Cristo trabalhou no sábado, e ele não é instituição pro
cristão, pois essas coisas foram sombras, quanto ao dizimo anterior a lei, também a
circuncisão o é, Abraão deu o dizimo uma única vez na vida e foi despojo de
guerra, e os outros 90 % ele devolveu aos outros reis, pois ele tinha feito um
voto de não ficar com nada daquela guerra. Judeus cabem a torá, Cristãos estão
na nova aliança e testamento, onde não existe sábados, nem domingos santos, nem
dízimos santos, mais o adorar a Deus em espírito e em verdade, todo dia é dia
de viver para Cristo . a lei caducou em cristo, ele cumpriu toda lei, nem um
jota ou til da lei caiu sem que tudo fosse cumprido. Isso sem contar do falso
ensino de Jesus ser o arcanjo Miguel, uma aberração teológica e bíblica, chamar
o Deus filho de anjo
Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o
mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo
abolido;
E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o
coração deles.
Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do
Senhor, aí há liberdade.
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um
espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem,
como pelo Espírito do Senhor
2 Coríntios 3:14-18
Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos
libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes
circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar,
que está obrigado a guardar toda a lei.
Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela
lei; da graça tendes caído.
Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da
justiça.
Gálatas 5:1-5
De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a
Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
Gálatas 3:24-26
Fora dezenas de outros versos, quanto apocalipse 12 diz
acrescentar ou tirar as palavras desse livro, qual? o próprio apocalipse,
embora aplique-se a toda a bíblia tb, só que então devemos circuncida-los pois
foi mandamento dado a Abraão e lei instituída por Moises ? Quanto a lei, já
disse que Cristo a cumpriu, hoje estamos debaixo da graça e não da lei, a lei
de Cristo é o amor, e em nenhuma parte da bíblia Deus enalteceu os 10
mandamentos acima dos outros, e tb não existe essa divisão fictícia criada pelo
ads de lei moral e cerimonial, não bíblia a lei é um só e são 613 mandamentos,
QUANTO AOA SABADO A BIBLIA É CLARA NA NOVA ALIANÇA Um faz diferença entre dia e
dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro
em sua própria mente.
Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não
faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque
dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.
Romanos 14:5,6
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou
por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
Colossenses 2:16,17
Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz
também mudança da lei. Hebreus 7:12
QUANTO AO ANTIGO TESTAMENTO AO LERMOS, TEMOS QUE ENTENDER A
PARTE HISTÓRICA, AS PROFECIAS, OS SALMOS , OS PROVÉRBIOS, AS PARÁBOLAS, E O QUE
É DA LEI .NÃO DISSE QUE O ANTIGO TESTAMENTO NÃO SERVE PARA NADA, SÓ DISSE QUE A
LEI FOI ABOLIDA E HOJE VIVEMOS NA LEI DE CRISTO, NOS MANDAMENTOS DE CRISTO E DO
EVANGELHO, NA DOUTRINA APOSTOLICA E NÃO NO JUDAISMO, ATOS 15 O PRIMEIRO
CONCILIO DA IGREJA OCORREU POR ESSE PROBLEMA, OS JUDEUS QUERIAM OBRIGAR OS
GENTIOS A SE SUBMETEREM A LEI DE MOISES, VEJA O QUE FOI A DECISÃO DO ESPIRITO
SANTO ATRAVES DOS APÓSTOLOS. ALI NÃO TEM SÁBADO, DIZIMO, CIRCUNCISÃO ETC ATOS
CAP 15
Pros hipócritas que continuam querendo obrigar o povo de
Deus a dar o dizimo, a guardar o sábado, assim como os judaizantes da época de
Paulo que foram combatidos com veemência e firmeza pelo apóstolo. Houve mudança
de lei, hoje estamos na lei de Cristo, que é superior a lei de Moisés.
Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz
também mudança da lei.
Hebreus 7:12
Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de
Cristo.
Gálatas 6:2
Paulo dizendo de que lei ele obedecia
Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não
estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os
que estão sem lei. 1 Coríntios 9:21
Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que
crê. Romanos 10:4
Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da
lei, segue-se que Cristo morreu debalde. Gálatas 2:21
De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a
Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:24
Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela
lei; da graça tendes caído. Gálatas 5:4
Essa é a lei de Deus hoje, a lei de Cristo, os mandamentos
do novo testamento.
Jesus dá novos mandamentos a igreja
Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado
mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;
Atos 1:2
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros;
como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34
Lei do velho testamento abolida na cruz
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos
mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um
novo homem, fazendo a paz, Efésios 2:15
Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para
aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e
não na velhice da letra.
Romanos 7:6
A lei e os profetas duraram até João; desde então é
anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. Lucas
16:16
Abolido
Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o
mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo
abolido; 2 Coríntios 3:14
Quem que guardar a lei do velho testamento deve lembrar
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo
da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em
todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de
Deus, porque o justo viverá pela fé. Gálatas 3:10-11 E de novo protesto a todo
o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados
estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Gálatas
5:3-4
São 613 mandamentos na lei de Moisés , olha o que Tiago diz
Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só
ponto, tornou-se culpado de todos. Tiago 2:10
Aos guardadores do sábado, do dizimo reflitam!
Devorador de Malaquias não é um demônio, mais um gafanhoto,
uma praga que assolava as colheitas em Israel
E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não
destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril,
diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 3:11
Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o
gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o
gafanhoto segundo a sua espécie. Levítico 11:22
( NOTE QUE DEUS MANDA COMER ESSES GAFANHOTOS, O PROPRIO JOÃO
BATISTA COMIA GAFANHOTOS, SERÁ QUE SE TRATAM DE DEMONIOS MESMO, COMO ENSINA O
SISTEMA RELIGIOSO)
O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou
do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.
Joel 1:4
E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta,
e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. Joel 2:25
SUPONHAMOS QUE O DEVORADOR SEJA MESMO UM DEMONIO, QUE NÃO É
O CASO, COMO JÁ TE PROVAMOS PELA ESCRITURA, MESMO SE FOSSE UM DEMONIO AQULES
QUE ESTÃO EM CRISTO NÃO HÁ CONDENAÇÃO, NEM MALDIÇÃO, POIS SEU SACRIFICO E
SANGUE É SUFICIENTE PARA NOS ABENÇOAR, CONFIRA NA SUA BIBLIA ROMANOS 8 V1
Sem contar que Cristo nos resgatou da maldição da lei
inclusive de Malaquias.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição
por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus
Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
Gálatas 3:13-14
Examine a bíblia e pare de ser enganado
TRADUÇÃO LINGUAGEM DE HOJE JOEL CAPITULO 1 V 3 Digam aos
seus filhos o que aconteceu; que eles contem aos seus filhos, e que estes falem
sobre isso à geração seguinte.
4 Vieram nuvens e mais nuvens de gafanhotos, e comeram todas
as plantações. O que os primeiros gafanhotos deixaram foi devorado pelos que
vieram depois. JOEL CAP 2 V25 Devolverei tudo o que vocês perderam quando eu
mandei as enormes nuvens de gafanhotos, que, como exércitos, destruíram as
colheitas. LEVITICO CAP 11 V 21 mas vocês poderão comer os insetos que têm
pernas e que saltam.
22 Poderão comer toda espécie de gafanhotos e grilos.
MALAQUAIS CAP 3 V 8 Eu pergunto: “Será que alguém pode roubar a Deus?” Mas
vocês têm roubado e ainda me perguntam: “Como é que estamos te roubando?” Vocês
me roubam nos dízimos e nas ofertas.
9 Todos vocês estão me roubando, e por isso eu amaldiçôo a
nação toda.
10 Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, ordeno que tragam todos os
seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha
casa. Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair
sobre vocês as mais ricas bênçãos.
11 Não deixarei que os gafanhotos destruam as suas
plantações, e as suas parreiras darão muitas uvas. TRADUÇÃO LINGUAGEM DE HOJE
TRAZER TODOS OS DÍZIMOS
«Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja
mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos
Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma
bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes» (Malaquias
3:10). Temos aqui o versículo favorito dos ensinadores do dízimo. Eles baseiam
toda a sua doutrina sobre este versículo. Mas se dermos uma olhadela atenta ao
versículo, descobriremos algo muito interessante.
Lembremo-nos de que havia quatro dízimos em Israel, debaixo
do Velho Concerto. Qual deles é aqui referido?
«E que o sacerdote, filho de Aarão, estaria com os levitas
quando estes recebessem os dízimos, e que os levitas trariam os dízimos dos
dízimos à casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro» (Neemias 10:38).
Notem: a expressão «casa do tesouro» surge tanto em Neemias
como em Malaquias.
Qual dos quarto dízimos é contemplado em Malaquias? É o
dízimo pago pelos Levitas, e não o pago pelo povo. Malaquias não está a
repreender o povo; está a repreender os Levitas.
Quando os ensinadores modernos citam este versículo às
pessoas, estão de facto a citá-lo a eles mesmos!
Sob Maldição
Se quiserdes compreender o livro de Malaquias, lede
Malaquias 4.4, «Lembrai-vos da lei de Moisés ...» É este o grande argumento de
Malaquias.
Mas nós não vivemos debaixo da Lei. Vivemos debaixo da graça
que nos é providenciada em Jesus Cristo. Se optarmos por nos submeter mesmo a
uma parte que seja da Lei de Moisés, para além de termos caído da graça,
teremos um problema grave.
«Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo
da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em
todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las» (Gálatas
3:10).
Se optarmos por nos colocarmos debaixo das obras da Lei,
colocamo-nos sob uma maldição, pela simples razão de não podermos observar a
Lei de Moisés.
O propósito da Lei é actuar como nosso tutor ou «aio», «para
nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados» (Gálatas 3:24).
O Primeiro Concílio da Igreja
Quando a Igreja começou a despontar no livro dos Actos,
houve quem tentasse forçar os crentes Gentios a viverem debaixo da Lei.
Levantou-se uma disputa que rapidamente conduziu ao primeiro concílio
eclesiástico.
«Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim
os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis
salvar-vos. Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra
eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a
Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão».
«E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja
e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha
feito com eles. Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se
levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem
a lei de Moisés»
«E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo:
Homens irmãos, ouvi-me:»
«Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os
Gentios, que se convertem a Deus. Mas escrever-lhes que se abstenham das
contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue»
(Actos 15:1-2, 4-5, 13, 19-20).
A questão levantada neste concílio era (versículo 5): Os
crentes têm que observar a Lei de Moisés (que, como é óbvio, inclui o dízimo?)
Qual foi a resposta? Foi-lhes dado apenas quatro instruções.
Absterem-se das (1) coisas contaminadas pelos ídolos, (2) prostituição, (3) o
que é sufocado, e (4) o sangue. Onde é que está o dízimo nesta lista? Em parte
nenhuma! O primeiro concílio eclesiástico declarou que não era requerido aos
crentes pagar o dízimo.
Pelo mesmo raciocínio que se afirma que Abraão e Jacó foram
dizimistas baseados numa atitude que estes fezeram uma única vez na vida
(Gênesis 14.18-20 e Gn 28.20-22). Alguém pode afirmar pelo o mesmo raciocínio
que Abraão e Jacó eram mentirosos pois ambos
mentiram(Gn 20:2 e Gn 27:19) (Abraão mentiu dizendo que Sara
era sua irmã, esporadicamente e o mesmo fez Jacó quando disse ser Esaú para
receber a benção de Isaac). E esta afirmação baseado em fatos isolados não
retrata a verdade sobre a vida dos patriarcas. Portanto devemos ter MUITO
CUIDADO quando se usa raciocínio lógicos em cima de textos isolados para
embasar uma doutrina. Cuidado com quem afirma que: quem não dá o dízimo vai
para o inferno, baseado em Ml 3:10. É preciso uma exegese mais apurada de um
texto para embasar uma doutrina.
Pelo o mesmo raciocínio podemos então afirmar que a
circuncisão, aliança que Deus fez com Abraão e sua descendência,"Que todo
o homem entre vós será circuncidado", persiste após o fim da lei. Lemos
que Abraão em Gn 17.23-27 circuncidando-se a si, a Ismael, e a todos os homens
de sua casa. Portanto Abrão circuncidou-se antes da Lei ser instituída. Logo a
circuncisão é antes da Lei. Portanto a circuncisão persiste após o fim da Lei.
Se o argumento que Abrão deu o dízimo uma vez antes da lei é
procedente para validar o dízimo, é da mesma forma procedente para justificar a
prática da circuncisão. Você, do sexo masculino que ler esta postagem é
circuncidado? é dizimista?
O argumento da circuncisão é mais contundente do que o do
dízimo, porque Deus fez um pacto com Abraão na circuncisão, como perpétua, e
Deus não fez nenhum pacto com Abraão com relação ao dízimo. Alias os dois
dízimos antes da lei (Abrão e Jacó) foram eventos únicos. O exemplo de Abraão
foi do dízimo entregue uma vez apenas, dos despojos de uma guerra, ele não
ficou com nada, deu 10% a Melquisedeque e 90% deu ao rei de Sodoma e outros que
o acompanharam na guerra. Gênesis 14:23-24.
Os preceitos que se seguem também são anteriores à lei, e
foram incorporados a ela, mas nem por isso nos sentimos obrigados a
observá-los, e nem somos ensinados a fazê-lo:
*A distinção entre animal limpo e animal imundo, e a
conseqüente proibição de comer a carne deste último [Gênesis 7, Levítico 11];
*A circuncisão [Gênesis 17, 21; Josué 5];
*O sacrifício de animais [Gênesis 15; Êxodo 20, 24; Levítico
1 e seguintes];
*A consagração dos primogênitos dos homens e dos animais a
Deus [Êxodo 13, Números 3];
*O levirato [Gênesis 38, Deuteronômio 25];
*A celebração anual da páscoa [Êxodo 12, 23; Josué 5];
*A guarda do sétimo dia (sábado) [Gênesis 2; Êxodo 16, 20,
23].
Você certamente concorda comigo nisso, mas poderá levantar
uma forte objeção: É verdade, o raciocínio acima parece lógico, mas o dízimo
aparece também no Novo Testamento, logo deve ser observado, pois ficou inserido
no contexto do evangelho! Então vamos continuar investigando o caso.
*A distinção entre animal limpo e animal impuro aparece
também no Novo Testamento. O apóstolo Pedro tinha dificuldade com isso, mas
parece que esse problema foi resolvido, pelo menos em relação aos gentios [Atos
10, 11, 15];*A circuncisão também está no Novo Testamento, e está relacionada à
pessoa mais importante. E foi justamente no dia da sua circuncisão, quando
completou oito dias de vida, que ele recebeu o seu nome: Jesus [Lucas 2].
Aliás, a prática da circuncisão até aparece lá bem na frente. O próprio
apóstolo Paulo circuncidou Timóteo, filho de uma judia crente e pai grego [Atos
16];
*De igual modo, o sacrifício de animais. Na consagração do
primogênito Jesus, foram sacrificados um par de rolas e dois pombinhos [Lucas
2];
*E como estava escrito na lei, ele foi também consagrado ao
Senhor na condição de primogênito [Lucas 2];
*O levirato, por sua vez, ainda era praticado nos dias do
Senhor Jesus. Os saduceus nos dão notícia disso nos três Evangelhos [Mateus 22,
Marcos 12, Lucas 20];
*A celebração anual da Páscoa, também. E o próprio Senhor
Jesus a celebrou [João 2, 13, 18; Mateus 26];*E até o polêmico sábado era
observado [Lucas 4, 23; Mateus 24].
O que Jesus falou sobre o dizimo
Cristo NÃO ensinou a dar 10% da renda [bruta] de alguém,
contudo permanece o princípio de sustentar ministros e igrejas.
Havia um bem estabelecido sistema em vigor, no tempo de
Cristo. Contudo, a ÚNICA menção direta sobre o dízimo foi feita a um JUDEU,
ainda sob a lei e o dízimo era em HORTALIÇAS (agrário). NÃO em dinheiro ou
lucro pela venda das hortaliças (Mateus 23:23; Lucas 11:42). Certamente havia
um comércio de ervas e condimentos (João 12:5 e Marcos 14:3-5), contudo os
dízimos mencionados por Jesus eram claramente dados em hortaliças e não em
dinheiro destas procedentes.
Nesse caso, devemos dizer aos cristãos de hoje que eles
devem dizimar com hortaliças? Ou será que devemos dar um pulo totalmente
antibíblico das hortaliças para os 10% da renda em dinheiro? Cristo também
ordenou que alguns realizassem a purificação cerimonial, lavagem dos pés e
celebração dos dias santos e das festas judaicas. Então, porque não se exigem
mais essas coisas dos cristãos, hoje em dia? [Será porque não dão o mesmo
lucro?]. TODA a Lei ou nada dela! [o autor deve estar querendo dizer que ou
toda a lei sobre propriedade e dívidas e dízimos deve ser tomada, ou nada dela
deve ser tomada.] NEM MESMO nos ensinos aos judeus Cristo ensinou a dar o
dízimo como prioridade para Deus (Lucas 18:9-14), dizendo que havia coisas mais
importantes com que se preocuparem (Mateus 23:23). Além disso, considerem-se as
várias traduções com referência à menção de Jesus do dízimo e observem as
significativas mudanças...Se olharmos para o Novo Testamento (refiro-me a após
a morte do Senhor Jesus, antes disso vigorava a Lei) e às instruções dadas à
Igreja, nunca lemos nada acerca de dízimo. Assim como nada que diga respeito à
prática da circuncisão, do sábado, das festas judaicas e outras, a não ser para
dizer que nada disso diz respeito à Igreja. Da mesma forma nada poderia dizer
sobre o dízimo, porque todas essas coisas diziam respeito à Lei e a Israel e
não à Igreja.
Vamos lá, vamos entender melhor a Palavra de Deus as pessoas
se baseia em Mateus 5;17 que dis."Não cuideis que vim destruir a lei ou os
profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir." Mt 5:17
Será mesmo que Jesus Cristo não aboliu mesmo as leis ou nos
estamos certos.
Vamos ver oque a Bíblia fala. "Mas os seus sentidos
foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do
velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;" 2Co 3:14
Aqui fala que Jesus aboliu e porque no Cap 5;17"Não
cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas
cumprir." Mt 5:17.
A Bíblia fala enquanto Jesus Cristo estava Vivo Ele não
poderia fazer nada sobre a lei De Moisés por que Ele mesmo sabia a força que
tinha a Lei e não poderia fazer muita coisas."Quebrantando alguém a lei de
Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três
testemunhas." Hb 10:28
É por esse Versículo que Jesus Cristo respeitou já parou
para pensar se Jesus Cristo estivesse aqui na terra e não esperace o propósito
de Deus e fosse logo contra a Lei de Moisés com certeza nos não teríamos esses
mandamentos e Jesus não ia ficar um dia sequer aqui na terra.
Olha oque aconteceu que Depois que Jesus Cristo cumpriu sua
trajetória aqui na terra o texto fala claramente que Jesus Cristo fez um novo
testamento ou Mandamento."Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens
futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é,
não desta criação," Hb 9:11"Nem por sangue de bodes e bezerros, mas
por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma
eterna redenção." Hb 9:12
"Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de
uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da
carne," Hb 9:13"Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito
eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas
consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?" Hb 9:14
"E por isso é Mediador de um novo testamento, para que,
intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do
primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna." Hb
9:15"Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do
testador." Hb 9:16"Porque um testamento tem força onde houve morte;
ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?" Hb 9:17Então Clemente a
Bíblia fala que Jesus não poderia descumprir o propósito de Deus aqui na terra,
Ele não poderia logo ir contra a Lei de Moisés por causa da força da Lei mas
teve que primeiro cumprir o Propósito de Deus de Evangelizar e depois disso ser
Crucificado.
Aí sim cumpriu seu Propósito aqui na terra e depois disso o
texto e 2corintios 3;14 fala que as leis do Velho Testamento foi abolido e
Hebreus 9;15 fala que Jesus fez um Novo Testamento.
Espero ter ajudado.
ELE CUMPRIU A LEI PARA SER O SACRIFÍCIO PERFEITO, E SE VC
INTERPRETA QUE TEMOS QUE CUMPRIR A LEI, DEVE CUMPRIR OS 613 PRECEITOS DELA E
NÃO SOMENTE ALGUNS. OU QUANDO JESUS SE REFERIO A LEI SÓ SE REFERIA AOS 10
MANDAMENTOS? ELE SE REFERIA A TODA A LEI, ATÉ O I OU TIL TUDO SE CUMPRIU NELE.
NA GRAÇA NÃO TEMOS MANDAMENTO DE GUARDAR O SÁBADO E NEM NENHUM DIA . VC SABIA
QUE TEMOS NOVOS MANDAMENTOS ? Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo
que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,
Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado
mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; Atos 1:1,2
E ELES ESTÃO NAS CARTAS APOSTÓLICAS E O SÁBADO NÃO ESTA ALI
, PELO CONTARIO EM ROMANOS 14 V4-8 E COLOSSENSES 2 V6-14 PAULO FALOU QUE DIAS
NÃO IMPORTAM MAIS, SÁBADOS. O PRORPIO JESUS TRABALHOU NO SABADO, JOÃO CAP 5 E
SEUS DISCIPULOS TB COLHERAM MILHOS NO SABADO. FICA COM JESUS OU COM MOISES? A
LEI TE CONDENA, JESUS TE DÁ A GRAÇA E A VIDa eterna os dois maiores mandamento
nem nos dez mandamentos estão Não te vingarás nem guardarás ira contra os
filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:18 Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda
a tua alma, e de todas as tuas forças. Deuteronômio 6:5 Mestre, qual é o grande
mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu
coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e
grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como
a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus
22:36-40 Olha que jesus enalteceu de toda os 613 mandamentos da lei de Moises,
aqui não esta os 10 mandamentos do decálogo, e sim mandamentos de levítico
19v18, e Deuteronômio 6v5
AGORA IMAGINA SE TODOS OS MÉDICOS, BOMBEIROS, ENFERMEIROS,
SERVIDORES PÚBLICOS, TAXISTAS, MOTORISTAS, PESSOAS QUE TRABALHAM NOS SERVIDORES
DE INTERNET, TELEFONIA, AGUA, ESGOTO, LUZ, POLICIA, ETC PARASSEM DE TRABALHAR,
PORQUE IRIAM GUARDAR UM DIA JUDAICO ? O Próprio O JESUS ENSINOU QUE PE LICITO
FAZER O BEM NO SÁBADO ,ELE TRABALHOU NO SÁBADO, SEUS DISCÍPULOS TB E aconteceu
que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando,
começaram a colher espigas.
E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o
que não é lícito? Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando
estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?
Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo
sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão
aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam? E disse-lhes: O sábado
foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho
do homem até do sábado é Senhor.
Marcos 2:23-28
Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já
estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. E aquele
homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara. E por esta causa
os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas
no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho
também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só
quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se
igual a Deus. Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos
digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o
Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.
João 5:14-19 A GRANDE PERGUNTA TRABALHO NO SÁBADO OU NÃO?
SIM POSSO TRABALHAR QUALQUER DIA, POIS NO NOVO TESTAMENTO NÃO EXISTE DIA SANTO,
TEMPLO UNGIDO, CLERO SACERDOTAL, DÍZIMOS ETC , ENTÃO É LICITO EU TRABALHAR PARA
SUSTENTAR MINHA CASA, PORQUE QUEM NÃO CUIDA DOS SEUS NEGOU A FÉ E É PIOR QUE O
DESCRENTE. TODO DIA É DIA DE VIVER PARA CRISTO .
LIBERDADE DO ABUSO FINANCEIRO
Dar o dízimo sob pressão? Semear para ganhar favor ou lucro?
Fazer um pacto com Deus? Estes conceitos não fazem parte da nova aliança sob a
qual vivemos hoje em dia.
Este texto é muito longo, mas completo, e vale a pena. E vai
muito mais profundo do que o dízimo. Alguém fez um resumo perfeito dele, que
aparece no parágrafo seguinte; depois você pode decidir ler ou não ler o texto
por inteiro:
É plenamente cristão e ético a Igreja subvencionar e prover
seus evangelistas que vivem evangelizando. A maior graça material na Terra para
um cristão é poder colaborar abrindo seu bolso para o verdadeiro evangelho. O
erro herético do falso-evangelho pregado no Brasil é proclamar que os cristãos
estão debaixo do princípio dos dízimos velho-testamentarios. A graça da Cruz
nos trouxe um princípio magnânimo e superior a qualquer princípio elementar do
mundo ou da lei mosaica. Em Cristo somos despenseiros do Evangelho. Em Cristo
fomos declarados um só Corpo em amor, em altruísmo, em espontaneidade, em
liberdade, em compromisso, em consciência, em alegria, em proporcionalidade do
que temos, segundo nossa prosperidade. Em Cristo fomos declarados FILHOS E
COERDEIROS do Reino e não mais servos da Lei. FILHO não devolve nada ao pai
porque o que é do Pai é do Filho e o que é do Filho abençoa tudo aquilo que é
do Pai. Em Cristo estamos na Lei do Amor e da Semeadura e não mais no princípio
dos dízimos. Deixe-me enfatizar que apesar da imagem e do título provocativos,
existem pastores que ensinam sobre o dízimo com boa intenção, mas mesmo assim,
o dízimo como exigência de Deus não é para os dias atuais. E quando Jesus caçou
os cambistas do Templo, era porque eles impediam aos estrangeiros, os cegos e
os mancos de aproximarem-se de Deus. De igual maneira, certas pessoas de hoje
em dia querem reerguer as barreiras a Deus que Jesus já tirou.
Para começar, não devo explicar o dízimo fora do panorama
completo do evangelho da graça pura sob o qual vivemos hoje em dia, porque vão
de mãos dadas; quem não entende a função do dízimo não entende a nova aliança
pela qual Jesus morreu e ressuscitou. Para muita gente o entendimento da Graça
é tão incompleto que, quando ouvem a ideia de que estamos debaixo da Graça e
100% perdoados, o primeiro pensamento delas é: “Quer dizer que podemos ir e
pecar à vontade?”. Da mesma maneira, quando ouvem a ideia de que não estamos
obrigados a dar o dízimo pensam: "Ah, então não vou dar mais!”, ou, “Você
está incitando as pessoas a não colaborar com a obra de Deus!” Mas, em ambos os
casos, a verdade é muito mais completa: você está 100% debaixo da Graça, livre
para viver uma vida nova, a vida de Cristo em você (Romanos 6). Isso quer dizer
que vai expressar a vida do Pai Amado e toda a sua conduta, incluindo o que
você faz com seu dinheiro. Visto que até a maioria dos pastores não entendem
claramente a diferença entre a nova aliança e a antiga aliança (como expliquei
nesta publicação anterior:
https://www.facebook.com/ACabanaEAGracaDeDeus/posts/569887979808694), sentem a
necessidade de usar a lei para controlar o comportamento da congregação, e o
dízimo para arrecadar dinheiro. Repetindo, a Graça não é um chamado para a
libertinagem ou a preguiça e sim a entrar em uma verdadeira comunhão com o
Cristo vivo e expressar a vida e a natureza Dele em todo o sentido. Por isso
quero enfatizar minha publicação no link acima e mais os trechos bíblicos que
citei: Romanos 5 a 8, Hebreus 7 a 10, 2 Coríntios 3 a 5 e Gálatas de 1 a 6,
para dar um contexto aos meus comentários sobre o dízimo. Jesus Cristo é o
mesmo, ontem, hoje e para sempre, (Hebreus 13:8), mas as alianças de Deus com a
humanidade mudaram para sempre em 30 e 70 d.C.
Dito isto, comecemos com 2 Coríntios 8 e 9. Em dois
capítulos, Paulo explica a fundo a mentalidade dele sobre dar dinheiro e o
nosso exemplo a seguir hoje em dia. Ainda que a explicação dele seja completa,
vou fazer alguns comentários:
1) Não deixe que ninguém te cite o versículo 9:6 fora do
contexto: “Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele
que semeia com fartura, também colherá fartamente. ” Se ler este versículo no
contexto, isto não quer dizer que se der o dinheiro à igreja institucional,
Deus vai te recompensar financeiramente com um bom negócio ou algo mais, ou que
se não der dinheiro, vai cair em fracasso financeiro. De novo: leia os
capítulos 8 e 9 por inteiro e vai ver o contexto e o sentido. Que agora você
tem o privilégio de fortalecer o verdadeiro corpo, a verdadeira igreja de
Cristo (todos os seres humanos que têm crido Nele; não um edifício). Você terá
o prazer de colher almas para Cristo, de ver outros seres humanos despertando
para a vida de adoção eterna e de ajudar e compartilhar com o seu próximo. A
ideia de dar dinheiro para receber o lucro, é uma perversão em dois sentidos: é
o orgulho humano tentando ganhar o presente que Deus oferece grátis (tão
insultante quanto tentar pagar a um amigo um presente), e é dar para receber.
Deus dá por dar simplesmente porque Ele é amor mesmo, não para receber algo em
troca. A Graça significa expressar a natureza Dele, assim você também dá por
dar apenas, sem esperar nada em troca. A colheita que desfruta é ver a
edificação do Corpo de Cristo, do qual você faz parte.
2) Versículo 9:7 – “Cada um dê conforme determinou em seu
coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.”
Isto é completamente incompatível com “E tem que ser ao menos “X" por
cento, e tem que ser entregue no edifício da esquina chamada Igreja Fulana”. É
completamente incompatível com “Dar a Deus o que é dele”, “Essa porção não é de
você”, “ *devolver* o dízimo (porque não é dar, é dever)”, etc.
3) Em Deuteronômio 14 e Levítico 27, verás que o dizimo
jamais foi dinheiro, mas comida, e era entregado só por proprietários de
terrenos agrícolas e gados. Quer dizer, nem a maioria dos judeus pagavam
dízimos. Nem Jesus pagava dízimos. O dízimo podia ser convertido em dinheiro
por motivos de viagens distantes e depois convertido de novo em comida, mas
nunca foi oferecido a Deus em forma de dinheiro. Uma exceção, se alguém queria
reter um animal e substituir um dízimo em dinheiro, tinha que pagar uma multa
de 20%, porque o dízimo em dinheiro não era o que Deus queria (Levítico 27:30).
4) É verdade que o dizimo existia antes da lei, mas se algo
é pregado indevidamente como se fosse uma lei, é o mesmo erro. Pode confirmar
isto ao ler Gálatas 1 a 6, onde Paulo condenou em condições fortíssimas a
exigência da circuncisão, que também existia antes da lei (além dos
sacrifícios), mas era tratada como lei por essa gente.
Então, o que dizer das referências sobre o dízimo na Bíblia?
MALAQUIAS 3:6-10:
Vamos primeiro a Malaquias 3, 6-10, o que cita-se volta e
meia para verificar o dizimo para hoje em dia:
“Pode um home roubar de Deus? Contudo vocês estão me
roubando. E ainda perguntam: “Como é que te roubamos?” Nos dízimos e nas
ofertas. Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a
nação toda está me roubando. Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para
que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos
Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre
vocês tantas bênçãos que nem terão onde guarda-las."
Há vários problemas em usar este trecho para os que estão em
Cristo e debaixo da graça Dele:
1) Essa *exigência* de dar o dízimo faz parte da velha
aliança, mosaica, que foi dada somente aos judeus, jamais aos gentios. Em todo
caso, aquela aliança tornou-se antiquada e envelhecida com a morte de Jesus, e
desapareceu por completo com a destruição do Templo de Jerusalém em 70 d.C.
(Hebreus 8:13) (embaixo, ao final, vou esclarecer uma distinção importante
entre velha aliança y velho testamento).
2) Este trecho é uma continuação do pensamento que começou
em Malaquias 2:1: “Agora, pois este mandamento é para vocês, os sacerdotes.”
Para um certo grupo de sacerdotes, em um determinado contexto. Não havia
enumeração de versículos e capítulos no texto original, e pode ver a
continuação você mesmo. 2:4 e 2:8 são enfáticos que esta advertência tem a ver
com manter a aliança *levítico*. Você encontra um versículo parecido, exigindo
um dízimo para manter sua aliança com Jesus? Isto é mais um exemplo da
importância do contexto: quem fala a quem? Debaixo de qual aliança? E debaixo
de quais circunstâncias? Tantas vezes nos púlpitos, citam Malaquias, começando
em 3:6, e soa que Deus esteja falando a nós, hoje em dia. Mas é só começar em
1:1 e fica evidente que não. Citar este trecho fora de contexto tem causado
confusão, coação, e condenação imensurável.
3) Versículo 2:2: do mesmo pensamento, Deus diz que tem
amaldiçoado a essas pessoas, e promete amaldiçoa-las mais. Ao interpretar a
Bíblia, uma pergunta muito útil de se fazer é: É isso possível depois da Cruz?
E a resposta aqui definitivamente é: “Não”. Cristo se fez maldição por nós e
quitou toda essa maldição. (Gálatas 3:13, Romanos 8:1, 2 Coríntios 5:21).
4) Malaquias 3:10 diz: “Tragam o dízimo todo ao depósito do
templo, para que haja alimento [comida] em minha casa...Espera. Templo? Que tem
a ver esse templo com você? E, minha casa? Nós, nossos corpos físicos, somos
agora o templo, a casa de Deus. Nada em contra de congregarmos em um imóvel
dedicado a esse propósito, e sim, é justo ajudar com os gastos disso (1 Cor. 9;
Gálatas 6:6), mas há um erro em usar termos hoje em dia como templo, santuário,
altar, etc, para nos referirmos a um edifício, ou as partes dele. Nós mesmos
somos a igreja, o templo, a casa de Deus e onde dois ou três estiverem reunidos
em nome de Deus, ali está a igreja. As coisas físicas na antiga aliança eram
uma sombra; as coisas espirituais na nova aliança são a realidade. O templo a
qual Malaquias 3:10 se refere é o Templo de Jerusalém, que foi destruído em 70
d.C.. Hoje nós somos o verdadeiro templo de Deus.
5) A história de fundo de Malaquias 3:10: os levitas
recebiam uma décima parte das colheitas dos outros onze tribus de Israel em
troca de seu labor de fazer sacrifícios no Templo. Chegou um tempo (Neemias
13:10-13) em que os levitas não recebiam estes dízimos e saíram do Templo para
trabalhar por sua comida. Deus repreendeu os líderes por fazer isso. Para
repetir, a velha aliança nunca foi dado a você, só aos judeus, e em todo caso
esse templo e esse sistema foi destruído em 70 d.C. Toda a Bíblia foi escrita
para nossa instrução, mas em muitos casos somos observadores, não
destinatários; sempre olha o contexto.
6) Aqueles que exigem que os crentes em Jesus vivam como
judeus quanto aos dízimos, não vivem eles mesmos como os levitas-- sem
heranças, sem salários, sem terrenos ou propriedades.
7) Como disse antes, dar para receber é uma perversão do
amor de Deus. Deus dá para dar, porque Ele mesmo é amor. Você agora é seu
filho(a) amado(a), seu reflexo vivo, assim Ele vai te inspirar a dar e
compartilhar seus bens, sem pensar em recompensa financeira. A antiga aliança
trata de uma overdose de “Fazer o bem, receber o bem; fazer o mal, receber o
mal”, para exaurir o orgulho e o esforço humano. Jesus veio e deu volta a essa
economia, trazendo o favor e as bênçãos de Deus aos que mereciam menos. As
referências na nova aliança sobre semear e colher têm seu próprio sentido e
contexto, que você pode verificar ao ler 2 Coríntios 8 e 9, e Gálatas 1 a 6.
Uma ajuda: não confunda castigo com consequências.
MATEUS 23:23:
Nos evangelhos, Jesus sim se refere a dar, dizimar, etc, mas
recorda que Ele mesmo ainda estava debaixo da antiga aliança (Gálatas 4:4,5).
Não descartemos nenhuma palavra da Bíblia, mas sempre temos que levar em
consideração o contexto. Em Mateus 23:23, por exemplo, Jesus estava falando aos
fariseus baixo a aliança deles, antes da cruz. E a aliança deles jamais foi
dado aos gentios. Se Mateus 23:23 fosse para o crente gentio de hoje, após a
cruz, teremos de dar o dízimo até da hortelã, do endro, e do cominho-- ao pé da
letra de o que Ele falou. É muito comum citar o final do versículo, “Vocês
devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas,” para justificar o dízimo
obrigatório, e ao mesmo tempo passar por alto o início do mesmo versículo: “Ai
de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas!”.
MATEUS 5:17:
Em Mateus 5:17, Jesus disse que não veio abrogar a lei,
senão cumpri-la. De novo, o contexto é primordial: Historicamente, a velha
aliança tinha regras e condições: "Se você fizer isto, Deus fará
aquilo." Porém, em Mat. 5:1, Jesus faz uma série de declarações que não
soam assim, não são assim de condicionais. Por isso, Ele esclarece: “Não pensem
que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a
verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a
menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra."
"Não vim abolir, mas cumprir." E Ele SIM cumpriu a
lei. O desenlace de "Ele veio cumprir a lei" não é "Então eu
tenho que seguir Seu exemplo e cumprir a lei também", senão João 19:30:
"Está consumado! Tetalestai! Dívida paga!" E ao ler Efésios 2, escrito
a um público principalmente de origem gentio, Paulo diz que Jesus SIM anulou a
lei (ou desfez, ou aboliu, ou acabou com ela, dependendo da tradução). Isso foi
para fazer de todos, dos judeus e os gentios, uma nova família--e não baixo a
antiga aliança da lei, senão a nova aliança da graça. E em v.20 ele continua a
dizer que o fundamento desta nova família são *os apóstolos e os profetas*, não
*a lei* e os profetas. Isto é perfeitamente consistente com as demais cartas de
Paulo e com Hebreus.
Um pouco mais ao respeito deste desenlace: Lucas 24:44,
Jesus em caminho a Emaus: E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto
ainda estava com vocês: *Era* necessário que *se cumprisse* tudo o que a meu
respeito está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
Ainda mais: Em Atos 15, tiveram o Concílio de Jerusalém onde
resolveram a questão de impor ou não impor a lei judaica nos convertidos
gentios. Vá lá para ler por inteiro, mas cito aqui um pouquinho. A conclusão de
Pedro, que andava com Jesus e caminhou na água, foi: 15:10 Então, por que agora
vocês estão querendo tentar a Deus, pondo sobre os discípulos um jugo que nem
nós nem nossos antepassados conseguimos suportar? 11 De modo nenhum! Cremos que
somos salvos pela graça de nosso Senhor Jesus, assim como eles também”. A conclusão
de Tiago, que em outro contexto disse a fé sem obras está morta, foi: 15:19
“Portanto, julgo que não devemos pôr dificuldades aos gentios que estão se
convertendo a Deus. 20 Ao contrário, devemos escrever a eles, dizendo-lhes que
se abstenham de comida contaminada pelos ídolos, da imoralidade sexual, da
carne de animais estrangulados e do sangue.” Punto. Cadê o dízimo? Depois,
juntos escreveram uma carta à igreja em Antioquia que disse em parte, “15:28
Pareceu bem AO ESPÍRITO SANTO [Imagina! ao Espírito Santo mesmo, que tomou
parte nisso!] e a nós não impor a vocês nada além das seguintes exigências
necessárias: 29 Que se abstenham de comida sacrificada aos ídolos, do sangue,
da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar
essas coisas.” De novo: cadê o dízimo?
“DAR A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR, DAR A DEUS O QUE É DE DEUS”:
E daí? Não há conexão nenhuma entre esta declaração de Jesus
e uma exigência de todo o mundo dar 10% do salário bruto, em dinheiro, em certa
igreja, a pessoas que não precisam viver como levitas— sem heranças, salários
ou terrenos. Só a repetição, o hábito, a tradição. Não fica totalmente claro
exatamente ao que Jesus se referia, mas não era um dízimo.
A VIÚVA E SUAS MOEDAS:
É só olhar o texto: Lucas 21:1: Jesus olhou e viu os ricos
colocando suas contribuições nas caixas de ofertas. Contribuições. Ofertas.
Nada a ver com o dízimo. Um dízimo é por definição 10%, e por lei consiste de
comidas e animais. Ela deu moedas, e ela deu tudo, não 10%. Então nada a ver.
— Por sinal, viu que ela deu moedas? Este é um de vários
trechos que refuta a mentira que os dízimos eram em comidas só porque o
dinheiro era escaso ou inexistente— “Era a moeda de troca na época”, dizem…
…falso.
HEBREUS 7:
Em Hebreus 7, há citação de dízimo, mas não é uma afirmação
do dízimo para hoje em dia, e sim uma afirmação da superioridade de Cristo
sobre todos, incluindo a Abraão, algo impensável aos judeus até então. *Uma
certa vez* Abraão voltava de uma guerra, se encontrou com o sacerdote
Melquisedeque, deu a ele a décima parte dos despojos de guerra e recebeu uma
bênção, dois feitos que demonstraram a superioridade de Melquisedeque, uma
sombra de Jesus.
1) Foi uma situação única.
2) Melquisideque não *exigiu* o dízimo de Abraham.
3) Melquisideque abençôo Abraham, e depois Abraham lhe deu o
dízimo. Abraham não deu o dízimo para depois ser abençoado, como se ouve desde
os púlpitos e televisões.
4) Abraham só deu um décimo dos despojos de guerra, e não
dos seus bens materiais ou ingressos; estando em pé de guerra e longe de casa,
teria sido impossível trazer tudo isso com ele.
5) Abraham recusou ficar com o outro 90%. Ou deu o 90% ao
rei de Sodom, ou devolveu o 90% aos donos originais; não fica totalmente claro
no texto, mas nao era para Abraham.
6) Nem tudo o que Abraham fez é exemplo que somos obrigados
a seguir: casar com sua irmã e sacrificar animais, por exemplo.
7) ***O ponto mais importante não é que Abraham deu o
dízimo; é que Levi (representante da lei) deu o dízimo***. Isto é, a linhagem
levita, da lei, demostrou a superioridade da linhagem de Cristo, que é da
graça. (Hebreus 7:9,10) (João 1:17: Pois a Lei foi dada por intermédio de
Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.) Qual dos
dois sacerdócios é maior?
O contexto de Hebreus: foi escrito em 67 d.C. enquanto o
Templo de Jerusalém ainda existia, antes de sua destruição pelos romanos no ano
70. Os dízimos contínuos eram para os sacerdotes levitas, para compensa-los do
trabalho árduo e *contínuo* de fazer sacrifícios de animais pelos pecados do
povo. (Nota esta palavra *contínuo*). No templo terrestre que era uma
representação da morada de Deus, era explicitamente proibido qualquer móvel
para sentar porque o trabalho nunca terminou. Quando Jesus entrou através de
outro sacerdócio, fez *UM* sacrifício perfeito e final, entrou no Santo dos
Santos literalmente no céu, e *sentou* à direita de Deus – Está consumado! –
Onde permanece até agora, seu único sacrifício já feito e suficiente por toda a
humanidade por todos os tempos. Leia Hebreus 7 a 10 e confirme isto, e analise
o versículo 7:12: “Porque quando muda o sacerdócio, também tem que mudar a lei”
– pense nas implicações disso!
Conclusão do parágrafo anterior: se você ainda está
entregando dízimos por obrigação, está dizendo que seu sacerdote ainda está
trabalhando e fazendo sacrifícios. Seu sacerdote é um levita, ou é Jesus?
Para resumir, em Cristo você já morreu à lei, incluindo
aquela de dizimar. Agora a lei que te libertou e te rege é a lei do Espírito de
vida, Cristo em você. Ha recebido o espírito de adoção. Em Cristo, você é uma
nova criatura, literalmente uma morada Dele. Você foi 100% perdoado e
transformado espiritualmente e tem o enorme privilégio de ser o corpo e o
reflexo Dele nesta terra. Seus mandamentos: crer Nele e amar como Ele te ama,
inclusive na gestão dos seus bens materiais. Dá liberalmente da forma que Ele
te guie individualmente. E veja bem, o ponto muito mais importante de tudo isto
é que você entenda o que significa a morte e a ressurreição de Jesus, e Ele
dentro de você— a nova aliança instaurado com Seu sangue, e que não fique
estancado com uma pé na velha aliança, que nunca foi de você.
Adendo: devido a algumas respostas recebidas, anexo aqui
alguns comentários a mais. Quero esclarecer três coisas, principalmente:
1) Quais são as diferenças entre antiga aliança/antigo
testamento y nova aliança/novo testamento.
2) Por que entender a nova aliança é de suma importância.
3) Por que entender a função do dízimo e entender a nova
aliança vão em conjunto.
1) Antiga aliança/antigo testamento não são exatamente a
mesma coisa, e nova aliança/novo testamento tampouco são exatamente a mesma
coisa.
A divisão da Bíblia em antigo testamento/novo testamento é
um pouco artificial e enganosa; nem tudo no novo testamento é da nova aliança,
e nem tudo no antigo testamento é da antiga aliança. A sombra de Jesus e a sua
obra consumada (a nova aliança) está por todas partes do antigo testamento. E
posto que Jesus nasceu e ensinou baixo a antiga aliança, nem tudo o que aparece
no texto do novo testamento é da nova aliança. A nova aliança só entrou em
vigor com a morte de Jesus (“No caso de um testamento, é necessário que se
comprove a morte daquele que o fez; pois um testamento só é validado no caso de
morte, uma vez que nunca vigora enquanto está vivo quem o fez.” Hebreus
9:16-17; usa-se a palavra "testamento"; dá pra ver a confusão de
palavras).
Por isso, não descartamos nem uma palavra da Bíblia, e
valorizamos o antigo testamento porque nos indica a proveniência de Jesus, a
história de fundo de quem Ele é e por que Ele é tão importante à humanidade.
Porém, sim precisamos olhar a velha *aliança* na perspectiva
certa: foi dada só aos judeus (foi uma surpresa total a Pedro em Atos 10 que os
gentios fariam parte da família de Deus-- inédito!), e foi dada para demostrar
a impossibilidade de agradar ou chegar perto de Deus a través do esforço
humano. Jesus chegou e intensificou a lei para excluir definitivamente o
auto-esforço (Mat. 5) e ressaltar a obra perfeita que Ele iria fazer. Agora, o
pecado que o escritor de Hebreus descreve é a incredulidade: voltar aos
rituais, costumes, e sacrifícios da antiga *aliança*, para ter mais segurança,
caso Jesus realmente não cumprisse tudo.
2) A suma importância de entender a nova aliança vs a antiga
aliança: Tem pessoas que responderam e acham que a distinção nova
aliança/antiga aliança é uma mera bagatela ou distração: tudo está na Bíblia,
então façamos tudo; qual diferença faz? Vamos analizar isso:
Hebreus 8:13: “Chamando ‘nova’ esta aliança, ele tornou
antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido está a ponto de
desaparecer.” [E desapareceu mesmo, três anos mais tarde, destruído pelos
romanos conforme a vontade de Deus.]
Não é o único versículo ao respeito (o tema se repete, por
exemplo, em Heb. 9:15 e 10:9-10), mas reflexionemos nisso: Se Deus declarou
novo o padrão da Sua relação com você, explicitou que o padrão anterior
tornou-se antiquado e envelhecido, e enviou o exército mais poderoso do mundo
para fazê-lo desaparecer por força, não acha que te convêm aprender o que é
este novo arranjo e dar-lhe a mesma importância que Ele lhe dá?
Evitar fazer isso seria evitar a vontade mesma de Deus, não
é certo?
3) Por que entender a função do dízimo e entender a nova
aliança vão em conjunto: Vou basear meus comentários no livro de Hebreus, e
quero sugerir que todo o mundo leia essa maravilhosa e fascinante carta por
conta própria, em parte para ver que não estou citando estes temas fora de
contexto. Às vezes citam-se trechos de Hebreus fora de contexto para
aterrorizar as pessoas com perdição eterna e meter-lhes um pavor indevido de
Deus, mas se você ler tudo de inicio a final e entender o contexto, verá que
foi escrito para fundamentar seu coração na *graça* (13:9).
O escritor escreveu aos crentes judeus em 67 d.C., enquanto
o Templo ainda existia. Ele queria lembrar-lhes da superioridade de Jesus, do
Seu sacerdócio, e do Seu sacrifício, sobre toda pessoa, sacerdócio, e
sacrifício, e animá-los a entrar de todo coração a fé nele, sem deslizar e
tornar aos ritos da velha aliança. É bem importante notar que embora eles
fossem da tradição judia e mestres em boas obras, eram *crianças* na verdadeira
justiça de Deus! (5:11-14). Como é que alguém que faz um monte de boas obras na
tradição judia seja uma criança espiritual? É porque Jesus, na Sua morte e
ressurreição, deu volta a essa economia de justiça: “Deus tornou pecado por nós
aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.” (2
Coríntios 5:21) Jesus não cometeu nem um ato pecaminoso para tornar-se pecado,
e de igual forma nós não fazemos nem uma obra justa para tornarmos a justiça de
Deus; simplesmente aceitamos pela fé o que Jesus fez por nós. Não é por obras,
para que ninguém se glorie.
Além disso, era imaturidade espiritual porque as coisas
físicas da velha aliança eram uma sombra; as coisas espirituais da nova aliança
são a realidade. Eles prefeririam coisas tangíveis, em vez de depender das
coisas verdadeiras mas invisíveis. Cuidado com a tendência de precisar de
coisas físicas, boas aparências, para mostrar uma “santidade” artificial, uma
falsificação da realidade que Jesus já efectuou dentro de você, na esfera
espiritual.
O que tem isso a ver com o tema do dízimo? Vamos ver o tema
de obras mortas, provocadas por uma má consciência (términos da Almeida, mas
vou continuar a citar a NVI para ser consistente).
Primeiro, Jesus já tratou com seus pecados; é um ato feito e
resolvido (Hebreus 1:3, 7:27, 9:12, 9:26, 9:28, 10:10, 10:12). Agora o pecado
ao qual Hebreus se refere è a incredulidade de que Ele já te purificou: quem
estiver aguardando um maior Messias, um maior sacerdócio, um maior sacrifício,
vai aguardar em vão, porque o grande show já chegou e está em suas narizes. Por
isso, não seja apavorado por 10:26-30, como acontece demais; esse trecho é para
quem recusa crer em Jesus, aguardando algo melhor, que não chegará.
Uma outra forma de incredulidade é ter uma má consciência
[Almeida], uma consciência culpada [NVI]. Nota, por se não seja óbvio: não é a
vontade de Deus que você tenha uma consciência culpada; isso é pensar em você
mesmo em vez de crer na obra consumada de Cristo! Não é nada “espiritual” ficar
com uma consciência culpada, pensando em tudo o mal que você fez; isso é a
incredulidade na obra consumada de Jesus.
Olha a coisa boa que Deus quer para você: “Portanto, irmãos,
temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por
um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.
Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Sendo assim,
aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé,
tendo os corações aspergidos para nos purificar de… [perai--de quê? Do pecado,
verdade? Não! É isso o que nos ensinou a mentalidade religiosa!] …para nos
purificar de ***uma consciência culpada***, e tendo os nossos corpos lavados
com água pura. Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois
aquele que prometeu é fiel.” (Sim, ele fala no próximo versículo de boas obras,
mas no contexto não são iguais a obras mortas. E sim, Paulo fala da tristeza sã
em 2 Cor.7, mas é outra coisa.)
“Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma
novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam, de
forma que se tornam exteriormente puros, quanto mais o sangue de Cristo, que
pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa
consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!
(9:13-14)
O que tem tudo isso a ver com o dízimo? Tem tudo a ver com o
dízimo como obrigação. Qualquer obra motivada pelo medo ou culpa, é uma obra
morta, inspirada por uma má consciência, que Jesus morreu para purificar. A
coisa não é quanto dinheiro você dá na igreja; é o motivo atrás disso, e o que
esse motivo mostra sobre seu entendimento da obra consumada de Jesus, a nova
aliança. Até aquilo de pensar, “Se Deus fez tudo isso para mim, o mínimo que eu
devo fazer para Ele é…” torna uma boa obra em obra morta. Outra forma comum é
passar um tempo ruim na conduta ou nos pensamentos, e quando vem o domingo,
colocar mais dinheiro na oferenda para compensar: obra morta; auto esforço em
vez de confiar na obra consumada de Jesus. Pode ser que uma pessoa se sente
melhor após fazer isso, mas isso não passa de coçar a coceira duma má
consciência. É desnecessário dizer que “Se eu não dou o dízimo, estou roubando
a Deus, e ele vai me amaldiçoar,” resulta numa obra morta.
Fontes: solas escrituras
alguns trechos
Roberto Stanchese
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ResponderExcluirVocê está completamente equivocado, antes de ler a Biblia, ore pedindo ao Espirito Santo que te mostre o que está em oculto, para que Ele abra os seus olhos e que vc enchergue.
ResponderExcluirÉ preciso estudar e ñ só ler as Escrituras Sagradas. A Lei é o próprio Carater do Deus Criador, a Lei de Deus é eterna. Estude mais sobre Lei serimonial e Lei Moral, a Lei serimonial, essas sim foi abolida mas a Lei Moral essa é eterna.
ResponderExcluirserimonial com S kkkk... irmao aprende primeiro a lingua portuguesa depois vem falar comigo....
ResponderExcluirEsse sistema religioso segue doutrina de Lutero, não dá igreja primitiva.
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