Ordenança Memorial da
CEIA DO SENHOR
a. Nomes no Novo Testamento
"Ceia do
Senhor" 1Co 11:20;
De sorte que, quando vos ajuntais num
lugar, não é para comer a CEIA DO SENHOR. (1Co 11:20)
"Mesa do
Senhor" 1Co 10:21;
Não podeis beber o CÁLICE DO SENHOR e o
cálice dos demônios; não podeis ser participantes da MESA DO SENHOR e da mesa
dos demônios. (1Co 10:21)
"Partir do
pão" At 2:42; 20:7;
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e
na comunhão, e no PARTIR DO PÃO, e nas orações. (At 2:42)
E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os
discípulos para PARTIR O PÃO, Paulo, que havia de partir no dia seguinte,
falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. (At 20:7);
(Mas, pessoalmente, não estamos certos se
estes versos (particularmente At 2:42) se referem à ordenança do Senhor tomada
pela inteira assembleia local em culto de adoração, ou se se referem apenas aos
crentes participarem juntos de refeições acompanhadas de muita comunhão,
chamadas de "festas de amor", quer uma família com outra família, ou
toda a assembleia junta. Melhor admitirmos ambas as possibilidades [refeições e
ceias do Senhor], praticarmos ambos os benditos exemplos).
talvez devamos evitar
a terminologia "Comunhão do sangue e do corpo de Cristo", de 1Co
10:16-17;
16 Porventura o cálice de bênção, que
abençoamos, não é a COMUNHÃO DO SANGUE DE CRISTO? O pão que partimos não é
porventura a COMUNHÃO DO CORPO DE CRISTO? (1Co 10:16-17)
"Comunhão" (koinonia): é "ter
em comum" (um objetivo, um trabalho, um gozo) = "participação"
(idem) = "compartilhamento" (idem).
Mas cremos que devemos evitar a terminologia
"comunhão" como referindo-se à ceia do Senhor, pois: (1)
"Comunhão" dá certa aparência do mal (romanismo), e (2) At 2:42,
acima, talvez esteja fazendo uma diferencia a palavra "comunhão"
(koinonia) da expressão "ceia do Senhor!
devemos evitar a
terminologia "Eucaristia" (dar graças, agradecer)
Cristo deu graças antes de partir o pão (Mt
26:27), mas a palavra "Eucaristia" jamais aparece no Novo Testamento
designando a ceia do Senhor (nem mesmo em 1Co 11:24 o faz), e tal terminologia
tem que ser evitada pelos terríveis erros romanistas a ela associados. NOTA-1
E, tomando o cálice, e DANDO GRAÇAS {2168
eucharisteo}, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; (Mt 26:27)
E, tendo DADO GRAÇAS {2168 eucharisteo}, o
partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei
isto em memória de mim. (1Co 11:24)
b. Instituidor da
Ceia
foi o próprio Senhor
Jesus, o Cristo Mt 26:26-28; Mr 14:22-24; Lc 22:17-20; 1Co 11:23-26.
E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e
abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o
meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele
todos; Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado
por muitos, para remissão dos pecados. (Mt 26:26-28; conforme Mr 14:22-24)
E, tomando o cálice, e havendo dado graças,
disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; Porque vos digo que já não beberei do
fruto da vide, até que venha o reino de Deus. [mas este cálice foi durante a
re-feição, não na distribuição dos 2 elementos, posterior!] E, tomando o pão, e
havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por
vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice,
depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é
derramado por vós. (Lc 22:17-20)
23 Porque eu recebi do Senhor o que também
vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; ...
(1Co 11:23-26 )
A ceia foi uma das 4 partes específicas e
integrais dos 1os cultos (presididos pelos apóstolos), juntamente com: (1)
ensino doutrinário; (2) comunhão (propósito + trabalho + gozo em comum) em
adoração; e (3) oração. Paulo instituiu a ceia nas assembleias locais que
plantou e organizou (1Co 11:23), e todos os 13 apóstolos e 70 discípulos devem
ter feito o mesmo.
c. 3 Olhares na Ceia
Para trás, passado:
memorial, histórico (1Co 11:24,26): O pão sem fermento, partido (rasgado),
mastigado, lembra o corpo do Cristo, quebrado e moído Is 53. O suco fresco de
uva esmagada lembra o Cristo vertendo seu sangue por nós, como o cordeiro
imolado na Páscoa Ex 12 ou Nu 9.
24 E, tendo dado graças, o partiu e
disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto EM
MEMÓRIA de mim. ... 26 Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes
este cálice ANUNCIAIS A MORTE DO SENHOR, até que venha. (1Co 11:24,26)
Para dentro, interior:
purificador, pessoal (1Co 11:28; Sl 139:23 + 1Jo 1:9).
EXAMINE-se, pois, o homem a SI mesmo, e
assim coma deste pão e beba deste cálice. (1Co 11:28)
SONDA-me, ó Deus, e conhece o meu coração;
PROVA-me, e conhece os meus pensamentos. (Sl 139:23)
Se CONFESSARMOS os nossos pecados, ELE é
fiel e justo para nos PERDOAR os pecados, e nos PURIFICAR de TODA a injustiça.
(1 Jo 1:9)
Para frente, futuro:
profético 1Co 11:26 e Mt 26:29.
Porque todas as vezes que comerdes este pão
e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, ATÉ QUE VENHA. (1Co 11:26)
E digo-vos que, desde agora, não beberei
deste fruto da vide, ATÉ AQUELE DIA em que o beba novo convosco NO REINO de meu
Pai. (Mt 26:29)
d. Significado da
Ceia
d.a. A Ceia Não É
TRANSUBSTANCIAÇÃO, dos papistas, que ensinam que:
- A missa é [a
feitiçaria de] o sacerdote- mágico recriar o corpo e o sangue literais de Jesus
(mesmo que invisíveis) e, depois, re- assassinar, re- sacrificar o Cordeiro de
Deus (!). A cada domingo (talvez a cada dia da semana), contando-se em todo o
mundo, isto é feito centenas de milhares de vezes!
- Depois da mágica, o
pão e o vinho não são mais pão e vinho de modo algum, mas foram transmutados e
passaram a ser somente e totalmente o corpo literal e o sangue literal do Cristo!
- Só com confissão aos ouvidos do sacerdote-
mágico, e cumprindo a penitência que ele determinar, e com sua bênção, é que se
pode canibalizar o cadáver do Cristo e (receber perdão e graça salvadores)!
- As sobras da hóstia
consagrada são fechadas em uma caixa no altar, para que o cadáver literal de
Cristo não seja comido por ratos e baratas (mas isto ocorre muito, muito
freqüentemente ...).
-- Nota histórica 1:
Pr. Aníbal Pereira Reis (já falecido) contou que, quando ainda era sacerdote
romanista, foi dar a extrema-unção a um homem, numa fazenda. Depois de ter
pronunciado umas palavras em latim (incompreensível, que loucura!) ao homem,
surdo e inconsciente (que loucura!), Aníbal pegou a hóstia que havia
pronunciado agora ser literal e somente o corpo do Cristo (que loucura!) e teve
muito trabalho tentando forçá-la para dentro da boca do homem (que loucura!)
que agora, consciente ou inconscientemente, cerrava seus dentes com todas as
suas forças. Nisto, num estertor, o homem bateu forte na mão de Aníbal e a
hóstia voou pela janela, caindo em pé e rolando celeremente pelo chão duro do
terreiro. Uma mulher viu o perigo representado pela enorme porca que estava por
perto, e correu gritando e bramindo uma vassoura, mas a porca glutona foi mais
rápida e, apesar dos gritos e vassouradas, engoliu a hóstia de uma só
bocanhada. A mulher saiu chorando desesperadamente e gritando como uma louca
"A porca comeu Nosso Senhor, a porca comeu e acabou com nosso Deus! E
agora? O mundo ficou sem o Senhor, Ele foi comido, o mundo todo está perdido,
não há mais Salvador!" Tamanho absurdo fez Aníbal reconhecer, no seu
coração, o absurdo da doutrina romanista.
-- Nota histórica 2:
Pouco depois da Reforma, havia um casal muito bem casado cuja mulher foi
convertida mas o homem continuou devoto romanista. Discutiram isto por meses.
Um dia o homem disse: "Mulher, prepare um bom jantar, hoje o padre vem
jantar aqui, depois vai lhe evangelizar de volta ao catolicismo, você vai ter
que ouvi-lo educadamente". Amando o marido e sendo-lhe submissa, ela
concordou. À noite, chegou o padre, tomou lugar à mesa, regalou-se com o
banquete preparado, depois disse: "Agora venha cá, senhora, que eu vou lhe
ensinar umas coisinhas". Ela respondeu educadamente "sim, mas isto,
por favor, somente depois dos senhores comerem minha sobremesa especial".
Dito isto, ela tirou do forno dois grandes biscoitos de trigo com mel e canela,
redondos como uma grande hóstia, mas encorpados, exalando cheiroso vapor,
fofos, parecendo deliciosos. Colocou-os um em frente do padre, outro em frente
do marido. Quando estes já os tinham pegado em suas mãos e os iam comer, ela
disse "Esperem! Coloquei um pouquinho de veneno de rato nesses biscoitos,
para dar ao senhor padre a oportunidade de demonstrar o poder da igreja católica,
basta ele transformar esses biscoitos no literal corpo do Cristo, como ele faz
em cada missa, isto eliminará todo o veneno e vocês poderão se servir à
vontade". As mãos de ambos pararam a centímetros das bocas abertas, eles
olharam um para o outro, e a mulher continuou "É facílimo, padre, basta o
senhor dizer as palavras em latim, aquelas que transformam o biscoito de trigo
no corpo do Cristo! Aquelas que o senhor de memória e pronuncia a cada
missa.Vamos, senhor padre, estamos esperando! É muito, muito fácil!". O
padre inchou e ficou vermelho de raiva, jogou o biscoito fora, e saiu
resfolegando ameaças. A mulher piscou para o marido boquiaberto e disse
"Não há veneno nenhum, pode comer". Quando o marido se recuperou da
surpresa, deu uma boa gargalhada pela sabedoria da mulher e disse "Dou
graças a Deus por me ter dado uma boa esposa como você, e por ter me aberto os
olhos contra algumas loucuras do catolicismo. Fale-me mais sobre como posso ser
salvo." E, depois de ouvir e crer, salvo foi.
- Só o sacerdote-
vampiro pode beber o sangue do Cristo (mas o estranho é que às vezes fica meio
"alto", e é induzido ao alcoolismo...).
Mas:
Analisemos o verso
alegado pelos romanistas, 1Co 11:24 (E, tendo dado graças, o partiu e disse:
Tomai, comei; isto É o meu CORPO que é partido por vós; fazei isto em MEMÓRIA
de mim.):
O fato do Cristo estar presente implica,
exige, prova terminantemente que, aqui, ele usou linguagem figurativa: Ele é
100% Deus mas também é 100% homem, portanto não pode ter dois corpos literais, simultaneamente.
Portanto, a expressão "é o meu corpo" significa "representa o
meu corpo": A expressão "isto é o meu corpo" é a mesma que
usamos quando mostramos uma foto e dizemos "este aqui sou eu, dá para
reconhecer?" Note que a foto não é você, ela representa você, até uma
criancinha entende isso. Se alguém estiver pintando uma velha estátua e disser
para um amigo que passa: "Está vendo este homem? Ele é D. Pedro I",
até um retardado mental entenderá que a estátua não é o imperador, ela o representa,
ela é figurativa dele, é um símbolo ou uma figura dele. Sejamos literalistas
sempre, exceto quando isto leva a absurda contradição com toda a Bíblia, leva a
algo impensável até mesmo pelas criancinhas e retardados mentais, que, sem uma
palavra de explicação, entendem o óbvio sentido figurativo. Oh, por que as
seitas viram figurativas nos 99,9% da Bíblia onde devem ser literalistas (por
exemplo: "Não farás para ti imagem de escultura...", "crê e será
salvo ...", etc.) e viram literalistas nos 0,1% da Bíblia onde é óbvio que
o sentido literal é totalmente impossível, é óbvio que o sentido é figurativo,
e é óbvio e indiscutível qual é o único e correto sentido figurativo???!!! Por
exemplo, em "eu sou a porta...", até a criança ou o retardado mental
entendem que Jesus não disse que era uma porta literal, de madeira e com
dobradiças e fechos, mas sim Ele ensinou que era o único meio de acesso à
salvação. Em "se o teu olho te escandalizar, arrancá-o ...", ...
Ademais, no mesmo verso 1Co 11:24, Cristo
disse as palavras "fazei isto em MEMÓRIA de mim."
Analisemos o
"comer... beber...", de outra passagem alegada pelos romanistas, Jo
6:53-58 (53 Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se
não COMERDES a CARNE do Filho do homem, e não BEBERDES o seu SANGUE, não tereis
vida em vós mesmos. 54 Quem COME a minha CARNE e bebe o meu SANGUE tem a VIDA
ETERNA, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Porque a minha CARNE
verdadeiramente é comida, e o meu SANGUE verdadeiramente é bebida. 56 Quem come
a minha CARNE e bebe o meu SANGUE permanece em mim e eu nele. 57 Assim como o
Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta,
também viverá por mim. 58 Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de
vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão VIVERÁ PARA
SEMPRE.): O próprio Cristo, poucos versos antes, no mesmo capítulo, em Jo 6:35
(E Jesus lhes disse: EU SOU O PÃO DA VIDA; aquele que VEM a mim não terá fome,
e quem CRÊ em mim nunca terá sede.), deixa bem claro que "comer e
beber" significam "VIR & CRER"!!! Ah, pobres perdidos,
romanistas, o que Deus quer de vocês não é que comam o literal cadáver do
Cristo nem bebam o seu literal sangue, mas sim que VENHAM & CREIAM nele e
na sua Palavra!
A adoção do
significado literal de "comer" e de "beber" nas duas
passagens alegadas pelos romanistas (1Co 11:24 e Jo 6:53-58), além de ser o
mais terrível e blasfemo absurdo imaginável, é também a mais séria abominação
contradizendo a própria Bíblia (Gn 9:4; Lv 3:17; At 15:29), seria
re-assassinar, re-sacrificar nosso Salvador!!!...
A carne, porém, com sua vida, isto é, com
seu SANGUE, não comereis. (Gn 9:4)
Estatuto perpétuo é pelas vossas gerações,
em todas as vossas habitações: nenhuma gordura nem SANGUE algum comereis. (Lv
3:17)
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas
aos ídolos, e do SANGUE, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais
coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. (At 15:29)
Não há nada mais
abominável, insultuoso e blasfemo, que o ofensivo sacrilégio da missa (centenas
de milhares de re- assassinatos de Cristo a cada domingo!) He 7:24-27;
9:12,25,28; 10:8,10-14. Um crente verdadeiro, um verdadeiro salvo, jamais, em
hipótese nenhuma, poderá aceitar estar presente, ouvir ou olhar para uma missa,
nem sequer de muito longe.
24 Mas este, porque permanece eternamente,
tem um sacerdócio perpétuo. 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os
que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. 26
Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado
dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus; 27 Que não necessitasse, como
os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus
próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, UMA vez,
oferecendo-se a si mesmo. (He 7:24-27)
Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por
seu próprio sangue, entrou UMA vez no santuário, havendo efetuado uma eterna
redenção. (He 9:12)
Nem também para a si mesmo se oferecer
MUITAS vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue
alheio; (He 9:25)
Assim também Cristo, oferecendo-se UMA vez
para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o
esperam para salvação. (He 9:28)
Como acima diz: Sacrifício e oferta, e
holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se
oferecem segundo a lei). (He 10:8)
10 Na qual vontade temos sido santificados
pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita UMA vez. 11 E assim todo o
sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos
sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; 12 Mas este, havendo oferecido
para sempre UM ÚNICO sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus,
13 Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo
de seus pés. 14 Porque com UMA só oblação aperfeiçoou para sempre os que são
santificados. (He 10:10-14)
Até mesmo os
elementos da páscoa judaica (do qual o pão e o cálice da ceia do Senhor
derivam) eram figurativos, simbólicos da libertação da escravidão do Egito (Ex
12). Contraste com Jo 6:63 ("O espírito é o que vivifica, a carne para
nada aproveita; as PALAVRAS que eu vos disse são espírito e vida.")
d.b. Pelas Mesmas
Razões, A Ceia Não É CONSUBSTANCIAÇÃO, dos luteranos, que ensinam que a
consagração pelo sacerdote-mágico recria os corpo e sangue literais (mesmo que
invisíveis) de Jesus, re-sacrificado, embora o pão e o vinho materiais ainda
CO-existam juntamente com- em- debaixo de os espirituais. No estômago, o pão e
o vinho não são somente trigo e vinho literais, mas são também, literalmente, o
corpo e o sangue de Cristo, que estão em- com- sob os elementos originais! (E
conferem perdão e graça salvadoras!)
d.c. A Ceia É
[meramente] EM MEMÓRIA do Cristo, [meramente] relembrando Sua morte e vitória,
por amor e para nos salvar:
Em memória do fato do
Cristo ter sido crucificado: "E, tendo dado graças, o partiu e disse:
Tomai, comei; isto é o meu corpo que É PARTIDO POR VÓS; fazei isto EM MEMÓRIA
de mim." (1Co 11:24),
Mas, também:
Em memória do fato do
Cristo ter estar vivo (ter sido ressuscitado): "Ensinando-os a guardar
todas as coisas que eu vos tenho mandado; e EIS QUE EU ESTOU CONVOSCO TODOS OS
DIAS, até a consumação dos séculos. Amém." Mt 28:20;
Em memória do fato
que os cultos cristãos ficaram sendo no 1o dia da semana, dia da ressurreição!
At 20:7 "E no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, ajuntando-se os discípulos para partir
o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou
a prática até à meia-noite." (At 20:7).
Em memória do fato
que brevemente estaremos para sempre com o Cristo, alegremente, (Mt 26:29
"E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele
dia em que o beba novo CONVOSCO no reino de meu Pai.");
Em memória do fato
que o Cristo voltará para nos levar consigo (quer pela morte, quer no iminente
arrebatamento dos crentes, para completar a assembleia totalizada futura);
Em memória do fato
que o Cristo nos proveu e provê de tudo de que necessitamos e necessitaremos
(Mt 28:20, acima);
Em memória do fato
que o Cristo nos deixou exemplo de humildade e de servir (Jo 13:14-15
"Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os
pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz,
façais vós também.").
d.d. É A CEIA
MERAMENTE MEMORIAL? SIM (note que sua pergunta transparece uma insatisfação com
o que o Novo Testamento delimita!).
Por acharmos que são 1 mm de amaciamento
antibíblico e 1mm de herança ao romanismo, não simpatizamos nada com a posição
de alguns que pensam de 1Co 10:16 "é melhor que vejamos o culto de
comunhão como primariamente um memorial, ao mesmo tempo reconhecendo a presença
[especial] de Cristo em nosso meio enquanto participamos dos elementos que
simbolizam seus corpo e sangue. Certamente, o ingerirmos os elementos podem
simbolizar nos alimentarmos espiritualmente de (e mantermos comunhão espiritual
com) Cristo." (Lectures in Systematic Theology, Thiessen, pág. 329). Pelos
mesmos motivos, também não simpatizamos nada com posições tais como a de Saucy,
pág. 224 de The Church in God's Program: "Portanto, o participar de Sua
presença não é o comer e o beber nos sentidos físicos, mas sim uma comunhão
interior com Sua pessoa, usando a ação exterior como uma expressão de fé
espiritual interior." Repetimos e reenfatizamos: o que a Bíblia diz, o que
o Cristo disse, é "fazei isto EM MEMÓRIA DE MIM."
d.e. A Ceia É Sinal
Da Nova Aliança
Cada aliança teve que
ser selada com sangue. O cálice em Mt 26:28-29; Lc 22:20; 1Co 11:25,
representando o sangue que o Cristo verteu por nós, representa o sangue que
selou a nova aliança, isto é, o Novo Testamento.
28 Porque isto é o meu sangue; o sangue do
novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. 29 E
digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em
que o beba novo convosco no reino de meu Pai. (Mt 26:28-29)
Semelhantemente, tomou o CÁLICE, depois da
ceia, dizendo: Este cálice é o NOVO testamento no MEU SANGUE, que é derramado
por vós. (Lc 22:20)
Semelhantemente também, depois de cear,
tomou o CÁLICE, dizendo: Este cálice é o NOVO testamento no MEU SANGUE; fazei
isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. (1Co 11:25)
O sangue da nova
aliança provê o perdão dos pecados He 10:16-18;
16 Esta é a aliança que farei com eles
Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as
escreverei em seus entendimentos; acrescenta: 17 E jamais me lembrarei de seus
pecados e de suas iniqüidades. 18 Ora, onde há remissão destes, não há mais
oblação pelo pecado. (He 10:16-18)
A nova aliança é
melhor que a velha aliança mosaica (2Co 3:3-18; He 7:22; 12:24).
Porque já é manifesto que vós sois a carta
de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do
Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. 6 O qual
nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra,
mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. 9 Porque, se o
ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o
ministério da justiça. 11 Porque, se o que era transitório foi para glória, muito
mais é em glória o que permanece. 13 E não somos como Moisés, que punha um véu
sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o
fim daquilo que era transitório. 15 E até hoje, quando é lido Moisés, o véu
está posto sobre o coração deles. 16 Mas, quando se converterem ao Senhor,
então o véu se tirará. 18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como
um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma
imagem, como pelo Espírito do Senhor. (2Co 3:3-18)
De tanto melhor aliança Jesus foi feito
fiador. (He 7:22)
E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e
ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. (He 12:24)
d.f. A Ceia É Uma
Pregação, Ela Proclama A Morte do Cristo, ante visitantes e descrentes. 1Co
11:26
Porque todas as vezes que comerdes este pão
e beberdes este cálice ANUNCIAIS A MORTE DO SENHOR, até que venha. (1Co 11:26)
d.g. A Ceia Profetiza
A Volta Do Cristo 1Co 11:26; Mt 26:29
Porque todas as vezes que comerdes este pão
e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, ATÉ QUE VENHA. (1Co 11:26)
E digo-vos que, desde agora, não beberei
deste fruto da vide, ATÉ AQUELE DIA em que o beba novo convosco NO REINO DE MEU
PAI. (Mt 26:29)
d.h. A Ceia É
Comunhão Com O CRISTO (Ele é o anfitrião que estamos honrando, bem presente,
mesmo que invisível! Comunhão significa propósito em comum + trabalho em comum
+ gozo em comum)
d.i. A Ceia É
Comunhão Com Os Meus Irmãos. (Comunhão significa propósito em comum + trabalho
em comum + gozo em comum)
e. Participantes da
Ceia
Primeiramente, a
nossa posição (chamam-na de "Ceia Restrita", mas preferiríamos o nome
"Ceia dos de Mesma Doutrina"), segundo o melhor que podemos entender
da Bíblia (não importam as tradições humanas), é que podem participar da ceia
do Senhor:
Todo o
presente (a frase continua!)
|
E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele TODOS;
(Mt 26:27) {Até a Judas, o iscariote, foi
oferecida a ceia, e ele a tomou!!! Mt 26:23-24; Mr 14:20-21; Lc 22:21-23; Jo
13:18-20+26}
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no PARTIR DO PÃO, e nas orações. (At 2:42) E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e PARTINDO O PÃO em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, (At 2:46) E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para PARTIR DO PÃO, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. (At 20:7) |
que,
segundo sua própriaconsciência,
|
Portanto, qualquer que
comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente {*}, será culpado do
corpo e do sangue do Senhor. Examine-se,
pois, o homem a si mesmo,
e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e
bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o
corpo do Senhor. (1Co 11:27-29) {*
"Indignamente" é um advérbio, não um adjetivo. É um advérbio de
modo, não um adjetivo sobre a natureza interna e eterna de uma pessoa.
Portanto, é exigido que a posição do tomador da ceia seja de um salvo
verdadeiro, um crente totalmente sincero e bíblico, e que o MODO de tomar a
ceia seja digno, aceitável (não irreverente e frívolo, não indigno e
inaceitável como aquele descrito nos versos 18-22); não é exigido que o salvo
bíblico que toma a ceia seja perfeito ou aceitável ou digno de Deus ou da
salvação ou do céu. Se houvesse essa exigência, ninguém poderia tomar a ceia
...}
|
reconheça
que:
- Foi salvo pela graça através de fé no Cristo, tendo nascido de novo, do alto; e - (depois de crer) Foi submerso biblicamente, por assembleia local com doutrina daquelas do Novo Testamento (portanto, doutrina batista); | |
é
membro, em boa comunhão, de assembleia local a
qual, sendo rigorosamente neotestamentária de interpretação literal, é
- re-submersora (mesmo que não tenha o nome batista), - separatista (em 2º grau) do erro, - prega "salvação só pela graça, através só da fé sem obras, fé só no Cristo e baseada só nas Escrituras; uma vez salvo, sempre salvo"; e | |
(também é necessário que ele) (pessoalmente) Esteja em obediência e
comunhão com Cristo;
| |
Ou se
arrependa e se ponha em irrestrita obediência e comunhão com Cristo,
sinceramente, após:
- auto-exame segundo sua consciência Sl 139:23, - e confissão a Deus 1Jo 1:9; - e confissão / reparação (se possível, e como for sábio fazer) |
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração;
prova-me, e conhece os meus pensamentos. (Sl 139:23)
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1Jo 1:9) |
Agora, as
justificativas da nossa posição:
e.a. (ocupando-nos
somente dos de doutrina batista,) Há 4 Entendimentos Principais Sobre A Ceia
(quanto aos que podem participar dela)
e.a.1. "Ceia
fechada", ou "ultra- restrita", ou "da assembleia
local" (closed): É exclusivamente para os membros da assembleia local
batista ministradora da ceia, e que estejam não sob disciplina, mas em plena
comunhão com essa assembleia;
Algumas poucas assembleias locais batistas
desta posição realizam a ceia após um culto normal, em domingo à noite, ao
término do qual pedem para as demais pessoas, porventura presentes, se
retirarem.
Mas a grande maioria das assembleias locais
batistas desta posição realiza a ceia em culto em horário especial, e a este
culto somente os membros da assembleia local (e em plena comunhão com ela) têm
acesso.
(Bem, conhecemos
muitos irmãos que têm esta posição, entendemos que a têm por zelo, com alguns
deles temos doce comunhão em quase que todos os demais pontos, mas não
concordamos neste ponto, pelas razões que apresentaremos lá adiante.)
Um argumento apresentado é que, uma vez que
não há igreja universal visível (nem invisível), então a expressão "o
corpo de Cristo", em vários locais, se refere a uma igreja local
(concordamos), e, em 1Co 11:17-32, as expressões "não discernindo o corpo do
Senhor" se referem a discernir a igreja local. Mas há quem argumente que
"discernir a igreja local" é um conceito estranho, e "discernir
o corpo de Senhor" pode se referir a entender todo o sentido memorial do
pão.
Contra essa teoria pode ser notada que:
"Na sua 2a viagem missionária (49 a 52 dC) Paulo passou muito rapidamente
por Troade (talvez só dormiu lá 1 noite) At 16:6-10, e parece que naquela
cidade já havia crentes que o receberam. Na sua 3a viagem missionária (53 a 58
dC) Paulo passou alguns dias em Troade, lá havia ou chegaram crentes, ele
pregou e lá administrou a Ceia e dela participou, sem dela ser membro At
20:7,11." Mas há quem retruque dizendo que o partir de pão apenas foi uma
refeição comum.
e.a.2. "Ceia restrita", ou "dos
próximos", ou "dos de mesma doutrina" (close) (Paulo e seus
companheiros de viagem tomaram ceia nas igrejas que visitaram, tal como a de
Troas Atos 20:7): pode ser subdividida em 3 sub-graus:
e.a.2.1. Algumas assembleias locais batistas
desta posição estendem o pão e o suco da vide não só aos seus membros em plena
comunhão com ela, mas também a todos os presentes que sejam membros, em plena
comunhão, de qualquer assembleia que tenha nome batista e que pertença à mesma
convenção/ associação dela.
e.a.2.2. Outras assembleias locais batistas
dessa posição estendem as suas ceias não só aos seus membros em plena comunhão
com ela, mas também a todos os presentes que sejam membros, em plena comunhão,
de qualquer assembleia que tenha nome batista e tenha doutrina e prática
batistas basicamente iguais às dela.
e.a.2.3. Ainda outras assembleias locais
batistas dessa posição estendem as suas ceias não só aos seus membros em plena
comunhão com ela, mas também a todos os presentes que sejam membros, em plena
comunhão, de qualquer assembleia que, mesmo sem precisar ter nome batista
(talvez os Irmãos Plymouth (Casa Da Oração), talvez os Bíblicos [Batistas],
talvez os Cristãos Evangélicos, etc.), tenha doutrina e prática basicamente
iguais às da assembleia local batista que ministra a ceia, particularmente
tenha e ensine segurança da salvação em Cristo, ensine e só aceite
"submersão por submersão", sendo essa submersão administrada somente
aos que creram de forma bíblica, depois fizeram pública confissão de fé, depois
voluntariamente solicitaram e foram submersos por assembleia de doutrina
batista (mesmo sem precisar usar este nome) de doutrina e prática basicamente
iguais às da assembleia ministrante da ceia. (Esta é a posição de HÉLIO.)
De todos estes 3
subtipos acima (e.a.2.1 até e.a.2.3), algumas assembleias locais somente
advertem o que deve ser feito, outros o impõem concretamente (seja por limitar
o acesso das pessoas ao local, seja por julgarem aqueles de tais assembleias e
somente darem os elementos da ceia àqueles considerem aceitáveis).
e.a.3. "Ceia
aberta" ou "livre" (open): Oferecida por assembleias locais
batistas (mas de doutrina "meio aberta") a todos (todos os batistas e
todos os reformados) que professam ser salvos "só pela fé, só em Cristo,
sem obras", e crer "só as Escrituras". Só a eles.
e.a.4. "Ceia
ultra-aberta", ou "ultra-livre", ou "ecumênica":
Oferecida por assembleias locais batistas (mas de doutrina "muito
frouxa") a toda a "cristandade" (incluindo pentecostais e até
mesmo "bons" católicos romanos, "bons" católicos gregos
ortodoxos, etc.), quer ou não tenham sido submersos (ou aspergidos), quer ou
não sejam membros de uma assembleia de qualquer tipo, quer ou não estejam em
comunhão com ela.
Os versos e
argumentos que apresentaremos abaixo, em defesa da nossa posição e.a.2.3.,
refutam as demais posições
e.b. Somente O
Verdadeiro Salvo, Já Biblicamente Submerso (por uma assembleia local de bíblica
doutrina batista), Pode Participar Da Ceia?
“41 De sorte que
foram submersos os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia
agregaram-se quase três mil almas, 42 ¶ E perseveravam na doutrina dos
apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” (At 2:41-42)
Se é que já lhe foi ensinado o dever de ser
submerso (biblicamente) E se já houve oportunidade dele obedecer e sê-lo, não
vemos no Novo Testamento nenhum precedente nem espaço para um crente não ter
sido submerso.
Mas também, sem ambas estas condições serem
verdade, não vemos no Novo Testamento ordem, nem dedução indisputável, nem
precedente [quem vir nos avise], para recusarmos a ceia ao novo crente sincero
e que ainda não pôde ser submerso numa assembleia batista (que seja bíblica e
fundamentalista), por circunstâncias incontornáveis e de responsabilidade única
e exclusivamente não dele. Por exemplo, foi salvo na ala de doenças terminais
de um hospital, está a semanas ou dias para falecer, sua saúde não lhe permite
ser submerso mas permite ir em cadeira de rodas para a última oportunidade de
tomar a ceia.
e.c. Só os Biblicamente
Submersos por Bíblica Assembleia Submersora (e se eles e ela realmente honram o
Cristo e a Bíblia) Podem Participar Da Ceia?
“41 De sorte que
foram submersos os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia
agregaram-se quase três mil almas, 42 ¶ E perseveravam na doutrina dos
apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” (At 2:41-42)
Sim, viveremos na
eternidade com salvos que não foram biblicamente submersos, mas apenas passaram
por efusão ou aspersão. Sim, muitos deles fizeram isso em sinceridade e de boa
fé porque nunca foram bem ensinados, mas mal ensinados, e os amamos assim
mesmo, como irmãos em Cristo. Mas, do mesmo modo que sinceridade não faria uma
pessoa no VT estar certa oferecendo em sacrifício um animal de tipo desautorizado,
assim também submersão somente significa submersão, e a ordem de Cristo foi
submergir ("19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações,
SUBMERGINDO-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 Ensinando-os
a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco
todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." Mt 28:19-20), a
sequência bíblica é primeiro crer, depois pedir e ser submerso, depois
participar da ceia memorial do Senhor. Portanto, mesmo sabendo que alguns estão
sinceramente mal instruídos, não temos permissão de Deus para aceitar
"submersos por aspersão ou por efusão" e dar-lhes a ceia do Senhor.
Não é biblicamente apropriado que aqueles que foram aspergidos, quer como bebês
ou como adultos, tomem a Ceia do Senhor, porque eles nunca foram
verdadeiramente submersos. Requerer que eles tenham sido submersos para
participarem da ceia lhes é bom, porque os instrui e eles poderão examinar a
questão e obedecer à Bíblia e corrigir tudo, sendo submersos e tornando-se
membros de igreja re-submersora de doutrina bíblica.
e.d. A Ceia É Do
SENHOR (não da assembleia local em particular)
Podem participar da ceia, em assembleia
local batista, não só seus membros em boa comunhão, mas todos os presentes que
verdadeiramente creram e foram salvos, depois foram biblicamente submersos por
assembleia de doutrina re-submersora (mesmo que não tenha o nome de batista) e
bíblica, que sejam membros de semelhante igreja, e que, segundo suas próprias
(*) consciência e responsabilidade (sob perigo até de Deus enviar-lhe a
morte!), considere-se em perfeita obediência e comunhão com Deus.
“41 De sorte que
foram submersos os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia
agregaram-se quase três mil almas, 42 ¶ E perseveravam na doutrina dos
apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” (At 2:41-42)
(*) Nosso Senhor Jesus não negou o pão nem o
cálice ao próprio traidor perdido, Judas o iscariotes (Mt 26:23-24; Mr
14:20-21; Lc 22:21-23; Jo 13:18-20+26; ver
http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/SequenciaEventosNoiteUltimaCeiaSenhor-Helio.htm
),
21 ¶ Mas eis que a mão do que me trai está
comigo à mesa. 22 E, na verdade, o Filho do homem vai segundo o que está
determinado; mas ai daquele homem por quem é traído! 23 E começaram a perguntar
entre si qual deles seria o que havia de fazer isto. (Lc 22:21-23 = Mt 26:23-24
= Mr 14:20-21 = Jo 13:18-20)
Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o
bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão.
(João 13:26)
e.e. Não Deve Cometer
Participação na Ceia Quem Está Sob Disciplina Da Sua Assembleia Local (ver
http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/DisciplinaNaIgreja-Helio.htm).
(A não ser que, no
culto da ceia, se arrependeu sinceramente, pediu perdão a Deus, e
comprometeu-se a, o mais breve possível, pedir perdão à assembleia local e
reparar o erro, tanto quanto possível).
1Co 5:11; 11:27-29
1Co 5:11 Mas agora
vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for
devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com
o tal nem ainda comais. ACF2007
1Co 11:27-29 27 Portanto, qualquer que comer este pão, ou
beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do
Senhor. 28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba
deste cálice. 29 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua
própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. ACF2007
Resumindo tudo que
dissemos, nós anunciaríamos assim, antes da ceia do Senhor:
"Grata e
reverentemente, passemos à comemoração da ceia do Senhor.
"Baseados na
Bíblia, advertimos que só deveria participar desta ceia, reverentemente: todo o
presente que tenha crido e sido salvo,
depois pediu e foi
submerso biblicamente,
agora examinou-se a
si mesmo,
rogou perdão pelos
pecados que o Espírito Santo lhe indicou,
e está em obediência
e comunhão com Cristo e com a assembleia local de que é membro, a qual, sendo
rigorosamente neotestamentária de interpretação literal,
é re-submersora
(doutrina batista, mesmo se não usar o nome),
basicamente com mesma
doutrina e prática nossas, particularmente pregando "salvação só pela
graça, através só da fé sem obras, fé só no Cristo e baseada só nas Escrituras;
uma vez salvo, sempre salvo".
Outro modo de
anunciarmos e convidarmos para a ceia do Senhor seria:
Esta assembleia não
tem o poder de estabelecer regras e padrões, apenas os cumpre. Observe a ordem
de At 2:41-42: 1º creram e aceitaram a palavra, 2º foram SUBMERSOS, 3º foram
adicionados à assembleia local, 4º participaram da ceia. Por coerência com
isso, convidamos a participar da ceia do Senhor todo o presente que já cumpriu
estes requisitos e é membro (em boa comunhão) de uma assembleia de doutrina
basicamente igual à do NT (por isso, de doutrina basicamente igual à nossa).
e.g. Não Oferecer a
Ceia a Alguém? E Fisicamente Recusar a Ceia a Alguém que Estenda a Mão para
Receber os Elementos da Ceia?
Praticantes da ceia fechada o fazem,
alegando alguns versos, mas 1Co 5:11-13 parece muito mais referir-se ao comer
socialmente (só temos certeza de que o assunto é a ceia do Senhor a partir de
11:20, que está muito longe); essa passagem (1Co 5:11-13) e 2Ts 3:6, 11-15
referem-se à separação bíblica que devemos manter do crente rebeldemente em
pecado aberto, ou rebeldemente propagador de erro doutrinário.
Mas agora vos escrevi que não vos associeis
com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou
maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal NEM AINDA COMAIS. Porque, que
tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão
dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse
iníquo. (1Co 5:11-13)
Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso
Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda
desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu. (2Ts 3:6)
Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam
desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. A esses tais,
porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando
com sossego, comam o seu próprio pão. E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o
bem. Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e
não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. Todavia não o tenhais como
inimigo, mas admoestai-o como irmão. (2Ts 3:11-15)
A ordem de Deus é que
cada um se examine a si mesmo, não é que a igreja o examine e julgue 1Co 11:28
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste
cálice. ACF2007
Jesus não recusou o
pão a Judas Jo 13:18 18 Não falo de
todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a
Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar. ... 27
E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o
depressa. (Jo 13:27)
e.h. Pedir Perdão:
Sempre? Como? Diante De Quem?
Nem sempre é sábio pedir perdão em público:
Extremo cuidado deve ser tomado com certas palavras (Já imaginou:
"Congregação, peço perdão publicamente pela atração que sinto pela
solteira X, por tê-la cobiçado " ou "Congregação, peço perdão
publicamente pela atração que sinto pela esposa do irmão Y, por tê-la
cobiçado." ???!!! Sempre imagine que há gravadores ocultos, e que tais
gravações cairão nas piores mãos possíveis. Portanto, pese bem o que vai dizer
e fazer, pese por bastante tempo. Sempre tenha o maior cuidado com as suas
palavras.).
Nem sempre é sábio pedir perdão mesmo
privadamente: Extremo cuidado deve ser tomado com certas palavras (além das
duas perguntas anteriores, já imaginou "Perdão por eu não ter tolerado
seus defeitos inescapáveis, os maiores do mundo, eu não devia esperar melhor de
você, seu #@$&_%" ???!!!).
Ao pedir perdão, só fale do seu próprio
pecado (mesmo que você ache que você só foi 1% do problema, e ache que 99%
foram da outra pessoa).
Muito cuidado para não atacar o outro nem
sequer 1 mm ("Seu #@$&_%, perdoe-me por eu ter reagido mal ao seus
inumeráveis, feios, terríveis pecados, a saber ...").
Vá com jejum e muita oração, não esperando
ser compreendido, nem perdoado, mas provavelmente até mesmo insultado. Nunca
espere que a outra pessoa também lhe peça perdão pelos erros dela. Nunca.
Apenas faça a sua parte, sem esperar por nada. Ou, melhor, esteja preparado
para perdoar e reagir serenamente, mesmo aos piores insultos e agressões
físicas.
Às vezes (para evitar incompreensão e um
problema/ briga muito, muito maior) o pedido de perdão não deve ser em público
nem em privado, mas somente a Deus). Às vezes, ao invés de pedido de perdão à
pessoa que você ofendeu, é melhor você só apresentar grande mudança de atitude
e muita sabedoria e paciência...
f. Ministrador da
Ceia
Se o crente está ou brevemente poderá estar
com a inteira assembleia local, já existente, de que é membro, então é com esta
inteira assembleia local que deve tomar a ceia do Senhor. É somente a inteira
assembleia local que administra as 2 ordenanças, usualmente através de,
representada pelo ancião- pastor-supervisor (se isto for completamente
impossível, por muito tempo, então a assembleia local pode comissionar outros
seus membros [usualmente dentre os presbíteros- pastores] para representá-la na
administração das ordenanças).
Não vemos
absolutamente nenhuma base bíblica para um homem crente (mesmo que pastor da
assembleia local ou por ela comissionado para representá-la na administração da
ordenança; mesmo que ele esteja acompanhado de uma parte da assembleia) sair
para submergir ou dar ceia a um convertido que não pode sair da sua casa (ou
prisão, ou hospital) e, assim, não pode juntar-se à inteira assembleia local,
nem ela a ele. Que lhe seja explicado: "Filho, esta ordenança é para ser
observada pela inteira assembleia local, reunida. Já que você não pode
observá-la assim, satisfaça-se na lembrança de que nenhuma das 2 ordenanças
confere nem aumenta nem fortalece graça, e você não tem nenhuma culpa de não
poder participar das ordenanças."
g. Quando's da Ceia
Alguns basearam-se em
1Co 11:25 ("... TODAS as vezes que beberdes, fazei isto em memória de
mim.") e chegaram a comemorar a ceia a cada refeição do dia (mas isto, do
verso, certamente foi feito separadamente, nos lares!!! Portanto, pode até ter
sido um louvável dar graças a cada refeição, mas de modo nenhum teve a menor semelhança
com a ceia do Senhor que vemos na Bíblia, uma ordenança a ser comemorada pela
inteira assembleia local, toda ela junta...).
Outros basearam-se em
At 2:46 ("E, perseverando unânimes todos os dias NO TEMPLO, e partindo o
pão EM CASA, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,") para a
assembleia, toda ela junta, comemorar a ceia uma vez a cada dia (mas, em At
2:46, o partir do pão foi nos lares, portanto pode e parece ter sido apenas
refeição ordinária, famílias que moravam mais ou menos perto uma da outra se
convidando "no domingo passado vocês nos convidaram para compartilhar da
refeição noturna na casa de vocês, depois do culto; hoje queremos convidar a
família de vocês e a dos Silva's para irem à nossa casa. OK?"; ademais,
nem tudo exemplificado no entusiasmo dos 1os dias é ordem e pode e deve ser
imitado para sempre: a inteira assembleia se reunir em cultos diários, 365
noites por ano, certamente atrapalhará nossa vida familiar com nossos filhos,
atrapalhará os seus estudos, etc., etc., etc., mormente nas grandes cidades
onde já perdemos horas somente nos locomovendo de um lado para outro...);
Outros, baseiam-se na
Didaque (125-135 dC), em relatos das assembleias locais dos 1os séculos, em
exemplos do Novo Testamento (como em Trôade, At 20:6-7) ("... E no
primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão ...")
para comemorar a ceia a cada domingo (mas At 20:6-7 não diz "cada",
e, se o dissesse, seria apenas um exemplo, não uma ordem.).
Pensamos que estas 3
opções correm o risco de banalizar demais a ceia, realizá-la às pressas e
mecanicamente, sem o amplo, pausado, profundo tempo que merece.
Alguns só comemoram a
ceia 1 vez por ano, durante a Páscoa judaica (terça ou quarta-feira, conforme
creiam que Cristo foi crucificado na quarta ou quinta-feira
http://solascriptura-tt.org/Cristologia/CristoMorreu4Feira-Inicio36ArtigosSobreCristo.htm)
(mas Cristãos já instruídos só celebram a ceia do Senhor e, semanalmente, o dia
do Senhor. Não devem celebrar Natal, nem Páscoa, nem nenhuma festa religiosa,
pois elas têm início no paganismo ou, pelo menos, no judaísmo fora dos limites
da Palavra Escrita, do qual judaísmo só devemos querer distância. Ademais,
pensamos que 1 ano talvez seja um intervalo longo demais para nossa fraca
memória).
A ceia deve ser
comemorada em um domingo, não noutro dia da semana: o 1o dia da semana sempre
foi o dia do culto principal: Lc 24:30,35 (ressurreição, 11 tristes, ceia em
Emaús); Jo 20:19 (10 apóstolos, peixe e mel); 20:26 (11 apóstolos) e talvez
21:9,13 (Mar de Tiberíades, peixe e pão); At 20:7,11 (ceia em Trôade; cochilo
de Êutico); 1Co 16:2 (oferta); Ap 1:10 (visão em Patmos).
30 E aconteceu que, estando com eles à mesa,
tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. ... E eles lhes contaram o que
lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão. (Lc
24:30,35. domingo da ressurreição)
Chegada, pois, a tarde daquele dia, o
primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos
judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz
seja convosco. (Jo 20:19)
E oito dias depois estavam outra vez os seus
discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e
apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. (Jo 20:26)
9 Logo que desceram para terra, viram ali
brasas, e um peixe posto em cima, e pão. ... Chegou, pois, Jesus, e tomou o
pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe. (Jo 21:9, 13)
7 E no primeiro dia da semana, ajuntando-se
os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte,
falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. ... 11 E subindo, e
partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim
partiu. (At 20:7,11)
No primeiro dia da semana cada um de vós
ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não
se façam as coletas quando eu chegar. (1Co 16:2)
Eu fui arrebatado no Espírito no dia do
Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, (Ap 1:10)
A ceia deve ser
comemorada à noite, não noutro horário: Os judeus que amavam a Palavra Escrita,
e o Cristo, observaram a Páscoa à noite. Ademais, o Novo Testamento não há
indícios da ceia do Senhor ter sido observada não como ceia (à noite).
Resumindo: Nossa
forte e fundada posição é pelo usual: a ceia do Senhor deve ser comemorada 1
vez por mês; em um domingo (usualmente o 1o domingo do mês); à noite.
(Mas o Novo
Testamento não estipula isto explicitamente. O exigido é somente que "...
TODAS as vezes que beberdes, fazei isto em MEMÓRIA de MIM." (1Co 11:25) ).
h. Onde's da Ceia
Onde estiver a
inteira assembleia local reunida, não em um dos seus muitos departamento, não
em um acampamento só de jovens ou só de casais, não em um seminário, não em um
congresso, não de casa em casa, não em quarto de hospital, etc. Ver letra f.
i. Como's da Ceia
Resumo:
UM só pão, grande, de trigo + água + sal
(talvez com bastante azeite de oliva?), sem fermento (provavelmente terá que
ser fininho, para não ficar duro demais?), sendo quebrado (rompido com as mãos,
sem facas nem serras) à vista de todos (Para poupar tempo em assembleia grande,
o pão talvez possa ser quebrado discretamente, enquanto a pregação ainda está
sendo feita? Para não causar mal estar ou mesmo náusea de repulsa a ninguém,
talvez seja melhor que se usem luvas esterilizadas? Mas lavar as mãos ante
todos não pareceria romanismo? Não seria melhor, hoje, na mesa (mesa tem pés,
altar não tem e é coisa de judeus) já estar, para ser vista, uma metade do
grande pão, e nos pratos, já estarem os pedaços provenientes da outra metade,
tendo sido previamente partidos (na cozinha) por mãos lavadas/ enluvadas?), finalmente
todos o comendo (mastigando) ao mesmo tempo.
Suco de uvas cor de sangue, podendo ser suco
industrializado ou suco de uvas esmagadas na assembleia (isto pode ser feito
previamente), podendo ou não o suco ser misturado com alguma água pura. Primeiramente
estará em UM só grande cálice, à vista de todos; depois será dividido em
pequenos cálices (para poupar tempo em assembleia grande, talvez possa ser
dividido discretamente, enquanto a pregação ainda está sendo feita? Não seria
melhor, hoje, na mesa já estar, para ser visto, o grande cálice ainda com um
resto do suco, e os pequeninos cálices já tendo sido enchidos a partir dele?),
todos os tomando ao mesmo tempo.
Tudo deve ser precedido por pregação
(enfatizando aspecto(s) da obra salvadora de Cristo, ou Sua 2a vinda, ou algo
relacionado à ceia); por auto-exame silencioso e confissão a Deus; por
explicações sobre a ordenança-simbólica; e por convite advertindo sobre quem
deve e quem não deveria dela participar (vide acima).
Tudo deve ser feito reverente e dignamente,
com entendimento, sem pressa e sem ritualismo mecanista, terminando com hino
laudatório (e palavras) de alegria e vitória e expectativa, cantado vivamente
por toda a congregação. (Mt 26:26-29 ou Mr 14:22-24; Lc 22:17-20; 1Co 11:23-29).
26 ¶ E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e
abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o
meu corpo. 27 E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele
todos; 28 Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é
derramado por muitos, para remissão dos pecados. 29 E digo-vos que, desde
agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo
convosco no reino de meu Pai. (Mt 26:26-29)
22 E, comendo eles, tomou Jesus pão e,
abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. 23
E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. 24 E
disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é
derramado. (Mr 14:22-24)
17 E, tomando o cálice, e havendo dado
graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; 18 Porque vos digo que já não
beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. 19 E, tomando o pão, e
havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por
vós é dado; fazei isto em memória de mim. 20 Semelhantemente, tomou o cálice,
depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é
derramado por vós. (Lc 22:17-20)
23 ¶ Porque eu recebi do Senhor o que também
vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; 24 E,
tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é
partido por vós; fazei isto em memória de mim. 25 Semelhantemente também,
depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu
sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. 26 Porque
todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte
do Senhor, até que venha. 27 Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o
cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 28
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste
cálice. 29 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria
condenação, não discernindo o corpo do Senhor. (1Co 11:23-29)
Agora, detalhemos
alguns dos pontos de acima:
i.a. O Pão Deve Ser
Sem Fermento:
Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para
que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa
páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento
velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da
sinceridade e da verdade. (1Co 5:7-8)
Somente o pão sem fermento pode: (a)
representar adequadamente o corpo do Cristo sem pecado; (b) a sinceridade com
que devemos participar da ceia; (c) a necessidade de purificar a assembleia
local.
i.b. O Pão Deve Ser
Um Só, Trazido Inteiro,
para representar a
unicidade do Cristo e a unidade dentro da assembleia local.
Para lembrar que o corpo do Cristo foi moído
por nossos pecados, o pão somente deve ser partido (rompido com as mãos, sem
facas nem serras), em pedacinhos pequenos, ante toda a assembleia.
j. Ambiente da Ceia
De reverente
ponderação, emocionada lembrança, profunda gratidão por toda a obra do Cristo
por nós. Concluir com um hino cantado por toda a congregação, viva e
alegremente, em louvor e exultação pela vitória do Cristo, e em expectativa do
arrebatamento, das bodas, e do reino. Mt 26:30 = Mr 14:26.
E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte
das Oliveiras. (Mt 26:30 = Mr 14:26)
A Ceia Do Senhor Deve
Ser Um Farto Banquete?
Seguindo alguns
exemplos encontrados no Novo Testamento, na Didaque (125-135 dC), e em relatos
de algumas assembleias locais dos 1os séculos, alguns pensam que a ceia deve
ser sempre após (não em) uma refeição- ceia (festa de amor, ágape). Mas será
que estes exemplos não resultaram somente de traços culturais ou de influência
do judaísmo quanto à Páscoa? (Cristãos já instruídos só celebram a ceia do
Senhor e, semanalmente, o dia do Senhor. Não devem celebrar Natal, nem Páscoa,
nem nenhuma festa religiosa, elas têm seus inícios no paganismo ou, pelo menos,
no judaísmo que extrapola a Palavra Escrita, do qual judaísmo só devemos querer
distância).
Bem, o Novo
Testamento não dá mandamento explícito sobre isto. A grande maioria das
assembleias batistas e reformadas pratica a ceia sem a refeição-ágape
(exemplificada na Bíblia, mas nunca nela ordenada), para evitar o perigo da
glutonaria de 1Co 11:17-22,33-34.
... 17 ¶ Nisto, porém, que vou dizer-vos não
vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. 18 Porque
antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões;
e em parte o creio. 19 E até importa que haja entre vós heresias, para que os
que são sinceros se manifestem entre vós. 20 De sorte que, quando vos ajuntais
num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. 21 Porque, comendo, cada um toma
antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. 22
Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de
Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não
vos louvo. .... ... 33 Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer,
esperai uns pelos outros. 34 Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que
não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando
for. (1Co 11:1-34)
k. Penalidades
29 Porque o que come e bebe indignamente,
come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. 30
Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. (1Co
11:29-30)
"Indignamente" é um advérbio, não
um adjetivo. É um advérbio de modo, não um adjetivo sobre a natureza interna e
eterna de uma pessoa. Portanto, é exigido que a posição do tomador da ceia seja
de um salvo verdadeiro, um crente totalmente sincero e bíblico, e que o MODO de
tomar a ceia seja digno, aceitável (não irreverente e frívolo, não indigno e
inaceitável como aquele descrito nos versos 18-22):
18 Porque antes de tudo ouço que, quando vos
ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. 19 E até
importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem
entre vós. 20 De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a
ceia do Senhor. 21 Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria
ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. 22 Não tendes porventura casas
para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que
nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo. (1Co 11:18-22)
Não é exigido que o
salvo bíblico que toma a ceia seja perfeito ou aceitável ou digno de Deus ou da
salvação ou do céu. Se houvesse essa exigência, ninguém poderia tomar a ceia...
Mas ...:
Se a maneira e atitude do salvo ao tomar a
ceia for indigna, ele poderá receber do Senhor, como julgamento, tanto doença
física como morte física (não perdição!).
l. Exortação
Comemoremos a ceia
com o coração cheio de gratidão, profundamente relembrado e tocado, ponderando
tudo que Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) fez por nós.
Mas também
ofereçamo-nos, nós também:
em sacrifício vivo Rm
12:12,
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de
Deus, que apresenteis os vossos corpos em SACRIFÍCIO VIVO, SANTO e AGRADÁVEL a
DEUS, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas
sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis
qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:1-2)
como ganhadores de
almas Fp 2:17,
E, ainda que seja oferecido por libação
sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós.
(Fp 2:17)
como vidas derramadas
em comunhão com (e oração a) o Senhor He 13:15,
Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus
sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. (He
13:15)
como doadores de
ofertas sacrificiais Fp 4:18,
Mas bastante tenho recebido, e tenho
abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte
me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a
Deus. (Fp 4:18)
etc.
NOTA-1:
Nomes transliterados:
Transliterar significa, ao invés de traduzir uma palavra para português, usar
as letras do nosso alfabeto para formar um som parecido com as de uma palavra
em outro alfabeto. Por exemplo, não há palavra portuguesa para o ser angelical
08314 שׂרף
de Is 6:2,6, portanto somos forçados a transliterá-la para serafim, (que produz
um som parecido com a palavra hebraica) depois tomamos esta palavra portuguesa
que criamos e a adicionamos no dicionário de português e ensinamos o que
queremos que ela signifique. Transliteração só deveria ser feita se
absolutamente de modo nenhum existe uma palavra portuguesa que traduza o grego
ou hebraico. Afirmamos isto porque, em todas as Bíblias modernas, parece que
sempre que se transliterou uma palavra grega ou hebraica que tem uma boa
tradução em português, se fez isto com o objetivo de esconder uma verdade e se
favorecer um erro doutrinário:
batismo (podia e
devia ser traduzido como submersão)
batizar (podia e
devia ser traduzido como submergir)
eucaristia (este
substantivo não existe na Bíblia, nunca deve ser usado como se fosse a ceia do
Senhor! Existe o verbo "tendo dado graças", em 1Co 11:24, mas não
podemos confundir o ato de agradecer a Deus com a coisa pela qual agradecemos)
hades (sempre deve
ser traduzido como inferno, quando se refere ao descrente)
sheol (idem)
diácono (podia e
devia ser traduzido como serviçal),
igreja (podia e devia
ser traduzido como assembleia ou ajuntamento, e o contexto deixaria claro que é
uma reunião de crentes em um certo local)
etc.
Alguém
gostaria de me mandar mais alguns exemplos, retirados de qualquer Bíblia,
Artigos de Fé, etc.
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