CRISTO REVELADO NO LIVRO DE NEEMIAS

2 comentĂĄrios

CRISTO REVELADO NO LIVRO DE NEEMIAS

Neemias, juntamente com Esdras, exortou o povo de Deus a recordar a lei. Ao fazĂȘ-lo, tornou-se parte da cadeia de escritores inspirados das Sagradas Escrituras que colocou o povo nas mĂŁos de um “aio” (Gl 3.23-24) para ser guardado atĂ© Ă  chegada de Cristo.

Embora o livro não faça uma menção direta a Cristo, Neemias representa Cristo pela sua vida modelo. Foi um líder corajoso, lutando contra as desavenças e encorajando o povo a fazer a obra de Deus (2.18), semelhante a Cristo que lutou contra a oposição do povo e encorajou seus discípulos a permanecerem firmes (Jo 15.18-27). Orava com fervor (2.1-20; 6.9-14), como Cristo orava (Lc 6.12). Finalmente, era dedicado à lei de Deus (8.9-10), valor muito importante também na vida de Cristo (Mt 5.17).

 


As dez portas

As dez portas mencionadas em Neemias 3, quando da restauração dos muros de Jerusalém, nos sugerem as seguintes mensagens, com a devida licença teológica:



Muros Jerusalém_PRC


1. A Porta das Ovelhas:

Esta porta ficava nas proximidades do templo e do tanque de Betesda (Jo 5.2). Foi a primeira mencionada em Neemias 3.1 e simbolicamente Ă© a mais importante. Ela nos remete a Jesus:

“Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.” (Jo 10.7).  Ele Ă© o Cordeiro de Deus, o autor da salvação. “Eu sou a porta. Se alguĂ©m entrar por mim, serĂĄ salvo; entrarĂĄ, e sairĂĄ, e acharĂĄ pastagem.” (Jo 10.9).

Sua mensagem: Restauração da nova vida em Cristo.

É um retorno ao início de tudo, ao primeiro amor.

2. A Porta do Peixe:

Esta porta se refere a peixes e por extensĂŁo a pescadores. Jesus começou seu ministĂ©rio chamando pescadores e lhes propĂŽs fazĂȘ-los “pescadores de homens”: “Vinde apĂłs mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4.19)

Sua mensagem: Restauração de uma vida de testemunho.

Fala de reprodução e crescimento atravĂ©s do serviço mais sublime de ganhar almas para Cristo. É o resgate do IDE de Jesus – “Ir Diariamente Evangelizando”. É testemunhar o que Cristo fez em mim e quer fazer em vocĂȘ.

Evangelização é ordem do Senhor Jesus; Missão da Igreja; Privilégio e dever do cristão; a necessidade de cada criatura humana ainda não alcançada.

3. A Porta Velha:

…Ponde-vos Ă  margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual Ă© o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma;…” (Jr 6.16).

O Senhor Jesus disse: “Eu sou o caminho …”. O caminho apertado que começa lĂĄ cruz, mas que foi construĂ­do desde os cĂ©us, passando pelas pĂĄginas profĂ©ticas do Antigo Testamento.

Sua mensagem: Restauração e retomada do velho, mas sempre “novo e vivo caminho” (Hb 10.20).

O caminho trilhado pelos antigos profetas e apóstolos e por todos os que tomaram a decisão de viver sob a graça de Deus.

4. A Porta do Vale:

Esta porta, situada no lado sul do muro, dava acesso ao Vale de Hinom. Vale, nos remete a provação, angĂșstia e dificuldade. A BĂ­blia diz:

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, nĂŁo temerei mal nenhum, porque tu estĂĄs comigo; …” (Sl 23.4).

Sua mensagem: Restauração da fé e confiança em Deus que hå de nos sustentar nos momentos mais difíceis da caminhada.

A caminhada do cristĂŁo nĂŁo Ă© feita sĂł de gozo e facilidades. Entretanto, as turbulĂȘncias da vida, a sombra da morte, nĂŁo trazem temor ao cristĂŁo, pois ali sempre haverĂĄ uma porta de escape; para o refĂșgio providenciado por Deus para os seus remidos ou para a JerusalĂ©m celestial, se o Senhor o chamar.

5. A Porta do Monturo:

Monturo é lugar de despejo de lixo e imundícies. Tanto a Porta do Vale, quanto a do Monturo, ficavam na parte sul do muro. Ambas davam acesso ao vale de Hinom, lugar em que inicialmente os idólatras sacrificavam seus filhos a moloque. O lugar foi contaminado pelo rei Josias e se tornou emblema de pecado e maldição. Ali o fogo ardia continuamente sobre o lixo, dando origem a palavra Geena, o lugar dos castigos eternos. A Bíblia diz:

Se confessarmos os nossos pecados, ele Ă© fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9).

Sua mensagem: Restauração da comunhão com Deus após os eventuais tropeços e escorregadelas da caminhada.

Toda a contaminação do pecado durante a caminhada deve ser lançada pela porta do monturo. O sangue de Cristo nos purifica de todo o pecado.

6. A Porta da Fonte:

Esta porta estava situada no lado leste do muro e sugere a presença de uma fonte ali. A Bíblia diz:

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirĂŁo rios de ĂĄgua viva.” (Jo 7.38).

Sua mensagem: Restauração da unção do Espírito Santo em nossa vida.

O Espírito Santo faz habitação no crente e realiza neste o novo nascimento e conversão (Jo 3.5). Entretanto, ao longo da caminhada ele pode ser colocado de lado e sua atuação fica sufocada. Ele precisa encher-nos outra vez, pois precisamos de sua plenitude e dos seus dons para uma caminhada com autoridade espiritual.

7. A Porta das Águas:

Estava situada no mesmo lado da Porta da Fonte, contĂ­gua a esta. A BĂ­blia diz:

VĂłs jĂĄ estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3).

Sua mensagem: Restauração da santidade de vida pela assimilação e pråtica das Escrituras.

A Palavra de Deus nos lava a cada contato com ela, como faz a ågua (Ef 5.26). Ela nos aproxima de Deus e revela a sua boa, agradåvel e perfeita vontade (Rm 12.2). Ela também nos ilumina, guia e instrui pelo caminho que devemos andar, para não pecarmos contra Deus. Assim como a ågua é necessåria e indispensåvel, para o corpo e para a vida, a Palavra de Deus é essencial para a preservação da vida espiritual.

8. A Porta dos Cavalos:

Os cavalos eram usados pelos soldados na guerra e em muitos serviços do cotidiano dos seus donos. O crente é salvo para servir sempre e de forma incondicional ao seu Senhor. Jesus disse aos seus discípulos, após lavar-lhes os pés:

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vĂłs tambĂ©m.” (Jo 13.15).

Sua mensagem: Restauração da entrega incondicional ao serviço do Senhor.

Nossa oração deve ser: Usa-me Senhor Jesus, como usastes aquele simples e humilde jumentinho na tua entrada triunfal em Jerusalém. E, assim, através do serviço prestado a ti, nesta minha curta caminhada terrena, seja exaltado e glorificado o teu nome.

9. A Porta Oriental:

Como o nome sugere, esta porta ficava no lado leste do muro e do lado leste do Templo. Era o acesso principal ao Templo. Ficava do lado do nascer do sol, que desde o horizonte se projetava sobre o templo. Tal imagem e figura tornam-se ricas em simbolismos escatolĂłgicos.

“Mas para vĂłs outros que temeis o meu nome nascerĂĄ o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas;” (Ml 4.2a).

Sua mensagem: Restauração do Reino do Senhor Jesus sobre a terra.

Aquele que lança os seus primeiros raios sobre o templo prefigura o Senhor Jesus, o sol da justiça, que estenderĂĄ sobre toda a terra o seu governo e justiça, quando do seu reino milenar. O crente espera pelo raiar desse dia, quando o Senhor Jesus voltarĂĄ para levĂĄ-lo consigo. “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda Ă© certa;” (Os 6.3a).

10. A Porta da Guarda (Mifcade):

Finalmente, temos a Porta da Guarda ou Mifcade. Alguns a interpretam como porta de acesso a lugar de revista de tropas ou inspeção; outros, a acesso a lugar de julgamento. Isso nos remete Ă  ideia de prestação de contas. Portanto, esta Ășltima porta traz a mensagem do que devemos guardar e, tambĂ©m, daquilo que Deus tem guardado para nĂłs. A BĂ­blia diz:

“Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se nĂŁo vigiares, virei como ladrĂŁo, e nĂŁo conhecerĂĄs de modo algum em que hora virei contra ti.” (Ap 3.3)

Enquanto aguardamos a Segunda Vinda de Cristo, somos alertados neste Ășltimo livro da BĂ­blia, a preservarmos tudo o que Deus nos tem revelado. Nada disso pode ser comparado e trocado pelos prazeres efĂȘmeros ou propostas do presente sĂ©culo. Por outro lado, o Senhor hĂĄ de recompensar os que permanecerem fiĂ©is, dedicando-se a realizar a sua vontade, conforme sua promessa:

“E eis que venho sem demora, e comigo estĂĄ o galardĂŁo que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.” (Ap 22.12)

Sua mensagem: Restauração da esperança nas promessas do Senhor.

Esperança que conduz a guardar-se da contaminação do mundo e a guardar, com todo o cuidado e zelo, o tesouro da revelação de Deus. Para estes o Senhor tem guardado o seu galardão.

………………………..

Veja, ainda, E-ComentĂĄrio gratuito do Livro de Neemias.

 

2 comentĂĄrios

  1. Muito bom o conteĂșdo, tem um pouco de eclesiologia, cristologia, pneumatologia e escatologia!!!! 👏👏👏👏

    ResponderExcluir