Desvios Doutrinários
da Confissão Positiva
Pr Airton Evangelista
da Costa
Os seguidores das
doutrinas da Confissão Positiva dizem que não devemos submeter nossos pedidos à
vontade de Deus. Não questiono a qualidade do caráter das pessoas mencionados
neste trabalho. Questiono a qualidade de seus ensinos, comparados com a Bíblia
Sagrada. Vejamos:
“Usar a frase `se for
a Tua vontade´ em oração pode parecer espiritual, e demonstrar atitude piedosa
de quem é submisso à vontade do Senhor, mas além de não adiantar nada, destrói
a própria oração” (R.R.Soares, livro "O Direito de Desfrutar Saúde",
p. 11, citado por Paulo Romeiro, Supercrentes, p.37).
Essa infeliz
declaração é cópia fiel do que disse Benny Hinn, mais adiante registrada. Ora,
submeter-se à vontade de Deus é bíblico, não anula nossas orações e é uma
atitude espiritual. Se anulasse, a oração-modelo do Pai Nosso, ensinada por
Jesus, para nada serviria; Jesus não teria sido um bom Mestre; milhões de
orações nesses últimos dois mil anos foram ineficazes; nenhum crente em dois
mil anos teria recebido qualquer bênção divina. Deus não respondeu a nenhuma
delas. Logo de início vê-se o absurdo de tal declaração. Devemos confiar em
quem? “Maldito o homem que confia no homem. Bendito o homem que confia no Senhor,
e cuja esperança é o Senhor” (Jr 17.5,7). O cristão nunca deve esquecer o
exemplo dos bereanos, que examinavam nas Escrituras se as coisas que Paulo e
Silas ensinavam estavam corretas (At 17.10-12).
“Jesus me apareceu e
disse que se alguém, em qualquer lugar, quiser tomar esses quatro passos ou pôr
em operação esses quatro princípios, sempre receberá o que quiser de mim ou da
parte de Deus Pai:
Passo 1 – Diga a
coisa: positiva ou negativamente, tudo depende do indivíduo.
Passo 2 – Faça a
coisa: Os atos derrotam-no ou lhe dão vitória.
Passo 3 – Receba a
coisa: Compete a nós a conexão com o dínamo do céu.
Passo 4 – Conte a
coisa: Contar para que outros também possam crer”
(Kenneth Hagin,
"Como Registrar Seu Próprio Bilhete com Deus", p.5, citado por Hank
Hanegraaaff, em "Cristianismo em Crise", p. 81). Referindo-se a João
14.14, Hagin ensina que “a palavra `pedir´ também significa `exigir´: `E tudo
quanto exigirdes em Meu nome, isso [Eu, Jesus] farei”.
“Nunca jamais, em
tempo algum vão ao Senhor e digam: `Se for da tua vontade...´ Não permitam que
essas palavras destruidoras da fé saiam da boca de vocês. Quando vocês oram `se
for da tua vontade, Senhor´ a fé é destruída. A dúvida espumará e inundará todo
o seu ser. Resguardem-se de palavras como essas, que lhes roubarão a fé e os
puxarão para baixo, ao desespero” (Benny Hinn, "Levante-se e Seja
Curado", ibid, p.295). Frederic Price, outro arauto da Confissão Positiva,
segue no mesmo diapasão: “Se você tem de dizer: `Se for da tua vontade´ ou `Que
se faça a tua vontade´, então você está chamando Deus de idiota. É deveras
estupidez orar para que a vontade de Deus seja feita. Isto é uma farsa, um
insulto à inteligência de Deus”.
“Sereis semelhantes a
Deus”
É este um dos itens
fundamentais da doutrina desses mestres da fé: o homem deve exigir seus
direitos e não se submeter à vontade de Deus. Essa aberração teológica rebaixa
o Criador, que fica à mercê das vontades e caprichos humanos, e exalta o homem,
colocando-o em condições de igualdade com Cristo. Eles falam e ensinam o que o
Senhor não mandou falar nem ensinar. Apresentam um cristianismo particular,
muitas vezes fruto de experiências particulares, de visões e aparições.
“O homem foi criado
em termos de igualdade com Deus... O crente é chamado de Cristo... Eis quem
somos: somos Cristo... Você é tanto uma encarnação de Deus quanto Jesus Cristo
o foi”. O Senhor fez o homem como o Seu substituto aqui na terra... O homem era
Senhor... vivia em termos de igualdade com o Criador. Muitos não sabem ainda
que são filhos e filhas de Deus tanto quanto o próprio Jesus... Nem o próprio
Senhor Jesus tem uma posição melhor diante de Deus do que você e eu temos”
(Kenneth Hagin, citado por Hank Hanegraaaff, Cristianismo em Crise, p. 116/7).
Essas palavras são um
testemunho de que não podemos confiar na doutrina da Confissão Positiva.
Afirmar em alto e bom som que o Príncipe da Paz tem posição inferior ao homem
diante do Pai soa como uma blasfêmia contra o Filho Unigênito de Deus, o Verbo
encarnado, o “Alfa e Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim”.
Observem que Hagin rebaixa Jesus a uma condição de desigualdade com o Pai, ao
mesmo tempo em que promove a deificação do homem. Essa doutrina é a da serpente
(Gn 3.5).
“A razão para Deus
criar Adão foi seu desejo de reproduzir a si mesmo. Adão não era um deus
pequenino. Não era um semideus. Nem ao menos estava subordinado a Deus”
(Kenneth Copeland). “Deus está duplicando a si próprio na Terra” (John
Avanzini). “Vocês sabiam que desde o começo do tempo o propósito inteiro de
Deus era reproduzir-se?... e quando estamos aqui de pé, vocês não estão olhando
para Morris Cerullo; vocês estão olhando para Deus, estão olhando para Jesus”
(Morris Cerullo). “Deus duplicou a si mesmo em espécie. Adão foi uma exata
duplicata do tipo de Deus” (Charles Capps). “Jesus foi recriado nas portas do
inferno” (Valnice Milhomens).
Notaram a tentativa
de colocar o homem em condições de igualdade com Deus? Notaram como os
componentes da orquestra da Confissão Positiva estão afinados? Essa orquestra está
sob a batuta de quem? De Deus? Estão afirmando que o homem é uma clonagem do
Criador. São esses os mestres que estão ensinando diariamente, pela televisão e
por livros, a milhões de desavisados irmãos, ávidos por novidades e declarações
chocantes. Eles estão repetindo a fórmula mágica apresentada pelo diabo a Eva,
no Éden: “Sereis como Deus” (Gn 3.5).
Loucos por dinheiro
Entre Hagin, Hinn,
Copeland, Jorge Tadeu, Robert Tilton, Morris Cerullo, Charles Capps e outros,
parece haver uma disputa para ver quem cria mais aberrações teológicas e
desvios doutrinários. Qual a razão de tanto empenho? Amor pelas almas perdidas
ou amor ao dinheiro? A resposta vem de um dos componentes da orquestra, que
desta vez saiu do tom. Leiam:
“Eu estava muito
influenciado por Kenneth Hagin e Kenneth Copeland. Nenhum deles fala de
salvação. Só de fé. A mensagem da fé é vazia sem o Espírito. A própria palavra
[prosperidade] foi distorcida e tornou-se de importância fundamental no
ministério. Dinheiro, dinheiro, dinheiro. É quase como ir a um cassino jogar”
(Benny Hinn, citado por Paulo Romeiro, em Evangélicos em Crise, p.43-44). Hinn
reconhece os erros doutrinários da Confissão Positiva, mas, parece, não
consegue livrar-se das “concupiscências loucas e nocivas” que arrastam os homens
à “ruína e perdição”, por causa do desejo ardente de ficarem ricos (1 Tm 6.9).
Leiam o que ele declarou: “Anos atrás costumavam pregar: Ó, nós andaremos por
ruas de ouro. Hoje eu digo: Não preciso de ouro lá em cima. Quero o ouro aqui
embaixo”.
Benny Hinn tem razão.
O cristianismo não é um cassino, em que quem arriscar mais, tem chance de levar
mais. Se até agora nada deu certo; se não choveram dólares sobre você, é hora
de arriscar tudo, numa última cartada. Entregue aos mestres a sua bolsa, seu
salário, seus bens. Sabendo disso, o próprio Hinn ensinou: “Você quer
prosperar? O dinheiro vai cair sobre você da esquerda, da direita e do centro.
Deus começará a fazê-lo prosperar, pois o dinheiro sempre se segue à retidão...
Diga comigo: Tudo que eu possa desejar já está em mim”. Alguém tem dúvida de
que no Brasil as igrejas filiadas ao ministério dos Kenneth`s tocam a mesma
música? Outra de Hinn: “O dinheiro sempre se segue à retidão” Traduzindo,
significa que a pessoa justa, correta, honesta terá muito dinheiro. E o
[crente] pobre? Não tem dinheiro porque não leva uma vida de retidão? É
possível que o vil metal esteja provocando distúrbios mentais em muita gente.
Se Deus quiser
Conforme ensina a
Confissão Positiva, submeter-se à vontade de Deus anula a oração; dizer “seja
feita a tua vontade” é ser estúpido e chamar Deus de idiota. A estupidez e
idiotice estão em quem ensina heresias. O “Jesus” que apareceu a Hagin e
ensinou os passos decisivos para conseguir tudo o que desejar entrou em
contradição com o Jesus da Bíblia. Na oração-modelo do Pai Nosso, Ele nos
ensinou a pedir, e não exigir de Deus, e que em tudo “seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu” (Mt 6.10); ensinou que devemos sempre fazer a
vontade do Pai (Mt 7.21; 12.50); Ele mesmo dava o exemplo (Jo 4.34; 5.30;
6.38,39). Até no momento de maior dor, na última noite em que passou com os
apóstolos, Jesus foi submisso à vontade do Pai: “Pai, se queres, passa de mim
este cálice, todavia não se faça a minha vontade, mas a tua” (Lc 22.42). Os
mestres da prosperidade ensinam o oposto. Dizem que a nossa vontade é que deve
prevalecer. Os apóstolos, que tinham o ensino de Jesus no coração, não pensavam
do mesmo modo. Diante da recusa de Paulo em cancelar sua viagem para Jerusalém,
eles se renderam aos fatos e disseram: “Faça-se a vontade do Senhor” (At 18.21;
21.14; cf. Sl 40.8; 143.10; Rm 1.10; 15.32; 1 Co 4.19; Hb 10.7; 1 Pe 2.15;
3.17; 4.2,19; 1 Jo 2.17).
A expressão `se Deus
quiser` não entra no vocabulário dos mestres da prosperidade. A doutrina deles
aponta para “eu digo, eu faço, eu recebo”. É o mesmo que dizer: Eu posso, eu
mando, eu sou Senhor de mim mesmo. Isto é egolatria. A exemplo de `se for da
tua vontade`, dizer `se Deus quiser´ é chamar Deus de idiota. Deveriam editar
uma Bíblia particular, com interpretações próprias, ajustadas aos seus ensinos,
como fizeram os testemunhas-de-jeová. Vejam o que diz a Palavra:
“Humilhai-vos perante
o Senhor, e ele vos exaltará. Vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal
cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. Ora, não sabeis o que
acontecerá amanhã... Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser [ou se
for da Sua vontade], viveremos e faremos isto ou aquilo. Vós vos jactais das
vossas presunções. Ora, toda jactância tal como esta é maligna” (Tg
4.10,13-16).
É indiscutível o
desencontro entre a Palavra de Deus e a doutrina da Confissão Positiva. Há
declarações que chegam a ser uma blasfêmia: “Acredito que a oração do Pai Nosso
não é para os crentes hoje em dia” (Frederic Price). Ora, o crente é que deve
adaptar-se à vontade de Deus expressa na Bíblia, e não o contrário. Pelo visto,
os fiéis da Confissão Positiva rejeitam por completo a oração ensinada por
Jesus, porque nela os cristãos se colocam à mercê da soberana vontade do Senhor.
Pedir ou exigir?
Com relação à
substituição do "pedir" pelo "exigir", vejam o seguinte.
Pedir, do grego aiteõ, sugere a atitude de um suplicante que se encontra em
posição inferior àquele a quem pede. É esse o verbo usado em João 14.13 – “E
tudo quanto pedirdes em meu nome...” – e 14.14 – “Se pedirdes alguma coisa em
meu nome, eu o farei”. “Pedir”, do grego erõtaõ, indica com mais freqüência que
o suplicante está em pé de igualdade ou familiaridade com a pessoa a quem ele
pede, como, por exemplo, um rei fazendo pedido a outro rei. “Sob este aspecto,
é significativo destacar que o Senhor Jesus nunca usou o verbo aiteõ na questão
de fazer um pedido ao Pai”, por ter dignidade igual Àquele a quem pedia. (Jo
14.16; 17.9,15,20 – Fonte: Dic. VINE). Como a Confissão Positiva diviniza o
homem, colocando-o no mesmo nível de Deus, não há porque pedir, mas exigir.
Alguns falam em “reivindicar direitos”, da mesma forma como fazemos nos
requerimentos endereçados às autoridades constituídas.
A Soberania de Deus
Um dos textos usados
pelos mestres da Confissão Positiva é o seguinte: “E tudo o que pedirdes em
oração, crendo, o recebereis” (Mt 21.22; cf. Mc 11.24; Jo 14.13; 15.7; 1 Jo
5.15). Alegam que, pela Palavra, Deus obriga-se a nos atender. Daí concluem que
não precisamos pedir, mas exigir o direito a que fazemos jus. Dizem, também,
que, em razão disso, é ocioso dizer `se Deus quiser´ ou `que seja feita a Sua
vontade´. Esses desvios não são os únicos da Confissão Positiva.
Se a palavra acima
funcionasse automaticamente, isto é, se de forma literal Jesus nos desse
qualquer coisa que lhe pedíssemos com fé, nosso destino e nossas lutas estariam
sob nosso próprio controle, o que seria desastroso, pois somos incapazes de
conhecer o que nos aguarda o futuro e o que é melhor para nossa vida. Todavia,
nosso “Pai sabe do que necessitais, antes de lho pedirdes” (Mt 6.8; cf. Ef
3.20). Ele nos dará o que for melhor, e nem sempre pedimos o que é melhor. Deus
poderá responder SIM ou NÃO, visto que Ele é soberano para fazer somente o que
lhe apraz. Vejamos exemplos bíblicos em que Deus respondeu negativamente: Paulo
orou com fé para que Deus o livrasse de um espinho na carne, e Deus não o
atendeu (2 Co 12.8-9). Ele também estava capacitado por Deus para curar
enfermos (Mc 16.18; At 28.9)), mas não pôde curar Epafrodito (Fp 2.25-27) nem
Trófimo (2 Tm 4.20) nem Timóteo (1 Tm 5.23).
A interpretação de
Mateus 21.22 não pode ser literal porque Deus não pode nos dar qualquer coisa.
Por exemplo, Deus não perdoa nossos pecados sem que tenhamos perdoado as
ofensas recebidas, ainda que Lho peçamos com fé (Mc 11.23-26). Deus não me
atendeu quando lhe pedi, em lágrimas e profunda dor, durante sete meses, que
curasse a minha mulher. Também lhe pedi que tirasse a minha vida, mas a
deixasse viver, mas não fui atendido. Minhas petições foram negadas. Os planos
de Deus excediam a minha capacidade de compreensão.
Deus também não cura
todas as pessoas, pelas quais oramos com fé. O mais certo é seguirmos o exemplo
de Jesus: “Não seja, porém, o que eu quero, e, sim, o que tu queres” (Mc
14.36); e o de Paulo: “Se Deus quiser, outra vez voltarei a vós” (At 18.21; 1
Co 4.19); “A fim de que, pela vontade de Deus, chegue a vós...” (Rm 15.32).
Deus tem razão em cem por cento das vezes em que Ele nos responde com um não.
Depois de um certo tempo é que vamos entender que foi melhor assim.
A soberania de Deus,
absoluta e universal, decorre de seus atributos incomunicáveis (onipotência,
onisciência, onipresença, infinitude e imutabilidade). Deus é supremo sobre todas
as coisas, em governo e autoridade. Ele faz o que quer com o que é seu (Mt
20.15) e se compadece de quem quer se compadecer, e terá misericórdia de quem
quiser ter misericórdia. “Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da
mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?” (Rm 9.15,16,18,21).
Não se pode pôr limites à sua autoridade. “Deus não é menos soberano na
distribuição de seus favores. A alguns dá riquezas, a outros, honra; a outros,
saúde; enquanto outros são pobres, ignorados ou vitimados pela enfermidade. A
alguns, ele envia a luz do evangelho; a outros, ele deixa nas trevas. Alguns,
pela fé, são conduzidos à salvação; outros perecem na incredulidade. À pergunta
“Por que isso é assim?”, a única resposta é aquela dada por nosso Senhor:
“Assim foi do teu agrado, ó Pai” - Mt 11.26” (Teologia Sistemática Strong).
Por isso, devemos
sempre dizer: seja feita a tua vontade, porquanto é o Senhor que “esquadrinha o
coração, e provo a mente, e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos, e
segundo o fruto das suas ações” (Jr 17.10). O salmista aconselha: “Entrega o
teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará” (Sl 37.5). Jó, um herói da
fé, declarou: “Ainda que ele me mate, nele esperarei” (Jó 13.15).
www.palavradaverdade.com
26.08.04
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