CRISTO REVELADO NO
LIVRO DE JEREMIAS
Através de sua ação e atitude, Jeremias
retrata um estilo de vida similar ao de Cristo e, por esta razão, pode ser
considerado um tipo de Cristo no AT. Ele demonstrou grande compaixão pelo seu
povo e chorou por ele. Sofreu muito nas mãos do povo, mas o perdoou. Jeremias é
uma das personalidades mais parecidas
com Cristo no AT.
Diversas passagens de Jeremias são aludidas
por Jesus em seu ensino: “é, pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma
caverna de salteadores aos vossos olhos?” (7.11; Mt 21.13); “que tendes olhos e
não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis” (5.21; Mc 8.18); “achareis descanso
para a vossa alma” (6.16; Mt 11.29); “ovelhas perdidas foram o meu povo” (50.6;
Mt 10.6).
Prenúncios: Jeremias
23:5-6 apresenta uma profecia da vinda do Messias, Jesus Cristo. O profeta O
descreve como um Ramo da casa de Davi (v. 5; Mateus 1), o Rei que iria reinar
com sabedoria e justiça (v. 5, Apocalipse 11:15). É Cristo quem vai finalmente
ser reconhecido por Israel como seu Messias verdadeiro à medida que Ele oferece
salvação aos Seus escolhidos (v. 6, Romanos 11:26).
O Livro de Jeremias é
essencialmente uma mensagem de julgamento sobre Judá por sua idolatria
desenfreada (Jeremias 7:30-34, 16:10-13, 22:9; 32:29; 44:2-3). Após a morte do
rei Josias, o último rei justo, a nação de Judá tinha quase completamente
abandonado a Deus e Seus mandamentos. Jeremias compara Judá a uma prostituta
(Jeremias 2:20; 3:1-3). Deus havia prometido que julgaria idolatria mais
severamente (Levítico 26:31-33, Deuteronômio 28:49-68) e Jeremias estava
alertando Judá de que o julgamento de Deus estava próximo. Deus tinha libertado
Judá da destruição em inúmeras ocasiões, mas a Sua misericórdia estava no fim.
Jeremias registra o rei Nabucodonosor conquistando e dominando Judá (Jeremias
24:1). Depois de mais rebelião, Deus trouxe Nabucodonosor e os exércitos da
Babilônia de volta para destruir e desolar Judá e Jerusalém (Jeremias capítulo
52). Mesmo no julgamento mais severo, Deus promete a restauração de Judá de
volta à terra que Deus tinha lhe dado (Jeremias 29:10).
O profeta Jeremias
tinha uma mensagem muito difícil de entregar. Jeremias amava Judá, mas ele
amava a Deus muito mais. Por mais doloroso que tenha sido para Jeremias
transmitir uma mensagem consistente de julgamento ao seu próprio povo, Jeremias
foi obediente ao que Deus lhe disse para fazer e dizer. Jeremias esperou e orou
pela misericórdia de Deus sobre Judá, mas também confiou que Deus era bom,
justo e íntegro. Nós também devemos obedecer a Deus, mesmo quando for difícil,
reconhecer a vontade de Deus como mais importante do que nossos próprios
desejos, e confiar que Deus, em Sua infinita sabedoria e plano perfeito, vai
causar o melhor para Seus filhos (Romanos 8:28).
VIDA
Jeremias nasceu por volta do ano
650 a.C. no vilarejo Anatot (distante 6 km de Jerusalém). É o profeta que
apresenta mais detalhes sobre sua vida; a sua atividade profética fora muitas
vezes confundida com a sua vida, diferentemente dos outros profetas. Jeremias
não se limitou a transmitir somente a Palavra de Deus, transmitiu ao mesmo
tempo a sua palavra, as suas dúvidas, inquietações e medos (1,6).
O Profeta Jeremias era filho de
Helcias (1,1), um dos sacerdotes residentes em Anatot. Àquele desenvolveu sua
atividade profética no Reino de Judá.
II – AMBIENTAÇÃO
HISTÓRICA
A vida do profeta abrange dois
períodos muito distintos, períodos estes separados pelo ano de 609, data da
morte do rei Josias. Os anos pregressos a 609 são marcados pelo otimismo da
independência política, onde esta abre passagem para o progresso crescente e
também para a reforma. Já os anos posteriores a 609, inauguram um rápido
declínio; Judá se verá dominado, primeiro pelo Egito, depois pela
Babilônia.
As autoridades e o próprio povo por
não quererem obedecer a Yahweh, que fala pela boca do profeta, insistem nas
injustiças sociais e na prática de uma nova corrupção religiosa. Dado isso,
sucumbem no ano 586, quando na ocasião, Jerusalém é tomada pelos babilônios e o
Reino de Judá desaparece categoricamente da história. O profetismo jeremisiano
só é claramente compreensível a partir do entendimento destes dois períodos.
Os monarcas que subiram ao trono de
Judá nestes dois períodos são:
1. AMON (642-640);
2. JOSIAS (640-609);
3. JOACAZ (3 meses);
4. JOAQUIM (609-598);
5. SEDECIAS
(597-586);
6. JECONIAS (3
meses).
III – ATIVIDADE
PROFÉTICA
Jeremias recebe o seu chamado
profético no ano 13 do reinado de Josias; parece que na ocasião era muito jovem
((1,4-10). O seu ministério profético consistia em “arrancar e destruir,
exterminar e demolir, construir e plantar” (1,10).
Durante o segundo monarca posterior
a Josias, ou seja, durante o reinado de seu filho Joaquim (609-597)
reinaugura-se uma política tirânica e uma reintrodução de formas idolátricas,
que haviam sido abolidas na reforma religiosa. Durante este período, Jeremias
aplica-se à denúncia dura contra: O ESQUECIMENTO DE DEUS E DA SUA PALAVRA; O
FALSO CULTO; A FALSA SEGURANÇA RELIGIOSA; IDOLATRIA (BAAL E MOLOC); AS
INJUSTIÇAS SOCIAIS; O PODER DO DINHEIRO E AS FALSAS SEGURANÇAS HUMANAS. Segundo
Jeremias, os principais culpados de tais pecados e do distanciamento do povo de
Deus são: AS PESSOAS IMPORTANTES; O REI; OS FALSOS PROFETAS E OS SACERDOTES.
JEREMIAS COMPARADO A
CRISTO
[Mateus 16.13-20]
Chegando Jesus à
região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: -- Quem os outros
dizem que o Filho do homem é?
Eles responderam: --
Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um
dos profetas [do passado que ressuscitou] (cf. Lucas 9.19).
E vocês? -- perguntou
ele. --Quem vocês dizem que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o
Filho do Deus vivo.
Respondeu Jesus: Feliz
é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou
sangue, mas por meu Pai que está nos céus. (18) E eu lhe digo que você é Pedro,
e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão
vencê-la. (19) Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na
terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido
desligado nos céus. Então advertiu a
seus discípulos que não contassem a ninguém que ele era o Cristo. (Mateus
16.13-20)
Nenhum comentário
Postar um comentário