Jesus Cristo é um plágio de Cúchulainn?

Nenhum comentário

Jesus Cristo é um plágio de Cúchulainn?


chuchulainn
Estátua do moribundo Cúchulainn no General Post Office (GPO), em Dublin, na Irlanda.
Céticos afirmam que Jesus é um plágio de Cúchulainn (também chamado de Cú Chulainn), que supostamente nasceu de uma virgem.
No entanto, Cúchulainn era o filho de Dechtire, irmã do rei Conchobhar, que a deu em casamento a Suldam mac Roich. Ela e algumas das suas damas foram sequestrados na noite de núpcias por Lugh, deus do sol, que apareceu para ela como uma mosca. Dechtire engoliu a mosca e depois deu à luz um filho cujo nome original era Setanta. Isso não é um nascimento virginal, pois Dechtire foi impregnada pelo deus do sol Lugh em forma de mosca, enquanto Maria, mãe de Jesus, nunca foi impregnada por Deus para conceber o Senhor Jesus.
Setanta matou o cão de guarda de Cullan e, por isso, ficou conhecido como “Cúchulainn”, que significa “Cão de Cullan”. Ele cresceu até ser o guerreiro mais poderoso do rei Conchobhar de Ulaid (que normalmente é traduzido como ‘Ulster’), seu tio. Os guerreiros de Ulaid foram chamados de Ramo Vermelho. Cúchulainn era o melhor e mais brilhante, mas Fergus era o líder do grupo. Durante suas batalhas, Cúchulainn ficava tão furioso que assassinava tanto amigos quanto inimigos, se acalmando somente quando voltava para sua terra, onde era recebido por mulheres nuas que o banhavam com água gelada.
Durante sua última luta (que a deusa guerreira Morrígan já tinha dito que seria a última e fatal) contra um enorme exército, Cúchulainn mandou que seu cocheiro o amarrasse de pé a uma rocha em forma de pilar para que seus inimigos não soubessem o quão ferido ele estava, a fim de que pudesse morrer lutando em pé. E ele morreu amarrado a essa rocha; então um corvo (a forma animal mais comum de Morrígan) pousou sobre ele. Por isso, ele foi honrado como um grande guerreiro até mesmo por seus inimigos, mas não foi enterrado em um túmulo emprestado, nem ressuscitou, nem ascendeu ao Céu.
Na Irlanda, Cúchulainn é lembrado no dia 23 de junho por ter sido um grade guerreiro, não em 25 de dezembro, embora nunca tenha realizado nenhum milagre.
Portanto, não há semelhança alguma entre sua história e a de Jesus. Ademais, é importante destacar que Jesus é uma pessoa real, enquanto Cúchulainn é apenas uma figura mitológica.

Referência:
Thomas Kinsella, “The Tain“, Oxford, 1971.

Nenhum comentário

Postar um comentário