CRISTO REVELADO NO LIVRO DE ÊXODO

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CRISTO REVELADO NO LIVRO DE ÊXODO

Moisés é um tipo de Cristo, pois ele liberta da escravidão. Arão funciona como um tipo de Jesus assim como o sumo sacerdote “Depois tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe, e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão” (28.1) faz intercessão junto ao altar do incenso “E farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás” (30.1). A Páscoa indica que Jesus é o cordeiro de Deus que foi oferecido pela nossa redenção “E falou o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor. E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. Sete dias comereis pães ázimos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel. E ao primeiro dia haverá santa convocação; também ao sétimo dia tereis santa convocação; nenhuma obra se fará neles, senão o que cada alma houver de comer; isso somente aprontareis para vós. Guardai pois a festa dos pães ázimos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis a este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo. No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães ázimos até vinte e um do mês à tarde. Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra. Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães ázimos. Chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa. Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e passai-o na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã”(12.1-22).
As passagens “Eu Sou” no evangelho de João afirma que Jesus é o Pão da Vida; Moisés fala de duas maneiras do pão de Deus: o maná “E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.” (16.35) e os pães da proposição “E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face perpetuamente” (25.30). João nos conta que Jesus é a luz do Mundo; no tabernáculo, o candelabro serve como fonte de luz permanente “Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pé, as suas hastes, os seus copos, os seus botões, e as suas flores serão do mesmo. E dos seus lados sairão seis hastes; três hastes do candelabro de um lado dele, e três hastes do outro lado dele. Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, um botão e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro. Mas no candelabro mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com seus botões e com suas flores; E um botão debaixo de duas hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; assim se fará com as seis hastes que saem do candelabro. Os seus botões e as suas hastes serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro. Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para iluminar defronte dele. Os seus espevitadores e os seus apagadores serão de ouro puro. De um talento de ouro puro os farás, com todos estes vasos. Atenta, pois, que o faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte (25.31-40).
CRISTO REVELADO EM ÊXODO
LIÇÃO 2
E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras (Lucas 24:27)
Bom dia, queridos!!
Vamos continuar nossa jornada, de encontrar Cristo em cada livro da Bíblia.
Hoje daremos continuidade pelo segundo livro de Moisés ÊXODO. Moisés, cujo nome significa “tirado das águas”, é a figura central do livro. Ele é o profeta hebreu que liderou os israelitas em sua saída do Egito. Êxodo é tradicionalmente atribuído a ele. Quatro passagens em Êxodo dão forte apoio à autoria mosaica de pelo menos boa parte do livro (Cap 17:14; 24:4,7; 34:27). Através de eventos variados e de encontros face a face com Deus, Moisés recebeu a revelação daquelas coisas que Deus desejava que ele soubesse. Assim, através do processo de inspiração do Espírito Santo, Moisés comunicou ao povo hebreu, tanto na forma oral como na forma escrita, está informação que lhe foi revelada.
Moisés é um tipo de Cristo, pois ele liberta da escravidão. Vejamos um paralelo bem interessante:
Moisés - Os filhos de Israel passaram 430 anos no Egito, e desde a morte de Jacó, não houve registro da manifestação de Deus no meio deles por 400 anos, até que veio Moisés.
Cristo - Já, no Novo Testamento, após o último livro escrito, Malaquias, aproximadamente 400 anos antes de Cristo, não houve qualquer manifestação de Deus p/ com os filhos de Israel, e nos 400 anos houve total silêncio e nenhuma profecia; até que levantou-se João Batista, apenas p/ pré-anunciar o Messias.
Uma outra tipificação de Cristo em Êxodo é Arão que funciona como um tipo de Jesus assim como o sumo sacerdote (Leiam Êxodo 28:1) faz intercessão junto ao altar de incenso(Êxodo 30:1). A Páscoa indica que Jesus é o cordeiro de Deus que foi oferecido pela nossa redenção (Êxodo 12:1-22).
As passagens “EU SOU” no evangelho de João encontram a sua origem primeira no livro de Êxodo. João afirma que Jesus é o pão da Vida; Moisés fala de duas maneiras do pão de Deus: o maná (pão dos céus) vejamos a primeira:
Êxodo 16:4 Então, disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover *pão dos céus, e o povo sairá e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu veja se anda em minha lei ou não.
A Bíblia deixa bem claro que o maná não podia ser estocado de um dia para o outro, porque estragava. Tudo isso é uma tipificação do desejo de Deus que nós abramos as Escrituras todos os dias para colher o maná fresco de Jesus. É isso que estamos fazendo hoje, neste exato momento. Jesus é o verdadeiro pão do céu e somente Ele satisfaz!
João 6:48-50 “Eu sou o pão da vida.Vossos país comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça.”
A segunda é sobre os pães da proposição Êxodo 25:30 E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face continuamente.
Vocês conseguem enxergar A obra consumada de Jesus na cruz nessa passagem? Vamos mergulhar?
Primeiro Deus fala sobre colocar o pão sobre a *mesa* (fala de madeira, uma tipificação da cruz) o pão da proposição era um tipo de Cristo, o pão da vida. Então, quem foi colocado sobre a mesa(madeiro)? O pão (Cristo)! Agora a Bíblia continua dizendo que Deus não tirará os olhos do pão que estaria sobre a mesa, isso soa familiar? Deus não está te julgando hoje com base em quem você é. Ele substituiu você por Cristo, e Ele vê a beleza, a perfeição e a excelência de Cristo continuamente quando olha para você. Deus hoje quando olha para você, Ele vê continuamente o pão que foi colocado sobre a mesa perante a face dele, Jesus o nosso verdadeiro pão da vida. Uhuuuuuu isso é Fantástico!!!!!!!
João também nos conta que Jesus é a luz do Mundo; no tabernáculo, o candelabro serve como fonte de luz permanente, apontando para Jesus como uma tipificação (Êxodo 25: 31-40).
Que nesse dia, possamos parar de ficar preocupados conosco para ficar ocupados com Jesus é sua obra consumada. Leia e releia durante o dia, medite e deixe O pão vivo que desceu do céu te fortalecer e te trazer luz para todos os seus caminhos. Chegou a hora de entender que temos um lindo salvador e que quer nos salvar de toda e qualquer circunstância adversa que possamos enfrentar!!!
Tenham um ótimo dia!#Pr_Allan_Andrade
Cristo Revelado em Êxodo 
Moisés é um tipo de Cristo, pois ele liberta da escravidão. Arão funciona como um tipo de Jesus assim como o sumo sacerdote (28.1) faz intercessão junto ao altar do incenso (30.1). 
A Páscoa do povo Hebreu indica que Jesus é o Cordeiro de Deus que foi oferecido pela nossa redenção (12.1-22). 
As passagens “EU SOU” no evangelho de João encontram a sua origem primeira no livro de Êxodo. João afirma que Jesus é o Pão da Vida;  Moisés fala de duas maneira do pão de Deus: o maná (16.35) e os pães da proposição (25.30). João nos conta que Jesus é a luz do Mundo; no Tabernáculo, o candelabro serve como fonte de luz permanente (25.31-40).

 

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