CRISTO REVELADO NO
LIVRO DE RUTE
Boaz representa uma
das mais dramáticas figuras do AT que antecipa a obra redentora de Jesus
Cristo. A função de “parente remidor”, cumprida de forma tão elegante nas ações
que promoveram a restauração pessoal de Rute, dá testemunho eloquente a
respeito disso. As ações de Boaz efetuam a participação de Rute nas bênçãos de
Israel e a incluem na linhagem familiar do Messias (Ef. 2.19). Eis aqui
magnífica silhueta do Mestre, antecipando em muitos séculos a sua graça
redentora. Como nosso “parente chegado”, ele se torna carne – vindo como um ser
humano (Jo 1.14; Fp 2.5-8). Pela sua disposição em se identificar com a família
humana), Cristo operou uma redenção completa da nossa condição. E mais: a
incapacidade de Rute em fazer qualquer coisa para alterar a sua própria
condição tipifica a absoluta incapacidade humana (Rm 5.6); e a prontidão de
Boaz em pagar o preço completo (4.9) antecipa o pagamento total de Cristo pela
nossa salvação (1Co 6.20; Gl 3.13; 1Pe 1.18-19).
INTRODUÇÃO: “O
ENCONTRO DE RUTE COM BOAZ”
O encontro de Rute
com Boaz é algo profundo, pois o texto de RT 2;2,3. “Rute, a moabita, disse a
Noemi; Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que me
favorecer. Ela lhe disse; vai minha filha. Ela se foi, chegou ao campo, e
apanhava após os segadores; por casualidade entrou na parte que pertencia a
Boaz, o qual era da família de Elimeleque.”
Quando sai de Moabe, diz
a Noemi: O teu povo é meu povo, o teu Deus é meu Deus. Está disposta
a começar uma nova
vida, após perder seu marido. E reconhece em Belém uma oportunidade. Belém, na
história de Rute, foi a terra das oportunidades.
UMA VISÃO TIPOLÓGICA
DO LIVRO.
Rute é tipo da
igreja, assim como Boaz, é tipo de Cristo. Boaz no orig.heb; ele vem em poder.
A chegada de Rute a
Belém traz uma revelação profunda, pois Rute chega a Belém no princípio da
colheita, e sua primeira atitude é levantar e ir ao campo. Observe a expressão;
deixa-me ir ao campo...
Rute é também um tipo
da igreja missionária! Visão de colheita!!
A atitude de
participar da colheita sem ter participado da semeadura, revela o nível de
autoridade da igreja. Observe a parábola de Lucas 19;21... “sei que és homem
severo e que ceifas onde não colheste. ”Este Senhor é tipo de Cristo, um homem
de autoridade absoluta.
E a respeito da
igreja Jesus disse: “EU vos enviei a ceifar onde não semeastes. Outros
trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.”Jo 4;38
Então isto não é uma
heresia, a igreja tem o dever de plantar(a parábola do semeador).Mas, tem o
direito de colher onde não plantou. E que os obreiros entendam um pouco mais
desse princípio espiritual. Em nosso trabalho colheremos os frutos daquilo que
outros cultivaram, mas também cultivaremos muito para outros colherem, Deus já
faz assim para que de nada o homem se vanglorie. Por esta causa Paulo diz: “Eu
plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que
planta é alguma coisa,nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento. Ora, o que
planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão segundo o seu
próprio trabalho. Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício
de Deus sois vós.”
I Coríntios 3;6-9.
Somente a igreja que
está no campo conhece este nível espiritual de crescimento. E ainda, a igreja
quando sai do campo para de crescer e começa a estagnar, e na pior das hipótese
começa a encolher.
Rute
2;3....CASUALIDADE
Mateus 13;44 “O reino
dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o
achado, escondeu. E transbordante de alegria, vai vende tudo o que tem, e
compra aquele campo.”
Observe que este
homem só veio a encontrar o tesouro porque estava no campo. De igual modo, Rute
busca o campo. Mas se homem achou o tesouro em oculto, porque não o retirou e o
levou?
A grande revelação é
que o campo é produtor de riquezas, a maior riqueza da vida de Rute foi
revelada no campo. No campo Rute conhece Boaz, ou seja, é no campo que o
obreiro conhece a Cristo de forma íntima, no campo que Rute pede a Boaz que
possa remi-la. E Jesus vem buscar uma igreja que está no campo , atuante . Pois
quando a igreja sai do campo, passa a dormir o sono da inércia, da indolência.
Por esta causa o Senhor adverte a igreja de Sardes : “Conheço as tuas obras, que
tens nome de que vives, e está morto. Sê vigilante, e consolida o resto que
estava para morrer, porque não
tenho achado íntegras
as tuas obras na presença do meu Deus. Lembra-te, pois, de como tens recebido e
ouvido, guarda-o, e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como
ladrão, e não conhecerás de modo algum a hora que virei contra ti.” Ap 3;1-3
... nome de que
vives, mas estás morto; A igreja tinha o conceito de ser próspera
espiritualmente
por causa do início
notável que a obra tivera, mas Deus a analisa agora como sendo fria e
insensível.
A igreja de Sardes
precisava conservar viva uma lembrança de bênçãos anteriores.
...como ladrão; O
simbolismo é de uma vinda súbita para julgar igreja, quando se menos esperava.
A figura aplica-se à segunda vinda de Cristo. Sardes já havia sido capturada
duas vezes porque os guardas confiavam demais na segurança dos penhascos ao
derredor da cidade.
A igreja de Sardes
foi exortada por estar inativa, mas ainda assim, ostentava uma espiritualidade
que não condizia com seu atual momento. E, assim como a cidade foi capturada
pelo sono dos guardas, de igual modo a igreja corria o risco de ser
surpreendida nesse período de sono espiritual.
De igual modo , a
aplicação prática é : Jamais se renda a ociosidade , a inércia para com as
verdades
espirituais .
Evangelho deve ser vivido na íntegra , na sua plenitude . O homem da parábola
só achou um tesouro porque estava no campo . Enquanto formos atuantes , o Deus
de Israel certamente nos levará a campos excelentes , com a perspectiva de
acharmos tesouros e vivermos as maiores experiências de nossas vidas . Paulo
disse que : “ Ó profundidade da riqueza tanto da sabedoria , como do
conhecimento de Deus ! ” RM 11;33
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