Apostila de Escatologia parte 2



PARTE 2

APOSTILA DE ESCATOLOGIA



6. -->> DIAS [Arrebatamento+1 até Aliança-1]: Perplexidade E Caos;
    144.000 Varões Judeus Virgens, São Convertidos e começam a pregar através de todo o mundo



Hélio de Menezes Silva, começando em 2011 e concluindo em 22.01.2018
(Membro da IBBF – Soledade, PB)





Este é um intervalo de tempo de transição que haverá entre o Arrebatamento e o (real) início da 70-SD (início que ocorrerá no dia da aliança do Anticristo).


(Que há este período de transição (entre o Arrebatamento e o início da 70-SD) não é 100% certo, não está explicitado na Bíblia, mas é muito provável, pois é difícil imaginarmos que, 1 segundo depois do Arrebatamento, o Anticristo já terá sido manifestado e tomado o poder, e assine a aliança! E sempre houve pequena transição entre uma dispensação e seu juízo. Por exemplo:
- Entre Adão pecar e ser julgado, houve um certo tempo (segundos? minutos? horas?) em que ele, angustiado, reconheceu a medonhês de seu ato, viu que estava nu, sentiu vergonha - remorso - dor - arrependimento, tentou cobrir-se com roupas que fez de folhas da figueira, tentou se esconder de Deus, tentou tirar a culpa de cima de si e jogar sobre outra pessoa ou mesmo sobre Deus. Este tempo não mais era da Dispensação da Inocência, mas ainda não era o tempo do julgamento por Deus do fracasso do homem, menos ainda já era o tempo da Dispensação da Consciência.
- Também entre a Dispensação da Consciência e a do Governo Humano houve uma transição de 370 dias em que Noé esteve na arca, durante o dilúvio mundial.
- Reflita sobre outros tempos de transição (transição correspondente ao julgamento do fracasso do homem) entre cada par de dispensações consecutivas, e reflita também sobre intervalo de tempo entre o fim de uma dispensação e o início do julgamento.

Reflita bem: Que perplexidade, terror, revolta, tremenda confusão, caos sem precedentes (em intensidade e em amplitude) sobre toda a terra, depois e em consequência do Arrebatamento!!!
)


6.1. Eventos Entre O Arrebatamento E A Aliança De 7 Anos Com Muitas Nações


a) Muitos (falsos cristos) VIRÃO NO NOME DO CRISTO Mt 24:5
    "Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos." (Mt 24:5 ACF)

b) TODOS os não arrebatados, mas que antes haviam ouvido e entendido algo do verdadeiro evangelho do verdadeiro Cristo da Bíblia (sem realmente crerem nem receberem o que entenderam, sem real e biblicamente crerem e receberem o Cristo da Bíblia, antes rejeitando-O ou postergando-O [dizendo "sim, mas num outro dia"] ou apenas fingindo crer), fatal e definitivamente crerão em O Anticristo e o receberão como se fosse o verdadeiro Cristo! 2Ts 2:9-12. Não haverá como os tais escaparem, não terão escapatória depois do Arrebatamento. Para todo o sempre, eles não terão nenhuma possibilidade de entender, se arrepender e crer no Verdadeiro!
    "9 A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, 10 E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. 11 E por isso DEUS LHES ENVIARÁ A OPERAÇÃO DO ERRO, PARA QUE CREIAM A MENTIRA; 12 Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade." (2Ts 2:9-12 ACF)

Sobre o parágrafo acima, deixem-nos repetir, para esclarecimento de uma dúvida que muitos têm ao nos ouvir:
Não estamos dizendo que absolutamente ninguém poderá ser salvo na 70-SD (além dos 144.000). Somente dissemos que quem, nesta atual dispensação, a das igrejas locais, ouviu (de um amigo crente evangelizando pessoalmente, ou de um pregador ao ar livre ou numa igreja) o evangelho bíblico, e o entendeu claramente, mas, por carnalidade e amor a alguma pessoa ou coisa ou pecado, de caso pensado cuspiu no chamado de Deus e de caso pensado o rejeitou ou de caso pensado disse "noutra ocasião, talvez", este, depois do Arrebatamento dos salvos, será inevitável e definitivamente fascinado pelo anticristo e jamais terá nenhuma chance de ser salvo. Isto fica claro em
2Ts 2:9-12, leiamos e dobremo-nos a esta Escritura "DEUS LHES ENVIARÁ A OPERAÇÃO DO ERRO, PARA QUE CREIAM A MENTIRA".
Mas, com júbilo de gratidão, reconhecemos que incontáveis milhões de pessoas que, antes do Arrebatamento, nunca foram instruídos e instados sobre o Cristo verdadeiro (o da Bíblia) e do evangelho realmente bíblico, de uma tal maneira que compreendessem, esses poderão ser salvos, se realmente creram de todo coração e alma e espirito e entendimento, e fazemos a observação de que, na 70-SD, terão que evidenciar que creram verdadeiramente no Cristo verdadeiro da Bíblia verdadeira, e terão que evidenciar isso por perseverarem até o fim, preferindo sofrer indizíveis torturas e serem mortos e verem todos seus filhos sofrerem o mesmo, a aceitarem pôr a marca ou número ou nome de O Anticristo sobre a pele de suas testa ou mão direita. É assim que serão salvos muitos milhares de índios e esquimós e aborígenes hoje não alcançados, muitos milhões de muçulmanos e hindus hoje não alcançados, muitos milhões de comunistas sem evangelho, e até mesmo alguns brasileiros (ricos ou pobres) pelas mais desprezadas favelas e longínquos sertões e inacessíveis mansões, etc. Brasileiros que nunca ouviram o verdadeiro Evangelho do verdadeiro Cristo lhes ser pregado de modo que pudessem entender.

c) 144.000 judeus virgens e irrepreensíveis são convertidos por Deus, e (mesmo que só mencionados bem depois em Ap 7; e mesmo ainda não selados, o que só ocorrerá entre os dias [1260 e 2369], ver prova no nosso capítulo 15) começam a pregar o Evangelho do Reinar através de todo o mundo. Ap 7:4-8; 14:1-5.
    "4 E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de ISRAEL. ...." (Ap 7:1,4-8 ACF)
    "1 E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai. ...4 Estes são os que NÃO ESTÃO CONTAMINADOS COM MULHERES; porque são VIRGENS. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá ... 5 E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus." (Ap 14:1-5 ACF)

Praticamente todos os livros e artigos sobre Escatologia que li em minha vida colocam a salvação e começo do corajosíssimo e poderosíssimo ministério dos 144.000 já dentro da 70-SD. Muitos pensam que as 2 testemunhas operam do dia 1 ao 1260 (depois mostraremos que estão errados: operam do dia 1260 ao 2520, porque Cristo volta à terra logo depois deles serem mortos e ressuscitados) e pensam que os 144.000 foram salvos por intermédio da pregação das 2 testemunhas (mas não há prova nenhuma disso) e operam a partir do dia 1260 até ao 2520, o argumento sendo que tais 144.000 aparecem entre as aberturas do 6º e o 7º selo, mas tal argumento não tem peso, pois esquece que todo capítulo de Ap 7 é um dos 7 parênteses do livro, os quais são independentes da ordem sequencial vizinha e ninguém sabe determinar o exato tempo de nenhum desses parênteses. Reveja Cap. 2.1.

Até rigorosa prova em contrário, eu me inclino à posição de que tais 144.000 judeus virgens têm que ter sido convertidos antes do dia 1 da 70-SD (o dia da assinatura da aliança), senão aceitariam O Anticristo, como todos os demais israelitas (Jo 5:43 + Ap 13:1-4 + 2Ts 2:9-11).
    Jo 5:43 Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis. ACF2007
    Ap 13:1-4 ... 3 E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta. 4 E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem [é] semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? ACF2007
   
2Ts 2:9-11 9 A [esse] cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, 10 E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. 11 E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; ACF2007


6.2. Fatos Sobre Os 144.000


- Nenhuma mentira ou falsidade será encontrada em suas bocas Ap 14:5;
- São chamados de "escravos", de "Seus escravos, os profetas", e de "varões- escravos de Deus" Ap 6:11;7:3;10:7;19:2;
- Somente depois deles serem selados sobre suas as testas é que os quatro anjos serão autorizados a ferir a terra Ap 7:3;
- Serão apresentados a Deus como as primícias da Grande Tribulação Ap 14:4 (pergunto: "primícias" apenas significa que outros serão salvos? ou que outros serão salvos e também selados, depois deles?)
- Serão virgens Ap 14:4;
- Estarão seguindo Jesus aonde quer que Ele vá Ap 14:1,4 (pergunto: seguindo durante todo o Milênio? Durante toda a eternidade?);
- Serão contados, ao contrário da multidão incontável (que terá sido salva através da pregação deles e das 2 Testemunhas), multidão incontável salva durante a 70-SD e que dela conseguirá sair ainda viva Ap 7:5-8,9,14;
- Terão um cântico (de louvor ao Cordeiro) exclusivo deles e que ninguém mais conseguirá aprender Ap 14:1,3;
- Durante toda a 70-SD + Milênio + eternidade serão vistos os nomes do Pai e do Filho escritos sobre suas testas Ap 14:1; 22:3,4 (pergunto: por toda eternidade, nós, os outros salvos, também teremos o nome do Filho escrito sobre nossas testas?);
- Os 144.000 serão judeus literais, descendentes biológicos de Abraão.


6.3. Por Que A Tribo De Dã Não Foi Escolhida Para Os 144.000?


Ap 7:5-8
5) Da tribo de Judá, havia doze mil selados; ... 6) ... da tribo de MANASSÉS, doze mil selados; ... 8) ... ; da tribo de JOSÉ, doze mil selados; ...
V.4 diz que os144.000 são de todas as tribos dos filhos de Israel. Depois, uma lista atribui 12.000 a cada uma das 12 tribos de Israel (inclusive Levi e Manassés (filho de José)), exceto Dã, e, atenção, exclui o nome de Efraim (o 2º dos 2 filhos de José, mas que recebeu primazia na profecia do avô Israel) para, em seu lugar, surpreendentemente incluir o nome de seu pai José, que não era contado como tribo nem tinha território com esse nome, uma vez que seus 2 filhos tinham virado tribos e recebido territórios com seus nomes.
Como precedente da exclusão da tribo de Dã da lista (a honra de pregar o Evangelho com todo poder e coragem, até o martírio) de Ap 7:5-8, ela também foi deixada fora das genealogias de 1Crônicas capítulos 1-9 ! É possível que ambas exclusões decorreram do fato que ela sempre se excedeu cada vez mais na mais grosseira idolatria, decaindo ao ponto de tomar ídolos pela espada, para os adorar Jz 18:14-31 ! Dela foi a 1ª, a mais grosseira, a mais contaminante, a mais duradora idolatria organizada, que continuou "até o dia do cativeiro da terra" Jz 18:30 sob os Assírios, em 722 a.C., quase 500 anos depois de Jz 18. A tradição diz que Dã foi a 1ª tribo a seguir Jeroboão em idolatria.
Mas haverá muitos salvos de Dã que entrarão no Milênio e na eternidade futura! Ez 48:1; Rm 11:26.


6.4. Por Que A Tribo De Efraim Participará Com 12.000 Dos 144.000, Sendo Contada Sob O Nome "José"?


José teve 2 filhos homens, Manassés (o primogênito natural) e Efraim Gn 48:1. Jacó, pai de José, pouco antes de morrer abençoou e profetizou sobre Manassés e Efraim, e, conscientemente, colocou Efraim em posição superior a Manassés. Ademais, Jacó deu a esses seus 2 netos status de filhos quanto herança de terras Gn 48:5. Assim, depois, na partilha da terra prometida, a "casa de José" teve porção dobrada em relação às outras tribos, pois teve o privilégio de receber 2 das 12 partições ("casa de José" ou "família de José" são terminologias mais usadas e preferidas sobre "tribo de José", pois foram formadas 2 tribos, em 2 territórios, cada com o nome de um seu filho, não o de José.). Ora, uma vez que Manassés (explicitamente mencionada) é uma das 2 tribos descendentes de José, então "a tribo de José" mencionada em Ap 7:5-8 como totalmente distinta e disjunta da de Manassés (explicitamente mencionada), acredito que *TEM* que se se referir somente e totalmente à tribo de Efraim. Para mim, basta Ap 7:5-8 para me ensinar que Efraim, sendo a principal tribo da casa de José, às vezes é chamada pelo nome de "José". Não preciso de nenhuma outra explicação nem outro texto da Bíblia, este me basta. Mas deixe-me tentar tornar mais claro porque minha mente foi assim convencida

Reexplicação 1: Quando Deus fez escrever "a tribo de José", parece forçoso que significa apenas a principal (Efraim) das 2 tribos descendentes de José, pois, se assim não for, temos somente 2 alternativas, e ambas levam a contradições: se "José" no v. 8 apenas significa José, e isto, por herança, engloba seus 2 filhos equitativamente, então Manassés tem 12.000 judeus selados, em v. 6, mais 6.000 decorrentes do v. 8, totalizando 18.000 selados, e Efraim tem apenas os 6.000 selados decorrentes do v. 8, e isso é absurda, inexplicável desigualdade que não combina com o contexto; complementarmente, se "José" no v. 8 apenas significa José, e isto não se transfere por herança a nenhuma das tribos de seus filhos, então José tem 12.000 selados que não provêm de nenhum de seus filhos (isso não faz nenhum sentido), e Manassés tem 12.000 decorrentes do v.6, e Efraim tem 0 selados, tudo isso sendo muito absurdo.

Reexplicação 2: Bem, como vimos em http://solascriptura-tt.org/Ide/QueEhInterpretacaoLiteralGramaticalAutoridadeSoAasEscrituras-Helio.htm e semelhantes, quando uma interpretação literal de uma palavra, e que é a 1ª interpretação da lista de um dicionário comum (não teológico, que pode ser tendencioso), não tem a menor das menores possibilidades de ser adotada, porque chocantemente viola sem o menor remédio uma verdade indisputada, firmissimamente estabelecida pelo contexto imediato, ou por dezenas de versos claros e explícitos da Bíblia, ou pelo indisputado bom senso, então, muitas vezes, guiados pelo Espírito Santo, podemos encontrar solução na 2ª ou 3ª interpretação da lista do dicionário comum (não teológico, que pode ser tendencioso), ou no uso de figura de linguagem (muito diferente de louca alegoria sem nenhuma justificativa bíblica concreta), uma figura que seja legítima gramaticalmente, e tal figura de linguagem é usualmente explicada pela própria Bíblia.
Por exemplo, em "Eu sou a porta" (Jo 10:7), "porta" deve ser tomada como "1. abertura na parede de tijolos, servindo para entrada ou saída de um recinto, ou esquadria de madeira ou ferro que a fecha?" Não. Ou deve ser tomado como "2. Uma pessoa, meio ou processo para se conseguir algum tipo de prêmio, livramento ou vitória?" Sim.
Sob esse prisma de figuras de linguagem, analisemos Ap 7:5-8. Se tomarmos "José" como uma tribo literalmente, temos vários problemas: 1) Na lista de Ap 7:5-8, cada tribo é disjunta de todas as outras, isto é, se um Abner for da tribo de Benjamim, não será contado em nenhuma outra tribo. Mas se um Maquir, contado como da tribo de Manassés, também for contado na tribo de José, pai deste, isto gerará gravíssimo problema. Isto é, se interpretarmos José como uma tribo que abrange todos os descendentes dele, isto gerará uma grave confusão; e se interpretarmos José como uma tribo que abrange somente os seus descendentes através de Manassés, isto também gerará uma grave confusão. Somente não haverá problema se interpretarmos José como uma tribo que abrange somente os seus descendentes através de Efraim.
Esta última interpretação harmoniza-se perfeitamente com uma figura de linguagem chamada de "totum pro parte", aparentada com sinédoque (ver http://solascriptura-tt.org/Ide/Hermeneutica-Souza-Santana.htm), mas é especializada para se usar o nome de um todo abrangente para significar somente uma sua parte.
Um exemplo: "todos os mortais gostam de um bom poema", onde "mortais", em geral incluindo plantas e animais, aqui se entende que significa apenas seres humanos.
Outro exemplo: "América e Brasil são amigos", onde "América, em geral abrangendo todos os países das 3 Américas (inclusive Brasil), aqui se entende que significa apenas o país "Estados Unidos da América".
Portanto, como único modo de se evitar os gravíssimos problemas descritos, a figura de linguagem chamada de "totum pro parte" nos permite tomar o totum "José" como se referindo à parte "Efraim".

Em conclusão, a única solução que vejo para sermos tão literais quando possível, mas evitarmos os problemas acima analisados, é considerar que, em Ap 7:8, a palavra "José" (o universo total) aqui significa apenas a principal das 2 tribos que dele saíram: Efraim.
Se alguém tiver uma melhor solução o máximo possível "literalmente-literalista" (onde judeu significa descendente biológico de Israel, 12.000 significa 12 mil, virgem significa virgem, etc.) que resolva todos os problemas acima, por favor ma envie, muito bem explicada.


6.5. Os 144.000 Pregarão A Boa-Nova Do Reinar, Ou A Boa-Nova Da Graça?


A Boa-Nova [a Boa-Nova] do Reinar é diferente da Boa Nova da Graça da "Dispensação das Igrejas Locais", no fato que a Boa Nova do Reinar anuncia, basicamente: "O REI [não é dito Salvador] está voltando, para destruir Seus inimigos e reinar.
Ó descrente, arrepende-te e crê, senão perecerás.
E tu, que já creste, pela tua fé verdadeira viverás, as obras não salvam, mas deves e irás PERSEVERAR com toda paciência,
depois exultarás, quer tenhas sido morto ou não, pois Ele reinará sobre a terra, e com e para Ele também reinarás sobre a terra.
"

Até a 69ª Semana de Daniel (terminada do domingo antes da crucificação), foi a mensagem mais pregada por João (o submersor) e por Jesus (embora Ele e Seus discípulos também pregassem a Boa-Nova da Graça!), e será a única mensagem pregada na 70-SD.

A Boa-Nova da Graça basicamente diz: "O SALVADOR [não é dito Rei] está à porta e quer te salvar. Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
Ó descrente, crê e serás salvo.
Ó crente, exulta na tua salvação, no teu Salvador, e que é ELE quem garante que infalivelmente TE PRESERVARÁ salvo
[em Jo 10:28-30 e outras muitas dezenas de versos Deus ensina que a nossa salvação é impossível de ser perdida e desfeita].
") Na dispensação só das igrejas locais (entre a cruz e o Arrebatamento) a Boa-Nova da Graça é a única mensagem a ser pregada.)

 

7. -->> DIA [1] da 70-SD: É Firmada Aliança De 7 Anos, De O Anticristo Com Muitos, O Que Permite O Início Da Reconstrução Do Templo, Para Sacrifícios


(este será o 3º Templo na História de Israel)


Hélio de Menezes Silva, começando em 2011 e concluindo em 22.01.2018
(Membro da IBBF – Soledade, PB)





 

7.0. A Aliança Que Marca O Minuto Zero, Inicial, Da 70-SD



O Anticristo firma uma aliança de 7 anos com muitos [por que tantos pensam que a aliança é [só] com Israel?... Talvez nem seja assinada por Israel.] (dia 1 da 70-SD), de modo que o início da reconstrução do Templo de Jerusalém é permitido, para que Israel possa voltar a fazer diários sacrifícios e oblações (este será o 3º Templo na História de Israel) Dn 9:27.a
    "24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Mais Santo de todos. 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. 26 E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe {O Anticristo}, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. 27 E ele {O Anticristo} firmará ALIANÇA com MUITOS por UMA SEMANA; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador." (Dn 9:24-27 ACF)
O 3o Templo é referido em Dn 8:11-12; 9:27; 11:31; 12:11; Mt 24:15; 2Ts 2:4-5.

Mas o átrio, que está fora do 3º Templo, é dado aos gentios. Ap 11:1-2
    "1 ¶ E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram. 2 E DEIXA O ÁTRIO QUE ESTÁ FORA DO TEMPLO, E NÃO O MEÇAS; PORQUE FOI DADO ÀS NAÇÕES {*}, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses {**}." (Ap 11:1-2 ACF) {* O átrio exterior era o enorme pátio externo ao Templo 2Cr 7:7, a que tinham acesso todos os israelitas, só eles. Durante os 3,5 anos = 42 meses da 1ª metade da 70-SD estarão os muçulmanos e a mesquita Al-Aqsa no átrio exterior?} {** Durante mais 3,5 anos = 42 meses da 2ª metade da 70-SD estará o Anticristo pisoteando Jerusalém e todo o complexo do 3º Templo?}

Começa o período da 1ª metade da 70ª Semana de Daniel, estendendo-se aos dias [1 a 1259], com duração de 3,5 anos = 42 meses = 1260 dias caracterizados por falsas paz, segurança, união, e prosperidade:

Israel de bom grado cederá todas as suas armas e defesas a O Anticristo, pois a Rússia a verá totalmente indefesa Ez 38:11 "E dirás: Subirei contra a terra das aldeias não muradas; virei contra os que estão em repouso, que habitam seguros; todos eles habitam sem muro, e não têm ferrolhos nem portas; (LTT)"
Muito provavelmente, todas as nações descendentes do Império Romano (na Europa, Oriente Médio, Américas, etc.) também entregarão todas as suas armas a O Anticristo, darão todas as suas forças armadas a ele, e haverá uma aparente e enganadora "paz perfeita" sobre todo o mundo, com promessa- expectativa de "prosperidade perfeita" 1Ts 5:3;
    "Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão." (1Ts 5:3 ACF)

A falsa religião que dará sustentação a O Anticristo será tão sutil e enganadora que terá total poder de completamente enganar a todos, até mesmo os crentes, e só não enganará a estes porque Deus impedira. Haverá falsos cristos e falsos profetas; enormes, maravilhosos, espantosos, inescapavelmente fascinantes e enganadores milagres + sinais + prodígios (particularmente por mão de O Anticristo) Mt 24:24;
    "Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e FARÃO TÃO GRANDES SINAIS E PRODÍGIOS QUE, SE POSSÍVEL FORA, ENGANARIAM ATÉ OS ESCOLHIDOS." (Mt 24:24 ACF)

(Hoje e sempre não podemos confiar nem mesmo em nossos próprios olhos e ouvidos! Os mais sinceros e fortes sentimentos de nossos corações poderão nos enganar! Só podemos confiar na Palavra de Deus, somente ela e Ele são infalíveis. Estejamos sempre vigilantes e testemos tudo! Testemos pela Bíblia.)

Israel aceitará O Anticristo como se este fosse seu verdadeiro, prometido e esperado Messias Jo 5:43;
    "Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; SE OUTRO VIER EM SEU PRÓPRIO NOME, A ESSE ACEITAREIS." (João 5:43 ACF)

A partir de Dn cap.7 e Ap 13:1-2, vemos que O Anticristo será o supremo ditador sobre todos os países descendentes daqueles absorvidos dentro do antigo Império Romano (seu símbolo é a cruel águia) (quer na Europa, nas 3 Américas, no Continente Australiano, ou nas costas da África e da Ásia Oriental). Muitos escritores também pensam que o Anticristo também será o ditador sobre outros países que hoje são considerados da "cristandade", mas foram parte dos antigos impérios babilônico (terrível em guerra, leão), medo-persa (lento - e- devastador, urso) e greco-macedônico (rápido- e- feroz, bronze);
    "... 23 Disse assim: O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços. ..." (Dn 7:23 ACF)
    "1 ¶ E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia. 2 E a besta que vi era semelhante ao
leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio." (Ap 13:1-2 ACF)

Em todos esses países acima, somente será permitida uma única religião organizada, dominando e montada sobre (e carregada por) o poder político- econômico- militar da 1ª besta, O Anticristo, o qual, inicialmente, servirá à religião organizada (ver Babilônia Religiosa, seções 7.2. (dia 1); 16.7); Apocalipse 17:1-6
    "... 3 E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres. ...." (Ap 17:1-6 ACF)

Todos os homens e mulheres que, na atual dispensação das igrejas locais, ouviram o verdadeiro evangelho e o entenderam, mas não o creram, ao contrário, recusaram o Cristo, inescapavelmente receberão e estarão para sempre com O Anticristo, após o Arrebatamento! 2Ts 2:9-12 (ver seção 6.1., acima). Não mais poderão entender e crer e ser salvos, não mais poderão escapar do Lago de Fogo!


7.1. Resumo Sobre O Anticristo (a 1ª Besta) (se quiser, salte isto, depois será detalhado)


O Anticristo (= 1ª besta) é um homem, literalmente (tanto assim que é lançado vivo no Lago de Fogo). Um homem que intentará imitar e tomar o lugar do Cristo, será entronizado como o mais absoluto ditador sobre todos os unificados países descendentes do Império Romano (na Europa, nas 3 Américas, Austrália-Oceania e alguns países costeiros na África e Ásia Oriental), e intentará matar todos os crentes e totalmente destruir Israel e Deus. De início é um líder político- militar cuja nacionalidade pode ser vista, simultaneamente, como sendo:

(a) nacionalidade de gentio descendente (mesmo que indiretamente) de algum país ao redor do Mar Mediterrâneo Ap 13:1, ou seja, nacionalidade de romano ou de país descendente do Império Romano (na Europa, nas 3 Américas, Austrália-Oceania e alguns países costeiros na África e Ásia Oriental) Dn 9:26-27;
    "E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do MAR {*} uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia." (Ap 13:1 ACF) {* "Mar" é associado com gentios, tal como "terra" é associada com Israel. "Mar" também dá a ideia de ser filho direto (ou descendente indireto) de um país ao redor do Mar Mediterrâneo, que pertenceu ao Império Romano}
    "E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir {*}, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações." (Dn 9:26 ACF) {* Jerusalém e o 2º Templo foram destruídas por um exército de Roma, formado por soldados de países por ela dominados e sob o comando do romano general Tito, no ano 70 dC. O povo desse exército é o mesmo povo de O Anticristo que há de vir. Portanto, este, de certo modo, pode ser considerado descendente de Roma, como Tito, ou descendente de algum dos países do Império Romano, como os soldados (isto inclui as Américas, o Oriente Médio, etc.)}
e
(b) nacionalidade de israelita Dn 11:37; Jo 5:43 (alguns pensam que da tribo de Dã, motivo para ela não ser mencionada quanto aos 144.000; achamos mais plausível que da tribo de Judá, de onde a profecia diz que viria o Messias, isso facilitaria o falso messias enganar a todos; mas talvez os israelitas de hoje considerem irrelevante essa questão de tribo, pois poucos podem garantir que são de uma tribo definida).
    "E ele não terá respeito ao Deus de seus pais {*}, nem terá respeito ao amor das mulheres, nem a deus algum, porque sobre tudo se engrandecerá." (Dn 11:37 ACF) {* Embora isto possa indicar que O Anticristo vem de genitores considerados da "CRISTANDADE", mas ele não respeitará o Deus triúno dos seus pais (em particular o Cristo, nosso Senhor e Deus), com mais força Dn 11:37 parece indicar que, de algum modo, O Anticristo vem de genitores israelitas mas não respeitará o Deus de seus pais, Jeová. (Mas Jeová e Jesus são um só, ver http://solascriptura-tt.org/Cristologia/JesusEhJeova-GKoukl.htm )}
    "Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis." (João 5:43 ACF) {* Uma vez que os judeus aceitarão O Anticristo como se fosse o Messias, isto parece indicar que, de alguma forma, O Anticristo poderá ser considerado judeu, isto é, um israelita da tribo de Judá}


Nomes para o Anticristo, na Bíblia:
- O pequeno chifre Dn 7:8; 8:9. Ainda é futuro, somente virá na 70-SD Mt 24:15-29; Dn 8:11; 9:27; 11:31;12:1;
- O príncipe que virá Dn 9:26-27. Surgirá do antigo império (o romano) que destruiu Jerusalém em 70 d.C.;
- A abominação da desolação Mt 24:15; Dn 11:31; 12:11, referindo-se à colocação da sua imagem no 3º Templo judaico na metade da 70-SD;
- O homem do pecado 2Ts 2:3, porque ele é a culminação do pecado e rebelião do homem contra Deus;
- O filho da perdição 2Ts 2:3, porque ele passará a eternidade no lago de fogo Ap 19:20; 20:10;
- O desprezador de [toda a] lei (ou iníquo) 2Ts 2:8, porque ele é a culminação do pecado e rebelião do homem contra Deus;
- O Anticristo 1Jo 2:18. "Anti" significa que "se opõe" ao verdadeiro Cristo e também que "se propôs passar como se fosse Ele" e "tomar Seu lugar" nos corações e no 3º Templo;
- A (1ª) besta Ap 13:1; 19:20, porque seu caráter é o de uma fera feroz e destruidora.

Tipos do Anticristo no Antigo Testamento:
- Caim - ódio assassino à semente escolhida Gn 4:5-14; Jd 1:11; 1Jo 3:12;
- Nimrode - criação das idólatras e blasfemas Babilônia e torre de Babel Gn 10,11;
- Faraó - opressão ao povo de Deus Ex 1:8-22;
- Coré - rebelião contra o homem (Moisés) ordenado por Deus Núm 16:1-3; Jd 1:11;
- Balaão - tentativa de amaldiçoar Israel Núm 23, 24; 2Pe 2:15; Jd 1:11;
- Absalão - tentativa de roubar o trono de Davi 2Sm 15:1-6;
- Nabucodonosor - pela sua estátua de ouro que ele exigia que as nações adorassem Dn 3:1-7;
- Hamã - trama para exterminar os judeus Et 3;
- Antíoco Epifânio - idólatra profanação e contaminação do 2º Templo Dn 11:21-35.

Desde o dia 1 e por toda 70-SD, O Anticristo fará poderosíssimos sinais que enganarão a [quase] todos, sendo ele aceito como o Messias prometido. Será entronizado como o mais absoluto ditador de todos os tempos, sobre todos os unificados países descendentes do Império Romano, recebendo todo o poder de Satanás 2Ts 2:9; Ap 13:2b; Dn 8:24. Também receberá todo o apoio da Babilônia Religiosa Ap 17: ...,2-4,...,9 através dos reis que ela domina Ap 17:18.
    "A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira," (2Ts 2:9 ACF)
    "E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e
o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio." (Ap 13:2 ACF)
    "E
se fortalecerá o seu poder, mas não pela sua própria força; e destruirá maravilhosamente, e prosperará, e fará o que lhe aprouver; e destruirá os poderosos e o povo santo." (Dn 8:24 ACF)
    "1 ¶ E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação d
a grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; 2 Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição. 3 E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres. 4 E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição; 5 E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. 6 E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. ... 9 Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. ... 12 E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta. 13 Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta. ... 18 E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra." (Ap 17:1-9,12-13,18 ACF)

Deus determinou um tempo em que começará a permitir o Anticristo começar a fazer sua plena, horrenda obra, e profetiza isso pela profecia sobre Antíoco Epifânio na qualidade de tipo de O Anticristo Dn 11:29,35,36
29 No tempo determinado tornará a vir em direção do Sul; mas não [será] como foi na primeira vez nem como na última vez. ... 35 E alguns dos entendidos cairão, para serem provados, serem purificados, e serem embranquecidos, até ao fim do tempo , porque [será] ainda para o tempo determinado. 36 E este rei fará conforme a sua vontade, e exaltar-se-á, e engrandecer-se-á sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas, e prosperará, até que a ira se complete; porque aquilo que [está] determinado [será] feito. LTT

Note 2 coisas em 2Ts 2:7
"Porque o mistério do desprezo- às- leis já efetivamente- opera:
somente
[] Aquele que [o está] detendo agora, até que, para- fora- d[o] meio, seja Ele tirado." (entendemos que "Aquele" é o Espírito Santo que habita nos verdadeiros crentes e está, presentemente, pondo empecilhos aoS (vários, menores, preliminares) anticristoS, mas, depois de arrebatados todos os crentes dentre as igrejas, deixará que o (grande) mistério do desprezo- às- leis plenamente prospere na 70-SD.)

Outros capítulos deste livro sobre O Anticristo:
Cap. 8. (vitorioso conquistador),
Caps. 11+12 (exaltado e assassinado),
Cap. 13. ("ressuscitado" e adorado),
Cap. 16. (destrói reis do Sul e do Norte),
Cap. 17. (reunião de todos exércitos do mundo, em Armagedom);
Cap. 20. (atacam Israel; são exterminados em Bozra/Petra)


7.2. Resumo Sobre A Babilônia Religiosa (se quiser, salte isto, depois será detalhado)


A Babilônia Religiosa (= a Grande Prostituta = a Mulher de Escarlata = "Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra" = "a cidade (a sede do gigantesco sistema) de 7 colinas que reina sobre a terra")

é o maldito sistema religioso, é a poderosíssima religião organizada (em forte hierarquia) que inchará, engolirá e juntará em uma só todas as denominações da "cristandade não arrebatada" de todas as nações direta ou indiretamente descendentes do antigo Império Romano (toda a Europa, as 3 Américas, a Oceania, partes do Sul da África, talvez pequenas partes da Ásia), tornando-se a única religião permitida (melhor dizendo, imposta), sob pena de morte. Extremamente poderosa, com mão de ferro ela perseguirá e derramará muito pavor e sangue, somente não conseguindo se impor como a única e mundial religião porque não será a das nações que pertenceram à União de Repúblicas Socialistas Soviéticas [URSS], nem a das nações dos Reis provenientes- de- junto- do Oriente, nem a das nações da Rainha do Sul [Muçulmanos].
Tal maldito sistema religioso ocidental unificado estará a serviço do diabo e de O Anticristo. Como religião, ela reinará sozinha por toda a 1ª metade da 70-SD Ap 17:1-3. O Anticristo (Ap 17:3) a apoiará e dará a impressão de ser dominado por ela, mas apenas a estará usando. Ela dará todo o seu poder e suporte a ele, através de dominar e controlar todos os reis e poderes dos países descendentes do Império Romano (Ap 17:18), forçando-os a dar todo seu suporte propulsionando O Anticristo e o 4º império mundial que tornou à vida (Ap 17:12-13).

Fortemente acreditamos que Babilônia Religiosa é o sanguinário e prostituto Catolicismo Romano, é Roma das 7 colinas, é o Vaticano (Ap 17:2-4,9), o qual usará, dominará e engolirá:

a) a sua 1ª grande filha, que saiu procedente dela (o Catolicismo Grego-Oriental);
b) todas as suas filhas que saíram procedentes dela na Reforma, particularmente aquelas que já estão, hoje, totalmente apostatadas e rastejando de volta a ela;
c) todos os Batistas (organizados hierarquicamente) que querem ter começado na Reforma e que hoje estão mais apostados e rastejando para a esfera da Reforma para, de lá, rastejarem de volta a Roma;
d) todas as muitas religiões que se submeterão a ela nos países descendentes do Império Romano (na Europa, nas 3 Américas, Austrália-Oceania e alguns países costeiros na África e Ásia Oriental).


Acreditamos que a Babilônia Religiosa pregará, durante toda a 1ª metade da 70-SD, o mais amplo ecumenismo (sob a supremacia dela, claro); pregará que toda e qualquer variante de religião é boa e aceitável, desde que se deixe completamente dominar por ela; pregará que O Anticristo é quem é o verdadeiro Messias do Deus Jeová, mas que o Deus da Bíblia é basicamente o mesmo deus de todas as religiões, de modo que Jesus foi somente mais um Maitreya/ Avatar ("encarnação da suprema divindade") entre muitos (pelo menos 153) seus pares igualmente divinos tais como Orfeu, Buda, Maomé, Krishna, etc., O Anticristo sendo o verdadeiro, supremo e definitivo Maitreya/ Avatar.

Muitos pastores reformados (e [pseudo-] batistas (reformados) pensam que o Romanismo já teve muita coisa muito boa até mais ou menos o século 13, e foi uma pena que não tenha atendido aos pedidos de Lutero em 1517 e de outros reformadores, se tivesse atendido e voltado 300 anos atrás não teria havido a separação, etc. Todos esses pastores reformados (e [pseudo-] batistas (reformados), saudosos do poder da "grande Igreja una e universal", depois de não terem sido arrebatados empurrarão suas denominações de volta à Babilônia Religiosa. Tudo que saiu da "grande Igreja una, universal e romana", e que dela tem saudades, aos seus braços abertos voltará.

<<dizem "acreditamos que Roma (o catolicismo) já foi totalmente o verdadeiro e puro cristianismo, apenas se deturpou um pouquinho por um pouquinho de tempo, e poderia e deveria ter aceito os rogos de Lutero e ter voltado à pureza que antes tivera. Se essa volta à pureza ainda vier a ocorrer no catolicismo, então todos nós poderemos muito alegremente voltar ao catolicismo>>

Todos os religiosos não salvos que reconhecem que saíram de Roma, a ela voltarão. Aliás, este retorno já começou, e isso não é de hoje. Leia:



1. ... [Isso] começou mesmo durante os dias dos apóstolos, quando algumas igrejas estavam cometendo fornicação espiritual com o mundo Tg 4 4 ... 2Tm 4:10 ... Ap 2:14, 20 ...

2. A "igreja" prostituta já está tomando forma ... através de:
[a] o movimento [que enfaticamente busca] unidade [entre todos os que professam Cristo] ... Dizem-nos que unidade é mais importante do que [toda e qualquer] doutrina ... que não devemos julgar outros cristãos, ao contrário, devemos nos juntar a eles em comunhão e ministério ... que as diferentes denominações são como sorvete. Há muitos diferentes sabores do cristianismo - católico romano, anglicano, episcopal, luterano, [presbiteriano], metodista, pentecostal, carismático, evangélico, batista, igreja de Cristo, etc. - mas não temos o [menor] direito de dizer que apenas um deles está certo e [todos] os outros estão errados ... mas a Bíblia nos ensina a lutar com fervor por uma única fé-doutrina: aquela que foi revelada durante os dias dos apóstolos Jd 1:3. Paulo ensinou que não devemos aceitar nem sequer uma doutrina diferente, e esta é a mais estreita abordagem para pureza doutrinária que se pode conceber 1Tm 1:3. Devemos nos SEPARAR daqueles que ensinam doutrinas diferentes Rm 16:17.
[b] a Música de Adoração Contemporânea. Esta música combina as coisas de Cristo com a música das festas do mundo. A filosofia do rock cristão é uma filosofia de Balaão/Jezabel. Música Cristã Contemporânea [MCC] cria um apetite pelas coisas do mundo. Constrói pontes para o mundo e para a apostasia, para que as igrejas que a usem corrompam-se em doutrina e prática. Existe uma estreita associação entre música de adoração contemporânea e a Igreja Católica Romana. 1Co 15:33 adverte que as más comunicações- por- companhia corrompem os bons costumes da vida cristã.
[c] ... o evangelho social, a "construção do reino", a filosofia do positivo (não fale sobre coisas "negativas" nem controversas), a oração contemplativa, e a heresia [que ensina que há] doutrinas "não essenciais." ...

3. A "igreja" prostituta terá sua forma final [somente] após o Arrebatamento. ...
- Em Ap 2-3 [vemos] uma apostasia que começou pequena nos dias dos apóstolos (fato significado pela igreja de Éfeso perdendo seu primeiro amor Ap 2:4-5) e que cresce através dos séculos até que a maioria das igrejas são apóstatas (fato significado pela igreja de Laodicéia, Ap 3 15-17.
- Em Ap 4, as igrejas verdadeiras são retiradas do mundo para a sala do trono do céu, para estarem com Cristo. Assim como João foi chamado ao céu em Ap 4:1, então todos os crentes do Novo Testamento são chamados para o céu no Arrebatamento 1Ts 4:15-17. Veja a promessa de Jesus à Igreja de Filadélfia Ap 3:10-11. Esta igreja significa as [poucas] igrejas verdadeiras que ainda existirão no final da dispensação. Elas são fracas [em número, tamanho e finanças], mas guardam- preservam- obedecem a Palavra de Deus Ap 3:8.
- Em Ap 6, os julgamentos começam a cair sobre o mundo dos incrédulos por sete anos. Durante este tempo, o anticristo chegará ao poder e a "igreja" prostituta reinará com ele por um breve período de tempo.

4. Considere as características da "igreja" prostituta de Ap 17:
"O Mistério, a Babilônia", descende da antiga Babilônia Ap 17:5. A "igreja" prostituta apóstata descende da falsa religião estabelecida em Babel ... Gn 10:8-10; 11:1-9. Babilônia é "a mãe das prostitutas e abominações da terra" Ap 17:5 ... A torre de Babel foi um [enorme, horrível] ato de idolatria [e rebeldia]. Foi o início de [todas] as religiões de mistério que eventualmente permearam o mundo. ... a humanidade unida contra o Criador e as suas leis sagradas ... a adoração de si mesmo, que se baseia na antiga mentira de Satanás ... "sereis como deusES" Gn 3:5. A cabeça deste reino sombrio é chamado "o deus deste mundo" 2Co 4:4 e "o príncipe do poder do ar" Ef 2:2. A religião babilônica espalhou-se por toda a terra. Torres de idolatria ... dedicadas ao culto do sol, da lua e das estrelas ... à Deusa- Mãe ... A Igreja Católica Romana é um Babilonismo [disfarçado] de cristandade. O papado, a missa, a mariolatria, o rosário, o sacerdócio - todos estes foram tomados emprestados das religiões idólatras da Babilônia. ... Na Bíblia, Maria nunca é chamada de Rainha do Céu, Mãe de Deus ... As imagens da deusa Isis e seu bebê Horus foram os modelos para a Madonna e sua criancinha- de- colo ...

5. [o] Mistério [a] Babilônia: A Babilônia (Mistério):

a) é cheia de blasfêmia. Ap 17:3. ....
[títulos blasfemadores:] "Santo padre", "Sua Santidade", "o Vigário [Substituto] de Cristo"....
A missa de Roma é blasfema ...
O "nascimento sem pecado de Maria", a sua assunção corporal no céu, a sua coroação como rainha dos céus, a sua intercessão pelos pecadores ... [Imagem] representando Maria sentada com Jesus no Seu trono e sendo coroada por Ele como Rainha dos Céus. ..."Maria, a Rainha da Paz" ... [Imagem de Maria] pendurada na cruz com Jesus [corredentora]! ... [Imagem de Maria] sentada na arca de Deus e cercada por anjos [a] adorando. ...
A blasfêmia ... está se espalhando por todo o cristianismo ... misturando as coisas sagradas de Cristo com a música das festas profanas deste mundo. ...ímpias canções de rock nos cultos da igreja ... "Estrada-expressa para o Inferno" pela vil banda de rock AC / DC ... "Simpatia pelo Diabo" pelos Rolling Stones ...
[diz o novo cristianismo] que [agora!] Deus [festivamente] aceita [como norma] a homossexualidade que antes considerava ser perversão moral ...

b) é vestida de púrpura e escarlate ...
Ap 17: 4... descreve exatamente como os bispos, arcebispos, cardeais e papas estão vestidos até mesmo no [presente] dia. ... impressionantes catedrais, [suntuosos] robes fluidos, rituais, velas e incenso, roupas caras.
Muitas das igrejas [que se chamam de "evangélicas"] emergentes estão adotando velas, incenso, iluminação em penumbra, música ambiente, labirintos, ícones, oração em estações [locais] sucessivas, arte, dança, meditação, [repetitivos] cantos de refrãos [como mantras], e oração contemplativa. ...

c) é imoral.
Ap 17: 1-2 ... ... uma prostituta. ... fornicação espiritual e física ... "Se houver um inferno, Roma é construída sobre ele". (Lutero) ... O Papa João XII (955-63) é descrito pela Enciclopédia Católica como "um grosseiramente imoral homem cuja vida era tal que o palácio de Latrão era dito ser um bordel." O Papa Bento IX (1032-1045) viveu uma "vida [desenfreadamente] dissoluta". O Papa Sixto IV (1471-84) construiu um prostíbulo em Roma. O Papa Pio II (1458-64) e o Papa Inocêncio VIII (1484-92) tinham pelo menos dois filhos ilegítimos. O papa Alexandre VI (1492-1503) tinha pelo menos quatro filhos ilegítimos que ele tornou ricos através dos cargos da igreja. Alexander manteve orgias indescritíveis em seu palácio e manteve mulheres casadas como amantes. O papa Júlio II (1503-13) tinha pelo menos três filhos ilegítimos. Em todo o mundo, os sacerdotes católicos romanos são [em enormes números] famosos por homossexualidade e abuso infantil [pedofilia]. ... [E] o cristianismo rock & roll destes últimos dias está cheio de imoralidade. ... vivem de modo quase que totalmente igual ao [pior do] mundo ... [!!!]

d) é rica.

Ap 17: 4 ... Na década de 1970, o Vaticano era a terceira "nação" mais rica [do mundo], atrás [apenas] dos Estados Unidos da América e do Japão ... A riqueza também descreve as denominações protestantes, o "[neo-] evangelicalismo", e o movimento carismático de hoje. Tal como a igreja em Laodicéia, eles são [muito] ricos e [concentram-se em muito] aumentarem seus bens Ap 3:17 ...

e) é ecumênica.
Ap 17:5 ... Ela tem muitas filhas que compartilham seu [corrompido] carácter: ... Católica Romana, Grego Ortodoxa, Protestante, Batista, Pentecostal, [neo-]evangélica, carismática, etc. ... [juntam-se intimamente] até mesmo com [as mais ofensivas] religiões pagãs ... ... movimento de oração contemplativa ... ...

f) é uma perseguidora [extremamente cruel]. Ap 17:6
... durante a Inquisição Católica Romana, 50 milhões de pessoas foram mortas acusadas de crime de "heresia", entre 600 d.C. e 1850 d.C. ... Entre 1160-1560 d.C., os cristãos valdenses que moravam nas montanhas no Norte da Itália e na França (vítimas de 36 perseguições terrivelmente cruéis, porque se recusaram a se submeter à Igreja Católica Romana) ... em 1209, o Papa Inocêncio III ordenou uma guerra [de toda Europa] contra os valdenses. ... Cerca de 200 mil crentes [crentes na Bíblia], [portanto,] não- católicos foram mortos dentro de alguns meses. Duas grandes cidades foram destruídas, juntamente com muitas cidades e aldeias menores. Os crentes foram jogados de altos penhascos, enforcados, [ainda vivos] tiveram seus intestinos arrancados, foram atravessados [por lanças], afogados, rasgados [vivos] por cães [ferozes], queimados vivos, crucificados. Em um caso, 400 mães fugiram para se refugiar com seus bebês dentro de uma caverna em Castelluzzo ... Quando foram descobertas pelos católicos desenfreados, uma gigantesca fogueira foi erguida fora da caverna, e eles e seus filhos foram morreram sufocados [pela fumaça quente]. ... Durante a Grande Tribulação, uma terrível perseguição será desencadeada contra aqueles que recusarão submeter-se ao Anticristo, e a religião da prostituta estará intimamente alinhada com tal personificação do Diabo. Dn 7:21; 8:24; Mt 24:9-10; Ap 6:9-11; 7 9-14; 13:15. >>
Adaptado e muito resumido de David Cloud, The Future According to the Bible, p. 54-74.


Destruição da Babilônia Religiosa:
veja Cap. 16. (dias [2370 a 2516]).


8. -->> DIAS [2 A 249]: 1º Selo, 1º Cavalo; O Anticristo Conquista, Falsa Paz, É Aceito; Os 144.000 Continuam A Pregar




Hélio de Menezes Silva, começando em 2011 e concluindo em 22.01.2018
(Membro da IBBF – Soledade, PB)





Os eventos aqui descritos podem e devem, mais naturalmente, ocorrer: logo no início da 70-SD, mas antes do término da construção do 3º Templo e do efetivo reinício dos diários sacrifícios e oblações no dia 250 (Veja, no Cap.9, a determinação deste dia).


8.1. 1º Selo, 1º Cavalo; O Anticristo Conquista, Engana, Traz Falsa Paz, É Aceito



No intervalo dos dias [2 a 249], continuam as falsas paz, segurança e prosperidade, em todo mundo, particularmente em todos os países descendentes do antigo Império Romano (na Europa, nas 3 Américas, Austrália- Oceania, e alguns países costeiros na África e Ásia Oriental), sob 1 só religião (esmagadora) e 1 só governo (esmagador), tudo conforme já foi descrito na seção sobre o dia 1.

1º selo: 1º cavalo, o cavalo branco, trazendo O Anticristo, para conquistar
Ap 6:1-2 1) E vi quando o Cordeiro abriu um [] proveniente- de- entre os SELOS; e ouvi uma [] proveniente- de- entre as quatro criaturas viventes, dizendo, como [se fosse] voz de trovão: "Vem tu, e vê tu." 2) E olhei, e eis um CAVALO BRANCO; e aquele estando- assentado sobre ele tendo um arco. E lhe foi dada uma coroa- louro. E ele SAIU CONQUISTANDO E A FIM DE QUE CONQUISTE.

Houve muitos "anticristos falhados" (há quem, entre os muitos "anticristos falhados", ressalte Antíoco Epifânio, Nero, Tito, Carlos Magno, Napoleão Bonaparte, Benito Mussolini, Adolf Hitler, etc.). Mas o verdadeiro "O Anticristo" será o máximo e final de todos eles, onde "anticristo" tem dois aspectos: "homem imitador que quer se passar como se fosse o verdadeiro Messias prometido", e "homem obcecado em ser opositor e guerreador contra o Cristo"

O Anticristo recebe TODO (!) o poder de Satanás 2Ts 2:9; Ap 13:2.b e todo o apoio da Babilônia Religiosa (descrita na seção anterior).
2Ts 2:9 A vinda de quem é segundo [a] energizada- operação- de Satanás, em todo [o] poder e sinais e prodígios de mentira, LTT
Ap 13:2 E a Besta- Feroz que vi era semelhante a[o] leopardo, e os seus pés como [os] de urso, e a sua boca como [a] boca d[o] leão. (E deu- lhe, o dragão, o seu poder, e o seu trono, e grande autoridade.) LTT

O Anticristo derruba
("arranca para fora", seja através de guerra ou de manobra política) 3 dos 10 governantes econômico- político- militares de todas as nações descendentes do Império Romano (na Europa, nas 3 Américas, na Austrália-Oceania, e em alguns países costeiros na África e Ásia Oriental) e assume o poder sobre os outros, como ditador supremo Dn 7:7-8,19-26; 8:23-25; Ap 13:1-10; 17:12-17.
Dn 7:7-8 7 Depois disto eu continuei olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, amedrontador e terrível, e muito forte, o qual tinha grandes dentes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; [era] diferente de todos os animais que [apareceram] antes dele, e tinha dez chifres. 8 Estando eu a considerar os chifres, eis que, entre eles subiu outro chifre pequeno , diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados- pelas- [suas]- raízes; e eis que neste chifre [havia] olhos, como os olhos de homem, e uma boca que falava grandes coisas. LTT
Dn 7:19-26 19 Então tive desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto animal, que [era] diferente de todos os outros, muito terrível, cujos dentes [eram] de ferro e as suas unhas de bronze; que devorava, fazia em pedaços e pisava aos pés o que sobrava; 20 E também a respeito dos dez chifres que tinha na cabeça, e do outro que subiu, e diante do qual caíram três, isto [é], daquele chifre que tinha olhos, e uma boca que falava grandes coisas, e cujo parecer [era] mais robusto do que o dos seus companheiros. 21 Eu olhava, e eis que este chifre fazia guerra contra os santos, e prevaleceu contra eles. 22 Até que veio o Ancião de Dias, e foi concedido julgamento aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino. 23 Assim ele disse: O quarto animal [será] o quarto reino na terra, o qual [será] diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços. 24 E os dez chifres são dez reis que se levantarão para fora daquele mesmo reino; e depois deles se levantará outro, o qual [será] diferente dos primeiros, e humilhará- subjugará a três reis. 25 E proferirá palavras contra [o] Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles [serão] entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo. 26 Mas o julgamento será feito tomar assento, e eles tirarão o seu domínio, para [o] destruir e para [o] desfazer até ao fim. LTT
Dn 8:23-25 23 Mas, no fim do reinado deles, quando os transgressores tiverem sido completados, se levantará um rei, feroz de semblante e entendido em sentenças enigmáticas. 24 E se fortalecerá o seu poder, mas não pela sua própria força; e destruirá maravilhosamente, e prosperará, e praticará [o que lhe aprouver]; e destruirá os poderosos e o povo santo. 25 E pelo seu entendimento também fará prosperar o engano na sua mão; e engrandecerá [a si mesmo] no seu coração, e, através da paz- e- prosperidade, destruirá a muitos; e ele se levantará contra o Príncipe dos príncipes, mas sem mão [será] quebrado. LTT
Ap 13:1-10 1 E eu me postei de pé sobre a areia do mar, e vi, proveniente- de- dentro- do mar, uma Besta- Feroz subindo, tendo sete cabeças e dez chifres; e, sobre os seus chifres, dez diademas- reais; e, sobre as suas cabeças, [o] nomE de blasfêmia. 2 E a Besta- Feroz que vi era semelhante a[o] leopardo, e os seus pés como [os] de urso, e a sua boca como [a] boca d[o] leão. (E deu- lhe, o dragão, o seu poder, e o seu trono, e grande autoridade.) 3 E vi uma [] de- entre as suas cabeças como- se tendo sido mortalmente- ferida para dentro d[a] morte, e o ferimento de sua morte foi curado; e maravilhou-se toda a terra , em- [seguimento-] após a Besta- Feroz. 4 E [todos] adoraram o dragão que deu autoridade à Besta- Feroz . E [também] adoraram a Besta- Feroz , dizendo: "Quem [é] semelhante à Besta- Feroz ? Quem pode guerrear contra ela?" 5 E foi dada a ela uma boca [que está] proferindo grandes coisas e blasfêmias; e foi dada a ela autoridade para continuar quarenta e dois meses. 6 E ela abriu a sua boca para dentro de blasfêmiA contra Deus, para blasfemar [de] o nome dEle, e [d]o Seu Tabernáculo, e [d]aqueles [que] dentro do céu [estão] habitando . 7 E foi permitido a ela fazer guerra contra os santos e os vencer; também lhe foi dada autoridade sobre toda a tribo, e língua, e nação. 8 E a adorarão todos aqueles [que estão] habitando sobre a terra, dos quaiS não têm sido escritos os nomeS no grande- livro- rolo de a Vida de o Cordeiro tendo sido morto desde [a] fundação do mundo. 9 Se algum homem tem um ouvido, ouça. 10 Aquele que para dentro de cativeiro guia- ajuntando, para dentro de cativeiro vai; se algum homem, à espada, mata, é necessário ele, à espada, ser morto. Aqui está a paciência e a Fé DE os santos. LTT
Ap 17:12-17 12 E, os dez chifres que viste, dez reis são, que [um] reinar ainda não receberam, mas autoridade como [se fossem] reis [por] uma [] hora recebem, com a Besta- Feroz ... LTT


8.2. Os 144.000 Continuam A Pregar Nos Dias [1 A 249] Da 70-SD



    Mesmo que somente sejam mencionados bem depois (em Ap 7 e 14, releia pelo menos os versos Ap 7:4-8; 14:1-5), já explicamos acima, no nosso capítulo 6, porque acreditamos que os 144.000 varões judeus virgens e irrepreensíveis serão convertidos no intervalo entre logo após o Arrebatamento dos salvos dentre as igrejas locais, e um pouco antes do real início dos 2520 dias da 70-SD (início que se dará somente quando O Anticristo assinar a aliança com muitas nações).
    Como é de se esperar, os 144.000, logo após convertidos pouco depois do Arrebatamento, começarão a pregar o Cristo. Depois, a partir do dia 1 ou 2 da 70-SD, continuarão a pregar o Cristo, mas, agora, também começarão a advertir e pregar contra O Anticristo, que já terá sido revelado. Pregarão o Cristo e contra O Anticristo mesmo não tendo ainda sido selados com o nome de Deus em suas testas, pois essa selagem só ocorrerá entre os dias [1260 a 2369] (ver nosso capítulo 15), e será especificamente para não sofrerem danos nem serem mortos pelos flagelos que anjos de Deus derramarão sobre a terra após o 6º selo.
    Acreditamos que, desde a conversão dos 144.000 logo depois do Arrebatamento, e mesmo antes da selagem, e até que completem seus ministérios de incansável e poderosamente pregar o Evangelho do Reinar [distinto do Evangelho da Graça, veja Cap. 6.5.] em todo m2 da terra, particularmente aos gentios mais longínquos que nunca ouviram o verdadeiro Evangelho (assim cumprindo Mt 24:14 "E será pregado, em todo o mundo, este evangelho do reinar, para testemunho a todas as nações. E, então, virá o fim."), Deus já estará protegendo a vida e abençoando a pregação deles, da mesma maneira que o fez com Elias em 2Rs 1:9-14 "9) Então o rei lhe enviou um capitão de cinquenta com seus cinquenta; e, tendo subido a ele (porque eis que [Elias] [estava] assentado sobre o cume do monte), disse-lhe: Homem de Deus, o rei diz: Desce. 10) Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinquenta: Se eu, pois, [sou] homem de Deus, desça fogo do céu, e consuma a ti e aos teus cinquenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinquenta ..." Incansavelmente trabalharão com total destemor, sobre toda a terra semearão, regarão e colherão frutos como se fossem 144.000 apóstolos Paulo, protegidos e com poderes como se fossem 144.000 profetas Elias.


9. -->> DIA [250]: Sacrifício E Oblações efetivamente Voltam a ser oferecidos diariamente pelos judeus, no 3o. Templo



Hélio de Menezes Silva, começando em 2011 e concluindo em 22.01.2018
(Membro da IBBF – Soledade, PB)






Releiamos Dn 9:27:
     E ele firmará aliança com muitos por uma semana;
e na metade da semana ele fará cessar o sacrifício e a oblação ;
e, por causa do espalhamento das abominações
, ele a fará assolada, e isso até à consumação; e (finalmente) o que está determinado será derramado sobre o assolador ." o anticristo. oferta. Ídolos?. Judeia?. Dn 9:27 (LTT)

Vimos 2 coisas na Seção 7.0. e em Dn 9:27:

   
a) "
E ele firmará ALIANÇA com muitos por uma semana" implica que O Anticristo firmará uma aliança de 7 anos (= 7 anos proféticos x 360 dias/ano profético= 2520 dias), por isso todos concordam que o dia 1 da 70-SD é o dia em essa aliança será firmada. Note que a Bíblia não diz que O Anticristo firmará aliança "com Israel" (como tantos pregam e eu dantes acreditei) nem diz "inclusive com Israel", só diz que ele firmará a aliança "com muitos"; isso terá enorme influência sobre Israel, mas não é dito se ou não Israel assinará essa aliança;
    b) "
e na metade da semana ele fará cessar o sacrifício e a oblação" implica que, no dia 1260 (a metade da 70-SD), o sacrifício e a oblação (coisas que exigem a existência de um [3º] Templo, referido em Dn 8:11-12; 9:27; 11:31; 12:11; Mt 24:15; 2Ts 2:4-5) serão feitos cessar pelo Anticristo. Portanto, sacrifícios e oblações efetivamente terão começado em algum ponto no início da 1ª metade da 70-SD, o que exige que já antes terá sido erguido o 3º Templo (o que no mínimo levará alguns meses) e terão sido feito certos preparativos para certos móveis, instrumentos, utensílios, roupas, cortinas, escolha e preparação dos sacerdotes e do sumo-sacerdote, encontrar novilhas vermelhas para purificação (7 dias para cada homem) de toda população israelita com cinzas de holocausto delas (Num 19), etc.



9.1. PERGUNTA: Em Que Exato Dia Da 70-SD Efetivamente Recomeçarão Os Diários Sacrifícios E Oblações?


Se a Bíblia não nos der nenhuma pista que possa responder esta pergunta, estaremos felizes com isso e louvando a Deus, mas pensemos um pouco sobre o assunto, raciocinando em ordem cronológica reversa, caminhando para trás a partir de uma data/ intervalo de tempo que a Bíblia determine para algum evento:

a) Dia 2550 (isto é, 1260+1290 (ou seja, 30 dias após o término da 70-SD no dia 2520), veja na Seção 25.9): Será retirada (por Cristo. Talvez através de nós, Seus escravos) a abominação desoladora (o ídolo de O Anticristo) para fora do Lugar Santo do 3º Templo.
    "E, desde o tempo {*} em que o [sacrifício] contínuo for tirado (e posta a abominação desoladora), haverá mil duzentos e NOVENTA DIAS." {* o dia 1260 da 70-SD} Dn 12:11 (LTT)
(o verbo "haverá" deixa implícito que, no dia 1290 depois do dia (o dia 1260 da 70-SD) em que sacrifício contínuo será tirado e, em seu lugar, será colocada de pé a imagem do Anticristo, então o Templo e a imagem serão destruídos. Acredito que será somente nesse dia 2550 (que fica depois do término da 70-SD no dia 2520, mas fica antes do início dos sacrifícios do 4º Templo, no Milênio) a imagem será retirada para longe, reduzida a pó, espalhada e enterrada)

b) Dia 2520 (ou pouco antes) (veja na Seção 19.2.), o último dia da 70-SD: a imagem de O Anticristo (por ordem de Anticristo + Falso Profeta + Satanás, todos eles em extremo de revolta e ódio a Deus ao perceberem que estão próximos da completa derrota) é levada do lugar onde já estava, já no 3º Templo, e é colocada no Lugar Santo do Templo Mt 24:15; Mr 13:14-15,19; 2Ts 2:4.
    15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação {*}, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo {**}; quem lê, atenda; (Mt 24:15 ACF) {* "abominação da desolação" é a imagem de O Anticristo} {** tal imagem de O Anticristo foi erguida e começou a ser adorada a partir do dia 1260, mas só no FINALZINHO da 70-SD é posta no Lugar Santo do 3º Templo}
    "14 ¶ Ora, quando vós virdes a abominação do assolamento {*}, que foi predito por Daniel o profeta, estar onde não deve estar (quem lê, entenda) {**}, então os que estiverem na Judéia fujam para os montes. 15 E o que estiver sobre o telhado não desça para casa, nem entre a tomar coisa alguma de sua casa; 16 E o que estiver no campo não volte atrás, para tomar as suas vestes. ... 19 Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá." (Mc 13:14-15,19 ACF) {*,** mesmas notas de Mt 24:15}
    "4 O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus." (2Ts 2:3-4 ACF)


Sumariemos 3 importantes dias correspondentes a 3 importantes eventos:

b1) Durante todos os 7 anos da 70-SD, o átrio exterior do 3º Templo de Jerusalém terá a profanação dos gentios muçulmanos e da mesquita Al-Aqsa.
b2) Durante os últimos 3 ½ anos da 70-SD haverá, em paralelo a isso (de b1), a profanação de O Anticristo (e multidões de seus exércitos de gentios) pisoteando Jerusalém, e haverá sua imagem colocada dentro do Templo (mas não ainda no Lugar Santo)
b3) No último dia da 70-SD (o dia 2520) (ou pouco antes), além dessas 2 coisas (de b1 e de b2) haverá a suprema profanação, o ídolo de O Anticristo posto no Lugar Santo do 3º Templo, querendo o Anticristo ser Deus e ser adorado como se o fosse! 2Ts 2:4, acima.


c) Dia 1260 (veja na Seção 13.2): os diários sacrifício e oblações serão feitos cessar, e
a abominação desoladora (a imagem de O Anticristo) será posta dentro do Templo (mas ainda não no Lugar Santo, onde só será posta no dia 2520 (ou pouco antes)) Dn 9:27; 12:11
    "E ele {O Anticristo} firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador." (Dn 9:27 ACF)
   
"E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias." (Dn 12:11 ACF)

d) Dia 250: Leiamos Dn 8:13,14
    "13 Depois ouvi um Santo que falava; e disse outro santo àquele tal que falava: "Até quando durará a visão a respeito do sacrifício diário contínuo, e a respeito da transgressão desoladora, para que sejam entregues o santuário e o exército, a fim de serem pisados?" 14 E Ele me disse: "Até (exatamente) duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado ". literalmente, "justificado", portanto "vingado (da profanação").
nos mostra que "
durará a visão a respeito do sacrifício diário contínuo" [dias em que diariamente serão feitos, pelos judeus, o sacrifício e as oblações bíblicos, veremos que serão 1010 dias], mais os dias da "transgressão desoladora" [estes dias são 1260 + 30 = 1290 dias], um total de 2300 dias [= 1010+1290].


9.2. RESPOSTA: Os Diários Sacrifício E Oblações, Pelos Judeus, No 3º Templo, Efetivamente Recomeçam No Dia 250


Este é o cálculo: dia 2550 (o dia em que a imagem do Anticristo é tirado para fora do Templo, 30 dias depois do fim da 70-SD) MENOS 2300 (dias em que o Templo estará sendo contaminado pela imagem do Anticristo) IGUAL A dia 250.

Neste dia 250 da 70-SD, começam os diários sacrifício e oblações, feitos pelos judeus, no 3º Templo, e continuam as falsas paz e segurança e prosperidade em todo mundo, particularmente em todos os países descendentes do antigo Império Romano (na Europa, nas 3 Américas, Austrália-Oceania e alguns países costeiros na África e Ásia Oriental), sob 1 só religião (esmagadora) e 1 só governo (esmagador), veja Cap. 7.


10. -->> DIAS [251 A 1256]: (sobre países descendentes do Império Romano:) Grande Prosperidade e Aparente Paz; 1 Só Governo (como se fora 1 só país!); 1 Só Religião; 1 Só Exército, 1 Só Lei E 1 Só Polícia; Etc.



Hélio de Menezes Silva, começando em 2011 e concluindo em 22.01.2018
(Membro da IBBF – Soledade, PB)





A explicação sobre o final deste intervalo de aparente, falsa paz sobre toda a terra ser no dia 1256 é que (como veremos no nosso Capítulo 11), no dia seguinte (1257), O Anticristo parece ser assassinado (o que tem que causar enorme tumulto em toda a terra), há batalha no céu, o Diabo e seus demônios são precipitados e limitados à terra (idem), as 2 testemunhas entraram em cena grandemente pregando o Cristo e combatendo O Anticristo, este parece ser ressuscitado, vem em furiosa ira, começa o tempo dos mais terríveis flagelos e mortandades sobre toda a terra (3 ½ anos de seca-total; tremendos fome, pragas, guerras, cataclismos).

Em [251 a 1256] continuam as falsas paz e segurança e prosperidade em todo mundo, particularmente em Israel e todos os países descendentes do Império Romano (na Europa, nas 3 Américas, Austrália-Oceania e alguns países costeiros na África e Ásia Oriental), sob 1 só religião (esmagadora) e 1 só governo (esmagador), conforme já está vimos no Capítulo 7, sobre o dia [1].

Os 144.000 Continuam A Pregar: protegidos, intocáveis e com poder (tais como Elias); e por todo o mundo e com muitos frutos (tais como Paulo). Ver Seção 8.2.

 

11. -->> DIAS [1256,5 e 1257]: As 2 Testemunhas Entram em Cena; Diabo Precipitado Sobre A Terra; Anticristo Recebe Poder De Satanás; É Assassinado?!




Hélio de Menezes Silva, começando em 2011 e concluindo em 22.01.2018
(Membro da IBBF – Soledade, PB)





 

11.1. Por Que "O Dia 1256,5"?


O dia 1256,5 foi assim calculado:
. Alegremente submeto-me à hora que Deus escolher, mas, por enquanto, não consigo pensar em hora melhor para a ressurreição das 2 (duas) testemunhas do que cerca das 06:00 horas no horário de Jerusalém (mais precisamente, quando o sol estiver para nascer, a metade do dia judaico de 24 horas, cerca da mesma hora em que acredito que o Cristo foi ressuscitado) do dia 2520, ver Seção 22.2.

. Nessa hora, as 2 testemunhas já terão estado mortas por 3 1/2 dias Ap 11:11 "E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles {*}; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram. 12 E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram." (Ap 11:11-12 ACF) {* As 2 testemunhas}
. Portanto, as 2 testemunhas terão sido decapitadas por machado, pelo Anticristo, no dia 2516,5 (ver Cap. 17.3), às 18:00 h (horário de Jerusalém) (mais precisamente, quando o sol se pôs, mas a primeira estrela ainda não se tornou visível, o início do dia judaico de 24 horas), isto é, cerca da mesma hora em que o Cristo foi morto vertendo todo Seu sangue ao ser traspassado por uma lança. Talvez o Diabo e O Anticristo escolheram esta hora de decapitação porque quiseram zombar do sacrifício da Páscoa (e da crucificação do nosso Senhor), pois o cordeiro morria entre o instante do sol se pôr e o instante da primeira estrela se tornar visível, sendo o pescoço do cordeiro sangrado até à morte;
. Ap 11:3 revela que as 2 testemunhas profetizarão durante 1260 dias. "E darei [autoridade] aos Meus dois testificadores, e eles profetizarão [por] mil duzentos [e] sessenta dias, tendo [eles] sido vestidos de pano- de- saco- de- cilício"
. Portanto, as 2 testemunhas surgirão em cena e começarão a profetizar no dia 2516,5 – 1260 = dia 1256,5, i.é 3,5 dias antes da metade da 70-SD.


11.2. Dia 1256,5: As 2 Testemunhas Entram Em Cena


As 2 testemunhas (Elias é uma delas, com nossa certeza! Seria Moisés a outra testemunha, sem nossa certeza?) entram em cena (serão protegidas da morte por 2516,5 – 1256,5 = 1260 dias, mas serão mortas no dia 2516,5) Ap 11:1-6.
"... 3 ¶ E darei poder às minhas duas testemunhas,
e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias
,
vestidas de saco.
4 Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.
5 E,
se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos;
e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.
6 Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia;
e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue,
e para ferir a terra com toda a sorte de pragas
, todas quantas vezes quiserem." (Ap 11:1-6 ACF)

    Temos certeza de que a 1ª das 2 testemunhas será Elias, pois Deus ainda está por cumprir a promessa de fazê-lo voltar à terra, corporalmente Mt 17:11; Mr 9:12.
    "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias VIRÁ {*} primeiro, e restaurará todas as coisas;" (Mt 17:11 ACF) {* "Virá" é futuro. Portanto, nos dias de Cristo sobre a terra, Elias ainda não tinha vindo literalmente, em seu próprio corpo. Assim, quando João, o submersor, foi dito ser Elias, isto somente significou que João veio como um tipo do Elias que ainda virá, veio com o mesmo ministério profético, a mesma coragem indômita, o mesmo ímpeto, a mesma unção, o mesmo "estilo" que foram dados a Elias}
    "
E, respondendo ele, disse-lhes: Em verdade Elias VIRÁ {*} primeiro, e todas as coisas restaurará; e, como está escrito do Filho do homem, que Ele deva padecer muito e ser aviltado." (Mc 9:12 ACF) {* Mesmo comentário de Mt 17:11}

    Achamos que é muito provável (mas não temos certeza) que a 2ª das 2 testemunhas será Moisés, pela grande similaridade dos milagres das 2 (duas) testemunhas com os de Elias e Moisés.

- Ap 11:3 Pregarão com extraordinária unção da palavra. Nisto, assemelham-se a Moisés e Elias;
- Ap 11:6 Como Elias (1Rs 17:1 e Tg 5:17), farão com que não chova 1 gota de água em toda a terra. Isto será por 3 1/2 anos;
- Ap 11:6 Como Moisés, transformarão toda água da terra em sangue, e a infestarão com pragas semelhantes às 10 pragas enviadas através de Moisés: (1) transformação de [quase] todas as águas em sangue Ex 7:17-18, (2) invasão de rãs Ex 8:2, e (3) de piolhos Ex 8:16, e (4) de moscas Ex 8:21, (5) [mortal] pestilência sobre o gado Ex 9:3, (6) tumores e úlceras sobre os homens e animais Ex 9:9, (7) mui grave saraiva Ex 9:18,24, (8) invasão de gafanhotos Ex.10: 4-6, (9) trevas Ex 10:21, e (10) morte de filhos primogênitos Ex 11:5.
- Ap 11:5 - Como Jeremias (Jr 5:14) e Elias (2Rs 1:10), as palavras das 2 testemunhas serão transformadas em fogo que matarão multidões de inimigos.

Mas há quem pense que a 2ª testemunha é Enoque, argumentando que Moisés morreu, foi enterrado por Deus Dt 34:5-6, e é impossível Moisés morrer uma 2ª vez (pois está ordenado a todo homem morrer exatamente 1 vez, segundo He 9:27); e também argumentando que Enoque e Elias são os 2 únicos homens que não morreram e, sim, foram arrebatados vivos para o céu, portanto ambos têm que voltar para morrer (pois está ordenado a todo homem morrer exatamente 1 vez, segundo He 9:27), para, depois, serem ressuscitados em corpos glorificados.
Não achamos que este argumento tenha força compelente, pois:

(a) Até hoje, na Bíblia e não se contando o Cristo, já foram ressuscitadas 8 pessoas + um número grande mas não especificado de pessoas (no instante do terremoto no dia da crucificação do Senhor), e todos que já foram ressuscitados o foram em corpos ainda mortais e corruptíveis, depois envelheceram e adoeceram (ou sofreram acidentes), e experimentaram a morte física, e isto, pelo menos aparentemente, foi por uma morte física pela (segunda) vez;
(b) na Bíblia, Enoque parece ser um tipo de todos os salvos da dispensação das igrejas locais que estarão vivos no Arrebatamento e, assim, serão arrebatados para o céu sem experimentar a morte;
(c) Na Bíblia, Enoque nunca foi profeta, nem nunca foi usado por Deus para fazer milagres.


A favor de a 2ª testemunha ser Moisés, pesa também o fato de que foram ele e Elias que vieram a Cristo sobre o Monte da Sua transfiguração.
Ademais, Moisés pode ser visto como representante da Torá (Lei), e Elias como representante dos Neviim (Profetas), e Lei - Profetas é a grande divisão dos livros do VT.
E 2 dos milagres atribuídos às 2 testemunhas só foram feitos através de Moisés: Ap 11:6 " ... e autoridade têm sobre as águas, para convertê-las para sangue; e (autoridade têm) para ferir a terra com todo [tipo de] flagelo, tantas vezes quanto [eles] quiserem".

Quanto a João (o submersor) não ter sido Elias literalmente, ver:


Quanto a Moisés ser a outra testemunha, ver:



As 2 (duas) testemunhas fazem começar a mais terrível seca da história mundial: Durante todo o ministério delas, de 1260 dias = 3 ½ anos (anos proféticos, de 360 dias), não cairá 1 gota de água em nenhum m2 da terra Ap 11:6 (acima)


11.3. Dia 1257: Batalha No Céu; Diabo E Demônios Precipitados Sobre A Terra


Há batalha no céu, de um lado estando Miguel e seus anjos, contra, no lado oposto, o Diabo e seus demônios. O Diabo e seus demônios são precipitados e limitados à terra Ap 12:7-12
"7 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; 8 Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. 10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. 11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. 12 ¶ Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo." (Ap 12:7-12 ACF)


11.4. Dia 1257: O Anticristo Recebe (todo) O Poder E O Trono De Satanás; Depois (pelo menos aparentemente) É Assassinado Com Espada


A 1ª Besta de Ap 13 (o varão, o indivíduo chamado de O Anticristo) é exaltada (versos 1-2.a) (passa a reinar de modo absoluto sobre 10 nações, talvez mais de metade do planeta), e recebe (todo) o poder e o trono do dragão (Satanás) (v. 2.b)
    "1 ¶ E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar {*} uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.
2 E a besta que vi
era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio." (Ap 13:1-2 ACF) {* "Do mar" certamente indica que O Anticristo, pelo menos sob um ponto de visão, virá de entre os gentios. Plausivelmente, de países descendendo diretamente do Império Romano (Itália, Espanha, Portugal, Inglaterra, etc.), ou descendendo indiretamente (México, Brasil, Estados Unidos, Austrália, etc.) }

Depois, O Anticristo (pelo menos aparentemente) é assassinado com espada Ap 13:3.a; Ap 13:14
3 E vi exatamente uma de- entre as suas cabeças como- se # tendo sido mortalmente- ferida para dentro da morte, e o ferimento de sua morte foi curado {* e NOTA}; e (com isto) maravilhou-se toda a terra ##, (dispondo-se) em- seguimento- após a (primeira) Besta- Feroz.
# "como- se": KJB. ## Beza tem "maravilhou-se toda ...", voz ativa, não tem "foi- causado- maravilhamento em toda ...", voz passiva.
{* O Anticristo será aparente e enganadoramente ressuscitado no dia 1260. Como ele quer imitar o verdadeiro Messias, acreditamos que essa aparente ressurreição será 3 noites e 3 dias depois do seu aparente assassinato e sepultamento no dia 1257}
{Nota: Ap 13:3

a) "E vi exatamente uma de- entre as suas cabeças:" Não vejo razão para que eu não entenda que isso se refere primordialmente ao homem chamado de O Anticristo, ao invés de, como outros, eu somente interpretar figurativa/ alegoricamente, i.é somente interpretar que 1 das 10 nações (aquela que parecia ter sido aniquilada) ressurgirá para completamente dominar e governar 10 nações, assim revivendo o antigo Império Romano em todo seu apogeu; Ap 13:12,14 também indicam um varão individual 12) E toda a autoridade da primeira Besta- Feroz ela exerce na sua presença, e faz, à terra e aos [que] [estão] habitando nela, que adorem a primeira Besta- Feroz , da qual foi curado o ferimento da sua morte. 14) E (em- razão- dos sinais que lhe foi permitido fazer debaixo da vista da Besta- Feroz ) engana- faz- extraviar aqueles [que estão] habitando sobre a terra, dizendo, àqueles [que estão] habitando sobre a terra, para fazer[em] uma imagem à Besta- Feroz que tinha o ferimento da espada e [que] viveu";

b) "e o ferimento de sua morte foi curado:" Uma vez que somente Deus- Pai e Deus- Filho originam vida e ressuscitam mortos (Jo 5:21; 11:25; Dt 32:39), então Ap 13:3 apenas se refere a uma ressurreição aparente, falsa, enganadora, através de truque diabólico;

c) "vi exatamente uma de- entre as suas cabeças como- se tendo sido mortalmente- ferida para dentro da morte" não tem que significar "uma de entre as suas cabeças foi ferida tão gravemente que realmente morreu", pode muito bem significar, como acredito, que o ferimento pareceu ter sido de uma gravidade tal que todos esperariam que, normalmente, levaria à morte;

d) Em resumo, acredito que todos os homens da terra: 1) verão (ou serão engados por truque e pensarão ver) O Anticristo ser ferido por espada de uma forma que parecerá que, normalmente, o levaria à morte; 2) na realidade, ou ele não terá sido realmente ferido, ou seu ferimento somente parecerá ser inevitavelmente mortal, e ele será curado por uma nova e ainda não divulgada medicina; 3) seja como for, quando O Anticristo aparecer depois, todos erroneamente pensarão que realmente morreu e realmente ressuscitou, por um "milagre" do Diabo.
}


"Ap 13:14 E (em- razão- dos sinais que lhe foi permitido fazer debaixo da vista da Besta- Feroz ) engana- faz- extraviar aqueles [que estão] habitando sobre a terra, dizendo, àqueles [que estão] habitando sobre a terra, para fazer[em] uma imagem à Besta- Feroz que tinha o ferimento da espada e [que] viveu."

 

12. -->> DIAS [1257 A 1260]: Perplexidade E Caos Pelo (pelo menos aparente) Assassinato Do Anticristo




Hélio de Menezes Silva, começando em 2011 e concluindo em 22.01.2018
(Membro da IBBF – Soledade, PB)





Este será um intervalo de 3 dias de total perplexidade e total desespero dos seguidores de O Anticristo. Isso fará com que, quando O Anticristo for (pelo menos aparente e enganadoramente) ressuscitado, então ele revele quem na verdade ele é, e tire sua máscara, ponha as garras para fora, tenha muito mais extremo poder sobre todos os habitantes de seu império (que talvez se estenda sobre mais de metade do planeta), e ele, O Anticristo, libere todas as suas extremas, satânicas maldade e fúria. Fúria de ódio e de rebelião do Diabo contra seu Criador, e fúria assassina contra toda a humanidade, que foi criada para ser objeto do amor de Deus. O Diabo quer ser adorado por todos os homens, e quer exterminar todos os crentes, e, finalmente, quer exterminar todos os homens até ao último, e devastar toda a criação de Deus.


13. -->> DIA [1260]: O Anticristo É (pelo menos aparentemente) Ressuscitado; Quebra A Aliança; O Falso Profeta Faz Construir Imagem De O Anticristo (ainda não no Lugar Santo); Este É Adorado; Sua Marca Sobre As Pessoas; Os 144.000 Começam A Ser Muito Mais Perseguidos




Hélio de Menezes Silva, começando em 2011 e concluindo em 22.01.2018
(Membro da IBBF – Soledade, PB)





 

13.1. O Anticristo É (pelo menos aparente e enganadoramente) Ressuscitado. Ele E O Diabo Enganam E São Adorados Por [quase] Todos Ap 13:3-4


3 E vi exatamente uma de- entre as suas cabeças como- se # tendo sido mortalmente- ferida para dentro da morte, e o ferimento de sua morte foi curado; e (com isto) maravilhou-se toda a terra ##, (dispondo-se) em- seguimento- após a (primeira) Besta- Feroz.
# "como- se": KJB. ## Beza tem "maravilhou-se toda ...", voz ativa, não tem "foi- causado- maravilhamento em toda ...", voz passiva.

{Nota, copiada da Seção 11.4: Ap 13:3
...
b) "e o ferimento de sua morte foi curado:" Uma vez que somente Deus- Pai e Deus- Filho originam vida e ressuscitam mortos (Jo 5:21; 11:25; Dt 32:39), então Ap 13:3 apenas se refere a uma ressurreição aparente, falsa, enganadora, através de truque diabólico;
...
d) Em resumo, acredito que todos os homens da terra: 1) verão (ou serão engados por truque e pensarão ver) O Anticristo ser ferido por espada de uma forma que parecerá que, normalmente, o levaria à morte; 2) na realidade, ou ele não terá sido realmente ferido, ou seu ferimento somente parecerá ser inevitavelmente mortal, e ele será curado por uma nova e ainda não divulgada medicina; 3) seja como for, quando O Anticristo aparecer depois, todos erroneamente pensarão que realmente morreu e realmente ressuscitou, por um "milagre" do Diabo.
}

4 E todos adoraram o dragão que deu autoridade à (primeira) Besta- Feroz .
E também adoraram a Besta- Feroz
, dizendo:
"
Quem é semelhante à Besta- Feroz ? Quem pode guerrear contra ela?" comp. v. 8. o Anticristo.


13.2. O Anticristo Quebra A Aliança E Faz Cessar O Sacrifício E Oblação No 3º Templo Dn 9:27


 "E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador." (Dn 9:27 ACF)
{"Oblação" significa qualquer oferta voluntária, espontânea}

Quanto a Dn 8:11-12 e 11:31, podem se referir a Antíoco Epifânio, como um tipo de O Anticristo, ou podem se referir diretamente a O Anticristo.
    "E se engrandeceu até contra o príncipe do exército; e por ele foi tirado o sacrifício contínuo, e o lugar do seu santuário foi lançado por terra. E um exército foi dado contra o sacrifício contínuo, por causa da transgressão; e lançou a verdade por terra, e o fez, e prosperou." (Dn 8:11-12 ACF)
    "E braços serão colocados sobre ele, que profanarão o santuário e a fortaleza, e tirarão o sacrifício contínuo, estabelecendo abominação desoladora." (Dn 11:31 ACF)


13.3. A 2ª Besta De Ap 13 (o Falso Profeta) Começa A Exercer Todo O Poder Da 1ª Besta E A Fazer Sinais Que A [quase] Todos Engana, E Faz Adorar A 1ª Besta Ap 13:11-14.a


 "11 ¶ E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão. 12 E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada. 13 E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. 14 E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, ...." (Ap 13:11-14.a ACF)

O Falso Profeta (= 2ª besta) é um homem, literalmente (tanto assim que é lançado vivo no Lago de Fogo), e é um judeu (pois provém da "terra", isto é, do território prometido a Abraão, Isaque e Israel) Ap 13:11. Ele só entra em cena durante toda a 2ª metade da Septuagésima Semana de Daniel (70-SD), operando (aparentes) assombrosos sinais e milagres, fazendo com que (quase) todos sejam convencidos de que ele é o profeta Elias que havia de voltar (do céu) Ap 13:12-14, e fazendo com que adorem O Anticristo (e Satanás, por trás deste) como se fosse Deus Ap 13:12.
    Ap 13:11 E vi outra Besta- Feroz subindo proveniente- de- dentro- da terra; e ela tinha dois chifres semelhantes a[os de] um cordeiro, mas falava como um dragão. 12 E toda a autoridade da primeira Besta- Feroz ela exerce na sua presença, e faz, à terra e aos [que] [estão] habitando nela, que adorem a primeira Besta- Feroz , da qual foi curado o ferimento da sua morte. 13 E ela faz grandes sinais, de modo que fogo faça descer proveniente- de- dentro- do céu para dentro da terra, à vista dos homens. 14 E (em- razão- dos sinais que lhe foi permitido fazer debaixo da vista da Besta- Feroz ) engana- faz- extraviar aqueles [que estão] habitando sobre a terra, dizendo, àqueles [que estão] habitando sobre a terra, para fazer[em] uma imagem à Besta- Feroz que tinha o ferimento da espada e [que] viveu.

Não é dito na Bíblia que o Falso Profeta será a entronização do líder da Babilônia Religiosa, e acreditamos que não o será (pois a Babilônia Religiosa será destruída em Ap 17:16, antes do Falso Profeta ser destruído em Ap 19:20). Ap 17:16 E os dez chifres que viste sobre a Besta- Feroz , estes odiarão a fornicária , e tendo sido desolada a farão, e nua, e aS carneS dela comerão, e a completamente- queimarão em fogo. LTT  (Ver também Ap 17:1-5)
Ap 17:1-5 1 E veio um [], proveniente- de- entre os sete anjos, daqueles [que estão] tendo as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: "Vem aqui, [e] eu te mostrarei a punição- da- condenação da grande fornicária , aquela estando- assentada sobre muitas águas , 2 Com quem fornicaram os reis da terra; e foram embriagados, em consequência do vinho da sua fornicação , aqueles habitando [sobre] a terra." 3 E me levou para dentro de um deserto, em espírito . E vi uma mulher estando- assentada sobre uma Besta- Feroz [da] cor- de- escarlata ([Besta- Feroz] estando cheia de nomes de blasfêmia, tendo sete cabeças e dez chifres). 4 E [estava] a mulher tendo sido vestida [da] cor- de- púrpura e [da] cor- de- escarlata, e tendo sido adornada com ouro e com pedrA preciosA e com pérolaS, tendo, na sua mão, um cálice de ouro estando cheio d[as] abominações e d[a] imundícia d[a] fornicação dela. 5 E sobre a testa dela [estava] [o] nome tendo sido escrito: "MISTÉRIO, BABILÔNIA, A GRANDE; A MÃE DAS FORNICÁRIAS E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA." LTT
Ap 19:20 E foi presa a Besta- Feroz , e com ela o Falso Profeta (aquele havendo feito, debaixo do olhar dela, os sinais com que ele enganou- fez- extraviar aqueles havendo recebido a marca- sinal da Besta- Feroz , e aqueles [que estão] adorando a imagem dela). [Ainda] vivendo, foram arremessados estes dois para dentro do Lago de Fogo, o qual [está] queimando com enxofre; LTT

Mas (como enganador e assassino perseguidor, torturador e assassino dos crentes) o Falso Profeta será muitíssimo pior do que o mais prostituto- idólatra, mais demoníaco e sanguinário papa que já houve!


13.4. A 2ª Besta * De Ap 13 Faz Construir Uma Imagem De O Anticristo **, *** Manda Matar Todos Que Não A Adorarem; Põe SOBRE A Pele **** Dos Homens O Sinal- Marca ***** De O Anticristo


* (o Falso Profeta);
** (a imagem ainda não estará no Lugar Santo do 3º Templo, onde só será posta no dia 2520);
*** dá-lhe espírito, dá-lhe fala;
**** sobre a pele da mão direita ou da testa,
**** ou o seu nome, ou o número do seu nome
Ap 13:14.b-18. "14 ..., dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. 15 E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. 16 E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, 17 Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. 18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis." (Ap 13:14.b-18 ACF)


13.5. Os 144.000 Continuam A Pregar


Pregam protegidos por Deus, intocáveis e com poder (tais como Elias); pregam através de todo o m2 de todo mundo; pregam com muitos frutos (tais como Paulo). Veja Seção 8.2.

 

14. -->> Nosso Ponto De Partida Para Análise E Compreensão Da Descrição Do Restante Da 70-SD, Em Apocalipse




Hélio de Menezes Silva, começando em 2011 e concluindo em 22.01.2018
(Membro da IBBF – Soledade, PB)





 

14.1. Há Várias Passagens Da Bíblia Que São RECAPITULAÇÕES De Outras


Pensa você que, na Bíblia, quando ela descreve eventos aparentemente sequenciais que ocorreram no passado ou ocorrerão no futuro, o que vem numa página sempre, obrigatoriamente acontece antes do que vem na página seguinte? Que páginas em sequência ascendente sempre tratam de eventos em sequência ascendente quanto ao tempo? Bem, permita que lhe submeta a observação de que, na maioria das vezes, isto pode ser assim, mas há muitas e importantes exceções. Em muitos e importantes casos, o que é descrito depois ocorre antes ou em paralelo com o que é descrito antes.
Exemplo: Focalizemos os 4 evangelhos. Quem faria o absurdo de pensar que, se colarmos Mt, Mc, Lc, Jo formando um único livro sem divisões, então todo os eventos da 1ª à última página estarão estão em rigorosa sucessão, sem nenhuma repetição, sem nenhuma superposição, de modo que todos os eventos descritos em João sempre são diferentes e posteriores aos de Lucas, e estes aos de Marcos, e estes aos de Mateus??? Ao contrário, todos entendemos que os 4 evangelhos são basicamente RECAPITULAÇÔES um dos outros:

. Mateus inicia com a genealogia do Cristo começando por Abraão, descreve os maravilhosos ministério terrestre e evangelho do Deus encarnado, e termina com o Cristo ressurreto dando a Grande Comissão aos seus 11 apóstolos, na Galileia;
. Marcos retrocede na linha de tempo traçada por Mateus, mas somente retrocede até o ponto que começa com o ministério de João o Submersor, com a submersão de Jesus e com Sua tentação, e RECAPITULA (sob diferente ponto de vista) os maravilhosos ministério terrestre e evangelho do Deus encarnado, e termina com o Cristo dando a Grande Comissão aos seus 11 discípulos, cerradas as portas, ainda em Jerusalém;
. Lucas retrocede, mas somente retrocede até o ponto que começa com o anúncio do nascimento de João o Submersor, e faz a mesma RECAPITULAÇÃO (sob outro ponto de vista), e termina com a ascensão do Cristo em Betânia;
. João retrocede e vai até o princípio antes da criação de todo espaço, matéria e vida do universo (o Verbo eterno era eternamente Deus e estava com Deus), depois este evangelho novamente faz a mesma RECAPITULAÇÃO (sob mais um ponto de vista) e termina com a aparição do Cristo a Seus discípulos junto ao mar de Tiberíades.

Por causa disto tudo, uma das leis da Hermenêutica (que é a ciência da interpretação) Bíblica é a
"LEI DA RECAPITULAÇÃO":

Passagens em páginas sucessivas da Bíblia às vezes podem e têm que ser reconhecidas como sendo recapitulações, repetições de um mesmo fato sob diferentes ênfases e diferentes pontos de vista (Por exemplo: os 4 evangelhos; os sonhos de Faraó (o sonho das vacas e o sonho das espigas); Gen 1:1 e os outros relatos da criação em Gênesis 1:2-31 e 2:4-25; Mateus 24 e os 7 selos + 7 trombetas + 7 taças de Apocalipse; etc.).

 

14.2. Mt 24 E Os 7 Selos, 7 Trombetas E 7 Taças De Apoc. São RECAPITULAÇÕES e complementações


Em grande parte, as 4 passagens bíblicas a eles correspondentes, mesmo se tiverem alguns detalhes complementares (nunca contraditórios), sobrepõem-se, são paralelas, são repetições, são visões recapitulando os mesmos fatos sob pontos de vista diferentes e complementares (mas não contraditórios), cada vez visando enfatizar um desses pontos de vista.

Se compararmos muito atentamente as descrições dos 7 selos, das 7 trombetas e das 7 taças, no livro de Apocalipse, perceberemos que não são 21 eventos diferentes, um após o outro, mas, sim, basicamente, muitos deles são paralelos, são repetições, são visões recapitulando os mesmos fatos sob diferentes pontos de vista e para enfatizá-los.

Rogo-lhe, você mesmo examine com todo cuidado, na sua própria  Bíblia, eu o convido. E notará a enorme correspondência, por exemplo, entre os 6º e 7º Selos, e a 7ª Trombeta, e a 7ª Taça:

6º e 7º Selos (Ap 6,7,8)
7ª Trombeta (Ap 11)
7ª Taça (Ap 16,20)
1. Um grande tremor de terra (Ap 6:12, 6º Selo)
1. Um grande terremoto (Ap 11:19)
1. Um grande terremoto (Ap 16:18,19)
2. Vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos (Ap 8:5, considerando que ainda está no 7º Selo, portanto ainda não começou a 1ª Trombeta)
2. Relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos. (Ap 11:19)
2. Vozes, trovões, relâmpagos, e um grande terremoto (Ap 16:18)
3. Anjo clama com alta voz (Ap 7:2, ainda 6º Selo?)
3. Grandes vozes no céu (Ap 11:15)
3. Grande voz do céu (Ap 16:17)
4. Todos os montes e ilhas são removidos dos seus lugares (Ap 6:14, 6º Selo)
4. ---
4. Todas as ilhas fogem para longe; e os montes não mais se acham em seus lugares (Ap 16:20)
5. ---
5. Grande saraiva (granizo) (Ap 11:19)
5. Grande saraiva (granizo), pedras (de gelo) de 45 kg (Ap 16:21)
6. ---
6. Templo aberto no céu, vozes ouvidas (Ap 11:19)
6. Grande voz do Templo (Ap 16:17)
7. É vindo o grande dia da Sua ira (Ap 6:17, 6º Selo)
7. Veio a Tua ira (Ap 11:18)
7. Furor da Sua ira. (Ap 16:19)
8. Silêncio no céu (Ap 8:1, 7º Selo)
8. Mistério de Deus cumprido (Ap 10:7, que se refere à 7ª Trombeta, a qual vem bastante adiante, no capítulo 11)
8. "Está feito" (Ap 16:17)
9. Grande multidão no céu (Ap 7:9, ainda 6º Selo?)
9. Tempo dos mortos [salvos], para que sejam julgados {*} (Ap 11:18) {* vingados}
9. Ressurreição dos que foram salvos e mortos na 70ª Semana de Daniel (Ap 20:4) (o grupo do tipo de Ressurreição, aquela para corpo glorificado)
10. ---
10. Reino dado ao Cristo (Ap 11:15)
10. Cristo reina 1.000 anos (Ap 20:4) (logo depois reinará eternamente, claro)
"12 E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue; 13 E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. 14 E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. 15 E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; 16 E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; 17 Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?" (Ap 6:12-17 ACF)

"2
E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, 3 Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus. ...9 Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;..." (Ap 7:2,9 ACF)

"1 ¶ E, HAVENDO aberto o sétimo selo, fez-se
silêncio no céu quase por meia hora. ... 5 E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos. ..." (Ap 8:1,5 ACF)
"Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos." (Ap 10:7 ACF)

    "15 E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e
houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. ... 18 E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados {*}, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. 19 E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva." (Ap 11:15-19 ACF) {* vingados}
"17 ¶ E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito. 18 E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto. 19 E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande Babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira. 20 E toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam. 21 E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande." (Ap 16:17-21 ACF)

"E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e
vi as almas daqueles que foram decapitados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos." (Ap 20:4 ACF)


Deus repetiu 3 (ou 5) vezes o que seriam os sinais do final da 70-SD: nos 7 selos de Ap 5-8 (também recapitulados nas 7 trombetas de Ap 8-11 e nas 7 taças de Ap 16,20), nos sinais de Mt 24, e na canção de Moisés em Dt 32:22-25,41-42. São 3 (a rigor, 5) narrativas da mesmíssima coisa. São recapitulações.
Você quer tomar alguns dias achando as correspondências entre essas 3 repetições (selos em Ap 5-8, sinais em Mt 24, e canção de Moisés nos versos Dt 32:22-25,41-42), e me enviar? Ou quer traduzir http://revelationscriptures.com/7-seals-matthew-24-song-moses-sung-deuteronomy-32-re-sung-revelation-153-god-tells-us-3-times/ , desenhar em português os mapas (muito bons), e me enviar ?


15. -->> DIAS [1260 A 2369]: Tribulação Qual Nunca Houve.I: 2º Ao 4º Cavalo; 2º Ao 5º Selo; 1ª À 4ª Trombeta; 1ª À 5ª Taça




Hélio de Menezes Silva, começando em 2011 e concluindo em 22.01.2018
(Membro da IBBF – Soledade, PB)





Explicação dos limites deste intervalo:
No dia 2520 (o último dia da 70-SD) todos os descrentes morrerão (nenhum entrará no Milênio).
Antes, em terrível sofrimento terão procurado a morte, mas não a acharão na terra durante 5 meses = 150 dias.
Portanto, no mais tardar, tal período de sofrimento sem morte alcançável pelos descrentes terá que terminar incluindo o dia 2520-1=2519, e começar incluindo o dia 2519-150+1=2369+1=2370, portanto [2370 a 2519].
O período precedente a tal, e que agora está em pauta, será o [1260 a 2369], e terá imenso, sem precedente número de mortes (mortes dentre os muitos descrentes, e mortes dentre os, relativamente poucos, crentes), mortandade tão sem precedente que somente será suplantada pelo clímax da 70-SD, no dia 2520.


15.1. Tom Geral De Toda 2ª Metade Da 70-SD


Por 3 ½ anos = 42 meses = 1260 dias de [1260 a 2520], O Anticristo estará terrivelmente blasfemando de Deus, movendo crudelíssima perseguição de morte aos que creram e foram salvos durante a 70-SD, fazendo os gentios descrentes pisotearem a cidade santa Ap 11:1-2; 13:5.
    "1 ¶ E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram. 2 E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações {*}, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses {*}." (Ap 11:1-2 ACF) {* 42 meses = 3 ½ anos = 2ª metade da 70-SD. Gentios (O Anticristo, o seu exército, os muçulmanos e a mesquita Al-Aqsa) cruelmente pisotearão o átrio exterior do Templo, talvez todo o Monte Sião e até toda Jerusalém, em blasfêmia.}
    "E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses." (Ap 13:5 ACF)

[Quase] todos os habitantes de toda a terra serão tremendamente cegos e enganados, loucamente seguirão falsos profetas e O Anticristo (muitos pensarão que ele é o verdadeiro Messias prometido e salvador) 2Ts 2:8-11
8) E, então, será revelado aquele desprezador- da- lei (a quem o Senhor "consumirá" "pelo assopro da Sua boca", e anulará pelo esplendor  da Sua vinda),    9) A vinda de quem é segundo [a] energizada- operação- de Satanás, em todo [o] poder e sinais e prodígios de mentira,    10) E em todo [o] engano da injustiça naqueles [que estão] se fazendo perecer (em- pagamento porque não receberam o amor da verdade a fim de ser[em] eles salvos).    11) E, por causa disso, lhes enviará Deus [a] energizada- operação- d[o] enganar, para crer[em] eles para dentro da mentira,

Todos os não salvos, sobre todo o mundo, uns aos outros trairão e odiarão, e feroz e incansavelmente perseguirão, atormentarão e matarão os servos de Deus Mt 24:9-11.
"9 Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. 10 Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. 11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos." (Mt 24:9-11 ACF)


15.2. O Diabo, Vendo-Se Restrito Ao Planeta Terra, Persegue Israel Esforçando-Se Para Completamente Exterminá-Lo


2/3 dos israelitas são mortos, mas 1/3 recebe duas asas de águia e voa para o deserto, onde é defendido e sustentado através dos 1260 últimos dias da 70-SD Ap 12:6,13-17; Zc 13:8-9
    "E a mulher {*} fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias." (Ap 12:6 ACF) {* esta mulher é a nação de descendente do patriarca Israel}
    "13 E, quando
o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. 14 E foram dadas à mulher duas asas de grande águia {**}, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo {*}, fora da vista da serpente. 15 E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar. 16 E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca. 17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo." (Ap 12:13-17 ACF)
{* Um tempo, e [dois] tempos, e metade de um tempo, são 1+2+(1/2) = 3 ½ anos de 360 dias = 42 meses de 30 dias = 1260 dias}
{** Achamos possível que tais "duas asas de águia" referem-se a um resgate pelos Estados Unidos (e outros países não da área geográfica do Império Romano), usando transporte em massa de milhões de pessoas em milhares de aviões, em poucas horas ou dias. Se 1 avião com 500 passageiros decolar a cada minuto, usando 2 ou 3 aeroportos (por exemplo, as várias pistas de Hartsfield, o Jackson Atlanta International Airport, têm a capacidade total de até 237 voos/hora!), 60*500*24 = 720.000 pessoas seriam transportadas a cada dia, necessitando de 720.000/500 = 1.440 aviões se cada um pudesse fazer sua ida e volta em 24 horas. Outros acham que a fuga poderia ser para Bozra/Petra na Jordânia, mas achamos isso improvável, pois: Lá seria mais fácil O Anticristo atacá-la dentro dos 1260 dias que lhe restam; não há víveres suficientes para 1/3 de Israel, por tanto tempo; e os versos sobre a fuga para Bozra/Petra não falam de 3 ½ anos (a fuga do muito pequeno remanescente de Israel para Bozra somente ocorrerá ao final da 70-SD)}

    "8 E acontecerá em toda a terra {*}, diz o SENHOR, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. 9 E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é o meu Deus." (Zacarias 13:8-9 ACF) {"a terra", aqui, é a terra de Israel}

Próximo ao final, deve sobreviver em Jerusalém apenas 1/10 da população inicial Is 6:13. De novo atacado no dia 2517, depois veremos que este pequeno remanescente foge para Bozra, para evitar ser exterminado até ao último homem.
Is 6:13) Porém ainda a décima parte [ficará] nela, e tornará a ser pastada; [e] como o carvalho, e como a azinheira, que depois de se desfolharem, [ainda] ficam firmes, [assim] a santa semente será a firmeza dela.


15.3. O 2º Selo = 2º Cavalo (segundo cavalo), O Cavalo Vermelho. Guerras


(¼ da humanidade é morta). Rumores de guerra (mundialmente: dentro de cada nação (em lutas internas), e entre todas as nações). Paz tirada e ausente de toda a terra. Enormes matanças e mortandades Mt 24:6-7.a; Ap 6:3-4.
    "6 E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. 7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, ..." (Mt 24:6-7 ACF)
    "3 ¶ E, havendo aberto o
segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê. 4 E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada." (Ap 6:3-4 ACF)


15.4. O 3º Selo = 3º Cavalo (terceiro cavalo), O Cavalo Preto. Fome E Terremotos Em Escala Mundial


(3 ½ anos sem chover 1 gota de água em nenhum m2 da terra, mais guerras e terremotos em escala mundial, já bastariam para centenas de milhões morrerem em tremenda fome mundial!). Mt 24:7.b,8; Ap 6:5-6.
    "7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. 8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores." (Mt 24:7-8 ACF)
    "5 E, havendo aberto o
terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão. 6 E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho." (Ap 6:5-6 ACF)


15.5. O 4º Selo = 4º Cavalo (quarto cavalo), O Cavalo Amarelo. Pestes, Fome. Morte Seguida Pelo Inferno. Tudo Isto Em Escala Mundial


¼ da população da terra (7 bilhões, em 2011) é morto (são mortos 1750 milhões. Ficam restando 5250 milhões).
3 ½ anos sem chover 1 gota de água em nenhum m2 da terra, mais guerras e terremotos em escala mundial, cadáveres em putrefação, hospitais e estradas destruídos, caos generalizado, já bastariam para pestes, mais fome e mais mortes mundiais.
Bilhões indo violentamente para o Inferno, em pouco tempo. Ap 6:7-8
    "7 E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê. 8 E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra." (Ap 6:7-8 ACF)


15.6. O 5º Selo. Mártires Clamam No Céu


(Acreditamos que isto NÃO inclui os 144.000 judeus virgens selados, pois só é certo que são selados em suas testas antes da 1ª Trombeta = 1ª Taça (abaixo), e antes da 2ª Trombeta = 2ª Taça, e isto nos leva a esperar que tenham muitos dias de ministério depois disso.)
Ap 6:9-11 "9 ¶ E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. 10 E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? 11 E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram." (Ap 6:9-11 ACF)


15.7. Os 144.000 Judeus Virgens Convertidos São Selados (com o nome do Pai) Sobre Suas Testas


, e continuam a pregar: protegidos, intocáveis e com poder (tais como Elias); e por todo o mundo e com muitos frutos (tais como Paulo). Ver Seção 8.2.
Este selo sobre suas testas parece ser especificamente para que os 144.000 sejam poupados pelos flagelos que os anjos de Deus derramarão sobre a terra a partir do 7º selo, pois depois do 6º selo lemos a ordem aos 4 anjos Ap 7:2-3. 2) E vi outro anjo havendo subido proveniente- de- junto- do nascente d[o] sol, tendo ele [o] selo de [o] Deus [que está] vivendo; e clamou com grande voz aos quatro anjos (aos quais lhes foi dado danificar a terra e o mar), 3) Dizendo: "Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até havermos SELADO os varões- escravos de o nosso Deus sobre [as] suas testas."
Portanto, este selo sobre as testas é dado antes de: (a) a 1ª Trombeta Ap 8:2-7 = a 1ª Taça Ap 16:1-2 = Jl 2:30, quando são queimados 1/3 da terra, 1/3 das árvores, e toda erva verde (versos seguem abaixo); e antes de (b) a 2ª Trombeta Ap 8:8-9 = 2ª Taça Ap 16:3 = Jl 2:30, quando o mar se torna sangue e morrem todos seres vivos nele (versos seguem abaixo). Portanto, os 144.000 são selados em algum ponto entre os dias [1260 a 2369].
Observe que tais 144.000 foram convertidos depois do Arrebatamento, mas antes do início da 70-SD (veja Cap. 6.), mesmo que somente são mencionados bem depois, em Ap 7. Observe também que eles começam a pregar mesmo ainda não selados.
O fato de os 144.000 só serem selados depois do 6º selo, entre os dias [1260 a 2369], não impede que o Anticristo, mesmo sem "a máxima possível campanha de propaganda em todos os meios de comunicação", tenha continua e intensamente tentado parar a pregação deles e matá-los, já durante os dias [1 a 1259], depois disso tenha tentado da forma mais aberta e total, mas Deus, de alguma poderosa forma (quer providencialmente, usando as ovelhas que porá à direita no Julgamento das Nações, quer milagrosamente), mesmo sem lhes ter posto selo visível, protegeu suas vidas e abençoou suas pregações.

Uma selagem por Deus pode representar:

a) proteção para homens jamais serem tocados por dano físico ou de serem mortos, assassinados: isso não pode ser o caso aqui, por causa de Ap 6:11: E foram dadas a cada um [deles] compridas- vesteS brancaS, e lhes foi dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que se completasse [o número] tanto [d]os seus companheiros- escravos como [d]os seus irmãos, aqueles estando para ser mortos igualmente como também eles [foram]. (portanto, os 144.000 não foram selados para que jamais sofressem dano nem fossem mortos, assassinados). E por causa de Ap 9:4 E lhes foi ordenado que não fizessem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a toda árvore, senão aos homens somente, quaisquer que não têm o selo de Deus sobre as suas testas. (portanto, o selo dos 144.000 não os protegeu para sempre de serem mortos, mas os protegeu contra tremendos flagelos trazidos pelos anjos ordenados por Deus;)

b) proteção para, durante o tempo determinado por Deus, não serem tocados por dano físico ou serem mortos, mas o serem depois: isso é verdadeiro aqui, veja os mesmos Ap 6:11 (acima); 9:4 (acima);

c) sinal de ser propriedade de Deus: isto também é verdadeiro aqui. Ap 13:16-17;
16 E faz, a todos (os pequenos e os grandes, e os ricos e os pobres, e os livres e os escravos), que ela lhes dê uma marca- sinal sobre a mão direita deles, ou sobre as suas testas, 17E a fim de que nenhum homem possa comprar ou vender, exceto aquele tendo a marca- sinal (ou o nome) da Besta- Feroz , ou o número de o nome delE. (do mesmo modo que ter a marca da besta implica ser propriedade dela, ter o selo de Deus implica ser propriedade dEle)
e/ou
d) preservação da vida espiritual, para sempre em comunhão com Deus: isto é verdadeiro aqui. Ap 7:9-17
9) Depois destas coisas, olhei, e eis, aqui, uma grandE multidão- de- homens, a qual contá-la nenhum homem podia, provenientes- de- dentro de todas nações, e tribos, e povos, e línguas, tendo [eles] se postado diante do trono e diante do Cordeiro, tendo [eles] sido trajados com compridas vestes brancas, e [segurando] folhas- de- palmeiras nas suas mãos; 10) E clamavam com grande voz, dizendo: "A salvação [pertence] a o nosso Deus ( Àquele estando- assentado sobre o trono), e ao Cordeiro!" 11) E todos os anjos tinham-se postado em- circunferência- ao- redor do trono, e dos anciãos, e das quatro criaturas viventes; e prostraram-se diante do trono sobre [os] seus rostos, e adoraram a Deus, 12) Dizendo: "Amém. O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as expressões de [toda a] gratidão, e a honra, e o poder, e a fortaleza [sejam] a o nosso Deus, para os séculos dos séculos. Amém." 13) E respondeu um [], proveniente- de- entre os anciãos, dizendo-me: "Estes, aqueles tendo sido vestidos de compridas vestes brancas, quem são eles? E de onde vieram eles?" 14) E tenho lhe dito: "Ó senhor, *tu* [o] tens sabido." E ele me disse: "Estes são aqueles que [estão] vindo para- fora- da tribulação (a grande), e lavaram- através- de- mergulho [as] suas compridas vestes (e branquearam [as] suas compridas vestes) no sangue do Cordeiro. 15) Por isso estão eles diante do trono de Deus, e a Ele prestam culto, de dia e de noite, no Seu lugar- santo; e Aquele estando- assentado sobre o trono estenderá- [Seu-] tabernáculo- tenda sobre eles. 16) Não sofrerão fome nunca mais, nem terão sede nunca mais; nem de modo nenhum desabará sobre eles o sol , nem nenhum calor- abrasador. 17) Porque o Cordeiro que [está] n[o] meio do trono os apascentará , e os guiará às fontes [que estão] vivendo, de águas; e limpará Deus toda lágrima para- longe- dos olhos deles."


Acreditamos que, durante a 1ª metade da 70-SD e boa parte da 2ª metade, os 144.000 trabalharão e frutificarão como se fossem 144.000 apóstolos Paulo, com a diferença de que, como Elias em 2Rs 1:9-14, não poderão ser parados nem mortos até que completem sua missão de incansável e poderosamente pregar o Evangelho do Reinar [distinto do Evangelho da Graça, veja Cap. 6.5.] em todo m2 da terra Mt 24:14, particularmente aos gentios mais longínquos que nunca ouviram o verdadeiro Evangelho.
2Rs 1:9) Então o rei lhe enviou um capitão de cinquenta com seus cinquenta; e, tendo subido a ele (porque eis que [Elias] [estava] assentado sobre o cume do monte), disse-lhe: Homem de Deus, o rei diz: Desce. 10) Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinquenta: Se eu, pois, [sou] homem de Deus, desça fogo do céu, e consuma a ti e aos teus cinquenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinquenta. 11) E tornou ele a enviar-lhe outro capitão de cinquenta, com os seus cinquenta; ele respondeu a ele, dizendo: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa. 12) E respondeu Elias, e disse-lhe: Se eu [sou] homem de Deus, desça fogo do céu, e consuma a ti e aos teus cinquenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinquenta. 13) E tornou ele a enviar um [terceiro] capitão de cinquenta, com os seus cinquenta; então subiu o terceiro capitão de cinquenta e, chegando, curvou-se sobre seus joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinquenta teus servos. 14) Eis que fogo desceu do céu, e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinquenta, com os seus cinquenta; porém, agora seja preciosa aos teus olhos a minha vida.
Mt 24:14 E será pregado, em TODO O MUNDO, este evangelho do REINAR, para testemunho a todas as NAÇÕES. E, então, virá o fim.


15.8. A 1ª Trombeta Ap 8:2-7 (Saraiva (granizo) E Fogo) = 1ª Taça Ap 16:1-2 (Chaga Má E Maligna Nos Seguidores De O Anticristo) = Jl 2:30 (Sangue E Fogo)


São queimadas 1/3 da terra, 1/3 das árvores, e toda erva verde.
"... 5 E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos. 6 E os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las. 7 ¶ E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada." (Ap 8:2-7 ACF)
    "1 ¶ E ouvi, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus. 2 E
foi o primeiro, e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem." (Ap 16:1-2 ACF)
    "E mostrarei prodígios no céu, e na terra,
sangue e fogo, e colunas de fumaça." (Jl 2:30 ACF)


15.9. A 2ª Trombeta Ap 8:8-9 (Grande Coisa, Em Fogo, Lançada No Mar, 1/3 Dele Vira Sangue) = 2ª Taça (Mares Como Sangue) Ap 16:3 = Jl 2:30 (acima) (Mar Se Torna Sangue, Morre Tudo Nele)


    "8 E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. 9 E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus." (Ap 8:8-9 ACF)
    "E
o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente." (Ap 16:3 ACF)


15.10. A 3ª Trombeta Ap 8:10-11 (Absinto, Estrela Em Chamas, 1/3 Das Águas Doces Tornadas Amargo Veneno, Muitos Morrem) = 3ª Taça Ap 16: 4 (Rios E Fontes Tornados Em Sangue) = Jl 2:30 (acima) (Sangue)


    "10 E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. 11 E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas." (Ap 8:10-11 ACF)
    "E o terceiro anjo
derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue." (Ap 16:4 ACF)


15.11. Mt 24:29 (Potências Dos CéuS Abaladas) = Jl 2:30.a (acima) (Prodígios No Céu) = 4ª Taça Ap 16:8-9 (Sol Abrasa As Pessoas)


  "E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas." (Mt 24:29 ACF)
    "8 ¶ E
o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo. 9 E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória." (Ap 16:8-9 ACF


15.12. Mt 24:29 bis (acima) (Potências Dos Céus Abaladas) = 4ª Trombeta Ap 8:12-13 (Astros Escurecidos) = 5ª Taça Ap 16:10-11 (Trevas, Chagas, Blasfêmias, Mastigação De Línguas) Jl 2:30-31 (Prodígios Nos Céu E Terra, Sangue E Fogo, Sol Em Trevas, Lua Em Sangue)

    "12 E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite. 13 E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar." (Ap 8:12-13 ACF)
    "10 E o quinto anjo
derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor. 11 E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras." (Ap 16:10-11 ACF)
    "30 E mostrarei
prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. 31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR." (Jl 2:30-31 ACF)