DOUTRINA DO
ARREBATAMENTO PRÉ-TRIBULACIONAL
ALICERCES BÍBLICOS
1- Interpretação
Literal das Escrituras
2- Pré-Milenismo
3- Futurismo
4- Diferença Entre
Israel e a Igreja
De acordo com esses alicerces
observa-se seis argumentos que favorecem o pré-tribulacionismo, antes de
estudá-los detalhadamente.
CONTRASTE ENTRE AS
DUAS VINDAS DE JESUS
O arrebatamento demonstra que a
Igreja vai ao encontro de Jesus cf. I TESS. 4: 17, isto é, a vinda é exclusiva
para o cristão, a Igreja. A volta, isto é, no segundo advento de Cristo, Ele
vem com a Igreja e estabelece Seu Reino Messiânico cf. ZAC. 14: 4, MAT. 24: 30
e APOC. 19: 11-14.
A NECESSIDADE DE UM
INTERVALO ENTRE AS DUAS VINDAS
É necessário haver um período
intercalar entre o arrebatamento e a segunda vinda de Jesus por ao menos 2
motivos: para que todo cristão compareça diante do Tribunal de Cristo (cf. II
CORINTIOS 5: 10) e para que surjam cristãos na Grande Tribulação, os quais
terão seus corpos não-ressurretos e transformados (ISAÍAS 65: 20-25).
VINDA IMINENTE DE
JESUS CRISTO
Significa que não é obrigatório que
ocorra determinados fatos antes deste evento, isto é, Jesus pode voltar a
qualquer momento sem que haja uma série precisa de acontecimentos antes disso.
A NATUREZA DA
TRIBULAÇÃO
O propósito da Tribulação, isto é,
porque irá ocorrer a Grande Tribulação ? É claro que há motivos para essa
determinação de Deus, de acordo com DEUTERONOMIO 4: 29-30 e JEREMIAS 30: 7-11
vemos que a Grande Tribulação é primeiramente um tempo para restauração de
Israel, período chamado de Dia do Senhor, Angústia de Jacó, dia da ira de Deus
cf. SOFONIAS 2: 3 e LUCAS 21: 23. Lemos ainda em OBADIAS 14, SOFONIAS 1: 17 e
15 e ZACARIAS 14: 1 outras definições para o período da Grande Tribulação,
demonstrando tempos de “fogo” na terra, pois o planeta também precisa ser
redimido e somente pelo fogo o será, afinal só sangue e fogo purificam (I
CORÍNTIOS 3: 13-15).
A NATUREZA DA IGREJA
A Igreja é um mistério (EFÉSIOS 3:
3-4), judeus e gentios se unem em um só corpo. A Igreja tem promessa de
libertação do tempo da ira de Deus durante a Tribulação (I TESSALONICENSES 1:
9-10 e I TESSALONICENSES 5: 9), nenhum cristão permanecerá na terra durante a
tribulação.
A OBRA DO ESPÍRITO
SANTO
Sabe-se que durante a Grande Tribulação
reinará na terra a pessoa do anti-Cristo, do qual Paulo fala em II
TESSALONICENSES 2, lemos ainda nos
versos 6 e 7 que Alguém o detém, e
somente Deus através do Seu Espírito pode detê-lo, na Igreja.
1- INTERPRETAÇÃO
LITERAL DAS ESCRITURAS
A interpretação literal e constante
da Bíblia, significa explicar o sentido do texto apenas com o uso normal do
texto, levando em consideração:
- gramática: de
acordo com as regras de ortografia
- histórica: o
contexto histórico da passagem
- contextual: de
acordo com o contexto da passagem
Qualquer interpretação que conflite
com a gramática não é válida neste método. A pessoa que analisa o texto precisa
verificar corretamente o relacionamento gramatical das palavras, busca-se então
o significado das palavras, a forma das palavras, a função das palavras e o
relacionamento entre elas.
As Escrituras são compostas durante
várias épocas e culturas diferentes, e assim é que o leitor deve vê-la durante
a interpretação literal.
O texto fora do contexto vira
pretexto, o contexto inclui vários aspectos;
- os versículos
imediatamente antes e depois da passagem
- o parágrafo e o
livro em que ocorre a passagem
- o período em que
foi escrito
- a mensagem da
Bíblia como um todo (TIAGO 2: 17/ EFÉSIOS 2: 8-9)
- a situação
histórico e cultural no período em que foi escrita a passagem
Como exemplo podemos citar II
CRÔNICAS 7: 14 que normalmente é usado como uma fórmula mágica de benção nacional,
porém verificamos em 6:24 que o “meu povo”é somente Israel, essa passagem
envolve Israel e não a Igreja, portanto é incorreto usá-la assim. Outros
exemplos são FILIPENSES 4:13 e JOÃO 10:10.
Quando o sentido normal da Escritura
faz sentido não busque qualquer outro sentido, tome cada palavra em seu sentido
primário, a não ser que o contexto e passagens relacionadas indiquem o
contrário.
2- PRÉ-MILENISMO
O pré-milenismo ensina que Jesus
Cristo voltará antes do período milenar, as características do reino milenar
são:
- terá duração de mil
anos
- sua localização
será aqui na terra
- o governo será
mundial sob ordens de Jesus Cristo em pessoa
Existem outros dois tipos de ensino,
o pós-milenista e o amilenista, que praticamente diferem em pouca coisa, o
ensino pós-milenista é de que Cristo voltará à terra após reinar por mil anos,
durante a presente era através da Igreja, isto é, Cristo reina espiritualmente.
A posição pré-milenista é sem dúvida
a mais antiga e criada pela Igreja desde seus primeiros séculos.
O pré-milenismo começou a desaparecer
com o início da Igreja católica no tempo de Agostinho (354-430 A.D.), o
catolicismo unido com o Estado na época de Constantino fez esmorecer a
esperança da volta de Jesus, porém sempre houve pré-milenistas, mesmo quando
não era conhecido. Durante a reforma os anabatistas ajudaram a reviver o
pré-milenismo.
As bases Bíblicas para o
pré-milenismo, embora APOCALIPSE 20: 1-7 seja um forte apoio, são desenvolvidas
no A.T. e N.T. As alianças do A.T. com Abraão e Davi estabelece promessa
incondicional de um reino em Canaã liderado pelo definitivo Filho de Davi
(ISAÍAS 65).
Em I CORÍNTIOS 15: 25 fala de um
reino seguido ao retorno de Cristo.
3- FUTURISMO
Existem 4 maneiras de entender as Escrituras em relação ao Apocalipse:
- Preterista: crê que
a maioria das profecias, senão todas, já se cumpriram no passado
- Historicista:
entende que as profecias estão e serão totalmente cumpridas na era da Igreja,
inclusive a Tribulação
- Idealista: não
crêem em uma cronologia das profecias, pensam que as passagens proféticas
apenas ensinam idéias ou verdades
- Futurista: crêem
que virtualmente todos os eventos ocorrerão no futuro, durante a Grande
Tribulação, na Segunda Vinda e no Milênio.
O futurismo teve aceitação ampla na
Igreja primitiva, que acreditava nos eventos futuros.
As vantagens do futurismo são
relacionadas à textos da Bíblia que indicam a vinda pessoal e física de Jesus
na terra pela segunda vez ( ATOS 1: 9-11; LUCAS 21: 27), na Bíblia lemos dias,
meses e anos, que devem ser aceitos literalmente.
Um terço da Bíblia é profecia e a
maior parte dela versa sobre o futuro, uma abordagem literal será futurista
conseqüentemente.
4- DIFERENÇAS ENTRE
ISRAEL E A IGREJA
É muito importante saber que Deus tem
dois povos: Israel e a Igreja, mas isso não implica que haja dois modos de
salvação, a Bíblia claramente diz de Jesus Cristo em Sua obra redentora é o
Único Caminho, uma vez que judeus e gentios são descendentes do mesmo homem
caído - Adão.
Israel é particularmente uma escolha
de Deus, por várias razões, entre elas:
- uma propriedade
particular e nação santa (EXÔDO 19: 5-6)
- um povo que
revelaria ao mundo a sabedoria de Deus (
DEUT. 4: 5-8)
- Israel deveria
trazer o Messias ao mundo e salvação aos gentios (ROMANOS 9: 4-5 / JOÃO 4: 22)
Estes são aspectos importantes de
Israel, nenhum cristão deve negar esses aspectos quando leva a sério as
Escrituras.
A Igreja é uma obra a parte do povo
judeu, isso por inúmeras razões, vejamos algumas mais importantes:
- a Igreja nasceu em
Pentecostes e Israel há muitos séculos atrás, para provar isso lemos em MATEUS
16: 18 que a Igreja ainda seria edificada
- a Igreja só poderia
existir após certos acontecimentos no ministério de Jesus Cristo, a
ressurreição e ascensão são inclusos nesses eventos bem como a capacitação do
Espírito Santo através de dons
- a Igreja é um
mistério, referência nunca dada à Israel. Na Bíblia lemos algumas
características que demonstram a Igreja ser um mistério; judeus e gentios são
unidos em um só corpo (EFÉSIOS 3: 3-6), Cristo em cada crente (COLOSS. 1: 27),
a Igreja como noiva de Cristo é um mistério (EFÉSIOS 5: 32), o arrebatamento da
Igreja (I CORÍNTIOS 15: 51-52)
- o relacionamento
entre judeus e gentios na Igreja é peculiar, completamente diferente do relacionamento
incrédulo entre ambos (EFÉSIOS 2: 11-16). Deus ainda salva pessoas judias e
gentios combinando-os em um terceiro organismo completamente novo, a Igreja
- a distinção em
GÁLATAS 6: 16 é clara, “Israel de Deus” é logicamente referência aos judeus
convertidos ao cristianismo, isso mostra também a separação de Israel
incrédula, a quem Paulo chama de “Israel segundo a carne” em I CORÍNTIOS 10
- no livro de ATOS,
Israel e a Igreja existem simultaneamente, o termo Israel é mencionado 20 vezes
e o termo Igreja (ECCLESIA), 19 vezes.
Israel e a Igreja são vistos como
dois organismos diferentes pela Bíblia, se fosse um apenas não haveria
necessidade de restauração de Israel.
Não é correto fundir Israel e a
Igreja em um único objeto apenas, pois além de todas as razões já vistas lemos
no N.T. o arrebatamento da Igreja e não de Israel, o qual passará pela
Tribulação e ao fim da mesma se converterá a Jesus contemplando Aquele a Quem
transpassaram.
Uma distinção entre Israel e a Igreja
conforme ensinada na Bíblia oferece mais uma base de apoio ao arrebatamento
pré-tribulacional.
Além desses 4 alicerces Bíblicos para
o arrebatamento pré-tribulacional, poderemos tecer outros comentários visando
eliminar qualquer dúvida a esse respeito, para isso iniciamos considerações
importantes acerca do arrebatamento e a Segunda Vinda de Jesus.
O ARREBATAMENTO E A
SEGUNDA VINDA, DIFERENÇA IMPORTANTE
Na Bíblia encontramos diferenças nas
passagens referentes ao arrebatamento e a segunda vinda, tanto um fato como o
outro tratam de vindas de Cristo, contudo são distintas entre si, isto é, a primeira vinda é o arrebatamento da Igreja
nas nuvens antes dos sete anos de Tribulação e a segunda vinda é o retorno de
Cristo à terra, o que ocorrerá no fim da Tribulação. Obviamente a Bíblia não
contém um texto que explique a diferença das duas vindas de Cristo, porém as
Escrituras ensinam a diferença de um modo peculiar, da mesma forma que cremos
na Trindade, mas sabemos que não há nenhuma passagem Bíblica que afirme clara e
simplesmente a tri-Unidade de Deus, porém sabemos que a Bíblia ensina isso de
um modo diferente.
1- ARREBATAMENTO
É versado claramente no texto de I
Tessal. 4: 13-18 e no verso 17 a expressão “arrebatamento” é a tradução do
verbo grego “harpazo”, o qual tem significado de agarrar para o alto ou puxar
com força.
O arrebatamento é comparado muitas
vezes ao caso de Enoque (Gênesis 5: 24) e de Elias (II Reis 2: 12), Jesus
Cristo também foi arrebatado ao céu conforme Atos 1: 9.
O arrebatamento é definido como um
mistério (I Coríntios 15: 51-54) ao passo que a segunda vinda de Cristo já é
predita desde o A.T. (Zacarias 14:4; 12: 10). No arrebatamento há um
deslocamento da terra para o céu e na segunda vinda ocorre o inverso.
A seguir uma comparação entre os dois
eventos.
ARREBATAMENTO
SEGUNDA VINDA
Os santos arrebatados
vão ao céu
Os santos vêm à terra
Acontecimento
iminente sem sinais
Seguem sinais,
inclusive a tribulação
A terra não é julgada
A terra é julgada
Não mencionado no
A.T.
Predito várias vezes
no A.T
Envolve apenas
cristãos
Afeta todos os homens
Nenhuma referência à
Satanás
Satanás é amarrado
Cristo vem para os
Seus
Cristo vem com os
Seus
Ele vem nos ares
Ele vem à terra
Somente os Seus o
vêem
Todo olho O verá
Começa a Tribulação
Começa o Milênio
Esses contrastes deixam claro a
diferença entre o translado da Igreja e a volta do Senhor Jesus, além disso
lê-se em Apocalipse 19: 7,8 e 14 que a Igreja (Noiva) é preparada para
acompanhá-Lo em Sua volta à terra, pois como isso poderia ocorrer se a Igreja
estivesse aqui ?
PASSAGENS DO
ARREBATAMENTO
PASSAGENS DA SEGUNDA
VINDA
Marcos 13:14-27
II Tess 2;1
Daniel 2:44-45
Atos 3:19-21
João 14:1-3
I Timóteo 8:14
Daniel 7:9-14
I Tess 3:13
Romanos 8:19
II Timóteo 4:1
Daniel 12:1-3
II Tess 1:6-10
I Corin. 1:7-8
II Timóteo 4:8
Zacarias 12:10
II Tess 2:8
I Cor 15:51-53
Tito 2:13
Zacarias 14:1-15
I Pe 4:12-13
I Corin 16:22
Hebreus 9:28
Mateus 13:41
II Pe 3:1-14
Filip 3:20-21
Tiago 5:7-9
Mateus 24:15-31
Judas 14-15
Filip 4:5
I Pe 1:7 e 13
Mateus 26:64
Apoc 19:11
Coloss 3:4
I Pe 5:4
Apoc 1:7
Apoc 20:6
I Tess 1:10
I João 2:28
Marcos 14:62
I Tess 2:19
I João 3:2
Lucas 21:25-28
I Tess 4:13-18
Judas 21
Apoc 22:7
I Tess 5:9
Apoc 2:25
Apoc 22:12 e 20
I Tess 5:23
Apoc 3:10
Atos 1:9-11
A NECESSIDADE DE UM
INTERVALO ENTRE AS DUAS VINDAS
Para que ocorra certos eventos
preditos na Bíblia, é necessário haver um intervalo entre o arrebatamento e a
segunda vinda.
1- O Tribunal de
Cristo
Em II Coríntios 5:10 lemos que todos
os cristãos deverão comparecer perante um juízo especial, conhecido como “juízo
do Bema”. A palavra grega “Bema” jamais é mencionada nos textos que descrevem a
segunda vinda de Cristo à terra, nestes casos lê-se a palavra “Krino”, isto é,
o juízo do “Krino” será apenas para incrédulos, será necessário um período para
a concretização do juízo de Cristo aos arrebatados e ressuscitados.
2- A Preparação da
Noiva
A Igreja deve estar completa para o
casamento com Cristo, na verdade o juízo “Bema” é tal preparação, ao término
dele a Igreja toda estará pronta para o Senhor e esse casamento ocorre no céu.
3- O Julgamento dos
Incrédulos
Como poderia haver um julgamento
entre salvos e não salvos em seus corpos naturais se todos os crentes fossem
arrebatados na Segunda Vinda ? Deverá haver um intervalo de tempo.
4- O Povo do Milênio
Todos os que se tornarem cristãos na
Grande Tribulação e não forme mortos entrarão no milênio com uma vida normal,
não serão arrebatados na Segunda Vinda de Cristo, conforme Isaías 65: 20-25
5- O Plano de Deus
para Israel A Igreja composta por judeus
e gentios não deverá misturar-se com o plano ainda não concluído para com
Israel, Deus estabeleceu 70 semanas para Israel (Daniel 9:24-27), um programa
destinado somente à Israel, a Igreja portanto não deve passar por esse período
de 70 semanas, assim como não passou nas 69 semanas iniciais, não passará pela
última, pois esse não é o plano divino.
A IMINÊNCIA DA VOLTA
DE JESUS CRISTO
Ao lermos o N.T. veremos que o ensino
dado é sobre a volta de Jesus aqui para arrebatar Sua Igreja sem que ocorra
algum evento necessariamente, isto é, não há nenhum sinal prévio e obrigatório
para anteceder a vinda de Cristo à Igreja, portanto o N.T. ensina a volta
iminente de Jesus.
O Que é Iminência ?
Uma definição Bíblica para um fato
iminente é descrita como segue:
1- Um acontecimento
iminente é aquele que está prestes a acontecer, a qualquer momento, sendo que
outros fatos podem até ocorrer antes mas nada precisa ocorrer antes de
acontecer o evento iminente. Se houver necessidade de ocorrer algo antes, então
o fato não é iminente.
2- Se o fato é
iminente, não existe um período de tempo pré determinado ao fato, isto é, ele
pode ocorrer a qualquer momento.
3- Não existe uma
data pré estabelecida para um evento iminente, seja ela direta ou implícita.
4- Um acontecimento
iminente não pode ser “em breve”, porque um fato breve precisa ocorrer dentro
de um período de tempo pequeno, contudo o fato iminente pode até ocorrer em um
período pequeno de tempo mas não precisa ser assim para ser iminente.
Nas Escrituras lemos a Doutrina da
Vinda Iminente de Jesus Cristo à Sua Igreja nos seguintes textos Sagrados: I
CORÍNTIOS 1: 7, I CORÍNTIOS 16: 22, FILIPENSES 3: 20, FILIPENSES 4: 5, I
TESSALONICENSES 1: 10, I TESSALONICENSES 4: 15-18, I TESSALONICENSES 5: 6, I
TIMÓTEO 6: 14, TITO 2: 13, HEBREUS 9: 28, TIAGO 5: 7-9, I PEDRO 1: 13, JUDAS
21, APOCALIPSE 3: 11, APOCALIPSE 22: 7, 12,20 E APOCALIPSE 22: 17,20.
Nos textos acima verificamos a doutrina da
iminência quando o leitor é ensinado a aguardar pacientemente a Vinda de Nosso
Senhor Jesus Cristo, observe que não há aviso prévio, apenas diz que Ele virá a
qualquer momento.
A Igreja aguarda Alguém, Uma Pessoa -
Jesus Cristo - e não uma série de eventos, pois todos os sinais que Jesus diz ocorrer,
em Mateus 24 por exemplo, estão relacionados com a Tribulação e a volta dEle
para estabelecer Seu Reino Milenar com
Sua Igreja, agora para o arrebatamento não há nenhum sinal deixado por Ele, ao
contrário é afirmado em Mateus 24: 36 que ninguém sabe o dia e nem a hora.
“Maranata” ou “Marah natha”,
significa Vem Nosso Senhor, um termo que só tem sentido se a vinda for a
qualquer momento, isto é, iminente, os cristãos antigos utilizavam esse termo
como uma saudação.
Embora seja uma doutrina a volta de
Cristo iminente, não devemos nos esquecer que uma série de eventos tem ocorrido
nos últimos anos, os quais nos levam a crer na Vinda de Jesus estar realmente
às portas, observe que poderá ocorrer ainda este ano ou daqui a vários anos, a
questão é que vive-se em dias difíceis, onde a Igreja de Jesus Cristo padece, é
atacada por uma variedade de investidas, às vezes partindo de dentro de si
mesma.
A volta iminente de Jesus Cristo deve
ser aguardada a qualquer momento mais agora do que nunca, pode ser que Ele
volte hoje.
Luis Henrique
L´Astorina – 1997
Soli Deo Gloria, Sola
Scriptura, Sola Gratia Sola Fide.
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