Jesus Cristo é um plágio de Odin?
Odin é considerado o deus principal do clã dos deuses Asses (Æsir), o clã mais importante de deuses da mitologia nórdica e nas crenças das religiões neopagãs nórdicas, como a Ásatrú. Ele é o pai de Thor.
A fim de aprender sobre as runas que são usadas para controlar os mundos, ele se pendura na grande “árvore do mundo”, a Yggdrasil (literalmente “o Cavalo de Odin”, assim chamado por causa desta história), e se mata com sua lança. Ele proíbe os outros deuses de ajudá-lo, e então fica lá por nove noites (alguns dizem que ele morreu por nove noites, enquanto outros dizem que ele apenas ficou pendurado vivo por nove noites; de qualquer forma, isso não é um paralelo com os três dias e três noites em que Jesus permaneceu morto), olhando para as águas escuras abaixo. Depois disso, ele ganha o conhecimento que procurava. Então, ele basicamente se sacrificou para si mesmo – um sacrifício que o tornava digno de obter o conhecimento que queria:
“139. Eu sei que eu pendureiEm uma árvore ventosa,Pendurado lá por nove noites inteiras;Com a lança eu fui ferido,E eu foi oferecidoPara Odin, eu mesmo,Na árvore que ninguémJamais pode conhecerComo sua raiz funciona.140. Ninguém me fez felizCom pão ou chifre,E lá embaixo eu olhei;Eu peguei as runas,Gritando, eu tomei-as,E imediatamente caí de costas.” [1]
No poema Hávamál, a parte chamada Rúnatal, que engloba as estrofes 112-145, conta como Odin se ofereceu como sacrifico a si mesmo e como ele retornou após nove noites trazendo consigo o conhecimento sobrenatural das runas.
Céticos insistem em fazer isso parecer com a morte de Jesus na cruz e o furo que O deram com uma lança (João 19). Mas as diferenças entre as histórias deles são muito grandes:
- Odin se matou enforcado em uma árvore e então lançou uma lança em si mesmo; Jesus não Se matou: Os romanos O mataram, a pedido dos judeus. Ele apenas permitiu que fizessem isso, afinal Seu sacrifício foi voluntário.
- Odin se matou para conseguir conhecimento; Jesus se entregou livremente para pagar o preço pelos nossos pecados (Salmos 40:6-7; João 10:17-18; 2 Coríntios 5:14-15; Efésios 5:2; 1 João 2:2).
- Odin ficou morto por nove noites inteiras; Jesus ficou morto por três dias e três noites.
Além disso, Odin é apenas uma figura mitológica, ao passo que Jesus é uma Pessoa histórica, cuja morte por crucificação e subsequente ressurreição ao terceiro dia são atestadas por diversas fontes antigas fora da Bíblia. Portanto, Jesus não é um plágio de Odin.
Nota de rodapé:
[1] Estrofes 139 e 140 do poema Hávamál (A Edda Poética: Hovamol).
Nenhum comentário
Postar um comentário