CRISTO REVELADO NO LIVRO DE LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS

Nenhum comentário



CRISTO REVELADO NO LIVRO DE LAMENTAÇÕES

Este livro mostra quão fracas as pessoas se tornam quando estão sob a Lei e quão incapazes elas são de servir a Deus com suas próprias forças. Isso as leva até Cristo (Rm 8.3). Até mesmo nestes poemas, porém, lampejos de Cristo brilham. Ele é a nossa esperança (3.21, 24, 29); é a manifestação da misericórdia e da compaixão de Deus (3.22-23, 32); é nossa redenção e justificação (3.58-59).

Nos 52 capítulos do primeiro livro, Jeremias chora por causa das revelações proféticas que Deus estava lhe dando a respeito da iminente conquista babilônica.

O Livro de Jeremias termina com o profeta ainda na terra de Judá, depois que a maioria do povo tinha sido levado para o cativeiro.

As evidências históricas indicam que esse profeta foi para o Egito onde, segundo a tradição, ele foi martirizado.

Alguns estudiosos acreditam que Jeremias, anos mais tarde foi para a Babilônia onde pregou para o povo de Judá que tanto ele amava; e ainda outros acham que ele passou seus últimos dias em Judá.

O nome “Lamentações” é um ótimo título para esse livro. O “profeta chorão” continua chorando a conquista da terra e a deportação de parte da população que não foi massacrada, mas que foi levada cativa para uma terra distante.

Um dos problemas tratados em Lamentações, que também foi abordado pelos profetas Ezequiel e Daniel é o fato do povo não ter mais acesso ao templo.

Os judeus acreditavam que o templo era onde Deus estava e que a presença divina de fato habitava no lugar chamado Santo dos Santos, no interior do templo, em Jerusalém.

Muitos acreditavam: que era somente no templo que Deus se comunicava com os profetas. Por esse motivo o profeta Daniel, quando orava, voltava-se para Jerusalém.

Agora que o povo vivia na Babilônia, ficava a pergunta: onde estava Deus?

Para o povo, Jerusalém seria sempre a cidade de Deus e longe dela ele se sentia separado de sua cidade santa e do seu Deus Santo.

A Gruta de Jeremias

Jeremias escreveu o Livro de Lamentações numa gruta localizada em um monte.

Hoje existe um lugar no monte “Golgota” chamado “A gruta de Jeremias”.

Deus, em Sua divina providência, preparou que a gruta ou caverna de Jeremias fosse o monte do Calvário, onde Jesus Cristo morreu pelos pecados do mundo.

Veremos o significado dessa providência divina quando estudarmos a mensagem do Livro de Lamentações.

A Forma Literária do Livro de Lamentações

No aspecto literário, o Livro de Lamentações é uma obra prima de cinco poemas ou elegias, divididos em cinco capítulos.

Cada capítulo é um poema diferente e quatro deles são poemas acrósticos.

Nesses poemas acrósticos, o primeiro verso começa com a primeira letra do alfabeto; o segundo, com a segunda letra e assim por diante.

Mas, não só a forma dessa obra literária é bela, como também é inspirada sua mensagem, o que a fez conquistar um lugar na Palavra de Deus.

Essa mensagem inspirada se focaliza na tragédia da conquista pelos babilônios e o conseqüente cativeiro.

A mensagem é relatada graficamente e com grande emoção: “Que posso dizer a seu favor? Com que posso compará-la, ó cidade de Jerusalém? Com que posso assemelhá-la, a fim de trazer-lhe consolo, ó virgem, ó cidade de Sião? Sua ferida é tão profunda quanto o oceano; quem pode curá-la?” (Lamentações 2:13).

Jeremias faz uma descrição detalhada de Jerusalém depois do horror causado pela conquista do Império Babilônico.

Quando começamos a pensar que o livro só tem tristeza e desespero, Jeremias surpreende com uma linda profecia messiânica de esperança, assim como ele fez em seu livro anterior.

Você se lembra que Jó também fez a mesma coisa no auge do seu sofrimento? (Jó 19:25,26).

No terceiro capítulo de suas Lamentações, no mais profundo desespero, Jeremias recebe uma maravilhosa revelação profética:

“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor.“ (Lamentações 3:22-26).

A mensagem de esperança revelada a Jeremias foi essa: Deus nunca deixa de nos amar! Quando pecamos, Ele continua a nos amar.

Nenhum comentário

Postar um comentário