Por isso, vos
declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia
contra o Espírito não será perdoada. Se
alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso
perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso
perdoado, nem neste mundo nem no porvir. Mt 12.31 – 32
A Bíblia nos mostra
um pecado imperdoável, todos os pecados e blasfêmias serão perdoados, mas a
blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão. O que seria, porém, este
pecado? O que é blasfemar contra o Espírito Santo?
Este termo não é
muito usado hoje em dia e as Escrituras não parecem muito claras na explicação
do que significa esta expressão. Muitos teólogos e estudiosos da Palavra têm
dado a este termo algumas explicações.
Este pecado é
comentado pelos três evangelhos sinópticos (Mt 12.31 – 32; Mc 3.28 – 30; Lc
12.10). Só o evangelho de João que não comenta este pecado, porém, João, na sua
primeira epístola faz referência a um pecado que é para morte, e por esse não
devemos orar. “ Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para morte,
pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para
morte, e por esse não digo que rogue.” I Jo 5.16 . Alguns estudiosos dizem que
João está se referindo ao mesmo pecado citado nos evangelhos sinópticos, outros
dizem que não.
Há muitas opiniões a
respeito do que realmente significa este pecado, vamos estudas as mais
importantes:
1. Para alguns, este pecado só poderia ser
cometido pelos contemporâneos de Jesus durante seu ministério terreno. Os que
defendem esta opinião são Berkhof, Jerônimo e Crisóstomo.1
2. Outros acreditam que a blasfêmia contra o
Espírito Santo é a incredulidade . Sabemos que o Espírito Santo é aquele que
nos convence do pecado e nos leva ao arrependimento. Os adeptos desta corrente
afirmam que o Espírito Santo tem “batido na porta do coração” das pessoas, mas
elas são resistentes ao chamado Dele, e por não decidirem a seu favor, morrem
na incredulidade.
“… Hoje, se ouvirdes
a sua voz, não endureçais o vosso coração.” Hb 4.7b
“Homens de dura cerviz e incircuncisos de
coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram
vossos pais, também vós o fazeis.” At 7.51
3. Uma opinião mais moderna crê que a
blasfêmia contra o Espírito é se apostatar da fé . A carta aos Hebreus mostra
algumas pessoas que não são passíveis de arrependimento, portanto,
imperdoáveis. Essas pessoas, segundo esta doutrina, teriam caído da fé.
“4 É impossível, pois, que aqueles que uma vez
foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do
Espírito Santo, 5 e provaram a boa
palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, 6 e caíram, sim, é impossível outra vez
renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si
mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia.” Hb 6.4 – 6
O texto fala de
pessoas que foram iluminadas (só o Espírito pode iluminar uma pessoa), provaram
o dom celestial (só o Espírito dispensa dons) e se tornaram participantes do
Espírito Santo (tiveram uma experiência real com o Espírito), além de provarem
da Palavra de Deus e dos poderes celestiais (conhecedores das Escrituras e do
poder de Deus Mt 22.39).
O versículo 6 diz que
elas “caíram”, e seria impossível renová-las para arrependimento. Para este
versículo há duas interpretações mais comuns:
a) Uns dizem que é a apostasia e que isso
seria imperdoável, para estes, essa pessoa “perdeu a salvação”;
b) Outros dizem que sem a ação do Espírito
Santo a pessoa não conseguiria sozinha se arrepender e por isso não seria
perdoada, neste caso a culpa da falta de perdão não seria de Deus, que
perdoaria qualquer pecado, pois é rico em misericórdia, mas do próprio
individuo, que não conseguiria se arrepender por não ter a ação do Espírito que
o leva ao arrependimento.
4. Por fim, a opinião mais aceita entre os
teólogos e biblistas é a interpretação feita pelo contexto do texto. No texto
do termo “blasfêmia contra o Espírito Santo” existe um contexto imediato, Jesus
está libertando um endemoninhado de sua enfermidade, o homem passou a andar e
ver, pois era cego e mudo, e essa ação incontestável do Senhor é atribuída a
Belzebu , maioral dos demônios.
Então, lhe trouxeram
um endemoninhado, cego e mudo; e ele o curou, passando o mudo a falar e a ver.
E toda a multidão se admirava e dizia: É este, porventura, o Filho de Davi? Mas
os fariseus, ouvindo isto, murmuravam: Este não expele demônios senão pelo
poder de Belzebu, maioral dos demônios. Mt 12.22 – 24
Em verdade vos digo
que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que
proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão
para sempre, visto que é réu de pecado eterno. Isto, porque diziam: Está
possesso de um espírito imundo. Mc 3.28 – 30
Para esta corrente
teológica, blasfêmia contra o Espírito Santo é atribuir um ato notavelmente
feito pelo Senhor, a Satanás. Essa interpretação é amplamente aceita pela
maioria dos estudiosos, pois se baseia no contexto do que Jesus estava falando
naquele momento e do que estava acontecendo no contexto imediato. O versículo
30 de Marcos é claro em dizer que Jesus só falou aquilo, porque estavam falando
que Ele estava com demônios. Jesus responde a tudo isso dizendo que a casa
dividida não subsistirá, e que se ele fosse um demônio, seria demônio
expulsando demônio, isso não faria sentido algum.
Conclusão
Concluindo nosso
estudo, vimos que existem várias correntes teológicas a respeito do pecado
imperdoável, por via das dúvidas, não morra na incredulidade , deixe o Senhor
trabalhar no seu coração, nunca caia da fé , siga sempre vigilante sabendo que
em breve o Senhor virá e nunca atribua uma obra notável do Senhor a Satanás ,
reconheça Jesus em todos os seus feitos maravilhosos, pois a honra, a glória e
o louvor devem ser dadas somente Aquele que é digno de receber adoração.
Autor: Tarles Elias
Fonte
1BERKHOF , Louis.
Teologia Sistemática. São Paulo: Luz para o caminho publicações, p.254, 1996.
HARMATIOLOGIA ,
Faculdade Teológica Betesda, Editora Betesda, Mód. III, pág. 412.
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