CRISTO REVELADO NO LIVRO DE JEREMIAS

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CRISTO REVELADO NO LIVRO DE JEREMIAS

        Através de sua ação e atitude, Jeremias retrata um estilo de vida similar ao de Cristo e, por esta razão, pode ser considerado um tipo de Cristo no AT. Ele demonstrou grande compaixão pelo seu povo e chorou por ele. Sofreu muito nas mãos do povo, mas o perdoou. Jeremias é uma das personalidades mais parecidas     com Cristo no AT.

      Diversas passagens de Jeremias são aludidas por Jesus em seu ensino: “é, pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos?” (7.11; Mt 21.13); “que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis” (5.21; Mc 8.18); “achareis descanso para a vossa alma” (6.16; Mt 11.29); “ovelhas perdidas foram o meu povo” (50.6; Mt 10.6).

Prenúncios: Jeremias 23:5-6 apresenta uma profecia da vinda do Messias, Jesus Cristo. O profeta O descreve como um Ramo da casa de Davi (v. 5; Mateus 1), o Rei que iria reinar com sabedoria e justiça (v. 5, Apocalipse 11:15). É Cristo quem vai finalmente ser reconhecido por Israel como seu Messias verdadeiro à medida que Ele oferece salvação aos Seus escolhidos (v. 6, Romanos 11:26).

O Livro de Jeremias é essencialmente uma mensagem de julgamento sobre Judá por sua idolatria desenfreada (Jeremias 7:30-34, 16:10-13, 22:9; 32:29; 44:2-3). Após a morte do rei Josias, o último rei justo, a nação de Judá tinha quase completamente abandonado a Deus e Seus mandamentos. Jeremias compara Judá a uma prostituta (Jeremias 2:20; 3:1-3). Deus havia prometido que julgaria idolatria mais severamente (Levítico 26:31-33, Deuteronômio 28:49-68) e Jeremias estava alertando Judá de que o julgamento de Deus estava próximo. Deus tinha libertado Judá da destruição em inúmeras ocasiões, mas a Sua misericórdia estava no fim. Jeremias registra o rei Nabucodonosor conquistando e dominando Judá (Jeremias 24:1). Depois de mais rebelião, Deus trouxe Nabucodonosor e os exércitos da Babilônia de volta para destruir e desolar Judá e Jerusalém (Jeremias capítulo 52). Mesmo no julgamento mais severo, Deus promete a restauração de Judá de volta à terra que Deus tinha lhe dado (Jeremias 29:10).

O profeta Jeremias tinha uma mensagem muito difícil de entregar. Jeremias amava Judá, mas ele amava a Deus muito mais. Por mais doloroso que tenha sido para Jeremias transmitir uma mensagem consistente de julgamento ao seu próprio povo, Jeremias foi obediente ao que Deus lhe disse para fazer e dizer. Jeremias esperou e orou pela misericórdia de Deus sobre Judá, mas também confiou que Deus era bom, justo e íntegro. Nós também devemos obedecer a Deus, mesmo quando for difícil, reconhecer a vontade de Deus como mais importante do que nossos próprios desejos, e confiar que Deus, em Sua infinita sabedoria e plano perfeito, vai causar o melhor para Seus filhos (Romanos 8:28).

VIDA      

            Jeremias nasceu por volta do ano 650 a.C. no vilarejo Anatot (distante 6 km de Jerusalém). É o profeta que apresenta mais detalhes sobre sua vida; a sua atividade profética fora muitas vezes confundida com a sua vida, diferentemente dos outros profetas. Jeremias não se limitou a transmitir somente a Palavra de Deus, transmitiu ao mesmo tempo a sua palavra, as suas dúvidas, inquietações e medos (1,6).

            O Profeta Jeremias era filho de Helcias (1,1), um dos sacerdotes residentes em Anatot. Àquele desenvolveu sua atividade profética no Reino de Judá.

II – AMBIENTAÇÃO HISTÓRICA 

         A vida do profeta abrange dois períodos muito distintos, períodos estes separados pelo ano de 609, data da morte do rei Josias. Os anos pregressos a 609 são marcados pelo otimismo da independência política, onde esta abre passagem para o progresso crescente e também para a reforma. Já os anos posteriores a 609, inauguram um rápido declínio; Judá se verá dominado, primeiro pelo Egito, depois pela Babilônia.       

            As autoridades e o próprio povo por não quererem obedecer a Yahweh, que fala pela boca do profeta, insistem nas injustiças sociais e na prática de uma nova corrupção religiosa. Dado isso, sucumbem no ano 586, quando na ocasião, Jerusalém é tomada pelos babilônios e o Reino de Judá desaparece categoricamente da história. O profetismo jeremisiano só é claramente compreensível a partir do entendimento destes dois períodos.

            Os monarcas que subiram ao trono de Judá nestes dois períodos são:

1. AMON (642-640);

2. JOSIAS (640-609);

3. JOACAZ (3 meses);

4. JOAQUIM (609-598);

5. SEDECIAS (597-586);

6. JECONIAS (3 meses).

III – ATIVIDADE PROFÉTICA

            Jeremias recebe o seu chamado profético no ano 13 do reinado de Josias; parece que na ocasião era muito jovem ((1,4-10). O seu ministério profético consistia em “arrancar e destruir, exterminar e demolir, construir e plantar” (1,10).

            Durante o segundo monarca posterior a Josias, ou seja, durante o reinado de seu filho Joaquim (609-597) reinaugura-se uma política tirânica e uma reintrodução de formas idolátricas, que haviam sido abolidas na reforma religiosa. Durante este período, Jeremias aplica-se à denúncia dura contra: O ESQUECIMENTO DE DEUS E DA SUA PALAVRA; O FALSO CULTO; A FALSA SEGURANÇA RELIGIOSA; IDOLATRIA (BAAL E MOLOC); AS INJUSTIÇAS SOCIAIS; O PODER DO DINHEIRO E AS FALSAS SEGURANÇAS HUMANAS. Segundo Jeremias, os principais culpados de tais pecados e do distanciamento do povo de Deus são: AS PESSOAS IMPORTANTES; O REI; OS FALSOS PROFETAS E OS SACERDOTES.

JEREMIAS COMPARADO A CRISTO

[Mateus 16.13-20]

Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: -- Quem os outros dizem que o Filho do homem é?

Eles responderam: -- Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas [do passado que ressuscitou] (cf. Lucas 9.19).

E vocês? -- perguntou ele. --Quem vocês dizem que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Respondeu Jesus: Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. (18) E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. (19) Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus.  Então advertiu a seus discípulos que não contassem a ninguém que ele era o Cristo. (Mateus 16.13-20)

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