A doutrina biblica do inferno.

Nenhum comentário
Em defesa da fé e do evangelho.

 

O Inferno existe?

Será que o inferno existe ou é apenas uma invenção da religião para colocar medo nas pessoas? Quantas vezes você já ouviu pessoas dizendo que se você fizer isso ou aquilo você vai para o inferno? Será mesmo que esse lugar existe?

A Bíblia deve ser a única fonte

Bom, tratando-se de um assunto como este, que envolve o destino de pessoas, nós não podemos errar. Por isso não cabe aqui opinião pessoal nem tradição religiosa, muito menos recorrer a experiências sobrenaturais como sonhos ou supostas “visitas” ao inferno. Tudo isso é extremamente perigoso, a Bíblia deve ser nossa única fonte e nós não podemos ir além do que está escrito (1Co 4.6). É aqui que nós temos que separar o que nós queremos acreditar, daquilo que a Bíblia ensina.

Antigo Testamento

No Antigo Testamento fica muito claro que haverá salvação e que também haverá condenação (Dn 12.2), mas não fala especificamente sobre o inferno. A palavra utilizada é Sheol, mas Sheol não significa inferno (Dt 32.22). Sheol é uma palavra hebraica que dependendo do contexto em que é usada pode significar “morte”, “sepultura”, “abismo” ou simplesmente “destino dos mortos”.

Novo Testamento

Já no Novo Testamento nós temos a palavra grega Hades, que é equivalente ao Sheol, e significa “mundo dos mortos”, seria o local onde os mortos aguardam pelo julgamento, e apesar de algumas traduções utilizarem a palavra “inferno” (Lc 16.22-23Ap 20.14), Hades também não é inferno.

A Bíblia não fala sobre inferno?

Mas isso não quer dizer que a Bíblia não fale sobre inferno. Aliás, quem mais falou sobre o inferno foi o próprio Jesus (Mt 5.30, Ap 20.15). As palavras utilizadas para se referir ao inferno foram Geena e também “lago de fogo”.
Mateus 5.30 (NVI)E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno (geena)”. 
Apocalipse 20.15 (NVI)Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo. 
Alguns argumentam que Geena não é inferno, pois originalmente tratava-se de um lugar onde se queimava lixo fora de Jerusalém, mas isso não desqualifica o sentido espiritual de Geena, afinal, Jesus sempre utilizou algo comum do cotidiano para ilustrar uma verdade espiritual (Mt 13.34-35, Lc 12.5), e neste caso Ele estava claramente se referindo ao destino final dos ímpios de todas as épocas, inclusive da nossa.
Mateus 13.34-35 (NVI)Jesus falou todas estas coisas à multidão por parábolas. Nada lhes dizia sem usar alguma parábola, cumprindo-se, assim, o que fora dito pelo profeta: “Abrirei minha boca em parábolas, Proclamarei coisas ocultas Desde a criação do mundo”.
Lucas 12-5 (NVI)Mas eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de matar o corpo, tem poder para lançar no inferno. Sim, eu lhes digo, esse vocês devem temer.
Resumindo: quando a Bíblia usa Sheol ou Hades não fala sobre o inferno, mas quando a palavra é Geena ou “lago de fogo”, aí sim estamos falando do lugar de punição. Estamos falando do inferno! O inferno existe!

Como é o inferno?

Mas ao contrário do que muitos pensam, a Bíblia não diz que o inferno (1) é um lugar onde o Diabo reina e os demônios torturam pessoas, (2) também não diz que é um local onde os pecadores se divertem, (3) não diz que o inferno seja no centro da terra, e (4) deixa claro que não tem ninguém no inferno ainda, nem o Diabo (Ap 19.20, Ap 20.10,14-15).
Apocalipse 19.20 (NVI)Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais miraculosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
Apocalipse 20.10,14-15 (NVI)O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.[…] Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.

O que Jesus disse sobre o inferno?

A Bíblia ensina que os mortos ressuscitarão para serem julgados e condenados (Ap 20.12-13). Corpo e alma serão lançados no inferno (Mt 13.42). Jesus descreveu o inferno como um lugar de escuridão, tormento, tristeza, vergonha e revolta.
As palavras que Jesus utilizou para ilustrar esse lugar foram: fogo, trevas, choro, vermes e ranger de dentes (Mt 8.11-12, 13.49-50, 18.8-9, 22.13, 25.30, Mc 9.43-44, Lc 13.28).
Apocalipse 20.12-13 (ACF)E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
Mateus 13-42 (ACF)E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 8.11-12 (ACF)Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 13.49-50 (NVI)Assim acontecerá no fim desta era. Os anjos virão, separarão os perversos dos justos e lançarão aqueles na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes”.
Mateus 18.8-9 (NVI)Se a sua mão ou o seu pé o fizerem tropeçar, corte-os e jogue-os fora. É melhor entrar na vida mutilado ou aleijado do que, tendo as duas mãos ou os dois pés, ser lançado no fogo eterno. E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor entrar na vida com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no fogo do inferno.
Mateus 22.13 (NVI)Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrem-lhe as mãos e os pés, e lancem-no para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes’.
Mateus 25.30 (NVI)E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes.
Marcos 9.43-44 (TB10)Se a tua mão te servir de pedra de tropeço, corta-a; melhor é entrares na vida manco do que, tendo duas mãos, ires para a Geena, para o fogo inextinguível [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga].
Lucas 13.28 (TB10)Ali haverá o choro e o ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas e vós, excluídos dele.

Extinção eterna ou punição eterna?

Que o inferno é um lugar terrível não há dúvidas. Pense na pior dor que você já sentiu na vida, seja física (no corpo) ou emocional (na alma). O inferno é um local onde essas dores são intensificadas e prolongadas. E o que muitos perguntam: “por quanto tempo?”.

Os ímpios serão aniquilados?

Alguns entendem que o inferno é um local de extinção eterna e não de punição eterna. Para defender essa ideia são citados alguns textos do Antigo Testamento como “os maus serão eliminados” (Sl 37.9,34), “tu destróis todos os infiéis” (Sl 73.27), “os ímpios perecerão” (Sl 37.20, Pv 11.10, Sl 68.2), porém, o contexto destas passagens não parece indicar que se trata de uma extinção eterna, mas sim uma referência a existência terrena, pois os termos “eliminar”, “destruir” e “perecer” também são utilizados para falar sobre a morte do justo (Mq 7.2 e Is 57.1), e nós sabemos que o justo viverá para sempre.
Salmos 37.9,34 (NVI)Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança.Espere no Senhor e siga a sua vontade. Ele o exaltará, dando-lhe a terra por herança; quando os ímpios forem eliminados, você o verá.
Salmos 73.27 (NVI)Os que te abandonam sem dúvida perecerão; tu destróis todos os infiéis.
Salmos 37.20 (ACF)Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a gordura dos cordeiros; desaparecerão, e em fumaça se desfarão.
Provérbios 11.10 (ACF)No bem dos justos exulta a cidade; e perecendo os ímpios, há júbilo.
Salmos 68.2 (ACF)Como se impele a fumaça, assim tu os impeles; assim como a cera se derrete diante do fogo, assim pereçam os ímpios diante de Deus.
Miqueias 7.2 (ACF)Já pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja justo; todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com a rede.
Isaías 57.1 (ACF)Perece o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal.
Já no Novo Testamento, uma das passagens utilizadas para defender essa aniquilação do ímpio é Mateus 10.28, onde Jesus diz:
“E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer (destruir) no inferno tanto a alma como o corpo.” Mt 10.28
A argumentação é que “fazer perecer” ou “destruir” seja o mesmo que “aniquilar” ou “deixar de existir”. Mas o problema é que nem sempre algo que é destruído deixa de existir, como por exemplo um carro que é destruído não desaparece, apenas deixa de servir para o propósito pelo ele qual foi criado, e é o que também parece ser a ideia do outro versículo utilizado, que é 2 Tessalonicenses 1.9:
“Eles sofrerão a pena de destruição eterna (perdição eterna), a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder.” 2Ts 1.9.
Se utilizarmos o mesmo raciocínio, e entender que “destruir” é “deixar de existir”, o versículo fica totalmente redundante, não haveria a necessidade de falar “separação da presença do Senhor” e nem “da majestade do seu poder”.
Além destes dois versículos, alguns afirmam que a expressão “segunda morte”, que acontece três vezes em Apocalipse (Ap 2.11, Ap 21.8, Ap 20.14), também se refere a aniquilação do homem no lago de fogo, porém, a palavra “morte” no Novo Testamento é frequentemente usada para se referir ao estado do homem em relação a separação de Deus e não à morte literal. (Lc 15.24, Ef 2.1, Cl 2.13).
Apocalipse 2.11 (ACF)Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
Apocalipse 21.8 (ACF)Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Apocalipse 20.14 (TB10)A morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
Lucas 15.24 (TB10)Porque este meu filho era morto e reviveu, estava perdido e se achou. E começaram a regozijar-se.
Efésios 2.1 (ACF)E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.
Colossenses 2.13 (NVI)Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões.
Um outro agravante é que no contexto onde a Bíblia usa o termo “segunda morte” também aparecem frases como “para todo sempre” e “dia e noite” (Ap 20.10,14).
Apocalipse 20.10,14 (TB10)E o Diabo, que os seduzia, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde se acham a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos (para todo sempre – NVI, ACF).A morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
Em todos estes casos, tudo indica se tratar de uma separação definitiva de Deus e não uma aniquilação completa, por isso, para afirmar que “destruição” ou “segunda morte” significa dizer que o homem será aniquilado e deixará de existir, é preciso forçar demais o texto e ser tendencioso na interpretação.

O sofrimento no inferno será eterno?

Agora, olha com atenção ao que Jesus disse:
“E [os ímpios] irão para o tormento eterno (kolasis aionios), mas os justos para a vida eterna (zoenaionios).” Mt 25.46
Fica alguma dúvida? Dá para entender o porquê que este versículo é um dos maiores problemas para aqueles que defendem a aniquilação do ímpio.
A expressão grega para “tormento eterno” é kolasis aionios. E é verdade que aionios também pode significar “ao longo da vida” ou “durável” e não somente “eterno”. Mas o versículo também usa a expressão zoe aionios para “vida eterna”. Seria muito arriscado pensar que a mesma palavra teria sentidos diferentes na mesma frase e no mesmo contexto.
E a ideia de “tormento eterno” não acontece apenas em Mateus 25, nós temos “fogo eterno” (Mt 18.8), “vergonha e desprezo eterno” (Dn 12.2), “atormentados dia e noite, para todo o sempre” (Ap 20.10), “reservadas para sempre as mais densas trevas” (Jd 1.13, 2Pe 2.17), “onde o verme não morre e o fogo nunca se apaga” (Mc 9.44), e “não há repouso nem de dia nem de noite” (Ap 14.11).
Mateus 18.8 (ACF)Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
Daniel 12.2 (ACF)E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
Apocalipse 20.10 (ACF)E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
Judas 1.13 (NVI)São ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos; estrelas errantes, para as quais estão reservadas para sempre as mais densas trevas.
2 Pedro 2.17 (TB10)Estes são fontes sem água, névoas levadas por uma tempestade, para os quais tem sido reservado o negrume das trevas.
Marcos 9.44 (NVI)Onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.
Apocalipse 14.11 (TB10)O fumo do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm repouso nem de dia nem de noite aqueles que adoram a besta e a sua imagem e quem receber a marca do seu nome.
Todas estas passagens demonstram que a possibilidade do tormento no inferno ser algo eterno é enorme! Tanto para o Diabo e seus anjos (Mt 25.41), quanto para o homem (Ap 20.15).
Mateus 25.41 (TB10)Dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, destinado ao Diabo e seus anjos.
Apocalipse 20.15 (TB10)Se alguém não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.

O inferno é injusto?

Muitos ainda argumentam que não tem como o inferno ser justo se a punição é a mesma para todos, porém, a Bíblia traz fortes evidências de que o sofrimento será mais intenso para uns do que para outros, de acordo com o que foi feito em vida (Ap 20.12-13).
Apocalipse 20.12-13 (TB10)Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; livros foram abertos, e foi aberto outro livro, que é o da vida; e foram julgados os mortos pelas coisas que estavam escritas nesses livros segundo as suas obras. O mar entregou os mortos que nele havia; a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado segundo as suas obras.
Frases como “estes receberão maior condenação” (Lc 20.47, Tg 3.1), “serão castigados mais severamente” (Mt 23.14), “condenação mais severa” (Mc 12.40), dão a entender que a condenação será mais rigorosa para aqueles que conhecem a verdade mas não a praticam (Lc 12.46-48) e para aqueles tiveram mais oportunidades para arrependimento (Mt 11.23-24). Mas uma coisa é certa: o inferno será o destino de todos aqueles que não seguem a Cristo nesta vida (Jo 3.18, Jo 3.36).
Lucas 20.47 (NVI)Que devoram as casas das viúvas, fazendo, por pretexto, largas orações. Estes receberão maior condenação.
Tiago 3.1 (ACF)Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
Mateus 23.14 (NVI)Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês devoram as casas das viúvas e, para disfarçar, fazem longas orações. Por isso serão castigados mais severamente.
Marcos 12.40 (NVI)Eles devoram as casas das viúvas, e, para disfarçar, fazem longas orações. Esses receberão condenação mais severa!
Lucas 12.46-48 (TB10)Virá o senhor daquele servo no dia em que não o espera e na hora que ele não sabe, e o cortará pelo meio, e lhe dará parte com os infiéis. Aquele servo, que soube a vontade do seu senhor e não se preparou, nem fez conforme a sua vontade será castigado com muitos açoites; aquele, porém, que não a soube, e fez coisas que mereciam castigos será punido com poucos açoites. De todo aquele a quem muito é dado, muito será requerido; e daquele a quem muito é confiado, mais ainda lhe será exigido.
Mateus 11.23-24 (NVI)E você, Cafarnaum: será elevada até o céu? Não, você descerá até ao Hades! Se os milagres que em você foram realizados tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje. Mas eu lhes afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma do que para você.
João 3.18 (NVI)Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
João 3.36 (NVI)Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele

Deus é soberano!

O que nós, meros seres humanos, precisamos entender é que Deus é o Senhor do Universo! Porque será que nós relutamos tanto em admitir que Deus é livre para fazer o que Ele bem entender?
A grande pergunta é: e se Deus quiser? (Rm 9.22-23). E se Deus decidiu glorificar seu nome trazendo salvação eterna e decidiu demonstrar seu poder e sua ira contra o pecado com uma punição eterna? E se Deus decidiu fazer isso? Você se recusaria a acreditar nele? Você se recusaria receber a salvação eterna porque “não acha justo”?
Romanos 9.22-23 (NVI)E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição? Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória.
Somos nós que definimos o que Deus pode fazer ou não? (Jó 42.2, Sl 115.3). Como pode a criatura questionar o criador? (Rm 9.20, Jó 40.2, Is 55.8-9). A própria Bíblia diz: “Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?” (Gn 18.25).
Jó 42.2 (NVI)Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Salmos 115.3 (NVI)Entretanto, o nosso Deus está nos céus; ele fez tudo o que lhe aprouve.
Romanos 9.20 (NVI)Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: “Por que me fizeste assim?”.
Jó 40.2 (NVI)Aquele que contende com o Todo-poderoso poderá repreendê-lo? Que responda a Deus aquele que o acusa!
Isaías 55.8-9 (NVI)“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor. “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.”
Gênesis 18.25 (NVI)Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?

O inferno é incompatível com um Deus que é amor?

E se o inferno é algo incompreensível pra nós, Deus fez algo ainda mais incompreensível. Ele enviou seu único filho, que deixou sua glória (Jo 1.10-14), para nascer e ser educado por seres que Ele mesmo criou, pra depois ser humilhado, torturado (Is 53.5-6), perfurado com pregos nas mãos e nos pés, ter uma coroa de espinhos cravada na cabeça e ser morto sem ter culpa alguma.
João 1.10-14 (NVI)Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus. Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.
Isaías 53.5-6 (NVI)Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossasiniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.
Você daria seu filho para salvar qualquer pessoa que fosse? Certamente não. Pois é, Deus fez isso, assim como tudo aquilo que Ele descreveu nas Escrituras e fará tudo aquilo que as Escrituras ensinam (Mt 5.18), inclusive sobre o inferno.
Mateus 5.18 (NVI)Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.
Por que será que Jesus usou palavras tão duras e assustadoras ao se referir ao inferno? A resposta é simples: por amor! (Pv 3.12) Jesus conhece profundamente a realidade do inferno, e Ele mesmo garante:
“Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.” Jo 5.24
Provérbios 3.12 (NVI)Pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.
A realidade do inferno torna ainda mais magnífico o perdão de Deus estabelecido na cruz, pois revela sua profunda ira contra o pecado (Cl 3.5-6) e a extraordinária graça da cruz (Rm 5.21).
Colossenses 3.5-6 (TB10)Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a fornicação, a imundícia, a paixão, a má concupiscência e a avareza, que é idolatria, pelas quais coisas vem a ira de Deus.
Romanos 5.21 (TB10)Para que, assim como reinou o pecado na morte, assim também reine a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.
A eternidade do inferno expõe a gravidade do nosso pecado e revela claramente o favor imerecido de Deus sobre nós. Mostra que Jesus Cristo escolheu livremente suportar a ira que eu merecia (Rm 5.8-9), para que eu possa ficar longe desse lugar (1Ts 1.10) e experimentar vida na presença de Deus. Esse amor é indescritível (2Pe 3.9).
Romanos 5.8-9 (NVI)Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!
1 Tessalonicenses 1.10 (TB10)E para aguardardes dos céus seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos — a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura.
2 Pedro 3.9 (NVI)O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.
Referência bibliográfica:CHAN, Francis e SPRINKLE, Preston. Erasing Hell: What God Said About Eternity, and the Things We’ve Made Up. David C. Cook; 1st edition, 2011.


Site : http://www.vainabiblia.com/videos/o-inferno-existe/


Veja essa pregação sobre o tema também, sobre a doutrina bíblica do inferno, nela é abordado a vis~~ao herética universalista( que todos serão salvos) a visão aniquilacionista( que os ímpios serão destruídos )



Nenhum comentário

Postar um comentário