Apostila de Escatologia parte 4




Apostila de Escatologia parte 4


23. -->> DIA [2520.V]: As Parábolas De Mt 24, 25 (e seus sinais, já vistos) Referem-se Ao Finalzinho Da 70-SD, não ao Arrebatamento



Hélio de Menezes Silva, começando em 2011 e concluindo em 22.01.2018
(Membro da IBBF – Soledade, PB)



(Veja a Seção 0.5. "Foi Apocalipse Escrito Antes de 70 d.C.???": Talvez 1 ou outro verso de Mt 24, 25 até possam ser vistos como se estivesse apontando para uma certa semelhança com a destruição de Jerusalém em 70 d.C., mas esta somente seria um TIPO preliminar, uma "amostra antecipada" da destruição plena e literal ao finalzinho da 70-SD, este é assunto primário de Mt 24,25)

23.1. Mt 24:1-3 Estabelece: Qual O Assunto Dos Capítulos 24 E 25? É O Nosso Arrebatamento Aos ARES, Para Não Sofrermos? Ou A 2ª Vinda Do Cristo À Terra, Para Condenar E Reinar?


    "Mt 24:1 ¶ E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os Seus discípulos para Lhe mostrarem a estrutura do templo. 2 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. 3 E, estando assentado sobre o Monte das Oliveiras, chegaram-se a Ele os Seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos: Quando ESSAS coisas sucederão? E qual será o sinal da Tua vinda e da completação do (este) tempo?" (Mt 24:1-3 LTT-2018)

No verso 1, os discípulos mostram a o Cristo a magnificência do 2º Templo (o de Herodes).
No verso 2, Ele profetisa que, daquilo (o Templo), não ficaria nenhuma pedra sobre outra que não fosse derrubada.
No verso 3, Seus discípulos Lhe fazem 2 (duas) perguntas, sobre 2 (duas) diferentes coisas:

a) "quando ESSAS coisas sucederão?", referindo-se à destruição do 2º Templo daquela maneira tão tremenda que Ele profetizou; e
b) "
qual será o sinal da Tua vinda e da completação do (este) tempo?", referindo-se a 1 só evento a 1 só tempo, mas usando 2 expressões sinônimas: (1)"Tua vinda", o dia da 2ª vinda do Cristo, corporalmente, até à terra, como Rei que inaugura Seu reino visível e universal; e (2) "completação do (este) tempo", referindo-se à completação dos tempos de Israel sendo castigada no tempo dos gentios, isto é, referindo-se ao término da 70ª Semana de Daniel, para início do prometido Reinar Milenar e suas bênçãos.

Nas perguntas (e, portanto, na resposta que se segue nos inteiros capítulos 24 e 25) não há nenhuma palavra que se aplique ao Arrebatamento dos verdadeiros crentes de entre as igrejas locais, ao encontro do Salvador e Senhor, nos ares, para serem levados ao céu (para serem julgados para galardoamento, no Tribunal do Cristo [Bema]). Este Arrebatamento dos salvos das igrejas era um mistério da parte de Deus, onde mistério é algo decidido e planejado na mente das pessoas da Trindade desde a eternidade passada, completamente desconhecida dos anjos, demônios e homens vivos ou mortos, até ser revelado por Deus como uma maravilhosa e total surpresa para nós. Se profetas do passado trouxeram o que hoje entendemos que são velados tipos, figuras apontando para o mistério, então tanto eles como as mentes dos homens, anjos e demônios, não entenderam nada. O Arrebatamento dos salvos das igrejas era um mistério completo que só foi revelado pela 1ª vez muitos anos depois de Mt 24, revelado em 1Ts 4:16-17 e em 1Co 15:20-23. De modo algum os discípulos (nas 2 perguntas), e o Cristo (na resposta) podem estar se referindo ao Arrebatamento, do qual ninguém, afora a Trindade, tinha a menos pista que aconteceria.

Consequentemente, à luz das perguntas no v. 3, os inteiros caps. Mt 24,25, onde Cristo as responde, são estritamente sobre o período da Tribulação (a 70-SD) em si mesma, particularmente sobre o seu final, NÃO são sobre o Arrebatamento dos salvos de entre as igrejas locais, o qual precede a 70ª Semana de Daniel! Toda a resposta do Cristo refere-se ao período da Grande Tribulação (a 2ª metade da 70-SD), particularmente aos seus últimos dias e horas, e aspectos relacionados com a entrada para o Milênio.



23.2. Mt 24:30.b:    A 2ª Vinda, Glória, Terra, Todos Os Santos = Ap 11:15-17 (7ª Trombeta, Reinando) = Ap 19:11-16 (Cavalo Branco, Diademas, Veste Ensanguentada, Espada Da Boca, Vara De Ferro)


Mt 24:30.b (a 2ª vinda do Cristo, agora em glória e acompanhado de todos os Seus santos (os santos anjos e os homens salvos de todos os tempos), e para pisar sobre a terra) = 7ª Trombeta Ap 11:15- 17 (todos os reinos da terra tornam-se do Cristo) = Ap 19:11-16 (2ª vinda, em glória: cavalos brancos, muitos diademas- reais, veste salpicada de sangue, aguda espada saindo da boca, vara de ferro).
- Mt 24:30.b. "E então aparecerá o sinal {*} (isto é), o Filho do homem, no céu; e, então, todas as tribos da terra baterão- nos- peitos- em- pesar e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. Dn 7:13 "
{* Mt 24:30 SINAL [SINAL- MILAGRE]: Traduzindo diretamente, temos "o sinal DE O Filho do homem", mas Wolf, Storr, Weiss, Bibl. Theol., P. 56, ed. 2, entendem que este é um genitivo de aposição (de aposto), significando "E então aparecerá o sinal, ISTO É, o Filho do homem, no céu". Citado por Meyer. O sinal não é uma cruz nem nenhum outro símbolo: este sinal- milagre será o próprio Filho de Deus vindo em glória e poder, para reinar Dn 7:13-14, sendo visto nas nuvens Mc 13:26; Lc 21:25-27. Profetas são ditos ser sinais Lc 2:34; Mt 12:39.}
- Ap 11:15- 17  "15 E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. 16 E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus, 17 Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste. 18 E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados {*}, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. 19 E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva." (Ap 11:15-19 ACF) {* "o tempo dos mortos, para que sejam julgados" refere-se ao tempo dos santos, aqueles que foram perseguidos e mortos no VT e na 70ª Semana de Daniel, serem vingados. Ver Gill.}
- Ap 19:11-16  "11 ¶ E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. 12 E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. 13 E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. 14 E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. 15 E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores." (Ap 19:11-16 ACF)


23.3. Mt 24:32-36: A Parábola Da Figueira


 "32 ¶ Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. 33 Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. 34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam. 35 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. 36 Mas, concernente àquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai." (Mt 24:32-36 ACF)     "concernente àquele dia e hora" referem-se ao dia final e à hora final da Tribulação. Portanto, a parábola NÃO se refere aos sinais para o Arrebatamento dos verdadeiros crentes de entre as igrejas locais (Arrebatamento que era um mistério guardado na Trindade, até que o Espírito Santo o revelou em 1Co 15:20 e seguintes (a primeira menção, direta ou indireta, do Arrebatamento)), mas, refere-se, sim, aos sinais para a 2ª Vinda do Cristo (7 anos depois do Arrebatamento, i.é, ao final da 70-SD (e sua Grande Tribulação)), para julgar e corporalmente reinar sobre toda a terra.


23.4. Mt 24:37-39: A Similitude Com Os Dias De Noé


 "37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. 38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, 39 E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem." (Mt 24:37-39 ACF)
    Durante a 1ª metade da 70-SD há uma falsa paz e aparente prosperidade, O Anticristo sendo aceito por [quase] todos como se fosse o verdadeiro Messias prometido. Apesar do total cumprimento de todos os sinais profetizados para o terrível dia do derramamento da ira do Senhor, a maioria das pessoas não receberá o Evangelho [do Reinar] pregado pelos 144.000, e pelas 2 Testemunhas, e pelos outros convertidos. Até que comece o derramamento da ira de Deus, a maioria das pessoas zombará da promessa da 2ª vinda do Cristo, se entregará a comer e a beber, os homens se concentrarão em casar com as mulheres que lhe serão dadas em casamento.


23.5. Mt 24:40: Os Dois HOMENS No Campo


 "Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;" (Mt 24:40 ACF)
    À luz da 2ª das 2 perguntas de Mt 24:3, os inteiros capítulos 24,25 de Mateus são sobre o período da Tribulação, particularmente sobre sua segunda metade e seus últimos dias, não sobre o Arrebatamento dos salvos de entre as igrejas locais, que precede a 70ª Semana de Daniel!... Portanto, "levado" é para ser morto e lançado dentro do terrível, inescapável, inferno que durará para sempre; e "deixado" é para continuar na terra e usufruir do Milênio!...


23.6. Mt 24:41-42: As Duas MULHERES Moendo


 "41 Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. 42 Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor." (Mt 24:41-42 ACF)
    Uma mulher moedora "será levada" (para ser morta e lançada no inferno), outra "será deixada" (para continuar na terra e usufruir do Milênio.).
Quanto à "hora", refere-se à 2ª vinda do Cristo ao final da 70-SD, não ao Arrebatamento, 7 anos antes. No dia em que Cristo falou as palavras de Mt 24, e no dia Que Mateus as escreveu, Deus nem sequer tinha revelado, a ninguém, que haveria o Arrebatamento.



23.7. Mt 24:43-44: O Pai De Família


 "43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. 44 Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis." (Mt 24:43-44 ACF)
   À luz das perguntas de Mt 24:3, os inteiros capítulos 24,25 de Mt são sobre a Tribulação, não sobre o Arrebatamento (que Deus ainda não tinha revelado). Os exatos dia e hora da 2ª Vinda seriam desconhecidos por "todos". As muitas e terribilíssimas destruições no dia 2520 pegariam "todos" de surpresa.


23.8. Mt 24:45-51: A Parábola Do Bom Servo E Do Mau


 "45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? 46 Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. 47 Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. 48 Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; 49 E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, 50 Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, 51 E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes." (Mt 24:45-51 ACF)     "Servo fiel e prudente": O Senhor mede a MOTIVAÇÃO do CORAÇÃO (fruto do amor e fidelidade a Deus), não a realização exterior (fruto do talento, capacidade, educação, meios, oportunidades, etc.). Deus busca fidelidade, não habilidade. À luz disto e de todo o capítulo de 1Co 3:

A) Pastores e pregadores famosíssimos, eloquentíssimos e aparentemente com enormes resultados, mas que têm vaidade no coração e motivos imperfeitos, receberão nenhum ou pequeno galardão.
B) Crentes desprezados (limpadores de latrina, ou incapacitados de alguma forma) poderão receber os maiores galardões, se faziam tudo que podiam (até um surdo-mudo- cego- tetraplégico pode orar e adorar intimamente), com coração perfeito.




23.9. Mt 25:1-13: A Parábola Das 10 Virgens


 "1 ¶ Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 2 E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. 3 As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. 4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. 5 E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. 6 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. 7 Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. 8 E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. 9 Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. 10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11 E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: SENHOR, Senhor, abre-nos. 12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir." (Mt 25:1-13 ACF)

A) Talvez eu pudesse pensar que o tempo em vista é o do Arrebatamento (e a imprevisibilidade do v. 13 já teria extensão de séculos); B) Mas não posso pensar isso. Mt 24:3 tem 2 perguntas: a) Quando será a destruição do Templo? b) Quais serão os sinais da vinda do Cristo e da completação deste tempo (o final da dispensação de Israel, na 70ª Semana de Daniel)? Quanto a (b), os inteiros capítulos 24,25 de Mt são resposta a esta pergunta e revelam os sinais para o final da Grande Tribulação, não são sinais para o Arrebatamento (que Deus ainda guardava como mistério, nem sequer tinha revelado (a ninguém), só o fez em 1Co 15:51-57; 1Ts 4:16-18).
C) Em qualquer dos casos, o contraste é entre verdadeira vs. falsa salvação. Ademais, "
Senhor, Senhor" (2 vezes o título "Senhor") talvez implique que as 5 virgens loucas não criam na divindade das TRÊS pessoas de a Trindade.

23.10. Mt 25:14-30: A Parábola Dos Talentos


 "14 ¶ Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. 15 E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. 16 E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. 17 Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois. 18 Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. 20 Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. 21 E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos. 23 Disse-lhe o seu SENHOR: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; 25 E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26 Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27 Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. 28 Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. 29 Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. 30 LANÇAI, POIS, O SERVO INÚTIL NAS TREVAS EXTERIORES; ALI HAVERÁ PRANTO E RANGER DE DENTES." (Mt 25:14-30 ACF)

    À luz do contexto local (e de toda a Bíblia), nada afeta o verdadeiro salvo, da dispensação das assembleias, quanto à segurança da salvação: o contraste é entre verdadeira vs. falsa conversão de JUDEUS durante a TRIBULAÇÃO/ MILÊNIO.
    Esta parábola (dos talentos) difere substancialmente da parábola das minas (ver nota em Lc 19:11-27) pois, do seu começo ao seu fim, a parábola dos talentos ocorrerá na Tribulação (onde a fé tem que ser comprovada com obras e perseverança) / Milênio (onde fé não será possível, uma vez que ela "
é a prova das coisas que se NÃO VÊEM", He 11:1, mas então todos verão que o Cristo é o Deus e é o Rei, portanto não será necessário fé para Deus existe, Cristo é Deus e é o Rei eterno). Quer na Tribulação ou no Milênio, obras de obediência, de todo o coração, são indispensáveis comprovações da fé salvadora. Não havendo nenhuma obra comprobatória da fé, esta será falsa. Por isso, no contexto do Reinar dos Céus sobre a terra (com o Rei fisicamente presente e visível) e no contexto da 70-SD para entrada neste reinar, o servo caracterizado pela desobediência nunca teve fé verdadeira, portanto será condenado para sempre, sem segunda-chance.


23.11. Nota Sobre A Parábola Das Minas Em Lc 19:11-27


Toda esta parábola é sobre como o reino (Milenar) virá e será manifestado (v. 11).     11) Ora, [em] ouvindo eles estas coisas, [então,] havendo adicionado, falou Ele uma parábola (em razão de perto estar Ele de Jerusalém, e supor[em] eles que imediatamente está o reinar de Deus para ser feito manifesto).
A parábola foi dita a judeus, refere-se à proximidade do Reinar Milenar, portanto, se refere direta e primordialmente aos judeus da 70ª Semana de Daniel, embora tenha lições para os judeus dos dias de Cristo, claro, e para os judeus de todos os séculos (e para nós, os crentes, os salvos pertencentes à dispensação das igrejas locais).     12) Disse Ele, pois: "Um certo homem nobre partiu para dentro de um país remoto, para receber para si mesmo um reino e, [depois,] voltar.    13) E ele, havendo chamado dez dos seus escravos, lhes deu dez minas , e lhes disse: 'Ocupai-vos até que eu venha.
O nobre (tipificando o Cristo) parte de sua própria terra (tipificando Israel) para uma terra remota (tipificando os gentios) a fim de receber (voz ativa) para si mesmo um reino (tipificando o Reinar Milenar). Antes de partir, o nobre escolhe 10 servos (tipificando judeus convertidos a Cristo, na 70-SD) que recebem, cada um, a mesma coisa, 1 mina, para se ocuparem em realizar o máximo que puderem, com ela. '    14) Os seus cidadãos, porém, o odiavam, e enviaram, após ele, uma mensagem , dizendo: 'Não desejamos este [homem nobre] reinar sobre nós.
Depois da partida do nobre (tipificando o Cristo), a grande maioria dos seus concidadãos, de sua mesma nação (tipificando os judeus descrentes que rejeitarão Cristo na 70-SD), se revoltará contra ele, e eles lhe mandarão dizer que não querem que ele volte para reinar sobre eles.'    15) E aconteceu, depois do seu voltar, [] havendo [ele] recebido o [seu] reino, que ele ordenou ser[em] chamados a ele aqueles escravos (a quem [já anteriormente] deu o dinheiro) a fim de ele saber o que cada um ganhou através de ocupação.    16) E chegou o primeiro, dizendo: 'Ó senhor, a tua mina produziu dez minas.'    17) E ele lhe disse: 'Bem [está], ó bom escravo! Porque, n[a coisa] mínima, fiel foste, sê tu [aquele] autoridade tendo sobre dez cidades.'    18) E chegou o segundo, dizendo: 'Ó senhor, a tua mina produziu cinco minas.'    19) E, a este, disse do mesmo modo: 'Sê, *tu* também, sobre cinco cidades.'
Na volta do nobre (tipificando o Cristo) depois de haver tomado (voz ativa) o reino para si mesmo (tipificando os julgamentos ao final da Tribulação, para definir quem é deixado em vida sobre a terra para entrar para o Reinar Milenar, e quem é tirado para ir para o inferno), ele chama seus 10 escravos para que lhe prestem contas. O primeiro escravo começou com uma e tinha ganhado mais 10 minas, por isso, com alegria, ouve elogios e louvor pelo seu senhor e recebe o prêmio de governar sobre 10 cidades; o segundo escravo começou om uma e havia ganhado mais 5 minas, por isso é elogiado pelo seu senhor com as mesmíssimas doces palavras ditas ao primeiro escravo, e recebe o prêmio de governar sobre 5 cidades.     20) E [o escravo] diferente chegou, dizendo: 'Ó senhor, eis aqui a tua mina, que eu guardava depositando em um lenço;    21) Porque te temia, porque homem rigoroso és; [e] tu levantas- e- carregas o que não puseste, e ceifas o que não semeaste.'    22) Diz-lhe, porém, ele: 'Proveniente- de- dentro- da tua própria boca eu te julgarei, ó mau escravo. Tinhas sabido que *eu* sou homem rigoroso, [ademais] levantando- e- carregando o que não pus, e ceifando o que não semeei?    23) Então, por que não deste o meu dinheiro ao banco, para que *eu*, havendo vindo, juntamente- com os [seus] juros o exigisse?'    24) E, àqueles tendo se postado [ao lado], disse ele: 'Tirai para longe dele a mina, e dai-[a] àquele as dez minas tendo.'    25) (E eles lhe disseram: 'Ó senhor, ele já tem dez minas!')    26) Pois eu vos digo que, a todo aquele [que está] tendo, [lhe] será dado; mas, proveniente- de- junto- daquele [que] não [está] tendo, até o que tem será tirado para longe dele.

Já o terceiro escravo foi preguiçoso e inoperante, escondeu a única mina que havia recebido, não produziu nem ganhou nada com ela, não trabalhou nada, e falsamente acusa seu senhor de ser injusto, mau e severo demais. O senhor o repreende severamente e o julga na linha das suas mentiras e acusações, ordenando que sua mina seja tirada e dada ao servo mais operoso de todos e que tinha ganhado 10 minas. O mau servo não recebe nenhuma cidade para ficar supervisionando sobre ela, não recebe nenhum prêmio, fica sem nenhum privilégio de responsabilidade, que tristeza e vergonha! Mas não é destruído, nem morto, nem deixa de entrar no reino.    27) No entanto, [quanto a]os meus inimigos, aqueles não havendo querido [o] meu reinar sobre eles, trazei-[os] aqui, e matai-[os] diante de mim'."
Quanto aos concidadãos que tinham se rebelado (tipificando os judeus rebeldes que rejeitarão o Cristo), o senhor ordena que sejam mortos (judeus da 70-SD que rejeitarem o Cristo não entrarão no Reinar Milenar e serão mortos e sofrerão para sempre no inferno).

 


24. -->> DIA [2521]: Quantos, Da População Mundial, Terão Morrido Na Grande Tribulação? E Dos Judeus? Quantos Judeus Entrarão No Milênio? E Gentios?



Hélio de Menezes Silva, começando em 2011 e concluindo em 22.01.2018
(Membro da IBBF – Soledade, PB)




24.1. Quantos, Da População Mundial, Morrem Na Grande Tribulação? 5/7 (5 Bilhões) Da População Mundial?



A população do mundo, em 2011, é de cerca de 7 bilhões de pessoas, e a dos cidadãos do país de Israel, e nele residentes, é de cerca de 5,7 milhões.

No dia 1260 depois da Aliança do Anticristo (metade da 70-SD), 2/3 da população do país de Israel, portanto 3,8 milhões, são mortos por perseguição movida pelo diabo que foi arremessado sobre e à terra (e à ela restrito), sobrevivendo 1,9 milhões, dos quais grande parte fugirá (possivelmente levada para os USA, talvez por muitas centenas de grandes aviões). Dos atuais 13,7 milhões de judeus espalhados por todo mundo, restarão 13,7 – 3,8 = 9,9 milhões. Mas não vamos considerar o impacto dessa "pequena" mortandade (3,8 milhões) sobre toda a população mundial.

No intervalo de tempo entre os dias [1260 (metade da 70-SD) a 2369]:

a) 1/4 da humanidade de 7 bilhões, portanto 1,750 bilhões, é morta sob a mortandade representada pelo símbolo do cavalo amarelo (chamado de "Morte" e seguido pelo inferno) do 4º selo, restando vivas 5,250 bilhões de pessoas.

b) outro grande número de pessoas morre por catástrofes naturais mandadas por Deus, e por fome, e por pestes, e por matanças que Deus permite ao diabo e a O Anticristo fazerem (1º ao 5º selo, 1ª à 4ª trombeta, 1ª à 5ª taça). Conceda que "otimisticamente" estimemos este número em "apenas" 540 milhões (para facilitar os cálculos no item b, abaixo, mas podem ser 3 bilhões), ficando de resto 5,250 – 0,540 = 4,710 bilhões de pessoas no mundo.


No dia 2520 (o último dia da 70-SD), antes do Julgamento das Nações:

a) 5/6 da Rússia (que tem uma população de 156 milhões) e seus aliados (plausivelmente do Leste europeu) (estimemos que tenham uma população de cerca de 60 milhões) são mortos por Deus (Ez 39:3), portanto cerca de (5/6) x (156+60) = 180 milhões são mortos, restando 4,710 - 0,180 = 4,530 bilhões de pessoas na terra.

b) 1/3 da humanidade de 4,530 bilhões, portanto 1,510 bilhões, são mortos pelos Reis provenientes- de- junto- do Oriente (Ap 9:13-19). Os países no caminho entre a China e Israel já têm esta população: Tibete (3 milhões), Paquistão (170), Índia (1210), Afeganistão (70), Irã (70), Iraque (31), Jordânia (36 milhões), mas é possível que outras nações também sejam destruídas pelos Reis provenientes- de- junto- do Oriente. O certo é que os Reis provenientes- de- junto- do Oriente matam 1/3 da humanidade então existente, a este ponto ficando de resto apenas 4,530 - 1,510 = 3,020 bilhões de pessoas no mundo (43,1% da população inicial).

c) Deus mata os 200 milhões do exército dos Reis provenientes- de- junto- do Oriente, a população mundial baixa para 3,020 - 0,200 = 2,820 bilhões.

d) Deus mata os exércitos de O Anticristo e seus aliados. Como a população da Europa menos Rússia (e seus prováveis aliados) é de cerca de 600 milhões, é plausível que este exército tenha na ordem de 70 milhões de soldados, então restará uma população mundial de 2,820 - 70 = 2,750 bilhões. Isto é somente 39,3% da população inicial, 60,7% já tendo morrido na Grande Tribulação.

e) Ah, esquecemos de deduzir os verdadeiros crentes individuais que serão arrebatados para fora das igrejas locais imediatamente antes da 70-SD. Permitam que eu estime que são apenas cerca de 70 milhões; também esquecemos de deduzir os 3,9 milhões de habitantes de Israel mortos pela perseguição do diabo; os 144.000 judeus virgens. A conta dos que restam vivos já está em apenas 2,750 – 0,070 – 0,003.9 – 0,000.144 = cerca de 2,676 bilhões. Disso devíamos deduzir os muitos milhões de pessoas que se salvam durante a 70-SD e são martirizadas, mas ninguém pode estimar tal número.

f) Finalmente, somente podemos dizer que é possível e plausível que, dos atuais 7 bilhões de pessoas no mundo, 5/7 = 71,4 % da atual população mundial, portanto 5 bilhões de pessoas, tenham morrido na 70-SD (talvez alguns "poucos" milhões tendo sido mortos por O Anticristo por terem sido convertidos ao Cristo, e, os restantes, mortos direta ou indiretamente por Deus), e que somente 2/7 = 28,6% da população mundial de hoje, portanto 2 bilhões de pessoas, cheguem vivos ao final do dia 2520.


A parte preponderante desses cálculos é a expressão de infalíveis e precisas profecias da Bíblia, portanto não há nenhuma possibilidade do menor erro nessa parte. Mas uma parte de menor impacto dos cálculos acima é baseada em nossas meras estimativas, que são possíveis e plausíveis, mas sem certeza, de modo que você pode ter estimativas muito maiores ou menores que apresentamos, e nós não vamos brigar pela nossa estimativa, pois, ao final, poderemos descobrir que você se aproximou mais dos números corretos do que nós.


24.2. Quantos Dos Judeus São Mortos Na Grande Tribulação, Antes Da 2ª Vinda Do Cristo? 3,888 Milhões? Todos Eles Habitantes De Israel? 68,2% Da População De Israel?



Em 2015, os demógrafos Della Pergola, Sergio; Dashefsky, Arnold; Sheskin, Ira, eds., em "World Jewish Population, 2015". Current Jewish Population Reports. The American Jewish Year Book (Dordrecht: Springer). 115: páginas 273–364, estimaram a população mundial de judeus em 17,3 milhões. Adicionando-se a isso cônjuges sem sangue judaicos mas simpáticos à religião judaico, adicionando-se outros vivendo sob o mesmo teto dos judeus, e outros elegíveis para obter cidadania israelense, chega-se ao total de 23 milhões. Destes, cerca de 6,451 milhões habitam dentro de Israel e 16,549 milhões habitam fora. Ninguém desses 23 milhões é um verdadeiro convertido ao Cristo (se fosse, teria sido contabilizado como cristão [contabilizado tanto pelos outros judeus, como por ele mesmo, como pelas estatísticas internacionais]).

Durante toda a 1ª metade da 70-SD, estimemos que 1,2 milhões de judeus dentro de Israel, e 1,2 milhões fora, são convertidos através da pregação dos 144.000 judeus virgens convertidos, restando 23,000 – 2,400 – 0,144 = 20,456 milhões de judeus (não salvos, claro) no mundo, e 6,451 - 0,144 - 1,200 = 5,107 milhões de judeus (não salvos) em Israel.

Na 2ª metade da 70-SD, dentro do país de Israel, são mortos 2/3 dos 6,451 milhões (incluindo os 0,144 + 1,200 milhões de judeus convertidos), restando 0 judeus convertidos e 2,150 milhões de judeus não convertidos. Estes são levados como que em asas de águia (para os USA? Por centenas de grandes aviões?), mas alguns ficam em Israel. Estimemos que, dos 2,150 milhões, 0,100 milhões fiquem vivendo em Jerusalém, e 2,050 milhões sejam levados para fora do alcance do Anticristo (levados pelos USA?).
Acima, já vimos que, de uma feita, 1/4 da humanidade morre, depois morre 1/3 (otimisticamente, assumamos que é 1/3 dos 3/4 que sobraram), portanto morrem (1/4) + ((1/3) x (3/4)) = (1/3) + (1/4) = 7/12 = 58,333% da humanidade. Talvez devêssemos assumir que igual proporção morre dos judeus que estão fora do país de Israel. mas, sendo otimistas, estimemos que nenhum judeu fora de Israel esteja nos países diretamente sob o domínio do antigo Império Romano, portanto não serás morto por O Anticristo (demasiado otimismo?). Em resumo, restam 0,1 milhões de judeus em Israel (mais precisamente, em Jerusalém) e 1,200 + 15,349 + 2,050 = 18,599 milhões fora de Israel (estimemos que 1,200 milhões destes foram convertidos a Cristo durante a 70-SD, e 17,499 não o foram.)

No dia 2517 (3 dias antes do fim da 70-SD), Jerusalém é atacada, muitos morrem (estimemos 0,040 milhões), metade (0,050 milhões) de Jerusalém é levada cativa, alguns (estimemos 0,010 milhões) fogem para Bozra/ Petra, na Jordânia, a 162 km de Jerusalém. Em resumo, não restará nenhum judeu no país de Israel e restarão 19,551 + 0,050 + 0,010 = 19,611 milhões fora de Israel (estimemos que 1 milhão destes são de convertidos a Cristo e 18,611 não são)

Ao tempo da destruição de O Anticristo, restam 0,010 milhões de judeus (não convertidos) em Bozra, nenhum no país de Israel, e 19,611 em outras partes do mundo (destes, 1 milhão são de convertidos ao Cristo). Ao todo, foram mortos 23,000 – 19,611 = 3,389 milhões de judeus, todos eles de entre os 6,451 milhões que habitam em Israel ao início da 70-SD. Tudo isso, na otimista suposição de que O Anticristo só consegue estender as mãos e matar entre os judeus que estão no país de Israel, e não há nenhum judeu nos países diretamente sob o domínio do antigo Império Romano. Desses 6,451 milhões, 3,389 milhões terão sido mortos, 2,102 milhões terão sido levados para longe como que em asas de águia, 0,010 milhões terão escapado para Bozra, e 0,050 milhões terão sido levados cativos por O Anticristo.

Repetimos: A parte preponderante desses cálculos é a expressão de infalíveis e precisas profecias da Bíblia, portanto não há nenhuma possibilidade do menor erro nessa parte. Mas uma parte de menor impacto dos cálculos acima é baseada em nossas meras estimativas, que são possíveis e plausíveis mas sem certeza, de modo que você pode ter estimativas muito maiores ou menores que apresentamos, e nós não vamos brigar pela nossa estimativa, pois, ao final, poderemos descobrir que você se aproximou mais dos números corretos do que nós.

24.3. Quantos Israelitas Sobreviverão Na 70-SD, Serão Convertidos Ao Cristo, E Entrarão No Milênio?


Sendo muito otimistas ao supor que o Anticristo não conseguirá matar nenhum judeu fora do país de Israel, já estimamos, acima, que, ao final da 70-SD, poderão haver sobrevivido 19,611 judeus espalhados por todo mundo. Sendo otimistas, suponhamos que somente 1,000 milhão deles não crerá e receberá o Cristo, portanto serão resgatados das nações onde estão espalhados, mas não entrarão em Israel nem no Milênio. Assim, otimistamente, até 18,611 milhões judeus poderão sobreviver, crer e receber o Cristo, e entrar no Milênio.

24.4. Quantos Gentios, Durante A 70-SD, Crerão E Receberão O Cristo, Com Risco De Suas Vidas Protegerão Os Judeus, Sobreviverão, E Entrarão No Milênio?


2Ts 2:7-11 "7 Porque o mistério do desprezo- às- leis já efetivamente- opera: somente [] Aquele que [o está] detendo agora, até que, para- fora- d[o] meio, seja Ele tirado. 8 E, então, será revelado aquele desprezador- da- lei (a quem o Senhor "consumirá" "pelo assopro da Sua boca", e anulará pelo esplendor da Sua vinda), 9 A vinda de quem é segundo [a] energizada- operação- de Satanás, em todo [o] poder e sinais e prodígios de mentira, 10 E em todo [o] engano da injustiça naqueles [que estão] se fazendo perecer (em- pagamento porque não receberam o amor da verdade a fim de ser[em] eles salvos). 11 E, por causa disso, lhes enviará Deus [a] energizada- operação- d[o] enganar, para crer[em] eles para dentro da mentira, LTT"
Isto nos permite dizer que ninguém que hoje, antes do Arrebatamento, ouviu o evangelho pregado com toda clareza, o entendeu bem, mas ignorou/ adiou/ recusou se arrepender e crer e receber o Cristo, ninguém assim terá a menor possibilidade de entender e crer, depois do Arrebatamento, pois ficará cego escravo do engano, crerá na mentira, receberá O Anticristo como se fosse o prometido Messias.
Mas centenas de milhões de pessoas dentro dos países da chamada "cristandade", e bilhões fora dela, nunca terão realmente ouvido e entendido o verdadeiro evangelho, e terão chance de entender e crer depois do Arrebatamento.
Ocorre que Ap 7:9-14
"9 Depois destas coisas, olhei, e eis, aqui, uma grandE multidão- de- homens, a qual contá-la nenhum homem podia, provenientes- de- dentro de todas nações, e tribos, e povos, e línguas, tendo [eles] se postado diante do trono e diante do Cordeiro, tendo [eles] sido trajados com compridas vestes brancas, e [segurando] folhas- de- palmeiras nas suas mãos; ... 14 E tenho lhe dito: "Ó senhor, *tu* [o] tens sabido." E ele me disse: "Estes são aqueles que [estão] vindo para- fora- da tribulação (a grande), e lavaram- através- de- mergulho [as] suas compridas vestes (e branquearam [as] suas compridas vestes) no sangue do Cordeiro."

diz que o número de salvos na 70-SD será tão grande que nenhum homem poderá contar. Como o Espírito Santo, ao assoprar as palavras de Ap 9:16 "16 E o número dos exércitos dos cavaleiros {A} era de duzentos milhões {B, C}; e ouvi o número deles.", digna-se considerar contável (por nós) e nos dá o número de soldados como sendo de 200 milhões (algo maior que população de toda a terra, naquele tempo), eu não ficaria surpreso se o número de salvos durante a 70-SD chegar a algo muito maior, que possa ser considerado como incontável pelo homem, digamos1000 milhões = 1 bilhão de pessoas. Ocorre, porém, que o Anticristo e suas forças militares (e, claro, a religião quase mundial chamada de a Grande Prostituta, e o Falso Profeta, e os Muçulmanos, e a Rússia e todos os seus aliados comunistas, e os Reis do Oriente) odiarão com tão furioso ódio os convertidos ao Cristo, que os assassinarão aos milhares (ou milhões) a cada dia, portanto não temos a menor ideia de quantos gentios, tendo sido salvos durante a 70-SD, sobreviverão e entrarão no Milênio.
A não ser que admitamos que Zc 8:23 "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido [que] Deus [está] convosco." nos esteja dando uma pista de que 10 vezes mais gentios (todos eles convertidos durante a 70-SD) que judeus (todos eles convertidos) entrarão no Milênio, portanto, poderíamos estimar 10 x 18,611 milhões de judeus = 186,110 milhões de gentios. Isto representa apenas 2 em cada 100.000 gentios de hoje.
Tudo o que dissemos acima é somente uma estimativa entre outras tantas (nunca brigaremos por ela), mas, ao que percebamos, não é pior que nenhuma outra estimativa.

 

25. -->> DIAS [2521-2550]: 1º Intervalo Entre Fim Da 70-SD E Começo Do Milênio: Anticristo e Falso Profeta: Lago de Fogo. Satanás: Abismo. Ovelhas (gentias e israelitas) vivas: Milênio. Ovelhas mortas dos VT e 70-SD: Ressurreição. Bodes vivos: inferno. Abominação da Desolação: até dia 2550




Hélio de Menezes Silva, começando em 2011 e concluindo em 22.01.2018
(Membro da IBBF – Soledade, PB)




(O 1º intervalo (de 30 dias) profético, começando ao fim da 70ª Semana e terminando 45 dias antes do real início do Milênio)

25.1. Por Que E Para Que Esses 30 Dias De 2521 A 2550?


Daniel 12:11-12 " 11 E desde o tempo em que o [sacrifício] contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá MIL DUZENTOS E NOVENTA DIAS. 12 Bem-aventurado o que espera e chega até MIL TREZENTOS E TRINTA E CINCO DIAS."

[- "mil duzentos e noventa dias" após o dia 1260 (quando o sacrifício contínuo é tirado e posta a abominação desoladora), que é o meio da 70ª Semana, chegam ao dia (1260+1290 =) 2550 após início da 70-SD, isto é, dia 30 após seu final (no dia 2520).
- "mil trezentos e trinta e cinco dias", após o dia 1260 (quando o sacrifício contínuo é tirado e posta a abominação desoladora), que é o meio da 70ª Semana, chegam ao dia (1260+1335 =) 2595 após início da 70-SD, isto é, dia 75 após o final da 70-SD (no dia 2520).]


Citemos Pr. Kelly Sensenig

<<A Bíblia ensina que ... ... ... haverá uma extensão de 75 dias que se seguem ao período de Tribulação de 7 anos. Podemos ver isso como um intervalo de tempo de transição que existe entre o final oficial do período de Tribulação de 7 anos (Dn 9:27) e o [real] início do Reinar Milenar de que fala Ap 20:6: Bem-aventurado e santo [é] aquele [que está] tendo parte na ressurreição, a primeira! Sobre estes a segunda morte não tem autoridade, mas eles serão sacerdotes de Deus e de o Cristo, e reinarão com Ele MIL ANOS.
<< Os 3 ½ anos [metade da semana de 7 anos], calculados de acordo com o calendário normal de 360 dias, totalizariam 1.260 dias. No entanto, a Bíblia apresenta um intervalo de tempo de transição
de 75 dias entre o final do Período de Tribulação e o [real] início do Reinar Milenar (Dn 12:11-12, ler acima). ... ... ...

<< Daniel tinha falado anteriormente sobre uma aliança de 7 anos que o Anticristo faria com a nação judaica [N.Tradutor: só está escrito em Dn 9:27 que a aliança será com "muitos", não está escrito que incluirá Israel!], e como o Anticristo romperia essa aliança na metade dos 7 anos.

<<
Daniel 9:27 registra:
"
E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e [na] metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação ; e, por causa do espalhamento das abominações, ele [a] fará assolada, e [isso] até à consumação; e o que [está] determinado [será] derramado sobre o assolador ."<<Daniel 12:11 agora adiciona esta informação sobre os tempos:
"
E desde o tempo em que o [sacrifício] contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá MIL DUZENTOS E NOVENTA DIAS."
<<
A abominação da desolação é um evento que envolve o Anticristo colocar de pé, no 3º Templo de Jerusalém, uma estátua de si mesmo. Ocorre na metade do período da Tribulação (Dn 9:27, ler acima). No entanto, descobrimos algo a partir dos escritos posteriores do [próprio] Daniel. Em vez da estátua permanecer no 3º Templo por 1.260 dias (3 ½ anos [proféticos] judaicos), ela permanecerá no 3º Templo por um período de 1.290 dias. Isso adiciona 30 dias ao final oficial dos 7 anos. Assim, o período total de tempo em que a estátua do Anticristo estará sentada no 3º Templo será de 1.290 dias. Esta é uma observação interessante.

·    <<Daniel 12:11 ensina que haverá 30 dias que se seguirão aos 1.260 dias (últimos 3 1/2 anos) do período de Tribulação de 7 anos. Daniel ensina que, depois de "o tempo do fim" (o período da Tribulação - Dn 12:9) ter chegado ao final do seu curso, haverá uma extensão de 30 dias, antes da Segunda Vinda do Cristo e do estabelecimento do Reinar Milenar. O número total de dias [desde o meio da 70-SD até o efetivo início do Reinar Milenar] será 1.290. Evidentemente, os 30 dias adicionais [aos 1260 dias, totalizando 1.290 dias] explicam a quantidade de tempo em que a estátua estará erguida no 3º Templo.

·    <<Daniel 12:12 ("Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias.") adiciona mais 45 dias adicionais que seguirão a extensão de tempo de 30 dias (totalizando 1.335 dias). Isso faz com que a extensão total do tempo, ou intervalo de tempo de transição que existe entre o final do período de Tribulação e o [efetivo] início do Reinar Milenar, seja de [30+45 =] 75 dias.

·    <<No calendário judaico normal [1 ano profético = 360 dias], os 3 ½ anos da segunda metade [ver Dn 9:27] da Tribulação são 1.260 dias (Ap 11:3; 12:6). Mas, agora, Dn 12:11 diz que há 30 dias adicionais ([a segunda metade se alonga para 1.290 dias), e depois [diz que há mais] 45 dias adicionais (Dn 12:12) se seguindo ao período de Tribulação de 7 anos, fazendo o número total de dias do intervalo de tempo de transição chegar a ser de 75 [dias]. Em essência, há um intervalo de tempo de transição de tempo de 75 dias que existe entre o fim do Período de Tribulação e o [efetivo] início do Reinar Milenar.

<<A matemática fica parecida com essa: 1.260 + 30 + 45 = 1.335 ("mil trezentos e trinta e cinco dias" - Dn 12:11-12). Esta é uma extensão de tempo de 75 dias [que veem após os 3 ½ anos = 1260 dias de acordo com o] calendário judeu normal. 1.335 - 1.260 = 75 dias.>>


Extraído e traduzido a partir do escrito do Pr.
Kelly Sensenig, http://www.bereaninternetministry.org/Papers/Prophetic%20Gaps.doc
A seguir, vejamos os
principais fatos e eventos deste intervalo de tempo (não necessariamente estão listados em ordem de tempo):

25.2. O Anticristo E O Falso Profeta São Lançados (vivos!) No Lago De Fogo


Ap 19:20-21.    20E foi presa a Besta- Feroz , e com ela o Falso Profeta (aquele havendo feito, debaixo do olhar dela, os sinais com que ele enganou- fez- extraviar aqueles havendo recebido a marca- sinal da Besta- Feroz , e aqueles [que estão] adorando a imagem dela). [Ainda] vivendo, foram arremessados estes dois para dentro do Lago de Fogo, o qual [está] queimando com enxofre; 21E os demais [homens] foram mortos com a espada dAquele estando- assentado sobre o cavalo, a qual [está] saindo proveniente- de- dentro- da boca dEle, e todas as aves foram fartas provenientes- de- dentro- das carnes deles.
Ver também Ez 21:25-27; Dn 8:25; 9:27; 2Ts 2:8; Ap 17:11; 19:20; 20:10
    Ez 21:25-27 25 E tu, ó profano e ímpio príncipe de Israel, cujo dia virá no tempo da iniquidade [ter um fim], 26 Assim diz o Senhor DEUS: Tira o diadema, e remove a coroa; esta não [será] a mesma; exalta ao humilde, e humilha ao soberbo. 27 [Eu farei] uma ruína, uma ruína, uma ruína! E ela não mais [será], até que venha Aquele a Quem pertence de direito; [a Ele] a darei. LTT    Ez 28:7-10 7 Por isso eis que eu trarei sobre ti estrangeiros, os mais terríveis dentre as nações, os quais desembainharão as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria, e contaminarão o teu resplendor. 8 Eles te farão descer à cova e morrerás da morte dos [que foram] traspassados, no meio dos mares. 9 [Porventura] dirás ainda diante daquele que te matar: Eu [sou] Deus? mas tu [és] homem, e não Deus, na mão do que te traspassa. 10 Da morte dos incircuncisos morrerás, por mão de estrangeiros, porque Eu falei [isto], diz o Senhor DEUS." LTT
   
Dn 7:11 Então [estive] olhando, por causa da voz das grandes palavras que o chifre proferia; [estive] olhando até que o animal foi morto, e o seu corpo desfeito, e entregue para ser queimado pelo fogo; LTT
   
Dn 7:27 E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o Seu reino [será] um reino eterno, e todos os domínios O servirão, e Lhe obedecerão. LTT
   
Dn 8:25 E pelo seu entendimento também fará prosperar o engano na sua mão; e engrandecerá [a si mesmo] no seu coração, e, através da paz- e- prosperidade, destruirá a muitos; e ele se levantará contra o Príncipe dos príncipes, mas sem mão [será] quebrado. LTT    Dn 9:27 E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e [na] metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação ; e, por causa do espalhamento das abominações, ele [a] fará assolada, e [isso] até à consumação; e o que [está] determinado [será] derramado sobre o assolador ." LTT    2Ts 2:8 E, então, será revelado aquele desprezador- da- lei (a quem o Senhor "consumirá" "pelo assopro da Sua boca", e anulará pelo esplendor da Sua vinda), LTT    Ap 17:11 E a Besta- Feroz que era e [] não é, mesmo ela [o] oitavo [rei] é, e proveniente- de- entre os sete [reis] é, e para dentro d[a] perdição vai. LTT
   
Ap 19:20 E foi presa a Besta- Feroz , e com ela o Falso Profeta (aquele havendo feito, debaixo do olhar dela, os sinais com que ele enganou- fez- extraviar aqueles havendo recebido a marca- sinal da Besta- Feroz , e aqueles [que estão] adorando a imagem dela). [Ainda] vivendo, foram arremessados estes dois para dentro do Lago de Fogo, o qual [está] queimando com enxofre; LTT
   
Ap 20:10 E o Diabo (aquele [que] os [está] enganando- fazendo- extraviar) foi lançado para dentro do Lago de Fogo e de enxofre, onde [estão] a Besta- Feroz e o Falso Profeta. E serão atormentados dia e noite para os séculos dos séculos. LTT

25.3. (Por um anjo,) Satanás É Lançado No Abismo- sem- fundo, E Acorrentado, E Selo Colocado Sobre Ele. Por 1000 anos


Ap 20:1-3.    1 E vi um anjo descendo proveniente- de- dentro- do céu, tendo a chave do abismo (- sem- fundo), e uma grande corrente sobre a sua mão. 2E ele prendeu o dragão (O Serpente antigO, O qual é [o] Diabo e Satanás), e o acorrentou [por] mil anos. 3 E o lançou para dentro do abismo (- sem- fundo), e ali o encerrou- fechado, e pôs selo (na porta) acima dele, a fim de que não mais engane- faça- extraviar as nações, até que sejam completados os mil anos. E, depois disto, é necessário ser ele solto por um pouco de tempo.

25.4. Anjos Separam E Ajuntam indivíduos Para O Julgamento Das Nações Gentílicas


Mt 13:40-41,49 e Mt 25:32 (próxima seção)
40) Tal como, pois, É coletado os joioS e, em fogo, completamente- queimado, assim será na consumação deste mundo {*} : 41) Enviará o Filho do homem os Seus anjos, e eles coletarão para- fora- do Seu reinar todas as iscas de armadilha e aqueles [que estão] praticando o desprezo- às- leis, ...
49) Assim será na completação do mundo {*}: sairão os anjos, e separarão os maus para fora de entre os justos.   {* "fim do mundo": o tempo do fim da dispensação de Israel ao final da 70ª semana de Daniel, e do início do milenar Reinar de Deus-Filho, que reinará absolutamente, em corpo visível, sobre toda a terra, não permitindo 1mm de desobediência.}




25.5. Os Indivíduos Das Nações Gentílicas São Reunidos E Julgados (Julgamento das Nações)


Mt 25:31-46 ["irmãos", no verso 40, indica judeus convertidos a Cristo e, por isso, sendo perseguidos].

Contraste entre o Julgamento (dos indivíduos) das Nações Gentílicas (Mt 25:31-46 e Jl 3:1,2,13-14) e o Julgamento (dos indivíduos) no Grande Trono Branco (Ap 20:11-15, comp. 2Pe 3)


a) O JUIZ:
-- J.Nações: o juiz será o Filho do homem Mt 25:31 Quando, porém, vier o Filho do homem na Sua glória, e todos os santos anjos [juntamente] com Ele, então Se assentará Ele sobre [o] trono d[a] Sua glória:
-- J.T.Branco: o juiz será Deus Ap 20:12 "E vi os mortos, pequenos e grandes, tendo se postado de pé perante DEUS. E [os] livroS- rolo foram abertos. E outro livro- rolo foi aberto, o qual é [aquele] de a Vida. E foram julgados, os mortos, provenientes- de- dentro- das coisas tendo sido escritas nos livroS- rolo , [julgados] segundo as obras deles."
. Mais especificamente, será Deus o Filho Jo 5:22-27 "22 Porque o Pai a nenhum homem julga, mas todo [o] julgamento tem dado a o FILHO, ... 27 E autoridade deu a Ele também, para julgamento fazer: porque Ele é [também] o Filho do homem.".

b) Os JULGADOS
-- J.Nações: os indivíduos (pois todo julgamento sobre salvação/ condenação para sempre são sempre e somente sobre pessoas individuais Ez 18:20 "A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará [sobre si] a iniquidade do seu pai, nem o pai levará [sobre si] a iniquidade do seu filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.") que restarem vivos ao final da 70-SD, de entre todas as nações gentílicas Mt 25:32 "E serão reunidas diante dEle todas as NAÇÕES, e Ele os apartará uns para longe dos outros, tal como o pastor aparta as ovelhas para longe dos bodes;"
-- J.T.Branco: No Arrebatamento, todos os mortos que creram, a começar por Adão, serão ressuscitados e, juntamente com todos os vivos que creram, receberão corpos glorificados, e para sempre viverão e gozarão junto ao Senhor (ver cap. 5 "2º Grupo do 1º Tipo de Ressurreição", cap. 19 "3º Grupo do 1º Tipo de Ressurreição") e cap. 22 "4º Grupo do 1º Tipo de Ressurreição", deste livro).
. Ao final da 70-SD, podemos assumir (por legítima analogia com o dia do Arrebatamento) que todos (judeus e prosélitos) que, durante 70-SD, foram convertidos a Cristo e morreram, também serão ressuscitados, receberão corpos glorificados, e para sempre viverão e gozarão junto ao Senhor; e todos (judeus e prosélitos) os que durante a 70-SD creram mas restarem vivos ao seu final, serão permitidos entrar no Milênio, tendo corpos não glorificados e permitidos se reproduzir.
. Ao final do Milênio, podemos assumir (também por legítima analogia com o dia do Arrebatamento) que todos (judeus e prosélitos) que, durante ele, foram convertidos a Cristo e morreram, serão ressuscitados para sempre, com corpos glorificados, e todos (judeus e prosélitos) que, durante ele, foram convertidos a Cristo, e não morreram, terão seus corpos transformados em imortais, incorruptíveis e incapazes de pecar. Ambos para sempre viverão e gozarão junto ao Senhor, no Novo Céu e na Nova Terra.
. Portanto, ao final do Milênio, todos os que foram convertidos, durante todos os tempos, já estarão em corpos ressuscitados e eternamente glorificados, e todos os que, durante todos os tempos, não creram, estarão mortos e no inferno.
. Portanto, todos os que vão ser julgados no Grande Trono Branco TERÃO MORRIDO, morrido sem nunca terem crido e sido salvos, e terão sido RESSUSCITADOS EM PERDIÇÃO Ap 20:12 E vi os MORTOS, pequenos e grandes, tendo se postado de pé perante Deus. E [os] livroS- rolo foram abertos. E outro livro- rolo foi aberto, o qual é [aquele] de a Vida. E foram julgados, os MORTOS, provenientes- de- dentro- das coisas tendo sido escritas nos livroS- rolo , [julgados] segundo as obras deles.
c) O LUGAR:
-- J.Nações: será sobre a terra, porque o Rei já estará sobre ela. Mais precisamente, este julgamento será no vale de Jeosafá Jl 3:2,13-14 " 2 Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de JEOSAFÁ; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do Meu povo, e da Minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a Minha terra. ... 14 Multidões, multidões no vale da decisão ; porque o dia do SENHOR [está] perto, no vale da decisão. LTT"
. Não se tem certeza de qual vale é esse. Mas "Jeosafá" significa "Jeová julga", portanto pode ser o vale a ser criado quando o Cristo fender o Monte das Oliveiras Zc 14:4 "E naquele dia [estarão] os Seus pés sobre o monte das Oliveiras, que [está] defronte de Jerusalém, ao oriente; e o monte das Oliveiras tem sido fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte será apartado para o Norte, e a [outra] metade dele para o Sul.".
-- J.T.Branco: não será no céu nem na terra Ap 20:11 "E vi um grande trono branco e Aquele estando- assentado sobre ele, para- longe- de Cuja face FUGIU A TERRA E O CÉU, e lugar não foi achado para eles.", portanto não será em lugar algum da presente criação [pois o 1º céu (a atmosfera), e o 2º céu (o espaço cósmico), e a terra, terão sido reduzidos a nada (explosão atômica de cada átomo, totalmente transformando toda matéria somente em energia? (comp. 2Pe 3:7-12) Ou em nada?], mas certamente será diante do Grande Trono Branco de Deus, o qual pode-se pensar que estará no 3º céu.

d) O TEMPO:
-- J.Nações: será (logo) depois que o Senhor tiver trazido a Israel TODOS os judeus convertidos, de TODO o mundo Jl 3:1-2 1Porque, eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que farei voltar atrás o cativeiro de Judá e de Jerusalém, 2Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do Meu povo, e da Minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a Minha terra.
. E será antes do pleno estabelecimento do reino de mil anos, porque somente os aprovados neste julgamento [das nações] entram para o reino Mt 25:31,34 ... "34 Então dirá o Rei aos [que estiverem] à Sua direita: 'Vinde, aqueles tendo sido benditos do Meu Pai! Passai- a- possuir- por herança [o participar n]o reinar [(de Deus)] tendo-vos sido preparado desde [a] fundação d[o] mundo:"
-- J.T.Branco: será logo depois do término dos [primeiros] 1000 anos do reinar do Cristo, em carne e osso, sobre todo país de Israel e toda a terra Ap 20:5,12-13 5 (Mas os demais dos mortos não reviveram, até que fossem completados os mil anos). Esta [é] a ressurreição, a primeira. 12 E vi os mortos, pequenos e grandes, tendo se postado de pé perante Deus. E [os] livroS- rolo foram abertos. E outro livro- rolo foi aberto, o qual é [aquele] de a Vida. E foram julgados, os mortos, provenientes- de- dentro- das coisas tendo sido escritas nos livroS- rolo , [julgados] segundo as obras deles. 13 E deu o mar os mortos [que] dentro dele [estavam]. E a morte e o inferno deram os mortos [que] dentro deles [estavam]. E foram condenados, cada um, segundo as obras deles [mesmos].", . E será depois de Satanás ter sido solto do abismo sem fundo Ap 20:2-3 "2 E ele prendeu o dragão (O Serpente antigO, O qual é [o] Diabo e Satanás), e o acorrentou [por] mil anos. 3 E o lançou para dentro do abismo (- sem- fundo), e [ali] o encerrou, e pôs selo sobre ele, a fim de que não mais engane- faça- extraviar as nações, até que sejam completados os mil anos. E, depois disto, é necessário ser ele solto [por] um pouco de tempo."
. E será depois de Satanás ter levado à rebelião final todos os descrentes nascidos no Milênio, eles terem sido mortos, e Satanás ter sido lançado no Lago de Fogo por toda eternidade Ap 20:7-10 7 E, quando houveR sido completadO os mil anos, será solto Satanás para- fora- da sua prisão, 8 E sairá para enganar- fazer- extraviar as nações que [estão] nos quatro cantos da terra Gogue e Magogue para as ajuntar para batalha (das quais o número [é] como a areia do mar). 9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o acampamento dos santos e a cidade tendo sido amada. E desceu fogo proveniente- de- junto- de Deus, proveniente- de- dentro- do céu, e os devorou. 10 E o Diabo (aquele [que] os [está] enganando- fazendo- extraviar) foi lançado para dentro do Lago de Fogo e de enxofre, onde [estão] a Besta- Feroz e o Falso Profeta. E serão atormentados dia e noite para os séculos dos séculos.

e) A BASE PARA O JULGAMENTO:
-- J.Nações: a base é se cada indivíduo gentio da 70-SD realmente, verdadeiramente, creu, ou se ele descreu/ falsamente creu em o Cristo pregado no Evangelho do Reinar Mt 24:14 (pois salvação sempre é somente pela Mt 18:3 E disse: "Em verdade vos digo que, se não fordes convertidos e não vos fizerdes como os menininhos, de modo nenhum entrareis para o reinar dos céuS.), e se ele demonstrou isto pelo tratamento dado aos irmãos de Jesus (os judeus convertidos durante a 70-SD, particularmente os 144.000, quando estes forem perseguidos pelo Anticristo até serem mortos). Mt 25:40,45-46 40 E, havendo respondido, o Rei lhes dirá: 'Em verdade vos digo que, tanto quanto [o] FIZESTES a um [] destes MEUS IRMÃOS, o menor [deles], a Mim [o] fizestes.' ... 45 Então Ele lhes responderá, dizendo: 'Em verdade vos digo que, tanto quanto não [o] FIZESTES a um [] destes [meus irmãos], o menor [deles], também a Mim não [o] fizestes. 46E partirão estes para dentro d[o] castigo eterno; os justos, porém, [partirão] para dentro d[a] vida eterna."
-- J.T.Branco Ap 20:13: "E deu o mar os mortos [que] dentro dele [estavam]. E a morte e o inferno deram os mortos [que] dentro deles [estavam]. E foram CONDENADOS, cada um, segundo as OBRAS deles [mesmos]." Este julgamento não é para determinar quais julgados creram durante suas vidas e serão salvos (não é, pois estes já foram julgados em Cristo (Is 53:4-6; 2Co 5:21; 1Pe 2:24; Rm 3:24-26), já foram definitivamente salvos, e nunca serão passíveis de entrar em julgamento quanto céu versus inferno/ Lago de Fogo (Jo 3:18; 5:24) e, ao assistirem o julgamento do Grande Trono Branco, já entraram em seus abençoados estados (desde que receberam corpos glorificados) para sempre,
nem para determinar quais julgados nunca creram (ver "Os Julgados", pouco acima), já estavam perdidos e sofrendo (mesmo sem corpos como conhecemos) no inferno, pois o inventário total de suas más obras provará que todos eles merecem a condenação para sempre.
. A base do julgamento será o inventário total das más obras de cada um, nunca cobertas pelo sangue de no Cristo. Embora eles já estejam sendo terrível, merecida, consciente e justamente punidos no INFERNO, as OBRAS dos nunca salvos (com agravantes em função da maior ou menor LUZ que receberam) definirão o GRAU de punição, para sempre, no LAGO DE FOGO Lc 12:47-48 "7E o escravo, aquele havendo sabido a vontade do seu senhor e não havendo-[se] aprontado nem havendo feito conforme a vontade dele, será batido com muitos [açoites]; 48Aquele, porém, não [a] havendo sabido e havendo feito [coisas] dignas de açoites, será batido com poucos [açoites]. A todo aquele, porém, a quem muito foi dado, muito será requerido de- ao- lado- dele; e a quem muito [lhe] confiaram, muito mais será pedido dele."

f) O RESULTADO:
-- J.Nações: haverá 2 qualidades de sentenças e 2 destinos que serão para sempre: em seus próprios corpos,
. as ovelhas (os raros que restaram vivos dentre os gentios que vieram a crer durante a 70-SD) entrarão (com os judeus convertidos) para o Reino Milenar (depois, em corpos glorificados, irão para o bem-aventurado estado que será para sempre, salvos),
. e os bodes (os gentios que não creram) terão que ir para o fogo do inferno (depois, em corpos indestrutíveis, irão para o estado final no Lago de Fogo) Mt 25:34,41 "34) Então dirá o Rei aos [que estiverem] à Sua direita: 'Vinde, aqueles tendo sido benditos do Meu Pai! Passai- a- possuir- por herança [o participar n]o reinar [(de Deus)] tendo-vos sido preparado desde [a] fundação d[o] mundo: ... 41 Então Ele dirá também aos [que estiverem] à [Sua] esquerda: 'Apartai-vos para longe de Mim ( tendo sido malditos), para dentro do fogo, o eterno, aquele tendo sido preparado para o Diabo e para os seus anjos:" Comp. Dn 7:14; Is 55:5; Mq 4:2
"Dn 7:14 E foi-Lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas O servissem; o Seu domínio [é] um domínio eterno, que não passará, e o Seu reino tal, que não [será] destruído. LTT"
"
Is 55:5 Eis que Tu chamarás a [uma] nação [que] Tu não conheces, e [uma] nação [que] nunca Te conheceu correrá para Ti, por amor ao SENHOR Teu Deus, e do Santo de Israel; porque Ele Te glorificou. LTT" "Mq 4:2 E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR, e à casa do Deus de Jacó, para que Ele nos ensine os Seus caminhos, e andemos pelas Suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR. LTT"
-- J.T.Branco: 1 só sentença e 1 só destino que será para sempre Ap 20:15 "E quem quer que não foi achado no grande- livro- rolo de a Vida [] tendo sido escrito, foi lançado para dentro do Lago de Fogo."
. Como vimos em "A Base para o Julgamento", os descrentes de todos os séculos, todos eles tendo morrido e ressuscitado em corpo imperecível, serão eternamente lançados no Lago de Fogo que durará para sempre. A punição será terribilíssima para todos, mas terá graus de acordo com as suas más obras e a luz que receberam em vida Lc 12:47-48 "47 E o escravo, aquele havendo sabido a vontade do seu senhor e não havendo-[se] aprontado nem havendo feito conforme a vontade dele, será batido com muitos [açoites]; 48Aquele, porém, não [a] havendo sabido e havendo feito [coisas] dignas de açoites, será batido com poucos [açoites]. A todo aquele, porém, a quem muito foi dado, muito será requerido de- ao- lado- dele; e a quem muito [lhe] confiaram, muito mais será pedido dele."

g) NOME DADO AO TRONO DO JUIZ, CRISTO:
-- J.Nações: o Trono da Sua Glória Mt 25:31 Quando, porém, vier o Filho do homem na Sua glória, e todos os santos anjos [juntamente] com Ele, então Se assentará Ele sobre [o] trono d[a] Sua glória:
-- J.T.Branco: um Grande Trono Branco Ap 20:11 E vi um grande trono branco e Aquele estando- assentado sobre ele, para- longe- de Cuja face fugiu a terra e o céu, e lugar não foi achado para eles.

h) RESSURREIÇÃO CONECTADA:
-- J.Nações: nenhuma ressurreição conectada;
-- J.T.Branco: a ressurreição do 2º tipo, para a morte (para sempre) Ap 20:13 E deu o mar os MORTOS [que] dentro dele [estavam]. E a MORTE e o INFERNO deram os MORTOS [que] dentro deles [estavam]. E foram condenados, cada um, segundo as obras deles [mesmos].

25.6. Os Salvos Já Mortos, Do VT E Da 70-SD, São Ressuscitados E Galardoados- Premiados


(Dn 12: 1-3; Is 26:19; Ap 20:4; 11:15).
    Dn 12:1-3 1 E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve [qualquer] nação até àquele tempo; mas naquele tempo o teu povo será libertado, todo aquele que for achado escrito no livro- rolo . 2 E muitos de entre os que dormem no pó da terra ressuscitarão, estes para vida eterna, e os outros para vergonha [e] desprezo eterno. 3 Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que movem muitos para serem justificados, [resplandecerão] como as estrelas sempre e eternamente. LTT
   
Is 26:19 Os Teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e cantai- retumbando- de- júbilo, os que habitais no pó, porque o teu orvalho [será como] o orvalho das ervas, e a terra lançará [de si] os mortos. LTT    Ap 20:4 E vi tronos, e se assentaram sobre eles, e [poder de] julgamento lhes foi dado. E [vi] as almas daqueles tendo sido decapitados- por- machado por causa do testemunho de Jesus, e por causa de a Palavra de Deus, e os que não adoraram a Besta- Feroz , nem a sua imagem, e não receberam a marca- sinal [dela] sobre a testA deles, nem sobre a mãO deles. E viveram, e reinaram com [o] Cristo mil anos LTTAp 11:15 E o sétimo anjo fez- soar- [sua-] trombeta. E houve grandes vozes no céu, dizendo: "Vieram a ser, os reinos deste mundo, [os reinos] de o nosso Senhor e de o Seu Cristo; e Ele reinará para os séculos dos séculos." LTT

25.7. A Estrada dos Judeus Redimidos, AJUNTANDO-OS Em Israel Desde Toda A Terra


Para entrarem no Reinar Milenar, os judeus convertidos e redimidos serão pelos gentios trazidos para Israel com todos os cuidados, sustento e honrarias Is 49:22-23; 60:8-10.
22) Assim diz o SENHOR: Eis que levantarei a mão para as nações e, ante os povos, arvorarei a minha bandeira; então, trarão os teus filhos nos braços, e as tuas filhas serão levadas sobre os ombros. 23) E os reis serão os teus aios, e as suas princesas, as tuas amas; diante de ti, se inclinarão com o rosto em terra e lamberão o pó dos teus pés, e saberás que eu sou o SENHOR e que os que confiam em mim não serão confundidos. 8) Quem são estes que vêm voando como nuvens e como pombas, às suas janelas? 9) Certamente, as ilhas me aguardarão, e, primeiro, os navios de Társis, para trazer teus filhos de longe, a sua prata e o seu ouro com eles, na santificação do nome do SENHOR, teu Deus, e do Santo de Israel, porquanto te glorificou. 10) E os filhos dos estrangeiros edificarão os teus muros, e os seus reis te servirão, porque, no meu furor, te feri, mas, na minha benignidade, tive misericórdia de ti.

Este reajuntamento dos judeus convertidos está profetizado em muitíssimas passagens: Dt 30:1-5; Is 10:21; 11:11-16; 14:1; 27:12-13; 35:8-10; 43:5-6; 49:12, 22; 51:11; 56:8; 62:10; 66:19-21; Jr 30:3, 10, 18; 31:7-10; 32:37; 33:7; 46:27; 50:4-5; Ez 16:53; 20:41-42; 28:25; 34:13; 36:24; 37:21; 39:25; Os 3:4-5; Jl 3:1; Am 9:14-15; Mq 4:12; Sf 3:18-20; Zc 8:8; 10:6-10; Mt 24:31

Elas descrevem um segundo reajuntamento, futuro Mt 24:31; Is 11:10-11 (que será desde os confins da terra Ez 20:34; Is 11:12; 43:5-6; 49:12) não o primeiro, que foi apenas desde a Assíria/Babilônia Is 10:20-27; 44:26-45:8, nem o reajuntamento do livro de Êxodo, pois este foi de todo Israel e não apenas de um remanescente, e essas passagens falam de reajuntamento futuro,
    Mt 24:31) E Ele enviará os Seus anjos com grande clamor de uma trombeta; e eles ajuntarão os eleitos dEle, para- fora- dos quatro ventos, desde [umas] extremidadeS d[os] céuS até [outras] extremidadeS deleS. LTTIs 11:10) E acontecerá, naquele dia, que as nações perguntarão pela raiz de Jessé, posta por pendão dos povos, e o lugar do seu repouso será glorioso. 11) Porque há de acontecer, naquele dia, que o Senhor tornará a estender a mão para adquirir outra vez os resíduos do seu povo que restarem da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elão, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar.Ez 20:34) E vos tirarei dentre os povos, e vos congregarei das terras nas quais andais espalhados, com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada. LTT
Is 11:2) E levantará um pendão entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra.
Is 43:5) Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua semente desde o Oriente e te ajuntarei desde o Ocidente. 6) Direi ao Norte: Dá; e ao Sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra,Is 49:12) Eis que estes virão de longe, e eis que aqueles, do Norte e do Ocidente, e aqueles outros, da terra de Sinim.
O remanescente judaico, convertido, será reunido sob a bandeira de o Cristo Is 11:10, 12; 49:22; Jr 31:8
Is 11:10) E acontecerá naquele dia que a Raiz de Jessé, a qual [estará] posta por estandarte dos povos, [será] buscada pelos gentios; e o lugar do Seu repouso [será] glorioso. 12) E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra.Is 49:22) Assim diz o Senhor DEUS: Eis que levantarei a Minha mão para os gentios, e ante os povos arvorarei a Minha bandeira; então trarão os teus filhos nos braços, e as tuas filhas serão levadas sobre os ombros [deles].
Jr 31:8) Eis que os trarei da terra do Norte, e os congregarei das extremidades da terra; entre os quais haverá cegos e aleijados, grávidas e as mulheres [que estão] em trabalho de parto, juntamente; em grande congregação voltarão para aqui.

O reajuntamento será acompanhado de:

Muito choro (de grande arrependimento) e súplicas (por perdão) Jr 31:9,
9) Virão com choro, e com súplicas os guiarei; os farei andar junto aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão, porque [sou] um pai para Israel, e Efraim [é] o Meu primogênito.

Grande canto retumbante + gozo + alegria com muitos risos. Incessantes: enquanto viajam, trabalham, descansam, etc. Is 51:11; 35:10
11) Assim voltarão os redimidos do SENHOR, e virão a Sião com canto- retumbante, e perpétua alegria [haverá] sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão.
Is 35:10)
E os resgatados do SENHOR voltarão; e virão [a Sião] com cantos- retumbantes, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e [deles] fugirá a tristeza e o gemido."


O caminho será de:

Santidade (exclusivo dos judeus santificados) Is 35:8. O caminho não será usado pelo imundo. É dedicado aos judeus convertidos que amam a Lei de Deus.
8) E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o Caminho de SANTIDADE; o imundo não passará por ele, mas [será] para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.
Sabedoria [até mesmo para os que não a tinham, mas passaram a caminhar no caminho] Is 35:8 (acima).

Segurança; não haverá perigo, Is 35:9
9) Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; porém só os redimidos andarão [por ele]


A redenção (resgate) é certa Is 49:14-16: uma mulher pode esquecer o filho dela, mas Deus não esquecerá Israel.
14) Porém Sião diz: [] me desamparou o SENHOR, e o meu Senhor se esqueceu de mim. 15) [Porventura] pode uma mulher esquecer-se tanto de seu [filho] que amamenta, que não se compadeça [dele], do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo Eu não Me esquecerei de ti.

Deus gravou Israel sobre as palmas das Suas mãos Is 49:16.
16) Eis que nas palmas das [Minhas] mãos Eu te gravei; os teus muros [estão] continuamente diante de Mim.

A população de Israel será tão grande que seu território terá que ser expandido Is 49:19-20.
19) Porque nos teus desertos, e nos teus lugares solitários, e [na] tua terra destruída, agora te verás apertada de habitantes, e os que te devoravam se afastarão para longe de ti. 20) Os filhos que tiverdes, depois de perderdes os outros, dirão [de volta] aos teus ouvidos: Muito estreito [é] para mim este lugar; dá-me lugar em que eu possa habitar.

Israel se surpreenderá com um tão grande número de judeus preservados na dispersão de séculos. Is 49:21-22.
21) E dirás no teu coração: Quem me gerou estes? Pois eu [estava] desfilhada e solitária; entrara em cativeiro, e fora removida de uma para outra parte; quem, pois, [me] criou estes? Eis que eu fui deixada sozinha; [e] estes onde [estavam]? 22) Assim diz o Senhor DEUS: Eis que levantarei a Minha mão para os gentios, e ante os povos arvorarei a Minha bandeira; então trarão os teus filhos nos braços, e as tuas filhas serão levadas sobre os ombros [deles].

25.8. Israelenses Vivos São Individualmente: Julgados, Rejeitados Ou Admitidos, Condenados Ou Premiados


Ez 20:30-39; Mt 24:32-51; 25:1-30.     Ez 20:30-39 ... 35 E vos levarei ao deserto dos povos; e ali face a face entrarei em juízo convosco; 36 Como entrei em juízo com vossos pais, no deserto da terra do Egito, assim entrarei em juízo convosco, diz o Senhor DEUS. 37 Também vos farei passar debaixo da vara, e vos farei entrar no ligamento da aliança. 38 E separarei para fora de entre vós os rebeldes, e os que transgrediram contra Mim; da terra das suas peregrinações os tirarei, mas na terra de Israel não entrarão; e sabereis que Eu [sou] o SENHOR. .... LTT
   
Mt 24:32-51 ... 50 Virá o Senhor daquele escravo em um dia em que ele não [O] espera, e numa hora em que ele não sabe, 51 E o cortará em dois, e destinará a sua porção [ser juntamente] com os hipócritas: ali haverá o pranto e o ranger dos dentes. LTT
   
Mt 25:1-30 ... 11 Depois, então, chegaram também as outras virgens, dizendo: 'Ó senhor, ó senhor, abre-nos!' 12 Ele, porém, havendo respondido, disse: 'Em verdade vos digo que não vos tenho conhecido.' 13 Vigiai, pois, porque não tendes sabido o dia nem a hora em que o Filho do homem vem. ... 26 havendo, porém, respondido, o seu senhor lhe disse: 'Ó mau e negligente escravo! tinhas sabido que eu ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei ? 27 Era, pois, necessário a ti haver enviado- confiado o meu dinheiro aos banqueiros e, havendo [eu] vindo, *eu* recebi o meu próprio [dinheiro] juntamente- com [os] juros. 28 Tirai, pois, para longe dele, o talento, e dai-[o] àquele [que está] tendo os dez talentos. 29 Porque a todo aquele [que está] tendo, será dado, e terá em abundância; mas, proveniente- de- junto- daquele [que] não [está] tendo, até mesmo o que tem será tirado para longe dele. 30 30, E, ao escravo inútil, lançai-o fora, para dentro da treva, a mais exterior; ali haverá o pranto e o ranger dos dentes. LTT

25.9. A Abominação Da Desolação Permanece Até O Dia 2550, Só Então Será Removida


A imagem-ídolo da abominação da desolação (ídolo de O Anticristo), que foi posta de pé na metade da Semana, que é seu dia 1260, permanecerá de pé até o dia 2550 (30 dias após os 1.260 dias da segunda metade da Semana), quando, só então, será removida.
    Dn 12:11 "E, desde o tempo {*} em que o [sacrifício] contínuo for tirado (e posta a abominação desoladora), haverá mil duzentos e noventa dias." {* o dia 1260 da 70-SD} LTT

25.10. Construção (pelo Cristo) Do 4º Templo, Para O Milênio



O próprio Senhor Jesus Cristo reconstruirá o Templo Milenar
no seu exato lugar de sempre, em Jerusalém, e será sempre seu o Sumo Sacerdote, além de ser o Rei sobre toda a Terra Zc 6:12-13.
12E fala-lhe, dizendo: Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Eis aqui o Homem cujo nome [é] RENOVO ; Ele brotará do Seu lugar, e edificará o templo do SENHOR. 13 Ele mesmo edificará o templo do SENHOR, e Ele carregará a glória; assentar-Se-á sobre o Seu trono, e dominará, e [será] sacerdote sobre o Seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos.

Não sabemos se

a) o Cristo reconstruirá o 4º Templo milagrosamente em 1 só segundo; ou se
b) o Cristo o reconstruirá milagrosamente e em 3 noites e 3 dias completos (em analogia com Jo 2:19-21); ou se
c) o Cristo o reconstruirá através de dirigir, por meses, a reconstrução, por nós (os Seus servos), começando pouco depois do dia final da 70ª Semana e terminando em menos de 75 dias, antes do pleno início do Reinar Milenar.

Mas certamente voltará a existir o Templo de Jerusalém, sobre o Monte Sião, o único local na terra para adoração direta e para ofertas de sacrifícios de animais a Deus. O 4º Templo, seus sacrifícios, etc. é descrito em pormenores, em 7 (ou 8) capítulos, Ez 40:1-46:24 (ou mesmo incluindo até o capítulo 48). Alguns dos sacrifícios (tais como o cordeiro da Páscoa) (mas não todos eles) e algumas das festas (tais como a Festa dos Tabernáculos] do VT são reinstituídos (mas não todos eles), porém tais sacrifícios e festas são modificados e passam a ser de natureza RETROSPECTIVA, não expiatória.
Estude o livro http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/AdoracaoEJulgamentoDuranteMilenio-JKnox-Helio.mht , com Internet Explorer, ou, futuramente, http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/AdoracaoEJulgamentoDuranteMilenio-JKnox-Helio.htm

25.11. Começam 7 Meses Em Que Os Israelitas Estarão Enterrando (e os animais comendo) Cadáveres Dos Exércitos De Gogue


Começam os 7 meses (começados ao fim da 70-SD) (Ez 39:11-20) em que aves carniceiras, e feras do campo, estarão se alimentando dos cadáveres dos exércitos que tinham sido liderados pela Rússia (o homem Gogue, da terra de Magogue) e diretamente aniquilados por Deus, e os Israelitas estarão enterrando tais cadáveres.
    Ez 39:11-20 11 E sucederá que, naquele dia, darei a Gogue [um] lugar ali, uma sepultura em Israel, o vale dos que passam ao oriente do mar; e isto fará parar [os narizes] dos que por ali passarem; e, ali, sepultarão Gogue e toda a sua multidão, e chamarão o vale de Hamongogue [«A Multidão de Gogue»]. 12 E a casa de Israel os estará enterrando durante sete meses, para purificar a terra. 13 Sim, todo o povo da terra os enterrará, e [será] para eles memorável dia [em que] Eu for glorificado, diz o Senhor DEUS. 14 E separarão homens que incessantemente percorrerão a terra, para que eles, juntamente com os que passam, sepultem os [cadáveres] que tiverem restado sobre a face da terra, para a purificarem; ao final dos sete meses farão esta busca. 15 E quando aqueles que passam através da terra tiverem passado através [dela], e [qualquer deles] vir um osso de homem, porão ao lado um sinal; até que os enterradores o tenham enterrado no vale de Hamongogue [«A Multidão de Gogue»]. 16 E também o nome da cidade [será] Hamona [«A Multidão»]; assim purificarão a terra. 17 Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o Senhor DEUS, dize às aves de toda espécie, e a todos os animais do campo: Ajuntai-vos e vinde, congregai-vos de toda parte para o Meu sacrifício, que Eu sacrifiquei por vós, um sacrifício grande, sobre os montes de Israel, e comei carne e bebei sangue. 18 Comereis a carne dos poderosos e bebereis o sangue dos príncipes da terra; dos carneiros, dos cordeiros, e dos bodes, [e] dos novilhos, todos eles cevados de Basã. 19 E comereis a gordura até vos fartardes e bebereis o sangue até vos embebedardes, do Meu sacrifício que sacrifiquei por vós. 20 E, à Minha mesa, fartar-vos-ei de cavalos, de carros, de homens poderosos, e de todos os homens de guerra, diz o Senhor DEUS. LTT

25.12. Começam 7 Anos Em Que Israelitas Farão Fogo Com As Armas Deixadas Pelos Exércitos De Gogue


Começam (ao fim da 70-SD, o dia 2520) os 7 anos em que os Israelitas farão fogo (para cozinhar, aquecer, iluminar, produzir eletricidade, fazer indústrias funcionar?) usando as armas deixadas pelos exércitos liderados pela Rússia (o homem Gogue, da terra de Magogue) e aniquilados diretamente por Deus. Ez 39:9-10.
    Ez 39:9-10 9 E os habitantes das cidades de Israel sairão, e farão um fogo com as armas, e as queimarão, tanto os escudos como as rodelas, os arcos e as flechas, os dardos de mão e as lanças; e queimarão [tudo] isso em fogo, durante sete anos. 10 E não trarão lenha do campo, nem [a] cortarão para fora dos bosques, mas com as armas acenderão fogo; e saquearão aos que os saquearam, e despojarão aos que os despojaram, diz o Senhor DEUS. LTT

Talvez tais armas não apenas sejam queimadas na maior fogueira já vista, mas também sirvam de fogo para cozinhar, aquecer, iluminar, produzir eletricidade, fazer siderúrgicas e outras indústrias funcionarem? Talvez todo tipo de energia para o país seja extraída de combustíveis de veículos e de componentes nucleares das armas deixadas pelos exércitos de Gogue?

25.13. Em Todo O Mundo, Começam Outros Aspectos De Limpeza E Reconstrução Para O Reinar Milenar



Quanto à limpeza e purificação sobre toda a terra, homens estarão enterrando (e aves carniceiras e animais carniceiros estarão comendo) os restos de dezenas de milhões de cadáveres insepultos, e homens estarão queimando a madeira (e combustíveis) e tudo que possa ser queimado, das armas dos exércitos inimigos de Deus, veja as seções 25.11 e 25.12, visando que a limpeza- purificação de toda a terra seja completada antes do início do pleno reinar milenar, no dia 2596.

Quanto à reconstrução de toda a terra (que estará tão tremendamente destruída), o próprio Deus, diretamente, a estará maravilhosamente reconstruindo, fazendo-a, toda ela, voltar a ser quase tão maravilhosa quando o Jardim do Éden foi em Gn 2, com a única diferença de que ainda haverá morte (natural, em elevada idade), porque ainda haverá pecado (mesmo que sem ser permitido se expressar ao máximo) na natureza dos homens de corpos não glorificados.
Is 35:1-2, 6-7
    Is 35:1-2 1 "O deserto e o lugar seco se alegrarão por elas; e o ermo exultará e florescerá como a rosa. 2 Abundantemente florescerá, e também jubilará de alegria e cantará; a glória do Líbano se lhe deu, a excelência do Carmelo e Sarom; elas (as criaturas) verão a glória do SENHOR, o esplendor do nosso Deus. LTT    Is 35:6-7 6 Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantarão- retumbando- de- júbilo; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo. 7 E a terra seca se tornará em lagoas, e a terra sedenta em fontes de águas; [e] nas habitações em que jaziam os dragões [haverá] capim com canas e juncos. LTT Não posso ser dogmático, mas acredito e espero que alguma porção da reconstrução da terra será parte de nosso abençoado trabalho no Milênio Is 61:4; Am 9:11,14-15.
Is 61:4 E edificarão os lugares antigamente assolados, [e] erguerão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração. LTT Am 9:11 Naquele dia levantarei o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e levantarei as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade; LTT Am 9:14-15  14 E farei retroceder o cativeiro do Meu povo Israel, e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o vinho delas, e farão pomares, e lhes comerão o fruto. 15 E plantá-los-ei na sua terra, e não [serão] mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o SENHOR teu Deus."  LTT

 


26. -->> DIAS [2551-2595]: 2º Intervalo Entre Fim Da 70-SD E Começo Do Milênio: Construção do Templo para o Milênio; ceia das aves; queima de armas; descontaminação da Terra



(O 2º intervalo (de 45 dias) profético, começando 30 dias após o fim da 70ª semana e terminando no dia de efetivo início do Milênio)
Hélio de Menezes Silva, começando em 2011 e concluindo em 22.01.2018
(Membro da IBBF – Soledade, PB)



26.1. Por Que E Para Que Esses 45 Dias De 2551 A 2595?


Daniel 12:11-12 "11 E desde o tempo em que o [sacrifício] contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias. 12 Bem-aventurado o que espera e chega até MIL TREZENTOS E TRINTA E CINCO DIAS.[- "mil trezentos e trinta e cinco dias", após o dia 1260 (quando o sacrifício contínuo é tirado e posta a abominação desoladora), que é o meio da 70ª Semana, chegam ao dia (1260+1335 =) 2595 após início da 70-SD, isto é, dia 75 após o final do 70-SD (no dia 2520).]
Repetiremos em parte uma citação do Pr. Kelly Sensenig que fizemos na Seção 25.1 (salte isso, se quiser):

<<Daniel 12:12 ("Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias.") adiciona mais 45 dias adicionais que seguirão a extensão de tempo de 30 dias (totalizando 1.335 dias). Isso faz com que a extensão total do tempo, ou o intervalo de tempo de transição que existe entre o final do período de Tribulação e o [efetivo] início do Reinar Milenar, seja de [30+45 =] 75 dias.<< No calendário judaico normal [1 ano profético = 360 dias], os 3 ½ anos da segunda metade [ver Dn 9:27] da Tribulação são 1.260 dias (Ap 11:3; 12:6). Mas, agora, Dn 12:11 diz que há 30 dias adicionais ([a segunda metade se alonga para 1.290 dias), e depois [diz que há mais] 45 dias adicionais (Dn 12:12) se seguindo ao período de Tribulação de 7 anos, fazendo o número total de dias do intervalo de tempo de transição chegar a ser de 75 [dias]. Em essência, há um intervalo de tempo de transição de tempo de 75 dias que existe entre o fim do Período de Tribulação e o [efetivo] início do Reinar Milenar. <<A matemática fica parecida com essa: 1.260 + 30 + 45 = 1.335 ("mil trezentos e trinta e cinco dias" - Dn 12:11-12). Esta é uma extensão de tempo de 75 dias [que veem após os 3 ½ anos = 1260 dias de acordo com o] calendário judeu normal. 1.335 - 1.260 = 75 dias. [que veem após os 3 ½ anos = 1260 dias de acordo com o] calendário judeu normal. 1.335 - 1.260 = 75 dias.>>

Extraído e traduzido do Pr. Kelly Sensenig, http://www.bereaninternetministry.org/Papers/Prophetic%20Gaps.doc     

26.2. Continuarão Purificações, Construções, Treinamentos E Demais Preparações Para O Pleno Reinar Milenar


Continua tudo o que foi iniciado mas não concluído no intervalo anterior (dias [2521 a 2550]), até que comece o pleno Reinar Milenar (que consideramos que seja quando o 4º Templo, de magnífica construção já concluída,) for solenemente inaugurado, seu eterno Sumo Sacerdote (o Cristo) realizar seu primeiro sacrifício diário (agora de natureza memorial, não profética), seu eterno Rei sentar no eterno trono que lhe foi prometido (o trono de Davi 2Sm 7:12-16, que ficava em Jerusalém 2Sm 5:5)
2Sm 7:12-16  12 Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti [um dentre] a tua semente, o qual procederá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. 13 Este edificará uma casa ao Meu nome, e Eu confirmarei o trono do seu reino para sempre. 14 Eu lhe [serei] por pai, e ele Me [será] por filho; e, se ele vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens. 15 Mas a Minha benignidade não se apartará dele; como [a] tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. 16 Porém a tua casa e o teu reino [serão] firmados para sempre diante de ti; teu trono [será] estabelecido para sempre." LTT2Sm 5:5 Em Hebrom [Davi] reinou sobre Judá sete anos e seis meses, e em Jerusalém [Davi] reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá.  LTT
1) Continua a construção do Templo Para o Milênio, preparação de seus aparatos e utensílios, treinamento dos seus servidores; veja seção 25.10.

2) Continuam os 7 meses em que os israelitas estarão enterrando (e animais carnívoros comendo) todos os cadáveres dos exércitos que tinham sido liderados pela Rússia (o homem Gogue, da terra de Magogue) e diretamente aniquilados por Deus; veja seção 25.11.
3)
Continuam os 7 anos em que israelitas farão fogo com as armas deixadas pelos exércitos que tinham sido liderados pela Rússia; veja seção 25.12.
4)
Continuam, em todo o mundo, os outros aspectos da reconstrução do velho planeta terra, visando o pleno Reinar Milenar. Isso talvez continue a ter cumprimento somente durante o pleno Reinar Milenar.
Repito, da seção 25.13:

Quanto à reconstrução de toda a terra que estará tão tremendamente destruída, o próprio Deus, diretamente, a estará maravilhosamente reconstruindo Is 35:1-2; 35:6-7, Is 35:1-2 1 "O deserto e o lugar seco se alegrarão por elas; e o ermo exultará e florescerá como a rosa. 2 Abundantemente florescerá, e também jubilará de alegria e cantará; a glória do Líbano se lhe deu, a excelência do Carmelo e Sarom; elas (as criaturas) verão a glória do SENHOR, o esplendor do nosso Deus. LTT
   
Is 35:6-7 6 Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantarão- retumbando- de- júbilo; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo. 7 E a terra seca se tornará em lagoas, e a terra sedenta em fontes de águas; [e] nas habitações em que jaziam os dragões [haverá] capim com canas e juncos. LTT

Deus fará toda a terra voltar a ser quase tão maravilhosa quanto o Jardim do Éden de Gn 2, veja Ez 36:35:Ez 36:35) E dirão: Esta terra assolada ficou como jardim do Éden: e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas, [estão] fortificadas [e] habitadas,
A única diferença será que, no Milênio, ainda haverá morte (natural, em elevada idade Is 65:20 ) Não haverá mais nela criança de [poucos] dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá da idade de cem anos; porém o pecador de cem anos de idade [será] amaldiçoado.    ,

porque ainda haverá pecado na natureza dos homens de corpos não glorificados (mesmo sem ser permitido o pecado se expressar ao máximo Is 11:9)
Não se fará mal nem dano algum em todo o Meu santo monte, ... . 
Não posso ser dogmático, mas acredito e espero que alguma porção da
reconstrução da terra será parte de nosso abençoado trabalho no Milênio Is 61:4; Am 9:11,14-15. Is 61:4 E edificarão os lugares antigamente assolados, [e] erguerão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração. LTTAm 9:11 Naquele dia levantarei o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e levantarei as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade; LTTAm 9:14-15  14 E farei retroceder o cativeiro do Meu povo Israel, e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o vinho delas, e farão pomares, e lhes comerão o fruto. 15 E plantá-los-ei na sua terra, e não [serão] mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o SENHOR teu Deus."  LTT



Hélio de Menezes Silva, 2011, 2018

 

Sinopse para Contracapa (cabe em 15 x 21cm):
Devemos "cavar" nas profecias da Bíblia com seriedade, afinco e ferramentas corretas (ser salvo, crer em cada palavra da Bíblia, interpretar de modo literal- normal, saber dividir as Escrituras, etc.). Assim, embora não queiramos inventar nada, descobriremos muito mais do que sabíamos antes de "cavar".

Esboçarei o que, estudando na Bíblia por alguns anos, pude descobrir sobre a natureza, o aproximado intervalo de tempo, ou a aproximada sequência dos eventos que hão de se passar na 70ª Semana de Daniel (70-SD), aproximadamente na seguinte ordem:

Arrebatamento, Ressurreição, início do Tribunal para Premiação
144.000 judeus começam a pregar
Aliança de 7 Anos, do Anticristo
[Dia 1] 1º selo, 1º cavalo, o Anticristo conquista, falsa paz, é aceito
[250] Sacrifício e oblações recomeçam
[251 a 1256] Prosperidade, aparente paz, 1 só governo, 1 só religião
[1256,5 e 1257]: As 2 Testemunhas, Diabo precipitado, o Anticristo recebe todo o poder de Satanás, é assassinado
[1257 a 1260]: Perplexidade e caos
[1260]: O Anticristo ressuscitado, aliança quebrada, imagem adorada, marca sobre pessoas
[1260 a 2369]: 2º ao 4º cavalo, 2º ao 5º selo, 1ª à 4ª trombeta, 1ª à 5ª taça
[2370 a 2516]: Vizinhos atacam, Israel os destroi, Rei do Sul e Rússia (sua 1ª vez) atacam, o Anticristo vence, 5 meses de tormentos sem morte, 5ª trombeta, Babilônia Religiosa destruída
[2516,5]: Assassinados os 144.000 e as 2 testemunhas, ajuntamento em Armagedom, ataque a Jerusalém, fuga para Bozra/ Petra
[2516,5 a 2520]: Mundo Regozija com cadáveres das 2 testemunhas
[2520.I]: Babilônia Política destruída, Mt 24 = últimos dias da 70-SD. O Anticristo no Lugar Santo
[DIA 2520.II]: Rússia (2ª vez) & Muçulmanos, Reis do Oriente, e o Anticristo atacam Israel. Deus os destrói. 6ª trombeta e 6ª taça. Anjos de Ap 14
[2520.III]: 6º ao 7º selo, 7ª trombeta, 7ª taça
[2520.IV]: Ressurreição e Arrebatamento (2 Testemunhas + 144.000 + salvos do VT e da 70-SD), 2ª Vinda do Cristo, conversão de Israel
[2520.V]: Parábolas e sinais de Mt 24, 25 referem-se ao finalzinho da 70-SD, não ao Arrebatamento
[2521-2550]: Os Anticristo e Falso Profeta lançados p/ Lago de Fogo, Satanás p/ Abismo, gentios- bodes p/ inferno, salvos já mortos (do VT e 70-SD) p/ ressurreição e premiação. Abominação da Desolação permanece até dia 2550
[2551-2595]: Construção do Templo do Milênio, ceia das aves, queima de armas, descontaminação da Terra.

Hélio de Menezes Silva, mar.2018.