Sabado, dizimo, instituições judaicas e não cristãs, o que muitos não te ensinaram você vera aqui.

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Cristo trabalhou no sábado, e ele não é instituição pro cristão, pois essas coisas foram sombras, quanto ao dizimo anterior a lei, também a circuncisão o é, Abraão deu o dizimo uma única vez na vida e foi despojo de guerra, e os outros 90 % ele devolveu aos outros reis, pois ele tinha feito um voto de não ficar com nada daquela guerra. Judeus cabem a torá, Cristãos estão na nova aliança e testamento, onde não existe sábados, nem domingos santos, nem dízimos santos, mais o adorar a Deus em espírito e em verdade, todo dia é dia de viver para Cristo . a lei caducou em cristo, ele cumpriu toda lei, nem um jota ou til da lei caiu sem que tudo fosse cumprido. Isso sem contar do falso ensino de Jesus ser o arcanjo Miguel, uma aberração teológica e bíblica, chamar o Deus filho de anjo

Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;

E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.

Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.

Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor

2 Coríntios 3:14-18

Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.

Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.

E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.

Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.

Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.

Gálatas 5:1-5

De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.

Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.

Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

Gálatas 3:24-26

Fora dezenas de outros versos, quanto apocalipse 12 diz acrescentar ou tirar as palavras desse livro, qual? o próprio apocalipse, embora aplique-se a toda a bíblia tb, só que então devemos circuncida-los pois foi mandamento dado a Abraão e lei instituída por Moises ? Quanto a lei, já disse que Cristo a cumpriu, hoje estamos debaixo da graça e não da lei, a lei de Cristo é o amor, e em nenhuma parte da bíblia Deus enalteceu os 10 mandamentos acima dos outros, e tb não existe essa divisão fictícia criada pelo ads de lei moral e cerimonial, não bíblia a lei é um só e são 613 mandamentos, QUANTO AOA SABADO A BIBLIA É CLARA NA NOVA ALIANÇA Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.

Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.

Romanos 14:5,6

Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,

Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Colossenses 2:16,17

Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. Hebreus 7:12

QUANTO AO ANTIGO TESTAMENTO AO LERMOS, TEMOS QUE ENTENDER A PARTE HISTÓRICA, AS PROFECIAS, OS SALMOS , OS PROVÉRBIOS, AS PARÁBOLAS, E O QUE É DA LEI .NÃO DISSE QUE O ANTIGO TESTAMENTO NÃO SERVE PARA NADA, SÓ DISSE QUE A LEI FOI ABOLIDA E HOJE VIVEMOS NA LEI DE CRISTO, NOS MANDAMENTOS DE CRISTO E DO EVANGELHO, NA DOUTRINA APOSTOLICA E NÃO NO JUDAISMO, ATOS 15 O PRIMEIRO CONCILIO DA IGREJA OCORREU POR ESSE PROBLEMA, OS JUDEUS QUERIAM OBRIGAR OS GENTIOS A SE SUBMETEREM A LEI DE MOISES, VEJA O QUE FOI A DECISÃO DO ESPIRITO SANTO ATRAVES DOS APÓSTOLOS. ALI NÃO TEM SÁBADO, DIZIMO, CIRCUNCISÃO ETC ATOS CAP 15

Pros hipócritas que continuam querendo obrigar o povo de Deus a dar o dizimo, a guardar o sábado, assim como os judaizantes da época de Paulo que foram combatidos com veemência e firmeza pelo apóstolo. Houve mudança de lei, hoje estamos na lei de Cristo, que é superior a lei de Moisés.

Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

Hebreus 7:12

Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

Gálatas 6:2

Paulo dizendo de que lei ele obedecia

Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 1 Coríntios 9:21

Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Romanos 10:4

Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde. Gálatas 2:21

De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:24

Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Gálatas 5:4

Essa é a lei de Deus hoje, a lei de Cristo, os mandamentos do novo testamento.

Jesus dá novos mandamentos a igreja

Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;

Atos 1:2

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34

Lei do velho testamento abolida na cruz

Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, Efésios 2:15

Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

Romanos 7:6

A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. Lucas 16:16

Abolido

Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; 2 Coríntios 3:14

Quem que guardar a lei do velho testamento deve lembrar

Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Gálatas 3:10-11 E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Gálatas 5:3-4

São 613 mandamentos na lei de Moisés , olha o que Tiago diz

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Tiago 2:10

Aos guardadores do sábado, do dizimo reflitam!

Devorador de Malaquias não é um demônio, mais um gafanhoto, uma praga que assolava as colheitas em Israel

E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 3:11

Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie. Levítico 11:22

( NOTE QUE DEUS MANDA COMER ESSES GAFANHOTOS, O PROPRIO JOÃO BATISTA COMIA GAFANHOTOS, SERÁ QUE SE TRATAM DE DEMONIOS MESMO, COMO ENSINA O SISTEMA RELIGIOSO)

O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu. Joel 1:4

E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. Joel 2:25

SUPONHAMOS QUE O DEVORADOR SEJA MESMO UM DEMONIO, QUE NÃO É O CASO, COMO JÁ TE PROVAMOS PELA ESCRITURA, MESMO SE FOSSE UM DEMONIO AQULES QUE ESTÃO EM CRISTO NÃO HÁ CONDENAÇÃO, NEM MALDIÇÃO, POIS SEU SACRIFICO E SANGUE É SUFICIENTE PARA NOS ABENÇOAR, CONFIRA NA SUA BIBLIA ROMANOS 8 V1

Sem contar que Cristo nos resgatou da maldição da lei inclusive de Malaquias.

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.

Gálatas 3:13-14

Examine a bíblia e pare de ser enganado

TRADUÇÃO LINGUAGEM DE HOJE JOEL CAPITULO 1 V 3 Digam aos seus filhos o que aconteceu; que eles contem aos seus filhos, e que estes falem sobre isso à geração seguinte.

4 Vieram nuvens e mais nuvens de gafanhotos, e comeram todas as plantações. O que os primeiros gafanhotos deixaram foi devorado pelos que vieram depois. JOEL CAP 2 V25 Devolverei tudo o que vocês perderam quando eu mandei as enormes nuvens de gafanhotos, que, como exércitos, destruíram as colheitas. LEVITICO CAP 11 V 21 mas vocês poderão comer os insetos que têm pernas e que saltam.

22 Poderão comer toda espécie de gafanhotos e grilos. MALAQUAIS CAP 3 V 8 Eu pergunto: “Será que alguém pode roubar a Deus?” Mas vocês têm roubado e ainda me perguntam: “Como é que estamos te roubando?” Vocês me roubam nos dízimos e nas ofertas.

9 Todos vocês estão me roubando, e por isso eu amaldiçôo a nação toda.

10 Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha casa. Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos.

11 Não deixarei que os gafanhotos destruam as suas plantações, e as suas parreiras darão muitas uvas. TRADUÇÃO LINGUAGEM DE HOJE

TRAZER TODOS OS DÍZIMOS

«Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes» (Malaquias 3:10). Temos aqui o versículo favorito dos ensinadores do dízimo. Eles baseiam toda a sua doutrina sobre este versículo. Mas se dermos uma olhadela atenta ao versículo, descobriremos algo muito interessante.

Lembremo-nos de que havia quatro dízimos em Israel, debaixo do Velho Concerto. Qual deles é aqui referido?

«E que o sacerdote, filho de Aarão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e que os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro» (Neemias 10:38).

Notem: a expressão «casa do tesouro» surge tanto em Neemias como em Malaquias.

Qual dos quarto dízimos é contemplado em Malaquias? É o dízimo pago pelos Levitas, e não o pago pelo povo. Malaquias não está a repreender o povo; está a repreender os Levitas.

Quando os ensinadores modernos citam este versículo às pessoas, estão de facto a citá-lo a eles mesmos!

Sob Maldição

Se quiserdes compreender o livro de Malaquias, lede Malaquias 4.4, «Lembrai-vos da lei de Moisés ...» É este o grande argumento de Malaquias.

Mas nós não vivemos debaixo da Lei. Vivemos debaixo da graça que nos é providenciada em Jesus Cristo. Se optarmos por nos submeter mesmo a uma parte que seja da Lei de Moisés, para além de termos caído da graça, teremos um problema grave.

«Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las» (Gálatas 3:10).

Se optarmos por nos colocarmos debaixo das obras da Lei, colocamo-nos sob uma maldição, pela simples razão de não podermos observar a Lei de Moisés.

O propósito da Lei é actuar como nosso tutor ou «aio», «para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados» (Gálatas 3:24).

O Primeiro Concílio da Igreja

Quando a Igreja começou a despontar no livro dos Actos, houve quem tentasse forçar os crentes Gentios a viverem debaixo da Lei. Levantou-se uma disputa que rapidamente conduziu ao primeiro concílio eclesiástico.

«Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão».

«E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles. Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés»

«E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:»

«Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os Gentios, que se convertem a Deus. Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue» (Actos 15:1-2, 4-5, 13, 19-20).

A questão levantada neste concílio era (versículo 5): Os crentes têm que observar a Lei de Moisés (que, como é óbvio, inclui o dízimo?)

Qual foi a resposta? Foi-lhes dado apenas quatro instruções. Absterem-se das (1) coisas contaminadas pelos ídolos, (2) prostituição, (3) o que é sufocado, e (4) o sangue. Onde é que está o dízimo nesta lista? Em parte nenhuma! O primeiro concílio eclesiástico declarou que não era requerido aos crentes pagar o dízimo.

Pelo mesmo raciocínio que se afirma que Abraão e Jacó foram dizimistas baseados numa atitude que estes fezeram uma única vez na vida (Gênesis 14.18-20 e Gn 28.20-22). Alguém pode afirmar pelo o mesmo raciocínio que Abraão e Jacó eram mentirosos pois ambos

mentiram(Gn 20:2 e Gn 27:19) (Abraão mentiu dizendo que Sara era sua irmã, esporadicamente e o mesmo fez Jacó quando disse ser Esaú para receber a benção de Isaac). E esta afirmação baseado em fatos isolados não retrata a verdade sobre a vida dos patriarcas. Portanto devemos ter MUITO CUIDADO quando se usa raciocínio lógicos em cima de textos isolados para embasar uma doutrina. Cuidado com quem afirma que: quem não dá o dízimo vai para o inferno, baseado em Ml 3:10. É preciso uma exegese mais apurada de um texto para embasar uma doutrina.

Pelo o mesmo raciocínio podemos então afirmar que a circuncisão, aliança que Deus fez com Abraão e sua descendência,"Que todo o homem entre vós será circuncidado", persiste após o fim da lei. Lemos que Abraão em Gn 17.23-27 circuncidando-se a si, a Ismael, e a todos os homens de sua casa. Portanto Abrão circuncidou-se antes da Lei ser instituída. Logo a circuncisão é antes da Lei. Portanto a circuncisão persiste após o fim da Lei.

Se o argumento que Abrão deu o dízimo uma vez antes da lei é procedente para validar o dízimo, é da mesma forma procedente para justificar a prática da circuncisão. Você, do sexo masculino que ler esta postagem é circuncidado? é dizimista?

O argumento da circuncisão é mais contundente do que o do dízimo, porque Deus fez um pacto com Abraão na circuncisão, como perpétua, e Deus não fez nenhum pacto com Abraão com relação ao dízimo. Alias os dois dízimos antes da lei (Abrão e Jacó) foram eventos únicos. O exemplo de Abraão foi do dízimo entregue uma vez apenas, dos despojos de uma guerra, ele não ficou com nada, deu 10% a Melquisedeque e 90% deu ao rei de Sodoma e outros que o acompanharam na guerra. Gênesis 14:23-24.

Os preceitos que se seguem também são anteriores à lei, e foram incorporados a ela, mas nem por isso nos sentimos obrigados a observá-los, e nem somos ensinados a fazê-lo:

 

*A distinção entre animal limpo e animal imundo, e a conseqüente proibição de comer a carne deste último [Gênesis 7, Levítico 11];

*A circuncisão [Gênesis 17, 21; Josué 5];

*O sacrifício de animais [Gênesis 15; Êxodo 20, 24; Levítico 1 e seguintes];

*A consagração dos primogênitos dos homens e dos animais a Deus [Êxodo 13, Números 3];

*O levirato [Gênesis 38, Deuteronômio 25];

*A celebração anual da páscoa [Êxodo 12, 23; Josué 5];

*A guarda do sétimo dia (sábado) [Gênesis 2; Êxodo 16, 20, 23].

Você certamente concorda comigo nisso, mas poderá levantar uma forte objeção: É verdade, o raciocínio acima parece lógico, mas o dízimo aparece também no Novo Testamento, logo deve ser observado, pois ficou inserido no contexto do evangelho! Então vamos continuar investigando o caso.

*A distinção entre animal limpo e animal impuro aparece também no Novo Testamento. O apóstolo Pedro tinha dificuldade com isso, mas parece que esse problema foi resolvido, pelo menos em relação aos gentios [Atos 10, 11, 15];*A circuncisão também está no Novo Testamento, e está relacionada à pessoa mais importante. E foi justamente no dia da sua circuncisão, quando completou oito dias de vida, que ele recebeu o seu nome: Jesus [Lucas 2]. Aliás, a prática da circuncisão até aparece lá bem na frente. O próprio apóstolo Paulo circuncidou Timóteo, filho de uma judia crente e pai grego [Atos 16];

*De igual modo, o sacrifício de animais. Na consagração do primogênito Jesus, foram sacrificados um par de rolas e dois pombinhos [Lucas 2];

*E como estava escrito na lei, ele foi também consagrado ao Senhor na condição de primogênito [Lucas 2];

*O levirato, por sua vez, ainda era praticado nos dias do Senhor Jesus. Os saduceus nos dão notícia disso nos três Evangelhos [Mateus 22, Marcos 12, Lucas 20];

*A celebração anual da Páscoa, também. E o próprio Senhor Jesus a celebrou [João 2, 13, 18; Mateus 26];*E até o polêmico sábado era observado [Lucas 4, 23; Mateus 24].

O que Jesus falou sobre o dizimo

 

Cristo NÃO ensinou a dar 10% da renda [bruta] de alguém, contudo permanece o princípio de sustentar ministros e igrejas.

Havia um bem estabelecido sistema em vigor, no tempo de Cristo. Contudo, a ÚNICA menção direta sobre o dízimo foi feita a um JUDEU, ainda sob a lei e o dízimo era em HORTALIÇAS (agrário). NÃO em dinheiro ou lucro pela venda das hortaliças (Mateus 23:23; Lucas 11:42). Certamente havia um comércio de ervas e condimentos (João 12:5 e Marcos 14:3-5), contudo os dízimos mencionados por Jesus eram claramente dados em hortaliças e não em dinheiro destas procedentes.

Nesse caso, devemos dizer aos cristãos de hoje que eles devem dizimar com hortaliças? Ou será que devemos dar um pulo totalmente antibíblico das hortaliças para os 10% da renda em dinheiro? Cristo também ordenou que alguns realizassem a purificação cerimonial, lavagem dos pés e celebração dos dias santos e das festas judaicas. Então, porque não se exigem mais essas coisas dos cristãos, hoje em dia? [Será porque não dão o mesmo lucro?]. TODA a Lei ou nada dela! [o autor deve estar querendo dizer que ou toda a lei sobre propriedade e dívidas e dízimos deve ser tomada, ou nada dela deve ser tomada.] NEM MESMO nos ensinos aos judeus Cristo ensinou a dar o dízimo como prioridade para Deus (Lucas 18:9-14), dizendo que havia coisas mais importantes com que se preocuparem (Mateus 23:23). Além disso, considerem-se as várias traduções com referência à menção de Jesus do dízimo e observem as significativas mudanças...Se olharmos para o Novo Testamento (refiro-me a após a morte do Senhor Jesus, antes disso vigorava a Lei) e às instruções dadas à Igreja, nunca lemos nada acerca de dízimo. Assim como nada que diga respeito à prática da circuncisão, do sábado, das festas judaicas e outras, a não ser para dizer que nada disso diz respeito à Igreja. Da mesma forma nada poderia dizer sobre o dízimo, porque todas essas coisas diziam respeito à Lei e a Israel e não à Igreja.



Vamos lá, vamos entender melhor a Palavra de Deus as pessoas se baseia em Mateus 5;17 que dis."Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir." Mt 5:17

Será mesmo que Jesus Cristo não aboliu mesmo as leis ou nos estamos certos.

Vamos ver oque a Bíblia fala. "Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;" 2Co 3:14

Aqui fala que Jesus aboliu e porque no Cap 5;17"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir." Mt 5:17.

A Bíblia fala enquanto Jesus Cristo estava Vivo Ele não poderia fazer nada sobre a lei De Moisés por que Ele mesmo sabia a força que tinha a Lei e não poderia fazer muita coisas."Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas." Hb 10:28

É por esse Versículo que Jesus Cristo respeitou já parou para pensar se Jesus Cristo estivesse aqui na terra e não esperace o propósito de Deus e fosse logo contra a Lei de Moisés com certeza nos não teríamos esses mandamentos e Jesus não ia ficar um dia sequer aqui na terra.

Olha oque aconteceu que Depois que Jesus Cristo cumpriu sua trajetória aqui na terra o texto fala claramente que Jesus Cristo fez um novo testamento ou Mandamento."Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação," Hb 9:11"Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção." Hb 9:12

"Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne," Hb 9:13"Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?" Hb 9:14

 

"E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna." Hb 9:15"Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador." Hb 9:16"Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?" Hb 9:17Então Clemente a Bíblia fala que Jesus não poderia descumprir o propósito de Deus aqui na terra, Ele não poderia logo ir contra a Lei de Moisés por causa da força da Lei mas teve que primeiro cumprir o Propósito de Deus de Evangelizar e depois disso ser Crucificado.

Aí sim cumpriu seu Propósito aqui na terra e depois disso o texto e 2corintios 3;14 fala que as leis do Velho Testamento foi abolido e Hebreus 9;15 fala que Jesus fez um Novo Testamento.

Espero ter ajudado.

ELE CUMPRIU A LEI PARA SER O SACRIFÍCIO PERFEITO, E SE VC INTERPRETA QUE TEMOS QUE CUMPRIR A LEI, DEVE CUMPRIR OS 613 PRECEITOS DELA E NÃO SOMENTE ALGUNS. OU QUANDO JESUS SE REFERIO A LEI SÓ SE REFERIA AOS 10 MANDAMENTOS? ELE SE REFERIA A TODA A LEI, ATÉ O I OU TIL TUDO SE CUMPRIU NELE. NA GRAÇA NÃO TEMOS MANDAMENTO DE GUARDAR O SÁBADO E NEM NENHUM DIA . VC SABIA QUE TEMOS NOVOS MANDAMENTOS ? Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,

Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; Atos 1:1,2

E ELES ESTÃO NAS CARTAS APOSTÓLICAS E O SÁBADO NÃO ESTA ALI , PELO CONTARIO EM ROMANOS 14 V4-8 E COLOSSENSES 2 V6-14 PAULO FALOU QUE DIAS NÃO IMPORTAM MAIS, SÁBADOS. O PRORPIO JESUS TRABALHOU NO SABADO, JOÃO CAP 5 E SEUS DISCIPULOS TB COLHERAM MILHOS NO SABADO. FICA COM JESUS OU COM MOISES? A LEI TE CONDENA, JESUS TE DÁ A GRAÇA E A VIDa eterna os dois maiores mandamento nem nos dez mandamentos estão Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. Levítico 19:18 Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. Deuteronômio 6:5 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:36-40 Olha que jesus enalteceu de toda os 613 mandamentos da lei de Moises, aqui não esta os 10 mandamentos do decálogo, e sim mandamentos de levítico 19v18, e Deuteronômio 6v5

AGORA IMAGINA SE TODOS OS MÉDICOS, BOMBEIROS, ENFERMEIROS, SERVIDORES PÚBLICOS, TAXISTAS, MOTORISTAS, PESSOAS QUE TRABALHAM NOS SERVIDORES DE INTERNET, TELEFONIA, AGUA, ESGOTO, LUZ, POLICIA, ETC PARASSEM DE TRABALHAR, PORQUE IRIAM GUARDAR UM DIA JUDAICO ? O Próprio O JESUS ENSINOU QUE PE LICITO FAZER O BEM NO SÁBADO ,ELE TRABALHOU NO SÁBADO, SEUS DISCÍPULOS TB E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas.

E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito? Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?

Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam? E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.

Marcos 2:23-28

Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara. E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

João 5:14-19 A GRANDE PERGUNTA TRABALHO NO SÁBADO OU NÃO? SIM POSSO TRABALHAR QUALQUER DIA, POIS NO NOVO TESTAMENTO NÃO EXISTE DIA SANTO, TEMPLO UNGIDO, CLERO SACERDOTAL, DÍZIMOS ETC , ENTÃO É LICITO EU TRABALHAR PARA SUSTENTAR MINHA CASA, PORQUE QUEM NÃO CUIDA DOS SEUS NEGOU A FÉ E É PIOR QUE O DESCRENTE. TODO DIA É DIA DE VIVER PARA CRISTO .

LIBERDADE DO ABUSO FINANCEIRO

Dar o dízimo sob pressão? Semear para ganhar favor ou lucro? Fazer um pacto com Deus? Estes conceitos não fazem parte da nova aliança sob a qual vivemos hoje em dia.

Este texto é muito longo, mas completo, e vale a pena. E vai muito mais profundo do que o dízimo. Alguém fez um resumo perfeito dele, que aparece no parágrafo seguinte; depois você pode decidir ler ou não ler o texto por inteiro:

É plenamente cristão e ético a Igreja subvencionar e prover seus evangelistas que vivem evangelizando. A maior graça material na Terra para um cristão é poder colaborar abrindo seu bolso para o verdadeiro evangelho. O erro herético do falso-evangelho pregado no Brasil é proclamar que os cristãos estão debaixo do princípio dos dízimos velho-testamentarios. A graça da Cruz nos trouxe um princípio magnânimo e superior a qualquer princípio elementar do mundo ou da lei mosaica. Em Cristo somos despenseiros do Evangelho. Em Cristo fomos declarados um só Corpo em amor, em altruísmo, em espontaneidade, em liberdade, em compromisso, em consciência, em alegria, em proporcionalidade do que temos, segundo nossa prosperidade. Em Cristo fomos declarados FILHOS E COERDEIROS do Reino e não mais servos da Lei. FILHO não devolve nada ao pai porque o que é do Pai é do Filho e o que é do Filho abençoa tudo aquilo que é do Pai. Em Cristo estamos na Lei do Amor e da Semeadura e não mais no princípio dos dízimos. Deixe-me enfatizar que apesar da imagem e do título provocativos, existem pastores que ensinam sobre o dízimo com boa intenção, mas mesmo assim, o dízimo como exigência de Deus não é para os dias atuais. E quando Jesus caçou os cambistas do Templo, era porque eles impediam aos estrangeiros, os cegos e os mancos de aproximarem-se de Deus. De igual maneira, certas pessoas de hoje em dia querem reerguer as barreiras a Deus que Jesus já tirou.

Para começar, não devo explicar o dízimo fora do panorama completo do evangelho da graça pura sob o qual vivemos hoje em dia, porque vão de mãos dadas; quem não entende a função do dízimo não entende a nova aliança pela qual Jesus morreu e ressuscitou. Para muita gente o entendimento da Graça é tão incompleto que, quando ouvem a ideia de que estamos debaixo da Graça e 100% perdoados, o primeiro pensamento delas é: “Quer dizer que podemos ir e pecar à vontade?”. Da mesma maneira, quando ouvem a ideia de que não estamos obrigados a dar o dízimo pensam: "Ah, então não vou dar mais!”, ou, “Você está incitando as pessoas a não colaborar com a obra de Deus!” Mas, em ambos os casos, a verdade é muito mais completa: você está 100% debaixo da Graça, livre para viver uma vida nova, a vida de Cristo em você (Romanos 6). Isso quer dizer que vai expressar a vida do Pai Amado e toda a sua conduta, incluindo o que você faz com seu dinheiro. Visto que até a maioria dos pastores não entendem claramente a diferença entre a nova aliança e a antiga aliança (como expliquei nesta publicação anterior: https://www.facebook.com/ACabanaEAGracaDeDeus/posts/569887979808694), sentem a necessidade de usar a lei para controlar o comportamento da congregação, e o dízimo para arrecadar dinheiro. Repetindo, a Graça não é um chamado para a libertinagem ou a preguiça e sim a entrar em uma verdadeira comunhão com o Cristo vivo e expressar a vida e a natureza Dele em todo o sentido. Por isso quero enfatizar minha publicação no link acima e mais os trechos bíblicos que citei: Romanos 5 a 8, Hebreus 7 a 10, 2 Coríntios 3 a 5 e Gálatas de 1 a 6, para dar um contexto aos meus comentários sobre o dízimo. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre, (Hebreus 13:8), mas as alianças de Deus com a humanidade mudaram para sempre em 30 e 70 d.C.

Dito isto, comecemos com 2 Coríntios 8 e 9. Em dois capítulos, Paulo explica a fundo a mentalidade dele sobre dar dinheiro e o nosso exemplo a seguir hoje em dia. Ainda que a explicação dele seja completa, vou fazer alguns comentários:

1) Não deixe que ninguém te cite o versículo 9:6 fora do contexto: “Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. ” Se ler este versículo no contexto, isto não quer dizer que se der o dinheiro à igreja institucional, Deus vai te recompensar financeiramente com um bom negócio ou algo mais, ou que se não der dinheiro, vai cair em fracasso financeiro. De novo: leia os capítulos 8 e 9 por inteiro e vai ver o contexto e o sentido. Que agora você tem o privilégio de fortalecer o verdadeiro corpo, a verdadeira igreja de Cristo (todos os seres humanos que têm crido Nele; não um edifício). Você terá o prazer de colher almas para Cristo, de ver outros seres humanos despertando para a vida de adoção eterna e de ajudar e compartilhar com o seu próximo. A ideia de dar dinheiro para receber o lucro, é uma perversão em dois sentidos: é o orgulho humano tentando ganhar o presente que Deus oferece grátis (tão insultante quanto tentar pagar a um amigo um presente), e é dar para receber. Deus dá por dar simplesmente porque Ele é amor mesmo, não para receber algo em troca. A Graça significa expressar a natureza Dele, assim você também dá por dar apenas, sem esperar nada em troca. A colheita que desfruta é ver a edificação do Corpo de Cristo, do qual você faz parte.

2) Versículo 9:7 – “Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” Isto é completamente incompatível com “E tem que ser ao menos “X" por cento, e tem que ser entregue no edifício da esquina chamada Igreja Fulana”. É completamente incompatível com “Dar a Deus o que é dele”, “Essa porção não é de você”, “ *devolver* o dízimo (porque não é dar, é dever)”, etc.

3) Em Deuteronômio 14 e Levítico 27, verás que o dizimo jamais foi dinheiro, mas comida, e era entregado só por proprietários de terrenos agrícolas e gados. Quer dizer, nem a maioria dos judeus pagavam dízimos. Nem Jesus pagava dízimos. O dízimo podia ser convertido em dinheiro por motivos de viagens distantes e depois convertido de novo em comida, mas nunca foi oferecido a Deus em forma de dinheiro. Uma exceção, se alguém queria reter um animal e substituir um dízimo em dinheiro, tinha que pagar uma multa de 20%, porque o dízimo em dinheiro não era o que Deus queria (Levítico 27:30).

4) É verdade que o dizimo existia antes da lei, mas se algo é pregado indevidamente como se fosse uma lei, é o mesmo erro. Pode confirmar isto ao ler Gálatas 1 a 6, onde Paulo condenou em condições fortíssimas a exigência da circuncisão, que também existia antes da lei (além dos sacrifícios), mas era tratada como lei por essa gente.

Então, o que dizer das referências sobre o dízimo na Bíblia?

MALAQUIAS 3:6-10:

Vamos primeiro a Malaquias 3, 6-10, o que cita-se volta e meia para verificar o dizimo para hoje em dia:

“Pode um home roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: “Como é que te roubamos?” Nos dízimos e nas ofertas. Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando. Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guarda-las."

Há vários problemas em usar este trecho para os que estão em Cristo e debaixo da graça Dele:

1) Essa *exigência* de dar o dízimo faz parte da velha aliança, mosaica, que foi dada somente aos judeus, jamais aos gentios. Em todo caso, aquela aliança tornou-se antiquada e envelhecida com a morte de Jesus, e desapareceu por completo com a destruição do Templo de Jerusalém em 70 d.C. (Hebreus 8:13) (embaixo, ao final, vou esclarecer uma distinção importante entre velha aliança y velho testamento).

2) Este trecho é uma continuação do pensamento que começou em Malaquias 2:1: “Agora, pois este mandamento é para vocês, os sacerdotes.” Para um certo grupo de sacerdotes, em um determinado contexto. Não havia enumeração de versículos e capítulos no texto original, e pode ver a continuação você mesmo. 2:4 e 2:8 são enfáticos que esta advertência tem a ver com manter a aliança *levítico*. Você encontra um versículo parecido, exigindo um dízimo para manter sua aliança com Jesus? Isto é mais um exemplo da importância do contexto: quem fala a quem? Debaixo de qual aliança? E debaixo de quais circunstâncias? Tantas vezes nos púlpitos, citam Malaquias, começando em 3:6, e soa que Deus esteja falando a nós, hoje em dia. Mas é só começar em 1:1 e fica evidente que não. Citar este trecho fora de contexto tem causado confusão, coação, e condenação imensurável.

3) Versículo 2:2: do mesmo pensamento, Deus diz que tem amaldiçoado a essas pessoas, e promete amaldiçoa-las mais. Ao interpretar a Bíblia, uma pergunta muito útil de se fazer é: É isso possível depois da Cruz? E a resposta aqui definitivamente é: “Não”. Cristo se fez maldição por nós e quitou toda essa maldição. (Gálatas 3:13, Romanos 8:1, 2 Coríntios 5:21).

4) Malaquias 3:10 diz: “Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento [comida] em minha casa...Espera. Templo? Que tem a ver esse templo com você? E, minha casa? Nós, nossos corpos físicos, somos agora o templo, a casa de Deus. Nada em contra de congregarmos em um imóvel dedicado a esse propósito, e sim, é justo ajudar com os gastos disso (1 Cor. 9; Gálatas 6:6), mas há um erro em usar termos hoje em dia como templo, santuário, altar, etc, para nos referirmos a um edifício, ou as partes dele. Nós mesmos somos a igreja, o templo, a casa de Deus e onde dois ou três estiverem reunidos em nome de Deus, ali está a igreja. As coisas físicas na antiga aliança eram uma sombra; as coisas espirituais na nova aliança são a realidade. O templo a qual Malaquias 3:10 se refere é o Templo de Jerusalém, que foi destruído em 70 d.C.. Hoje nós somos o verdadeiro templo de Deus.

5) A história de fundo de Malaquias 3:10: os levitas recebiam uma décima parte das colheitas dos outros onze tribus de Israel em troca de seu labor de fazer sacrifícios no Templo. Chegou um tempo (Neemias 13:10-13) em que os levitas não recebiam estes dízimos e saíram do Templo para trabalhar por sua comida. Deus repreendeu os líderes por fazer isso. Para repetir, a velha aliança nunca foi dado a você, só aos judeus, e em todo caso esse templo e esse sistema foi destruído em 70 d.C. Toda a Bíblia foi escrita para nossa instrução, mas em muitos casos somos observadores, não destinatários; sempre olha o contexto.

6) Aqueles que exigem que os crentes em Jesus vivam como judeus quanto aos dízimos, não vivem eles mesmos como os levitas-- sem heranças, sem salários, sem terrenos ou propriedades.

7) Como disse antes, dar para receber é uma perversão do amor de Deus. Deus dá para dar, porque Ele mesmo é amor. Você agora é seu filho(a) amado(a), seu reflexo vivo, assim Ele vai te inspirar a dar e compartilhar seus bens, sem pensar em recompensa financeira. A antiga aliança trata de uma overdose de “Fazer o bem, receber o bem; fazer o mal, receber o mal”, para exaurir o orgulho e o esforço humano. Jesus veio e deu volta a essa economia, trazendo o favor e as bênçãos de Deus aos que mereciam menos. As referências na nova aliança sobre semear e colher têm seu próprio sentido e contexto, que você pode verificar ao ler 2 Coríntios 8 e 9, e Gálatas 1 a 6. Uma ajuda: não confunda castigo com consequências.

 

MATEUS 23:23:

 

Nos evangelhos, Jesus sim se refere a dar, dizimar, etc, mas recorda que Ele mesmo ainda estava debaixo da antiga aliança (Gálatas 4:4,5). Não descartemos nenhuma palavra da Bíblia, mas sempre temos que levar em consideração o contexto. Em Mateus 23:23, por exemplo, Jesus estava falando aos fariseus baixo a aliança deles, antes da cruz. E a aliança deles jamais foi dado aos gentios. Se Mateus 23:23 fosse para o crente gentio de hoje, após a cruz, teremos de dar o dízimo até da hortelã, do endro, e do cominho-- ao pé da letra de o que Ele falou. É muito comum citar o final do versículo, “Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas,” para justificar o dízimo obrigatório, e ao mesmo tempo passar por alto o início do mesmo versículo: “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas!”.

 

MATEUS 5:17:

 

Em Mateus 5:17, Jesus disse que não veio abrogar a lei, senão cumpri-la. De novo, o contexto é primordial: Historicamente, a velha aliança tinha regras e condições: "Se você fizer isto, Deus fará aquilo." Porém, em Mat. 5:1, Jesus faz uma série de declarações que não soam assim, não são assim de condicionais. Por isso, Ele esclarece: “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra."

"Não vim abolir, mas cumprir." E Ele SIM cumpriu a lei. O desenlace de "Ele veio cumprir a lei" não é "Então eu tenho que seguir Seu exemplo e cumprir a lei também", senão João 19:30: "Está consumado! Tetalestai! Dívida paga!" E ao ler Efésios 2, escrito a um público principalmente de origem gentio, Paulo diz que Jesus SIM anulou a lei (ou desfez, ou aboliu, ou acabou com ela, dependendo da tradução). Isso foi para fazer de todos, dos judeus e os gentios, uma nova família--e não baixo a antiga aliança da lei, senão a nova aliança da graça. E em v.20 ele continua a dizer que o fundamento desta nova família são *os apóstolos e os profetas*, não *a lei* e os profetas. Isto é perfeitamente consistente com as demais cartas de Paulo e com Hebreus.

Um pouco mais ao respeito deste desenlace: Lucas 24:44, Jesus em caminho a Emaus: E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: *Era* necessário que *se cumprisse* tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

Ainda mais: Em Atos 15, tiveram o Concílio de Jerusalém onde resolveram a questão de impor ou não impor a lei judaica nos convertidos gentios. Vá lá para ler por inteiro, mas cito aqui um pouquinho. A conclusão de Pedro, que andava com Jesus e caminhou na água, foi: 15:10 Então, por que agora vocês estão querendo tentar a Deus, pondo sobre os discípulos um jugo que nem nós nem nossos antepassados conseguimos suportar? 11 De modo nenhum! Cremos que somos salvos pela graça de nosso Senhor Jesus, assim como eles também”. A conclusão de Tiago, que em outro contexto disse a fé sem obras está morta, foi: 15:19 “Portanto, julgo que não devemos pôr dificuldades aos gentios que estão se convertendo a Deus. 20 Ao contrário, devemos escrever a eles, dizendo-lhes que se abstenham de comida contaminada pelos ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue.” Punto. Cadê o dízimo? Depois, juntos escreveram uma carta à igreja em Antioquia que disse em parte, “15:28 Pareceu bem AO ESPÍRITO SANTO [Imagina! ao Espírito Santo mesmo, que tomou parte nisso!] e a nós não impor a vocês nada além das seguintes exigências necessárias: 29 Que se abstenham de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas.” De novo: cadê o dízimo?

“DAR A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR, DAR A DEUS O QUE É DE DEUS”:

E daí? Não há conexão nenhuma entre esta declaração de Jesus e uma exigência de todo o mundo dar 10% do salário bruto, em dinheiro, em certa igreja, a pessoas que não precisam viver como levitas— sem heranças, salários ou terrenos. Só a repetição, o hábito, a tradição. Não fica totalmente claro exatamente ao que Jesus se referia, mas não era um dízimo.

A VIÚVA E SUAS MOEDAS:

É só olhar o texto: Lucas 21:1: Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas. Contribuições. Ofertas. Nada a ver com o dízimo. Um dízimo é por definição 10%, e por lei consiste de comidas e animais. Ela deu moedas, e ela deu tudo, não 10%. Então nada a ver.

— Por sinal, viu que ela deu moedas? Este é um de vários trechos que refuta a mentira que os dízimos eram em comidas só porque o dinheiro era escaso ou inexistente— “Era a moeda de troca na época”, dizem… …falso.

HEBREUS 7:

Em Hebreus 7, há citação de dízimo, mas não é uma afirmação do dízimo para hoje em dia, e sim uma afirmação da superioridade de Cristo sobre todos, incluindo a Abraão, algo impensável aos judeus até então. *Uma certa vez* Abraão voltava de uma guerra, se encontrou com o sacerdote Melquisedeque, deu a ele a décima parte dos despojos de guerra e recebeu uma bênção, dois feitos que demonstraram a superioridade de Melquisedeque, uma sombra de Jesus.

1) Foi uma situação única.

2) Melquisideque não *exigiu* o dízimo de Abraham.

3) Melquisideque abençôo Abraham, e depois Abraham lhe deu o dízimo. Abraham não deu o dízimo para depois ser abençoado, como se ouve desde os púlpitos e televisões.

4) Abraham só deu um décimo dos despojos de guerra, e não dos seus bens materiais ou ingressos; estando em pé de guerra e longe de casa, teria sido impossível trazer tudo isso com ele.

5) Abraham recusou ficar com o outro 90%. Ou deu o 90% ao rei de Sodom, ou devolveu o 90% aos donos originais; não fica totalmente claro no texto, mas nao era para Abraham.

6) Nem tudo o que Abraham fez é exemplo que somos obrigados a seguir: casar com sua irmã e sacrificar animais, por exemplo.

7) ***O ponto mais importante não é que Abraham deu o dízimo; é que Levi (representante da lei) deu o dízimo***. Isto é, a linhagem levita, da lei, demostrou a superioridade da linhagem de Cristo, que é da graça. (Hebreus 7:9,10) (João 1:17: Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.) Qual dos dois sacerdócios é maior?

O contexto de Hebreus: foi escrito em 67 d.C. enquanto o Templo de Jerusalém ainda existia, antes de sua destruição pelos romanos no ano 70. Os dízimos contínuos eram para os sacerdotes levitas, para compensa-los do trabalho árduo e *contínuo* de fazer sacrifícios de animais pelos pecados do povo. (Nota esta palavra *contínuo*). No templo terrestre que era uma representação da morada de Deus, era explicitamente proibido qualquer móvel para sentar porque o trabalho nunca terminou. Quando Jesus entrou através de outro sacerdócio, fez *UM* sacrifício perfeito e final, entrou no Santo dos Santos literalmente no céu, e *sentou* à direita de Deus – Está consumado! – Onde permanece até agora, seu único sacrifício já feito e suficiente por toda a humanidade por todos os tempos. Leia Hebreus 7 a 10 e confirme isto, e analise o versículo 7:12: “Porque quando muda o sacerdócio, também tem que mudar a lei” – pense nas implicações disso!

Conclusão do parágrafo anterior: se você ainda está entregando dízimos por obrigação, está dizendo que seu sacerdote ainda está trabalhando e fazendo sacrifícios. Seu sacerdote é um levita, ou é Jesus?

Para resumir, em Cristo você já morreu à lei, incluindo aquela de dizimar. Agora a lei que te libertou e te rege é a lei do Espírito de vida, Cristo em você. Ha recebido o espírito de adoção. Em Cristo, você é uma nova criatura, literalmente uma morada Dele. Você foi 100% perdoado e transformado espiritualmente e tem o enorme privilégio de ser o corpo e o reflexo Dele nesta terra. Seus mandamentos: crer Nele e amar como Ele te ama, inclusive na gestão dos seus bens materiais. Dá liberalmente da forma que Ele te guie individualmente. E veja bem, o ponto muito mais importante de tudo isto é que você entenda o que significa a morte e a ressurreição de Jesus, e Ele dentro de você— a nova aliança instaurado com Seu sangue, e que não fique estancado com uma pé na velha aliança, que nunca foi de você.

Adendo: devido a algumas respostas recebidas, anexo aqui alguns comentários a mais. Quero esclarecer três coisas, principalmente:

1) Quais são as diferenças entre antiga aliança/antigo testamento y nova aliança/novo testamento.

2) Por que entender a nova aliança é de suma importância.

3) Por que entender a função do dízimo e entender a nova aliança vão em conjunto.

1) Antiga aliança/antigo testamento não são exatamente a mesma coisa, e nova aliança/novo testamento tampouco são exatamente a mesma coisa.

A divisão da Bíblia em antigo testamento/novo testamento é um pouco artificial e enganosa; nem tudo no novo testamento é da nova aliança, e nem tudo no antigo testamento é da antiga aliança. A sombra de Jesus e a sua obra consumada (a nova aliança) está por todas partes do antigo testamento. E posto que Jesus nasceu e ensinou baixo a antiga aliança, nem tudo o que aparece no texto do novo testamento é da nova aliança. A nova aliança só entrou em vigor com a morte de Jesus (“No caso de um testamento, é necessário que se comprove a morte daquele que o fez; pois um testamento só é validado no caso de morte, uma vez que nunca vigora enquanto está vivo quem o fez.” Hebreus 9:16-17; usa-se a palavra "testamento"; dá pra ver a confusão de palavras).

Por isso, não descartamos nem uma palavra da Bíblia, e valorizamos o antigo testamento porque nos indica a proveniência de Jesus, a história de fundo de quem Ele é e por que Ele é tão importante à humanidade.

Porém, sim precisamos olhar a velha *aliança* na perspectiva certa: foi dada só aos judeus (foi uma surpresa total a Pedro em Atos 10 que os gentios fariam parte da família de Deus-- inédito!), e foi dada para demostrar a impossibilidade de agradar ou chegar perto de Deus a través do esforço humano. Jesus chegou e intensificou a lei para excluir definitivamente o auto-esforço (Mat. 5) e ressaltar a obra perfeita que Ele iria fazer. Agora, o pecado que o escritor de Hebreus descreve é a incredulidade: voltar aos rituais, costumes, e sacrifícios da antiga *aliança*, para ter mais segurança, caso Jesus realmente não cumprisse tudo.

2) A suma importância de entender a nova aliança vs a antiga aliança: Tem pessoas que responderam e acham que a distinção nova aliança/antiga aliança é uma mera bagatela ou distração: tudo está na Bíblia, então façamos tudo; qual diferença faz? Vamos analizar isso:

Hebreus 8:13: “Chamando ‘nova’ esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido está a ponto de desaparecer.” [E desapareceu mesmo, três anos mais tarde, destruído pelos romanos conforme a vontade de Deus.]

Não é o único versículo ao respeito (o tema se repete, por exemplo, em Heb. 9:15 e 10:9-10), mas reflexionemos nisso: Se Deus declarou novo o padrão da Sua relação com você, explicitou que o padrão anterior tornou-se antiquado e envelhecido, e enviou o exército mais poderoso do mundo para fazê-lo desaparecer por força, não acha que te convêm aprender o que é este novo arranjo e dar-lhe a mesma importância que Ele lhe dá?

Evitar fazer isso seria evitar a vontade mesma de Deus, não é certo?

3) Por que entender a função do dízimo e entender a nova aliança vão em conjunto: Vou basear meus comentários no livro de Hebreus, e quero sugerir que todo o mundo leia essa maravilhosa e fascinante carta por conta própria, em parte para ver que não estou citando estes temas fora de contexto. Às vezes citam-se trechos de Hebreus fora de contexto para aterrorizar as pessoas com perdição eterna e meter-lhes um pavor indevido de Deus, mas se você ler tudo de inicio a final e entender o contexto, verá que foi escrito para fundamentar seu coração na *graça* (13:9).

O escritor escreveu aos crentes judeus em 67 d.C., enquanto o Templo ainda existia. Ele queria lembrar-lhes da superioridade de Jesus, do Seu sacerdócio, e do Seu sacrifício, sobre toda pessoa, sacerdócio, e sacrifício, e animá-los a entrar de todo coração a fé nele, sem deslizar e tornar aos ritos da velha aliança. É bem importante notar que embora eles fossem da tradição judia e mestres em boas obras, eram *crianças* na verdadeira justiça de Deus! (5:11-14). Como é que alguém que faz um monte de boas obras na tradição judia seja uma criança espiritual? É porque Jesus, na Sua morte e ressurreição, deu volta a essa economia de justiça: “Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21) Jesus não cometeu nem um ato pecaminoso para tornar-se pecado, e de igual forma nós não fazemos nem uma obra justa para tornarmos a justiça de Deus; simplesmente aceitamos pela fé o que Jesus fez por nós. Não é por obras, para que ninguém se glorie.

Além disso, era imaturidade espiritual porque as coisas físicas da velha aliança eram uma sombra; as coisas espirituais da nova aliança são a realidade. Eles prefeririam coisas tangíveis, em vez de depender das coisas verdadeiras mas invisíveis. Cuidado com a tendência de precisar de coisas físicas, boas aparências, para mostrar uma “santidade” artificial, uma falsificação da realidade que Jesus já efectuou dentro de você, na esfera espiritual.

 

O que tem isso a ver com o tema do dízimo? Vamos ver o tema de obras mortas, provocadas por uma má consciência (términos da Almeida, mas vou continuar a citar a NVI para ser consistente).

Primeiro, Jesus já tratou com seus pecados; é um ato feito e resolvido (Hebreus 1:3, 7:27, 9:12, 9:26, 9:28, 10:10, 10:12). Agora o pecado ao qual Hebreus se refere è a incredulidade de que Ele já te purificou: quem estiver aguardando um maior Messias, um maior sacerdócio, um maior sacrifício, vai aguardar em vão, porque o grande show já chegou e está em suas narizes. Por isso, não seja apavorado por 10:26-30, como acontece demais; esse trecho é para quem recusa crer em Jesus, aguardando algo melhor, que não chegará.

Uma outra forma de incredulidade é ter uma má consciência [Almeida], uma consciência culpada [NVI]. Nota, por se não seja óbvio: não é a vontade de Deus que você tenha uma consciência culpada; isso é pensar em você mesmo em vez de crer na obra consumada de Cristo! Não é nada “espiritual” ficar com uma consciência culpada, pensando em tudo o mal que você fez; isso é a incredulidade na obra consumada de Jesus.

Olha a coisa boa que Deus quer para você: “Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de… [perai--de quê? Do pecado, verdade? Não! É isso o que nos ensinou a mentalidade religiosa!] …para nos purificar de ***uma consciência culpada***, e tendo os nossos corpos lavados com água pura. Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.” (Sim, ele fala no próximo versículo de boas obras, mas no contexto não são iguais a obras mortas. E sim, Paulo fala da tristeza sã em 2 Cor.7, mas é outra coisa.)

“Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam, de forma que se tornam exteriormente puros, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo! (9:13-14)

O que tem tudo isso a ver com o dízimo? Tem tudo a ver com o dízimo como obrigação. Qualquer obra motivada pelo medo ou culpa, é uma obra morta, inspirada por uma má consciência, que Jesus morreu para purificar. A coisa não é quanto dinheiro você dá na igreja; é o motivo atrás disso, e o que esse motivo mostra sobre seu entendimento da obra consumada de Jesus, a nova aliança. Até aquilo de pensar, “Se Deus fez tudo isso para mim, o mínimo que eu devo fazer para Ele é…” torna uma boa obra em obra morta. Outra forma comum é passar um tempo ruim na conduta ou nos pensamentos, e quando vem o domingo, colocar mais dinheiro na oferenda para compensar: obra morta; auto esforço em vez de confiar na obra consumada de Jesus. Pode ser que uma pessoa se sente melhor após fazer isso, mas isso não passa de coçar a coceira duma má consciência. É desnecessário dizer que “Se eu não dou o dízimo, estou roubando a Deus, e ele vai me amaldiçoar,” resulta numa obra morta.

 Fontes: solas escrituras alguns trechos
Roberto Stanchese

6 comentários

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  3. Você está completamente equivocado, antes de ler a Biblia, ore pedindo ao Espirito Santo que te mostre o que está em oculto, para que Ele abra os seus olhos e que vc enchergue.

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  4. É preciso estudar e ñ só ler as Escrituras Sagradas. A Lei é o próprio Carater do Deus Criador, a Lei de Deus é eterna. Estude mais sobre Lei serimonial e Lei Moral, a Lei serimonial, essas sim foi abolida mas a Lei Moral essa é eterna.

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  5. serimonial com S kkkk... irmao aprende primeiro a lingua portuguesa depois vem falar comigo....

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  6. Esse sistema religioso segue doutrina de Lutero, não dá igreja primitiva.

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