A Ceia das Bodas do
Cordeiro
por Thomas Ice
(traduzido por
Valdenira N.M.S., ago. 2014)
Ap 19:7-9 7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe
glória; porquevindas são as BODAS do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. 8 E foi-lhe dado
que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são
as justiças dos santos. 9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são
chamados à CEIA das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras
palavras de Deus. ACF2007
- Apocalipse 19:7 - 9
Recentemente, em uma
conferência de profecia, me perguntaram se havia uma diferença na Bíblia entre
o casamento da noiva {Nota H1} (a igreja) com oCordeiro e a ceia das bodas do
Cordeiro. Eu respondi que eu acredito que a Escritura indica que há
umadiferença nessas coisas e que eles são dois eventos que acontecerão em dois
momentos diferentes da história. Deixe-me mostrar-lhe porque eu penso desta
maneira.
As BODAS do Cordeiro
De acordo com
Apocalipse 19:07, a noiva {Nota H1}, (que é composta pelos membros coletados e
a ela incorporados ao longo da era da igreja, e levados ao céu no
arrebatamento), está se aprontando para um evento iminente. Como é que a noiva
{Nota H1} ou a igreja se apronta? Ela se pronta vestindo-se de “linho fino,
puro e resplandecente” que é dito ser "os atos de justiça dos
santos." Esta declaração significa que, neste ponto da história (logo
antes da segunda vinda [a Revelação de Cristo, Sua 2ª vinda, vinda até pisar a
terra, ao final da Tribulação, 7 anos depois do Arrebatamento]), a soma total
da noiva {Nota H1}, o corpo de Cristo, está nos céus, e já passou pelo
julgamento Bema onde os crentes da era da igreja devem ser avaliados quanto à
sua fidelidade a Cristo durante a presente época (Rm 14:10;. 2 Coríntios 5:10).
O resultado de passar pelo tribunal de Cristo resulta em ser dado à noiva {Nota
H1} o linho fino que Apocalipse 19:8 diz: são as justiças dos santos.
Foi assim que
"Sua esposa se aprontou." Aprontou-se para quê? Ela se preparou para
as bodas do Cordeiro. Isso, na estrutura da linguagem figurada que está senda
usada nesta passagem, significa que o casamento (cerimônia de casamento) ocorre
logo antes da segunda vinda [a Revelação de Cristo, Sua 2ª vinda, vinda até
pisar a terra, ao final da Tribulação, 7 anos depois do Arrebatamento].
Mais tarde,
Apocalipse 19:14 diz: 14 E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e
vestidos de linho fino, branco e puro. Assim, tendo sido recém-casada com o
Cordeiro, a noiva {Nota H1} começa seu papel na história de reinar à direita de
Cristo (Ap 3:21), acompanhando o seu novo marido desde o céu em cavalos
brancos, a fim de participar do julgamento do Armagedom no segundo advento.
Arnold Fruchtenbaum explica ainda como se segue:
O anúncio do casamento
será feito (v. 6) e a Noiva {Nota H1} vai finalmente estar preparada (v. 7). A
razão pela qual a Noiva {Nota H1} estará agora totalmente pronta para a
cerimônia de casamento é porque ela vai ter todo o seu vestido de noiva {Nota
H1} em (v. 8). . . . isto também mostra que a cerimônia de casamento ocorre
após o Julgamento do Tribunal do Messias, quando os santos são recompensados
por seus atos na terra (1 Co 3:10-15). . . . Isto corresponde ao ritual de
purificação do sistema de casamento judaico. Os presentes à cerimônia de
casamento são os "poucos", ou seja, somente aqueles no céu, naquele
momento. [1]
A CEIA do Casamento
É neste ponto que
muitos cristãos de hoje, muitas vezes, confundem as bodas do Cordeiro com a
ceia das bodas do Cordeiro. Mas eles são dois eventos distintos que ocorrem em
dois momentos diferentes da história. Apocalipse 19:9 diz: ...: Bem-aventurados
aqueles que são chamados àCEIA das bodas do Cordeiro. ...
Esta passagem
claramente tem um olhar para a frente antecipando um tempo futuro. Ela não pode
se referir a qualquer um no céu desde que a igreja (a noiva {Nota H1}) é a
única entidade [composta daqueles em Cristo e de corpos já ressuscitados]
redimida no céu. No entanto, após a segunda vinda [a Revelação de Cristo, Sua
2ª vinda, vinda até pisar a terra, ao final da Tribulação, 7 anos depois do
Arrebatamento], quando os crentes de outras épocas serão ressuscitados (Dan.
12:2), juntamente com os santos da tribulação, tanto os mortais como os
ressuscitados (Ap 20:4), serão os convidados que serão convidados para esta
celebração da ceia. Eu acredito que as bodas serão durante a primeira parte do
reino milenar de Cristo. Fruchtenbaum diz:
Assim, os
"muitos" que são convidados para participar da festa de casamento na
terra são todos os santos do Antigo Testamento e os santos da Tribulação
ressuscitados depois da Segunda Vinda. Enquanto a cerimônia de casamento terá
lugar no céu pouco antes da Segunda Vinda, a festa de casamento terá lugar na
terra após a Segunda Vinda. Na verdade, parece que a festa de casamento é o
início do Milênio ou o Reino messiânico; a Igreja co-reinando com o Messias
começará com uma tremenda festa de casamento [2].
Há algumas passagens
do Novo Testamento que falam de Cristo comendo e banqueteando-se no reino e
são, em minha opinião, referências à celebração relacionada à ceia das bodas do
Cordeiro. Quais são algumas dessas passagens que fortemente implicam que a
celebração da ceia de casamento começa no reino milenar?
Mateus 8:11
Esta passagem diz: 11
Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à
mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
Aqui está um quadro
retratando os redimidos de todos os tempos (desde Adão até João, o batista)
sentando-se com Cristo no reino, e desfrutando de uma refeição juntos. Estes
são, provavelmente, os convidados que vemos mencionados em Apocalipse 19:09,
uma vez que eles são seres humanos resgatados das épocas que não fazem parte da
Igreja, a Noiva {Nota H1} de Cristo. Desta forma, haverá convidados na ceia das
bodas do Cordeiro, que serão capazes de celebrar o casamento da segunda pessoa
da Trindade com sua noiva {Nota H1}, a igreja.Lucas 13:28-29
As declarações feitas
por Jesus nesta passagem têm alguns paralelos com as coisas que Ele disse em Mateus
8:11, mas há também algumas diferenças. Ela diz: 28 Ali haverá choro e ranger
de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino
de Deus, e vós lançados fora. 29 E virão do oriente, e do ocidente, e do norte,
e do sul, eassentar-se-ão à mesa no reino de Deus.
Isto é no contexto de
Cristo repreendendo os líderes judeus do Seu tempo que estavam defendendo a
rejeição Messiânica de Jesus pela nação. Os líderes de Israel deste tempo
pensavam que eles estavam em aliança com Abraão, Isaque, Jacó e os profetas,
quando na realidade eles se opunham à própria mensagem deles ao não
reconhecerem Jesus como o Messias há muito prometido. Por isso, os outros virão
dos quatro cantos do mundo e experimentarão a comunhão do reino. Este jantar
com o Messias, provavelmente, terá início com a celebração que terá lugar na
ceia das bodas do Cordeiro. Como em Mateus 8:11, esses outros são os convidados
mencionados em Apocalipse 19:09. Lucas 22:16 - 18, 29-30
Esta é uma passagem
importante em relação à ceia das bodas do Cordeiro. Lemos em Lucas 22:16-18 o
seguinte: 16Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no
reino de Deus.17 E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e
reparti-o entre vós;18 Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até
que venha o reino de Deus.
Isso é chamado de
Ceia do Senhor, que Jesus inaugurou a fim da igreja praticar até a Sua volta
para buscar a Sua noiva {Nota H1}. A promessa de Cristo de não comer ou beber
novamente até que Ele volte quando o reino vier, significa que Ele não estará
comemorando as Suas bodas no céu antes de que desça na Sua segunda vinda [até
pisar a terra] com a Sua noiva {Nota H1}. Aqui Ele diz que a próxima vez que
ele comer e beber será na vinda do reino, que irá começar no início dos mil
anos do Seu reinado sobre a terra.
A ideia declarada
acima é reforçada no final da passagem de Lucas 22, quando Cristo diz o
seguinte nos versículos 29 e 30: 29 E eu vos destino o reino, como meu Pai mo
destinou, 30 Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos
assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.
Mais uma vez, Jesus
fala de comer e beber durante o reino. Este é o momento em que terá início a
comunhão pessoal nossa [já com corpos glorificados, já como Noiva {Nota H1}
desposada] com o nosso Salvador. Assim, se segue que este será o tempo da ceia
das bodas do Cordeiro, celebrada com os vários redimidos dos séculos em que
Cristo buscou a sua noiva {Nota H1}.
Quando as duas partes
de Lucas 22 são combinadas elas justificam a ideia de que a ceia das bodas do
Cordeiro, mencionada especificamente em Apocalipse 19:9, terá lugar durante o
tempo do reino milenar. Mateus 26:29 é uma passagem paralela de Lucas 22 e diz:
" 29 E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até
aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.
Parábola da festa de
casamento
Mateus 22:1-14 não
ensina sobre um jantar ou festa [bem avançada no tempo, na metade ou final] no
reino, mas esta parábola retrata uma festa de casamento (versículo 4)
semelhante à que provavelmente ocorrerá no início do reino milenar, quando o
Filho do Pai celebra a ceia das bodas do Cordeiro. Thomas Figart explica o
propósito de como esta parábola retrata a ceia das bodas do Cordeiro, quando
ele diz:
À primeira vista,
pode parecer inapropriado se referir ao "reino dos céus",como uma
festa de casamento para o filho (Cristo) do rei (o Pai), desde que a Igreja
ainda não tinha começado. De fato, como poderia Cristo ser apresentado a Israel
desta maneira real antes de Sua morte? Mas quando a parábola é tomada como um
todo, ela pode ser vista como incluindo a rejeição do Filho, a destruição de
Jerusalém e o julgamento dos incrédulos no retorno de Cristo à terra [para
pisar sobre ela]. . . . O fato é que os judeus já O haviam rejeitado pelo tempo
que esta parábola foi dada, e é a forma de [Cristo] mostrar alguns dos eventos
que dizem respeito aos anos seguintes, mesmo até, e incluindo Seu retorno à
Terra. [3]
Assim, esta parábola
é uma imagem da festa de casamento ou jantar, que terá lugar no reino, mas
muitos daqueles que pensavam que iriam estar lá (israelitas não-eleitos)
estarão ausentes. Da mesma forma, muitos dos que se pensava não ter nem mesmo
sido convidado vão aparecer como convidados legítimos neste importante evento
na história. É por isso que se diz em Apocalipse 19:9: "Bem-aventurados
aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro."
Conclusão
Embora o casamento do
Cordeiro com Sua noiva {Nota H1} (a igreja) e as bodas do Cordeiro estejam
intimamente relacionados, eles são eventos separados, assim como a cerimônia de
casamento e recepção do casamento de nossos dias são eventos separados. Na
verdade, esses dois eventossão, frequentemente, realizados em dois locais
diferentes, assim como ocasamento do Cordeiro será no céu logo antes da segunda
vinda (Ap 19), enquanto que a ceia das bodas do Cordeiro terá início com o
início do milênio. Talvez alguns estejam confusos e não consigam fazer essas distinções,
porque a palavra casamento [em português de hoje] é usada para se referir a
ambos os eventos. Ao comparar Escritura com Escritura e distinguir as coisas
que diferem, parece claro que são dois eventos distintos. A coisa mais
importante para qualquer pessoa considerar estará se banqueteando na ceia das
bodas do Cordeiro. Ouvi dizer que vão estar lá alguns convidados interessantes.
Certifique-se de que você é um deles, confiando no dom da salvação de Cristo
através da fé simples nEle e Sua graciosa obra na cruz que pagou pelos pecados
de todos aqueles que creem. Maranata!
Notas
[1] Arnold
Fruchtenbaum, The Footsteps of the Messiah: A Study of the Sequence of
Prophetic Events, [As Pegadas do
Messias: Um Estudo da Sequência de Eventos Proféticos, EdiçãoRevisada (Tustin,
CA: Ariel Ministries, 2003), p. 597.
[2] Fruchtenbaum,. Footsteps …, p. 597.
[3] Thomas O. Figart, The King of The Kingdom
of Heaven: A Verse by Verse Commentary on the Gospel of Matthew [O Rei do Reino
do Céu.Comentário Versículo por Versículo do Evangelho de Mateus] (Lancaster,
PA: Eden Press, 1999), p. 402.
{Nota H1: Em 2015 fui
amigavelmente desafiado a achar um só verso que clara e explicitamente diga que
a Igreja é (verso ser) ou será (verbo ser) a noiva, e eu procurei durante algumas
horas e não achei, mas achei dezenas de versos clara e explicitamente ensinando
que a nação de Israel é que é a esposa ou noiva. do Cristo. Ver
http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/Esposa_Ou_Noiva_Do_Cristo-Quem_E_A-RElam}
Thomas Ice
(traduzido por
Valdenira N.M.S., ago. 2014)
Nenhum comentário
Postar um comentário