Como Deus Preserva
Sua Palavra
(How God Preserves
His Word)
A Bigorna da Palavra
de Deus
Ontem à noite eu
parei à porta de um ferreiro,
E ouvi a bigorna a
tocar o repique vespertino;
Então, olhando para
dentro, eu vi no assoalho
Martelos velhos,
gastos pelas batidas dos anos.
"Quantas
bigornas você já teve," eu disse
"Para assim
desgastar todos esses martelos?"
"Apenas
um," ele disse e, com um piscar de olhos
"É a bigorna que
acaba com os martelos, você sabe."
E assim, pensei, a
bigorna da Palavra de Deus,
Por séculos os golpes
dos céticos têm batido nela;
Mas, embora o ruído
dos golpes fossem ouvidos,
A bigorna continua,
sem danos, e os martelos se foram. John Clifford
Martelos quebrados!
Essas duas palavras sumariam toda a história dos ataques dos homens à Palavra
de Deus. A bigorna da Palavra de Deus por séculos sofreu ataques incontáveis do
martelo de seus inimigos, contudo não mostra um risco profundo ou arranhão
superficial, em toda a sua superfície! Eu vejo inscritos nos martelos quebrados
os nomes dos que os brandiram! Eu vejo o nome de Senaqueribe. O nome de
Jeoiaquim está lá (Jer. 36). Diocleciano, Voltaire, Paine, Hegel, Hume,
Griesbach, Semler, Lachman, Strauss, Baur, Ingersoll, Fosdick e mil outros
brandiram seus argumentos infiéis contra a Palavra de Deus, no entanto ela
resiste incólume. O assoalho da história está cheio de martelos quebrados dos
críticos, mas a bigorna não foi danificada!
A Resposta A Um
Grande Mistério
Há um mistério grande
aqui. Como é possível que o Velho Testamento hebraico Masorético e o Texto
Recebido do Novo Testamento Grego, e assim tão grande número de traduções fiéis
da Bíblia, tenham sobrevivido à inimizade dos homens perversos, de modo que
tivéssemos hoje a verdadeira Palavra de Deus? As Escrituras nos dão a resposta.
Deus preservou Sua Palavra para nós. Ele nos disse em Sua Palavra que assim o
faria.” “As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em
fornalha de barro, purificada sete vezes
Tu as guardarás,
SENHOR; desta geração as livrarás para sempre.” (Sl 12:6-7 LTT). “Porque em
verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se
omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” (Mt 5:18 ACF). “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras
não hão de passar.” (Mt 24:35 ACF). Acrescente a esses versículos Sal 33:11;
100:5; 105:8-10; 111:7,8; 117:2; 119:89, 152, 160; Isa 40:8; e 1Tim 6:14. Nosso
Senhor Jesus estabeleceu esta verdade quando disse: “...a Escritura não pode
ser quebrada.” Sem dúvida, Deus preservou Suas Palavras para nós em inglês na
Bíblia King James [NT-1] .
Quando eu era um
jovem cristão, me incomodava que os homens estavam constantemente atacando a
Palavra de Deus. Desde que passei a entender a doutrina da preservação, não
mais temi que venhamos a perder a Palavra de Deus ou ver a Bíblia King James
[NT-1] substituída pelas modernas traduções distorcidas. Ainda menino, há
cinqüenta anos, lembro de ouvir nosso velho pastor pregando sobre a inspiração
da Bíblia, sua inerrância, sua autoridade e sua preservação. Na época, a
doutrina da inspiração estava sob ataque. Homens sem fé martelavam as Santas
Escrituras com suas palavras pomposas enquanto os céticos riam e aplaudiam, mas
todos eles passaram e a bigorna permanece sem danos. Alguns anos mais tarde, a
inerrância das Escrituras passou a ser atacada. E, nos últimos vinte ou trinta
anos, “eruditos” raivosamente atacaram a doutrina da preservação da Palavra de
Deus. Sem exceção, esses “eruditos” defenderam o que é chamado de Criticismo
Textual Moderno.
As Origens Do
Criticismo Textual Moderno
Devemos nos lembrar
que os homens que projetaram os princípios básicos do moderno Criticismo
Textual receberam suas graduações aos pés dos primeiros modernistas. No século
XVIII os modernistas eram conhecidos como Racionalistas Alemães. Usando os
métodos “científicos” da Renascença, eles colocaram em julgamento a Palavra de
Deus e retiraram tudo que era sobrenatural da Bíblia. Esta visão foi chamada de
Criticismo Superior. Os alunos de Crítica Superior levaram seu modernismo um
passo adiante e elaboraram teorias do criticismo moderno para martelar contra a
inspiração, a inerrância, a autoridade e a preservação da Bíblia. No século
passado muitos Faculdades e Seminários Bíblicos abraçaram o criticismo textual
moderno e, como resultado, alijaram a doutrina da Preservação.
Eles parecem ter
esquecido que Deus sempre preservou certas coisas.
A Doutrina Da
Preservação
A Santa Escritura nos
diz em 2Pe 3:7, “Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se
reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da
perdição dos homens ímpios.” (2Pe 3:7 ACF). Duas palavras [gregas] separadas
são usadas aqui para descrever a preservação do cosmos por Deus para o dia do
julgamento. “se reservam como tesouro” vem do grego “thesaurus”. Ela traz o
significado de algo que está sendo guardado como um tesouro. “se guardam” vem
da palavra “teereo” e significa manter, preservar, ou firmemente defender. Este
versículo concorda com Cl 1:17: “E ele é antes de todas as coisas, e todas as
coisas subsistem por ele.” (Cl 1:17 ACF). Deus está sempre ativamente
preservando e mantendo e reunindo os céus e a terra. Ele tem um plano para eles
e não permitirá que sejam destruídos até que Seu plano esteja terminado.
Por milhares de anos,
Deus tem preservado a nação de Israel. Certamente as palavras de Deus a Jacó em
Gen. 28:15 “E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores,
...” (Gn 28:15 ACF) não eram só para
Jacó, mas para toda a sua semente. Várias vezes Deus prometeu a Israel que Ele
os preservaria. Em Ex 23:20 se lê: “Eis que eu envio um anjo diante de ti, para
que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado.” (Ex
23:20 ACF) E os judeus foram ensinados a abençoar uns aos outros com as
palavras de Nm 6:24: “O SENHOR te abençoe e te guarde;” (Nm 6:24 ACF). A
história é testemunho solene da manutenção do poder de Deus. Ele preservou o
povo de Sua aliança em face do inimigo amargo, e ainda os levará à fé em Seu
Filho. Deus tem um plano para Israel e não permitirá que os Adolph Hitlers do
passado, presente ou futuro os destruam.
Deus guarda seus
próprios filhos para que eles nunca se percam. Judas dirigiu sua epístola “...
aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo” (Jd 1:1
ACF) Somos preservados e mantidos e firmemente defendidos. Oh, irmão, se você é
lavado no sangue do Cordeiro, você pode balançar sobre o abismo do inferno num
pé de milho podre cantando [o conhecido hino] Maravilhosa Graça e nunca temer
cair nele! Rm 8:38,39 nos garante que nenhuma coisa criada ou circunstância
pode nos “separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus.” Meu querido
Salvador deu a esta pobre ovelhinha toda a garantia que ela poderia precisar
hoje e durante os séculos sem fim, quando Ele diz: “28 E dou-lhes a vida
eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Meu
Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de
meu Pai.” (Jo 10:28-29 ACF). Em Ef 4:30 lemos que “estamos selados com o Espírito
Santo.” O que poderia ser mais claro que o fato de que cada membro da Trindade
está envolvido em nos guardar! Deus tem um plano e nos guardará em todo o
caminho para o Céu. Estamos preservados!
Como Deus Preserva
Sua Palavra
Não devemos nos
surpreender, então, ao ler os versículos sobre a preservação da Bíblia. É o
modo de Deus para preservar as coisas para as quais Ele tem um grande propósito
e um plano. Por simples fé dizemos um enfático AMÉM para cada texto que nos diz
que Deus preservará Sua Palavra. Os historiadores cristãos concordam (temo que
muitas vezes relutantemente), que Deus PRESERVOU Sua Palavra. Muitos pregadores
que deveriam pregar enfaticamente esta grande verdade (e não o fazem!)
balançarão suas cabeças em assentimento muito timidamente e, em baixa e medrosa
voz, admitirão que parece ser verdade, mas então minimizarão essa concordância
deles, dizendo que não há versículos na Bíblia que especificamente afirmem a
doutrina da Preservação. E então dirão que não há versículos que nos digam como
Deus preserva Sua Palavra.
Nós batistas
costumamos acreditar que tudo na vida é basicamente teológico. Com isso
queremos dizer que acreditamos que cada indivíduo, cada fato, cada doutrina
controversa DEVE ser vista pela perspectiva de Deus, e acreditamos que a Sua
perspectiva pode ser encontrada em Sua Palavra. Se você ainda defende isto
convictamente, você verá que está fora de compasso com muitos professores de
seminários e seus alunos graduados. E você não estaria apto a passar em algumas
disciplinas de suas requintadas instituições de ensino. Por que digo isto?
Simplesmente porque agora é tabu em muitos círculos se abordar o assunto do
criticismo textual pela perspectiva da fé, isto é, a perspectiva que acredita
que Deus revelou em Sua Palavra como discernir qual texto grego é confiável e
qual não é. Acreditamos que Deus nos legou todas as diretrizes que precisamos.
Se você defende essa posição, você está confessando ser culpado por ser
“firmemente tendencioso” em favor da Bíblia. Muitos “eruditos” da Bíblia nos
dizem que esta perspectiva não é “neutra”. (Estes “eruditos” me soam como
tentando andar com um pé de um lado da cerca e o outro do outro lado. Eu pensei
que “neutralismo” fosse algo em que somente os novos evangélicos entravam).
Quando os “eruditos” dizem não poder encontrar nenhum versículo na Bíblia que
ensine que Deus preservou Sua Palavra ou como o fez, nos lembramos de três
razões porque um ladrão não encontra um policial: 1) ele não está interessado
em procurar, 2) ele tende a olhar nos lugares errados, 3) e ele teria sérios
problemas se realmente encontrasse algum. [ênfase adicionada por Hélio]
Uma Palavra Chave
Agora, eu gostaria de
propor um pequeno desafio para os eruditos senhores que nos dizem que a Bíblia
não tem nada a dizer sobre preservação. Já que Deus usa a palavra “preservar”
na Bíblia, por que não tomam algum tempo para procurar os versículos bíblicos
que usam a palavra grega traduzida por “preservada” (como em I Ts 5:23 e em
Judas 1)? É a palavra “teereo”. Está traduzida por “preservada” duas vezes,
“reservada” oito vezes, “sustentada”, uma, “mantida”, uma, “atenta”, duas,
“observada”, quatro, “aprisionada”, uma e “manter, mantenedores, mantida,
mantém e mantendo”, quase sessenta vezes. A definição geral que percebemos
através dos usos pelo Espírito Santo da palavra “teereo” é de alguém exercendo
um cuidado protetor, de custódia, vigilantemente cuidando de alguém ou de algo.
O Espírito usou esta palavra para descrever os soldados vigiando Jesus na cruz
(Mt. 27:36, 54). Ela é usada para descrever os que vigiavam a tumba de nosso
Senhor (Mt. 28:4). O mordomo na festa acusou o noivo em Jo 2:10 de manter
guardado o melhor vinho para o fim da festa. Em At 12:5, 6 e 16:23,, Pedro e
Paulo foram mantidos na prisão. Em I Co7:37 e I Tm 522 diz-se que um homem deve
manter seu corpo livre da imoralidade. A igreja de Éfeso foi exortada a manter
a unidade do Espírito (Ef 4:3). Paulo enfrenta a morte em II Tm 4:7 com a
confiança de ter mantido a fé. Tiago escreve que temos que nos manter sem
manchas no mundo. A verdade da preservação é muito claramente ensinada em todos
esses versículos. Em cada caso alguém ou algo está sendo vigiado de forma
protetora. Se acreditarmos que “cada palavra de Deus é pura” (Pv 30:5), se
acreditamos na Inspiração Verbal das Escrituras, então acreditamos que Deus,
muito cuidadosamente, escolheu esta palavra para nos transmitir o fato de que
os homens normalmente exercem uma vigilância cuidadosa e por custódia sobre as
coisas que têm valor e importância.
Os Usos
Surpreendentes da Palavra
Então o que esta
palavra tem a ver com a preservação da Palavra de Deus? Simplesmente isso: a
palavra “teereo” é usada 28 vezes no Novo Testamento para descrever os homens
“guardando” os ditos de Cristo, Seus mandamentos, Suas palavras e a lei de
Deus. Veja, por exemplo, João 8:51: “... conheço-o e guardo a sua palavra.” Jo
14:15 é o mais conhecido desses versículos: “Se me amais, guardai os meus
mandamentos.” Os versículos 21, 23 e 24 enfatizam a mesma verdade: “Aquele que
tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; ...” e “... Se alguém
me ama, guardará a minha palavra ...” e “Quem não me ama não guarda as minhas
palavras ...” I Jo 2:3,4,5 acrescentam essas palavras: “3 ¶ E nisto sabemos que
o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. 4 Aquele que diz: Eu
conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a
verdade. 5 Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele
verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.” Por mais de
quarenta anos tenho lido esses versículos entendendo que eles apenas descrevem
a obediência à Palavra de Deus, mas não é só isso que está nessa palavra
“guardar” (deve-se enfatizar que há três palavras básicas para “obedecer” no
Novo Testamento grego, mas esta palavra “teereo” nunca foi traduzida para
“obedecer”). O uso consistente do Espírito Santo para a palavra “teereo” no
Novo Testamento mostra que ela significa exercer um cuidado protetor,
atencioso, custodial da coisa guardada. Esse e o significado básico da palavra.
Os versículos que usam a palavra “teereo” em referência a guardar os
mandamentos de nosso Senhor nos ensinam que Deus usaria seus filhos para
preservar Sua Palavra. [ênfase adicionada por Hélio.] Assim, todos nós
estivemos errados ao supor que devemos obedecer às palavras de Cristo? Eu não
acho. Deus queria que nós exercêssemos um cuidado protetor sobre Suas Palavras
e assim fazendo, obedecer-lhas. Se o povo de Deus tivessem a compreensão da
importância de montar guarda sobre a pureza da Palavra de Deus e tendo uma
amorosa atenção à Bíblia, ele também a “guardará obedecendo-lhe. A obediência à
Bíblia e a Preservação da Bíblia são inseparáveis. Quando o Senhor Jesus disse
a Seus discípulos em Jô 14:15: “Se me amais, guardai os meus mandamentos.” Ele
os estava instruindo a preservar amorosamente Suas mandamentos da corrupção,
obedecendo-lhes sem alteração. Isto faz sentido para este pregador caipira. Eu
preservarei a Palavra de Deus, assim posso obedecer-lhe cuidadosamente e a
obedecerei cuidadosamente de modo a preserva-la inalterada para a próxima
geração dos filhos de Deus. Se me torno descuidado em obedecer-lha, me
descuidarei de preserva-la. Diga, você já notou que aqueles que se opõem à
doutrina da preservação também se tornam cada vez mais descuidados em obedecer
a Bíblia? E aquelas que são mais expressivos em seu apoio à preservação da
Bíblia tendem a se preocupar mais sobre a simples obediência a ela? É racional
que a falta de cuidado na preservação da Palavra de Deus anda junto com a falta
de cuidado em obedecer-lha, e a diligência em preserva-la anda junto com a
diligência em obedecer-lha.
Simples Passos da
Preservação
Agora, acho que ouvi
alguém dizer: “Você ainda não nos disse como a Palavra de Deus é preservada.”
Primeiro: devemos
reconhecer que quando o Senhor disse aos homens para guardar Suas palavras, Ele
estava se dirigindo aos seus discípulos. Este encargo foi dado aos discípulos
do Senhor não apenas individualmente, mas coletivamente. Na análise mais
simples, as igrejas estão reunindo os discípulos de Cristo. Foi a tarefa das
igrejas então, e é a tarefa das crianças de hoje “guardar Seus mandamentos!” A
pequena igreja que pastoreio recebeu um mandato divino de preservar a Bíblia.
Não é tarefa para organizações para-eclesiais, tais como denominações,
sociedades bíblicas, colégios bíblicos, seminários, universidades cristãs ou
museus preservar a Palavra de Deus. É o trabalho da igreja local. Aí está como
Deus preservou Sua Palavra desde o tempo dos apóstolos, através de igrejas
locais, montando guarda sobre ela. Leia a história da igreja primitiva em cada
terra. Eles preservaram a Palavra de Deus sem a ajuda de ninguém além de Deus.
Imperadores romanos e papas romanos tentaram tudo para tirar a Bíblia das
igrejas, mas eles não desistiriam.
As igrejas deste
século devem perceber que nenhum grupo de pessoas no mundo tem o direito de
dizer a uma igreja local que ela está indo além do seu mandato quando monta
guarda sobre a pureza da Bíblia. Nenhum autor, nenhum papa batista, nenhuma
associação de igrejas, nenhuma universidade e nenhum seminário tem o direito de
invalidar a incumbência de nosso Salvador à igreja local de preservar a Palavra
de Deus.
Segundo, qualquer
igreja que se propõe a preservar os ditos de seu Salvador se compromete
inevitavelmente a obedecê-la na letra e no espírito. A Grande Comissão de
Cristo para Seus discípulos contém as palavras: “Ensinando-os a guardar todas
as coisas que eu vos tenho mandado ...” (Mt 28:20 ACF) “Todas as coisas”
ensinam preservação. “Guardar” ensina obediência. A preservação e a obediência
estão para sempre reunidas.
Precisamos ler com
discernimento as histórias das igrejas. Quando os “estudiosos” do século XIX
descobriram os manuscritos desfigurados e mutilados do texto grego alexandrino
eles deviam ter exercido discernimento em relação aos locais onde os
encontraram. O manuscrito do Vaticanus foi descoberto não usado, não pregado e
não amado entre os papistas que não tinham desejo de preservá-lo ou de
obedecê-lo. Sua credibilidade é imediatamente suspeita por causa do
obscurantismo da ausência de salvação dos seus hospedadores. O manuscrito
Sinaiticus foi descoberto em não melhor companhia. Perdidos sacerdotes [gregos
ortodoxos] o estavam usando para ajudar a acender o fogão. Uma das salas do
monastério estava cheia de esqueletos de sacerdotes mortos. Rituais de morte,
orações mortas, doutrinas mortas, sacerdotes mortos e um texto morto, todos se
pertencem mjuntamente.
Um texto vivo, o
Texto Recebido, deve ser encontrado numa igreja viva, enchida de doutrinas
vivas, com um pregador vivo e santos vivos. Eles devem adorar ativamente o Deus
vivo. Eles devem receber poder do Espírito da vida. Quando o Espírito de Deus
falou através do apóstolo Paulo, ele descreveu a igreja local como sendo “a
coluna e firmeza da verdade.” (I Tm 3:15). Uma igreja que treme diante da
Palavra de Deus (Is 66:2,5) a preservará em seu mais completo sentido,
obedecendo-lhe amorosamente.
Em terceiro lugar,
Deus nos deu as mais simples instruções para preservar Suas Palavras. Ele nos
diz várias e várias vezes para não acrescentar ou retirar nada dela. Isto é
preservação em toda a sua simplicidade. Dt 4:2 é o primeiro texto que nos
adverte a não acrescentar nem retirar nada da Palavra de Deus. “Não
acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis
os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando.” (Dt 4:2 ACF) (Observe
como a preservação e a obediência se reúnem neste e no próximo texto!) Dt 12:32
coloca novamente esta verdade: “Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer;
nada lhe acrescentarás nem diminuirás.” (Dt 12:32 ACF) O homem sábio de Pv 30:6
adverte: “Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas
achado mentiroso.” (Pv 30:6 ACF) A comissão de Deus para Jeremias no capítulo
26:2 é: “... dize ... todas as palavras que te mandei que lhes dissesses; não
omitas nenhuma palavra.” (Jr 26:2 ACF) Apocalipse 22:18,19 são provavelmente os
mais conhecidos versos sobre a preservação da Bíblia. Eles vêm no fechamento do
cânon e solenemente advertem aos homens para não acrescentar ou retirar nada
das palavras deste livro. O que não é normalmente conhecido é que também o
capítulo 22 contém dois versículos que falam da parte que nos cabe na
preservação. O versículo 7 promete “Bem-aventurado aquele que guarda as
palavras da profecia deste livro.” E o versículo 9 identifica o anjo que falou
com João como sendo o companheiro “dos que guardam as palavras deste livro” A
palavra novamente é “teereo”. Há uma benção sobre o homem que preserva a
Palavra de Deus e evita toda a alteração a Bíblia. E uma maldição àquele que
acrescentar ou retirar algo dela.
Assim Deus nos diz
como Sua Palavra é preservada. É guardada por aqueles que a amam e a obedecem.
Ao longo dos séculos Ele tem guardado Sua Palavra através de Seu povo. Onde
quer que encontremos uma igreja, grande ou pequena, que esteja comprometida a
andar à luz da Bíblia, encontraremos uma igreja que administra seriamente a
Palavra de Deus. E perceberemos que elas medem tudo, inclusive o Cristicismo
Textual Moderno, pela Palavra de Deus.
Há muitos anos atrás,
eu pastoreei uma igreja perto de uma missão aborígine. Lá havia um missionário
vivendo e trabalhando que me disse um dia que alguém tinha doado cópias de uma
tradução moderna para a igreja que estava sendo assentada. Ele disse que depois
de algumas semanas, as pessoas vieram a ele e disseram “Irmão, nós não gostamos
desta nova Bíblia. Queremos de volta a antiga.” Quando ele perguntou por que,
eles disseram: “Esta Bíblia não tem dentes!” Na fé simples, com educação pouco
mais que suficiente para ler [de verdade], eles sabiam a diferença entre as
verdadeiras Escrituras e os desfigurados pensamentos dos homens. Eles sabiam
que as Sagradas Escrituras têm “dentes” e discerniram que a nova “bíblia” não
tinha. Eles discerniram que alguém tinha arrancado os dentes de suas Bíblias
quando retiram versículos e acrescentaram palavras de homens.
Eles também sabiam
que deviam “guardar” os ditos de Jesus pedindo de volta as velhas Bíblias.
Essas velhas Bíblias eram da Versão King James.
Uma das estatísticas
mais tristes de nossa geração é que cada vez mais os institutos e os seminários
bíblicos se tornaram fábricas de martelos para céticos. Mas somos enormemente
encorajados por saber que há cada vez mais igrejas fiéis que acreditam na
preservação de Deus para Sua Palavra. Muitos bons livros sobre preservação têm
sido escritos e sermões têm sido pregados e pesquisas têm sido feitas; assim
sendo há um sempre crescente corpo de evidências Escriturais que provam
claramente que Deus está guardando Sua Palavra através de Seu povo.
Ouço um novo som no
mundo hoje. É o som dos martelos batendo, enquanto se quebram em pedaços contra
a Palavra de Deus. Isto soa como música para nossos ouvidos.
Mas não são os
martelos que fazem a música.
É a bigorna.
Deus está preservando
Sua Palavra.
Por Buddy Smith
Traduzido por Jeanne
Borgerth Duarte Rangel
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