da cidade de Tarso, tinha cidadania romana como
direito de nascença, de família influencial, tinha herança judaica, grega e
romana. Sua natureza era profundamente religiosa. Era homem educado em toda
cultura secular.
No caminho
de Damasco, numa intervenção divina, o Senhor se revela a ele. Assim passa a
reconhecer que os cristão a quem perseguia pertenciam ao Senhor Jesus Cristo.
Houve uma transformação instantânea.
Tema
central de seus ensinamento é a Graça. Vejamos:
Efésios 2: 8 Porque pela graça sois
salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;
Romanos 3: 24 sendo justificados
gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
I Coríntios 15: 10 Mas pela graça de
Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito
mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo.
Efésios 3: 8 A mim, o mínimo de todos os
santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas
inescrutáveis de Cristo,
Paulo
apresenta a Graça como uma atitude de Deus para com o homem, Ef. 2:7; uma obra
em seu favor, tito 2: 11; um Dom concedido ao homem, Ef. 4: 7.
Gálatas 5: 16 Digo, porém: Andai pelo
Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.
Paulo ao
referir-se em " andai em espírito " que dizer que devemos usar nossas
qualidade para inclinar-se à Deus. No cristão a vida espiritual é o domínio das
inclinações da carne. É o viver consciente no Espírito.
Sua
teologia enfatiza o homem em seu estado completo. Corpo, Alma e Espírito.
I Tessalonicenses 5: 23 E o próprio Deus
de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam
plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus
Cristo.
II Pedro 2: 13 recebendo a paga da sua
injustiça; pois que tais homens têm prazer em deleites à luz do dia;
nódoas são eles e máculas, deleitando-se em suas dissimulações, quando se
banqueteiam convosco;
II Coríntios 2: 3 E escrevi isto mesmo,
para que, chegando, eu não tenha tristeza da parte dos que deveriam alegrar-me;
confiando em vós todos, que a minha alegria é a de todos vós.
I Tessalonicenses 1: 6 E vós vos
tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra em muita
tribulação, com gozo do Espírito Santo.
Hebreus 4: 12 Porque a palavra de Deus é
viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra
até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para
discernir os pensamentos e intenções do coração.
O Conceito
de Paulo sobre o Pecado
Romanos 5: 21 Para que, assim como o
pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela
justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
O pecado é
uma realidade e Paulo o apresenta como uma herança de Adão.
Romanos 5: 12 Portanto, assim como por
um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a
morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.
Adão fora
criado para viver eternamente e continuaria nesta condição se não houvesse
pecado. Toda a criação sofre por causa do pecado, este é universal e afeta toda
natureza e não somente o homem.
Romanos 8: 19 - 22 Porque a criação
aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. Porquanto a
criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que
a sujeitou, na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do
cativeiro da corrupção, para a
liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação,
conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora;
O Conceito
de Paulo sobre a Pessoa de Cristo
Cristo foi
o tema central da pregação de Paulo, a morte foi para que os nossos pecados
fossem apagados e consequentemente as nossas almas resgatadas e alcançarmos a
reconciliação com Deus.
No
ensinamento de Paulo abrange também a vinda do Senhor. Ele destaca essa vinda
em duas fases, para arrebatar a Igreja onde não será visto pelo mundo incrédulo
e Jesus vindo em glória para implantar o milênio aqui na terra esta vinda será
visível a todo olho:
Para
arrebatar a Igreja. I Cor. 15: 50 - 52; I Tes. 4: 16 - 17
Para
implantar o milênio. Mat. 24: 29 - 30,
II Tes. 1: 7
O Conceito
de Paulo sobre o Espírito Santo
A Ação do
espírito Santo no ministério do apóstolo era real. Paulo nos orienta a termos
uma vida totalmente voltada para a submissão ao Espírito Santo.
A
santificação, o crescimento na graça são fruto do viver no Espírito. O Espírito
Santo é Deus operando no aperfeiçoamento do Corpo de Cristo, a Igreja. A Igreja
aparece como corpo onde Cristo é a cabeça.
TEOLOGIA
NA EPÍSTOLA AOS HEBREUS
A
Superioridade de Cristo
A fim de
impedir seus leitores de retornarem ao judaísmo, o autor ressalta a superioridade
de Cristo, especialmente em relação a várias características do judaísmo
originadas do Antigo Testamento. O tema é a superioridade de Cristo, um tema
reiterado por toda a obra, mediante exortações para que seus leitores não
apostatassem da fé cristã.
Cristo é superior aos profetas do Antigo Testamento, o herdeiro do universo, o
criador, o reflexo exato da natureza divina, o sustentador da vida, o
purificador dos pecados, o Ser exaltado e, por conseguinte, a última e mais
excelente palavra de Deus ao homem (vide 1:1-3a).
Cristo
também é superior aos anjos, porque Cristo é o Filho divino e criador eterno,
mas os anjos são apenas servos e seres criados (vide l:3b - 2:18). Era mister
que Ele se tivesse tornado um ser humano a fim de estar qualificado como aquele
que, por Sua morte, pudesse elevar o homem.
Cristo é
superior a Arão e seus sucessores no ofício sumo sacerdotal. O autor da
epístola aos Hebreus primeiramente destaca dois pontos de semelhança entre os
sacerdotes arônicos e Jesus Cristo:
1- À
semelhança de Arão, Cristo foi divinamente nomeado ao sumo sacerdócio, e 2 - ao
compartilhar de nossa experiência humana, Cristo adquiriu por nós uma simpatia
pelo menos igual àquela de Arão.
Os itens
frisados da superioridade de Cristo sobre Arão são:
1 Cristo
se tornou sacerdote em virtude de um juramento divino, mas não assim com os
aronitas,
2 Cristo é
eterno, ao passo que os aronitas morriam e tinham de ser substituídos;
3 Cristo é
impecável, ao passo que os aronitas não o eram;
4 As
funções sacerdotais de Cristo envolvem as realidades celestiais, mas as dos
aronitas dizem respeito somente a símbolos terrrenos;
5 Cristo
ofereceu-se a Si mesmo voluntariamente como um sacrifício que jamais precisará
ser repetido, ao passo que as repetitivas ofertas de animais desmascaram a sua
ineficácia, pois animais inferiores não podem tirar os nossos pecados; e
6 O
próprio Antigo Testamento, escrito durante o período do sacerdócio arônico,
predizia que sobreviria uma nova aliança, que tornaria obsoleto ao antigo
pacto, segundo o qual funcionava o sacerdócio arônico.
Exortações
Finais
A epístola
aos Hebreus, encoraja os seus leitores a uma contínua perseverança, citando,
como exemplos, os heróis da fé do Antigo Testamento, e, finalmente, citando a
pessoa de Jesus como o mais extraordinário exemplo de paciente perseverança sob
os sofrimentos, após o que recebeu o seu galardão
Em
conclusão, o escritor sagrado exorta os seus leitores ao amor mútuo, à
hospitalidade (especialmente necessária naqueles dias, para os pregadores
itinerantes), à simpatia, ao uso saudável e moral do sexo, dentro do
matrimônio, evitar a avareza, à imitação dos líderes eclesiásticos, evitar os
ensinamentos distorcidos, à aceitação conformada diante da perseguição, às
ações de graças, à generosidade e à oração. Ler Hebreus 10:19 - 13.25.
TEOLOGIA
DE TIAGO
Tiago,
líder da Igreja de Jerusalém e irmão do Senhor Jesus Cristo e não o apóstolo.
Embora não fosse crente em Jesus, durante o ministério público do Senhor. Tiago
foi testemunha do Cristo ressurreto.
I
Coríntios 15: 5 - 7 que apareceu a Cefas, e depois aos doze; depois apareceu
a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas
alguns já dormiram; depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos.
A epístola
de Tiago é o livro prático do Novo Testamento, como Provérbios o é do Antigo.
De fato, suas declarações francas e concisas de verdades morais têm semelhança
notável com Provérbios.
Ela contém
muito poucas instruções doutrinárias; o seu propósito principal é pôr em relevo
o aspecto religioso da verdade.
Tiago
escreveu a certa classe de judeus cristãos na qual se manifestava uma tendência
de separar a fé das obras. Pretendiam ter a fé, mas existia entre eles
impaciência sob provação, contendas, acepção de pessoas, difamações e
mundanismo.
Tiago
explica que uma fé que não produz santidade de vida é coisa morta. Salienta a
necessidade de uma fé viva e eficaz para obter a perfeição cristã.
Não
há qualquer conflito entre a Teologia de Paulo e a de Tiago. Paulo falo do
aspecto espiritual e Tiago o prático. As obras para Tiago expressam a fé.
Efésios 2: 8 - 9 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não
vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.
Tiago 2:
14,17 Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver
obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Assim também a fé, se não tiver obras,
é morta em si mesma.
A epístola
de Tiago encontrou algumas dificuldades para adquirir lugar no cânom do Novo
Testamento. Vejamos:
1 A
brevidade da epístola, sua natureza prática e não doutrinária.
2 Fato de
Tiago não ser um dos Apóstolos.
3 A
incerteza da identidade de Tiago.
4 A
aparente contradição com a doutrina paulina da fé
TEOLOGIA
NA EPÍSTOLO DE JUDAS
Judas se
identifica como o irmão de Tiago. Dessa maneira, também era irmão de Jesus,
mas, por modéstia, descreveu a si mesmo como um " servo de Jesus Cristo
"
Judas
tinha tencionado escrever um tratado doutrinário, mas a infiltração da Igreja
por parte de falsos mestres o compelira a alterar a natureza de sua epístola
para uma exortação em defesa da verdade do evangelho.
Enfatiza a
fé e o Dom de Deus. O Espírito Santo como fonte de vida e poder para o crente,
e uma vida de santidade como dever de cada filho de Deus; e Cristo como juiz.
Judas 6 aos
anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação,
ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande
dia,
"
Anjos que caíram " Quem são estes personagens? Os anjos que pecaram com
Lúcifer. Estes encontraram-se em algemas eternas. O lugar preparado para o
Diabo e seus anjos.
A carta
foi escrita para exortar e animar os crentes a batalharem pela fé.
Lembrando-lhes os castigos recebidos pelos ímpios no passado.
Os abusos
no campo da fé serão castigados como ocorreu com os anjos que caíram. A
santificação do crente é um dever.
TEOLOGIA
NO APOCALIPSE
O
Apocalipse é uma mensagem que alcansa todos os tempos. Embora tenha uma
mensagem para o presente, o seu alcanse penetra até o estado eterno.
Os sete
candeeiros são as sete igrejas locais, mas com características futuras
sjmbolizam as Igrejas de todos os tempos. As sete estre1as são os sete anjos ou
mensageiros destas igrejas.
No termino
de cada mensagem as Igrejas há uma exortação da parte do Espírito Santo. Quem
tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas.
A
Pessoa de Cristo no Apocalipse
Jesus
depois de consumar sEu ministério terreno, apresenta-se nesta revelação como O
Rei do Universo, Juiz que executará a sua missão neste mundo e no reino
espiritual ma1dade. No reino das trevas de satanás.
A
humanidade sem Cristo, passara pelo vale escuro da tribulação. Os que lhe
pertencem sairão redimidos e viverão na Pátria Celestial, com Cristo por toda a
eternidade.
Jesus
Cristo em sua revelação entre as Igrejas e o envio de mensagens a estas
Igrejas, identifica - SE como o Príncipe dos reis da terra diante do qual todo
joe1ho se dobrara. O Primogênito dos mortos, a Fiel Testemunha e Àquele que nos
ama. Ele revela a grande tribulação que há de envo1ver a terra antes do
SEu reino milenar.
Ele revela
o estado eterno e a nova Jerusalém. Jesus é o Herdeiro do Trono conforme as
Escrituras. A vitória mencionada é incontestável.
A
Bíblia em seus primeiros capítulos fala-nos da criação do homem, da sua queda e
do pecado. Enquanto O Criador anunciava os castigos que deviam envolver Satanás
e o homem, prometeu um Redentor Vitorioso que restauraria todas as coisas. À
trajetoria do Apocalipse revela-nos a redenção e a gloria dos remidos.
Memorando:
Para:
JESUS (Filho de Jose e Maria)
Oficina de
Carpintaria
25922 -
Nazare - Judeia
Prezado
Rabi,
Obrigado
por enviar-nos o "Curriculum Vitae" dos doze homens que escolheu para
ocupar posições destaque e gerenciamento em sua nova empreitada.
Todos
já foram submetidos aos nossos testes. Marcamos, para cada um
deles,
entrevistas pessoais com o nosso psicólogo e com o encarregado dos testes
vocacionais, cujos resultados registramos em nossos computadores para eventuais
consultas futuras. Anexo, encaminhamos os perfis de nossos testes. Recomendamos
minucioso exame individual.
Como parte
de nossos serviços e para sua melhor orientação, tecemos alguns comentários
gerais, que resultam dos pareceres de nosso pessoal, da mesma forma que um
auditor faz declarações generalizadas sobre suas conclusões:
Nossa
equipe é de opinião que falta a maioria de seus escolhidos, experiência,
escolaridade e aptidão vocacional para o tipo de empreendimento a que o senhor
se propõe.
Acha
também que não possuem a desejável noção de equipe, para a execução da tarefa.
Todos
deixam a desejar no quesito "cuidados e aparência pessoal".
Recomendamos
que continue a procurar pessoas com experiência em gerenciamento e que
apresentem capacidade comprovada.
Simão
Pedro é emocionalmente instável, sujeito a explosões intempestivas.
André
não possui absolutamente nenhuma capacidade de liderança.
Os
dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu, colocam o interesse pessoal acima
da lealdade à empresa.
João
e uma pessoa excessivamente humilde, dificilmente conseguira demonstrar
autoridade sobre outras pessoas.
Sentimos
informar que Mateus faz parte da lista negra do Departamento de Negócios de
Jerusalém.
Tiago,
filho de Alfeu, bem como Tadeu, possuem, definitivamente, inclinações radicais.
Ambos atingiram uma elevada marca na escala maníaco - depressiva.
Tomé
demonstra uma atitude de duvida que poderia abalar o estado de espírito do
grupo.
Um
dos candidatos porem, demonstra um grande potencial. E um homem capacitado e
cheio de recursos. Tem facilidade de comunicação, mente aguçada para negócios,
bom transito entre pessoas de alta posição. E altamente motivado, ambicioso e
responsável. Recomendamos Judas Iscariotes como seu controlador e braço
direito.
Os
demais perfis são auto explanatorios.
Desejamos-lhe
sucesso em seu novo empreendimento.
Atenciosamente.
Consultoria
Geral Jordão
Departamento
de Recursos Humanos
26544
Jerusalém - Palestina
BIBLIOGRAFIA
Panorama do Novo Testamento, Robert
H. Gundry
Vida Nova
Através da Bíblia Livro por Livro,
Myer Pearlman
Vida
Conhecendo as Doutrinas da Bíblia,
Myer Pearlman
Vida
Teologia Sistemática, A. B. Langston
Juerp
Os Amigos de Jesus, E. Percy Ellis
CPAD
Manual da Escola Dominical, Antonio
gilberto
CPAD
Manual
Bíblico, Henry H. Halley
Vida Nova
Novo Comentário da Bíblia, F.
Davidson
Vida Nova
Pequena Enciclopédia Bíblica, O. S.
Boyer
IBAD
Examinai as Escrituras, J. Sidlow
baxter
Vida Nova
Email - jfkajo@uol.com.br
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