Moisés o tipo de Cristo
Lucas 24.27 E, começando por “MOISÉS”, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
Note que toda a Bíblia fala apenas de
Jesus, o teor máximo da expressão de Deus chamasse Jesus Cristo, por
isso, Jesus disse em Lucas que todos os Profetas falaram dele, porém em
sombras ou seja “TIPOS” a tipologia é sempre perfeita e seria
impossível, falar de Jesus Cristo com seus tipos sem primeiro não falar
de um dos maiores profetas Bíblicos que o mundo já viu, “Moisés”, o
profeta libertador do povo Israelita e o intercessor entre Deus e o povo
Hebreu, era isso o que ele era, um “intercessor” e é nessa linha que
seguiremos falando de um dos “tipos” mas perfeitos de Jesus Cristo na
Bíblia.
Quando lembro de Moisés, a primeira
coisa que me vem à mente era o grau de intimidade que ele tinha com
Deus, o quão intimo ele era, a tal ponto de Deus conversar com Moisés,
como “qualquer pessoa se senta hoje e conversa com seu amigo”, de
maneira que biblicamente não existiu alguém como Moisés a quem Deus
conversava “face a face”. Mas como já vimos nos nossos em
assuntos anteriores, toda a escritura fala de Jesus, e isso não seria
diferente com Moisés que até o seu nascimento revelava a vida de Jesus o
Cristo.
O nascimento de Moisés:
Êxodo 1:15 E
o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma
era Sifrá, e o da outra Puá), E disse: Quando ajudardes a dar à luz às
hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se
for filha, então viva.
Ê
xodo 2.1-8
E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. E a
mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso,
escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma
arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino,
a pós nos juncos à margem do rio. E sua irmã postou-se de longe, para
saber o que lhe havia de acontecer. E a filha de Faraó desceu a lavar-se
no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a
arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. E
abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de
compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este. Então disse sua
irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este
menino para ti? E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e
chamou a mãe do menino.

Acredito que todos nós conhecemos essa
história, muito comum ouvir em igrejas, até em desenhos animados. Mas
devemos observar alguns detalhes que fazem toda a diferença. O
nascimento de Moisés foi bem conturbador, pois como os hebreus
aumentavam em número faraó teve a diabólica ideia de ordenar as
parteiras a morte de todo menino (varão) que nascesse, e foi nesse tempo
que o menino Moisés nasceu, Deus o livrou da morte. Como estamos
falando de “tipos” vale lembrar que esse episódio não aconteceu por
acaso com “Moisés o Libertador”, mas esse episódio estava falando de “Jesus Cristo o Libertador”,
pois Deus estava escrevendo na vida de Moisés os passos de Jesus, e
isso chamamos de tipos veja o que a Bíblia fala a respeito do nascimento
de Jesus.
Mateus 2.16 Então Herodes,
vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou
matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos,
de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira
dos magos.
Então como podemos ver, da mesma forma
apenas os meninos homens foram assassinados, Jesus correu perigo no seu
nascimento e todas as crianças na sua época foram mortas exatamente como
nos dias de Moises, com todas as particularidades idênticas inclusive
também a mando de um rei, veja como tudo é perfeito, a Bíblia não é um
livro histórico mais profético.
Vejamos o que diz as escrituras a respeito de Jesus, Atos 3:22
Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre
vossos irmãos um PROFETA SEMELHANTE A MIM; a ele ouvireis em tudo quanto
vos disser.
O próprio Moises sabia que haveria de se
levantar um profeta semelhante a ele (Moisés), e que em tudo deveríamos
dar ouvidos, então vamos ver a fundo suas semelhanças.
Mateus 2:13-15 E,
tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em
sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o
Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o
menino para o matar. E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de
noite, e foi para o Egito. E esteve lá, até à morte de Herodes, para
que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que
diz: “DO EGITO CHAMEI O MEU FILHO”.
Mateus aponta para Jesus Cristo essa
chamada do Egito; mas quem foi que Deus chamou do Egito? …Deus chamou
Moisés do Egito para libertar um povo aprisionado por um tirano
opressor, mas na vida de Moisés Deus também estava falando que enviaria
um libertador semelhante a Moisés para libertar o povo aprisionado pelo
pecado e dogmas religiosos que regiam a época. O ministério de Moisés
foi repleto de sinais e maravilhas surpreendentes as quais ajudaram o
povo a crer que ele era um profeta, e do mesmo modo foi na vida de Jesus
que através de sinais e maravilhas muitos creram em seu ministério, e
através disso trouxe muitos a libertação da opressão do Egito
espiritual, o pecado.
O mais incrível é que, se você é um bom
leitor da Bíblia, você já deve ter lido que Moisés subiu ao monte Sinai e
naquele monte, Deus deu a Moisés a “A Lei” escritas em tábuas de pedra, justamente em cima do monte! Isso está escrito em Êxodo 24:12; Podemos observar que Jesus fez exatamente a mesma coisa como escrito em “Mateus 5”, Ele simplesmente subiu ao monte, e daquele monte trouxe para o povo a “Revelação da Lei”,
ou seja, o “amor”, para cumprir o que estava escrito a cerca d’Ele
mesmo, que ele tiraria a lei das tábuas de pedras mais colocaria no
coração do homem. 2 Coríntios 3:3
Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por
nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em
tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. Então vejam como é perfeito as escrituras.
Mateus 5.1-2 E Jesus, vendo a
multidão, subiu a um “monte”, e, assentando-se, aproximaram-se dele os
seus discípulos; E, abrindo a sua boca, “os ensinava”, dizendo.
Moisés ali estabeleceu o “Tabernáculo” e o firmou na “Lei”, e Jesus também estabeleceu um Tabernáculo e o firmou na “Revelação da Lei”, você pode até me perguntar que Tabernáculo Jesus fundou? Vejamos onde está esse Tabernáculo:
Apocalipse 21.3 E ouvi uma
grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o “tabernáculo”(JESUS) de “Deus
com os homens”, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o
mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
Então veja que Jesus é o Tabernáculo, a
qual não foi o homem que fundou, assim como o Tabernáculo do Antigo
testamento não foi Moises que fundou esse Tabernáculo; que por sua vez
era coberto com peles de animais, e aquilo estava mostrando que Esse
tabernáculo, figura de Jesus, ou seja “Deus” viria em pele, estaria aqui
na terra com os homens conforme está escrito tanto na escritura acima
como em Hebreus 8:2 Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
Sabemos que Jesus é o nosso Deus, Rei,
Advogado e Ele intercede por nós nos livrando da morte, e através da
graça advogando nossa causa, pois é, era exatamente, o que Moisés como
“tipo” de Cristo fazia perante Deus, pelo povo de Israel, e assim como
os religiosos daqueles dias não aceitaram Moisés e o negaram, da mesma
forma fizeram com Cristo, apenas a Igreja aceitou Jesus mais a religião
não o aceitaram, e a ambos (Jesus e Moisés) Deus constituiu príncipe e
juiz: Atos 7.35 A este Moisés, ao qual haviam negado,
dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? A este enviou Deus como
príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça.
Essa escritura também se cumpre em
Jesus, pois o anjo veio a maria e disse a ela sobre o nascimento de
Jesus, nosso Príncipe e Juiz de todas as nações, como também descrito
em: Isaías 9:6
O INTERCESSOR, MEDIADOR
A respeito da missão intercessora,
Moisés mais uma vez tipifica a mediação do próprio Cristo, veja como
Moisés se coloca entre o povo e Deus, é da mesma forma que Jesus age
hoje conosco:
Êxodo 32:31-32 Assim
tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse: Ora, este povo cometeu grande
pecado fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado,
se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.
Êxodo 32:11-14 Moisés,
porém, suplicou ao Senhor seu Deus e disse: Ó Senhor, por que se acende
o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande
força e com forte mão? Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para
mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da
terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o
teu povo. Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos,
aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a
vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa
descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam
por herança eternamente. Então o Senhor arrependeu-se do mal que dissera
que havia de fazer ao seu povo.
Veja aqui como os tipos nunca podem
falhar, Deus escrevendo os passos de Jesus na vida de Moisés, mostrando
que o que viria após “MOISÉS” seria o intercessor.
TIPOLOGIA
Você acredita que nos dias de Moisés
ouve inclusive batismo nas águas? Claro que em “tipos”, pois essa visão
tipológica não é nada moderna, pois já era aplicada pelos apostolo,
inclusive Paulo, fala desse batismo nas águas de Moisés fazendo
aplicações e assim dizendo que da mesma forma que Jesus trouxe um
batismo, Moisés também já mostrava isso nos seus dias, apontando para o
próprio Cristo. 1 Coríntios 10:2 Ora, irmãos, não
quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e
todos passaram pelo mar. E todos foram “batizados em Moisés, na nuvem e
no mar”. Então veja que essa fórmula de aplicação nunca falha, a tipologia é perfeita.
Para finalizarmos, veja o próprio Moisés
falando sobre um profeta que se levantaria semelhante a ele, a qual nós
sabemos hoje que o único que se encaixa perfeitamente nessa descrição é
o próprio Cristo. Deuteronômio 18:15 O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, “COMO EU”; a ele ouvireis.
MORTE DE MOISÉS UM TIPO DA MORTE DE CRISTO

Assim também quando Jesus no monte da transfiguração apareceram a ele duas pessoas, Elias e Moisés, Jesus como escrito
em Marcos 9:4,
e ao subir no monte Gólgota ele venceu o último obstáculo (O Amaleque
espiritual isto é; o diabo) para nos abrir caminho para terra prometida
“chamada Salvação”, tudo é claro, a Bíblia é perfeita, e somente um
cristão genuíno ver a pureza com que tudo se encaixa perfeitamente.

Claro que não podemos esquecer também de
um detalhe, que assim como Josué deu forças para Moisés prosseguir na
Caminhada assim também Jesus na caminhada carregando a cruz foi ajudado
por um homem chamado Simão, da terra de Cirineu, conforme escrito em Mateus 27:32
A morte de Moisés foi assim: Deuteronômio 34:5-6 Assim
morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme a
palavra do SENHOR.E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de
Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.
E assim foi a vida do profeta que seus passos falavam dos passos de Jesus Cristo.
CRISTO REVELADO NO LIVRO DE ÊXODO
por IBMI · 21 de março de 2017
Moisés é um tipo de Cristo, pois ele liberta da escravidão. Arão funciona como um tipo de Jesus assim como o sumo sacerdote “Depois tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe, e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão” (28.1) faz intercessão junto ao altar do incenso “E farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás” (30.1). A Páscoa indica que Jesus é o cordeiro de Deus que foi oferecido pela nossa redenção “E falou o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor. E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. Sete dias comereis pães ázimos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel. E ao primeiro dia haverá santa convocação; também ao sétimo dia tereis santa convocação; nenhuma obra se fará neles, senão o que cada alma houver de comer; isso somente aprontareis para vós. Guardai pois a festa dos pães ázimos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis a este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo. No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães ázimos até vinte e um do mês à tarde. Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra. Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães ázimos. Chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa. Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e passai-o na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã”(12.1-22).
As passagens “Eu Sou” no evangelho de João afirma que Jesus é o Pão da Vida; Moisés fala de duas maneiras do pão de Deus: o maná “E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.” (16.35) e os pães da proposição “E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face perpetuamente” (25.30). João nos conta que Jesus é a luz do Mundo; no tabernáculo, o candelabro serve como fonte de luz permanente “Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pé, as suas hastes, os seus copos, os seus botões, e as suas flores serão do mesmo. E dos seus lados sairão seis hastes; três hastes do candelabro de um lado dele, e três hastes do outro lado dele. Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, um botão e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro. Mas no candelabro mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com seus botões e com suas flores; E um botão debaixo de duas hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; assim se fará com as seis hastes que saem do candelabro. Os seus botões e as suas hastes serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro. Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para iluminar defronte dele. Os seus espevitadores e os seus apagadores serão de ouro puro. De um talento de ouro puro os farás, com todos estes vasos. Atenta, pois, que o faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte (25.31-40).
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