Estudo bíblico
Batismo, heresias antigas do batismo infantil desmascaradas.
O Batismo E A
Circuncisão
Recentemente, vi um
debate entre um defensor do batismo infantil e outro que defende o lado
contrário, do batismo consciente, a partir de quando a pessoa tem a capacidade
de discernir entre o bem e o mal e que possa se arrepender de seus pecados.
Meus argumentos contra o batismo infantil já foram sumariados em
http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2012/08/devemos-batizar-os-bebes.html,
de modo que não vale a pena repetir novamente os mesmos argumentos que já foram
apresentados. Neste artigo, apenas me limitarei a comentar sobre toda a (única)
base argumentacional do debatedor favorável ao batismo infantil, o qual
debatedor admitiu que o batismo de crianinhas não se encontra explicitamente na
Bíblia, mas crê que ele é dedutível a partir da tipologia entre circuncisão e
batismo.
Dito em termos
simples, na visão dele, como a circuncisão tipifica o batismo e as crianças
eram circuncidadas ao oitavo dia, segue-se necessariamente que os bebês devem
ser batizados também. Essa lógica aparenta fazer algum sentido, e até certo
ponto pode complicar a contra-argumentação de alguém que seja menos instruído,
mas não resiste a um exame crítico do argumento. Mesmo trabalhando em cima da
premissa dele de que a circuncisão era uma tipologia do futuro batismo, devemos
destacar que:
• Apenas as crianças
do sexo masculino eram batizadas, as mulheres nunca passavam por qualquer tipo
de circuncisão. Se a tipologia entre circuncisão e batismo for levada aos
extremos que o debatedor se utiliza, então obviamente apenas os bebês do sexo
masculino deveriam ser batizados, negando assim o batismo às mulheres, o que
seria um absurdo.
• A circuncisão não
podia ser praticada em “qualquer dia”, mas repetidamente era reiterado que
tinha que ser sempre no oitavo dia de vida da criança (Lv.12:3). A coisa era
tão séria e rigorosa sobre isso que até mesmo quando o dia da circuncisão caía
em um Sábado ela tinha que ser efetuada neste dia, mesmo sendo considerado um
“trabalho” que teoricamente não poderia se fazer no Sábado (Jo.7:22,23). Assim,
deveríamos esperar o mesmo rigor em fazer com que o batismo fosse efetuado
sempre ao oitavo dia da criança, mas essa regra não existe nas igrejas que
batizam recém-nascidos.
• A circuncisão não
era praticada por todas as nações, mas pelos israelitas, já o batismo é
efetuado em judeus e em não-judeus indistintamente.
Portanto, a questão
não é tão simples como alegar que:
(1) a circuncisão tipifica o batismo;
(2)crianças eram circuncidadas; então:
(3) crianças devem ser batizadas.
Por essa mesma lógica,
as mulheres não poderiam ser batizadas,
nem os não-judeus,
e todos os que fossem batizados deveriam ser
especificamente no oitavo dia, nem antes nem depois.
A verdade é que o
batismo cristão possui um elemento importante que não pode ser ignorado e que o
distingue essencialmente da circuncisão, que é a necessidade do arrependimento.
Ninguém precisava se
arrepender para ser circuncidado, bastava que fosse hebreu e do sexo masculino.
O batismo, porém, apresenta esse pré-requisito básico, razão pela qual o
batismo é chamado repetidas vezes de “batismo de arrependimento” (Lc.3:3;
At.13:24; Mc.1:4), mas a circuncisão nunca é chamada de “circuncisão de
arrependimento”. Isso implica que o arrependimento é necessário para o batismo
na Nova Aliança, ainda que não fosse necessário para a circuncisão no Antigo
Pacto. Na Nova Aliança, é preciso primeiro crer, e somente depois ser batizado
(At.8:36-38; At.18:8; Mc.16:16), já na circuncisão não havia qualquer
necessidade de crer para depois ser circuncidado. Esse elemento novo, chamado
arrependimento, não apenas distingue o batismo da circuncisão, mas também lhe
confere pré-requisitos distintos dela.
Enquanto os
pré-requisitos da circuncisão era de ser judeu do sexo masculino e de se
circuncidar ao oitavo dia, os pré-requisitos do batismo é crer em Cristo e
arrepender-se dos seus pecados. É por isso que o batismo só seria conferido ao
etíope se ele cresse (i.e, condicional a crer – At.8:36-38), é por isso que
somente aqueles que criam eram batizados (At.8:36-38; At.18:8; Mc.16:16), é por
isso que antes de se batizar confessavam-se os pecados (Mt.3:6), é por isso que
apenas “homens e mulheres foram batizados” (At.8:12) e não crianças [as
palavras "homens" e "mulheres" implicam que eram já bem
crescidos, exclui menininhos e menininhas], é por isso que o batismo é chamado
de “batismo de arrependimento” (Lc.3:3; At.13:24; Mc.1:4), e por isso que o
próprio Jesus somente se batizou quando adulto, e não quando recém-nascido
(Mt.3:13). Indiscutivelmente, o batismo cristão possui pré-requisitos básicos
diferentes da circuncisão.
Alguém poderia alegar
que isso seria “injustiça” com os bebês, mas o mesmo poderia ser dito sobre os
pré-requisitos da circuncisão: alguém poderia fazer o mesmo e alegar que isso é
“injusto” para com as mulheres. E isso muda alguma coisa? É claro que não. Da
mesma forma que Deus aceitava as mulheres no AT mesmo sem serem circuncidadas,
Ele aceita as crianças no NT, mesmo sem serem batizadas. É tudo questão de
lógica e bom senso. Foi por isso que Jesus aceitou as criancinhas que vieram a
Ele (Mt.19:14), mas jamais mandou batizar alguma criança. Aliás, em lugar
nenhum das Escrituras aparece alguma criança sendo batizada, razão pela qual
eles se veem forçados a lançarem mão do ambicioso porém pouco útil “argumento
da circuncisão”, sustentando em cima de premissas fracas e superficiais aquilo
que constitui toda a base argumentativa deles.
Paz a todos vocês que
estão em Cristo.
Por Cristo e por Seu
Reino,
Lucas Banzoli
Devemos Nós Batizar
os Bebês?
A Igreja Católica
quebra os recordes em termos de dispensar o arrependimento e colocá-lo das
portas para fora da Igreja, dispensando-se a sua necessidade. Sabemos que, sem
arrependimento, ninguém pode ser salvar (nem sequer dos pecados que ela chama
de "veniais"), mas a Igreja Romana criou o purgatório, onde pessoas
não-arrependidas podem facilmente atingir o Céu após passarem por este local de
"purificação". Com isso, dispensa-se a necessidade real do
arrependimento na vida do cristão.
Com o batismo eles
fazem a mesma coisa. Pregam o batismo de bebês, que não tem consciência para
discernirem entre o bem e o mal para poderem se arrepender de seus pecados, e,
desta forma, o arrependimento não passa a ser um precedente necessário para o
batismo, assim como não é um precedente necessário para a salvação.
Porém, o que nós
vemos é que, biblicamente, o batismo nas águas significa exatamente isso: o
arrependimento!
“E percorreu toda a terra ao redor do Jordão,
pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados;” (Lc 3:3 BRP)
“Tendo primeiramente
João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo do
arrependimento.” (At 13:24 BRP)
“Apareceu João
batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos
pecados.” (Mc 1:4 BRP)
Não é irônico que o
significado do batismo nas águas é o arrependimento, sendo que o arrependimento
é exatamente aquilo que mais falta no batismo católico, onde os padres batizam
bebês que não podem se arrepender? Pois é. Como coerência é o que menos há no
catolicismo, eles batizam aqueles que ainda não podem se arrepender, sendo que
biblicamente o batismo significa arrependimento e este arrependimento deve
preceder o batismo, pois é necessário para que ele se realize. Quando o etíope
pediu para ser batizado, Filipe respondeu:
“36 E, indo eles
caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que
impede que eu seja batizado? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o
coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco,
e o batizou.” (At 8:36-38 BRP)
O princípio que
Filipe expõe é o primeiro que devemos aprender antes de sermos batizados. Há
uma condição claramente exposta: “...se crês de todo o coração...”. A condição
é de crer, de todo o coração, que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Como um
recém-nascido ainda não tem condições sequer de saber quem é Jesus, muito menos
de crer de todo o coração nEle, então ele não entra dentro da condição
necessária exposta para ser batizado.
Ainda, se um bebê que
não tem conhecimento de Cristo pudesse ser naturalmente batizado, então seria
desnecessário o “crer em Cristo de todo o coração” como condição para o
batismo, como Filipe claramente expôs. Quando Lucas, o escritor de Atos,
especificou quem foram os batizados, ele fez questão de incluir apenas os
“homens e mulheres” [isto se refere a pessoas já crescidas], deixando de fora
as crianças:
“Mas, como cressem em
Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se
batizavam, tanto homens como mulheres.” (At 8:12 BRP) ["homens e
mulheres" se refere a pessoas já crescidas]
O fato das crianças
não terem sido citadas não foi porque era costume dos escritores bíblicos não
as citarem, pois eles claramente as mencionavam como um grupo separado dos
“homens e mulheres” quando assim se fazia necessário:
“E os que comeram
foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças.” (Mt 14:21 BRP)
Na multiplicação dos
pães e peixes, vemos os três grupos presentes: os homens, as mulheres e as
crianças. Porém, quando a questão é o batismo, são mencionados somente os
“homens e mulheres”(At.8:12), pois a Igreja não tinha o costume de batizar
crianças. Até mesmo no caso em que famílias inteiras eram batizadas, é
mencionado que eles “criam e eram batizados” (At.18:8).
Ou seja, o batismo
nunca está desassociado do fator "crer". É necessário crer que Cristo
Jesus é o Filho do Deus vivo para ser batizado. Portanto, as alegações católicas
de que os bebês eram batizados nas passagens bíblicas que mostram que a casa
inteira foi batizada carece inteiramente de fundamento. Primeiramente, porque
em absolutamente nenhuma delas há qualquer indício de que havia recém-nascidos
ou bebês na casa.
Existem muitas
famílias que não tem bebês, mas que o pai e a mãe convivem com filhos de idade
mais avançada, onde já é possível crer em Cristo Jesus. Muitos jovens já têm
consciência cristã, se forem bem instruídos na Palavra de Deus. Mas bebês e
recém-nascidos, bem como crianças menores que ainda não têm o conhecimento de
Cristo, não têm condições de serem batizadas porque não podem ainda crer e
arrepender-se de seus pecados.
Sendo assim, não há
razão para pensarmos que naquela casa havia bebês, até porque o texto bíblico
não diz isso e ainda por cima diz claramente que os que foram batizados
primeiramente creram, e, então, receberam o batismo. A "casa" é então
definida como "aqueles capazes de compreender, ouvir e crer". Essa é
a definição da "família" que foi batizada. Quem crê verdadeiramente
em Cristo, podia ser batizado.
“Na verdade, antes
que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra, de que te
enfadas, será desamparada dos
Como Isaías nos diz
que existe uma fase “antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o
bem”(Is.7:16), fica claro que eles não estão dentro da condição de compreender,
ouvir e crer de todo o coração que Jesus Cristo é o Filho de Deus, para serem
batizados. Negar que existe uma fase em que a criança ainda não sabe escolher
entre o certo e o errado para crer em algo e rejeitar o outro, é explicitamente
querer negar o texto de Isaías que declara isso taxativamente.
Outra forte evidência
contra o batismo infantil vem do fato de que o próprio Jesus não foi batizado
quando criança, mas apenas apresentado no templo (Lc.2:22). Se a vontade de
Deus fosse que os bebês fossem batizados, Ele certamente teria feito com que em
primeiro lugar o próprio Jesus fosse batizado nessa idade, pois nessa vida
"devemos andar como ele andou" (1Jo.2:6).
Ele é o nosso exemplo
a ser seguido, e se ele quisesse que batizássemos os bebês, ele mesmo teria
sido batizado quando recém-nascido. Deus enviou João Batista exatamente para
preparar o caminho para o Mestre. E como? Batizando nas águas! Será que Deus se
enganou, fazendo com que João Batista preparasse o caminho fora de tempo, já
que, segundo os católicos, o batismo era para ser feito quando bebê?
Por que Deus só foi
levantar João Batista para batizar já depois que Jesus já era adulto e estava
preparando o seu ministério? Se a vontade de Deus é que nós sejamos batizados
quando bebês, por que o próprio Jesus não nos deu esse exemplo? Ora, os
evangélicos fazem hoje da forma correta como o próprio Jesus fez: nós
apresentamos os bebês na Igreja, como Jesus foi apresentado, e os
batizamossomente quando estes já alcançaram a fase da maturidade. E os
católicos invertem tudo isso.
Portanto, sumariamos
que:
1. O arrependimento é
um precedente necessário para o batismo, mas os recém-nascidos ainda não podem
se arrepender de algo que sequer já praticaram!
2. O fator
"crer" é outro precedente fundamental, mas os bebês não podem crer
que Cristo é o Filho de Deus, nem tampouco sabem a diferença entre Jesus, Buda
ou Maomé.
3. Nos casos bíblicos
do batismo, só é relatado homens e mulheres, nunca as crianças. Embora as
crianças fossem sempre mencionadas como um grupo à parte em várias outras
ocasiões, quando a questão é o batismo elas são sempre deixadas de fora e
apenas o grupo dos adultos – homens e mulheres – que é mencionado.
4. Cristo disse para
vir a ele as crianças, mas não disse para batizá-las. Não negamos que as
crianças, bebês e recém-nascidos serão salvos quando ainda não tem consciência
para discernir entre o certo e o errado. Mas passar pelo batismo é algo
totalmente diferente, visto que o batismo possui os precedentes necessários que
consiste em crer e se arrepender, e Isaías nos diz que existe um período "
antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem” (Is.7:16).
5. Jesus não foi
batizado quando recém-nascido, mas apenas apresentado no templo. Como cremos
que Ele é o nosso exemplo maior a ser seguido (1Jo.2:6) e ele não foi batizado
quando criança e nem tampouco ensinou isso, cremos que Jesus está certo e os
católicos errados. Afinal, se o batismo deve ser realizado poucos dias depois
do nascimento, então o próprio Jesus teria sido batizado da forma incorreta e
no tempo errado, passando-nos um mau exemplo, ou, pelo menos, um exemplo
contrário à prática tradicional da Igreja de Roma!
Muito mais poderia
ter sido dito, mas, para resumir, fica claro que o que a Igreja Católica mais
uma vez faz é negar a necessidade do arrependimento. Batizando os bebês que nem
sequer ainda tem a capacidade de crerem em Cristo, ela dispensa desta forma o
batismo real e verdadeiro que só ocorre quando já se tem maturidade suficiente
para crer.
Assim, ela oferece um
batismo falso e inválido, sem o preenchimento de qualquer precedente necessário
para que ele se realize da forma correta, e assim dispensa os seus fieis de
receberem o verdadeiro batismo que deveria vir quando as pessoas já fossem
maduras o suficiente para crer em Cristo e se arrepender dos seus pecados.
O resultado? Ficam
com um batismo falso no qual elas nem sequer se lembram, e dispensam o batismo
verdadeiro que, esse sim, pode conduzir o homem a uma mudança e transformação
de vida, de uma velha para uma nova criatura, ao se levantar das águas.
Paz a todos vocês que
estão em Cristo.
Por: Lucas Banzoli
A Nossa Submersão Por
Cristo,
Com-Em-Dentro Do Espírito Santo,
Formando o um Corpo,
(futuro e ainda Local)
Hélio de Menezes
Silva, 2016.
1Co 12:13 Porque
também, dentro de um [só] Espírito, *nós* todos para dentro de um [só]
CORPO fomos submersos, quer judeus ou
gregos, quer escravos ou livres; e todos para dentro d[a unidade de] um [só]
Espírito fomos feitos beber. LTT
A Nossa Submersão Por
Cristo,
e Com / Em / Dentro
Do Espírito Santo:
a) Foi prometida em
Mt 3:11; Mc 1:8; Lc 3:16; Jo 1:33; At 1:5; 11:16.
Mt 3:11 [E] *eu*, em
verdade, estou submergindo a vós outros
dentro de água, em consequência d[o] [vosso] arrependimento; Aquele [Varão],
porém, [que] após mim [está] vindo, mais poderoso do que eu é, de Quem não sou
digno de carregar os sapatos; *Ele* vos submergirá dentro de [o] Espírito
Santo, e [dentro do] fogo. LTT
Mc 1:8 *Eu*, em
verdade, vos submergi dentro de água; *Ele*, porém, vos submergirá dentro de
[o] Espírito Santo ." LTT
Lc 3:16 Respondeu
João a todos [eles], dizendo: "*Eu*, em verdade, dentro de água estou-
submergindo a vós; está- vindo, porém, Aquele que [é] mais poderoso do que eu,
do Qual não sou digno de desatar a correia dos Seus sapatos. *Ele* vos
submergirá dentro de [o] Espírito Santo e dentro de [o] fogo ." LTT
Jo 1:33 E eu não O
conhecia, mas Aquele havendo-me enviado a submergir dentro de água, *Esse* me
disse: 'Aquele sobre Quem vires o Espírito descendo e permanecendo sobre Ele,
esse é Aquele [que estará] submergindo dentro de [o] Espírito Santo.' LTT
At 1:5 Porque João,
em verdade, submergiu dentro d[a] água; *vós*, porém, sereis submersos dentro
de [o] Espírito Santo, não muito depois destes dias." LTT
At 11:16 Fui
lembrado, então, da palavra de [o] Senhor, como dizia Ele: 'João, em verdade,
submergiu dentro d[a] água; *vós*, porém, sereis submersos dentro de [o]
Espírito Santo.' LTT
b) É diferente da
submersão do crente por outro crente representando sua assembleia local, com /
em / dentro da ÁGUA, para poder ser tornado membro daquele ajuntamento local.
Sim, é diferente, simplesmente porque, no dicionário e pelo contexto, água e
Espírito Santo (os meios dentro dos quais são feitas as submersões) são diferentes,
e os submersores (um é o crente representando o ajuntamento local, o outro foi
o Cristo) são diferentes, portanto submersão dentro de água e submersão dentro
do Espírito Santo são coisas completamente diferentes.
c) Em 1Co 12:13
1Co 12:13 Porque
também, dentro de um [só] Espírito, *NÓS* TODOS para dentro de UM [SÓ] CORPO
fomos SUBMERSOS, quer judeus ou gregos, quer escravos ou livres; e todos para
dentro d[a unidade de] um [só] Espírito
fomos feitos beber. LTT
o "*nós*"
com toda certeza inclui quem está escrevendo, o apóstolo Paulo.
Ora, Ele já havia
sido submerso em águas, bem longe, por Ananias, o qual representou a assembleia
local de Damasco At 9:18, e Paulo era agora membro de outra assembleia local
que o enviou como missionário, a assembleia de Antioquia (At 13), e Paulo não
pertencia ao corpo da assembleia de Corinto (plantada por ele ajudado por
Áquila e Priscila, e por Silas, Timóteo, Justo, e Crispo Atos 18:1-11)
Portanto, Paulo e os
crentes de Corinto não foram submersos em água pela mesma assembleia local, nem
formavam um só corpo no sentido de assembleia local.
Portanto, o
"fomos submersos"de 1Co 12:13 NÃO se refere à submersão dentro da
água, e temos que descobrir na Bíblia a que tal submersão se refere. Esta parte
é fácil, só pode se referir à nossa submersão por Cristo, com / em / dentro do
Espírito Santo, prometida conforme (a), acima. Tal submersão dentro do Espírito
Santo é diferente da submersão em água.
É importante notar
que, conforme 1Co 12:13, todo crente já foi submerso no Espírito Santo [da
palavra "todos" infere-se que todo crente já foi submerso dentro do
Espírito Santo, não importa se já foi submerso em águas ou ainda espera para o
ser, se já cresceu em conhecimento ou não, se presentemente está andando
"nas alturas" ou não: todo crente, mesmo se foi salvo há somente 1
segundo atrás, já foi submerso dentro do Espírito Santo.
O "um [só] corpo" de 1Co 12:13 NÃO
se refere a nenhuma assembleia local, e temos que descobrir na Bíblia a que tal
corpo se refere.
d') A nossa submersão
por CRISTO, dentro do Espírito Santo, tem dois tipos (ou figura, ou símbolo)
predecessores, sendo um no VT e outro no NT. Vejamos primeiro o tipo no VT, a
submersão dentro de águas do Mar Vermelho, chamada de a submersão para dentro
de Moisés, em 1Co 10:1-2.
1Co 10:1-2 1 Não desejo, porém, vós desconhecer[des], ó
irmãos, que [os] nossos pais, todos [eles], debaixo da nuvem estavam, e todos
[eles] através do Mar passaram. 2 E todos [eles] para dentro de Moisés foram
submersos, dentro da nuvem e dentro do mar, LTT
Ora, tal passagem tem
enorme semelhança (de estrutura gramatical) com um único verso bem determinado,
1Co 12:13! (compare o que realçamos em amarelo!).
1Co 12:13 Porque
também, dentro de um [só] Espírito, *nós* todos para dentro de um [só]
CORPO fomos submersos, quer judeus ou
gregos, quer escravos ou livres; e todos para dentro d[a unidade de] um [só] Espírito fomos feitos beber. LTT
Não conheço na Bíblia
outras duas passagens tratando de eventos diferentes mas que tenham semelhança
em algum aspecto, e tais passagens tenham estrutura gramatical mais parecidas
que entre 1Co 10:1-2 e 1Co 11:13. Você conhece? Essa enorme semelhança
gramatical entre 1Co 12:13 e 10:1-2 não é por acaso, ela tem que visar nos
ensinar sobre a submersão dentro do Espírito Santo, ao observarmos aquela
dentro do Mar Vermelho: note como esta ocorreu uma só vez na História, de uma
vez para sempre, publicamente e não privadamente, visível a todos e não
ocultada de muitos, acompanhada de extraordinários sinais e milagres que nunca
mais foram repetidos, e cujos efeitos estendeu-se a todos os israelitas do
passado, presente e futuro (note o "todos" de 1Co 10:2), os quais
foram FEDERATIVAMENTE representados pelos que fisicamente atravessaram o Mar
Vermelho aberto, de modo que o Espírito Santo infalivelmente afirma que o fato
de terem sido submersos dentro daquele mar se estende a todos os israelitas,
entendendo-se isso como todos os israelitas, de todos os tempos.
d'') A nossa
submersão por CRISTO, dentro do Espírito Santo, tem um tipo (ou figura, ou
símbolo) predecessor, no NT, de submersão dentro de águas: a submersão de o
Cristo dentro da água e vinda e testemunho do Espírito Santo sobre Ele Mt
3:16-17; Jo 1:33-34.
Mt 3:16-17 16 E, havendo Jesus sido submerso, logo
caminhou para cima, para longe da água, e eis que Lhe foram abertos os céus, e
Ele viu o Espírito de Deus descendo à semelhança de uma pomba, e vindo sobre
Ele. 17 E eis uma voz proveniente- de- dentro- dos céus, dizendo: "Este
[Varão] é o Meu Filho, o amado, em Quem [Me] comprazi." LTT
Jo 1:33-34 33 E eu não O conhecia, mas Aquele havendo-me
enviado a submergir dentro de água, *Esse* me disse: 'Aquele sobre Quem vires o
Espírito descendo e permanecendo sobre Ele, esse é Aquele [que estará] submergindo
dentro de [o] Espírito Santo.' 34 E eu tenho visto , e tenho testificado que
Este [Varão] é o Filho de Deus."
LTT
d''') Essas duas submersões (dos Israelitas
dentro das águas do Mar Vermelho, e de o Cristo dentro das águas do Rio Jordão
seguida da vinda do Espirito Santo sobre Ele) foram acontecimentos visíveis,
públicos, que ocorreram uma única vez. E vão nos ensinar coisas sobre a nossa
submersão dentro do Espírito Santo.
e) À luz desses dois
tipos, pensemos sobre a natureza da nossa submersão dentro do Espírito Santo:
- Anos depois de ter
começado Seu trabalho através da submersão da nação de Israel dentro das águas
da travessia do Mar Vermelho, o SENHOR completou tal trabalho ao inaugurar
(evento único na História, evento visível, audível, e público, acompanhado por
sinais que jamais seriam repetidos) Seu Tabernáculo/ Templo por batiza-lo
dentro do Espírito Santo, por enche-lo e dar-lhe poder, passando ele a ser o
local de reunião, adoração e edificação dos crentes do VT, marcando a saída da
Dispensação da Promessa para entrada na Dispensação da Lei (mesmo já havendo
leis antes).
- E, anos depois de
ter começado Seu trabalho através do submersão de Jesus dentro das águas do Rio
Jordão, o Espírito Santo o completou ao inaugurar (evento único na História,
evento visível, audível, e público, acompanhado por sinais que jamais seriam repetidos)
Sua instituição das assembleias locais (instituição representada no seu modelo,
a primeira assembleia local, formada pelos que seguiram o Senhor Jesus em todo
seu ministério terrestre, uma assembleia itinerante e pastoreada pelo Senhor em
carne e osso) por batizar cada membro da primeira assembleia local (modelo para
todas as seguintes) dentro do Espírito Santo, enche-los e dar-lhes poder, cada
uma das subsequentes assembleias locais tendo o propósito de adoração e serviço
a Deus, e comunhão e edificação dos crentes do NT. Em Pentecostes foi marcada a
saída da Dispensação da Lei para entrada na Dispensação das Assembleias Locais
(mesmo que uma assembleia local já existisse tendo Jesus como pastor e os Seus
seguidores como membros, assembleia local batizada na água e comissionada Atos
1:4,13-15,23; 2:1; Mt 28:19, 20; Lc 24:47-49).
At 1:4 E Ele, estando
reunido- juntamente- com, lhes determinou para longe de Jerusalém não se
ausentar[em], mas "Esperar[em] a promessa de o Pai, a qual ouvistes de
Mim. LTT
At 1:13-15 13 E, tão logo eles entraram, subiram para
dentro do salão do andar superior, onde estavam se hospedando tanto Pedro e
Jacobo, como João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Jacobo ([filho]
de Alfeu), e Simão (o zelote), e Judas ([irmão] de Jacobo). 14 Todos estes
estavam firmemente continuando em uma mesma harmonia em oração e súplica,
juntamente- com [as] mulheres e Maria (a mãe de Jesus), e juntamente- com os
irmãos dEle . 15 E, naqueles dias,
havendo- se levantado Pedro n[o] meio dos discípulos, disse (e era [o] número
de nomes sobre o mesmo de quase cento e vinte): LTT
At 1:23 E
apresentaram dois [varões]: José (sendo chamado de Barsabás, ao qual foi dado o
sobrenome de [o] Justo) e Matias. LTT
At 2:1 E, em o
plenamente chegar o dia do Pentecostes, estavam todos em- uma- mesma- harmonia
sobre o mesmo lugar; LTT
Mt 28:19 Havendo
[vós] ido, portanto, ensinai- e- fazei- discípulos de todas as nações
(submergindo-os para dentro de o nome de o Pai, e de o Filho, e de o Espírito
Santo; LTT
Mt 28:20 Ensinando-os
a preservar- e- obedecer todas as coisas, tantas- e- quaisquer quanto Eu vos
ordenei): e eis que *Eu* convosco estou todos os dias, [a saber,] até à
consumação dos séculos." Amém. LTT
Lc 24:47-49 47 E ser[em] pregados, [apoiados] sobre o Seu
nome, [o] arrependimento e [a] remissão
d[os] pecados, para dentro todas as nações, havendo [vós] começado
provenientes- de- junto de Jerusalém. 48
E *vós* sois testemunhas destas coisas. 49 E eis que *Eu* envio a promessa do Meu Pai sobre vós; *vós*, porém,
permanecei dentro da cidade de Jerusalém até serdes investidos de poder proveniente- de- dentro- do
alto." LTT
Pentecostes foi
também a "inauguração" do Espírito Santo como o Eleito Comandante e
Confortador Atos 1:2, Iluminador, Guia, Professor, Convidador Ap 22:17, e o
outro Confortador.
At 1:2 Até o dia em
que, [já] havendo [Ele] dado mandamentos aos apóstolos (aos quais
[anteriormente] escolheu) através de [o] Espírito Santo, Ele foi recebido em
cima ; LTT
Ap 22:17 E o Espírito
e a noiva dizem: 'Vem Tu !' E aquele [que O está] ouvindo, que diga: 'Vem Tu !'
E aquele [que está] tendo sede, venha ele; e [todo] aquele [que está] querendo,
receba ele a água d[a] vida, de graça.
LTT
Tanto João quanto
Jesus tinham profetizado tal submersão dentro do Espírito Santo Mc 1:8; Lc
3:16; Jo 1:33,34; Lc 24:49).
Mc 1:8 *Eu*, em
verdade, vos submergi dentro de água; *Ele*, porém, vos submergirá dentro de
[o] Espírito Santo." LTT
Lc 3:16 Respondeu
João a todos [eles], dizendo: "*Eu*, em verdade, dentro de água estou-
submergindo a vós; está- vindo, porém, Aquele que [é] mais poderoso do que eu,
do Qual não sou digno de desatar a correia dos Seus sapatos. *Ele* vos
submergirá dentro de [o] Espírito Santo e dentro de [o] fogo." LTT
Jo 1:33 E eu não O
conhecia, mas Aquele havendo-me enviado a submergir dentro de água, *Esse* me
disse: 'Aquele sobre Quem vires o Espírito descendo e permanecendo sobre Ele,
esse é Aquele [que estará] submergindo dentro de [o] Espírito Santo.' LTT
Jo 1:34 E eu tenho
visto , e tenho testificado que Este [Varão] é o Filho de Deus." LTT
Lc 24:49 E eis que
*Eu* envio a promessa do Meu Pai sobre
vós; *vós*, porém, permanecei dentro da cidade de Jerusalém até serdes
investidos de poder proveniente- de-
dentro- do alto." LTT
f) Tanto as
submersões do Velho Testamento como os do Novo Testamento, quer submersões
dentro da água ou dentro do Espírito Santo, nunca foram secretas, místicas, nem
invisíveis. Eles sempre foram submersões visíveis, audíveis e públicas. Todas
as submersões foram eventos públicos!
g) Uma vez que (como
já vimos) a minha submersão por Cristo e dentro do Espírito Santo (que já vimos
que foi prometida em Mt 3:11; Mc 1:8; Lc 3:16; Jo 1:33; Atos 1:5; 11:16) não é
o mesmo que minha submersão por um outro crente (representante de uma
assembleia local) e dentro de água, colocando-me naquela assembleia local,
então a nossa submersão por Cristo, em 1Co 12:13, é o mesmo que a submersão
para dentro de o Espírito Santo.
1Co 12:13 Porque
também, dentro de um [só] Espírito, *nós* todos para dentro de um [só]
CORPO fomos submersos, quer judeus ou
gregos, quer escravos ou livres; e todos para dentro d[a unidade de] um [só] Espírito fomos feitos beber. LTT
Todos os salvos
(passados, presentes e futuros) da Dispensação das Assembleias Locais foram
FEDERATIVAMENTE representados naquela única submersão dentro do Espírito Santo,
em Pentecostes.
h) Portanto, o
"um [só] CORPO" referido em 1Co 12:13 não é a assembleia local de que
cada crente tornou-se membro, aqui sobre a terra. Portanto, embora eu odeie
muito a falsa doutrina da "Igreja Universal, invisível e difusa, que é
pervassiva e ubíqua sobre toda a TERRA, unindo todas as igrejas em uma doce
harmonia e identificação", e embora eu repute tal ensino como uma das doutrinas
mais mortalmente erradas e que mais têm feito os piores estragos nas igrejas
contendo salvos (ver
http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/IgUniv-TeoriaMito-Montgomery.html
; http://www.solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/MalesTeoriaIgrejaUniversal-MCockrell.htm
;
http://www.solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/PerguntasRespostasSobreMitoIgUniversalDeHoje-Helio.htm
;
http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/MitoIgrejaUniversal-FAGomes.htm
; http://www.solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/RelutanciaHistoricaBatistasEngoliremIgrejaUniversalInvisivelDifusa-Helio.htm
;
http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/AAProcuraIgUnivInvisivel-Cockrell.htm
), não vejo problema nenhum em identificar o "um [só] CORPO", referido
em 1Co 12:13, com a assembleia LOCAL, ÚNICA e TOTAL que agora mesmo se reúne
permanentemente no CÉU (os salvos estando em forma espiritual, não física, e
com uma única doutrina e prática extremamente bem definidas, bíblicas, sem
nenhuma mistura nem variação), e com a assembleia LOCAL, ÚNICA e TOTALIZADA
FUTURA, a Noiva que reinará com e para o Senhor Jesus Cristo, sobre toda a
terra, no REINO MILENAR, e, depois da criação da nova terra e novo céu, já no
ESTADO FINAL E ETERNO DE TODAS AS COISAS, estará para sempre, com nosso Senhor
e Salvador e Deus, o Cristo, (os salvos tendo corpos glorificados, imortais,
que não envelhecem nem decaem, e sempre com uma única doutrina e prática
extremamente bem definidas, bíblicas, ...).
Hélio de Menezes
Silva, 2016
Nenhum comentário
Postar um comentário