Saúde perfeita e a mensagem de Jesus

Nenhum comentário





Saúde perfeita e a mensagem de Jesus, isso desmascara esse ensino moderno de que os cristãos devem ter uma saúde perfeita distorcendo vários textos bíblicos, como sempre, para própria perdição.
Um dos textos mais deturpados pelos falsos profetas que garantem uma saúde perfeita a seus seguidores, dizendo que cristãos não terão doenças

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
Isaías 53:4-11

Esse texto fala sobre salvação, fomos sarados pois estavamos doentes, mortos, sem esperança de salvação. Simples assim. Todo o capitulo é voltado a salvação e não cura física, embora Deus pode curar sim, mais não é sua obrigação, e nem sempre é sua vontade.
Para entender o significado de textos bíblicos, devemos começar com o próprio conteúdo e contexto e, depois, considerar outras passagens que esclarecem o sentido.
Estes versículos falam do sofrimento de Jesus quando veio ao mundo para nos salvar. Ele foi oprimido, castigado e morto. Este trecho fala principalmente do sacrifício que Jesus fez pelos pecados dos homens: “Quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado...” (53:10); “...o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si” (53:11); “...contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu” (53:12).
As citações deste trecho no Novo Testamento claramente apoiam este entendimento, pois Isaías 52:13-53:12 é freqüentemente citado para falar sobre o trabalho redentor de Cristo (cf. Romanos 10:16; 15:21; João 12:38; 1 Pedro 2:22-25; Atos 8:32-33; Lucas 22:37; etc.) Pelas pisaduras de Jesus, fomos sarados – recebemos a solução ao nosso principal problema – o pecado, que traz a morte espiritual, a separação de Deus.
No sentido de que o sofrimento entrou no mundo por causa do pecado (Gênesis 3:17-19), e até a morte física se tornou uma conseqüência secundária da transgressão do homem (1 Coríntios 15:21-22), Jesus dará uma vitória total sobre a dor desta vida. Mateus 8:16-17 usa as curas físicas realizadas por Jesus como evidências do seu papel como o verdadeiro Messias e Salvador. Jesus curava as enfermidades físicas para mostrar um sinal da sua capacidade de curar a nossa doença espiritual: “Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados – disse ao paralítico: Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa” (Marcos 2:10-11). Seria errado colocar a cura física acima da missão principal de Jesus.
Isaías 53:4-5 não é uma promessa de cura para todas as enfermidades físicas dos fiéis. É muito mais do que isso! É uma promessa da cura do nosso principal problema – o pecado!
Se a interpretação é sobre cura física a todos os crentes pela obra da cruz, do texto de Isaías 53.4-5 for correta, cria-se um gravíssimo problema em toda a Escritura, porque em diversos textos é narrado, tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, que homens e mulheres de Deus tiveram enfermidades (Jó 2.7-8; Is 38. 1-8; Sl 88; Sl 102. 1-7; 1 Tm 5. 23)
Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões. Eis-nos aqui, vimos a ti; porque tu és o Senhor nosso Deus.
Certamente em vão se confia nos outeiros e na multidão das montanhas; deveras no Senhor nosso Deus está a salvação de Israel.
Jeremias 3:22,23

Quando Efraim viu a sua enfermidade, e Judá a sua chaga, subiu Efraim à Assíria e enviou ao rei Jarebe; mas ele não poderá sarar-vos, nem curar a vossa chaga. Oséias 5:13
Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição. Salmos 107:20
Cristo resolveu o nosso maior problema. trouxe a cura total para nós. Essa é a boa noticia do evangelho, reconciliação com Deus Pai.
Roberto Stanchese

Nenhum comentário

Postar um comentário