CRISTO REVELADO NO
LIVRO DE NEEMIAS
Neemias, juntamente
com Esdras, exortou o povo de Deus a recordar a lei. Ao fazĂȘ-lo, tornou-se
parte da cadeia de escritores inspirados das Sagradas Escrituras que colocou o
povo nas mĂŁos de um “aio” (Gl 3.23-24) para ser guardado atĂ© Ă chegada de
Cristo.
Embora o livro nĂŁo
faça uma menção direta a Cristo, Neemias representa Cristo pela sua vida
modelo. Foi um lĂder corajoso, lutando contra as desavenças e encorajando o
povo a fazer a obra de Deus (2.18), semelhante a Cristo que lutou contra a
oposição do povo e encorajou seus discĂpulos a permanecerem firmes (Jo
15.18-27). Orava com fervor (2.1-20; 6.9-14), como Cristo orava (Lc 6.12).
Finalmente, era dedicado à lei de Deus (8.9-10), valor muito importante também
na vida de Cristo (Mt 5.17).
As dez portas mencionadas em
Neemias 3, quando da restauração dos muros de Jerusalém, nos sugerem as
seguintes mensagens, com a devida licença teológica:
1. A
Porta das Ovelhas:
Esta porta ficava nas proximidades
do templo e do tanque de Betesda (Jo 5.2). Foi a primeira mencionada em Neemias
3.1 e simbolicamente Ă© a mais importante. Ela nos remete a Jesus:
“Jesus, pois, lhes afirmou de
novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.” (Jo 10.7). Ele Ă© o Cordeiro de Deus, o autor da salvação. “Eu
sou a porta. Se alguém entrar por mim, serå salvo; entrarå, e sairå, e acharå
pastagem.” (Jo 10.9).
Sua mensagem: Restauração da nova vida em Cristo.
Ă um retorno ao inĂcio de tudo,
ao primeiro amor.
2. A Porta do Peixe:
Esta porta se refere a peixes e
por extensão a pescadores. Jesus começou seu ministério chamando pescadores e
lhes propĂŽs fazĂȘ-los “pescadores de homens”: “Vinde apĂłs mim, e eu vos farei
pescadores de homens” (Mt 4.19)
Sua mensagem: Restauração de uma vida de testemunho.
Fala de reprodução e crescimento
através do serviço mais sublime de ganhar almas para Cristo. à o resgate do IDE
de Jesus – “Ir Diariamente Evangelizando”. Ă testemunhar o que Cristo fez em mim e quer fazer
em vocĂȘ.
Evangelização é ordem do Senhor
Jesus; Missão da Igreja; Privilégio e dever do cristão; a necessidade de cada
criatura humana ainda não alcançada.
3. A Porta Velha:
“…Ponde-vos Ă margem no
caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual Ă© o bom caminho; andai
por ele e achareis descanso para a vossa alma;…” (Jr 6.16).
O Senhor Jesus disse: “Eu sou
o caminho …”. O caminho apertado que começa lĂĄ cruz, mas que foi construĂdo
desde os céus, passando pelas påginas proféticas do Antigo Testamento.
Sua mensagem: Restauração e retomada do velho, mas sempre “novo e vivo caminho” (Hb
10.20).
O caminho trilhado pelos antigos
profetas e apóstolos e por todos os que tomaram a decisão de viver sob a graça
de Deus.
4. A Porta do Vale:
Esta porta, situada no lado sul
do muro, dava acesso ao Vale de Hinom. Vale, nos remete a provação, angĂșstia e
dificuldade. A BĂblia diz:
“Ainda que eu ande pelo vale
da sombra da morte, nĂŁo temerei mal nenhum, porque tu estĂĄs comigo; …” (Sl
23.4).
Sua mensagem: Restauração da fé e confiança em Deus que hå de nos sustentar nos
momentos mais difĂceis da caminhada.
A caminhada do cristĂŁo nĂŁo Ă©
feita sĂł de gozo e facilidades. Entretanto, as turbulĂȘncias da vida, a sombra
da morte, nĂŁo trazem temor ao cristĂŁo, pois ali sempre haverĂĄ uma porta de
escape; para o refĂșgio providenciado por Deus para os seus remidos ou para a
Jerusalém celestial, se o Senhor o chamar.
5. A Porta do Monturo:
Monturo Ă© lugar de despejo de
lixo e imundĂcies. Tanto a Porta do Vale, quanto a do Monturo, ficavam na parte
sul do muro. Ambas davam acesso ao vale de Hinom, lugar em que inicialmente os
idĂłlatras sacrificavam seus filhos a moloque. O lugar foi contaminado pelo rei
Josias e se tornou emblema de pecado e maldição. Ali o fogo ardia continuamente
sobre o lixo, dando origem a palavra Geena, o lugar dos castigos eternos. A
BĂblia diz:
“Se confessarmos os nossos
pecados, ele Ă© fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda
injustiça” (1Jo 1.9).
Sua mensagem: Restauração da comunhão com Deus após os eventuais tropeços e
escorregadelas da caminhada.
Toda a contaminação do pecado
durante a caminhada deve ser lançada pela porta do monturo. O sangue de Cristo
nos purifica de todo o pecado.
6. A Porta da Fonte:
Esta porta estava situada no lado
leste do muro e sugere a presença de uma fonte ali. A BĂblia diz:
“Quem crer em mim, como diz a
Escritura, do seu interior fluirĂŁo rios de ĂĄgua viva.” (Jo 7.38).
Sua mensagem: Restauração da unção do EspĂrito Santo em nossa vida.
O EspĂrito Santo faz habitação no
crente e realiza neste o novo nascimento e conversĂŁo (Jo 3.5). Entretanto, ao
longo da caminhada ele pode ser colocado de lado e sua atuação fica sufocada.
Ele precisa encher-nos outra vez, pois precisamos de sua plenitude e dos seus
dons para uma caminhada com autoridade espiritual.
7. A Porta das Ăguas:
Estava situada no mesmo lado da
Porta da Fonte, contĂgua a esta. A BĂblia diz:
“VĂłs jĂĄ estais limpos pela
palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3).
Sua mensagem: Restauração da santidade de vida pela assimilação e pråtica das
Escrituras.
A Palavra de Deus nos lava a cada
contato com ela, como faz a ĂĄgua (Ef 5.26). Ela nos aproxima de Deus e revela a
sua boa, agradåvel e perfeita vontade (Rm 12.2). Ela também nos ilumina, guia e
instrui pelo caminho que devemos andar, para nĂŁo pecarmos contra Deus. Assim
como a ĂĄgua Ă© necessĂĄria e indispensĂĄvel, para o corpo e para a vida, a Palavra
de Deus é essencial para a preservação da vida espiritual.
8. A Porta dos Cavalos:
Os cavalos eram usados pelos
soldados na guerra e em muitos serviços do cotidiano dos seus donos. O crente é
salvo para servir sempre e de forma incondicional ao seu Senhor. Jesus disse
aos seus discĂpulos, apĂłs lavar-lhes os pĂ©s:
“Porque eu vos dei o exemplo,
para que, como eu vos fiz, façais vĂłs tambĂ©m.” (Jo 13.15).
Sua mensagem: Restauração da entrega incondicional ao serviço do Senhor.
Nossa oração deve ser: Usa-me
Senhor Jesus, como usastes aquele simples e humilde jumentinho na tua entrada
triunfal em Jerusalém. E, assim, através do serviço prestado a ti, nesta minha
curta caminhada terrena, seja exaltado e glorificado o teu nome.
9. A Porta Oriental:
Como o nome sugere, esta porta
ficava no lado leste do muro e do lado leste do Templo. Era o acesso principal
ao Templo. Ficava do lado do nascer do sol, que desde o horizonte se projetava
sobre o templo. Tal imagem e figura tornam-se ricas em simbolismos
escatolĂłgicos.
“Mas para vĂłs outros que temeis o
meu nome nascerĂĄ o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas;” (Ml 4.2a).
Sua mensagem: Restauração do Reino do Senhor Jesus sobre a terra.
Aquele que lança os seus
primeiros raios sobre o templo prefigura o Senhor Jesus, o sol da justiça, que
estenderå sobre toda a terra o seu governo e justiça, quando do seu reino
milenar. O crente espera pelo raiar desse dia, quando o Senhor Jesus voltarĂĄ
para levĂĄ-lo consigo. “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como
a alva, a sua vinda Ă© certa;” (Os 6.3a).
10. A Porta da Guarda (Mifcade):
Finalmente, temos a Porta da
Guarda ou Mifcade. Alguns a interpretam como porta de acesso a lugar de revista
de tropas ou inspeção; outros, a acesso a lugar de julgamento. Isso nos remete
Ă ideia de prestação de contas. Portanto, esta Ășltima porta traz a mensagem do
que devemos guardar e, tambĂ©m, daquilo que Deus tem guardado para nĂłs. A BĂblia
diz:
“Lembra-te, pois, do que tens
recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se nĂŁo vigiares, virei
como ladrĂŁo, e nĂŁo conhecerĂĄs de modo algum em que hora virei contra ti.” (Ap 3.3)
Enquanto aguardamos a Segunda
Vinda de Cristo, somos alertados neste Ășltimo livro da BĂblia, a preservarmos
tudo o que Deus nos tem revelado. Nada disso pode ser comparado e trocado pelos
prazeres efĂȘmeros ou propostas do presente sĂ©culo. Por outro lado, o Senhor hĂĄ
de recompensar os que permanecerem fiéis, dedicando-se a realizar a sua
vontade, conforme sua promessa:
“E eis que venho sem demora, e
comigo estĂĄ o galardĂŁo que tenho para retribuir a cada um segundo as suas
obras.” (Ap 22.12)
Sua mensagem: Restauração da esperança nas promessas do Senhor.
Esperança que conduz a guardar-se
da contaminação do mundo e a guardar, com todo o cuidado e zelo, o tesouro da
revelação de Deus. Para estes o Senhor tem guardado o seu galardão.
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Veja, ainda, E-ComentĂĄrio
gratuito do Livro de Neemias.
Muito bom, me ajudou muito.
ResponderExcluirMuito bom o conteĂșdo, tem um pouco de eclesiologia, cristologia, pneumatologia e escatologia!!!! đđđđ
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