Expiação Limitada e Perseverança dos Santos
por Itard Víctor Camboim de Lima
Expiação Limitada –
Segundo a regra calvinista da Expiação Limitada, nem todos
os homens podem nascer de novo, pois Jesus só morreu por alguns. Contudo, Jesus
quando esteve no Templo, foi bastante claro em sua aula de Soteriologia ao
dizer que, se “alguém” ou “qualquer um” que tivesse sede,
deveria ir a Ele,”Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” (Jo 7:37 ARA).
Esse “alguém”, que vem do grego (τις, τι),
é um pronome usado para introduzir um membro de uma classe sem adicionar
identificação. Ele pode ser traduzido com qualquer, alguém, algum, ou
simplesmente um(a). [1]
Na passagem bíblica acima, esse pronome é ululante em nos
ensinar que qualquer indivíduo pode ir a Jesus, pois todos os homens tem sede
de Deus e carecem da Sua Glória (Rm 3:23).
Também há na Bíblia textos que ensinam que é possível
qualquer indivíduo não nascer de novo, pois neles podemos encontrar o mesmo
pronome indefinido, mostrando assim que não há uma classe específica que não
pode ser salva:
Na verdade, na verdade te digo que aquele que
não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de
Deus. (Jo 3:5 ARC)
ἀπεκρίθη Ἰησοῦς· ἀμὴν ἀμὴν λέγω σοι, ἐὰν μή τις γεννηθῇ
ἐξ ὕδατος καὶ πνεύματος, οὐ δύναται εἰσελθεῖν εἰς τὴν βασιλείαν τοῦ θεοῦ. [2]
– Perseverança dos Santos –
Segundo a regra calvinista da Perseverança do Santos, todo
aquele que crê em Cristo, jamais será impedido de entrar no Reino de
Deus. Contudo, o o próprio Cristo disse que os doutores da lei
fizeram oposição aos que já estavam entrando no
seu Reino. Vejamos:
Οὐαὶ δὲ ὑμῖν, γραμματεῖς καὶ Φαρισαῖοι ὑποκριταί, ὅτι
κλείετε τὴν βασιλείαν τῶν οὐρανῶν ἔμπροσθεν τῶν ἀνθρώπων• ὑμεῖς γὰρ οὐκ
εἰσέρχεσθε οὐδὲ τοὺς εἰσερχομένους ἀφίετε εἰσελθεῖν.
Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois
que fechais aos homens o Reino dos céus; e nem vós entrais,
nem deixais entrar aos que estão entrando. (Mt 23:13 ARC)
Οὐαὶ ὑμῖν τοῖς νομικοῖς, ὅτι ἤρατε τὴν κλεῖδα
τῆς γνώσεως• αὐτοὶ οὐκ εἰσήλθατε καὶ τοὺς εἰσερχομένους ἐκωλύσατε.
Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência;
vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam. (Lc 11:52
ACF)
Ora, se estavam entrando, é porque eram
pessoas salvas, pois segundo o calvinismo um condenado desde
antes a fundação do mundo, não pode ter a oportunidade de entrar no
Reino de Deus. Todavia, estaspessoas foram impedidas pelos falsos doutores (1Tm
4:1;2Pe 2:1).
Archibald Thomas Robertson fez o seguinte comentário acerca
destes textos:
Pois que fechais aos homens o Reino dos céus (ὅτι
κλείετε τὴν βασιλείαν τῶν οὐρανῶν ἔμπροσθεν). Em Lucas 11:52, os doutores da
lei são acusados de manter a porta da casa do conhecimento fechada e tirar a
chave para que eles e o povo permaneçam na ignorância. Pelo seu ensino, esses
guardas do reino obscureceram o caminho para a vida. É um tragédia pensar que
os pecadores e ensinadores do Reino de Deus podem trancar a porta para os que
tentam entrar (τοὺς εἰσερχομένους), acusativo conativo particípio do depoente
médio/passivo do presente masculino plural). Esses porteiros do reino batem a
porta na cara das pessoas, estando eles mesmos do lado de fora onde
permanecerão. Escondem a chave para impedir que outros entrem. [3]
Tirastes a chave da ciência (ὅτι ἤρατε τὴν κλεῖδα
τῆς γνώσεως·), primeiro indicativo ativo aoristo de αιρω. Mas esta é uma
acusação de obscurantismo por parte destes escribas (doutores da lei), que eram
professores ou rabinos do povo. Eles mesmos αὐτοὶ se recusavam a entrar na casa
da ciência, e aprender. Eles trancaram a porta e esconderam a chave para a casa
da ciência, e impediram (ἐκωλύσατε, aoristo ativo efetivo) os que entravam (τοὺς
εἰσερχομένους, particípio presente, intermediário/ passivo, depoente, ação
conativa). É a imagem mais digna de pena que se pode imaginar, os eclesiásticos
cegos tentando conservar os outros tão cegos quanto eles mesmos eram, líderes
cegos dos cegos, caindo na cova.
Portanto, Cristo deu oportunidade de salvação a todos
quantos queiram, mas cabe ao homem desejar crer e manter a sua salvação que é
mediante a misericórdia dEle. Sozinhos nada podemos fazer por nós senão por
Ele, pois na proporção que a salvação é adquirida é também perdida por causa do
Livre-Arbítrio dado ao homem por Deus. [4]
Logo, fato de qualquer pessoa poder entrar no Reino de
Deus, não garante sua permanência.
Bibliografia:
[1]WALLACE. Daniel B. Gramática Grega. P. 347. EBR
[2] BIBLEWORKS9
[3] ROBERTSON, A.T. Comentário de Mateus & Marcos. 2012. P. 255. CPAD
[4] ROBERTSON, A.T. Comentário de Lucas. 2013. P. 227. CPAD
[1]WALLACE. Daniel B. Gramática Grega. P. 347. EBR
[2] BIBLEWORKS9
[3] ROBERTSON, A.T. Comentário de Mateus & Marcos. 2012. P. 255. CPAD
[4] ROBERTSON, A.T. Comentário de Lucas. 2013. P. 227. CPAD
Fonte: http://www.cacp.org.br/expiacao-limitada-e-perseveranca-dos-santos/
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