O Mormonismo, o outro evangelho anatema, mais uma seita em foco.



O Mormonismo


Introdução: Embora os Mórmons sejam um povo aparentemente simpático e tenham um programa de beneficência social igual aos melhores do mundo, o mormonismo é uma das piores seitas falsas de que se tem conhecimento. São verdadeiros lobos vestidos de cordeiros. Os missionários dos Mórmons são bem treinados em seus métodos, e quem é crente só de nome é presa fácil para seus argumentos. Entretanto, uma pessoa que realmente nasceu de novo não cairá em suas presas doutrinárias, porque sua regra de fé e prática é a Bíblia sagrada.



Breve Histórico do Mormonismo: O "profeta" dos Mórmons, Joseph Smith Júnior, nasceu em 23 de dezembro de l805 em Sharon, Estado de Vermont. Foi criado na pobreza e superstição. Em 1820, aos quinze anos, já residentes em Palmira, estado de Nova Iorque, participou de um grande movimento evangelístico na região, e ao orar num bosque (segundo ele), perguntando a Deus qual Igreja devia pertencer, apareceram-lhe dois anjos resplandecentes e lhe disseram que todas as igrejas estavam desviadas; e que ele não se unisse a nenhuma. O evangelho de Cristo em breve seria restaurado. Veja Gl 1.8,9.

a) A Segunda visão de Smith: Segundo o relato do próprio Smith, apareceu-lhe o "anjo" Moroni, que, segundo fez crer, havia vivido naquela mesma região há uns 1400 anos. Ainda conforme o relato de Smith, Mórmon, o pai de Moroni, um profeta, havia gravado a história do seu povo em placas de ouro. Quando estavam a ponto de serem exterminados por seus inimigos, Moroni teria essas placas ao pé de um monte próximo do local onde hoje é Palmyra. Nessa visão, Moroni teria indicado a Joseph Smith o lugar onde as placas teriam sido escondidas, e lhe emprestou umas pedras especiais, um certo tipo de lentes, chamadas, "Urim e Tumim", com as quais Joseph Smith poderia decifrar e traduzir os dizeres dessas placas.

b) Fundação da Igreja Mormon: Joseph Smith encontrou quem o aceitasse como profeta e fundou uma Igreja com seis membros. Esta, no conceito dele era a única igreja verdadeira. Somente nela se conseguiria a salvação da alma. Os crentes deviam edificar uma teocracia, isto é, teriam seu próprio governo civil sob a direção. Smith, o profeta, seria o presidente. Teria a ajuda de doze apóstolos. Os que não recebiam a mensagem eram chamados de "gentios". Uma série de "revelações" de Jeseph Smith foi desenvolvendo a doutrina da Igreja e transformado-a em um politeísmo, conf. Doutrinas e Convênios.(Livro da seita).

c) Perseguição à Igreja Mormom e seus Motivos: Devido à doutrina da poligamia, Smith e seus seguidores sofreram várias perseguições, razão pela qual eram levados a peregrinar de um a outro ponto da América, procurando onde estabelecer uma colônia e fundar o reino de Deus. Encontraram acolhida em Illinois, onde erigiram a cidade de Nauvoo. Aí acusado de grosseira imoralidade falsificação, Smith foi preso, e uma turba enfurecida invadiu a cadeia e, a tiros, matou Smith e a seu irmão Hyrum. Veja (2 Co 4.4).



As doutrinas do Mormonismo

Primeiramente é bom destacar que o Mormonismo não é um grupo doutrinário que esteja dentro do corpo cristão. Esta igreja prega um Deus diferente, um Jesus diferente, e um céu e inferno diferente. Ela ataca a integridade da Bíblia, e proclama um outro evangelho. Suas doutrinas "eternas" ou "evangelho" e plano de salvação são dirigidos pelo deus desta terra através de um profeta, "vidente e revelador" onde os membros devem demonstrar obediência total, se quiserem ganhar a vida eterna.

a) Doutrina Sobre a Bíblia: Os Mormons dizem crer na Bíblia até onde ela se haja conservado com a tradução correta. Afirmam que a "Igreja apóstata" tem corrompido gravemente, tirando muitas partes e acrescentando outras. Publicaram sua própria versão da Bíblia. A confrontação da Bíblia atual com manuscritos antigos faz ver que Deus admiravelmente tem conservado sua Palavra livre de tais alterações e corrupções. Os Mormons dizem também que os profetas vivos valem mais que todas as Bíblias. Veja Ap 22.18,19; Pv 30.5,6.

b) Doutrina sobre Deus: O Mormonismo ensina que há muitos deuses. Os livros sagrados desta Igreja se contradizem com respeito a esta doutrina. No princípio ensinavam que havia um só Deus, seguindo a doutrina unitária que havia um só Deus, seguindo a doutrina unitária que se encontra no livro de Mórmon, e na tradução que Jeseph Smith fez da Bíblia. Mais tarde a igreja ensinava que havia três deuses, negando a unidade do Pai, do Filho e do Espírito. Depois seus ensinos se converteram num politeísmo radical no qual todos os fiéis chegam a ser deuses. Contra o politeísmo veja Ex 20.1-3; Dt 6.4;4.33,34,35,39; 1 Rs 8.60; Is 45.5,6,12,21,11; Joel 2.27 etc.

c) Doutrina Sobre Jesus Cristo: Dizem que Jesus Cristo foi o Filho de Deus-Adão e Maria. Não foi gerado pelo Espírito Santo, mas por geração natural. Chegam ao absurdo de dizer que Jesus teve várias esposas, entre elas Marta e Maria, as irmãs de Lázaro, e Maria Madalena. Foi desta maneira que pôde "ver sua linhagem" antes de sua crucificação. As bodas de Caná, segundo eles, eram do próprio Jesus e que Joseph Smith foi um de seus descendentes, a linhagem prometida. Para quem conhece a Bíblia não terá dificuldades para refutar esses absurdos heréticos. Veja Mt 1.18-23; Lc 1.26-35. Em relação às bodas de Caná é ó ler o texto para constatar que Jesus foi apenas convidado para o casamento.



Doutrinas sobre o pecado e a salvação

Ensinam que Adão teve de desobedecer a um dos mandamentos de Jeová para poder cumprir outro mais importante, o de povoar a terra. Pela desobediência de Eva ela foi condenada à mortalidade. Para poder retê-la como esposa e povoar a terra, ele também teria de fazer-se mortal. Sabiamente desobedeceu também para que a raça humana pudesse nascer. Refutação: A bíblia não atribui nenhuma sabedoria à escolha de Adão, pelo contrário desobedeceu a consciente conf. 1 Tm 214; Rm 5.12-19.

a) A Expiação: O Mormonismo ensina que Jesus Cristo expiou somente o pecado de seu Pai, Deus-Adão, Isto fez possível a libertação da humanidade dos efeitos da queda, porém não era para remir o homem dos pecados individuais. Refutação: Se a pessoa negar a divindade de Cristo, nega também, logicamente, a doutrina cristã da expiação. A Bíblia ensina que Jesus Cristo levou o nosso pecado, e não somente os de Adão (1 Jo 2.2; 3.5; 4.10; Is 53.4-6,12;Jo 1.29;1 Co 15.3; Gl 1.4;Hb 1.3;1 Pe 2.24).

b) Batismo pelos mortos: Ensinam que aqueles que morrem sem ter sido batizados na Igreja dos Mórmons, terão oportunidade de ouvir a pregação da verdade no mundo dos espíritos, Muitos crerão, mas não terão ali oportunidade de se batizar para serem salvos. Portanto, os fiéis que ainda vivem, devem batizar-se em lugar de cada defunto cuja conversão deseja. Para essa doutrina citam 1 Pe 3.18-20 e 1 Co 15.29. Refutação: As Escrituras ensinam que hoje é o dia da salvação e que não há outra oportunidade depois da morte. Veja 2 Co 6.2; Hb 927; Mc 16.15,16 etc.

c) A Teocracia: Os Mormons ensinam que o sacerdócio de sua Igreja é o governo de Deus na terra. Os que rejeitam serão condenados. Refutação: Já vimos que a salvação depende da fé em Cristo, não de ser membro de uma Igreja (At 16.31; Ef 2.8). Os cristãos através dos séculos têm chegado a ser membros do reino de Deus, ao receberem o Rei em seus corações e fazê-lo Senhor de sua vida (Rm 14.17).



Refutações Bíblicas

O árbitro maior da fé cristã é, não a teologia seca e morta, nem as alegadas "visões" de homens, sejam, eles quem forem, mas a Bíblia sagrada. E é à luz dos seus ensinos que as crenças do mormonismo são refutadas. A regra de fé e prática do cristianismo sempre foi a Bíblia sagrada.

a) Sobre a Bíblia e Deus. A Bíblia sagrada fala de si mesma como: O Livro dos séculos (Sl 119.89; 1 Pe 1.25); Divinamente inspirada (Jr 36.2; 2 Tm 3.16; 2 Pe 1.21); poderosa em sua influência (Jr 5.14; Rm 1.16; Ef 6.17; Hb 4.12). Absolutamente digna de confiança ( 1 Rs 8. 56; Mt 5.18; Lc 21.33); pura (Sl 19.8; verdadeira (Sl 119.142) etc. Sobre Deus: Deus e Adão são pessoas distintas. Deus é o criador(Gn 1.26), enquanto que Adão é criatura de Deus( Gn 1.27). Deus não é homem (Nm 23.19). Deus é Espírito (Jo 4.24) etc.

b) Sobre Jesus Cristo e sobre a Igreja: Jesus Cristo foi gerado por obra e graça do Espírito Santo ( Lc 1.35). Dizer que Jesus era casado, e que as Bodas de Caná da Galiléia foi a festa do seu próprio casamento, demonstra ignorância quanto à exegese de João 2.2. Muito mais que isto, constitui-se num abominável ultraje à pessoa do Salvador Jesus Cristo. A Igreja foi estabelecida por Jesus (Mt 16.18). Está fundamentada em Jesus (Mt 16..16,18), é vitoriosa sobre o inferno pelo poder de Jesus (Mt 16.18).

c) Batismo pelos mortos, Matrimônio e o castigo eterno: Não há nenhuma referência na Bíblia, nem na história eclesiástica quanto ao batismo pelos mortos como uma prática da Igreja. Pelo contrário, em 1 Co 15.29,30 Paulo faz uma represália. Matrimônio: Segundo a Bíblia, os ressuscitados serão como os anjos, não se casam nem se dão em casamento (Mt 22.30). Sobre o castigo eterno: Ver 1 Jo 2.17; Mt 25.46; Jo 6 51 etc. Ap 2.15.



Conclusão: "Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo'" (1 Jo 4.1). Na história do mormonismo se vê o perigo de seguir personalidade em vez de aderir-se à doutrina sadia. Tal como a popularidade de Jeseph Smith cegou seus seguidores para suas faltas e falsidade de sua mensagem, surgem problemas similares ainda hoje. Existem muitos falsos doutrinadores com muita popularidade em nossos dias.


Autor Desconhecido.
Talvez o artigo estava no site Planeta Evangélico e foi retirado.
O Mormonismo e o Batismo Pelos Mortos
                                                       
                               Pr. Airton Evangelista da Costa





“Se não há ressurreição, que farão aqueles que se batizam pelos mortos? Se absolutamente os mortos não ressuscitam, por que se batizam por eles?” (1 Co 15.29). Este é o versículo usado pelos mórmons para justificar o batismo por procuração.

         "Problema: Paulo disse: 
"Que farão os que se batizam por causa dos mortos?"
 Isso parece dizer que, se alguém se batiza por uma pessoa morta, então esse morto é salvo. Mas isso está em total conflito com o claro ensino das Escrituras de que todos – que têm idade suficiente para entender – têm de crer por si mesmos para serem salvos (Jo 3.16; Rm 10.9-13; cf. Ez 18.20).

         "Solução: Essa é uma passagem obscura e isolada. Não é sábio basear nenhuma doutrina numa passagem assim. Antes, deve-se sempre usar as passagens claras das Escrituras para interpretar as que não são claras.

         “A Bíblia é enfática na questão de que o batismo não salva. Somos salvos pela graça mediante a fé, não por obras (Ef 2.8-9; Tt 3.5-7; Rm 4.5). Além disso, nada podemos fazer para obter a salvação para outra pessoa. Cada um tem de pessoalmente crer (Jo 1.12). Cada pessoa tem de fazer a sua livre escolha (Mt 23.37; 2 Pe 3.9).

         “Os eruditos têm diferentes opiniões ao que Paulo quis dizer nessa passagem. As seguintes interpretações são possíveis:

         “Alguns crêem que Paulo esteja se referindo a uma prática herética que havia entre os coríntios, que tinham ainda muitas outras falsas crenças (cf. 1 Co 5; 12). Com efeito, Paulo estaria dizendo: “Se vocês não acreditam na ressurreição, por que então se empenham na prática de se batizarem pelos mortos? Vocês são inconsistentes em suas próprias (falsas) crenças”. Os que entendem assim pensam que, por ser tal prática – o batismo pelos mortos – tão obviamente errada, Paulo nem precisou condená-la de modo explícito. Observam ainda que Paulo disse que “eles” (subentendido [em "aqueles"]) se batizam por causa dos mortos; ele não disse que “nós” nos batizamos pelos mortos (v.29).

         “Como era comum no tempo do NT a pessoa ser batizada assim que recebia o Evangelho, o batismo era um sinal de sua fé em Cristo; portanto, Paulo estaria dizendo: “Por que ser batizado, se não há ressurreição? Por que batizar para ficar morto?” Pois mais tarde ele diz que se não há ressurreição, então “comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (v.32)”.

         “Qualquer que seja a correta interpretação, não há razão para acreditar que Paulo estivesse contradizendo o seu claro ensino feito em outras partes da Escritura, ou o ensino de toda a Bíblia, segundo o qual é patente que cada pessoa tem de, por sua livre vontade, receber ou rejeitar o dom gratuito de Deus, que é a salvação”
 (Notas extraídas do Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia, de Norman Geisler e Thomas Howe, Mundo Cristão, 4ª. Edição, p. 469-71).



         A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias,  conhecida como Igreja dos Mórmons, criada por Joseph Smith, ensina e pratica o batismo dos mortos, em que uma pessoa viva é batizada no lugar de uma falecida. É o batismo por procuração, sem consentimento do falecido.  Acreditam que o morto foi evangelizado no mundo espiritual, aceitou a Cristo e necessita do batismo para ser salvo. Apresentam como base para tal doutrina o versículo acima analisado (1 Co 15.29), e também a recomendação de Jesus: “Quem crê e for batizado será salvo”.



         Vejamos mais algumas impropriedades de tal ensino:

1 – Se o Evangelho continua sendo pregado no mundo dos mortos, todos os que estão num lugar de tormentos, por não haverem crido em Jesus, receberão, creio, de bom grado a Palavra. Conclui-se que todos serão salvos. Então, o inferno teria sido feito só para o diabo e seus anjos. Ora, a Bíblia ensina que muitos pecadores irão para o fogo eterno (Mt 25.41).

2 – Quando um mórmom se batiza em lugar de um morto, não está consciente de que este aceitou a Palavra. Se houver o batismo de um morto pagão, haverá uma dupla heresia, pois somente os que crêem devem ser batizados. Como podem adivinhar que o morto aceitou o Evangelho? Essa é uma situação delicada para os mórmons: se entendem que TODOS os mortos podem ser batizados, entendido está que TODOS aceitarão a salvação. Tal hipótese contraria Mateus 7.23; 13.41,42; 25.41; 2 Pe 2.9; Ap 20.5,15; 21.8 e outras referências.

3 – Nenhuma indicação há da prática desse esdrúxulo batismo na igreja primitiva. Ora, deveria haver uma clara instrução do Senhor Jesus sobre o assunto. Todos os batismos registrados na Bíblia são de pessoas vivas. Nenhum morto foi batizado nos tempos apostólicos.

4 _ Se Jesus continuasse mesmo insistindo com os pecadores no além, Ele não teria poder para tirar dos tormentos os que O aceitassem? Teria que esperar que pecadores aqui na terra providenciassem o “batismo pelo morto regenerado?”. Ao confirmar que o ladrão na cruz subiria para o céu, Jesus teria se esquecido do batismo?  Se o batismo pelos mortos fosse pra valer, referido ladrão não poderia entrar no paraíso antes de cumprir tal ordenança. Porém, Jesus disse: “Hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43).

5 – Jesus disse: "E, quando ele viver [o Espírito Santo, o Consolador] convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo; mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir” (Jo 16.7-13)
. Considerando-se que há dois mil anos o Cristianismo não pratica o batismo por procuração, é admissível que o consolador tenha falhado em Sua missão de nos conduzir à verdade? É possível admitir que a Igreja de Cristo, detentora da Verdade, tenha deixado milhões de mortos ficarem sujeitos ao fogo do inferno por causa da falta de batismo? Podemos admitir que somente os mórmons tenham recebido revelação de tamanha importância? Quase 500 milhões de evangélicos em todo o mundo, afora mais de um bilhão de católicos, não souberam interpretar a Bíblia?



 
O mormonismo é uma religião cristã?

         Para sabermos se o Espírito Santo está com os mórmons convém examinarmos outras doutrinas da referida igreja:

Trindade: Com base em Mateus 3.16-17, o mormonismo ensina que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três personagens ou deuses separados.
Refutação: A Bíblia diz que os três são UM (1 Jo 5.7-8, afora dezenas de outras passagens).

Jesus Cristo: [O mormonismo] Declara, com base em Salmos 2.7, que Jesus, como os demais seres, nasceu por meio da procriação espiritual, filho de pais celestes (Princípio do Evangelho, 1986).
Refutação: A Bíblia diz que Jesus é eterno (Jo 1.1; 8.58; Ap 22.13, afora dezenas de outros versículos que falam de Sua divindade (
Provas da Divindade de Jesus- Ler mais...).

Palavra de Deus: [O mormonismo] Declara que a Bíblia... “não é a própria verdade, senão um livro de texto que ensina a verdade... não devemos considerar o livro de texto como absoluto em todos os detalhes” (Princípio Divino, parte I, capítulo III, seção V, p.7).
Refutação: A Bíblia contém o suficiente para ganharmos a salvação (Jo 20.3-31), e é “divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, redargüir, corrigir, instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (2 Tm 3.16-17; v. Jo 17.17; Mt 22.29; v. Is 40.8; 1 Pe 1.25). Referida Igreja coloca o Livro do Mórmon no mesmo nível da Bíblia Sagrada, tal como fazem os Testemunhas-de-Jeová com relação à Tradução do Novo Mundo.

Humanização de Deus: [O mormonismo] Declara que Deus tem um corpo físico, já que aos homens foram criados à sua imagem (
Doctrines of Salvation, Joseph Fielding Smith, 1975, 1.3).
Refutação:  Jesus declarou que Deus é Espírito (Jo 4.24). Como tal, não tem carne e osso (Lc 24.39). A Divindade não se confunde com a Criação. O diabo enganou Eva dizendo que ela seria igual a Deus.



         Vejam mais:

         Deus - [O mormonismo declara que] “O próprio Deus já foi como somos agora – ele é um homem exaltado, entronizado em céus distantes! (...) ele já foi um homem como nós; (...) o próprio Deus, o Pai de todos nós, habitou sobre uma terra (...)” (Joseph Smith, citado por Hoekema em The Four Major Cults, em O Sermão King Follet, págs. 336 e 367). (Dicionário de Religiões, Crenças e Ocultismo, George A. Mather, p. Editora Vida, 2000, p. 310-311).

         A doutrina mórmon ensina que o homem, em sua marcha rumo à perfeição, tornar-se-á um deus. Compara-se ao ensino do Movimento Nova Era e à doutrina espírita da reencarnação, segundo a qual todos os homens serão perfeitos.

         Batismo pelos mortos - “Esta doutrina, peculiar aos mórmons, é descrita no livro Doutrina e Convênios como necessária para a salvação das almas dos que morreram antes da restauração da verdadeira igreja, em 1830 (128:5). Curiosamente, a facção Igreja Reorganizada não pratica o batismo pelos mortos, outra razão pela qual os mórmons de Salt Lake denunciam seus oponentes do Missouri como condenados e corruptos junto com as demais igrejas falsas do mundo. O batismo em favor de uma pessoa que já morreu deve ser realizado no templo e ser testemunhado por no mínimo três pessoas (Doutrina e Convênios, 128:3). Devido ao fato de que são feitos registros meticulosos de tais batismos e porque a igreja é compelida a guardá-los para o futuro, o Mormonismo acumulou o mais completo registro genealógico do mundo. Uma pessoa que pesquisa sobre a história de sua família, pode ser bem-sucedida, quando o faz na Biblioteca Mórmon ou nas bibliotecas das Alas, espalhadas por todo o mundo” (Ibidem, p. 314-315).

         Mormonismo e Maçonaria – Os eruditos acham que os rituais do templo de Joseph Smith foram copiados da Maçonaria. O próprio Smith tornou-se maçom em 1842, juntamente com 1.200 mórmons. Por exemplo, “os cinco pontos de comunhão” da Maçonaria são adotados pelos mórmons no cerimonial do templo. São os seguintes: MAÇONS: Ele (candidato) cresce no que se chama de cinco pontos de comunhão. Isso é feito quando você coloca o lado de dentro de seu pé direito no lado de dentro do pé de alguém para quem vai dar a palavra, e o lado de dentro de seu joelho no dele. Encoste o lado direito de seu tórax contra ele, as mãos esquerdas nas costas um do outro e a boca na orelha direita dele (somente nesta posição você tem permissão para empenhar a sua palavra) e sussurre a expressão mahhah-osso (...) também é dito a ele que esta mensagem significa medula do osso” (Ibidem, p. 315).

         Fui maçom e devo dizer que nos templos da Maçonaria usa-se ritual semelhante, que serve, dentre outras coisas, para identificar o verdadeiro maçom, permitindo ao visitante o ingresso na Loja.  Além dos toques específicos – pés, joelhos, mãos, tórax – é sussurrada a palavra, uma senha conhecida unicamente pelos membros ativos. Se a senha do semestre for “alegria”, um deles dirá a primeira letra “A”; o outro dirá “L”; o outro, “E”, e assim até o término da palavra. Pode ser que tenha havido alguma mudança, pois me ausentei da Maçonaria há mais de vinte anos.

         O Mormonismo e o Espiritismo – Um determinado mórmon apresentou o seguinte argumento: “Muitos sonham com seus antepassados que direta ou indiretamente no sonho deixam transparecer a necessidade que têm do batismo e, por já terem crido plenamente em Jesus, falta-lhes apenas a ordenança. Mas, como já expliquei em outras ocasiões, o batismo é feito a todos, se este terá o alcance necessário sempre dependerá da aceitação plena de Cristo como Salvador e Redentor por aquele a quem o batismo foi realizado”.

         Parece-me nebulosa essa explicação, ou a minha luz não consegue alcançá-la. “Sonhar com os mortos” e julgar que eles falam através dos sonhos é admitir que os mortos de algum modo se comunicam com os vivos. Tal convicção se aproxima do Espiritismo. Pelo que entendi, os mórmons batizam o maior número possível de parentes falecidos, na esperança de que estes tenham morrido em Cristo, mas não podem ter certeza disso, a menos que admitam a comunicação com pessoas falecidas. A experiência se sonhar com os mortos não é comum aos cristãos. Se tal prática fosse um meio aprovado por Deus, certamente  milhões de cristãos sonhariam com seus entes queridos, pois o desejo de Deus é que todos se salvem. Por que nós, os evangélicos, não recebemos essa comunicação em sonhos? Não creio que esse expediente tenha sido revelado somente aos mórmons, e somente os mórmons sejam os beneficiários. Convém dizer aos mórmons que o diabo é o mestre da mentira e do embuste. Se não andarmos segundo os princípios básicos da palavra de Deus, abriremos espaço em nossas mentes para heresias destruidoras.


 Vejam o argumento abaixo, de outro mórmon:

         “Tenho tido diversas experiências espirituais nesta área e não posso negar o que tenho visto, sentido e conhecido. Espero, poder, se o Sr. me permitir é claro, poder mostrar a respeito do fato do bandido ter ido para o Paraíso “ou mundo dos Espíritos”. Na verdade o trabalho lá é muito grande, pois estima-se que aproximadamente 70 bilhões de pessoas já viveram nesta terra. Assim, aqueles que aceitam o Evangelhos lá, são batizados aqui, por alguém que tenha um corpo - homem batizando homem e mulher sendo batizada pelas mulheres.

         Essa doutrina tem mais afinidade com o Espiritismo do que com o Cristianismo. Jesus nunca recomendou o batismo de falecidos. Ao contrário, na parábola do rico e Lázaro (Lc 16.19-31), Ele apresenta uma situação irreversível do rico, em tormentos.  Pelo clamor que o rico faz a Abraão (v.24) e pela resposta recebida (vv. 25-26), não se vislumbra nenhuma possibilidade de salvação para aquele pecador:  “Está posto um grande abismo entre nós e vós”. Tal sentença coloca em xeque a doutrina do batismo pelos mortos com vistas à salvação. Há realmente um grande abismo entre a doutrina mórmon e a doutrina cristã.  Leiam mais esse ensino de Jesus:

         “Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anos”
 (Mt 25.41). Jesus referiu-se a pessoas que em vida não foram obedientes à Sua palavra. Pelo raciocínio do mormonismo essas almas deveriam ser batizadas, pois com certeza Jesus lhes pregaria o Evangelho. Os mórmons correm o sério perigo de cometer – e já cometeram – o grave pecado de batizar falecidos que seguirão depois para o inferno. Para que obtenham perdão, precisam apresentar a Deus sincero arrependimento pelos batismos já realizados e abolir de vez tal prática.

         Indagado sobre como podem saber se determinado morto está necessitando de batismo, um mórmom me respondeu: “Não julgamos, apenas obedecemos à ordem explicita de Cristo sobre essa sagrada ordenança. Se ela terá efeito para a qual se propõem isso será entre quem a recebeu e o Senhor”. Essa explicação não poderia ser mais nebulosa. Ora, só se batizam os que crêem. Jesus não mandou batizar qualquer um.

         Há uma declaração na Bíblia bastante concisa, objetiva e clara: 
“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo...” (Hb 9.27). Na verdade, após a morte o pecador fica à espera de julgamento. Em tormentos ou em paz, a sua situação é irreversível (v. Lucas 16.19-31). O rico da parábola estava arrependido, mas o seu tormento seria para todo o sempre (Ap 20.10). Nem batismos por procuração, nem velas de sete dias, nem procissões, nem promessas são capazes de alterar esse estado de condenação eterna.

         Vejamos outras doutrinas estranhas, respectivas referências e meus comentários entre colchetes: 
http://www.carm.org/Portugues/mormonismo_doutrinas.htm
01. O verdadeiro evangelho foi perdido na terra. O Mormonismo é a sua restauração, Mormon Doctrine, by Bruce R. McConkie, p. 635. Eles ensinam que existiu uma apostasia e que a verdadeira igreja deixou de existir na terra [Uma das características das seitas é autodenominar-se detentora da verdade. A mesma coisa acontece com o grupo Testemunhas-de-Jeová e com o Espiritismo. Todavia, a verdade é Cristo e a Sua palavra é a verdade].
02. Nós precisamos de profetas hoje, da mesma maneira que no Antigo Testamento, Mormon Doctrine, p. 606 [Mas Jesus disse que a Lei e os Profetas duraram até João Batista (Lc 16.16). A partir de João, iniciou-se uma nova dispensação. Ele foi o introdutor da era messiânica].
03. O Livro de Mórmon é mais correto que a Bíblia, History of the Church, 4:461 [Os TJ também afirmam que a verdade está na Tradução do Novo Mundo; os espíritas dizem que está no Evangelho Segundo o Espiritismo, e assim por diante. Mas Jesus disse que a verdade está nas Escrituras - Mt 22.29; Jo 17.17].
04. Não existe salvação fora da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Mormon Doctrine, p. 670 [Catolicismo, espiritismo e Testemunhas-de-Jeová dizem a mesma coisa. Jesus afirmou que quem nele crê não será condenado – Jo 3.18].
05. Existem muitos deuses, Mormon Doctrine, p. 163. Existe uma deusa mãe, Articles of Faith, by James Talmage, p. 443 [Jesus disse que “o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor – Mc 12.29].
06. Deus foi um homem em um outro planeta, Mormon Doctrine, p. 321 [A Bíblia diz que Jesus é Deus – Jo 1.1,2,14].
07. Depois de você tornar-se um bom mórmon, você tem potencial para tornar-se um outro deus, Teachings of the Prophet Joseph Smith, pages 345-347, 354 [Foi com essa palavra que o diabo, a antiga serpente, enganou Adão e Eva: “Sereis como Deus” – Gn 3.5].
08. Deus, o Pai, tem um pai (Orson Pratt in The Seer, page 132; Um dos propósitos do The Seer era "elucidar" a doutrina mórmon, The Seer, page 1, 1854) [Se Deus tem um pai, então Deus não é o Criador. Quem é [que] criou Deus?].
09. Deus, o Pai, tem um corpo de carne e ossos, Doctrine and Covenants, 130:22. Deus tem a forma de um homem, Joseph Smith, Journal of Discourses, Vol. 6, page 3. [Jesus disse que Deus é Espírito, e que Espírito não tem osso nem carne – Jo 4.24; Lc 24.39].
10. Deus é casado com a sua esposa-deusa e tem filhos espirituais, Mormon Doctrine p. 516 [Blasfêmia contra a Pessoa do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo].
11. Nós fomos gerados primeiro como bebês espirituais no céu e então nascemos naturalmente na terra, Journal of Discourse, Vol. 4, p. 218 [A Bíblia diz que Deus formou “o homem do pó da terra, soprou o fôlego da vida em suas narinas, e o homem foi feito alma vivente” – Gn 2.7].
12. O primeiro espírito que nasceu no céu foi Jesus, Mormon Doctrine, page 129 [A Bíblia diz que o Filho é eterno – Jo 1.1,2,14].
13. O Diabo nasceu como um espírito depois de Jesus "na manhã da pré-existência" Mormon Doctrine, page 192 [“Manhã da pré-existência é um termo vago. A Bíblia nos ensina que o diabo era um anjo de luz que se rebelou contra Deus e foi expulso do Céu. E Jesus não nasceu; Ele é eterno].
14. Jesus e Satanás são espíritos irmãos, Mormon Doctrine, p. 163 [Blasfêmia contra nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Pode o mormonismo ser uma Igreja verdadeiramente cristã só porque se diz Igreja de Jesus Cristo? Em que sentindo o diabo e o Filho são irmãos?].
15. Um plano de salvação era necessário para as pessoas na terra. Então, Jesus e Satanás apresentaram cada um o seu plano, e o plano de Jesus foi aceito. O Diabo quis ser o salvador da humanidade para "anular a identidade dos homens e destronar a deus." Mormon Doctrine, page 193; Journal of Discourses, vol. 6, page 8 [Mais uma afirmação sem nexo, sem comprovação bíblica, que merece nossa completa repulsa].
16. Deus teve relações sexuais com Maria para produzir o corpo de Jesus, Journal of Discourses, Vol. 4, p. 218, 1857 [Blasfêmia].
17. O sacrifício de Jesus não é suficiente para limpar-nos de todos os nossos pecados, Journal of Discourses, Vol. 3, p. 247, 1856 [Blasfêmia. A Bíblia diz que o sangue de Jesus nos lava e purifica de todo o pecado, e que o Seu sacrifício foi único, suficiente e completo para remissão de pecados – At 20.28; Rm 5.9; Ef 1.7; 1 Jo 1.7].
18. As boas obras são necessárias para a salvação, Articles of Faith, p. 92 [A Bíblia diz o contrário - Ef 2.8-9. Tal afirmação é uma tentativa de anular a obra redentora de Jesus].
19. Não existe salvação sem aceitar Joseph Smith como um profeta de Deus, Doctrines of Salvation, Vol. 1, p. 188 [Blasfêmia. A Bíblia afirma que devemos confiar em Deus, e que a salvação decorre exclusivamente de nossa fé em Jesus Cristo – Jo 3.18; Rm 10.9; Ef 2.8-9. Quem depositar a sua confiança em Joseph Smith e em suas doutrinas está caminhando para o fogo eterno: “Maldito o homem que confia no homem – Jr 17.5].  
20. Batismo pelos mortos, Doctrines of Salvation, Vol. II, p. 141. Esta é a prática de alguém batizar-se em lugar de alguém, não-mórmon, que já tenha morrido [Sem amparo nas Escrituras].  



     O que é exigido de um adepto para se tornar um mórmon? Eis a resposta do grupo:

      “Mas existem princípios da igreja que devem ser seguidos e são baseados no que a Bíblia ensina, por exemplo, não roubar, não matar, etc... É mostrado a este novo adepto antes do seu batismo todos estes princípios que, aceitando-os prazerosamente, este será então bem-vindo à nossa Igreja” (
www.edeus.org/port/Perg02RElBR.htm#Mórmons).

      
Ora, a Bíblia não se resume nos dez mandamentos. Para que o homem seja salvo precisa crer sinceramente que Jesus Cristo,  o Verbo encarnado, morreu por nossos pecados, ressuscitou ao terceiro dia, e que não há salvação para quem não crê nEle (Jo 3.18; Rm 10.9). O que está dito acima, com relação aos adeptos, é uma meia verdade.



Sites recomendados:
Mormonismo à Luz das Escrituras
(a Igreja De Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias)


Mórmons dizem:
Deus diz:
Inspiração da Bíblia:
A BÍBLIA não é, toda ela e somente ela, inerrável - infalível - verbal - plenariamente inspirada por Deus.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; (2 Timóteo 3:16)

20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1:20-21)


- Fatos científicos (diretas observações e experiências comprovadas, não meras teorias sem prova) sempre, infalivelmente, concordam com a Bíblia (entre centenas de exemplo assombrosos, veja Isa 40:22+ Jó 26:7: Terra é esfera e paira no vácuo!);

- Profecias sempre se cumpriram literal - perfeitamente, sem uma falha (entre milhares de exemplo assombrosos, veja Sal 22 + Isa 53: minúcias da futura crucificação de Cristo!);

- Recusa da Bíblia vem do coração [rebelde], não da razão: “Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus”.(Salmos 10:4).

A Bíblia é perfeita Sal 19:7-14; Sal 119. Não podemos acrescentar-lhe nem subtrair-lhe 1 só palavra Apo 22:18. Exortar com Joa 5:39.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; (João 5:39)


(A inspiração da Bíblia é por Deus, é única e exclusiva, inerrável - infalível, plenária (de capa a capa, todos assuntos) e verbal (cada palavra, letrinha). Veja bom livro de Teologia Sistemática, como de Thiessen, ou o Curso de Bibliologia por Hélio, em http://www.solascriptura-tt.org).
Autoridade extra-Bíblia:
“Nossos 3 livros ‘A Pérola de Grande Preço’, ‘Doutrina e Pactos’ e ‘O Livro Dos Mórmons’ são tão inspirados quanto a Bíblia!”

“Mais ou menos no ano 600 AC, um grupo (chamado Nephi) de judeus chegou aos Estados Unidos.
Depois de ressurreto, Cristo pregou aos Nephitas, e então instituiu o batismo, o sacerdócio e outras cerimônias místicas.

No ano 420 DC, o cristianismo apóstata de fora da América foi recusado por Deus e o ‘Livro de Ouro’ foi escrito pelo profeta de nome ‘Mórmon’, na ‘língua egípcia reformada’.

Em 1824, J. Smith, consultando o Urim e o Tumin, e recebendo revelação do anjo Moroni [!], achou e desenterrou as placas de ouro do livro [mas ninguém pode vê-las nem examiná-las, até hoje!], traduziu-as [como, se era inculto?!], constituindo ‘O Livros dos Mórmons’ (que diz que Cristo fará do estado de Utah a capital do seu reino sobre o mundo!),
e re-estabeleceu a verdadeira religião em 1830.”
Como pode “O Livro dos Mórmons”, de 420 DC, conter trechos (totalizando 25000 palavras) da Bíblia Inglesa do Rei Tiago (James), de 1611? ? ? Por exemplo: Contraste Moroni cap. 10 com 1Cor 12:1-1; Contraste 2Nephi 14 com Isa 4; Contraste 3Nephi 13:1-18 com Mat 6:1-13.



DECISIVO: Apo 22:18-19; Deu 4:2; Isa 8:20;
18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. (Apocalipse 22:18-19)

Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando. (Deuteronômio 4:2)

À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. (Isaías 8:20)
“Anjo” trazendo outro evangelho:
"Nosso venerado fundador , J. SMITH, recebeu: chamado, livro, etc. diretamente de Deus, através de um anjo."
9 Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. 10 ¶ Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. (2 João 1:9-10)

13 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. 14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 15 Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. (2 Coríntios 11:13-15)

8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. 9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. (Gálatas 1:8-9)
Fundador, chefe supremo:
“J. Smith é O grande profeta de Deus.”
13  Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14  E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. 15 ¶ Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. (Mateus 7:13-15)

13  Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. 14  E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 15  Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. (2 Coríntios 11:13-15)

 Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. (2 Pedro 3:16)

 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. (Apocalipse 2:2)

 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; (Apocalipse 22:18)
Sacerdócio:
“Não há SACERDÓCIO de todos os crentes, nós, os mórmons, é que temos as duas ordens de sacerdotes, uma segundo Melquisedeque, outra segundo Arão.”
5  E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, 6  E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém. (Apocalipse 1:5-6)

9  E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; 10  E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. (Apocalipse 5:9-10)

 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; (1 Pedro 2:9)
Natureza de Deus:
“DEUS é de carne e osso, visível, palpável.”
Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. (João 1:18)

 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24)

 Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai. (João 6:46)

 Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. (Filipenses 3:3)

 Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. (1 Timóteo 6:16)
Carácter de Deus:
“Deus, sensual, tem paixões como nós.”
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. (Isaías 6:3)

 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? (Hebreus 9:14)

 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. (Tiago 1:13)

 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. (1 Pedro 1:16)

 Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos. (Apocalipse 15:4)
Unicidade de Deus:
“Há muitos deuses.”
A ti te foi mostrado para que soubesses que o SENHOR é Deus; nenhum outro há senão ele. (Deuteronômio 4:35)

 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. (Efésios 4:6)

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1 Timóteo 2:5)
Cristo, seu nascimento:
“CRISTO é apenas nosso irmão mais velho, não foi gerado pelo Espírito, mas é filho biológico de José, ou foi gerado na carne, como Adão.”
18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. ...   20  E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; (Mateus 1:18,20)

6  Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7  Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8  E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:6-8)
Cristo é igual a nós:
“Cristo é um espírito pré-existente (irmão do Diabo!) que (depois de evoluir através de muitas reencarnações), tornou-se (!) um dos muitos deuses, como nós um dia nos tornaremos.”
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. (João 3:13 = Pro 30:4)

 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. (João 6:33)

 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. (João 6:38)

 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. (João 6:51)

 Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre. (João 6:58)

 Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava? (João 6:62)

 Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai. (João 16:28)

 Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, (Atos 2:34)

 O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. (1 Coríntios 15:47)

9  Ora, isto—ele subiu—que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? 10  Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. (Efésios 4:9-10) 
(= Heb 7:9-10)
Cristo, sua sexualidade:
“Cristo casou-se com ambas as Marias e com Marta, para ver a sua semente antes de ser crucificado.”
Ó Mórmon: a Bíblia não dá a menor abertura para a deturpares assim!
Espírito Santo, sua pessoa:
“O ESPÍRITO SANTO não é uma pessoa real, é uma mera influência de Deus.”
Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. (Isaías 6:8)COMPARADO COM: 
E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías, (Atos 28:25)
Salvação e obras:
“Salvação é apenas por obras”
8  Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9  Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)

10  Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 11  E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. (Gálatas 3:10-11)
Pecado, santificação:
“O PECADO é uma necessidade humana.”
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; (Romanos 6:12)

 Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa. (1 Coríntios 15:34)

 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.(Apocalipse 21:8)
Batismo, obras:
“BATISMO (por imersão) é indispensável para salvação.”
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lucas 23:43)

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.(Marcos 16:16) 
COMPARADO COM:
 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (Atos 16:31)
Reencarnação:
“Todos os homens já existiram antes, e REENCARNAM-se.”
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, (Hebreus 9:27)

5  Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. 6  Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. (Eclesiastes 9:5-6)
Salvação, caminho:
“Só o mórmon vai para o “Grau Celestial De Felicidade”, residência de Deus e Cristo.”
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)
Salvação, céu:
“Os não-mórmons que foram razoavelmente ‘bons’ vão para o “Grau Terrestre De Felicidade”, ocasionalmente sendo visitados por Cristo.”

“Os não-mórmons que não foram razoavelmente bons vão para o “Abismo Celestial”, ocasionalmente sendo ministrados pelos bons espíritos do Grau Celestial.
A Bíblia é contrária a um céu de 2a classe!
Condenação eterna:
“O castigo pós-morte é temporário e de acordo com os pecados.”
7  E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, 8  Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; 9  Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder, (2 Tessalonicenses. 1:7-9)

 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.(Apocalipse 21:8)

10  E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. 11 ¶ E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 12  E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13  E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14  E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15  E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:10-15)

 E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda. (Apocalipse 14:14)
Chance pós-morte:
“Depois da morte, os homens poderão ouvir o evangelho e ser salvos.”
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, (Hebreus 9:27)

19 ¶ Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. 20  Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; 21  E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. 22  E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 23  E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24  E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25  Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. 26  E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. 27  E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai 28  Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. 29  Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. 30  E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. 31  Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite. (Lucas 16:19-31)

1 ¶ Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 2  E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. 3  As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. 4  Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. 5  E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. 6  Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. 7  Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. 8  E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. 9  Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. 10  E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11  E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. 12  E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. (Mateus 25:1-12)

35  Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. 36  Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles.(João 12:35-36)
Inferno:
“Assim, o inferno é uma útil agência salvadora.”
Luc 16:19-31 (Ver logo acima);

E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda. (Apocalipse 14:14)

14  E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15  E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:14-15)

 Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. (Mateus 3:12)
Corpo pós-morte:
“Apenas no ‘Corpo Espiritual’, e não na carne, seremos semelhantes ao Senhor.”
42 Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. 43 Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. 44 Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. 45 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. 46 Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. 47 O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. 48 Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. 49 E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. (1 Coríntios 15:42-49)

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Romanos 8:29)

Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. (Filipenses 3:21)

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele;porque assim como é o veremos. (1 João 3:2)
Igreja verdadeira:
“A igreja verdadeira desapareceu em 420 DC, só ressurgiu com nosso fundador, Joseph Smith, em 1830.”
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; (Mateus 16:18)
.
Mulher, salvação
“A MULHER só se salva casando.”
Isto é absurdo, contrário a toda a Bíblia (João 3:16,18; 5:24; etc.):

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:18)

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (João 5:24)

***********************

1Tim 2:15 (Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.) vem num contexto dirigido aos já salvos, portanto “salvar-se-á” não se refere à salvação quanto à vida eterna, mas sim ao salvar-se das tentações do mundo da carne e do Diabo, pelo dedicar-se à criação dos filhos, à fé, amor, modéstia e santificação.
Poligamia:
“POLIGAMIA é certo. J. Smith (18 esposas?) e seu sucessor, Young (com 25 esposas!) praticaram-na. Nós os imitaríamos, se a lei o permitisse...”
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, (Mateus 19:4) (O sentido é UM macho e UMA fêmea).

27 ¶ Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. 28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. (Mateus 5:27-28)

31 Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite. 32 Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. (Mateus 5:31-32)

Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; (1 Timóteo 3:2)

Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. (1 Timóteo 3:12)
Sexualidade pós-morte:
“Existirão casamentos e sexo no céu.”
Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu. (Mateus 22:30)
Batismo pelos mortos:
“[Secretamente] BATIZO-ME PELOS MEUS ANCESTRAIS ‘gentios’ dos quais descubro o nome, para salvá-los.”
1Cor 15:29 (Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?). Veja o contexto, particularmente os versos seguintes, falando de suportar perseguição e até martírio, tendo os olhos na ressurreição e prêmio futuro. 1Cor 15:29  fala-nos de sermos salvos e batizados para re-preenchermos as posições de guerra deixadas abertas pelos crentes que morreram, muitos deles heroicamente, mártires. A Teoria Mórmon contrariaria frontalmente Heb 9:27; Efe 2:8-9; etc.!!

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, (Hebreus 9:27)

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)
Racismo, preconceito racial:
“Segundo os fundadores do Mormonismo, os negros descendem de Caim, a cor é sinal da maldição herdada, e eles recebem as más almas pré-existentes. Por isso a evangelização deles não é enfatizada. Os que se salvarem, aqui não poderão ser sacerdotes, no além só poderão ir até o Grau Terrestre de Felicidade. Os índios (e os amarelos?) também são amaldiçoados por suas atividades maléficas. Os brancos não puros são inferiores aos puros.”
Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. (Romanos 2:11).



Como lidar com um Mórmon:

a. Sempre esteja preparado:
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15)

Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. (Romanos 3:19)

Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, (1 Pedro 3:15)


b. Se eles “atacarem sua casa”, “em missão”, em dupla:
 b.a. Explique-lhes (amorosa mas muito firmemente!) que eles estão sob a maldição de Apo 22:18-19 
18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. (Apocalipse 22:18-19)

e que seu amor a Deus lhe proíbe receber o erro em casa: Gal 1:8-9; 2Jo 10-11.
8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. 9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. (Gálatas 1:8-9)

10 ¶ Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. 11 Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras. (2João 1:10-11) (*** ATENÇÃO: esta é uma claríssima ordem de Deus, desobedece-la por achá-la dura demais, por timidez, por piegismo, etc., é pecado, não importam as "boas intenções". Todo pecado traz resultados finais maus, inclusive para ti. ***)


b.b. Ofereça-se para (com um irmão maduro) falar de Cristo, a cada um deles EM SEPARADO, na casa deles ou em um local NEUTRO (praça, etc.).


b.c. Provavelmente não aceitarão, mas tente alcançá-los assim mesmo. Faça assim:
- Com firmeza (mas com serenidade, muito amor e oração preparatória, e acompanhado de um irmão maduro), vá a cada um deles (ou, pelo menos, ao mais aberto ao evangelho), EM SEPARADO.
- Procure se concentrar em começar a apresentar a boa nova pouco depois de chegar, com toda clareza e compaixão, sem perder demasiado tempo com objeções secundárias
- Às objeções sinceras, dê uma breve resposta (com firmeza mas com muito amor); às insinceras, repreenda breve mas denodadamente, com coragem. Em ambos os casos, retorne logo à trilha principal, apresentando a verdadeira boa nova, Cristo, salvação.


c. Podendo falar a um Mórmon que não está "em missão para falar sem ouvir a você:"
- Procure trazê-lo para o nível da Bíblia, e aí manter-se, lembrando "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:17):
"Você aceita a Bíblia como inspirada sem erros, não é? ... Então, vamos nos concentrar somente nela, pois parece ser nosso grande ou único ponto de contato ... Quantas vezes você já leu a Bíblia toda? Note João 5:39 ... Note Gal 1:7-8 ...
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; (João 5:39)
    7 O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. 8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. (Gálatas 1:7-8)



"Você já viu que:
"- Deus é amor, sem acepção de raças e de pessoas. João 3:16; Isa 55:1-6; Mat 11:28-30; Rom 2:11.
    
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)
    1 ¶ O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. 3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi. 4 Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos. 5 Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do SENHOR teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou. 6 ¶ Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. (Isaías 55:1-6)
    28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30)
    Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. (Romanos 2:11)


"- O evangelho de Cristo é muito mais que mera separação de vícios externos.

"- Maravilhemo-nos ante o plano de salvação por Deus: 1Jo 1:8-10; 2Pe 3:9; Efe 2:8-9; Rom 10:8-11.
    8 ¶ Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (1 João 1:8-10
)
    O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. (2 Pedro 3:9)
    8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)
    8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. (Romanos 10:8-11)


Responda brevemente (sem irar-se!) às eventuais objeções, mas volte imediatamente ao plano de Deus para nossa salvação.

Enfatize graça (Efe 2:8-9, acima)
    8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)

justificação (Rom 2:24-25 compare com 8:33-34).
    24 Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós. 25 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão. (Romanos 2:24-25). COMPARE COM:

    33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. (Romanos 8:33-34)



Hélio de Menezes Silva, 2001