Eclesiologia , a doutrina sobre a igreja.




Eclesiologia

Hélio de Menezes Silva

ASSEMBLEIAS LOCAIS: -Cada assembleia local tem por única Rocha e Fundamento o Cristo Mt 16:18 (cf. At 15:14; Ef 5:23; Cl 1:18; Ap 1:12-20), Que estabeleceu o conceito e protótipo dos quais cada assembleia é concretização e cópia. O NT não autoriza nada que lhe possa estar acima/ à frente/ "ajudando ao lado".

- Das 110 ocorrências de "ekklesia" no NT em sentido religioso, 109 têm o sentido Ap 2:1; 1Co 16:1 de "uma assembleia, ajuntamento, grupo local e organizado daqueles que já foram salvos, depois pediram e foram submersos em água e arrolados como membros daquela assembleia, e semanalmente se reúnem fisicmente para cultuar a Deus com 1 só doutrina e prática", ou o sentido de uma instituição conceitual, um conceito geral referente a isso Ef 5:2. Só 1 vez, em He 12:23 temos "ekklesia dos primeiros- nascidos tendo sido inscritos nos céus" referindo-se à assembleia LOCAL totalizada FUTURA (e, no início do verso, temos "paneguris", "o [festejante] ajuntamento de todos", referindo-se aos anjos).

- Em nenhum sentido, assembleia é substituição/ continuação/ expansão de Israel, nem da Lei Mt 9:17; Rm 10:1; 11:1;11:18,25,26; 1Co 10:32; Gl 3:24-26; Ef 2:15; Cl 3:11.

- Em Mt 16:18 'edificarei ...' é futuro contínuo, significa 'estarei edificando'; a assembleia já existia antes de Pentecostes Atos 2:41; o início das assembleias foi durante o ministério do Cristo na terra. Mt 18:17.

- TODOS nós, os crentes desta dispensação, já fomos definitivamente submersos 1Co 12:13 por Cristo e com/ em/ dentro do Espírito Santo Mr 1:8, e por Este já fomos definitivamente habitados Rm 8:9.

- Presbíteros ("presbuteros"): varões anciãos da própria assembleia local, por ela longamente testados 1Tm 5:22 e formalmente reconhecidos como de maturidade espiritual, reconhecidos por toda a assembleia local Atos 14:23 (que foram chamados por DEUS), depois empossados Tt 1:5 para exercerem 1 de 2 ofícios: de presbítero- pastor (= bispo) (1 pastor supervisor, vários pastores auxiliares) 1Pd 5:1-2, ou de presbítero- diácono Atos 6:3,5-6; Fp 1:1. Ambos podem ser disciplinados 1Tm 5:19-20.

- O presbítero- pastor provém da própria assembleia local At 1:26; 14:23, que reconheceu o chamamento dele por DEUS Atos 13:2-3. Ele tem que eternamente satisfazer todas e somente todas as 25 exigências de 1Tm 3:1-7,11 + Tt 1:5-9 (ser varão casado, com esposa e filhos exemplares, não novato, ...). Deve ser respeitado 1Co 4:1; Gl 4:14, obedecido 1Co 16:16; He 13:17, sustentado 2Cr 31:4; 1Co 9:7-11; Gl 6:6.

- O presbítero- diácono- serviçal tem que eternamente satisfazer todas as 18 exigências de Atos 6:1-6 + 1Tm 3:8-13 (ser varão casado, com esposa e filhos exemplares, não novato). É serviçal do seu presbítero- pastor- supervisor, liberando-o das tarefas materiais, mas é de extraordinário vigor e frutos espirituais At 6:8,10; 8:4-6,40; 21:8.

- Cada assembleia tem governo local e congregacional, por votação universal e igualitária de todos seus membros (adultos e não sob disciplina), sem haver nenhuma associação/ convenção/ denominação/ etc. acima/ à frente/ "ajudando ao lado" At 1:23,:26; 6:3-6; 13:1-3; 15:22-23; 1Co 5:3-6; 16:3; 2Co 2:6-8; 8:19,23 (mas o seu presbítero- pastor não precisa de prévia aprovação de suas pregações ou de aspectos de sua liderança espiritual).

- Ordenanças: não temos sacramentos, mas somente (2) ordenanças dadas por Cristo nos evangelhos, que são cumpridas somente por uma assembleia local em reunião, têm natureza puramente simbólica e memorial:    1) Submersão- completa é a ideia primeira (ou única) dos verbos baptizo e bapto, e do substantivo baptisma Mr 1:5,8,10; Jo 3:23; Atos 8:38; Rm 6:1-5. Foi ordenada Mt 28:19-20; Mr 16:15-16; Atos 2:38. Implica identificação com Cristo (e, independentemente, com o grupo) Atos 19:4-5,7. Só é feita após (mas cedo após) crer e ser salvo, e pedir Atos 2:41; 8:12; 9:18; 10:44-48; 16:15, 31-34; 18:8.    2) Ceia do Senhor: instituída pelo Senhor Mt 26:26-28; Mr 14:22-24; Lc 22:17-20; 1Co 11:23-26; obedecida pelos apóstolos Atos 2:42; 20:7; não é transubstanciação (repetição do assassinato) He 10:10-18; nem consubstanciação; nem uma especial presença espiritual; mas somente é memorial 1Co 11:24-25.    Participantes: "ceia restrita" (ou "ceia dos de mesma doutrina"), convidando "todo o presente que tenha crido e sido salvo, depois pediu e foi submerso biblicamente At 2:41-42, e está em obediência e comunhão com Cristo e com sua assembleia local neotestamentária de interpretação literal, re-submersora, basicamente com mesma doutrina e prática nossas."    Modo Mt 26:26-29 ou Mr 14:22-24; Lc 22:17-20; 1Co 11:17-34: pão sem fermento 1Co 5:7-8, quebrado em pedaços, todos o mastigando ao mesmo tempo; suco de uvas cor de sangue, não fermentado, todos os tomando ao mesmo tempo; tudo de modo digno.

Disciplina: Deus ordenou a disciplina pela assembleia Rm 2:24; 1Ts 5:14; Ap 2:2, 12-17, 20, para advertir o ofensor Jo 15:1-14; At 5:1-12; 1Co 11:30-31; 2Ts 3:14,15; Tt 3:10,11; exortá-lo e animá-lo; recuperá-lo, reganhá-lo Mt 18:15; 1Co 5:5; 2Co 2:6-8; Gl 6:1; combater o fermento infectante e favorecer a pureza da assembleia e da sua adoração Js 7; 1Co 5:6-8;     Nossa atitude, ao disciplinarmos, seja de amor e humildade 1Co 5:2 + 2Co 2:4; Gl 6:1-3; 2Ts 3:15. Normalmente segue as 3 etapas de Mt 18:15-17, exceto se a ofensa foi por líderes ou gravíssima 1Tm 5:20; 3:2 e escandalizou até descrentes 1Co 5:1-5. Logo que o ofensor expressar e evidenciar arrependimento, o ofendido e a assembleia devem expressar-lhe e evidenciar-lhe pleno perdão e plena restauração da comunhão Mt 18:34-35; Mt 6:14-15; Lc 17:3-4; 2Cor 2:6-8,11; 2Cor 7:10-11. Pecados sobremaneira graves devem ser castigados mesmo depois do ofensor pedir e receber perdão Js 7:20; 2Sm 12:13-14.

- Propósito de cada assembleia local: Não é: salvar/ combater/ imitar/ reinar sobre o mundo/ isolar-se dele/ servi-lo por obras sociais Mt 6:1-4. É: glorificar a Deus Ef 1:12,14; 3:21; 2Ts 1:12; evangelizar o inteiro mundo Mt 28:18-20; Mr 16:15; Lc 24:46-48; At 1:8; enviar missionário da própria assembleia At 13:1-3; 14:26; Rm 10:15; sustentá-lo Fp 4:15-18; doutrinar, treinar, edificar seus membros Mt 28:19-20; Ef 4:11-16; Cl 2:7; Fp 4:8-9; purificar/ disciplinar a si mesma Ef 5:26-27; restringir e iluminar o mundo Mt 5:13-16; 2Ts 2:6-7; 2Co 5:19; Jd 1:3; ajudar os incapazes desvalidos dela 2Co 8:9; Gl 6:10; Tg 2:15-16// 1Tm 5:3-16; Tg 1:27; ajudar verdadeiros irmãos de outras assembleias em incontornáveis catástrofes Rm 15:25-28; demonstrar a graça de Deus Ef 2:7; 3:6,10; 1Pd 2:9.

- AS ASSEMBLEIAS LOCAIS:

-Cada assembleia local tem por única Rocha e Fundamento não Pedro 1Co 3:10-11; Ef 2:20; 1Pe 2:4,6-8 mas Cristo Mt 16:18! (cf. At 15:14; Ef 5:23; Cl 1:18; Ap 1:12-20), Aquele que estabeleceu o conceito e protótipo dos quais cada assembleia é concretização e cópia, portanto cada assembleia está fundada sobre (e é edificada e garantida por) Ele. O NT não autoriza denominação/ convenção/ associação/ presbitério/ etc., nada que possa estar sobre/ entre/ "ajudante ao lado" de uma assembleia LOCAL.

- Definição: "ekklesia", nos dicionários, era "um ajuntamento, uma assembleia de cidadãos da cidade chamados para fora de suas casas a fim de se congregarem em um local". No NT, cada assembleia (ekklesia) neotestamentária de crentes é um grupo local, um corpo local e organizado de pessoas que já foram salvas, depois pediram e foram submersas em água e arroladas como membros daquela assembleia. Seus membros saem de suas casas e se reúnem física e CORPORALmente, 1 OU MAIS VEZES POR SEMANA, num mesmo LOCAL FÍSICO, para, TODOS JUNTOS, cultuarem a Deus com uma só doutrina e prática (perfeitamente definidas; e unanimemente cridas e defendidas entre os seus membros; e absolutamente neotestamentárias).

Das 110 ocorrências de "ekklesia" no NT em sentido religioso, 109 têm o sentido acima Ap 2:1; 1Co 16:1 e/ou o do conceito geral, a instituição conceitual (o conceito, o padrão a ser copiado, como quando dizemos "a instituição da família") da assembleia local Ef 5:2. Em He 12:23 "paneguris", "o [festejante] ajuntamento de todos", refere-se aos anjos de v.22, e "assembleia dos primeiros- nascidos tendo sido inscritos nos céus" refere-se à assembleia LOCAL totalizada FUTURA. Nenhuma vez "ekklesia" se refere à inadmissível contradição de termos "Igreja Universal" (difusa e invisível)!

-Em nenhum sentido, assembleia é substituição/ continuação/ expansão de Israel, nem da Lei Mt 9:17; Rm 10:1; 11:1;11:18,25,26; 1Co 10:32; Gl 3:24-26; Ef 2:15; Cl 3:11.    Simplesmente pela definição em grego, não há, hoje e na terra, "igreja universal e invisível" nem "organização difusa" cujos membros não se reúnem";    Deus não deseja grupos que não têm definidas e unânimes convicções doutrinárias e práticas 2Tm 2:2; 1Co 1:10 (todas elas derivadas da Bíblia) (na interpretação literal, claro).

- Principais figuras [dos 3 tipos] das assembleias (sempre locais): Edifício, ou Templo de Deus Ef 2:19-22; 1Co 3:9-17; Ec 11:1-10; 2Co 6:16; 1Tm 3:15; Corpo do Cristo 1Co 12:27; Ef 1:22-23; 4:12; Cl 1:24; Noiva a ser unida ao Cristo 2Co 11:2-3; Ef 5:24-32; Ap 19:7-9; 20:6.

- "Em Mt 16:18 'edificarei ...' é futuro e esperou cumprir-se no dia de Pentecostes?" Não: a edificação vai até o Arrebatamento, portanto este futuro é contínuo 'estarei edificando a Minha assembleia'; Atos 2:41 ('acrescentadas') prova que a assembleia já existia antes de Pentecostes; Mt 18:17 fala da assembleia usando tempo presente; portanto, o início das assembleias foi durante o ministério do Cristo na terra.    "Mas os discípulos ainda não tinham sido submersos no Espírito Santo!" Isto não anula os fatos acima! E só depois de Pentecostes é que submersão no e habitação pelo Espírito Santo aparecem como identificatórios dos verdadeiros membros de uma verdadeira assembleia Rm 8:9; 1Co 12:13.

- Submersão pelo Espírito Santo, de alguns crentes, e para dentro do corpo do Cristo???? nenhum versículo ensina isso, mas que TODOS nós, os crentes desta dispensação das assembleias, já fomos definitivamente submersos 1Co 12:13 por Cristo e com/ em/ dentro do Espírito Santo Mr 1:8, e por Este já fomos definitivamente habitados Rm 8:9.    Quem quiser creia que isto foi individualmente, no instante da sua salvação, não há mal nisso. Mas há evidências de que foi CORPORATIVAMENTE (um ou uns representando todos de uma classe), de uma vez por todas, na manhã de Pentecostes Atos 1:5; 11:15-17; 1Co 12:13: compare estrutura de 1Co 12:13 com a de 1Co 10:2.

- "Anciãos" (presbuteros): varões membros da própria assembleia local, testados e comprovados como espiritualmente maduros. "Presbíteros": anciãos da própria assembleia local, por ela longamente testados 1Tm 5:22 e formalmente reconhecidos como tendo especial maturidade espiritual (diferente de idade, diplomas de seminário, zelo, entusiasmo, ...), tendo sido reconhecidos por toda a assembleia local (em votação por erguer de mãos e praticamente unânime Atos 14:23) que foram chamados por DEUS , depois empossados Tt 1:5 para exercerem 1 de 2 ofícios: de presbítero- pastor (= bispo) (1 pastor supervisor, 0 ou vários pastores auxiliares) 1Pd 5:1-2, ou de presbítero- diácono Atos 6:3,5-6; Fp 1:1. Os maus presbíteros devem ser disciplinados e destituídos 1Tm 5:19-20.

- O presbítero- pastor provém da própria assembleia local At 1:26; 14:23, que reconheceu o chamamento dele por DEUS Atos 13:2-3. Ele tem que eternamente satisfazer todas as 25 exigências de 1Tm 3:1-7,11 + Tt 1:5-9 (inclusive ser varão casado, com esposa e filhos exemplares, não novato), e não acrescentemos nem 1 mm de nenhuma outra (ter se graduado em seminário famoso, etc.). Deve ser respeitado 1Co 4:1; Gl 4:14, obedecido 1Co 16:16; He 13:17, sustentado 2Cr 31:4; 1Co 9:7-11; Gl 6:6.

- O presbítero- diácono- serviçal tem que eternamente satisfazer todas as 18 exigências de Atos 6:1-6 + 1Tm 3:8-13 (inclusive ser varão casado, com esposa e filhos exemplares, não novato). É serviçal do seu presbítero- pastor- supervisor, liberando-o das tarefas materiais repetitivas e consumidoras de seu tempo; mas é varão de extraordinário vigor e frutos espirituais, tais como Estêvão e Felipe At 6:8,10; 8:4-6,40; 21:8. Em Rm 16:1, a mulher FEBE foi uma SERVIÇAL da assembleia local apenas no sentido AMPLO (no qual TODOS os crentes são serviçais uns dos outros, da assembleia local, e escravos de Deus), não no sentido ESTRITO, de OFICIAL da assembleia: em At 6, que quase todos concordam que descreve a escolha dos sete primeiros serviçais de uma assembleia, eles têm que ser ANDROS (machos adultos); 1Tm 3, ao dar os requisitos de um serviçal, exige que ele seja MARIDO de uma só ESPOSA; o substantivo que sempre é usado na Bíblia, "diakonos", é da 2ª declensão e termina em "os", portanto normalmente é masculino, e o substantivo feminino "diakonissa" existe no Grego mas jamais foi usado por Deus no Novo Testamento!

 Cada assembleia tem governo local e congregacional, por votação universal e igualitária de todos seus membros (ativos, adultos, e não sob disciplina), sem haver nenhuma associação/ convenção/ denominação/ etc. acima/ à frente/ "ajudando ao lado" At 1:23,:26; 6:3-6; 13:1-3; 15:22-23; 1Co 5:3-6; 16:3; 2Co 2:6-8; 8:19,23 (mas o seu presbítero- pastor não precisa de prévia aprovação dela sobre suas pregações ou para nenhum aspecto de sua liderança espiritual).

- Ordenanças: não temos sacramentos (rituais objetivando conceder ou aumentar graça, contr. Rm 3:24; Ef 2:8-9; Tt 3:5), mas somente (2) ordenanças (ordens diretamente dadas e exemplificadas por Cristo nos evangelhos, que são cumpridas somente por uma assembleia local em reunião, simbolizam nossa salvação e união com Cristo, têm natureza puramente simbólica (da nossa união com Cristo) e memorial, são sinais externos da graça e da verdade já dadas ao interior do salvo):    1) Submersão- completa é a ideia primeira (ou única) dos verbos 907 baptizo e 911 bapto, e do substantivo 908 baptisma (mas não de 909 baptismos) Mr 1:5,8,10; Jo 3:23; Atos 8:38; Rm 6:1-5. Foi ordenada Mt 28:19-20; Mr 16:15-16; Atos 2:38. É em 1 só movimento (e não 3), com rosto para cima (como sendo sepultado) e (simultaneamente) em nome de: o Pai, e o Filho, e o Espírito Santo Mt 28:19. Difere da submersão por João, o Submersor Ml 3:1; 4:5-6; Mt 3:1-12; Mr 1:2-8; Lc 3:2-17; Jo 1:19-36. Implica identificação com Cristo  (e, independentemente, com o grupo) Atos 19:4-5,7. Só é feita após (mas cedo após) crer e ser salvo, e pedir Atos 2:41; 8:12; 9:18; 10:44-48; 16:15, 31-34; 18:8. Há palavras gregas no NT para aspergir (pulverizar gotas) (rhantizo He 9:13) e para derramar- em- um- fluxo- contínuo (efusão, katacheo Mr 14:3) mas o Espírito Santo nunca as usou referindo-se à ordenança.    2) Ceia do Senhor: Instituída pelo próprio Senhor Mt 26:26-28; Mr 14:22-24; Lc 22:17-20; 1Co 11:23-26. Obedecida pelos apóstolos Atos 2:42; 20:7;   Natureza: não transubstanciação (repetição do assassinato) (He 10:10-18); não consubstanciação (pelas mesmas razões); não uma especial presença espiritual; mas somente é  memorial, relembrando 1Co 11:24-25.    É um olhar para trás, passado, memorial, histórico 1Co 11:24,26 (o pão sem fermento, partido- rasgado e mastigado, lembra o corpo do Cristo, quebrado e moído Is 53. O suco fresco de uva esmagada lembra o Cristo vertendo seu sangue por nós, como o cordeiro imolado na Páscoa Ex 12 ou Nu 9); para dentro, interior, purificador, pessoal 1Co 11:28; Sl 139:23 + 1Jo 1:9; para frente, futuro, profético 1Co 11:26; Mt 26:29.    Participantes: "ceia restrita" (ou "ceia dos de mesma doutrina"), convidando "todo o presente que tenha crido e sido salvo, depois pediu e foi submerso biblicamente At 2:41-42, e está em obediência e comunhão com Cristo e com sua assembleia local, a qual, sendo rigorosamente neotestamentária de interpretação literal, é re-submersora, separatista (em 2º grau) do erro, e basicamente com mesma doutrina e prática nossas."    Modo Mt 26:26-29 ou Mr 14:22-24; Lc 22:17-20; 1Co 11:17-34: um só grande pão, sem fermento 1Co 5:7-8, quebrado com as mãos em pequenos pedaços, todos o comendo (mastigando) ao mesmo tempo, de modo digno; suco de uvas cor de sangue, não fermentado, de um só grande cálice tendo sido passado para pequenos cálices, todos os tomando ao mesmo tempo, de modo digno.

 Disciplina: Cada crente deve constantemente disciplinar a si mesmo Sl 139:23-24; 1Co 11:28-31, para evitar a dor de ser disciplinado pela assembleia e, se necesário, pelo Pai Jo 15:2; At 5:5,10; 1Co 11:32; He 12:9-10; 1Pe 4:17. Deus ordenou a disciplina pela assembleia Rm 2:24; 1Ts 5:14; Ap 2:2, 12-17, 20 (reter o fermento e tolerar Acã nunca darão certo). A base da disciplina é a santidade de Deus Sal 93:5; 1Pe 1:15-16. Seu propósito é glorificar a Cristo, Sua assembleia e Seu evangelho 1Sm 15:22; advertir o ofensor de mais e mais graves consequências Jo 15:1-14; At 5:1-12; 1Co 11:30-31; 2Ts 3:14,15; Tt 3:10,11; exortá-lo e animá-lo; recuperar, reganhar o ofensor Mt 18:15; 1Co 5:5; 2Co 2:6-8; Gl 6:1; combater o fermento infectante e favorecer a pureza da assembleia e da sua adoração Js 7 (Acã); 1Co 5:6-8; desestimular outros de pecarem Dt 13:11; 17:12-13; 1Tm 5:20; evitar o castigo de Deus contra a assembleia local Js 7:1,13; Ap 2:12-17; manter o testemunho da assembleia ante os olhos do mundo , Rm 2:24; 1Ts 5:22.    A atitude de coração, ao disciplinarmos, seja de amor sincero e humildade 1Co 5:2 + 2Co 2:4; Gl 6:1-3; 2Ts 3:15. Normalmente, a disciplina (advertir, exortar, repreender, suspender da comunhão- identificação, excluir do rol de membros) segue as 3 etapas de Mt 18:15-17, mas passa-se logo à 3ª etapa se a ofensa foi por líderes ou foi gravíssima 1Tm 5:20; 3:2 e escandalizou até mesmo descrentes 1Co 5:1-5. Logo que o ofensor expressar e evidenciar arrependimento, o ofendido e a assembleia devem expressar-lhe e evidenciar-lhe pleno perdão e plena restauração da comunhão Mt 18:34-35; Mt 6:14-15; Lc 17:3-4; 2Cor 2:6-8,11; 2Cor 7:10-11. (Mas, em certos casos, será melhor que o ofendido não assuma, ao menos por algum tempo, certas funções e cargos...). Pecados sobremaneira graves devem ser castigados mesmo depois do ofensor pedir e receber perdão Js 7:20; 2Sm 12:13-14.

- Propósito de cada assembleia local: Não é: salvar/ combater/ imitar/ reinar sobre o mundo/ isolar-se dele/ servi-lo por obras sociais Mt 6:1-4. É: glorificar a Deus Ef 1:12,14; 3:21; 2Ts 1:12 (amando-O, adorando-O, Louvando-O, dando-Lhe graças, pregando-O); evangelizar o inteiro mundo Mt 28:18-20; Mr 16:15; Lc 24:46-48; At 1:8; enviar missionário da própria assembleia At 13:1-3; 14:26; Rm 10:15; sustentá-lo (excepcionalmente, a missionário de outra igreja local idêntica à nossa, sendo ele por nós examinado) Fp 4:15-18; doutrinar, treinar, edificar seus membros Mt 28:19-20; Ef 4:11-16; Cl 2:7; Fp 4:8-9; purificar/ disciplinar a si mesma Ef 5:26-27; restringir e iluminar o mundo Mt 5:13-16; 2Ts 2:6-7; 2Co 5:19; Jd 1:3; ajudar os incapazes desvalidos dela 2Co 8:9; Gl 6:10; Tg 2:15-16// 1Tm 5:3-16; Tg 1:27; ajudar verdadeiros irmãos de outras assembleias em incontornáveis catástrofes Rm 15:25-28; demonstrar a graça de Deus Ef 2:7; 3:6,10; 1Pd 2:9.

 Futuro das assembleias locais: não converterão o mundo Lc 18:8; Mt 24:12; 1Tm 4:1; Mt 13:24-30,36-43,47-50; 2Pd 3:3-4; cada salvo do NT (independentemente de estar num dos seus "pontos altos" ou "pontos baixos") será arrebatado 1Ts 4:15-17; 1Co 15:51-53; Ap 4:1; será examinado e recompensado no Bema 1Co 3:12-15; Rm 14:10-12; 1Co 3:13; 2Co 5:10; todos os salvos do NT formarão uma só assembleia (LOCAL), uma só Noiva 1Ts 4:15-17; 1Co 15:51-53; Ap 4:1; ela será unida ao Noivo nas Bodas do Cordeiro Ap 19:7-8; 2Co 11:2; Ef 5:22-23; com Ele reinará no Milênio e estará na eternidade.

Lugar da mulher na igreja local: A mulher não pode, ante toda ou parte da igreja local, em reunião onde haja homem presente: a) sequer falar sobre assunto doutrinário, ou espiritual, ou da administração da igreja: (não pode / ensinar/ liderar/ exercer autoridade, em reunião com homem presente) 1Tm 2:11-12; 1Co 14:34-35; b) usar traje que não seja exemplo de modéstia/ pudor/ 1Tm 2:9-10 c) ser pastora 1Tm 3:2,6;   Mas deve ensinar a mulheres e crianças Tt 2:3-5, hospedar 2Rs 4:10, servir 27:55-56, doar Mr 14:3, 2Rs 4:10, adorar, louvar, cantar, profetizar,pregar,evangelizar. E (juntamente com seu esposo ou uma irmã madura na fé) pode testemunhar e ensinar At 18:26.

Diferença Entre Ser Membro da Família de Deus e Ser Membro da Igreja

Pr. Anízio Gomes, 2016

Nós vamos estudar um pouco para responder de maneira simples uma pergunta a respeito de Reino [de Deus], da Família [de Deus], e da Igreja [de Deus]. Nós iremos nos limitar de forma breve e simples a falar sobre a Família e a Igreja; não estaremos entrando na questão do Reino, mas especificamente, de maneira bem sucinta, no que diz respeito à Família de Deus e à Igreja de Deus.

Inicialmente, vamos abrir as nossas Bíblias para Ef 2.19 (Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus). Existe uma ideia, de modo geral, de que todo ser humano crente pertence à Igreja; todas aquelas pessoas que se converteram adentram, de imediato, a Igreja de Deus; e isso não é verdade. Quando alguém nasce de novo, ele não se torna membro da Igreja de Deus, ele se torna membro da Família de Deus.

Vamos até ao evangelho de João capítulo primeiro e leiamos o que está escrito nos versículos 12 e 13 (Jo 1:12-13 12Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 13Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.) Ou seja, o homem pecador, ao ser convertido a Deus pelo Espírito Santo de Deus crendo em Jesus, ele se torna filho de Deus. Bom, filho pertence à Família; todo crente pertence à Família de Deus; mas nem todo crente pertence à Igreja de Deus. Um exemplo de um crente que nunca jamais chegou a pertencer à Igreja de Deus foi aquele irmão que, convertido, morreu ao lado de Cristo. Cristo disse que [naquele mesmo dia] ele estaria no Paraíso, mas ele não foi membro da Igreja de Jesus. Então a Família de Deus é composto pelos filhos de Deus; e eu posso dizer então que todos os crentes são filhos de Deus. Desde o primeiro crente, lá do Velho Testamento, até o último a se converter, até o último a crer no Senhor, que todos eles fazem parte da Família de Deus, que eles são filhos de Deus. Agora, uns deles fizeram parte da Igreja de Deus e ou outros não.

Qual é o elemento divisor de águas para que alguém adentre ou fique fora da Igreja? Lembrando que o que coloca você no céu não é a membresia na Igreja, quem coloca você no céu é a filiação a Deus. Quando você creu em Jesus, você se tornou filho de Deus, herdeiro de Deus; a Igreja não te coloca no céu, a membresia na Igreja não leva você ao céu: o que leva ao céu é o fato de ser filho de Deus, de pertencer à Família de Deus.

Um contraexemplo, o contrário daquele ladrão convertido na cruz, [não é] o ladrão que morreu ao lado de Cristo mas não se converteu; porque ao lado de Cristo morreu um convertido e um não convertido. Mas eu não falo desse, eu falo de um ladrão que era MEMBRO da Igreja, mas que não era filho de Deus; falo de Judas, ele era membro da Igreja, exerceu cargo de confiança da Igreja, foi tesoureiro da Igreja, mas não era filho de Deus.

Judas foi membro da Igreja, [mas morreu como] perdido [, não faz parte da Família de Deus];

O ladrão morrendo ao lado de Cristo, convertido, não [foi] membro da igreja, mas [foi] salvo; faz parte da Família de Deus.

Mas, como havia dito antes de dar esse contra exemplo em relação a Judas, vamos ao elemento que define a entrada do salvo na Igreja do Senhor Jesus Cristo. Atos 2.41 (De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas). Bom, meus amados irmãos, batismo, o batismo BÍBLICO, coloca o crente na membresia da Igreja. Mas, preste atenção, qualquer pessoa pode se batizar? Não. Apenas as pessoas que recebem de bom grado a Palavra de Deus. Quem recebeu a Palavra de Deus de bom grado entrou na Família de Deus, logo pode ser batizado e, por meio do batismo, tornar-se membro da Igreja de Deus. Este versículo de Atos 2.41, é de fundamental importância para vida do crente batista, "De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas", tornaram-se membros da Igreja do Senhor quase três mil pessoas, agregaram-se [foram adicionados] a algo já existente, agregaram-se [foram adicionados] a algo que já existia; os universalistas [isto é, os que creem no mito da Igreja Universal, invisível e difusa, agora e aqui, sobre a terra], eles têm o hábito de dizer que em Atos começou a igreja; mas a Igreja não foi iniciada em Atos 2, [pois ali] foram agregadas [adicionadas] almas que, arrependidas, creram no Senhor e foram [depois disso e por causa disso] batizadas; então, aqueles que foram batizados por já terem crido no Senhor, [pelo batismo] adentram a Igreja de Cristo.

Estabeleçamos aqui duas coisas importantes.

[Primeira:] o que alguém precisa fazer para se tornar membro da Família de Deus? Crer em Jesus como seu único e Todo Suficiente Salvador, torna-se filho de Deus. Filho, família.

[Segunda:] O que alguém precisa fazer para se tornar membro da Igreja de Deus? Precisa ser biblicamente batizado pela Igreja de Cristo. Agora, para ser biblicamente batizado, obviamente que ele precisa ser uma pessoa salva. Então eu entro na Família de Deus pela fé em Jesus e eu entro na Igreja de Deus pelo batismo bíblico.

Nós temos uma definição para a Família de Deus: aqueles que são nascidos de Deus por crerem em Jesus ou aqueles aos quais Deus os conduziu até Cristo fazendo-os crer em Cristo e tornando-os Filhos de Deus, estes fazem parte da Família de Deus. Muitos desses obedecem pelo batismo e passam a fazer parte da Igreja de Deus. Logo, Família de Deus e Igreja de Deus são coisas distintas.

[E temos] outra definição: A Igreja de Deus é a assembleia de pessoas salvas biblicamente batizadas. Essa é a Igreja de Deus, que aqui na terra é o corpo de Cristo e a plenitude dAquele que cumpre tudo em todos.

O capítulo primeiro de Efésios, nos versículos 22 e 23, diz: (Ef 1:22-23 22E sujeitou todas [as coisas] a seus pés, e sobre todas [as coisas] o constituiu como cabeça da igreja, 23Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.). A Igreja de Cristo é o corpo de Cristo. Logo, uma Igreja de Cristo é um corpo local e tão somente local de pessoas salvas, biblicamente batizadas, organizadas de forma legítima em Igreja de Cristo sob a autoridade certa; a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Ou seja, apenas uma Igreja de Cristo tem autoridade para iniciar outra Igreja de Cristo. Assim sendo, podemos dizer que uma Igreja de Cristo é uma igreja do batismo bíblico, logo uma Igreja Batista Bíblica.

Pr. Anízio Gomes.

Transcrição feita por Ademilton Machado a partir de áudio. O que está entre colchetes [] foi acrescentado por Hélio, como explicações adicionais.