Estudo bíblico Batismo, heresias antigas do batismo infantil desmascaradas.

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Estudo bíblico Batismo, heresias antigas do batismo infantil desmascaradas.

O Batismo E A Circuncisão

Recentemente, vi um debate entre um defensor do batismo infantil e outro que defende o lado contrário, do batismo consciente, a partir de quando a pessoa tem a capacidade de discernir entre o bem e o mal e que possa se arrepender de seus pecados. Meus argumentos contra o batismo infantil já foram sumariados em http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2012/08/devemos-batizar-os-bebes.html, de modo que não vale a pena repetir novamente os mesmos argumentos que já foram apresentados. Neste artigo, apenas me limitarei a comentar sobre toda a (única) base argumentacional do debatedor favorável ao batismo infantil, o qual debatedor admitiu que o batismo de crianinhas não se encontra explicitamente na Bíblia, mas crê que ele é dedutível a partir da tipologia entre circuncisão e batismo.

Dito em termos simples, na visão dele, como a circuncisão tipifica o batismo e as crianças eram circuncidadas ao oitavo dia, segue-se necessariamente que os bebês devem ser batizados também. Essa lógica aparenta fazer algum sentido, e até certo ponto pode complicar a contra-argumentação de alguém que seja menos instruído, mas não resiste a um exame crítico do argumento. Mesmo trabalhando em cima da premissa dele de que a circuncisão era uma tipologia do futuro batismo, devemos destacar que:

• Apenas as crianças do sexo masculino eram batizadas, as mulheres nunca passavam por qualquer tipo de circuncisão. Se a tipologia entre circuncisão e batismo for levada aos extremos que o debatedor se utiliza, então obviamente apenas os bebês do sexo masculino deveriam ser batizados, negando assim o batismo às mulheres, o que seria um absurdo.

• A circuncisão não podia ser praticada em “qualquer dia”, mas repetidamente era reiterado que tinha que ser sempre no oitavo dia de vida da criança (Lv.12:3). A coisa era tão séria e rigorosa sobre isso que até mesmo quando o dia da circuncisão caía em um Sábado ela tinha que ser efetuada neste dia, mesmo sendo considerado um “trabalho” que teoricamente não poderia se fazer no Sábado (Jo.7:22,23). Assim, deveríamos esperar o mesmo rigor em fazer com que o batismo fosse efetuado sempre ao oitavo dia da criança, mas essa regra não existe nas igrejas que batizam recém-nascidos.

• A circuncisão não era praticada por todas as nações, mas pelos israelitas, já o batismo é efetuado em judeus e em não-judeus indistintamente.

Portanto, a questão não é tão simples como alegar que:

   (1) a circuncisão tipifica o batismo;

   (2)crianças eram circuncidadas; então:

   (3) crianças devem ser batizadas.

Por essa mesma lógica,

   as mulheres não poderiam ser batizadas,

   nem os não-judeus,

   e todos os que fossem batizados deveriam ser especificamente no oitavo dia, nem antes nem depois.

A verdade é que o batismo cristão possui um elemento importante que não pode ser ignorado e que o distingue essencialmente da circuncisão, que é a necessidade do arrependimento.

Ninguém precisava se arrepender para ser circuncidado, bastava que fosse hebreu e do sexo masculino. O batismo, porém, apresenta esse pré-requisito básico, razão pela qual o batismo é chamado repetidas vezes de “batismo de arrependimento” (Lc.3:3; At.13:24; Mc.1:4), mas a circuncisão nunca é chamada de “circuncisão de arrependimento”. Isso implica que o arrependimento é necessário para o batismo na Nova Aliança, ainda que não fosse necessário para a circuncisão no Antigo Pacto. Na Nova Aliança, é preciso primeiro crer, e somente depois ser batizado (At.8:36-38; At.18:8; Mc.16:16), já na circuncisão não havia qualquer necessidade de crer para depois ser circuncidado. Esse elemento novo, chamado arrependimento, não apenas distingue o batismo da circuncisão, mas também lhe confere pré-requisitos distintos dela.

Enquanto os pré-requisitos da circuncisão era de ser judeu do sexo masculino e de se circuncidar ao oitavo dia, os pré-requisitos do batismo é crer em Cristo e arrepender-se dos seus pecados. É por isso que o batismo só seria conferido ao etíope se ele cresse (i.e, condicional a crer – At.8:36-38), é por isso que somente aqueles que criam eram batizados (At.8:36-38; At.18:8; Mc.16:16), é por isso que antes de se batizar confessavam-se os pecados (Mt.3:6), é por isso que apenas “homens e mulheres foram batizados” (At.8:12) e não crianças [as palavras "homens" e "mulheres" implicam que eram já bem crescidos, exclui menininhos e menininhas], é por isso que o batismo é chamado de “batismo de arrependimento” (Lc.3:3; At.13:24; Mc.1:4), e por isso que o próprio Jesus somente se batizou quando adulto, e não quando recém-nascido (Mt.3:13). Indiscutivelmente, o batismo cristão possui pré-requisitos básicos diferentes da circuncisão.

Alguém poderia alegar que isso seria “injustiça” com os bebês, mas o mesmo poderia ser dito sobre os pré-requisitos da circuncisão: alguém poderia fazer o mesmo e alegar que isso é “injusto” para com as mulheres. E isso muda alguma coisa? É claro que não. Da mesma forma que Deus aceitava as mulheres no AT mesmo sem serem circuncidadas, Ele aceita as crianças no NT, mesmo sem serem batizadas. É tudo questão de lógica e bom senso. Foi por isso que Jesus aceitou as criancinhas que vieram a Ele (Mt.19:14), mas jamais mandou batizar alguma criança. Aliás, em lugar nenhum das Escrituras aparece alguma criança sendo batizada, razão pela qual eles se veem forçados a lançarem mão do ambicioso porém pouco útil “argumento da circuncisão”, sustentando em cima de premissas fracas e superficiais aquilo que constitui toda a base argumentativa deles.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Por Cristo e por Seu Reino,

Lucas Banzoli

Devemos Nós Batizar os Bebês?

A Igreja Católica quebra os recordes em termos de dispensar o arrependimento e colocá-lo das portas para fora da Igreja, dispensando-se a sua necessidade. Sabemos que, sem arrependimento, ninguém pode ser salvar (nem sequer dos pecados que ela chama de "veniais"), mas a Igreja Romana criou o purgatório, onde pessoas não-arrependidas podem facilmente atingir o Céu após passarem por este local de "purificação". Com isso, dispensa-se a necessidade real do arrependimento na vida do cristão.

Com o batismo eles fazem a mesma coisa. Pregam o batismo de bebês, que não tem consciência para discernirem entre o bem e o mal para poderem se arrepender de seus pecados, e, desta forma, o arrependimento não passa a ser um precedente necessário para o batismo, assim como não é um precedente necessário para a salvação.

Porém, o que nós vemos é que, biblicamente, o batismo nas águas significa exatamente isso: o arrependimento!

 “E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados;” (Lc 3:3 BRP)

“Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo do arrependimento.” (At 13:24 BRP)

“Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.” (Mc 1:4 BRP)

Não é irônico que o significado do batismo nas águas é o arrependimento, sendo que o arrependimento é exatamente aquilo que mais falta no batismo católico, onde os padres batizam bebês que não podem se arrepender? Pois é. Como coerência é o que menos há no catolicismo, eles batizam aqueles que ainda não podem se arrepender, sendo que biblicamente o batismo significa arrependimento e este arrependimento deve preceder o batismo, pois é necessário para que ele se realize. Quando o etíope pediu para ser batizado, Filipe respondeu:

“36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.” (At 8:36-38 BRP)

O princípio que Filipe expõe é o primeiro que devemos aprender antes de sermos batizados. Há uma condição claramente exposta: “...se crês de todo o coração...”. A condição é de crer, de todo o coração, que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Como um recém-nascido ainda não tem condições sequer de saber quem é Jesus, muito menos de crer de todo o coração nEle, então ele não entra dentro da condição necessária exposta para ser batizado.

Ainda, se um bebê que não tem conhecimento de Cristo pudesse ser naturalmente batizado, então seria desnecessário o “crer em Cristo de todo o coração” como condição para o batismo, como Filipe claramente expôs. Quando Lucas, o escritor de Atos, especificou quem foram os batizados, ele fez questão de incluir apenas os “homens e mulheres” [isto se refere a pessoas já crescidas], deixando de fora as crianças:

“Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.” (At 8:12 BRP) ["homens e mulheres" se refere a pessoas já crescidas]

O fato das crianças não terem sido citadas não foi porque era costume dos escritores bíblicos não as citarem, pois eles claramente as mencionavam como um grupo separado dos “homens e mulheres” quando assim se fazia necessário:

“E os que comeram foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças.” (Mt 14:21 BRP)

Na multiplicação dos pães e peixes, vemos os três grupos presentes: os homens, as mulheres e as crianças. Porém, quando a questão é o batismo, são mencionados somente os “homens e mulheres”(At.8:12), pois a Igreja não tinha o costume de batizar crianças. Até mesmo no caso em que famílias inteiras eram batizadas, é mencionado que eles “criam e eram batizados” (At.18:8).

Ou seja, o batismo nunca está desassociado do fator "crer". É necessário crer que Cristo Jesus é o Filho do Deus vivo para ser batizado. Portanto, as alegações católicas de que os bebês eram batizados nas passagens bíblicas que mostram que a casa inteira foi batizada carece inteiramente de fundamento. Primeiramente, porque em absolutamente nenhuma delas há qualquer indício de que havia recém-nascidos ou bebês na casa.

Existem muitas famílias que não tem bebês, mas que o pai e a mãe convivem com filhos de idade mais avançada, onde já é possível crer em Cristo Jesus. Muitos jovens já têm consciência cristã, se forem bem instruídos na Palavra de Deus. Mas bebês e recém-nascidos, bem como crianças menores que ainda não têm o conhecimento de Cristo, não têm condições de serem batizadas porque não podem ainda crer e arrepender-se de seus pecados.

Sendo assim, não há razão para pensarmos que naquela casa havia bebês, até porque o texto bíblico não diz isso e ainda por cima diz claramente que os que foram batizados primeiramente creram, e, então, receberam o batismo. A "casa" é então definida como "aqueles capazes de compreender, ouvir e crer". Essa é a definição da "família" que foi batizada. Quem crê verdadeiramente em Cristo, podia ser batizado.

“Na verdade, antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra, de que te enfadas, será desamparada dos

Como Isaías nos diz que existe uma fase “antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem”(Is.7:16), fica claro que eles não estão dentro da condição de compreender, ouvir e crer de todo o coração que Jesus Cristo é o Filho de Deus, para serem batizados. Negar que existe uma fase em que a criança ainda não sabe escolher entre o certo e o errado para crer em algo e rejeitar o outro, é explicitamente querer negar o texto de Isaías que declara isso taxativamente.

Outra forte evidência contra o batismo infantil vem do fato de que o próprio Jesus não foi batizado quando criança, mas apenas apresentado no templo (Lc.2:22). Se a vontade de Deus fosse que os bebês fossem batizados, Ele certamente teria feito com que em primeiro lugar o próprio Jesus fosse batizado nessa idade, pois nessa vida "devemos andar como ele andou" (1Jo.2:6).

Ele é o nosso exemplo a ser seguido, e se ele quisesse que batizássemos os bebês, ele mesmo teria sido batizado quando recém-nascido. Deus enviou João Batista exatamente para preparar o caminho para o Mestre. E como? Batizando nas águas! Será que Deus se enganou, fazendo com que João Batista preparasse o caminho fora de tempo, já que, segundo os católicos, o batismo era para ser feito quando bebê?

Por que Deus só foi levantar João Batista para batizar já depois que Jesus já era adulto e estava preparando o seu ministério? Se a vontade de Deus é que nós sejamos batizados quando bebês, por que o próprio Jesus não nos deu esse exemplo? Ora, os evangélicos fazem hoje da forma correta como o próprio Jesus fez: nós apresentamos os bebês na Igreja, como Jesus foi apresentado, e os batizamossomente quando estes já alcançaram a fase da maturidade. E os católicos invertem tudo isso.

Portanto, sumariamos que:

1. O arrependimento é um precedente necessário para o batismo, mas os recém-nascidos ainda não podem se arrepender de algo que sequer já praticaram!

2. O fator "crer" é outro precedente fundamental, mas os bebês não podem crer que Cristo é o Filho de Deus, nem tampouco sabem a diferença entre Jesus, Buda ou Maomé.

3. Nos casos bíblicos do batismo, só é relatado homens e mulheres, nunca as crianças. Embora as crianças fossem sempre mencionadas como um grupo à parte em várias outras ocasiões, quando a questão é o batismo elas são sempre deixadas de fora e apenas o grupo dos adultos – homens e mulheres – que é mencionado.

4. Cristo disse para vir a ele as crianças, mas não disse para batizá-las. Não negamos que as crianças, bebês e recém-nascidos serão salvos quando ainda não tem consciência para discernir entre o certo e o errado. Mas passar pelo batismo é algo totalmente diferente, visto que o batismo possui os precedentes necessários que consiste em crer e se arrepender, e Isaías nos diz que existe um período " antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem” (Is.7:16).

5. Jesus não foi batizado quando recém-nascido, mas apenas apresentado no templo. Como cremos que Ele é o nosso exemplo maior a ser seguido (1Jo.2:6) e ele não foi batizado quando criança e nem tampouco ensinou isso, cremos que Jesus está certo e os católicos errados. Afinal, se o batismo deve ser realizado poucos dias depois do nascimento, então o próprio Jesus teria sido batizado da forma incorreta e no tempo errado, passando-nos um mau exemplo, ou, pelo menos, um exemplo contrário à prática tradicional da Igreja de Roma!

Muito mais poderia ter sido dito, mas, para resumir, fica claro que o que a Igreja Católica mais uma vez faz é negar a necessidade do arrependimento. Batizando os bebês que nem sequer ainda tem a capacidade de crerem em Cristo, ela dispensa desta forma o batismo real e verdadeiro que só ocorre quando já se tem maturidade suficiente para crer.

Assim, ela oferece um batismo falso e inválido, sem o preenchimento de qualquer precedente necessário para que ele se realize da forma correta, e assim dispensa os seus fieis de receberem o verdadeiro batismo que deveria vir quando as pessoas já fossem maduras o suficiente para crer em Cristo e se arrepender dos seus pecados.

O resultado? Ficam com um batismo falso no qual elas nem sequer se lembram, e dispensam o batismo verdadeiro que, esse sim, pode conduzir o homem a uma mudança e transformação de vida, de uma velha para uma nova criatura, ao se levantar das águas.

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Por: Lucas Banzoli

A Nossa Submersão Por Cristo,  

Com-Em-Dentro   Do Espírito Santo,

Formando o um Corpo, (futuro e ainda Local)

Hélio de Menezes Silva, 2016.

1Co 12:13 Porque também, dentro de um [só] Espírito, *nós* todos para dentro de um [só] CORPO  fomos submersos, quer judeus ou gregos, quer escravos ou livres; e todos para dentro d[a unidade de] um [só] Espírito fomos feitos beber. LTT

A Nossa Submersão Por Cristo,

e Com / Em / Dentro Do Espírito Santo:

a) Foi prometida em Mt 3:11; Mc 1:8; Lc 3:16; Jo 1:33; At 1:5; 11:16.

Mt 3:11 [E] *eu*, em verdade, estou submergindo  a vós outros dentro de água, em consequência d[o] [vosso] arrependimento; Aquele [Varão], porém, [que] após mim [está] vindo, mais poderoso do que eu é, de Quem não sou digno de carregar os sapatos; *Ele* vos submergirá dentro de [o] Espírito Santo, e [dentro do] fogo.  LTT

Mc 1:8 *Eu*, em verdade, vos submergi dentro de água; *Ele*, porém, vos submergirá dentro de [o] Espírito Santo ."  LTT

Lc 3:16 Respondeu João a todos [eles], dizendo: "*Eu*, em verdade, dentro de água estou- submergindo a vós; está- vindo, porém, Aquele que [é] mais poderoso do que eu, do Qual não sou digno de desatar a correia dos Seus sapatos. *Ele* vos submergirá dentro de [o] Espírito Santo e dentro de [o] fogo ."  LTT

Jo 1:33 E eu não O conhecia, mas Aquele havendo-me enviado a submergir dentro de água, *Esse* me disse: 'Aquele sobre Quem vires o Espírito descendo e permanecendo sobre Ele, esse é Aquele [que estará] submergindo dentro de [o] Espírito Santo.' LTT

At 1:5 Porque João, em verdade, submergiu dentro d[a] água; *vós*, porém, sereis submersos dentro de [o] Espírito Santo, não muito depois destes dias."  LTT

At 11:16 Fui lembrado, então, da palavra de [o] Senhor, como dizia Ele: 'João, em verdade, submergiu dentro d[a] água; *vós*, porém, sereis submersos dentro de [o] Espírito Santo.' LTT

b) É diferente da submersão do crente por outro crente representando sua assembleia local, com / em / dentro da ÁGUA, para poder ser tornado membro daquele ajuntamento local. Sim, é diferente, simplesmente porque, no dicionário e pelo contexto, água e Espírito Santo (os meios dentro dos quais são feitas as submersões) são diferentes, e os submersores (um é o crente representando o ajuntamento local, o outro foi o Cristo) são diferentes, portanto submersão dentro de água e submersão dentro do Espírito Santo são coisas completamente diferentes.

c) Em 1Co 12:13

1Co 12:13 Porque também, dentro de um [só] Espírito, *NÓS* TODOS para dentro de UM [SÓ] CORPO fomos SUBMERSOS, quer judeus ou gregos, quer escravos ou livres; e todos para dentro d[a unidade de]  um [só] Espírito fomos feitos beber. LTT

o "*nós*" com toda certeza inclui quem está escrevendo, o apóstolo Paulo.

Ora, Ele já havia sido submerso em águas, bem longe, por Ananias, o qual representou a assembleia local de Damasco At 9:18, e Paulo era agora membro de outra assembleia local que o enviou como missionário, a assembleia de Antioquia (At 13), e Paulo não pertencia ao corpo da assembleia de Corinto (plantada por ele ajudado por Áquila e Priscila, e por Silas, Timóteo, Justo, e Crispo Atos 18:1-11)

Portanto, Paulo e os crentes de Corinto não foram submersos em água pela mesma assembleia local, nem formavam um só corpo no sentido de assembleia local.

Portanto, o "fomos submersos"de 1Co 12:13 NÃO se refere à submersão dentro da água, e temos que descobrir na Bíblia a que tal submersão se refere. Esta parte é fácil, só pode se referir à nossa submersão por Cristo, com / em / dentro do Espírito Santo, prometida conforme (a), acima. Tal submersão dentro do Espírito Santo é diferente da submersão em água.

É importante notar que, conforme 1Co 12:13, todo crente já foi submerso no Espírito Santo [da palavra "todos" infere-se que todo crente já foi submerso dentro do Espírito Santo, não importa se já foi submerso em águas ou ainda espera para o ser, se já cresceu em conhecimento ou não, se presentemente está andando "nas alturas" ou não: todo crente, mesmo se foi salvo há somente 1 segundo atrás, já foi submerso dentro do Espírito Santo.

 O "um [só] corpo" de 1Co 12:13 NÃO se refere a nenhuma assembleia local, e temos que descobrir na Bíblia a que tal corpo se refere.

d') A nossa submersão por CRISTO, dentro do Espírito Santo, tem dois tipos (ou figura, ou símbolo) predecessores, sendo um no VT e outro no NT. Vejamos primeiro o tipo no VT, a submersão dentro de águas do Mar Vermelho, chamada de a submersão para dentro de Moisés, em 1Co 10:1-2.

1Co 10:1-2  1 Não desejo, porém, vós desconhecer[des], ó irmãos, que [os] nossos pais, todos [eles], debaixo da nuvem estavam, e todos [eles] através do Mar passaram. 2 E todos [eles] para dentro de Moisés foram submersos, dentro da nuvem e dentro do mar, LTT

Ora, tal passagem tem enorme semelhança (de estrutura gramatical) com um único verso bem determinado, 1Co 12:13! (compare o que realçamos em amarelo!).

1Co 12:13 Porque também, dentro de um [só] Espírito, *nós* todos para dentro de um [só] CORPO  fomos submersos, quer judeus ou gregos, quer escravos ou livres; e todos para dentro d[a unidade de]  um [só] Espírito fomos feitos beber. LTT

Não conheço na Bíblia outras duas passagens tratando de eventos diferentes mas que tenham semelhança em algum aspecto, e tais passagens tenham estrutura gramatical mais parecidas que entre 1Co 10:1-2 e 1Co 11:13. Você conhece? Essa enorme semelhança gramatical entre 1Co 12:13 e 10:1-2 não é por acaso, ela tem que visar nos ensinar sobre a submersão dentro do Espírito Santo, ao observarmos aquela dentro do Mar Vermelho: note como esta ocorreu uma só vez na História, de uma vez para sempre, publicamente e não privadamente, visível a todos e não ocultada de muitos, acompanhada de extraordinários sinais e milagres que nunca mais foram repetidos, e cujos efeitos estendeu-se a todos os israelitas do passado, presente e futuro (note o "todos" de 1Co 10:2), os quais foram FEDERATIVAMENTE representados pelos que fisicamente atravessaram o Mar Vermelho aberto, de modo que o Espírito Santo infalivelmente afirma que o fato de terem sido submersos dentro daquele mar se estende a todos os israelitas, entendendo-se isso como todos os israelitas, de todos os tempos.

d'') A nossa submersão por CRISTO, dentro do Espírito Santo, tem um tipo (ou figura, ou símbolo) predecessor, no NT, de submersão dentro de águas: a submersão de o Cristo dentro da água e vinda e testemunho do Espírito Santo sobre Ele Mt 3:16-17; Jo 1:33-34.

Mt 3:16-17  16 E, havendo Jesus sido submerso, logo caminhou para cima, para longe da água, e eis que Lhe foram abertos os céus, e Ele viu o Espírito de Deus descendo à semelhança de uma pomba, e vindo sobre Ele. 17 E eis uma voz proveniente- de- dentro- dos céus, dizendo: "Este [Varão] é o Meu Filho, o amado, em Quem [Me] comprazi."  LTT

Jo 1:33-34  33 E eu não O conhecia, mas Aquele havendo-me enviado a submergir dentro de água, *Esse* me disse: 'Aquele sobre Quem vires o Espírito descendo e permanecendo sobre Ele, esse é Aquele [que estará] submergindo dentro de [o] Espírito Santo.' 34 E eu tenho visto , e tenho testificado que Este [Varão] é o Filho de Deus."  LTT

 d''') Essas duas submersões (dos Israelitas dentro das águas do Mar Vermelho, e de o Cristo dentro das águas do Rio Jordão seguida da vinda do Espirito Santo sobre Ele) foram acontecimentos visíveis, públicos, que ocorreram uma única vez. E vão nos ensinar coisas sobre a nossa submersão dentro do Espírito Santo.

e) À luz desses dois tipos, pensemos sobre a natureza da nossa submersão dentro do Espírito Santo:

- Anos depois de ter começado Seu trabalho através da submersão da nação de Israel dentro das águas da travessia do Mar Vermelho, o SENHOR completou tal trabalho ao inaugurar (evento único na História, evento visível, audível, e público, acompanhado por sinais que jamais seriam repetidos) Seu Tabernáculo/ Templo por batiza-lo dentro do Espírito Santo, por enche-lo e dar-lhe poder, passando ele a ser o local de reunião, adoração e edificação dos crentes do VT, marcando a saída da Dispensação da Promessa para entrada na Dispensação da Lei (mesmo já havendo leis antes).

- E, anos depois de ter começado Seu trabalho através do submersão de Jesus dentro das águas do Rio Jordão, o Espírito Santo o completou ao inaugurar (evento único na História, evento visível, audível, e público, acompanhado por sinais que jamais seriam repetidos) Sua instituição das assembleias locais (instituição representada no seu modelo, a primeira assembleia local, formada pelos que seguiram o Senhor Jesus em todo seu ministério terrestre, uma assembleia itinerante e pastoreada pelo Senhor em carne e osso) por batizar cada membro da primeira assembleia local (modelo para todas as seguintes) dentro do Espírito Santo, enche-los e dar-lhes poder, cada uma das subsequentes assembleias locais tendo o propósito de adoração e serviço a Deus, e comunhão e edificação dos crentes do NT. Em Pentecostes foi marcada a saída da Dispensação da Lei para entrada na Dispensação das Assembleias Locais (mesmo que uma assembleia local já existisse tendo Jesus como pastor e os Seus seguidores como membros, assembleia local batizada na água e comissionada Atos 1:4,13-15,23; 2:1; Mt 28:19, 20; Lc 24:47-49).

At 1:4 E Ele, estando reunido- juntamente- com, lhes determinou para longe de Jerusalém não se ausentar[em], mas "Esperar[em] a promessa de o Pai, a qual ouvistes de Mim.  LTT

At 1:13-15  13 E, tão logo eles entraram, subiram para dentro do salão do andar superior, onde estavam se hospedando tanto Pedro e Jacobo, como João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Jacobo ([filho] de Alfeu), e Simão (o zelote), e Judas ([irmão] de Jacobo). 14 Todos estes estavam firmemente continuando em uma mesma harmonia em oração e súplica, juntamente- com [as] mulheres e Maria (a mãe de Jesus), e juntamente- com os irmãos dEle .  15 E, naqueles dias, havendo- se levantado Pedro n[o] meio dos discípulos, disse (e era [o] número de nomes sobre o mesmo de quase cento e vinte): LTT

At 1:23 E apresentaram dois [varões]: José (sendo chamado de Barsabás, ao qual foi dado o sobrenome de [o] Justo) e Matias. LTT

At 2:1 E, em o plenamente chegar o dia do Pentecostes, estavam todos em- uma- mesma- harmonia sobre o mesmo lugar; LTT

Mt 28:19 Havendo [vós] ido, portanto, ensinai- e- fazei- discípulos de todas as nações (submergindo-os para dentro de o nome de o Pai, e de o Filho, e de o Espírito Santo;  LTT

Mt 28:20 Ensinando-os a preservar- e- obedecer todas as coisas, tantas- e- quaisquer quanto Eu vos ordenei): e eis que *Eu* convosco estou todos os dias, [a saber,] até à consumação dos séculos." Amém.  LTT

Lc 24:47-49  47 E ser[em] pregados, [apoiados] sobre o Seu nome, [o] arrependimento e [a] remissão  d[os] pecados, para dentro todas as nações, havendo [vós] começado provenientes- de- junto de Jerusalém.  48 E *vós* sois testemunhas destas coisas. 49 E eis que *Eu* envio a promessa  do Meu Pai sobre vós; *vós*, porém, permanecei dentro da cidade de Jerusalém até serdes investidos  de poder proveniente- de- dentro- do alto."  LTT

Pentecostes foi também a "inauguração" do Espírito Santo como o Eleito Comandante e Confortador Atos 1:2, Iluminador, Guia, Professor, Convidador Ap 22:17, e o outro Confortador.

At 1:2 Até o dia em que, [já] havendo [Ele] dado mandamentos aos apóstolos (aos quais [anteriormente] escolheu) através de [o] Espírito Santo, Ele foi recebido em cima ;  LTT

Ap 22:17 E o Espírito e a noiva dizem: 'Vem Tu !' E aquele [que O está] ouvindo, que diga: 'Vem Tu !' E aquele [que está] tendo sede, venha ele; e [todo] aquele [que está] querendo, receba ele a água d[a] vida, de graça.  LTT

Tanto João quanto Jesus tinham profetizado tal submersão dentro do Espírito Santo Mc 1:8; Lc 3:16; Jo 1:33,34; Lc 24:49).

Mc 1:8 *Eu*, em verdade, vos submergi dentro de água; *Ele*, porém, vos submergirá dentro de [o] Espírito Santo."  LTT

Lc 3:16 Respondeu João a todos [eles], dizendo: "*Eu*, em verdade, dentro de água estou- submergindo a vós; está- vindo, porém, Aquele que [é] mais poderoso do que eu, do Qual não sou digno de desatar a correia dos Seus sapatos. *Ele* vos submergirá dentro de [o] Espírito Santo e dentro de [o] fogo."  LTT

Jo 1:33 E eu não O conhecia, mas Aquele havendo-me enviado a submergir dentro de água, *Esse* me disse: 'Aquele sobre Quem vires o Espírito descendo e permanecendo sobre Ele, esse é Aquele [que estará] submergindo dentro de [o] Espírito Santo.' LTT

Jo 1:34 E eu tenho visto , e tenho testificado que Este [Varão] é o Filho de Deus."  LTT

Lc 24:49 E eis que *Eu* envio a promessa  do Meu Pai sobre vós; *vós*, porém, permanecei dentro da cidade de Jerusalém até serdes investidos  de poder proveniente- de- dentro- do alto."  LTT

f) Tanto as submersões do Velho Testamento como os do Novo Testamento, quer submersões dentro da água ou dentro do Espírito Santo, nunca foram secretas, místicas, nem invisíveis. Eles sempre foram submersões visíveis, audíveis e públicas. Todas as submersões foram eventos públicos!

g) Uma vez que (como já vimos) a minha submersão por Cristo e dentro do Espírito Santo (que já vimos que foi prometida em Mt 3:11; Mc 1:8; Lc 3:16; Jo 1:33; Atos 1:5; 11:16) não é o mesmo que minha submersão por um outro crente (representante de uma assembleia local) e dentro de água, colocando-me naquela assembleia local, então a nossa submersão por Cristo, em 1Co 12:13, é o mesmo que a submersão para dentro de o Espírito Santo.

1Co 12:13 Porque também, dentro de um [só] Espírito, *nós* todos para dentro de um [só] CORPO  fomos submersos, quer judeus ou gregos, quer escravos ou livres; e todos para dentro d[a unidade de]  um [só] Espírito fomos feitos beber. LTT

Todos os salvos (passados, presentes e futuros) da Dispensação das Assembleias Locais foram FEDERATIVAMENTE representados naquela única submersão dentro do Espírito Santo, em Pentecostes.

h) Portanto, o "um [só] CORPO" referido em 1Co 12:13 não é a assembleia local de que cada crente tornou-se membro, aqui sobre a terra. Portanto, embora eu odeie muito a falsa doutrina da "Igreja Universal, invisível e difusa, que é pervassiva e ubíqua sobre toda a TERRA, unindo todas as igrejas em uma doce harmonia e identificação", e embora eu repute tal ensino como uma das doutrinas mais mortalmente erradas e que mais têm feito os piores estragos nas igrejas contendo salvos (ver http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/IgUniv-TeoriaMito-Montgomery.html ; http://www.solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/MalesTeoriaIgrejaUniversal-MCockrell.htm ; http://www.solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/PerguntasRespostasSobreMitoIgUniversalDeHoje-Helio.htm ; http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/MitoIgrejaUniversal-FAGomes.htm ; http://www.solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/RelutanciaHistoricaBatistasEngoliremIgrejaUniversalInvisivelDifusa-Helio.htm ; http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/AAProcuraIgUnivInvisivel-Cockrell.htm ), não vejo problema nenhum em identificar o "um [só] CORPO", referido em 1Co 12:13, com a assembleia LOCAL, ÚNICA e TOTAL que agora mesmo se reúne permanentemente no CÉU (os salvos estando em forma espiritual, não física, e com uma única doutrina e prática extremamente bem definidas, bíblicas, sem nenhuma mistura nem variação), e com a assembleia LOCAL, ÚNICA e TOTALIZADA FUTURA, a Noiva que reinará com e para o Senhor Jesus Cristo, sobre toda a terra, no REINO MILENAR, e, depois da criação da nova terra e novo céu, já no ESTADO FINAL E ETERNO DE TODAS AS COISAS, estará para sempre, com nosso Senhor e Salvador e Deus, o Cristo, (os salvos tendo corpos glorificados, imortais, que não envelhecem nem decaem, e sempre com uma única doutrina e prática extremamente bem definidas, bíblicas, ...).

Hélio de Menezes Silva, 2016

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