É A BÍBLIA A ÚNICA
AUTORIDADE DE FÉ E PRÁTICA?
É a Bíblia a única
autoridade de fé e prática? A Igreja católica diz que não é. O Concílio
Vaticano II diz que: "ambas, Escritura e Tradição, devem ser aceitas e
honradas com igual sentimento de devoção e reverência." (Vatican II documents, "Dogmatic Constitution on Divine
Revelation," Chap. 2, 9, p. 682).
Assim, Roma elevou de
forma descarada suas tradições ao mesmo nível da Bíblia Sagrada.
Eu freqüentemente
recebo cartas e e-mails de católicos me desafiando sobre a autoridade [total e
única] da Bíblia. Eles sabem que não podem defender a doutrina católica
estritamente a partir da Bíblia. Se a Bíblia é a única autoridade de fé e
prática, pode ser facilmente demonstrado pelas Escrituras que a Igreja Católica
é falsa. A autoridade da Bíblia é, portanto, o âmago da diferença entre
católicos romanos e igrejas que baseiam sua doutrina e prática estritamente
sobre as Santas Escrituras.
Segue um exemplo de
muitos desafios que tenho recebido:
"Eu não tenho
encontrado qualquer coisa na Bíblia que diga que ela deva ser usada como única
autoridade. Parece-me que a própria Bíblia é um tipo de tradição, visto que,
sua forma atual, não era considerada completa mesmo depois de muitos anos da
morte de todos os apóstolos. Tivemos que confiar em alguém quanto à autenticidade
e integralidade da mesma. Eu tenho encontrado nas Escrituras exortação para
seguir as próprias tradições, quer sejam escritas ou faladas. É claro que
entendo eu que "tradições de homens" está errado seguir."
(e-mail de um católico que encontrou os artigos de Way of Life na internet, em
2 de março de 1999).
RESPOSTA DO IRMÃO
CLOUD:
Você me diz que não
encontrou nada na Bíblia que afirme que ela deve ser usada como única
autoridade. Eu só posso dizer que você não deve ter lido a Bíblia muito
cuidadosamente.
PRIMEIRAMENTE, 2
TIMÓTEO 3:16-17 ENSINA QUE A BÍBLIA É SUFICIENTE PARA A FÉ E PRÁTICA.
"Toda a
Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir,
para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja PERFEITO,
E PERFEITAMENTE INSTRUÍDO PARA TODA A BOA OBRA."
A Escritura, somente
ela, é dada por inspiração de Deus e é apta para fazer o homem de Deus
perfeito. Obviamente, portanto, nada mais é necessário além da Escritura.
A tradição católica
não é Sagrada Escritura, e não é, portanto, inspirada por Deus, e não é,
portanto, necessária para fazer o homem de Deus perfeito. Eu digo isso na
autoridade de 2 Timóteo 3:16-17.
Essa passagem, basta
ela sozinha, refuta o ensino de Roma de que a tradição é igual as Escrituras.
Somente Escritura pode ser igual a Escritura pela razão de somente as Santas
Escrituras terem sido inspiradas por Deus.
Paulo contrasta a
palavra do homem contra a Palavra de Deus.
"Por isso também
damos, sem cessar, graças a Deus, pois, HAVENDO RECEBIDO DE NÓS A PALAVRA DA
PREGAÇÃO DE DEUS, A RECEBESTES, NÃO COMO PALAVRA DE HOMENS, MAS (SEGUNDO É, NA
VERDADE), COMO PALAVRA DE DEUS, a qual também opera em vós, os que
crestes." (I Ts 2:13)
Nós temos que
continuar a fazer essa crucial distinção hoje. Se um ensino não é a Palavra de
Deus então é a palavra do homem. As tradições de Roma não são a Palavra de
Deus. Roma nem mesmo reivindica que suas tradições são a Palavra de Deus.
Portanto, as tradições são palavras dos homens e não devem ser seguidas. A
Palavra de Deus, a Bíblia, é tudo o que o crente precisa, porque é apta para
fazê-lo perfeito, completamente equipado até para toda boa obra.
SEGUNDO, NÓS SABEMOS
QUE A BÍBLIA É A COMPLETA PALAVRA DE DEUS PORQUE A NÓS FOI DITO QUE A FÉ FOI
ENTREGUE AOS SANTOS DE UMA VEZ POR TODAS
"Amados,
procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive
por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela FÉ QUE UMA VEZ FOI
DADA AOS SANTOS." (Judas 3).
A "fé"
refere-se ao corpo da verdade do Novo Testamento entregue pelos apóstolos por
meio da inspiração do Espírito Santo. O termo "uma vez entregue" diz
que este corpo da verdade foi dado durante um período específico de tempo já
completado. Isso refere-se as Escrituras do Novo Testamento que foram
completadas durante os dias dos apóstolos.
Judas 3, basta este
verso sozinho, refuta a idéia que a fé cristã está sendo progressivamente dada
através da Igreja Católica Romana.
TERCEIRO, UM SELO FOI
COLOCADO NO CAPÍTULO FINAL DO LIVRO FINAL DA BÍBLIA SIGNIFICANDO SUA CONCLUSÃO
E ALERTANDO A CADA HOMEM A NÃO ADICIONAR OU SUBTRAIR DELA.
"Porque eu
testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se
alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que
estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro
desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e
das coisas que estão escritas neste livro." (Ap 22:18-19)
Os que reivindicam
ter uma nova revelação ou tradição no mesmo nível da Bíblia caem sob o
julgamento descrito nessa passagem. O livro de Apocalipse conclui e completa a
Bíblia. Nada pode ser adicionado ou removido.
QUARTO, A CONCLUSÃO
DO CÂNON DAS ESCRITURAS FOI RECONHECIDA NO SEGUNDO SÉCULO, MUITO ANTES DA
IGREJA CATÓLICA EXISTIR.
Líderes cristãos no
segundo século reconheceram o cânon do Novo Testamento e aceitaram os escritos
apostólicos como Santas Escrituras em igual autoridade com o Antigo Testamento.
Deus concedeu sabedoria nesse processo e eles não precisaram esperar por
declarações de conselhos que vieram séculos depois. (Jo 16:13, 17:8, 1 Tes.
2:13; 1 Jo. 2:20).
Irineu (125-192), por
exemplo, em seus escritos ainda existentes, fez 1800 citações dos livros do
Novo Testamento e os usou "de tal maneira que se deduz que eles acerca
dessa época tinham sido considerados de autoridade inquestionável."
(Herbert Miller, General Biblical Introduction, p. 140). Irineu aceitou os
quatro Evangelhos, e somente os quatro, como Escritura.
Clemente de
Alexandria (150-217) citou e reconheceu os quatro Evangelhos e outros livros do
Novo Testamento, chamando-os de "Divinas Escrituras".
Tertuliano (150-220)
fez 7200 citações dos livros do Novo Testamento e os aceitou como Escritura.
A tradução da Bíblia
para o latim, chamada Ítala, a qual foi provavelmente feita no segundo século,
"contém todos os livros que agora compõem o Novo Testamento". (John
Hentz, History of the Lutheran Version, p. 59).
Uma relação das
Escrituras do Novo Testamento datando da metade do segundo século foi
descoberta na biblioteca de Ambrósio em Milão, Itália, em 1740. Esta relação do
segundo século contém todos os 27 livros do cânon do Novo Testamento. (Hentz,
p.60).
Desse modo, as
Escrituras do Novo Testamento completado estavam sendo difundidas e aceitas
povo de Deus sob a orientação do Espírito Santo. Muitos [pseudo-] eruditos dos
modernistas críticos textuais que escrevem hoje sobre este primitivo século
negam, ou omitem totalmente, o trabalho do Espírito Santo na inspiração e
canonicidade do Novo Testamento. Os apóstolos não foram deixados aos seus
próprios [falhos] recursos [intelectuais e de memória e imaginação e
honestidade] para transcrever os registros de Cristo, nem os cristãos
primitivos foram deixados aos seus próprios [falhos] recursos [de discernimento
e honestidade] para reconhecer quais escritos eram as Escrituras (I Ts 2:13).
As palavras do Novo Testamento são as palavras do Senhor Jesus Cristo através
de divina inspiração, e as ovelhas de Deus conhecem a voz do bom Pastor e podem
distinguir Sua voz daquela dos falsos pastores (Jo 10:4,5,27).
QUINTO, PASSAGENS QUE
INDUZEM OS CRISTÃOS SEGUIREM A TRADIÇÃO REFEREM À TRADIÇÃO INSPIRADA DADA PELOS
APÓSTOLOS, NÃO A TRADIÇÕES NÃO INSPIRADAS DE HOMENS QUE VIERAM DEPOIS DELES.
O termo
"tradição" é usado de dois modos no Novo Testamento. Primeiro
refere-se à doutrina apostólica dada por divina inspiração (II Ts 2:15; 3:6).
As igrejas são ordenadas a observar esta tradição que foi de modo sobrenatural
registrada na Escritura do Novo Testamento. Segundo, tradição se refere a
ensinos não inspirados que professores religiosos tentaram adicionar às
Escrituras e pelos quais eles tentaram amarrar as vidas dos homens (Mt 15:1-6;
Mc 7:9-13; Col 2:8). Neste sentido, a tradição é condenada, como nós vemos nas
referências seguintes:
"Mas, em vão me
adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens." (Mt 15:9).
"Invalidando
assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas
coisas fazeis semelhantes a estas." (Mc 7:13)
"Tende cuidado,
para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas,
segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo
Cristo;" (Cl 2:8)
Nós somos gratos a
Deus que nos deu uma completa e suficiente revelação e que nós não somos
dependentes de profecias extra-bíblicas, visões, vozes, línguas, ou tradições.
Na Bíblia nós temos tudo o que as igrejas precisam para fé e prática.
Então, ainda que seja
verdade que "a própria Bíblia é um tipo de tradição" isto não
significa que somente é mais uma de várias tradições autorizadas. A Bíblia,
somente ela, é a [única e completada] tradição de DEUS INSPIRADA. Isso é o que
a coloca separada à parte de todas as outras escrituras. A Bíblia clama ser a
inspirada palavra de Deus. Mais de duas mil vezes a Bíblia usa frases como
"assim disse Deus."
SEXTO, A IGREJA
CATÓLICA NÃO PODE SER ENCONTRADA NA ESCRITURA
A Igreja Católica não
começou a existir senão vários séculos após a terminação da escrita do Novo
Testamento. As igrejas [sempre e somente igrejas locais, não uma mega
hierarquia universal com mega poderes espirituais e até mesmo seculares]
descritas no Novo Testamento não parece em nada com a Igreja Católica Romana.
Esta "igreja" foi formada em um período além dos séculos seguintes da
morte dos apóstolos, com falsos mestres corrompendo o modelo de igreja do Novo
Testamento e acrescentando as suas tradições humanas. No Novo Testamento nós
não encontramos nenhum papado, nenhum sacerdócio à maneira de Roma, nenhum
sacramento que são acrescentados à fé para salvação, nenhum arcebispo ou
cardeal, nenhuma regeneração batismal, nenhuma missa, nenhum batismo infantil,
nenhuma extrema unção, nenhuma Maria como rainha do céu, nenhuma Maria como Mãe
de Deus, nenhuma Maria sem pecado, nenhuma oração aos santos, nenhuma
tesouraria da graça, nenhum purgatório, nenhuma relíquia sagrada ou mantos
sagrados ou água benta, nenhum crucifixo, nenhuma vela, nenhuma catedral,
nenhum monge, nenhum pároco "celibatário", nenhum dia de jejum
obrigatório, nenhuma proibição contra matrimônio ou contra comer carne, nada
sobre a igreja de Roma que ser exaltada sobre outras igrejas [de outras cidades
ou lugarejos].
SÉTIMO, TRADIÇÃO
CATÓLICA, ROMANA NÃO PODE SER CORRETA PORQUE NÃO SOMENTE FAZ ACRÉSCIMOS À
BÍBLIA, COMO A CONTRADIZ [!] .
A Sagrada Escritura
Sagrada sempre se sustenta como o absoluto e único padrão da verdade.
Veja por exemplo,
Isaías 8:20: "À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta
palavra, é porque não há luz neles."
Aqueles que falam
contrariamente [a isto] as estão na escuridão. O senhor Jesus Cristo reprovou
severamente os fariseus porque eles adicionaram sua tradição humana como
autoridade juntamente com as Escrituras e, desse modo, contradisseram as
Escrituras:
“Então chegaram ao pé
de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: Por que transgridem os
teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem
pão. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento
de Deus pela vossa tradição? Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a
tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis:
Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias
aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, E assim
invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Hipócritas, bem
profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a
sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. (Mt
15:1-9)
Não somente é a
doutrina e a prática católica romana não baseada na Bíblia: elas contradizem a
Bíblia; portanto, elas não podem ser a sua fonte [nem mesmo podem ser de Deus].
Dogmas católicos tais como o do papado, da mariolatria, dos culto a santos, o
sacerdócio,a missa, e o purgatório, não são encontrados no Novo Testamento, e
eles contradizem o claro ensino e a prática do Novo Testamento. O papado
contradiz 1 Pe l. 5:1-4, entre muitas outras passagens. A mariolatria e os
santos contradizem 1 Tim. 2:5. A missa contradiz 1 Co. 11:23-26. O purgatório
contradiz 2 Co. 5:1-8 e Fl. 1:23. O O sacerdócio contradiz o Novo Testamento em
que Cristo é o sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Heb. 7:21-27) e
Cristo não estabeleceu nenhum sacerdócio das igrejas do Novo Testamento à
exceção aquele do sacerdócio de todos os crentes (1 Pe 2:5, 9). Não há um
exemplo no Novo Testamento de um sacerdote que é ordenado e colocado à parte ou
executando o tipo do ministério que vemos na Igreja Católica Romana. O N.T. dá
qualificações para pastores e diáconos, mas nenhum para padres.
Se obedecermos II Ts
2:15 e 3:6 e compararmos a tradição católica com o ensino dos apóstolos, temos
que rejeitar o catolicismo por ser contrário a este padrão. Os apóstolos não
ensinaram que há um sacerdócio especial entre os crentes. Os apóstolos não
ensinaram que há um papa. Os apóstolos não ensinaram que a ceia do Senhor é para
ser um tipo qualquer de sacrifício. Os apóstolos não ensinaram que Maria é sem
pecado, e permaneceu eternamente virgem, ou ascendeu ao céu, ou que ela é a
rainha dos céus, ou que os cristãos devem orar a ela. Os apóstolos não
ensinaram que o ofício deles era para ser continuado após morrerem, e eles não
deram nenhuma instrução para uma "sucessão apostólica". Os apóstolos
não ensinaram que as igrejas devam ter sacramentos. Os apóstolos não ensinaram
que há santos especiais a quem os cristãos podem orar. Essas são algumas poucas
das tradições católicas que são contrárias ao ensino dos apóstolos nas
Escrituras do Novo Testamento.
Você diz, "nós
tivemos que confiar em alguém com respeito à sua autenticidade e
integralidade." Você está certo. Eu tenho a escolha entre confiar na
Bíblia como a Palavra de Deus autorizada e completa, ou confiar na igreja
católica. Não podem ambas ser corretas, porque estão em contradição. A Bíblia
prova ser a Palavra de Deus inspirada e infalível em maneiras incontáveis:
profecias cumpridas, sua exatidão científica, sua coesa unidade embora tenha
sido escrita durante um período de [muitas] centenas dos anos, seu poder para
mudar vidas, sua universal atratividade e apelo, seu testemunho de Jesus
Cristo, o testemunho dos apóstolos (estude o livro dos Atos, por exemplo, para
ver o que os apóstolos pensam da Bíblia).
Por outro lado, a
igreja católica prova ser falsa por qualquer padrão que eu use. É moralmente
corrupta e doutrinariamente herética. A Bíblia não contradiz a si mesma, mas os
papas se contradizem continuamente. Eu tenho a escolha entre confiar nos
apóstolos e confiar nos papas. Os apóstolos não eram moralmente reprováveis nem
eles contradisseram as Escrituras. Tudo que ensinaram estava em completa
conformidade com as Escrituras. Eu acho muito fácil confiar nos apóstolos e
rejeitar os papas.
OITAVO, A IGREJA
CATÓLICA ROMANA NÃO TEM NENHUMA AUTORIDADE NA BÍBLIA. SUA REIVINDICAÇÃO À
AUTORIDADE VEM DE FORA DA BÍBLIA.
A igreja católica
romana reivindica que sua autoridade se encontra nos papas como os sucessores
dos apóstolos e no sacerdócio. Não há nenhuma sugestão disso no Novo
Testamento.
1. Mostre-me na
Bíblia onde Jesus Cristo estabeleceu o ofício de papa como se encontra na
igreja católica, e onde fez provisão para a continuidade de tal ofício.
2. Mostre-me no
Bíblia onde Jesus Cristo estabeleceu o sacerdócio católico. Onde nós
encontramos tal sacerdócio descrito? Onde nós encontramos os padrões para
escolha de tais sacerdotes? Onde nós encontramos uma descrição de como ordenar
tais sacerdotes? Onde nós encontramos uma descrição dos sete sacramentos que
eles executam?
De minha parte, eu
tenho autoridade bíblica:
A) para o evangelho
que eu creio (isto é, que a salvação é somente pela graça de Jesus Cristo
[sozinho], através somente de completa expiação feita por Ele [sozinho] na
cruz, através somente da fé, sem obras e sem sacramentos - At 16:30-31; Rm.
3:23-26; 4:1-8; Ef. 2:8-10; 1 Cor. 15:1-4)
B) e para o tipo
simples de igreja do Novo Testamento da qual eu tomo parte. Minha fé está em
Jesus Cristo, e eu aprendo dEle com as Escrituras que Ele deu através de
inspiração divina.
Tenho um teste
infalível pelo qual julgar os ensinos do homem. Cada ensino e tradição que é
contrário a inspirada Escritura eu rejeito, [apoiado] sobre a autoridade de
Palavra de Deus.
Essas decisões têm
conseqüências eternas, e eu recuso arriscar a salvação eterna da minha alma
sobre qualquer coisa, exceto sobre o mais alto padrão de autoridade.
"De sorte que a
fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" (Rm 10:17)
David Cloud.
http://www.wayoflife.org
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