Doutrina das Últimas Coisas
Em relação à volta do Senhor Jesus, a única unanimidade que
há entre os teólogos é que ela acontecerá. Nos demais aspectos, são várias
correntes defendidas. Cada um com sua teoria e opinião.
É praticamente impossível definir como será a volta do
Senhor e os demais acontecimentos dos últimos dias. São os mistérios do Senhor.
A seguir, transcrevo as principais correntes defendidas
pelos teólogos.
Os assuntos são:
I – A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
II – O ARREBATAMENTO DA IGREJA
III – A TRIBULAÇÃO
IV – O MILÊNIO
V – OS JUÍZOS FUTUROS
VI – AS RESSURREIÇÕES
I – A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
A. Posição Pós-milenista.
1- Significado:
A segunda vinda de Cristo se dará depois do milênio.
2- Ordem dos acontecimentos:
A parte final da Era da Igreja (i.e.. Os seus últimos mil
anos) é o Milênio, que será uma época de paz e abundância promovida pelos
esforços da igreja. Depois disso, Cristo virá. Seguir-se-á então uma
ressurreição generalizada, e depois desta um juízo geral e a eternidade.
3- Método de interpretação:
A interpretação pós-milenista é amplamente espiritualizada
no que tange a profecia. Apocalipse 20, todavia, será cumprido num reino
terreno, estabelecido pelos esforços da igreja.
B. Posição Amilenista
1- Significado:
A Segunda vinda de Cristo se dará no fim da época da igreja
e não existe um Milênio na Terra. Estritamente falando, os amilenistas crêem
que a presente condição dos justos no céu é o Milênio, e que não há ou haverá
um Milênio terrestre. Alguns amilenistas tratam a soberania de Cristo sobre os
corações dos crentes como se fosse o Milênio.
2- Ordem dos acontecimentos:
A Era da Igreja terminará num tempo de convulsão, Cristo
voltará, haverá ressurreição e juízo gerais e, depois, a eternidade.
3- Método de interpretação:
A interpretação amilenista espiritualiza as promessas feitas
a Israel como nação, dizendo que são cumpridas na Igreja. De acordo com esse
ponto de vista, Apocalipse 20 descreve a cena das almas nos céus durante o
período entre a primeira e a segunda vinda de Cristo.
C. Posição Pré-milenista.
1- Significado:
A segunda vinda de Cristo acontecerá antes do Milênio.
2- Ordem dos acontecimentos:
A Era da Igreja termina no tempo da Tribulação, Cristo volta
à Terra, estabelece e dirige seu reino por 1.000 anos, ocorrem a ressurreição e
o juízo dos não-salvos, e depois vem a eternidade.
3- Método de interpretação:
O pré-milenismo segue o método de interpretação normal,
literal, histórico-gramatical. Apocalipse 20 é entendido literalmente.
4- A questão do arrebatamento:
Entre os pré-milenistas não há unanimidade quanto ao tempo
em que vai ocorrer o arrebatamento.
II. O ARREBATAMENTO
A- A Ocasião do Arrebatamento:
Pós-milenistas e amilenistas vêem o arrebatamento da igreja
no final desta era e simultâneo com a segunda vinda de Cristo. Entre os
pré-milenistas, há vários pontos de vista.
1. Arrebatamento pré-tribulacional:
A- Significado:
O arrebatamento da Igreja (i.e., a vinda do Senhor nos ares
para os Seus santos) ocorrerá antes que comece o período de sete anos da
tribulação. Por isso, a Igreja não passará pela Tribulação, segundo este ponto
de vista.
B- Provas citadas:
-A promessa de ser guardada (fora) da hora da provação. (Ap
3.10)
-A remoção do aspecto de habitação no ministério do Espírito
Santo exige necessariamente a remoção dos crentes. (2Ts 2)
-A tribulação é um período de derramamento da ira de Deus,
da qual a Igreja já está isenta. (Ap 6.17, cf. 1Ts 1.10; 5.9)
-O arrebatamento só pode ser iminente se for
pré-tribulacional. (1Ts 5.6)
2. Arrebatamento mesotribulacional:
A- Significado:
O arrebatamento ocorrerá depois de transcorridos três anos e
meio do período da tribulação.
B- Provas citadas:
-A última trombeta de 1Co 15.52 é a sétima trombeta de Apocalipse
11.15, que soa na metade da tribulação.
-A Grande Tribulação é composta apenas dos últimos três anos
e meio da septuagésima semana da profecia de Daniel 9.24-27, e a promessa de
libertação da Igreja só se aplica a esse período. (Ap 11.2; 12.6)
-A ressurreição das duas testemunhas retrata o arrebatamento
da Igreja, e sua ressurreição ocorre na metade da tribulação. (Ap 11.3,11)
3. Arrebatamento pós-tribulacional:
A- Significado:
O arrebatamento acontecerá ao final da Tribulação. O
arrebatamento é distinto da segunda vinda, embora seja separado dela por um
pequeno intervalo de tempo. A igreja permanecerá na terra durante todo o
período da tribulação.
B- Provas citadas:
-O arrebatamento e a segunda vinda são descritos pelas
mesmas palavras.
-Preservação da ira significa proteção sobrenatural para os
crentes durante a tribulação, não libertação por ausência (assim como Israel
permaneceu no Egito durante as pragas, mas protegido de seus efeitos).
-Há santos na terra durante a tribulação. (Mt 24.22)
4. Arrebatamento parcial:
A- Significado:
Somente os crentes considerados dignos serão arrebatados
antes de a ira de Deus ser derramada sobre a terra; os que não tiverem sido
fiéis permanecerão na terra durante a tribulação.
B- Provas citadas:
-Versículos como Hebreus 9.28, que exigem vigilância e
preparo.
B- A Descrição do Arrebatamento:
1- Os textos:
1Ts 4.13-18; 1Co 15.51-57; Jo 14.1-3
2- Os acontecimentos:
-Descida de Cristo.
-A Ressurreição dos mortos em Cristo.
-A Transformação de corpos mortais para imortais dos crentes
vivos na ocasião.
-O encontro com Cristo nos ares para a subida ao céu.
III. A TRIBULAÇÃO
A- Sua Duração:
É a 70ª semana de Daniel e, portanto, durará sete anos (Dn
9.27). A metade desse período é apresentada pelas expressões “42 meses” e “1.260
dias” (Ap 11.2,3)
B- Sua Distinção:
(Mt 24.21; Ap 6.15-17)
C- Sua Descrição:
-Julgamento sobre o mundo. As três séries de juízos
descrevem esse julgamento (selos, Ap 6; trombeta, Ap 8-9; taças, Ap 16)
-Perseguição contra Israel. (Mt 24.9,22; Ap 12.17)
-Salvação de multidões (ap 7).
-Ascensão e domínio do anticristo (2Ts 2; Ap 13).
D- Seu Desfecho:
A tribulação terminará com a reunião das nações para a
batalha de Armagedom e com o retorno de Cristo à terra (Ap 19).
IV. O MILÊNIO:
A- Definição:
O Milênio é o período de 1000 anos em que Cristo reinará
sobre a terra, dando cumprimento às alianças abraâmica e davídica, bem como à
nova aliança.
B- Suas Designações:
O Milênio é chamado de “reino dos céus” (Mt 6.10), “reino de
Deus” (Lc 19.11), “reino de Cristo”
(Ap 11.15), a “regeneração” (Mt 19.28), “tempos de refrigério” (At 3.19) e o “mundo por vir” (Hb 2.5).
C- Seu Governo:
-Seu cabeça será Cristo (Ap 19.16)
-Seu caráter. Um reino espiritual que produzirá paz,
equidade, justiça, prosperidade e glória (Is 11.2-5).
-Sua capital será Jerusalém (2.3).
D- Sua Relação com satanás:
Durante este período satanás estará acorrentado, sendo
liberto ao seu final, para liderar uma revolta final contra Cristo (Ap 20).
Satanás será derrotado e lançado definitivamente no lago de fogo.
V. OS JUÍZOS FUTUROS
A- O Julgamento das Obras dos Crentes:
Tempo: Depois do arrebatamento da Igreja.
Lugar: No céu.
Juiz: Cristo.
Participantes: Todos os membros do Corpo de Cristo.
Base: Obras posteriores à salvação.
Resultado: Galardões ou perda de galardões.
Textos: 1Co 3.11-15; 2Co 15.10
B- O Julgamento das Nações (ou gentios):
Tempo: Na segunda vinda de Cristo.
Lugar: Vale de Josafá.
Juiz: Cristo.
Participantes: Os gentios vivos na época da volta de Cristo.
Base: Tratamento dos “irmãos” de Cristo, i.e., Israel.
Resultado: Os salvos entram no reino; os perdidos são
lançados no lago de fogo.
Textos: Mt 25.31-46; Jl 3.2
C- O Julgamento de Israel:
Tempo: Na segunda vinda de Cristo.
Lugar: Na terra, no “deserto dos povos” (Ez 20.35).
Juiz: Cristo.
Participantes: Judeus vivos ao tempo da segunda vinda de
Cristo.
Base: Aceitação do Messias.
Resultado: Os salvos entrarão no reino; os perdidos serão
lançados no lago de fogo.
Textos: Ez 20.33-38
D- O Julgamento dos Anjos Caídos:
Tempo: Provavelmente depois do milênio.
Lugar: Não especificado.
Juiz: Cristo e os crentes.
Participantes: Anjos caídos.
Base: Desobediência a Deus ao seguirem a satanás em sua
revolta.
Resultado: Lançados no lago de fogo.
Textos: Jd 6; 1Co 6.3
E- O Julgamento dos Mortos Não-Redimidos:
Tempo: Depois do Milênio.
Lugar: Perante o Grande Trono Branco.
Juiz: Cristo.
Participantes: Todos os não-salvos desde o principio da
humanidade.
Base: O que faz serem julgados é a rejeição da salvação em
Cristo, mas o fogo do juízo é a demonstração de que pelas próprias más obras
merecem a punição eterna.
Resultados: O lago de fogo.
Textos: Ap 20.11-15
VI. AS RESSURREIÇÕES
A- A Ressurreição dos Justos:
(Lc 14.14; Jo 5.28,29)
-Inclui os mortos em Cristo, que são ressuscitados no
arrebatamento da igreja (1Ts 4.16).
-Inclui os salvos durante os período da tribulação (Ap
20.4).
-Inclui os santos do A. T. (Dn 12.2 – Alguns crêem que serão
ressuscitados no arrebatamento; outros pensam que isso se dará na segunda
vinda). Todos estes são incluídos na primeira ressurreição.
B- A Ressurreição dos Ímpios:
Todos os não-salvos serão ressuscitados depois do milênio
para comparecerem perante o Grande Trono Branco e serem julgados (Ap 20.11-15).
Esta segunda ressurreição resulta na segunda morte para todos os envolvidos.
Extraído de “A Bíblia Anotada” Pg 1642-1644
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