TEOLOGIA
(A DOUTRINA DE DEUS)
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- “DEUS É
O INFINITO E PERFEITO ESPÍRITO NO QUAL TODAS AS COISAS TÊM ORIGEM, PRESERVAÇÃO
E FINALIDADE.” “DEUS É ESPÍRITO, INFINITO-ETERNO-IMUTÁVEL EM SEU: SER,
SABEDORIA, PODER, SANTIDADE, JUSTIÇA, BONDADE, E VERDADE.”
-TEOLOGIA é a disciplina que estuda Deus e Suas obras. Note que ela se
distingue da Ética (defina), mesmo da Ética Cristã; da Religião (exteriorização
do meu relacionamento com Deus); e da Filosofia (tentativa de
conhecer todas as coisas só pelo uso da observação e da razão, sem partir de
Deus e Sua Palavra, e nunca podendo trazer ninguém a Cristo 1Co 1:21 (1Co 2:6-8). [1]
-
TEOLOGIA É INCONTORNÁVEL: MESMO QUEM SE RECUSA A FORMULAR SUAS
CRENÇAS TEOLÓGICAS TEM DOUTRINAS (= ENSINOS) CONSIDERAVELMENTE DEFINIDAS, AINDA
QUE GROSSEIRÍSSIMAS. ISTO É INEVITÁVEL, DEVIDO AO INSTINTO SISTEMATIZANTE DO
INTELECTO, QUE NÃO SE CONTENTA COM UMA MERA ACUMULAÇÃO DE FATOS, MAS BUSCA
ORGANIZÁ-LOS NUM SISTEMA. ASSIM, É INDISPENSÁVEL O ESTUDO DA TEOLOGIA COM NOSSO
MAIS ALTO ESFORÇO, PARA NOS ASSEGURARMOS DE QUE NOSSA TEOLOGIA É A CERTA,
SÃ.
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TEOLOGIA É NECESSÁRIA PARA O CRENTE: POR CAUSA DA PENETRANTE
DESCRENÇA E HERESIAS DESTA ÉPOCA 1PE 3:15B (LC 18:8; EF 4:14); PORQUE DEUS NÃO QUIS NOS
DAR AS ESCRITURAS EM FORMA SISTEMATIZADA (MT 13:11-13), DEIXANDO A NÓS O
ESTUDÁ-LAS E SISTEMATIZÁ-LAS 2TM
2:15; PARA DESENVOLVER EM NÓS O CARÁTER DE CRISTO (SÓ CRENDO CERTO É
QUE PODEMOS VIVER CERTOS) (EF 4:13); PARA PODERMOS SERVIR AO SENHOR
EFETIVAMENTE (2TM 4:2; TT 1:9).
2.1. DEUS EXISTE
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a. Argumento da “Intuitividade” ou “Crença
Universal” Rm 2:15 [14-16]; 1:19-20 (Rm 1:19-23,28,32; Jó 32:8; At 17:28-29): 1) A
Crença na existência de Deus é universal; é também necessária (no sentido de que
é a “posição normal do pêndulo”: qualquer desvio dela é temporário e contra
nossa natureza); portanto, esta crença é intuitiva, inata; não
é mero resultado de tradições, educação, raciocínio acurado e educado (“Eu
sempre soube que Ele existe, somente não sabia Seu nome!” Helen Keller); 2)
Portanto, a crença na existência de Deus foi colocada no coração do homem; 3)
Só Deus poderia fazê-lo; 4) Logo Deus existe.
b. Argumento da Causa-e-Efeito: Todo efeito tem uma causa apropriada (He 3:4). Portanto: 1) O
poder, a inteligência, o propósito evidentes na natureza exigem e provam que
Deus existe e que tem infinitos poder, inteligência e propósito; 2) O fato do
homem ser uma pessoa e ser moral, exige e prova que Deus existe e que é a
perfeição do saber, do sentir, do decidir, e do bem.
PODERÍAMOS
DIVIDIR O ARGUMENTO DA CAUSA-E-EFEITO EM 4:
- Argumento Cosmológico (da
causa do universo), embutido em He 3:4: 1) A 2a. Lei da Termodinâmica diz que a
entropia do universo sempre aumenta (o caos e desordem do universo aumentam,
sua energia disponível diminui); Daí: Se o universo fosse eterno, sua energia
utilizável, na eternidade passada, teria que ter sido infinita, o que é
impossível; Logo o universo teve origem; 2) No universo, todo efeito tem que
ter tido uma causa apropriada; 3)Logo o universo é o efeito de uma causa sem
causa ,transcedente (fora do universo e em tudo seu superior ): Deus.
-Argumento Teleológico (da
causa da ordem e propósito no universo) Sl 19:1-3; Rm 1:20 (Sl 8:3-5; 94:9; Rm 1:18-23): 1) A
ordem e propósito num sistema implicam inteligência e propósito na sua
causa; 2) Há assombrosa ordem e propósito no universo (o “ateu” Galeno criou
“hino” de louvor a Deus, ao dissecar anatomia humana; Isaac Newton tapou a boca
de “ateu” ao deslumbrá-lo com miniatura do sistema solar e dizer “não teve
designer”;...); 3) Logo, o universo tem um designer transcedente, um originador
e mantenedor das suas leis, inigualavelmente inteligente e com propósito: Deus.
- ARGUMENTO
ONTOLÓGICO (DA CAUSA DA IDÉIA DE DEUS): TODO HOMEM, MESMO QUE SUFOCADA
E VAGAMENTE, TEM A IDÉIA DE UM DEUS INFINITO E PERFEITO (AT 17:21-23 [“AO DEUS
DESCONHECIDO”]; RM 1:18-20); ESTA IDÉIA, POR SER INFINITAMENTE SUPERIOR AO
HOMEM E AO UNIVERSO, NELES NÃO PODE TER SE ORIGINADO; LOGO ELA SÓ PODE TER SE
ORIGINADO EM DEUS, QUE EXISTE E É INFINITO E PERFEITO.
- Argumento Antropológico ou
da Causa da Moral Rm
2:14-15 (Gn 39:9 [José e a esposa de Potifar]; Sl 32:3-5;
38:1-4; Ec 12:14; Mq 6:8; Rm 1:19-32; 2:14-16): Uma voz insilenciável
fala incessantemente à consciência, exige-lhe obediência e assevera de um Juiz
que punirá cada desobediência [“Não fora esta voz ... e eu seria ateu” cardeal
Newman]; Esta voz sobre a consciência não é nem imposta pelo indivíduo nem pela
sociedade (freqüentemente lhes é contrária!); Portanto, existe alguém que fala
à nossa consciência, que é bom, justo juiz, senhor, autor e mantenedor de uma
lei moral permanente, absoluta e mandatória: Deus.
C. ARGUMENTO DA “CONGRUÊNCIA” OU “HARMONIA COM OS FATOS”: SE UM POSTULADO É O ÚNICO QUE (OU, DE LONGE, O QUE MAIS ) SE HARMONIZA
COM (E EXPLICA) UMA SÉRIE DE FATOS, ENTÃO ELE É CRIDO E TOMADO COMO VERDADEIRO
(EXEMPLO: A TEORIA SUBATÔMICA). A EXISTÊNCIA DE DEUS É A ÚNICA (OU, DE LONGE, A
MELHOR) EXPLICAÇÃO PARA A: CRENÇA UNIVERSAL NA SUA EXISTÊNCIA, NOSSA NATUREZA
MORAL E MENTAL, NOSSA NATUREZA RELIGIOSA, OS FATOS E AS LEIS DO UNIVERSO.
(ATEÍSMO, PANTEÍSMO, AGNOSTICISMO, ETC. NÃO PROVÊM UMA EXPLICAÇÃO ADEQUADA, NEM
SATISFAZEM NOSSO CORAÇÃO). PORTANTO, DEUS EXISTE, É BOM E SANTO, E TODO-PODEROSO.
2.1.3. A EXISTÊNCIA DE DEUS É
ASSUMIDA (!) PELA REVELAÇÃO: Gn 1:1 (Sl 14:1; 94:9-10; Is 40:12-31; He 11:6)
2.2. A NATUREZA DE DEUS (REVELADA POR SEUS ATRIBUTOS)
|
- NOSSA
RAZÃO, MESMO IMPERFEITA, JÁ NOS ENSINOU MUITO SOBRE OS ATRIBUTOS DE DEUS.
- a natureza, de um modo que
deixa o homem sem desculpas Rm 1:20, prega que Deus é : glorioso Sl 19:1;
bom At 14:17; eterno e poderoso Rm 1:20;
-
APRENDAMOS, AGORA, DA SUA PALAVRA, PERFEITA:
2.2.1. OS ATRIBUTOS NATURAIS DE
DEUS
a. Deus é [a] Vida: Jo 5:26 @ (Jr
10:10-15; At 14:15; 17:25; 2Cr 16:9; Sl 94:9-10). Deus é a fonte de toda a vida
1 Ts 1:9 (Jr 10:10-16; Ha 2:18-20).
b. Deus é Espírito, incorpóreo, invisível, sem substância material, sem paixões ou partes
físicas, portanto livre de todas as limitações temporais. [5] Jo 4:24 @ . No V.T.: Dt 4:15-20,23 (Is 40:25; Ex 20:4). No N.T.: Lc
24:39 (1Tm 1:17; Cl 1:15; At 17:22-29; At 14:8-18).
c. Deus é Pessoa, existência dotada de autoconsciência e autodeterminação
[plano para futuro]. De intelecto [poder de pensar], sensibilidade [poder de
emoções e sentir], e volição [poder de decidir, vontade].
c.a. Tem Nomes de
Pessoa: Ex 3:14 (Jo
8:58): “EU SOU” = “Eu sou o que sou” --> auto-suficiência + soberania absoluta
+ imutabilidade.
OS NOMES
DE DEUS DIZEM-NOS QUE ELE É PESSOA, E ENSINAM-NOS MUITOS DOS SEUS ATRIBUTOS:
ADONAI
|
SENHOR (=dono-controlador-provedor » KURIOS)
|
MERECE
OBEDIÊNCIA GN 24:3,7,12; JS 5:14 (APLIC.: ML 1:6; JO 13:13; DÁ-NOS PROVISÃO
FP 4:19)
| |||||
EL
|
O PODEROSO E
MAJESTOSO
|
GN
1:1; SL 19:1
| |||||
ELOHIM
|
PLURAL
DE “EL”, ALUDINDO À TRINDADE
|
GN 1:1
(VERBO SINGULAR!)
| |||||
EL
ELION
|
O PODEROSO ALTÍSSIMO, SUMAMENTE
PODEROSO
|
CUIDA
DE TUDO, CUIDA PELOS FILHOS GN 14:22
| |||||
EL
OLAM
|
O
PODEROSO ETERNO
|
NUNCA
CANSA DE CUIDAR DOS SEUS IS 40:28-31
| |||||
EL ROI
|
O
PODEROSO QUE VÊ
|
Nunca esquece nem deixa de
cuidar dos Seus @ Gn
16:13
| |||||
EL
SHADAI
|
O TODO-PODEROSO
|
CUIDA
DOS SEUS, COMO MÃE A BEBÊZINHO @ SL 91:1; GN 17:1
| |||||
YAHWEH
(JEOVÁ)
|
O
ETERNO E AUTO-EXISTENTE (“EU
SOU”)
|
GN
2:4. O DEUS DO PACTO @
| |||||
JEOVÁ
ELION
|
O
AUTO-EXISTENTE ALTÍSSIMO
|
DEUS
DOS DEUSES, EXALTADO, ELEVADO, TRANSCEDENTE SL 7:17;47:2
| |||||
JEOVÁ
JIRÉ
|
O
AUTO-EXISTENTE PROVERÁ
|
GN
22:13-14. CORDEIRO SUBSTITUINDO ISAAC @
| |||||
JEOVÁ
MIKADISKIM
|
O
AUTO-EXISTENTE VOS SANTIFICA
|
EX
31:13. DÁ REMISSÃO, PRESERVA, SANTIFICA @
| |||||
JEOVÁ
NISSI
|
O
AUTO-EXISTENTE NOSSA BANDEIRA
|
CONDUZ,
LIDERA, FAZ-NOS MAIS QUE VENCEDORES EX 17:15 @(APLIC.: SL 20:7).
| |||||
JEOVÁ
RAA
|
O
AUTO-EXISTENTE MEU PASTOR
|
SL
23:1 (SL 95:7). GUARDA, GUIA, NUTRE... @
| |||||
JEOVÁ
ROPECA = JEOVÁ RAFA
|
O
AUTO-EXISTENTE NOS SARA
|
EX
15:26. RECOSTURA @
| |||||
JEOVÁ
SABAOTE
|
O SENHOR
DOS EXÉRCITOS
|
1 SM
1:3; IS 6:1-3. PODER E GOVERNO (HOMENS, ESTRELAS, ANJOS)
| |||||
JEOVÁ
SHALOM
|
O
AUTO-EXISTENTE NOSSA PAZ
|
JZ
6:24. PAZ COM E DE DEUS... @
| |||||
JEOVÁ
SHAMÁ
|
O
SENHOR ESTÁ PRESENTE
|
EZ
48:35. PRESENÇA PESSOAL! @
| |||||
JEOVÁ
TSIDEKENU
|
O
AUTO-EXISTENTE NOSSA JUSTIÇA
|
JR
23:6 JUSTIÇA IMPUTADA @ (APLIC.:
1CO 1:30)
| |||||
c.b. Tem Pronomes de
Pessoa (masculinos, não neutros): Sl 116:1-2; Jo 17:3.
c.c. Tem Características
e Propriedades de Pessoa: Provê
Sl 104:27-30. Cuida 1Pe 5:6-7. Conhece Jo 10:15. Entristece-se Gn 6:6; Ef 4:30.
Ira-se 1Rs 11:9. Odeia Pv 6:16. Tem zelo (ciúme, cuidado) Dt 6:15 @. Ama Jo 3:16; Ap 3:19 @. Decide Jo 6:40. É amigo Jo
15:15; He 4:15-16.
c.d. Mantém Relações
de Pessoa com o Universo e com os Homens: É o:
-Criador (poder
eterno e infinito) de tudo: Gn
1:1 (Gn 1:26; Jo 1:1-3; Ap 4:11); [6]
-Preservador de tudo
(em contínua relação pessoal) He
1:3 (Cl 1:15-17) (isto refuta o Deísmo);
-Benfeitor de todas
as vidas Mt 10:29-30 (1Rs 19:5-7; Sl 104:27-30; Mt 6:26; At 17:28; Tg 1:17);
-Governante e
Dominador das atividades humanas Rm 8:28 @ (Gn 39:21; 50:20; Sl 75:5-7; 76:10; Dn 1:9);
- Pai de Seus
filhos Gl 3:26 (Jo 1:11-13; He 12:5-11).
d. Deus é Tri-Uno (3 pessoas em 1 só Deus) [7] Consoantes à Bíblia, cremos em (e
adoramos) 1 só DEUS, que em substância e natureza é 1,
único, indivisível e sem similar, mas que, ó infinito mistério, é também 3
pessoas (o Pai, o Filho, e o Espírito Santo) eternamente: co-iguais,
inter-existentes; inter-constituídas; inter-relacionadas; não separáveis mas
não confundíveis; em concorde união e comunhão; as mesmas em substância mas
distintas em subsistência. O Filho foi “gerado eternamente” pelo
Pai Jo 1:14, o Espírito “procede eternamente” do Pai e do Filho Jo
14:16,26; 15:26.
d.a. Deus é 1 Só: A
razão diz que há 1 só Deus, pois Ele é Todo-Poderoso, Todo-Suficiente, Auto-Existente,
é Toda a Perfeição. A Revelação diz o mesmo, que há 1 Só
Deus: Dt 6:4 (Dt
4:35; Is 43:10; 44:6-8; 45:5-6; 46:9; Mc 10:18; 12:29; Ef 4:4-6; 1Tm 2:5;
Tg 2:19).
d.b. Deus é 3 Pessoas (Pai,
Filho, e Espírito Santo): [8]
-No V.T.: a Tri-Uni-Divindade é
expressa diretamente Is 48:16; 61:1-2. É INSINUADA EM SL 2:6-9 (SL 2:1-9; 45:6-8; 110:1-5; 63:9-10; ZC 2:10-11;
AT 13:33); O ESPÍRITO SANTO É ALUDIDO NA CRIAÇÃO GN 1:2; O ANJO DO SENHOR
(CRISTOFANIA) É DISTINGUIDO DE DEUS E IDENTIFICADO COMO ELE GN 22:11-12 (GN
21:17-18; 16:7-10,13). DEUS TEM NOME PLURAL “ELOHIM” (COM VERBO SINGULAR, EM GN
1:1, ETC.!). O “UM” DE DT 6:4 É “ACHAD”, QUE É UMA UNIDADE PLURAL EM GN 2:24,
NUNCA A BÍBLIA USANDO “YACHEED” [O “UM” ABSOLUTO] PARA DEUS! ELE TEM PRONOMES
PESSOAIS PLURAIS GN 1:26 + IS 40:14 + GN 1:27 (GN 1:27; 3:22; 11:7; EC 12:1; IS
6:8; 54:5).
-No N.T.: a Tri-Uni-Divindade é
expressa mais explicitamente 1Jo
5:7 (Textos Recebidos!). É VISTA NA COMISSÃO APOSTÓLICA MT 28:19-20; NA BÊNÇÃO APOSTÓLICA 2CO
13:13-14; NO BATISMO DE JESUS MT 3:16-17; NO SEU ENSINO JO 14:16,26 (JO
16:7-10); NO ENSINO DE PAULO 1CO 12:4-6 (AT 20:28; EF 4:4-6). SUMÁRIO DO N.T.:
O PAI É DEUS RM 1:7 (1PE 1:2; JO 6:27,44-46; GL 1:1); O FILHO É DEUS HE
1:8 (IS 9:6; JO 1:1; JO 10:28; AT 20:28; 1TM 3:16; TI 2:13); O
ESPÍRITO SANTO É DEUS AT 5:3-4 (HB 9:14).
e. Deus é AUTO-Existente (portanto transcedente), causador incausado, sem início. [9] Jo
5:26 (Ex 3:14 [“Eu Sou”]; At 17:24-28; Rm 11:36; 1Tm 6:15-16).
f. Deus é Eterno, sem
princípio nem fim, não limitado pelo tempo (mas autor e consciente dele e da
sua seqüência) Gn 21:33 (Ex
3:14; Dt 33:27; Sl 90:2; 93:2; 102:11,12,24-27; Is 44:6; 57:15; Jo 8:56-58; He
1:1-12; 2Pe 3:8; Ap 1:8).
g. Deus é Imutável, porque
o Perfeito não muda na Sua natureza, atributos e conselhos (decretos). Mas Ele
sente e age, só que sempre em coerência com Sua natureza e caráter,
imutáveis. Ml 3:6 (Nu
23:19 + He 6:17-18; 1Sm 15:29 e Sl 102:26-27; 2Tm 2:13; He 13:8; Tg 1:17). [10]
h. Deus é Onisciente, conhece
perfeita e simultaneamente, e como em um eterno “agora”, todas as coisas que
são Rm 11:33 (Dt 29:29; Sl
147:4-5; Is 40:28). [11] DEUS CONHECE: NOSSO CORAÇÃO @ 1JO 3:20; TUDO O QUE
ACONTECERÁ AT 15:18 (IS 46:9-10; AT 2:23); TUDO QUE ACONTECERIA EM TODAS AS
CIRCUNSTÂNCIAS POSSÍVEIS (1SM 23:12; MT 11:23); O
PLANO TOTAL DOS SÉCULOS EF 1:9-12 (PV 5:21; RM 8:28-30; EF 3:4-9; CL 1:25-26);
O BEM E O MAL PV 15:3 (ML 3:16); OS HOMENS PV 5:21 (EX 3:19; 2 RS 7:1-2; SL
33:13-15; 41:9; SL 69:5; Jr 1:5; MT 10:30; 20:17-19; AT 3:17-18; GL 1:15-16; He
4:13; 1PE 1:2; 1:20 + MC 13:32);
TUDO NA NATUREZA, TODA ESTRELA, TODO PASSARINHO JÓ 37:16; SL 147:4; IS 42:9; MT 10:29-30; OS FEITOS DO HOMEM SL 139:2-3; JR
16:17; AS PALAVRAS DO HOMEM SL 139:4; OS PENSAMENTOS E IMAGINAÇÕES DO
HOMEM 1Rs 8:39; 1CR
28:9; SL 44:21; 139:2,4,11,13; Lc
16:15; Rm 8:27; 1Jo 3:20; as necessidades e tristezas do homem Ex 3:7; Mt
6:32.
i. Deus é Onipotente, tem
todo o poder, pode fazer acontecer tudo que deseje Mt 19:26 @ (Gn 17:1; 18:14;
Ex 6:3; Jó 42:2; Sl 93:3-4; 115:3; Jr 32:17; Ap 19:6). [12] Aplic.
Fp 4:13. DEUS
DOMINA SOBRE: A NATUREZA GN 1:1-3 (SL 33:6-9; 107:25-29; NA 1:3-6); A EXPERIÊNCIA
HUMANA GN 39:2-3,21; EX 7:1-5; SL 75:6-7; DN 1:9; 4:19-37 (SL 76:10; LC
12:13-21; JO 17:2; AT 17:28; TG 4:12-15); OS ANJOS DN 4:35 (HE 1:13-14); OS
DEMÔNIOS JÓ 1:12 (JÓ 2:6; LC 22:31-32; TG 4:7; AP 20:2).
j. Deus é Imenso e Infinito: enche e ultrapassa todo o espaço (1Rs 8:27; Is 66:1; Jr 23:23-24).
k. Deus é Onipresente: imanente,
simultaneamente presente em todos os locais Sl 139:7-10 @ (Jr 23:23-34; Mt 18:20; At 17:24-28). NO PRESENTE TEMPO: A PRESENÇA, O TRONO E
A GLÓRIA DE DEUS SE MANIFESTAM DE FORMA TODA ESPECIAL E PLENA NO [3O.] CÉU JO
20:17 (1RS 8:30; MC 1:9-11; JO 14:28; AP 21:2-3,10,22-23; 22:1,3). DEUS FILHO
MANIFESTOU-SE NA TERRA JO 3:13 E AGORA ESTÁ NO CÉU AT 7:56; EF 1:20. DEUS
ESPÍRITO SANTO MANIFESTA-SE: NA NATUREZA GN 1:2; SL 104:30; EM TODOS OS
CRENTES @ JO
14:16-17,19-20,23; RM 8:9;
E JUNTO AOS DESCRENTES JO
16:7-11.:
l. Deus é Auto-Suficiente: não
precisa de nada nem de ninguém Sl 50:10-12.
m. Deus é Sábio: 1Tm
1:17; Jd 1:25.
n. Deus é Soberano sobre tudo e todos: 1Sm 2:6-8; 1Cr 29:11-12; Ap 4:11.
o. Deus é Incompreensível: Jó 11:7-9; Rm 11:33.
p. Deus é Inescrutável: Rm
11:33.
2.2.2. OS ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS
a. Deus é Santo, exaltado sobre tudo, inteiramente separado de todo o mal e tudo que
conspurca Lv 11:44 @ (Ex
15:11; Lv 11:43-45; Dt 23:14; Jó 34:10), absolutamente perfeito, puro e íntegro
em Sua natureza e caráter 1Jo 1:5; Sl 99:9 (Is 57:15; Ha 1:13; 1Pe 1:15-16). Aplic. He 12:28-29; 1Pe
1:15-16. A santidade de Deus é o Seu atributo mais exaltado e
destacado, que governa todos os demais! Is 6:3; Ap 4:8. SÃO SANTOS: O PAI JO 17:11, O FILHO AT 3:14 (IS 41:14) E O ESPÍRITO
SANTO EF 4:30. DEUS ODEIA O PECADO HA 1:13 (GN 6:5-6; DT 25:16; PV 6:16-19;
15:9,26); DELEITA-SE NAQUILO QUE É SANTO E RETO PV 15:9 @ (LV 19:2; 20:26); NÃO OUVE,
ANTES SE SEPARA DO PECADOR IS
59:1-2 @ (EF 2:13; JO 14:6); LIBERTA O PIEDOSO ARREPENDIDO,
FAZENDO-O FRUTIFICAR 1PE 2:24 (RM 8:1-4; 6:22). A SANTIDADE DE DEUS: REVELA A
NEGRITUDE DE NOSSO PECADO JÓ 42:5-6 (IS 6:5); EXIGE ARREPENDIMENTO + EXPIAÇÃO
(POR SANGUE!) ANTES DO PERDÃO HE 9:22; 10:19; EF 1:7 (CL 1:14); EXALTA A GRAÇA
E O AMOR REMIDOR DE DEUS RM 5:6-8; (JO 3:16); CAUSA-NOS REVERÊNCIA E TEMOR HE
12:28-29 (EX 3:4-6; IS 6:1-3).
a.a. Portanto, Deus é Reto e Justo: É reto no que é e faz (Sl 89:14), e ao impor lei e
exigências retas Sl 145:17 (Ed 9:15; Sl 116:5; Jr 12:1; 17:25;); É justo por
executar as penalidades impostas pelas Suas leis Sf 3:5 (Dt 32:4; Sl
119:137-138). a retidão e justiça de Deus manifestam-se nos Seus infalíveis: amor à
retidão e indignação contra o pecado Sl 11:4-7; punição dos perversos e
injustos Dn 9:12,14 (Gn 6:5,7; Ex 9:23-27; 34:6-7; Sl 5:4-6; 2Co 12:5-6; Ap
16:5-6); perdão ao arrependido-crente 1Jo 1:9 @; cumprimento de Sua Palavra e Suas promessas
aos que Lhe pertencem Ne 9:7-8; libertação e defesa de Seu povo Sl 103:6 (Sl
129:1-4); recompensa aos justos-em-Cristo He 6:10 @ (Jo 6:29; 1Co 3:11-15; 2Tm
4:8; 2Jo 8); propiciação para perdoar o pecado e justificar aquele que exercer
fé no substituto Rm 3:24-26 @.
b. Deus é Amor: 1Jo 4:8 @ (Ef 3:19; 1Jo 4:16); dá-Se (Jo 3:16; Tg 1:15), desejando, buscando
e deleitando-se no melhor interesse das Suas criaturas Rm 5:8 (Mt 5:44-45; 1Jo
3:16-17; 4:7,8,16).
- Deus ama: Seu Filho Mt 3:17 (Mt
17:5; Lc 20:13; Jo 17:24) (amor original e desde a eternidade); Aos unidos ao
Seu Filho Jo 16:27 @ (Jo
14:21,23); A cada ser humano Jo
3:16 @ (1Tm 2:3-4; 2Pe 3:9); aos “mortos no pecado” Rm 5:6-8; @
(Ez 33:11; Ef 2:4-5); A Israel Dt 7:7-8; Is 49:15; Jr 31:3; À Igreja Ef
5:25-32; A quem contribui com alegria 2 Co 9:7.
- O AMOR
DE DEUS SE MANIFESTA EM: O SACRIFÍCIO DO SEU FILHO JO 3:16 (1JO 4:9-10);
LEVAR-NOS A ARREPENDER RM 2:4; PERDOAR OS ARREPENDIDOS-CRENTES IS 55:7; GUIAR E
PROTEGER OS AMADOS-OBEDIENTES DT 32:9-12 @ (DT 33:3,12; IS 48:14,20-21); CASTIGAR-PARA-O-BEM SEUS
FILHOS HE 12:6-11 @;
AFLIGIR-SE POR SEUS FILHOS IS 63:9 (IS 49:15-16).
- Matizes do amor de Deus:
infinitos: Deleitar-se-na-aprovação Sf 3:16 (Mt 17:5); Compadecer-se da
aflição Is 63:9; Íntima e profunda afeição Jo 17:23; @ Lc 6:35; Is 55:7 (Sl 32:10;
86:5).
b.a. Portanto, Deus é Misericórdia e Graça: É misericordioso ao cancelar as penalidades merecidas e aliviar os
angustiados Sl 103:8 (Dt
4:31; Sl 62:12; 86:15; 103:8-17; 145:8-9; Jn 4:2); É gracioso ao por amor em
ação e conceder bênçãos àqueles que só merecem o contrário, mas arrependeram-se
e creram Ef 2:8-10 (Sl
111:4; 116:5; At 20:24,32; Rm 3:24; 5:20; 11:6; 2Co 9:14; Tt 2:11; He 4:16; 1Pe
2:3; 4:10; 5:10). Aplic. 1Jo 4:7-8.
-A LEI E
A GRAÇA CONTRASTADAS (C. I. SCOFIELD):
A
Lei
|
A GRAÇA
| |||
DEUS PROÍBE
E EXIGE EX 20:1-17
|
DEUS ROGA
E CONCEDE 2CO 5:18,21
| |||
MINISTÉRIO
DE CONDENAÇÃO RM 3:19
|
MINISTÉRIO
DE PERDÃO EF 1:7
| |||
CONDENA GL 3:10
|
REDIME DA CONDENAÇÃO GL
3:13; DT 21:22-23
| |||
MATA RM 7:9,11
|
DÁ
VIDA,
VIVIFICA JO 10:10
| |||
FECHA
TODAS AS BOCAS PERANTE
DEUS GL 3:19
|
ABRE
OS LÁBIOS PARA LOUVÁ-LO RM
10:9-10; SL 107:2
| |||
PÕE
INTRANSPONÍVEL DISTÂNCIA ENTRE
O PECADOR E DEUS EX 20:18-19
|
TRÁS O CULPADO AOS
BRAÇOS DE DEUS EF 2:13
| |||
“OLHO
POR OLHO, DENTE POR DENTE” EX 21:24
|
“... A
QUALQUER QUE TE FERIR NA FACE DIREITA, VOLTA-LHE TAMBÉM A OUTRA”
MT 5:39
| |||
“FAZE,
E VIVERÁS” LC 10:28
|
“CRÊ,
E VIVERÁS” JO 5:24
| |||
CONDENA
TOTALMENTE O MELHOR DOS HOMENS FP 3:4-9
|
JUSTIFICA
GRATUITAMENTE O PIOR LC
23:34; RM 5:6; 1TM 1:15; 1CO 6:9-11
| |||
É UM
SISTEMA DE PROVAÇÃO GL 3:23-25
|
É UM
SISTEMA DE FAVOR EF 2:4-5
| |||
APEDREJA TODOS OS ADÚLTEROS
DT 22:21
|
“NEM
EU TAMPOUCO TE CONDENO...” JO 8:1,11 (T. RECEBIDOS!)
| |||
A
OVELHA MORRE PELO PASTOR 1SM
7:9; LV 4:32
|
O
PASTOR MORRE PELA OVELHA JO
10:11 @
| |||
- A
MISERICÓRDIA E A GRAÇA CONTRASTADAS:
A MISERICÓRDIA
|
A GRAÇA
|
|
PERDOA
|
JUSTIFICA
|
1TM
1:13; RM 3:24 (EX 34:7)
|
REMOVE
A CULPA E A PENA
|
IMPUTA
A JUSTIÇA
|
PV
28:13; RM 4:5
|
SALVA
DA PERDIÇÃO, E DO INFERNO
|
PROVÊ
UMA NOVA NATUREZA, O O CÉU
|
SL
6:4; EF 2:8-10
|
LIBERTA
|
TRANSFORMA
|
LC 10:33,37;
TT 2:11-12 (EF 4:22-23).
|
c. Deus é Verdadeiro e Fiel: Dt 7:9; Sl 36:5; 89:1-2; Lm 3:22-23; Jo 17:3; Tt 1:1-2; He 6:18 //
Gn 8:22; Sl 119:90; Cl 1:17 // Js 23:14; 2Sm 7:12-13 // 2Co 10:13 // Sl 119:75;
Hb 12:6 // 1Jo 1:9 // Sl 143:1 // 1Co 1:8-9; 1Ts 5:23-24; 2Ts 3:3 // 1Sm 12:22;
2Tm 2:13.
d. Deus é Luz: 1Jo
1:5,7; 2Co 4:6.
e. Deus é Bom, bondoso:
Sl 23:6; 107:8; Rm 2:4.
2.3. AS OBRAS DE DEUS
|
2.3.1. NA CRIAÇÃO
a. Em Deus foram criadas todas as
cousas, visíveis e invisíveis: Cl 1:16.
C. DE MODO TODO ESPECIAL, DEUS CRIOU O HOMEM, ADÃO, DO PÓ DA TERRA: GN
2:7.
2.3.2. NA PRESERVAÇÃO (Deus preserva, mantém e sustém
tudo que trouxe à existência)
a. NEle tudo subsiste: Cl 1:17.
B. ELE PRESERVA TODAS
AS COISAS: OS
HOMENS E ANIMAIS SL 36:6. O CAMINHO DOS SEUS SANTOS PV 2:8. O CÉU E SEUS
EXÉRCITOS, A TERRA, MARES, E TUDO QUE NELES HÁ NE 9:6.
2.3.3. NA SUA PROVIDÊNCIA (Deus antevê, guia, dirige e governa todos os eventos para os Seus
santos propósitos): TUDO SL 103:19. O UNIVERSO JS 10:12-14
(PAROU O SOL); SL 147:16-18. OS ANIMAIS E PLANTAS JN 1:17 (A BALEIA); Mt
6:30,33 (os lírios do campo). AS NAÇÕES SL 66; DN 2:21. O HOMEM [14] EX 10:27 (FARAÓ); SL 75:7. O CRENTE SL
4:8; 1CO 10:13 (O
ESCAPE DAS PROVAÇÕES).
2.4. O DECRETO (CONSELHO) DE
DEUS
|
O decreto (conselho)
de Deus é o eterno e infalível propósito ou plano pelo qual Ele tem declarado
fixas todas as coisas.
O
DECRETO DE DEUS ABRANGE SUA VONTADE EFICAZ E SUA VONTADE
PERMISSIVA. DENTRO DO SEU PLANO SOBERANO, DEUS DEU AO HOMEM A LIBERDADE DE
ESCOLHER, ESTE É RESPONSÁVEL POR SUAS DECISÕES (JZ 21:25; AT 2:23).
SEU
DECRETO É ETERNO SL
33:11. SÁBIO SL 104:24. LIVRE (SEM OBRIGAÇÃO
INTERNA OU EXTERNA, MAS EM HARMONIA COM SUA NATUREZA) IS 40:13-14 (SL
135:6). EFICAZ (TUDO QUE DEUS DECRETOU ACONTECERÁ): IS
14:24,27. TRAZ GLÓRIA A SI MESMO AP 4:11.
Aplic: Podemos descansar no Seu
poder e promessas! Rm 8:28-32.
2.4.1. O PLANO DE DEUS EM RELAÇÃO AO UNIVERSO E AOS
HOMENS: O Plano de Deus cobre tudo
e todos: Sl 46:10; 119:89-91; Is 14:26-27; 46:10-11; Dn 4:35.
Cobre nossa salvação Ef 1:4,5,9,11; OS TEMPOS E LIMITES DA HABITAÇÃO DA RAÇA
HUMANA AT 17:26; A EXTENSÃO DA VIDA HUMANA JÓ 14:5,14; SL 139:16; AS BOAS OBRAS
DO CRENTE EF 2:10; FP 2:12-13; O MAL QUE DEUS TORNA EM BEM GN 50:20; O REINO DE
CRISTO SL 2:6-8; MT 25:34.
2.4.2. O PROPÓSITO DE DEUS EM RELAÇÃO À REDENÇÃO Ver capítulo Soteriologia.
2.5. DEUS O PAI
|
a. Os relacionamentos como Pai. [EM ORDEM CRESCENTE,] Deus o Pai é o:
-PAI
DA CRIAÇÃO: SOMOS GERAÇÃO DELE AT 17:29; ML 2:10; TUDO É DELE
E PARA ELE EXISTIMOS 1CO 8:6.
-PAI DE ISRAEL: SEU
PRIMOGÊNITO EX 4:22; POR ELE ADQUIRIDO E ESTABELECIDO DT 32:6.
-Pai dos Redimidos:
Jo 1:12; Gl 3:26; 1Jo 3:1-2;
abençoando-os com todo tipo de bênção espiritual Ef 1:3-6.
-PAI
DE JESUS CRISTO, O TENDO CHAMADO FILHO AMADO MT 3:17,
RESSUSCITADO E ASSENTANDO À SUA DIREITA EF 1:20.
b. As obras do Pai . ELE É O: AUTOR DO DECRETO:
SL 2:7. AUTOR DA ELEIÇÃO: EF 1:4. ENVIADOR DO FILHO:
JO 8:18. DISCIPLINADOR DOS SEUS FILHOS: HE 12:10
Igreja Batista Fundamentalista de
Campina Grande
Instituto Bíblico
Trabalhos para casa, da
disciplina Teologia (a Doutrina de Deus). Prazo =
31.08.97.
Prof: Hélio de M. Silva. Aluno
(a): _____________________________________; Nota:____.
Seja nosso alvo (dos professores
e seu) aprofundar o seu entendimento da Palavra de Deus, mudar sua vida,
fazê-lo crescer, e habilitá-lo a melhor servir a Deus no ministério que Ele lhe
confiar. Para melhor aproveitamento, basta que você assista a todas as aulas e
dedique 1/2 horinha, todo dia, à leitura de todos os versículos, estudo das
lições e realização das tarefas, sempre pedindo a iluminação do Espírito Santo.
1a. Tarefa: Escolha uma das
letras (a, b, c) abaixo:
a) Escreva cartinha a conhecido
que não crê em Deus, demonstrando-lhe Sua existência. Basta UM argumento, bem
explicado. OU
b) Escreva cartinha a alguém,
mostrando-lhe que a crença “Deus é tudo e tudo é Deus” é erradíssima, e que
Deus é pessoal.
OU
c) Escreva cartinha a T. Jeová ou
judeu, amorosa mas convincentemente explicando-lhe a Trindade.
2a. Tarefa:
a) Dê curta definição dos
atributos de Deus que mais lhe impressionaram.
b) Qual o principal atributo de
Deus, governando todos os Seus outros atributos? Por que? Explique e prove a
Santidade de Deus.
3a. Tarefa:
a) Resuma os decretos de Deus. Ou
refute os principais erros sobre a Trindade.
b) Resuma as obras do Pai. Ou
refute a Teoria da Brecha.
c) Como lidar com “Rejeições
intelectuais ao cristianismo”? Cite versículos, dê exemplos.
d) Você leu TODOS os versos deste
estudo?
Quais foram os que coloquei em
local errado?
Quais foram os que deviam ter
sido sublinhados como mais forte no grupo, ao invés do que sublinhei?
Igreja Batista Regular do Cristo
Redentor
Instituto Bíblico
Trabalhos para casa, da
disciplina Teologia (a Doutrina de Deus).
Prof: Hélio de M. Silva
(226-5219). Aluno (a): ____________________________________; Nota:____.
Seja nosso alvo (dos professores
e seu) aprofundar o seu entendimento da Palavra de Deus, mudar sua vida,
fazê-lo crescer, e habilitá-lo a melhor servir a Deus no ministério que Ele lhe
confiar. Para melhor aproveitamento, basta que você assista a todas as aulas e
dedique 1/2 horinha, todo dia, à leitura de todos os versículos, estudo das
lições e realização das tarefas, sempre pedindo a iluminação do Espírito Santo.
1a. Tarefa (prazo = 09.10.97):
Escolha uma das letras (a, b, c) abaixo:
a) Escreva cartinha a conhecido
que não crê em Deus, demonstrando-lhe Sua existência. Basta UM argumento, bem
explicado. OU
b) Escreva cartinha a alguém,
mostrando-lhe que a crença “Deus é tudo e tudo é Deus” é erradíssima, e que
Deus é pessoal.
OU
c) Escreva cartinha a T. Jeová ou
judeu, amorosa mas convincentemente explicando-lhe a Trindade.
2a. Tarefa (prazo = 16.10.97):
a) Dê curta definição dos
atributos de Deus que mais lhe impressionaram. E
b) Qual o principal atributo de
Deus, governando todos os Seus outros atributos? Por que? Explique e prove a
Santidade de Deus.
3a. Tarefa (prazo = 23.10.97):
a) Resuma os decretos de Deus. Ou
refute os principais erros sobre a Trindade. E
b) Resuma as obras do Pai (ou
refute a Teoria da Brecha). E
c) Como lidar com “Rejeições
intelectuais ao cristianismo”? Cite versículos, dê exemplos.
Bônus: São optativos, tomam
tempo, mas lhe firmarão mais e podem lhe dar mais 1 ponto para a sua nota:
a) Você leu TODOS os versos deste
estudo?
b) Quais foram os que coloquei em
local errado?
c) (na sua opinião, após muita
ponderação) Quais foram os versos que deviam ter sido sublinhados como mais
forte no grupo, ao invés do que sublinhei?
[1]- A possibilidade da Teologia decorre: Da revelação
(geral e especial) de Deus (ver capítulo Bibliologia); e das qualidades mentais
(i.é....) e espirituais (i.é....) que Deus doou ao homem.
- O vasto país da Teologia divide-se
em 4 grandes regiões:
a. Teologia Exégetica:
Estuda detida comparativa e profundamente cada sentença de cada verso da
Bíblia. Inclui Hermenêutica, Linguagens Bíblicas, Arquelogia, etc.
b. Teologia Histórica:
Estuda a origem, desenvolvimento, difusão e atual estado da religião
verdadeira, e das falsas. Inclui História da Bíblia, História [de grupos] de
Igrejas, H. das Missões, H. das Doutrinas, etc. Pode ajudar à Teologia
Exegética.
c. Teologia
Sistemática: A rainha das disciplinas. Sistematiza os resultados da sã
Teologia Exegética. Inclui Apologética, Polêmica, Ética Bíblica, etc.
d. Teologia Prática:
Aplica os resultados das outras 3 teologias à regeneração, santificação,
edificação e o servir dos homens. Inclui Homilética, Organização e Administração
de Igrejas, Evangelismo, Missões, Educação Cristã, etc.
[2] Estudemos esta seção objetivando conhecer o que a razão humana
diria, se fosse convertida e sadia; e, também, o que diz, sendo falha.
Estudemos tudo à luz de 1Co
1:21 (1Co 2:6-8).
[3] Deus é espírito, porisso
não devemos esperar “provas científicas” de Sua existência e natureza. Assim,
apresentaremos “apenas” evidências enormemente corroborativas,
para que Ele seja aceito pela fé e pela mente espiritual. O peso destas
evidências acumula-se sinergisticamente: uma delas, sozinha, pode ser
insuficiente, mas o peso de todos elas, juntas, é esmagador.
a. ATEÍSMO: Há 3 tipos de ateus:
Ateu dogmático: “Deus não existe, não quero nem considerar o
assunto”; Ateu na prática: “talvez Deus exista..., mas toda
religião é fraude...., viverei ignorando o assunto”; Ateu virtual:
“Sim, acredito em Deus, mas é impessoal, é a força da....”
- O ateu é: Tremendamente
infeliz Is 57: 20 ou 21;
Contrário à sua própria natureza (o ateu virtual testifica disso, ao adotar uma
abstração tentando satisfazer sua natureza), portanto instável; Extremamente
arrogante Sl 10:4. Dogmatizar
que Deus não existe é clamar ter o conhecimento de todas as coisas,
inteligências, espaços e tempos!
b. AGNOSTICISMO: “Não sei se Deus
existe, ninguém pode estar certo de nada, especialmente de Deus, logo viverei
ignorando o assunto”. O agnóstico também é tremendamente infeliz, instável e
arrogante (a humildade de “somente reconheço humilde e mais lucidamente que
todos, que ninguém pode saber se Deus existe” é falsa, é arrogante “não me
dobrarei a reconhecer as conclusivas evidências de Deus”).
c. PANTEÍSMO (= Monismo): “Deus é
tudo e tudo é Deus; todas as coisas são meros aspectos, modificações ou partes
de Deus”. Os 5 principais tipos de panteísmo são:
-Materialismo Panteístico:
“Deus é o universo; este é impessoal e só material, é eterno e vida gera-se
espontaneamente.” Isto viola a 2a. lei da Termodinâmica, todos os fatos
científicos.
-Hilozoísmo ou Panpsiquismo:
“Cada partícula de matéria tem um princípio de vida, uma pequenina alma-mente
[para muitos, a realidade final]. Deus é só um nome para a alma-mente do universo.”
-Neutralismo: “Só existe
uma substância neutra, que é aparente ora como matéria, ora como mente. Deus é
só um nome para a totalidade dessa substância.”
-Idealismo: “A
realidade final é: a) minha mente [então o universo só existe na minha
mente, só eu existo!]; ou b) uma mente infinita, que pode ser impessoal ou
pessoal.”
-Misticismo filosófico:
“Após muito esforço místico-moral... (Oh o nirvana!), descubro que eu e Deus, o
universo inteiro, somos um só. Desaparece a noção de ‘eu e os outros’, ‘interior
e exterior’, etc. Todos e tudo somos um.”
Panteísmo é inaceitável porque:
-Viola os argumentos de
causa-e-efeito, vistos acima;
-É determinístico, enquanto que
nossa consciência grita que somos livres e responsáveis pelos nossos atos
(porisso punimos criminosos...);
-Destroi as bases da moral,
implicando que não existe pecado, errado, condenação, etc., violando nossa
consciência (Rm 2:15). Crer que Deus [também] é mau foi que levou pagãos a
honrarem o mal!
-Torna religião impossível: se eu
sou Deus, como adorar e servir a mim mesmo?!...
-Deífica e envaidece o homem,
tornando-o [parte de] Deus.
-Contraria a realidade concreta:
o universo que não se auto-mantém tem que ter tido um início; ferro não
demonstra nenhuma vida nem alma; não há pensamento sem pensador; etc.
d. POLITEÍSMO: violenta a razão:
como poderiam existir 2 deuses todo-poderosos? Como poderiam cada
um ser a origem, o mantenedor e o fim de todas as outras coisas?... A única
explicação para o politeísmo é a de Rm 1:22-24 (1:18-32).
e. DUALISMO: “O mal só tem 2
explicações alternativas: o bem (Deus) e o mal são co-eternos e Deus não
quer/pode eliminar o mal; ou Deus é/criou/cria o mal. Em ambos os casos, só
podemos torcer para que Deus evolua e domine/elimine o mal.” Explicar o mal não
é fácil, mas a solução não é o dualismo ...; que coração confiaria em (e se
satisfaria com) tal deus? Como ter certeza de seu triunfo final? -- A solução é
o que a Bíblia ensina!...
f. DEÍSMO: “Deus ‘deu a partida’
em tudo e retirou-se para não mais interferir.” Um deus desses não satisfaz o
coração mais que nenhum deus existindo! Deísmo não pode explicar as profecias e
fatos científicos na Bíblia, nem os milagres testemunhados, nem as respostas a
orações.
NOTA SOBRE “REJEIÇÕES
INTELECTUAIS DO CRISTIANISMO”: Elas não devem ser [sempre] encaradas como
problemas intelectuais legítimos, pois [quase] sempre não passam de pretextos
cujas bases são: a verdadeira mensagem da Bíblia é desconhecida/rejeitada (por
causa de influências/doutrinações, quer sejam externas ou autoimpostas [em
esperança de escape de Rm 1:18-20]); orgulho Sl 10:4; Jo 5:40-44; amargura e revolta; impureza moral.
-Um bom caminho: “Se eu provar
(de modo que você não possa replicar) que a Bíblia é verdadeira, você aceitará
Cristo?... Não?... Então fica patente que o problema está no seu coração, não
na Bíblia, não nela não poder satisfazer sua cabeça!”
-Fujamos de 2 extremos: extremo
anti-intelectualismo 1Pe 3:15;
extremo pró-intelectualismo 1Co
1:21 (1Co 1:17-19). Partamos sempre e só da FÉ;
mas usemos a razão e o verdadeiro saber (só para explicar a fé e
defendê-la do falso saber).
[5] -“O homem foi criado à imagem de Deus” (Gn 1:26) --> ambos são
seres pessoais; semelhança triúna; semelhança intelectual e moral (1Ts 5:23; Cl
3:10; Ef 4:24).
- “Mãos, pés, olhos, etc. de
Deus” (Sl 102:25; Na 1:6; 1Rs 8:24; Jó 34:21; 1Pe 3:12) --> antropomorfismos (termos
da linguagem necessariamente finita e imperfeita do homem, usados para
tentarmos compreender o Infinito).
Definição de Antropomorfismo da parte de Deus: "Uma vez que Deus formou Adão do pó da terra e soprou o sopro da vida para dentro de suas narinas, fazendo-o na Sua própria imagem e semelhança, Deus faz-Se conhecer às suas criaturas na semelhança delas {*}, como se Ele vestisse as formas e qualidades deles, quando, de fato, eles vestem a semelhança dEle {**}." A.B. Caneday, em Beyond the Bounds - Open Theism And The Undermining of Biblical Christinity, page 161.
{* Embora, às vezes, na Bíblia, Deus atribua a Si mesmo termos próprios do homem finito e imperfeito (por exemplo: lembrar, descansar, arrepender-Se, mudar, mãos, olhos, ouvidos, braço, etc.), devemos entender que Ele faz isso somente para melhor O compreendermos, mas, na realidade, Ele sempre foi, é, e será o Deus infinito e perfeito}
{** Por causa da nossa queda em Adão, essa semelhança é ainda mais parcial e imperfeita que originalmente era possível entre o Criador e Suas criaturas}
- “Homens viram a Deus (Gn 32:30; Ex 24:10; 33:18-19,21-23; Jz 13:22; Is 6:7) e nenhum homem nunca viu nem pode ver a Deus (Ex 33:20; Jo 1:18; Cl 1:15)”--> Os 1os. versos falam da manifestações de Deus, os 2os. da Sua essência, que é espírito, invisível. O espiritual pode se manifestar visivelmente Jo 1:32 (Jz 6:34; At 2:1-4) em teofanias (manifestações temporárias de Deus). O Anjo do Senhor (diferente de “um anjo do Senhor”) aparece em Gn 16:7-10 (v. 13 identifica-O como o SENHOR!) (Gn 21:17-18); e em Gn 22:11-12; e em Gn 18:17-23 (19:27; Jo 8:56); e em Jz 2:1-2. “O Anjo do Senhor” era o Verbo antes da Sua encarnação definitiva Jz 13:18 + Is 9:6 (Ml 3:1; Jo 8:56), não aparecendo depois dela Mt 1:20 (28:2; Lc 2:9; At 8:26; 12:7,23).
Definição de Antropomorfismo da parte de Deus: "Uma vez que Deus formou Adão do pó da terra e soprou o sopro da vida para dentro de suas narinas, fazendo-o na Sua própria imagem e semelhança, Deus faz-Se conhecer às suas criaturas na semelhança delas {*}, como se Ele vestisse as formas e qualidades deles, quando, de fato, eles vestem a semelhança dEle {**}." A.B. Caneday, em Beyond the Bounds - Open Theism And The Undermining of Biblical Christinity, page 161.
{* Embora, às vezes, na Bíblia, Deus atribua a Si mesmo termos próprios do homem finito e imperfeito (por exemplo: lembrar, descansar, arrepender-Se, mudar, mãos, olhos, ouvidos, braço, etc.), devemos entender que Ele faz isso somente para melhor O compreendermos, mas, na realidade, Ele sempre foi, é, e será o Deus infinito e perfeito}
{** Por causa da nossa queda em Adão, essa semelhança é ainda mais parcial e imperfeita que originalmente era possível entre o Criador e Suas criaturas}
- “Homens viram a Deus (Gn 32:30; Ex 24:10; 33:18-19,21-23; Jz 13:22; Is 6:7) e nenhum homem nunca viu nem pode ver a Deus (Ex 33:20; Jo 1:18; Cl 1:15)”--> Os 1os. versos falam da manifestações de Deus, os 2os. da Sua essência, que é espírito, invisível. O espiritual pode se manifestar visivelmente Jo 1:32 (Jz 6:34; At 2:1-4) em teofanias (manifestações temporárias de Deus). O Anjo do Senhor (diferente de “um anjo do Senhor”) aparece em Gn 16:7-10 (v. 13 identifica-O como o SENHOR!) (Gn 21:17-18); e em Gn 22:11-12; e em Gn 18:17-23 (19:27; Jo 8:56); e em Jz 2:1-2. “O Anjo do Senhor” era o Verbo antes da Sua encarnação definitiva Jz 13:18 + Is 9:6 (Ml 3:1; Jo 8:56), não aparecendo depois dela Mt 1:20 (28:2; Lc 2:9; At 8:26; 12:7,23).
[7] Refute: o Sabelianismo (= trindade modal = 3
meros modos de manifestação de 1 só pessoa); o Swedenborgianismo (=
1 deus com 3 frações, nenhuma delas deus completo); o Triteísmo (=
3 deuses, politeismo).
[8] Não há boa ilustração para a Trindade: o espírito, alma e corpo
do homem; as 3 dimensões do espaço; as 3 dimensões LMT da Física; etc.
[10] -“Deus se arrependeu” Jn 3:10 = termos da linguagem
necessariamente finita e imperfeita do homem, usados para tentarmos compreender
o Infinito. A nós, parece que Deus mudou,
mas foi Nínive que mudou, Deus apenas, coerente com Seus atributos imutáveis,
não castigou os arrependidos.
-“Se arrependeu o Senhor” Gn 6:6
= explicação similar à acima.
[11] Não confundamos “conhece” com “sempre predestinou e sempre faz
acontecer”. Não confundamos “vontade efetiva” com “vontade permissiva” ( nem
esta com “vontade melhor”).
[12] Deus não pode fazer o
que é incoerente com Sua natureza (Ele não pode: mentir, pecar, etc.), nem com
a natureza das coisas dentro do Seu plano (Ele não pode fazer: uma pedra maior
que Ele; que o que aconteceu não tenha acontecido; etc.).
[13] A Teoria da Brecha ensina que Gn 1:1 relata a
criação original da terra, habitada pelos anjos durante muitos milhões de anos,
quando se formaram as camadas geológicas, e que, depois da queda de Lúcifer e
seus anjos, Deus tornou a terra “sem forma e vazia”, v.2., daí
em diante Gn 1 relatando a REcriação da terra.
A Teoria da Brecha deve ser
veementemente rejeitada: 1) Historicamente, ela só surgiu após o aparecimento e
as pressões das teoria da evolução e das camadas geológicas, para tímidamente
achar-lhes uma acomodação teológica. Mas o entendimento normal e natural de Gn
1 sempre foi que, à altura da criação ainda no seu 1o. dia, a terra ainda era sem
forma e vazia. A prova de que este é o único entendimento normal e natural é
que foi o único, o unanimamente mantido por todos os
judeus e cristãos, sempre, até o recente aparecimento daquelas miseráveis
teorias e da podridão do modernismo teológico, etc. 2) Cientificamente, quando
restringimo-nos a fatos (de experiências e observações
diretas, não teorias e suposições!), há muitos fatos que se alinham com a
criação como históricamente entendida do relatado de Gn, nem um sequer
que prove o contrário!... 3) Teologicamente, ao 6o. dia ainda não havia pecado
na criação Gn 1:31, demolindo completamente a T. Brecha! 4) Conclusão: Há cerca
de 6000 a 10000 anos atrás, Deus criou, do nada, tudo que existe Ex
20:11, em 6 dias literais, ficando a terra e o universo físico plenamente maduros,
aparentando ter bilhões de anos para certas teorias. Os anjos foram criados no
1o. dia, antes de tudo o físico Jó 38:4-7. Lúcifer e seus anjos caíram (Is
14:12-15; Ez 28:11-19), depois do 7o. dia [alguns dias? meses? anos?].
Correção aos brechistas: a)
“Sem forma e vazia”, de Gn 1:2, não tem que significar julgamento, mais
naturalmente refere-se a espaço sem vida, vazio Jó 26:7; Dt 32:10; b) “Trevas”,
de Gn 1:2, pode ser algo bom (Sl 104:20, 24), aqui é simplesmente a ausência de
luz física; c) hayetha, de Gn 1:2, é traduzido “era” em 258 das 264
ocorrências no Pentateuco! ver também Jn 3:3; d) “Criou” (bara) de Gn 1:1
e “fez” (asah) de 1:7 são usadas como sinônimos: 1:21 (bara) +15 (asah); 1:26
(asah) + 27 (bara); e) “Enchei” (male), de 1:28, mais naturalmente
significa encher, não reencher Ex 40:34; 1Rs 18:33; Sl 107:9.
[14] Quanto ao pecado do homem, Deus não tenta ninguém a pecar Tg 1:13; mas pode: impedir o
pecado Gn 20:6 (Abimeleque e Sara); limitá-lo 2Ts 2:6-7 (o mistério da
iniquidade); direcioná-lo Gn 50:20 (José); permití-lo At 14:16.
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