CRISTO REVELADO NO LIVRO DE OSÉIAS




CRISTO REVELADO NO LIVRO DE OSÉIAS

        Os escritores do NT descrevem Oséias como o responsável por ensinar a vida e o ministério de Cristo. Mateus vê, em 11.1, uma profecia que foi cumprida quando Jesus, quando bebê, foi literalmente levado e trazido do Egito, um paralelo com a longa estada de Israel no Egito e o êxodo (Mt 2.15). O escritor da Epístola aos Hebreus acha em Jesus Aquele que capacita os crentes a oferecerem sacrifícios aceitáveis de louvor pelos quais n[os nos tornamos recipientes do perdão misericordioso de Deus (14.2; Hb13.15). A Pedro, Jesus provê a base pela qual aqueles que estavam fora da família de Deus agora são admitidos a um relacionamento com ele (1.6, 9; 1Pe 2.10). A Paulo Jesus cumpre a promessa de Oséias de que Alguém quebraria o poder da morte   e da sepultura e traria a vitória da ressurreição (13.14; 1Co 15.55). Os ensinamentos de Paulo acerca de Cristo como o Noivo e a Igreja como a noiva correspondem à cerimônia de casamento e os votos pelos quais Deus entra num permanente relacionamento com Israel (2.19-20; Ef 5.25-32).
         Jesus também, em pelo menos dois de seus sermões aos fariseus, tira seu texto de Oséias. Quando questionado acerca da sua permanência no lar dos pecadores e cobradores de impostos, Jesus cita Oséias para mostrar que Deus não deseja apenas palavras vazias ou rituais desumanos, mas um cuidado genuíno e preocupação com as pessoas (6.5; Mt 9.13). E, quando os fariseus acusam os discípulos de Jesus de violar o sábado, Jesus os defende com o mesmo lembrete de que o coração de Deus coloca o interesse pelas necessidades humanas acima de formalidades religiosas (Mt 12.7).

ENTENDENDO O CONTEXTO:
Oséias exerceu seu ministério profético durante o reinado de Jeroboão 2, no período de apogeu econômico do Reino do Norte, mas de total declínio e ruína espiritual.

Durante esse período Deus levantou Oséias para trazer uma mensagem de alerta, de arrependimento e acima de tudo de amor, graça e misericórdia.

O ponto alto do livro é logo no começo, quando Deus manda o profeta se casar com uma prostituta e gerar filhos nela. Aquela mulher representa Israel, o povo escolhido de Deus, e o profeta representa o próprio Deus que a acolheu, e que lhe deu um nome e que gerou nela uma descendência.

O que esse livro tem a ver conosco? Que verdades espirituais a historia do livro de Oseias tem a ver com a nossa vida?

O livro de Oséias é um livro que revela o amor de Deus de uma forma constrangedora!

1.     Nós vimos na mensagem de domingo que o amor de Deus se revelou no fato de Deus ter nos amado e nos escolhido quando ainda éramos pecadores. Na sua opinião, o que mostra esse amor de Deus por nós?
·        Deus nos amou mesmo quando estávamos mortos e perdidos em nossos pecados! Os 1:2 cf. Rm 5:6-8
·        Deus nos amou primeiro! Os 1:2 cf. Ef 1:3-5 , 1Jo 4:19
·        Deus imprimiu seu nome em nós! Rm 8:15. Nos deu uma nova identidade! Se antes éramos escravos do pecado, agora somos filhos de Deus!!!

2.     Leia Oseias 3:1-3 e João 21:15-17. Aprendemos através do exemplo do profeta Oséias e de Pedro que Deus não desiste de nós mesmo quando caímos ou fracassamos na nossa caminhada cristã. Na sua opinião, porque Deus não desiste de nós?
·        Porque ele acredita em nós.
·        Porque Ele pagou um alto preço por nós! Os 3:2 cf. 1Co 6:20, 7:23. Assim como o profeta comprou aquela mulher no prostibulo por quinze peças de prata e um ômer e meio de cevada, Jesus nos comprou pra si com seu sangue!

3.     Leia Oseias 6:3-6. O amor de Deus se revela no fato de Ele querer muito mais se relacionar conosco do que quer o que temos. Na sua opinião, porque Deus quer tanto se relacionar conosco?
·        Esse é o segredo da felicidade: se relacionar muito com Deus e ama-lo acima de todas as coisas!
·        Deus quer de nos relacionamento, e não sacrifícios!
·        O relacionamento não pode ser substituído!
·        Existem coisas e lugares em Deus que só o relacionamento pode dar: Intimidade, Conhecimento do caráter de Deus, Esperança no Senhor.

4.     Leia Oseias 14:1-2. Nesse texto Deus faz um apelo para que voltemos pra Ele. além disso, Ele nos mostra que é por causa do nosso pecado que tantas vezes temos sofrido tanto. O que precisamos fazer para voltar para esse Deus?
·        Reconhecendo nossos erros e nos arrepender dos nossos pecados.
·        Abandonar aquilo que nos afasta dele.
·        Abandonar aquilo que esta nos maltratando.
·        Receber Jesus como nosso Senhor e Salvador.
·        Devemos crer com o coração e confessar com a boca!